459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Serviço Nacional de Saúde

Médicos

Médicos de família: associações contra nova medida

A resolução do problema de falta de médicos de família não pode passar pela colocação de clínicos sem especialidade nos centros de saúde. Medida "é um retrocesso", dizem associações.
Covid-19 na Suécia

Covid-19: testes comparticipados até fim de julho

O alargamento da comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional, publicado esta segunda-feira em DR, têm de ser prescritos pelo SNS e não custar ao Estado mais de 10 euros.
Ordem dos Médicos

Rui Nunes candidata-se à Ordem dos Médicos

Médico especialista em otorrinolaringologia e professor na Faculdade de Medicina na Universidade do Porto, Rui Nunes foi o primeiro presidente da Entidade Reguladora da Saúde.
Serviço Nacional de Saúde

Médicos: uma solução para as horas extraordinárias

A injustiça do pagamento das horas extraordinárias aos médicos muito abaixo ao pagamento aos tarefeiros para assegurar as urgências das especialidades. Que solução?
Urgências

Bloco de partos de Hospital de Portimão fechado

Em atualização
Falta de médicos pediatras para assegurar a escala leva a encerramento de bloco de partos. Para além de Portimão, Loures, Aveiro e Braga também têm urgências obstétricas encerradas durante a noite.
Urgências

Famalicão não antevê rutura nas urgências

O Hospital de Vila Nova de Famalicão avançou que "não tem havido constrangimentos até à data", pelo que não prevê situações de rutura na urgência de Obstetrícia.
Urgências

Urgências. Viana pronta para responder a fechos

Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, garante estar preparado para responder ao fecho dos serviços em Braga.
Serviço Nacional de Saúde

Contrato para obras em Ovar no Tribunal de Contas

O contrato para obras no bloco operatório do Hospital Francisco Zagalo já está a ser avaliado pelo Tribunal de Contas. A obra tem um prazo de execução de um ano e envolve 3,3 milhões de euros.
Hospitais

Bloco de partos em Portimão volta a encerrar

O bloco de partos do Hospital de Portimão encerrou esta 6ª feira e só reabre às 9h de 2ª feira. As grávidas com mais de 22 semanas de gestação serão encaminhadas para o Hospital de Faro.
Resposta Pronta

Demissão de PNS? "PM sente que não tem esse poder"

Ex-dirigente do CDS lembra que o tema "fez esquecer o caos no SNS". Adolfo Mesquita Nunes acrescenta que o país "não merece um ministro que use instrumentos de governação para guerras de poder".
Noticiário

4h. Estado pode perder 10 milhões em ventiladores

Tribunal de Contas dá conta de problemas na celebração de contratos e em materiais estragados. E os trabalhadores da saúde estão em greve nesta sexta-feira por melhores condições de trabalho.
Urgências

Maternidades não podem mobilizar médicos

Coordenador nacional da comissão de acompanhamento explicou que os hospitais receberam informação do Ministério da Saúde sobre a falta de suporte legal para mobilizar médicos entre maternidades.
Serviço Nacional de Saúde

Leiria. Quase 40 mil utentes sem médico de família

Quase 40 mil pessoas estão são médico de família na região de Leiria. Maria Felício, médica interna de Medicina Geral e Familiar, avançou que foram pedidas 30 vagas, mas a tutela atribuiu oito.
Serviço Nacional de Saúde

Guarda. VMER "constantemente inativa" preocupa

O presidente da Câmara Municipal da Guarda mostrou-se preocupado com as paragens no funcionamento da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, que esteve 220 horas inoperacional.
Governo

Desgoverno Absoluto

Um Governo que falha com doentes, grávidas, estudantes, jovens, turistas e empresas é um Governo que falhou.
Serviço Nacional de Saúde

Setúbal. Utentes exigem medidas para SNS

As comissões de utentes da Península de Setúbal exigiram medidas para solucionar os constrangimentos no SNS. Numa carta aberta, os utentes avançam que "o SNS está a atingir um ponto de não retorno".
Serviço Nacional de Saúde

Lacerda Sales critica "fúria privatizadora" da IL

António Lacerda Sales acusou a IL de "fúria privatizadora" do Serviço Nacional de Saúde. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde desvalorizou o debate e recordou a audição de Marta Temido.
Iniciativa Liberal

IL: "o PS afundou o SNS"

João Cotrim Figueiredo avisou que, se não forem feitas mudanças na saúde, aquilo que se dirá em breve é que "o PS afundou o SNS". Presidente da IL defende que caos é um "grito de alerta".
Ministério da Saúde

Temido para oposição: "Falam, mas não fazem nada"

A ministra da Saúde acusou a oposição de "não fazer nada", ao contrário do Governo que está comprometido "nos próximos quatro anos" em levar a cabo um "programa de reforma e melhoria do SNS".
Serviço Nacional de Saúde

Abrantes. Urgência retoma funcionamento regular

O hospital de Abrantes retomou o normal funcionamento do Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia. Nas últimas 24 horas, 4 pacientes recorreram ao serviço, tendo sido encaminhadas para Santarém.
Coronavírus

Testes comparticipados mantidos até final de julho

O Governo alargou o prazo de comparticipação de testes rápidos de antigénio, prescritos pelo SNS. A medida está em vigor até ao final de julho e contempla 1.502 farmácias e 718 laboratórios do país.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Tema "aeroporto" para esquecer problemas no SNS?

Mudou-se a agulha para o problema dos aeroportos de Lisboa dos quais se vai falar nos próximos tempos. Assim, o colapso das urgências passa para o esquecimento.
E o vencedor é...

Como decidir sem avisar ninguém? O Governo explica

Há limites para a prepotência. Decisão do aeroporto do Montijo mostra um Governo em roda livre. Tema surge depois do caos no SNS. Será que é o especialista em comunicação a fazer o trabalho de casa?
Serviço Nacional de Saúde

Portal do SNS com informação sobre maternidades

A partir da próxima semana poderá saber, antes de sair de casa, quais as urgências ginecológicas/obstétricas que tem limitações e onde deverão as mulheres grávidas dirigir-se em caso de urgência.
Serviço Nacional de Saúde

Urgências. Hospital de Abrantes nega encerramento

Ao contrário do que avançou na terça-feira a Administração Regional de Saúde, o diretor do Centro Hospitalar Médio Tejo clarificou que a continua a dar consultas a grávidas e a atender casos urgentes.
Noticiário

14h. Braga. Cirurgia pediátrica fecha à noite

Das 20h às 8h fica apenas assegurada a observação de crianças já internadas. Ainda não há data para regresso à normalidade
Noticiário

13h. Saúde. Ministra assume responsabilidades

Marta Temido avança que o novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde vai ser aprovado na próxima semana em Conselho de Ministros. Neste jornal, vamos em direto até à Assembleia da República.
Noticiário

10h. Novo estatuto do SNS aprovado em breve

Neste jornal, a ministra da Saúde garante que o novo estatuto do SNS deve ser aprovado na próxima semana. E o Governo diz que Portugal vai acompanhar o reforço de militares da NATO no leste da Europa.
Noticiário

4h. UE vai proibir venda de carros a combustível

Objetivo é eliminar as emissões de gases com efeito de estufa. E as urgências de ginecologia e obstetrícia em Abrantes vão ficar encerradas a partir das nove horas.
Noticiário

2h. Sobe para 20 o número de mortos na Ucrânia

Presidente Volodymyr Zelensky diz que sanções não são suficientes e pede prisão para os responsáveis pelo ataque. E as urgências de ginecologia e obstetrícia em Abrantes vão encerrar a partir das 9h.
Serviço Nacional de Saúde

Majoração de 60% para médicos em zonas carenciadas

Os recém especialistas em Medicina Geral e Familiar que fiquem a trabalhar em territórios com uma cobertura de médicos de família inferior à media nacional terão uma majoração de 60% no vencimento.
Serviço Nacional de Saúde

Alenquer aprova moção sobre saúde no concelho

A Assembleia Municipal de Alenquer aprovou uma moção referente ao estado da saúde no concelho. A moção vai ser enviada ao Presidente da República, Ministério da Saúde e Comissão Parlamentar da Saúde.
Saúde

Urgências fecham por doença de dois profissionais

Doença "súbita" de dois profissionais encerra a urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Médio Tejo. Grávidas serão encaminhadas para o Hospital de Santarém.
Serviço Nacional de Saúde

Amadora-Sintra com limitações nas urgências

A falta de um dos médicos levou a condicionamentos nas urgências. O hospital pediu ao INEM que encaminhe os casos para outros estabelecimentos, mas assegura os cuidados necessários a quem ali chega.
Saúde

Cuidados de Saúde: concursos devem ser agilizados

João Rodrigues considera que faltam "medidas para reter os médicos de família e fixá-los" no Serviço Nacional de Saúde. Para o coordenador, a contratação de profissionais é insuficiente.
Saúde

Médicos podem continuar a passar receitas à mão

Os médicos vão poder continuar a passar receitas à mão, para além de 30 de junho. O Ministério da Saúde está a ultimar "uma alteração à portaria", alargando o prazo.
PSD

PSD/Oeste apresenta moção sobre saúde

O PSD/Oeste propõe a adoção de medidas que vão ao encontro da valorização e motivação dos diversos profissionais de saúde e defende a construção de um novo hospital para a região.
Marcelo Rebelo de Sousa

SNS: três letras cobertas de plástico

O SNS está lá e está preparado, só não é para gastar. Só quando for mesmo, mesmo, mesmo necessário. Marcelo é a avozinha que tem o sofá da sala de estar coberto por um plástico, para não estragar.
Serviço Nacional de Saúde

De jóia da coroa a bijuteria barata

Por muito que custe ao PS, ao PCP e ao BE, a expansão da saúde privada não resultou de ideias liberais, mas das suas políticas. Estes três partidos são os melhores agentes comerciais da saúde privada.
Noticiário

19h ."Sem privados, SNS estaria ainda pior"

Em entrevista ao Observador, o presidente, José Galamba de Oliveira, considera que o SNS precisa de ser repensado. Ainda o ataque da Rússia a um centro comercial que fez pelo menos 10 mortos.
Serviço Nacional de Saúde

"Sem privados, SNS teria situação mais dramática"

Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) pede que não se fale num confronto entre público e privado, mas diz que SNS precisa de ser "repensado". Mercado dos seguros de saúde cresce 9%.
Hospitais

Bloco de partos de Portimão volta a funcionar

Encerrado durante todo o fim de semana, "o bloco de partos reabriu às 08h00 e está a funcionar normalmente, sem constrangimentos", avançou a administração do hospital.
Resposta Pronta

"Não quero transformar enfermeiros em tarefeiros"

Ana Rita Cavaco, bastonária dos Enfermeiros, comenta pedidos de escusa. E denuncia caso de profissional dispensada em hospital, que contratou depois tarefeiros. "É inversão completa do sistema", diz.
Contra-Corrente

2019-2022: três anos de “para pior já basta assim”

O primeiro contra-corrente foi há 3 anos e então já aqui se falava do estado do SNS, de incêndios e pouco crescimento, de facilitismo e reformas adiadas. Sempre a pregar que “para pior já basta assim”
E o vencedor é...

De boas intenções também está o Oceano cheio

Desculpas de Guterres são um assumir de culpas por estarmos a perder a batalha pelo mar. Problema do SNS não é um CEO. Com participação especial de Nuno Santos, António José Teixeira e Bernardo Ferrão
Resposta Pronta

Médicos. "Situação é mais grave do que se imagina"

Milhares de profissionais de saúde pedem escusa de responsabilidade. Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, explica que situação é "complexa" e fala em tempestade perfeita no setor.
contra-corrente

Três anos de Contra-Corrente. O que mudou no país?

O primeiro Contra-Corrente foi há três anos e já se falava do estado do SNS, de incêndios e da falta de crescimento do país. O que mudou desde aí? Ligue 910024185 e entre em direto no programa.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.