Há quem assista a repetições de jogos de futebol com verdadeiro prazer, sejam eles derbies como o Sporting-Benfica de 1986 ou derbies como o Varzim-Rio Ave de 2000. Em miúdos, todos tivemos um filme fétiche que revimos dezenas de vezes – para desespero dos adultos lá de casa e de nós próprios quando chegámos a adultos. Esta segunda-feira à noite no Teatro Tivoli, em Lisboa, na estreia de “Um Português e um Brasileiro entram num Bar…”, os humoristas Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier testaram os efeitos da repetição ao nível do espectáculo ao vivo. Reciclagem, reutilização, partilha: a sustentabilidade acima de tudo; por vezes, até do próprio humor.

“Isto não é um espectáculo; é uma conversa”, arranca RAP, em jeito de “disclaimer”, como se diz na língua que ambos apelidarão de “bárbara” (em português, “aviso legal”; “com a verdade me enganas”, em bom português). “Um pretexto para eu vir a Portugal”, reforça Duvivier. “Aliás”, de novo RAP, perante a primeira de cinco plateias esgotadas, “a piada mais engraçada deste espectáculo é capaz de ser o bilhete.” Duvivier remata, repetindo aquilo que dissera ao jornal Expresso dias antes, na única entrevista que ambos concederam juntos: “Acho surpreendente como pessoas compram coisas que não sabem para o que servem, como o iPad. Este espectáculo é uma espécie de iPad.”

Anunciado a 7 de outubro como “duas noites únicas” com “duas figuras ímpares”, este “verdadeiro pingue-pongue humorístico sobre as questões que mais inquietam os dois humoristas” (que por razões de economia de espaço continuaremos a nomear “espectáculo”) não teve tanta procura como o iPad, de que só em 2000 se venderam perto de 80 milhões de unidades, mas percebe-se a analogia: de duas datas passou a cinco e Duvivier assim tem também um pretexto para ir ao Porto. Fora de brincadeiras, Araújo Pereira apressou-se a tranquilizar a multidão: “A gente tem temas. E é coisa séria: está escrita a caneta.”

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.