Desenvolver a investigação e a produção de insetos é o objetivo do consórcio formado por 38 entidades nacionais, que pretende investir 57,4 milhões de euros em quatro anos.

“Colocar Portugal na vanguarda da indústria de insetos” é o propósito deste consórcio, segundo anunciado em comunicado.

Designada Agenda InsectERA, esta iniciativa  pretende “desenvolver a industrialização, comercialização e exportação de produtos inovadores à base de insetos, com soluções para a área alimentar (animal e humana), indústrias da cosmética e dos bioplásticos, bem como para o setor da biorremediação, através da criação de soluções de valorização de resíduos orgânicos”.

Nos planos está a criação de três fábricas de produção de insetos, a criação de uma fábrica de produção de quitosano e de um centro logístico.

“Estão também contemplados investimentos com obras de construção ou adaptação, aquisição de equipamentos produtivos, incluindo sistemas de climatização, de processamento e de biodigestão, equipamentos de laboratório de controlo de qualidade, embalamento e instalação de painéis solares. Com este programa de investimento prevê-se atingir a industrialização de, pelo menos, 43 novos produtos e serviços à base de insetos para o mercado”.

A Agenda InsectERA prevê criar 140 postos de trabalho, gerando mais de 23 milhões de euros em receitas em 2025, ano de conclusão dos investimentos.

Do investimento previsto 25,6 milhões destinam-se a investigação e desenvolvimento e os restantes 29,5 milhões a investimento produtivo.

Este investimento será financiado em  19,3 milhões por ano dinheiro das próprias empresas e instituições de investigação que integram o consórcio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR