“Devido a doença súbita de dois profissionais”, a urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) — que inclui os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Vedras — estará encerrada das 09h00 desta sexta-feira até às 09h00 deste sábado.

Em comunicado emitido esta terça-feira, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo explica que as grávidas “devem dirigir-se/serão encaminhadas para o Hospital de Santarém, e, caso se justifique, para outras unidades hospitalares da região”.

A administração deixa um agradecimento aos profissionais de saúde que “vão assegurar a prestação de cuidados, pelo esforço adicional” e um apelo à compreensão dos utentes. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo lamenta os “constrangimentos” e informa que “poderão existir limitações em algumas unidades hospitalares”.

“Isto significa que alguns hospitais, num determinado período do dia, poderão ativar o desvio de CODU/INEM, um mecanismo utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS. Os hospitais que, por períodos transitórios, acionam o desvio de CODU mantêm a urgência externa a funcionar, dando resposta a quem lá se dirigir pelos seus meios. Neste caso, as grávidas transportadas pelo CODU/INEM serão encaminhadas para outras unidades da Região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede”, lê-se ainda no comunicado a que o Observador teve acesso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já nesta quarta-feira, o diretor do serviço do CHMT desmentiu o encerramento garantindo que aquela instituição continua a dar consultas a grávidas e a atender casos urgentes de Ginecologia/Obstetrícia, apesar de ter acionado o plano de contingência durante 24 horas.

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia do CHMT em Abrantes desmente encerramento anunciado pela Administração Regional de Saúde

Notícia atualizada às 17 horas de dia 29 de junho, com as declarações do diretor do serviço de urgência do CHMT