Será que estamos perante uma nova crise? Até onde vai disparar a inflação? Como travar o aumento do custo de vida? Que Portugal – e que a Europa – teremos depois do conflito entre a Ucrânia e a Rússia? Estes serão alguns dos temas que vão ser debatidos no próximo Encontro Fora da Caixa, organizado pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), na Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão. A abertura vai ser feita por Paulo Moita de Macedo, Presidente da Comissão Executiva da CGD a partir das 15 horas. Segue-se um painel sobre “O Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências” em que Paulo Ferreira, jornalista da Rádio Observador e host do evento, vai conversar com Carlos Oliveira, co-fundador e presidente executivo da Fundação José Neves.

A partir das 16 horas, o Fora da Caixa Especial rádio Observador conta com a participação de Carlos Guimarães Pinto, economista e deputado da Iniciativa Liberal e Carlos Oliveira, co-fundador e presidente executivo da Fundação José Neves.

Um painel de empresários constituído por Manuel Martins, presidente do conselho de administração do Grupo Campicarn, do setor das carnes; Ricardo Machado,  presidente do conselho de administração do Grupo RNM, operador de referência no setor químico e Rogério Lourenço, sócio-gerente da Lourofood, empresa que produz queijos vai debater “os efeitos da guerra na indústria”. Ambos os painéis têm a moderação de Paulo Ferreira.

Este Encontro Fora da Caixa encerra com uma rubrica protagonizada pelo músico Pedro Abrunhosa “No princípio era… o território”, que terá como convidado Luís Valente de Oliveira, ex-ministro de vários Governos sociais-democratas, em particular, na pasta do Planeamento e Administração do Território, sua área de especialização.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este ciclo de encontros organizado pela Caixa Geral de Depósitos teve início em 2017. Ao longo dos anos realizaram-se 38 conferências, em 36 cidades, que contaram com a participação de 320 oradores, entre os quais Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Silva, António Lobo Xavier, Luís Marques Mendes, Paulo Portas, Miguel Sousa Tavares e José Pacheco Pereira. Estiveram também presentes 128 empresas, que tiveram a oportunidade de dar a conhecer os respetivos negócios.

Em Abril de 2019, começou o segundo ciclo de Encontros Fora da Caixa. Além da vertente económica e territorial, que caracterizou a primeira fase, esta trouxe também uma dimensão cultural e artística.

Em 2020, em plena pandemia, foram realizados dois encontros, apenas em suporte digital, num registo mais intimista e de reflexão protagonizados pelas conversas de Pedro Abrunhosa com o Cardeal José Tolentino de Mendonça e o escritor Gonçalo M. Tavares.

Em 2021, com a redução das medidas de restrição, foi possível concretizar mais cinco encontros em Chaves, Porto, Portimão, Tomar e Barcelos. As diferenças de cada localidade e os desafios enfrentados pelo setor empresarial voltaram a estar na agenda. Este ano, os Encontros já passaram pelo Porto; pela ilha do Pico, nos Açores e por Sines e regressam agora ao norte do país, onde se concentra grande parte do setor empresarial.

Marque na sua agenda: dia 27 a partir das 15h, no site ou Facebook do Observador, num computador, tablet ou smartphone perto de si.