Portugal conheceu esta quinta-feira os adversários da fase de grupos da Liga das Nações 2022/2023. A Seleção Nacional, que venceu no Estádio do Dragão, no Porto, a edição inaugural da competição, em 2019, vai defrontar a Espanha (que era cabeça de série), a Suíça e a República Checa, no grupo A2.

Portugal estava no pote 2, juntamente com Países Baixos, Dinamarca e Alemanha, pelo que seria certo que iria integrar o mesmo grupo de uma das seleções semifinalistas da última Liga das Nações.

Nos restantes grupos da Liga A da Liga das Nações, destaque para o que o sorteio ditou no A3, com Hungria a ter a fava, ou neste um trio delas: Inglaterra, Alemanha e Itália, três das mais fortes seleções do mundo. Dos quatro cabeças de série, a Bélgica foi quem teve, em teoria, o grupo mais favorável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os grupos da Liga A da Liga das Nações:

A1: França, Dinamarca, Croácia e Áustria.

A2: Espanha, Portugal, Suíça e República Checa.

A3: Itália, Alemanha, Inglaterra e Hungria.

A4: Bélgica, Países Baixos, Polónia e País de Gales.

A seleção nacional vai defrontar três seleções que estiveram bem no Euro 2020 (realizado este ano). A semifinalista Espanha só perdeu nas grandes penalidades frente à depois campeã europeia Itália, enquanto a Suíça caiu precisamente frente aos espanhóis, também nos penáltis, mas depois de baterem a França de forma surpreendente. A República Checa chegou apenas aos quartos de final, mas nos oitavos conseguiu uma excelente exibição frente a uma seleção teoricamente superior, os Países Baixos.

Segundo a UEFA, “o formato para a qualificação do Euro 2024 ainda não está confirmado, incluindo quaisquer detalhes sobre como as equipas podem garantir uma vaga no playoff” através da Liga da Nações 2022/2023. Estes regulamentos deverão ser aprovados e publicados até junho de 2022.

Na liga B, com várias equipas a tentarem chegar ao nível superior e outras a tentarem não cair, o sorteio foi o seguinte:

B1: Ucrânia, Escócia, Irlanda e Arménia.

B2: Islândia, Rússia, Israel e Albânia.

B3: Bósnia, Finlândia, Albânia e Montenegro.

B4: Suécia, Noruega, Sérvia e Eslovénia.

Sorteio da liga C:

C1: Turquia, Luxemburgo, Lituânia e Ilhas Faroé.

C2: Irlanda do Norte, Grécia, Kosovo, Chipre/Estónia.

C3: Cazaquistão/Moldávia, Azerbaijão, Bielorrúsia e Eslováquia.

C4: Bulgária, Macedónia do Norte, Geórgia e Gibraltar.

O que calhou em sorte aos países da liga D:

D1: Andorra, Liechtenstein, Cazaquistão/Moldávia e Letónia.

D2: São Marino, Chipre/Estónia e Malta.