Foi descoberta uma nova obra de Picasso. A pintura de uma mulher nua estava por baixo de outra reprodução do artista, “A Refeição de um Homem Cego”. Isto foi possível através de tecnologia de imagem avançada e impressão 3D, de acordo com um comunicado enviado ao Observador.

O retrato “The Lonesome Crouching Nude” (“A Nua Sozinha e Agachada”, em português), não estava acabado. Em colaboração com com a Deeep e a Morf Galle, a Oxia Palus — empresa que usa tecnologia para recuperar arte —, utilizou um sistema de inteligência artificial para completar a pintura com o estilo de Picasso, a partir das linhas deixadas pelo artista, como podemos ver na página de Instagram da empresa.

Este quadro terá sido criada no Período Azul do pintor no início da sua carreira, quando era pobre, e os materiais de pintura eram caros, o que o levou a pintar por cima da agora desvendada figura, diz George Cann, um dos fundadores da Oxia Palus.

A mulher retratada aparece em outras pinturas de Picasso, como a  “La Vie” (“A Vida”), o que sugere, segundo Cann, uma “afinidade” do pintor com ela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

George congratulou-se pela descoberta, acreditando que o pintor teria ficado contente se fosse vivo:

Picasso ficaria feliz se soubesse que o tesouro que escondeu para as gerações futuras foi, finalmente, revelado, 48 anos depois da sua morte, e 118 anos depois de ter escondido esta pintura”, disse o cofundador da empresa que desvendou a obra.

O responsável pelo Mestrado em Curadoria e Colecionismo da Chelsea College of Arts, em Londres, David Dibosa, louvou a tecnologia aplicada, e afirmou que esta descoberta deveria entusiasmar qualquer apreciador da obra de Picasso.

No entanto, Dibosa defendeu que, uma vez que esta obra apenas ficou acessível devido à tecnologia do século XXI, devia ser divulgada como uma peça digital, em vez de ser impressa e colocada num museu, para ser vista por mais pessoas.

A pintura de Picasso vai ser exposta na Deeep AI Art Fair em Londres, a partir desta quarta-feira e até domingo.