Em comunicado, a câmara municipal do Porto informou que Tiago Guedes, diretor artístico Teatro Municipal do Porto, DDD – Festival Dias da Dança e do CAMPUS Paulo Cunha e Silva vai deixar o cargo, que assumiu em 2014, para abraçar um novo desafio: comandar os destinos da conceituada sala de espetáculos francesa Maison de la Danse, em Lyon.

Diretor artístico do Teatro Municipal do Porto: “Não posso dizer se a minha imagem sai ou não fragilizada, o público julgará isso”

Recorde-se que em 2021, o coreógrafo e programador cultural, natural de Minde, já tinha sido distinguido pelo governo francês, recebendo o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras pelos serviços prestados à cultura e ao intercâmbio entre Portugal e França.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o Jornal de Notícias, Tiago Guedes foi escolhido por unanimidade pelo júri para suceder a Dominique Hervieu, diretor da La Maison de la Danse, em Lyon, e codiretor da La Biennale de La Danse. A sala francesa avança que o coreógrafo começará a trabalhar no projeto a partir de 1 de julho e assumirá o cargo integralmente a partir de 1 de setembro.

Durante o seu mandato à frente do TMP, que gere o Rivoli e o Campo Alegre, Tiago Guedes fundou o DDD, em 2016, e o Centro de Residências e Criação Artística Campus Paulo Cunha e Silva, que inaugurou em junho de 2021. Antes disso, foi diretor artístico do Teatro Virgínia — Teatro Municipal de Torres Vedras e da associação cultural Materiais Diversos, de que foi cofundador, bem como do festival com o mesmo nome.

Foi coreógrafo residente do Théâtre Le Vivat, em Armentières, França, entre 2006 e 2008, e na Galeria ZDB, em Lisboa. Iniciou os seus estudos artísticos aos seis anos, no Conservatório de Música Jaime Chavinha do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, em Minde, estudando música e mais tarde dança. Formado pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, foi bailarino e coreógrafo entre 2001 e 2013. “Um Solo”, “Um Espectáculo com Estreia Marcada”, “Materiais Diversos”, “Trio”, “Matrioska”, “Ópera”, “Coisas Maravilhosas” estão entre algumas das suas mais conhecidas coreografias.

Esta sexta-feira, Rui Moreira, autarca do Porto, e Tiago Guedes vão dar uma conferência de imprensa nos Paços do Concelho ao final da manhã, onde prometem falar sobre o futuro do Teatro Municipal do Porto.