Serviço Nacional de Saúde

Fraude

"Nenhuma terapia alternativa tem base científica"

537
O médico não tem problemas em contrariar os colegas ou os decisores políticos se achar que as afirmações não foram baseadas em ciência. E desafia os opositores da ciência a provarem que está errado.
Saúde Pública

Utentes de centros de saúde estão mais dependentes

Presidente da Associação de Medicina Geral e Familiar alerta para maior grau de dependência e idade mais avançada de utentes dos centros de saúde face à situação de há 10 anos.
PCP

Jerónimo acusa PS de estar com quem é contra SNS

O líder comunista responsabiliza o Governo socialista de manter "problemas estruturais", nomeadamente no Serviço Nacional de Saúde. A culpa é da "obsessão pela redução do défice", diz.
Hospital de São João

Hospitais: as paredes e o resto…

1.135
É certo que o Hospital S. João tem um grave problema de carência de instalações mas é leviano, superficial e ignorante quem afirma que tudo se resolveria com a mudança dos doentes para outro hospital.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. É preciso um novo criador e uma nova criatura

158
O SNS tornou-se mais que um elefante no meio da sala dos governos. É uma verdadeira relíquia sagrada em que ninguém parece poder mexer. Mas está caduco.
Hospitais

SNS. Pagamentos em atraso descem para 717 milhões

No Parlamento, o ministro da Saúde disse que os efeitos do aumento do capital dos hospitais são "visíveis", ao anunciar a descida dos pagamentos em atraso no final de março para 717 milhões de euros.
Serviço Nacional de Saúde

Reuniões sobre falta de nutricionistas no SNS

289
Bastonária da Ordem dos Nutricionistas considera que o número de nutricionistas no SNS é "manifestamente insuficiente", contando apenas com 416, ficando muito "aquém do necessário".
Adalberto Campos Fernandes

Bom SNS só é possível com contas públicas sólidas

O ministro da Saúde disse esta segunda-feira que não quer "iludir" ninguém e que um bom Serviço nacional de Saúde só é possível se o país estiver sólido nas contas públicas.
Serviço Nacional de Saúde

Centeno não tem "nenhuma humanidade" para a Saúde

713
Assunção Cristas acusou o ministro das Finanças de não ter humanidade nem sensibilidade para os temas da Saúde e assegurou que o CDS vai continuar a ter forte ação política nesse campo.
Global Shapers

Um Serviço Nacional de Saúde universal até quando?

397
Todas as soluções para salvar SNS como o português identificam a urgência de mudança do foco. De uma vez por todas, o SNS tem de assumir-se enquanto serviço nacional da Saúde e não da Doença.
Serviço Nacional de Saúde

Mais de 120 vagas por preencher no SNS

Há mais vagas que médicos para os hospitais e centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Os hospitais tiveram menos 103 candidatos que vagas e os centos de saúde menos 23.
Função Pública

Importa-se de explicar?

3.244
Esbarramos vezes demais na inconcebível antipatia de profissionais cuja função é o atendimento público e nunca deixo de me espantar com esta atitude. Ou antes, com esta falta de profissionalismo.
Serviço Nacional de Saúde

A derrota

487
O SNS foi derrotado. Percebeu-se bem na patética conferência de imprensa conjunta em que o pobre ministro da Saúde se prestou a mostrar a devida vassalagem ao seu amo e senhor, o ministro das Finanças
Serviço Nacional de Saúde

PSD. Ministro da Saúde é "flor de lapela" no SNS

O deputado do PSD Adão e Silva afirma que Adalberto Campos Fernandes "é cada vez mais a "flor da lapela" do SNS, porque é o ministro das Finanças que toma decisões.
Ensaios do Observador

Afinal, há médicos a mais ou a menos?

236
A saúde em Portugal debate-se com um dilema: há médicos em falta ou a mais? Na ausência de números certos, a resposta também fica em aberto. Este ensaio de Mário Amorim Lopes ajuda a perceber porquê.
Ministério da Saúde

Ministro da Saúde admite má gestão no SNS

O PSD considera que a criação de uma estrutura de missão para monitorizar contas do SNS representava "subalternização" da Saúde às Finanças. Ministro nega e diz que a ideia para a estrutura foi sua.
Inovação

TeleSaúde. Até ir ao dentista pode ser à distância

235
Mais de metade das consultas médicas nos Estados Unidos já são feitas à distância. A “revolução” já chegou a Portugal, dizem especialistas reunidos na eHealth Summit, em Lisboa.
Serviço Nacional de Saúde

Como se compromete o controle da epidemia VIH/SIDA

348
Legislar sem apetrechar os serviços hospitalares de um número suficiente e adequado de profissionais é condenar ao fracasso o controle da epidemia VIH/SIDA em Portugal.
Serviço Nacional de Saúde

Quando em medicina quem sofre são os doentes

1.536
Um exemplo cabal da cultura anticientífica e da negligência politicamente correcta dos agentes políticos é a forma como se legislou para dar o grau de licenciado em Medicina Tradicional Chinesa.
Serviço Nacional de Saúde

O essencial

112
Temos um Governo que é mãos largas de manhã e forreta depois do almoço. Uma desbragada austeridade disfarçada pela propaganda sobre um aumento do poder de compra que não chegou aos doentes nem ao SNS.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Internamentos sociais custam 100 milhões

104
O SNS tinha em 19 de fevereiro 960 camas ocupadas com internamentos sociais, com um custo estimado anual de quase 100 milhões de euros para o Estado, de acordo com um barómetro divulgado este sábado.
Médicos

Sem segurança, médicos suspendem atividade

275
Os médicos não devem dar consultas ou fazer cirurgias caso a segurança do doente esteja em causa devido à falta de condições. O apelo é do bastonário da Ordem e não se aplica a urgências.
Serviço Nacional de Saúde

Centeno admite que há má gestão na Saúde 

O ministro das Finanças diz que há um aumento dos recursos humanos no setor da saúde, mais 6.500 profissionais. Mário Centeno admite que haverá, seguramente, má gestão. "E teremos de olhar para ela".
Serviço Nacional de Saúde

Os enfermeiros que poucos conhecem

1.813
As lágrimas são difíceis de controlar e por vezes caem. E caem durante um ato cirúrgico, caem durante uma anestesia e caem num pós-operatório quando as complicações superaram os benefícios.
Comissão Europeia

Injeções de fundos não resolvem dívidas da saúde

Injeções periódicas de capital não permitem resolver o problema de fundo dos pagamentos em atraso dos hospitais. Bruxelas diz que a sustentabilidade do sistema de saúde não está assegurada.
Adalberto Campos Fernandes

Governo mantém via do diálogo com médicos

Adalberto Campos Fernandes afirmou que "o ideal é que não haja greves de médicos e que haja, de facto, consenso, negociação", acrescentando que mantém aberta a via do diálogo com médicos.
Médicos

Médicos especialistas colocados em três semanas 

Dentro de três semanas os médicos recém-especialistas em medicina geral e familiar e da área hospitalar devem ser colocados. O aviso será publicado em Diário da República ainda esta terça-feira.
Serviço Nacional de Saúde

Investimento no SNS teve retorno de 5 mil milhões 

113
O impacto do SNS no absentismo laboral e na produtividade permitiu uma poupança de 3,3 mil milhões de euros, o que se traduziu num retorno económico de 5 mil milhões de euros.
Incêndios

Marcelo promulga apoios a vítimas de incêndios 

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a alteração à lei das medidas de apoio às vítimas dos incêndios de 2017. Entre as medidas estão o acompanhamento gratuito no SNS e apoio psicológico.
Serviço Nacional de Saúde

Lucros do Banco de Portugal pagam dívida da Saúde

147
O primeiro-ministro assegurou esta quarta-feira em pleno do debate quinzenal que os dividendos do Banco de Portugal "serão afetos integralmente ao pagamento das dívidas do setor da Saúde".
Médicos

Ordem exige saber onde estão 200 vagas que faltam

Há 700 médicos à espera do concurso para recém-especialistas. O concurso abriu 503 vagas pelo que a Ordem dos Médicos quer explicações para a diferença entre os números.
Médicos

Concurso para recém-especialistas abre 503 vagas 

Vão ser contratados 503 médicos recém-especialistas dos mais de 700 que concluíram a especialidade no ano passado. Os médicos aguardam colocação há mais de 10 meses.
Faro

Ordem vai averiguar se houve pressão sobre médicos

Depois de três diretores do hospital de Faro se terem demitido por alegada pressão para dar altas antecipadas aos doentes, a Ordem dos Médicos vai analisar a situação.
Doenças

SNS investiu quase 90 milhões em doenças raras

No ano passado, o Serviço Nacional de Saúde investiu quase noventa milhões de euros em medicamentos para tratar doenças raras, revelou o Infarmed. Esta quarta, assinala-se o Dia das Doenças Raras.
Diabetes

Não estraguem o SNS

522
Na medida das minhas possibilidades farei lobbying para que sejam dados mais apoios, mas a verdade é que tenho de reconhecer que alguém com diabetes tem sorte em estar em Portugal.
Hospitais

Três diretores demitem-se do hospital de Faro 

663
Três diretores do hospital de Faro demitiram-se devido à sobrelotação dos serviços e à pressão para darem altas precoces. A situação foi denunciada pelo Sindicato dos Médicos.
Enfermeiros

Ministro acha normal greve dos enfermeiros

O ministro da Saúde afirma que "as greves fazem parte do exercício da regulação das tensões em democracia", referindo-se à greve dos enfermeiros, mas diz que cabe ao Governo "fazer tudo" para a travar
Serviço Nacional de Saúde

Auditoria revela dívida omitida em contas da saúde

114
Inspeção Geral de Finanças auditou contas das administrações regionais de saúde de 2016. Encontrou dívida subavaliada de 183 milhões de euros omitida no reporte às Finanças e sistemas não fiáveis.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde: a prioridade das prioridades

427
Estamos face a um problema estrutural do Estado que não é de hoje, é necessário acabar com a sub-orçamentação, o que exige que o SNS seja não uma das, mas a prioridade política do resto da legislatura
Serviço Nacional de Saúde

A degradação do Estado Social

893
Eis a forma mais cínica de austeridade: aquela que, em vez de ir à carteira, corta no Estado Social e prejudica directamente as populações mais dependentes dos serviços públicos.
Serviço Nacional de Saúde

Modernices

329
O problema não é a comida e sim que nos queiram obrigar a comê-la. Obrigar-nos da mesma maneira e com o mesmo argumento com que se obrigam as crianças: “é para teu bem”.
Médicos

Concurso de recém-especialistas na próxima semana

Adalberto Campos Fernandes anunciou esta sexta-feira na Assembleia da República que o concurso para a colocação dos médicos recém-especialistas nos hospitais será publicado na próxima semana.
Gripe

Atividade gripal mantém-se com baixa intensidade

Na semana de 12 a 18 de fevereiro, foram internados 11 doentes nos Cuidados Intensivos com gripe, menos seis do que na semana anterior. Os atendimentos no SNS 24 por síndrome gripal também baixaram.
Serviço Nacional de Saúde

Já há um email para denunciar deficiências no SNS

138
A Ordem dos Médicos criou uma morada eletrónica para os clínicos denunciarem situações de "deficiência e insuficiência" no Serviço Nacional de Saúde.
Saúde

Classe média tem dificuldade em ir ao dentista

259
A Ordem dos Médicos Dentistas quer que o Estado comparticipe cuidados de saúde oral aos utentes do SNS. Grande parte da classe média tem dificuldades em ir ao dentista.
Ministério da Saúde

A Venezuela aqui tão perto

165
O Ministério da Saúde, após banir as malfadadas chamuças e os vis rissóis dos hospitais aponta agora as baterias às farmácias, em particular àquelas que — imagine-se o despautério — praticam descontos
Cuidados Continuados

Cuidados continuados: 1.788 doentes sem vaga

197
Há 1.788 doentes, referenciados, à espera de vaga nos cuidados continuados. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais problemática, com 684 doentes em lista de espera, seguida da zona Centro.
Saúde

Reclamem, por um SNS melhor.

283
É patético, ridículo, continuar a ouvir, dois anos de Governo já vencidos, a esquerda atribuir o subfinanciamento agravado e o aumento galopante das dívidas hospitalares aos cortes do Governo PSD-CDS.
Ministério da Saúde

Ministro da Saúde. Dívidas pagas "dentro de dias"

O ministro da Saúde garantiu que o dinheiro para pagamento de dívidas dos hospitais aos fornecedores já está nas Unidades de Saúde e que está "a ser finalizado o processo de definição dos pagamentos".
Gripe

Gripe com tendência decrescente

O número e a proporção de consultas por síndrome gripal apresentam uma tendência decrescente pela quinta semana consecutiva. Também o atendimento no SNS 24 tem estabilizado nas últimas semanas.
PCP

PCP ainda está a "refletir" sobre eutanásia

O líder parlamentar do PCP esteve no Hospital de Portalegre, onde defendeu mais investimento na Saúde. Sobre a questão da eutanásia, João Oliveira garantiu que o partido está ainda a "refletir".
Eutanásia

Vejam ao que chegámos…

1.089
Propõe-se provocar a morte, que funcionará como “remédio” contra determinadas práticas clínicas incorrectas – que se chamam obstinação terapêutica – e que já hoje são proibidas. É a isto que chegámos.
Serviço Nacional de Saúde

Proibição... ou a oportunidade de promover a Saúde

799
Sei que é difícil para muitos entender, e até separar, o prazer de comer um pastel de bacalhau, mas se nos amamos, temos que escolher viver em equilíbrio, e isso passa por nos alimentarmos bem.
Saúde

DGS satisfeita com posição no 'ranking' de saúde

A diretora-geral da Saúde sublinhou que Portugal vem da 20ª posição e que agora já está à frente de países como Espanha, Reino Unido e Irlanda, mas diz que "o objetivo é melhorar sempre".
Saúde

Portugal é 14º no 'ranking' de serviços de saúde  

Portugal obteve 21 classificações positivas, como no acesso à terapia contra o cancro em menos de 21 dias, na mortalidade infantil, na perda de potenciais anos de vida ou no transplante de rins.
Serviço Nacional de Saúde

A saúde e a direita

Os privados da saúde são parceiros de pleno direito, que não podem ser tratados como parasitas a que o Estado faz o favor de deitar umas migalhas quando lhe dá jeito.
Serviço Nacional de Saúde

SNS: as listas de espera e as clientelas sindicais

1.584
Porque é que as listas de espera nas consultas e nas urgências estão um caos? Porque para satisfazer as clientelas sindicais passou a haver menos dinheiro para atender melhor os doentes.
Serviço Nacional de Saúde

Eu dou a cara, os enfermeiros dão a cara

1.328
Quando estamos a falar de vidas e de dignidade, é preciso olhar para imagens que foram tornadas públicas e ter compaixão. Se o ministro da Saúde não a tem, será que o senhor primeiro-ministro a tem?
Hospitais

Multas a hospitais PPP ultrapassam 10 milhões

Os dados mostram que em quatro hospitais com modelo de parceria público-privada, as multas e penalidades nos últimos anos ascenderam a mais de 10 milhões de euros.
Hospitais

Hospital de Cascais pode passar para o SNS

O contrato de gestão com o grupo privado que gere o Hospital de Cascais foi prolongado por dois anos. Se no lançamento do concurso não houver nenhuma proposta vai ser revertido para o SNS.
Hospitais

Esperar mil dias por uma consulta é "excessivo"

Depois de divulgados os dados referentes aos tempos de espera para consultas prioritárias, Fernando Araújo admitiu que esperar mil dias por uma consulta é "tempo excessivo".
Serviço Nacional de Saúde

Tempos de espera para consultas chegam a 4 anos

640
Dados do Sindicato Independente dos Médicos revelam tempos de espera superiores ao definidos por lei em várias especialidades. Doentes chegam a esperar mais de mil dias por uma consulta no hospital.
Serviço Nacional de Saúde

Dois anos de espera para consultas prioritárias

408
Os utentes dos hospitais públicos chegam a esperar dois anos por uma primeira consulta prioritária. Vários hospitais do SNS estão a falhar os tempos máximos de resposta previstos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)