763kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Países Baixos

Países Baixos

O mito dos países liberais

Em democracia, as diferentes correntes políticas têm que governar juntas, ora em coligação, ora em intercalação. Portanto, nenhum país democrático pode ser reduzido a uma única corrente política.
Casas Reais

"Máxima". A vida da rainha em série de 6 episódios

Da sua Argentina natal ao trono dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta tem espalhado charme pelo mundo. Agora a sua história deu uma série de seis episódios que chega em abril ao streaming neerlandês.
Crime Organizado

Perpétua para "líder da máfia" holandesa

O tribunal de Amesterdão condenou a prisão perpétua o líder do crime organizado no país. Ridouan Taghi e os seus colaboradores foram condenados por seis homicídios e cinco tentativas de homicídio.
Fact Check

Aeroporto transmite mensagem sobre Gaza?

Publicações nas redes sociais dizem que protesto no aeroporto de Amesterdão "tomou" altifalantes. Mas protesto aconteceu noutro local, e o som só imita o dos anúncios públicos.
Guerra na Ucrânia

Países Baixos dão 100 milhões para munições

A Ucrânia enfrenta um momento de escassez de armas na sequência de um cessar do financiamento norte-americano, devido a divergências entre republicanos e democratas no Congresso dos Estados Unidos.
Países Baixos

Ex-primeiro ministro e mulher eutanasiados juntos

O ex-primeiro ministro holandês, Van Agt e a sua mulher estavam muito doentes, mas "não conseguiam viver um sem o outro". Embora ainda rara, a eutanásia de casais aumentou de 32 para 58 casos em 2022.
Aviação

UE anula auxílio dos Países Baixos à KLM

Tribunal Geral concluiu que a holding Air France-KLM e a Air France podiam beneficiar, pelo menos indiretamente, da vantagem concedida pelo auxílio de Estado em causa.
Guerra na Ucrânia

Países Baixos vão enviar mais seis caças a Kiev

"A superioridade aérea da Ucrânia é essencial para combater a agressão russa", disse a ministra da Defesa dos Países Baixos, que já tinha adiantado que quase todos os F-16 seriam entregues à Ucrânia.
Bélgica

Agricultores belgas bloqueiam porto de Zeebrugge

Os agricultores belgas bloquearam o acesso ao porto de Zeebrugge, em Bruges, e colocaram mais de 400 tratores nas ruas de Namur, na Valónia, no dia em que o primeiro-ministro recebe os manifestantes.
Fact Check

Muçulmano urina em carne de porco em supermercado?

Homem muçulmano decidiu "urinar" sobre carne de porco numa cadeia de supermercados holandesa? Ou estamos apenas perante uma simulação? Autor do vídeo esclarece no Youtube: alegações são falsas.
Festivais de Música

Países Baixos: 6 artistas portugueses no Eurosonic

Eurosonic Noorderslag é em simultâneo um festival de música e uma plataforma europeia de divulgação de música. O festival começa esta quarta-feira e conta com as atuações de seis artistas portugueses.
Meteorologia

Mau tempo. Inundações na Europa

Várias casas ficaram inundadas e a população teve de ser retirada no Reino Unido, Países Baixos e França. Autoridades alertam para novas cheias nos próximos dias.
Guerra na Ucrânia

Países Baixos vão enviar 18 caças F-16 a Kiev

Ministra dos Países Baixos explicou que, com estes jatos, "a Ucrânia pode defender-se melhor contra os ataques russos". Rússia já ameaçou retaliar se for atacada por estes caças ao serviço da Ucrânia.
Canábis

Países Baixos ensaiam legalização da canábis

O consumo de canábis vai passar a ser legal nas cidades de Breda e Tilburg, no sul dos Países Baixos, como parte de um ensaio que descriminaliza a produção e o fornecimento de erva nas coffeeshops.
Conflito Israelo-palestiniano

Detidos por preparem ataque em solo europeu

Alemanha anunciou detenção alegados elementos do Hamas por suspeitas de planearem "possíveis atentados conta instituições judaicas na Europa". Também houve detenções nos Países Baixos e na Dinamarca.
A Sexta Coluna

De Buenos Aires a Haia

Quando em 15 Estados da UE os partidos de “extrema-direita” têm mais de 20% do eleitorado, o alarme volta a soar na Holanda, com a vitória de Wilders, e nas Américas, com a do argentino Xavier Milei.
Compras

As montras de Natal em Paris, Londres, Nova Iorque

O Natal dá a inspiração e as montras dos grandes armazéns já se tornaram um evento da quadra, por isso convidamos a uma viagem por janelas mágicas que contam histórias enquanto apelam ao consumo.
Países Baixos

Moderação é único caminho para Wilders ser poder

Wilders poderá ter de caminhar para a moderação e "desistir das suas políticas inconstitucionais" para conseguir formar governo, consideram analistas.
Países Baixos

Confirmada oficialmente vitória da extrema-direita

A comissão eleitoral neerlandesa confirma que o partido de Geert Wilders ganhou as eleições, com 37 dos 150 lugares na câmara baixa. O político está em negociações para formar coligação governamental.
Países Baixos

Wilders com vida mais difícil para formar governo

Os democratas-cristãos eram um possível parceiro, mas recuou devido a "vários obstáculos" que vê em trabalhar com Wilders, como a vontade de querer tirar os Países Baixos da UE.
Oficina da Liberdade

A vitória do papão

Ao cidadão holandês, nascido na Frísia ou em Marrocos, não faltam razões de desagrado. Milagre é que ainda não tenha surgido um verdadeiro partido da extrema-direita.
Países Baixos

Membro do partido vencedor demite-se

Van Strien negou qualquer irregularidade mas pediu a demissão da coordenação das negociações para o novo governo, o que pode provocar uma crise política afetando a formação do executivo.
A História do Dia

Wilders, a extrema direita e quem mais?

Geert Wilders, líder do Partido pela Liberdade venceu as eleições nos Países Baixos. À surpresa segue-se a difícil missão de formar governo. Quem quer aliar-se à extrema direita?
Países Baixos

Como o radical Wilders venceu as eleições?

Eurocético e anti-Islão, o PVV de Wilders está na cena política neerlandesa há quase 20 anos, mas só agora venceu umas eleições. Após a surpresa, segue-se a negociação — e não será fácil.
Países Baixos

Manifestações contra vitória de Geert Wilders

Utreque e Amesterdão foram palco de manifestações contra a vitória do candidato da extrema-direita nas eleições de quarta. Partido da Liberdade apela para a proibição das mesquitas e do Corão no país.
Resposta Pronta

"Geert Wilders tem uma oportunidade histórica"

Riccardo Marchi, especialista em movimentos de extrema-direita, refere que o resultado é surpreendente. Destaca que "vai ser difícil Wilders tornar-se PM porque há sempre partidos de coligação".
Países Baixos

Extrema-direita europeia celebra voto em Wilders

De acordo com sondagens à boca da urna Partido da Liberdade venceu as eleições nos países baixos e um pouco por toda a Europa a extrema-direita celebrou o resultado.
Resposta Pronta

"Resultado de Wilders não é uma supresa"

José Filipe Pinto afirma que Wilders teve "apoios fortes dentro e fora da Europa". Destaca a promessa de querer "acabar com o tsunami da migração" e fala de um "possível referendo para saírem da UE".
Noticiário

3h. Extrema-direita neerlandesa apontada a vencer

Sondagem à boca das urnas dá 1.º lugar à força da extrema-direita, o Partido Pela Liberdade. Coligação de esquerda fica em segundo. Ainda neste jornal, José Luís Carneiro pede rapidez à Justiça.
Países Baixos

Holanda. Extrema-direita deverá vencer eleições

Nos Países Baixos, sondagem à boca das urnas dá 1.º lugar à força da extrema-direita, o Partido Pela Liberdade. Coligação de esquerda fica em segundo e segue-se partido do ex-primeiro-ministro Rutte.
Países Baixos

Países Baixos têm esta quarta-feira eleições

O sufrágio desta quarta-feira marca o fim de uma era, dados os 13 anos de liderança do conservador Mark Rutte. As sondagens apontam para renhidos resultados que poderão obrigar a coligações.
Guerra na Ucrânia

Roménia recebe F-16 para formação de pilotos

Primeiros cinco caças F-16 que os Países Baixos doaram à Ucrânia chegaram à base aérea romena de Fetesti, onde se aguardam seis pilotos ucranianos para iniciar formação.
Guerra na Ucrânia

Países Baixos vão enviar caças F-16 para Ucrânia

O primeiro-ministro dos Países Baixos reforçou o seu apoio à Ucrânia e confirmou o envio de caças F-16 em duas semanas para o centro de treino de pilotos ucranianos.
Futebol

Como é que o Ajax chegou aqui?

O clube de Amesterdão já leva o pior arranque de sempre, está no último lugar do Campeonato, tem uma única vitória e já despediu o treinador. Ajax começou a perder-se em 2022 e ainda não se levantou.
Países Baixos

Bas Dost desmaia em campo, mas está "bem"

Jogador perdeu os sentidos já no final de uma partida entre o NEC Nijmegen, emblema que representa, e o AZ Alkmaar. Já partilhou tweet a agradecer apoio da equipa médica do clube.
Amesterdão

Milhares de prostitutas contra o fim do Red Light 

As ruas da capital dos Países Baixos encheram-se de milhares de profissionais do sexo, que estão contra a criação de um "centro erótico" noutro local, proposto pela presidente da câmara.
Conflito Israelo-palestiniano

Amesterdão. 10 mil pessoas em apoio à Palestina

Vindos de todo o país, mais de dez mil pessoas juntaram-se em Amesterdão para mostrar apoio à Palestina. Aviões que sobrevoavam o local exibiam cartazes com mensagens como "Façam falafel, não guerra".
Guerra na Ucrânia

Países Baixos prometem apoio militar à Ucrânia

O primeiro-ministro holandês prometeu mais apoio militar à Ucrânia. Mark Rutte ai enviar barcos de patrulha para auxiliar na defesa aos "bárbaros ataques aéreos" e reforçar a segurança no inverno.
Guerra na Ucrânia

EUA em coligação para melhorar força aerea de Kiev

Estados Unidos, Dinamarca e Países Baixos vão liderar uma iniciativa que tem como objetivo entregar aviões de combate F-16 à Ucrânia e preparar pilotos para a sua operação.
Países Baixos

Futebolista Josué libertado depois de detenção

Josué, que é capitão do Légia Varsóvia, foi detido após confrontos com a polícia depois do jogo na casa do AZ Alkmaar. Foi presente a juíz esta sexta-feira, acabando libertado durante a tarde.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.