789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Na nova temporada de "Stranger Things" os miúdos cresceram. Mas estão bem? "Estamos a preparar o final", dizem

Este artigo tem mais de 1 ano

Falta uma semana para a estreia da penúltima temporada de “Stranger Things”. Numa conferência de imprensa, Natalia Dyer e Charlie Heaton, revelam (muito) pouco sobre o que vai acontecer.

Na nova temporada, Millie Bobby Brown continua a liderar o elenco de "Stranger Things", como "Eleven"
i

Na nova temporada, Millie Bobby Brown continua a liderar o elenco de "Stranger Things", como "Eleven"

Na nova temporada, Millie Bobby Brown continua a liderar o elenco de "Stranger Things", como "Eleven"

Corria o ano de 2016, o streaming dava claros sinais de que iria ser o futuro e no início desse verão chegava, discretamente, uma série à Netflix que não iria causar uma revolução, mas iria satisfazer todas as ânsias dos nostálgicos dos 1980s e criar milhões de fãs em diferentes gerações. “Stranger Things” soube cumprir todos os requisitos necessários para uma série fazer sucesso, com a satisfação e a liberdade de não ter compromisso. Uma espécie de inocência profissional. A nostalgia pelos 1980s já era assunto batido, “Stranger Things” tornava-o novo. Os Duffer Brothers, manos responsáveis pela série, criaram uma fórmula para aceder às nossas memórias (e de criar novas em quem não as tinha).

Seis anos depois, três após a terceira temporada, chegamos à quarta, lançada em dois momentos, sete episódios no dia 27 de maio e dois últimos a 1 de julho. Nove episódios atrasados pela pandemia. Numa conferência de imprensa que decorreu esta quinta-feira em Espanha e à qual o Observador assistiu virtualmente, Natalia Dyer, que interpreta Nancy, relembra a inevitabilidade de falar nisso logo numas das primeiras respostas: “É difícil falar desta temporada sem falar da pandemia. Íamos começar a filmar e de repente começa tudo a acontecer e tivemos de parar. O regresso foi rápido – é preciso dar crédito a quem deu a volta a isso –, mas a forma de filmar foi totalmente diferente. Além disso, é uma temporada maior, com várias narrativas a acontecer ao mesmo tempo.”

[o trailer da nova temporada de “Stranger Things”:]

Também presente esteve Charlie Heaton, ou Jonathan. Nancy e Jonathan tinham uma relação até ao final da terceira temporada. Isso tudo mudou. Nesta quarta há um novo desafio para as suas vidas, mas também há algo a acontecer: desde 2016 – e o atraso da pandemia contribui para isto – que os atores envelheceram. Ou seja, estes dois que começaram como adolescentes já não o são. Nem as respetivas personagens. Agora os adolescentes são outros, as crianças com quem nos fascinámos em 2016: “Todos amadureceram. Acho que isto é muito parecido com o “Harry Potter”, é esse tipo de processo. Quando as personagens são o motor da série, não podes crescer e perder isso das personagens. É importante ver como as personagens se estão a desenvolver. Além disso, os fãs também cresceram, por isso é natural que as personagens e a série também cresça: esta temporada é muito mais escura. Se no início era mais parecido com ‘Os Goonies’ e ‘Conta Comigo’, agora está muito próximo de ‘O Pesadelo Em Elm Street'”, diz Charlie.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Parte desse crescimento é também assumir que se está a chegar ao fim. Esta quarta temporada é a penúltima de “Stranger Things” e os cartazes de promoção não deixam enganar, lê-se em todo o lado: “Todo o fim tem um princípio”. Sem abrir muito o jogo, Charlie confessa que “é a temporada mais desenvolvida, é claro que nos estamos a aproximar do fim. Com isso em mente, estamos a abrir a cortina em relação a muitos assuntos. Porque é que está tudo a acontecer? Ou seja, a entrar mais dentro da mitologia. Esta temporada serve para preparar o final.”

Tudo acontece seis meses desde o final da última temporada. Ou seja, após os eventos devastadores que quase destruíram a cidade de Hawkins. Várias personagens estão separadas e, no meio de todos os desafios que existem na cidade, começa a escola secundária para algumas personagens: “Os miúdos crescem e com isso criam-se oportunidades para falar de coisas diferentes, novos desafios. Assuntos que, quando eles eram mais novos, não fazia sentido abordar. Eles amadureceram, evoluíram e agora vão enfrentar as dificuldades da vida adolescente.”, conta Natalie.

Daqui a uma semana saberemos como será o início do fim. Charlie, sempre mais falador durante esta conferência de imprensa, é sentimental mas pragmático: “É triste pensar que se está a chegar a um fim. Não consigo imaginar como irá ser rodar a próxima temporada, porque será a última"

Courtesy of Netflix

Natalie não fala muito sobre a separação de Nancy e Jonathan. Mas alguém pergunta sobre o novo estilo de Jonathan e Charlie não resiste em falar sobre a nova vida da sua personagem: “Ele está a sentir-se rejeitado. Foi-lhe prometido que tudo ia ficar OK, mas a realidade é diferente. Tem um novo amigo, Argyle [Eduardo Franco], que é um terapeuta não licenciado, que o irá a ajudar a resolver os problemas através de ‘medicação’. Foi bom criar este novo Jonathan, é uma personagem muito introspetiva, este é um novo lado dele. Há uma grande energia californiana na relação destas duas personagens.”

Charlie não esconde o seu gosto pela primeira temporada e de como isto tudo começou: “Quando algo é novo e fresco, aceita-se pelo que é, de forma direta. O que foi ótimo para nós, ajudou-nos a não ter pressão. E com isso criámos uma família, onde nos sentimos todos seguros, onde nos divertimos.” Mais à frente, no final da sessão, recorda como conseguiu o papel: “Ainda não tinha feito muitos papeis como ator, mas já tinha tido algumas bandas. A minha relação com os Duffer Brothers [e com a série] criou-se através do gosto musical. No início pensei que o meu sotaque iria ser um problema [o ator é britânico], mas assimilei o sotaque norte-americano muito facilmente. Só que não conseguia, curiosamente, dizer bem o nome Nancy. Então durante as filmagens tinha toda a equipa a gritar-me a forma de o dizer à americana.”

Daqui a uma semana saberemos como será o início do fim. Charlie, sempre mais falador durante esta conferência de imprensa, é sentimental mas pragmático: “É triste pensar que se está a chegar a um fim. Não consigo imaginar como irá ser rodar a próxima temporada, porque será a última. Terei sempre a sensação de que a cada cena que filmarmos, estaremos mais próximos do fim de ‘Stranger Things’.”

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora