271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Serviço Nacional de Saúde

Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Angústia para Recuperar 

O ênfase real e mediático na resposta do Sistema Nacional de Saúde no combate ao vírus foi importante e crítico. Mas a discussão quanto ao futuro do SNS é o grande tema.
Proteção de Dados

Sites do SNS partilham dados de tráfego de utentes

Expresso descobriu que dados são partilhados para fins comerciais. Serviços Partilhados dizem que dados servem apenas para efeitos estatísticos, mas vai suspender ferramenta da Google.
Coronavírus

Marcelo promulga diploma sobre certificado digital

Marcelo "promulgou o diploma que executa o Regulamento da União Europeia sobre o Certificado Digital Covid". Foi também promulgado o diploma que prorroga o regime de recrutamento para o SNS.
Coronavírus

SNS deve intensificar rastreios a utentes

Os rastreios "são realizados, preferencialmente, com recurso a testes rápidos de antigénio, sem prejuízo da possibilidade de realização de testes de amplificação de ácidos nucleicos".
Coronavírus

Concentração em Coimbra em defesa do Hospital

A concentração contou com uma tribuna pública, onde falaram utentes e delegados sindicais, entre outros, expressando preocupação com o futuro do Hospital dos Covões.
Fact Check

Recusar vacina significa perder direitos no SNS?

O SNS pode recusar atender uma pessoa que não aceitou tomar a vacina contra a Covid-19, ou seja, o cidadão perde um direito que está presente na Constituição ao dizer "não" à vacina?
Catarina Martins

BE. Medidas da AML interessam "pouco"

A coordenadora do Bloco de Esquerda considerou que o aumento da testagem, o reforço da vacinação e garantia de fixação dos profissionais de saúde no SNS, são essenciais para controlar a pandemia.
Coronavírus

2021 será ano "decisivo" para o futuro do SNS

Lacerda Sales afirmou que "o ano 2021 será decisivo para preparar o futuro do SNS, através da redução das desigualdades e das assimetrias", explicando que é preciso melhorar as condições de trabalho.
Vacinas

AstraZeneca.Vacinados devem esperar por contacto

Intervalo entre a toma das duas doses da vacina da AstraZeneca foi encurtado de 12 para oito semanas. 'Task force' diz que "o plano de vacinação está a ser adaptado".
Serviço Nacional de Saúde

A evolução da hospitalização domiciliária 

A hospitalização domiciliária contribui para a otimização dos serviços de internamento e leva à expansão do hospital, ultrapassando os condicionamentos físicos do seu edifício.
Coronavírus

10 respostas sobre o certificado digital Covid-19 /premium

Se quer saber se pode usar qualquer teste para pedir um certificado digital ou se pode ter acesso a um certificado tendo estado infetado há mais de seis meses, veja este pequeno guia.
Política

Passos avisa Rio: não vale a pena esperar pelo PS

9660
O ex-primeiro-ministro lamenta que os governos estejam mais preocupados com a "sobrevivência" do que com o país. E deixa um recado: "Que as forças políticas não fiquem à espera umas das outras".
Coronavírus

Certificados são gratuitos e estão no portal SNS24

705
Os certificados podem ser usados em todos os estados-membros — bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça — e podem ser consultados no portal do SNS 24 e enviados por email.
Serviço Nacional de Saúde

Um manual para a mudança da Saúde

122
António Alvim lança hoje “Um manual para a mudança na Saúde”, cujo prefácio pré-publicamos. A apresentação será feita por Pedro Passos Coelho e terá lugar no auditório da Universidade Nova, Lisboa.
Coronavírus

Uma em cada quatro pessoas deixou de ir ao SNS

Com a Covid, 15,7% dos utentes deixaram de ir ao SNS por medo de serem contagiados e o investimento permitiu um retorno de 6,8 mil milhões para a economia.
Ministério da Saúde

Centros de Saúde e o disparate criminoso

Estão a criar mega-unidades centralizadas, que mais não são que mini-hospitais, em vez de pequenas e familiares unidades de proximidade incrustadas na comunidade.
Serviço Nacional de Saúde

Antipsicóticos simples passam a ser grátis no SNS

Os fármacos têm de ser prescritos por médicos especialistas em psiquiatria, psiquiatria da infância e adolescência ou neurologia nos hospitais públicos.
Saúde

O futuro do Serviço Nacional de Saúde

A recusa dos partidos de extrema-esquerda, e do Governo que deles depende, em introduzir as reformas fundamentais no SNS, acaba por penalizar a população, em especial a mais vulnerável e desprotegida.
Hospitais

Equipamento custou 5 milhões. Está por estrear 

865
Desde 2019 que estão prontos a usar, no Centro Hospitalar de Lisboa Norte, dois aceleradores lineares que custaram ao Estado quase 5 milhões de euros. Por falta de licenças, continuam por estrear.
Coronavírus

ERC não quer privados a cobrar por máscaras

A cobrança por equipamentos ou "qualquer outro valor por serviços prestados a utentes do SNS" é uma "violação das regras" ao acesso aos cuidados de saúde, explica Entidade Reguladora da Saúde.
Coronavírus

Teleconsultas dispararam com pandemia

Marta Temido salientou a necessidade de retirar o máximo proveito do avanço conseguido a nível digital no setor da saúde, destacando a telemonitorização e a aplicação Trace Covid.
Serviço Nacional de Saúde

Trabalhadores de apoio hospitalar em greve

Trabalhadores dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) clamam por melhores condições em greve convocada pela Fesaht. Afirmam não terem sido minimamente valorizados neste momento difícil.
Ministério da Saúde

O vazio de ideias para o SNS

105
Temos um Ministério da Saúde esgotado, sem soluções para os problemas existentes e sem ideias para o futuro. Mais uma vez, estamos a desperdiçar oportunidades, por falta de visão e vontade política.
Coronavírus

Vacinação terá evitado 730 mortes e 27 mil casos 

Os números foram divulgados pelos especialistas do projecto Covid19 Insights: em quase 5 meses de vacinação, pelo menos 730 vidas foram poupadas e cerca de 27 mil infeções não chegaram a acontecer.
Serviço Nacional de Saúde

Pandemia aumenta da despesa com o SNS /premium

Apesar de ter sido colocado à prova num ano de pandemia, o SNS registou em 2020 um défice de 292 milhões de euros, menos de metade do défice de 621 milhões de euros registado em 2019.
Fact Check

SNS perdeu quase 2000 mil médicos no ano passado?

Uma divergência entre as notas que tinha preparado para a intervenção e aquilo que foi o seu discurso levou a coordenadora do Bloco a incorrer num erro. O segundo número estava, simplesmente, errado.
Serviço Nacional de Saúde

O problema dos “Sem Médico de Família” 

Percebendo que a realidade que se lhes oferece é muito negra, não espanta que os médicos deixem os concursos desertos. Em vez dos utentes sem médico acabarem, bem pelo contrário, duplicam.
Coronavírus

Plataforma de registo de autotestes está ativa

Todas as pessoas que realizam autoteste ao coronavírus devem registar o resultado na plataforma, mesmo se for negativo. Os resultados positivos ou inconclusivos devem também ligar à linha SNS24.
Saúde Pública

Pontos chave da pandemia

As vacinas podem ter mudado a história da pandemia, mas, só por si, não serão suficientes para a erradicar. A vacinação é muito importante, mas sozinha não resolve tudo.
Greve

Greve(s) na Função Pública. Onde pode ter impacto? /premium

A Frente comum espera que as greves tenham impacto em escolas, autarquias, tribunais e recolha de lixo. O SNS fica de fora. Boa parte dos transportes também, mas por diferentes razões.
Noticiário

10h. 900 mil utentes sem médico de família

Marta Temido explica que em causa está o aumento de médicos reformados e o número de inscritos nos cuidados de saúde primários. Governo promete que está a trabalhar para inverter tendência.
Coronavírus

Médicos ultrapassam limite de horas extra

Até abril, os profissionais de saúde portugueses fizeram perto de 8,2 milhões de horas extra, um aumento de 73% face ao mesmo período de 2020. Alguns médicos e enfermeiros já atingiram o limite.
Médicos De Família

Maioria dos portugueses sem médico vive em Lisboa

Em abril, havia 865.734 portugueses sem médico de família atribuído. Destes, quase 620 mil estavam inscritos na região de Lisboa e Vale do Tejo, aquela onde faltam mais destes especialistas.
Pandemia

Xeque-mate: a derrota do socialismo

414
Num país liberal seria inaceitável que uma empresa sacrificasse o seu negócio em nome do bem comum, sem que os responsáveis pela manutenção do bem comum os compensasse por isso.
Saúde

Governo saúda retoma de atividade nos hospitais

Lacerda Sales defendeu que é preciso acelerar na recuperação da atividade assistencial. No Hospital de Santa Maria, as cirurgias cresceram 30% em relação aos valores pré-pandemia.
Coronavírus

Governo prevê criar 100 balcões de teleconsultas

Os balcões permitem prestar apoio a quem tem pouca literacia digital ou que não tenha acesso a equipamentos tecnológicos ou a internet. O objetivo é serem criados 100 estruturas até ao final do ano.
Entrevista

A reforma do SNS é fundamental, diz Costa Silva

António Costa Silva diz que a "retoma ainda vai demorar" e vai "lutar" pelos projetos do PRR, sendo que o "desafio" vai ser pôr a comissão a funcionar, num "país que funciona em silos".
Enfermeiros

Regularização de 600 contratos é insuficiente 

"A informação que temos é que se trata da regularização de contratos que estavam a termo incerto e passam a termo indeterminado e isso não será suficiente", diz o secretário-geral da federação.
Saúde

40% pagam por saúde privada por falhas no SNS

"Temos cerca de 40% da população (...) a pagar serviços de saúde no setor privado. Grande parte das pessoas vão ao setor privado porque o SNS não lhes dá resposta no tempo adequado", diz ex-ministro.
Coronavírus

Saúde extra Covid em Portugal foi das piores da UE /premium

Só na Hungria é maior a percentagem de pessoas que não tiveram tratamentos de que precisavam. Retrato do Eurofound mostra ainda que, em Portugal, 31% têm dificuldade em fazer face às despesas diárias.
Cancro

Menos meio milhão foram convocados para rastreios

As convocatórias foram menos, a participação desceu e houve também impacto nas cirurgias oncológicas. Para o responsável do Programa Nacional, foi um "balde de água fria".
Serviço Nacional de Saúde

Plano da bazuca revela os "podres" digitais do SNS /premium

178
Versão do Plano de Recuperação enviado a Bruxelas descreve ao pormenor as muitas falhas dos sistemas digitais do SNS. A versão inicialmente mostrada em Portugal apenas refere que é preciso melhorar.
Coronavírus

Comissão realiza ação de luta em defesa do SNS

Na manifestação em defesa do SNS, os utentes exigem, entre outras reivindicações, a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Grândola.
Coronavírus

Menos de 300 internados, primeira vez em 13 meses

Mais quatro mortes e 258 novos casos no último dia. Número de internados continua a cair. Terça-feira com menos casos desde 1 de setembro. Recuperaram 777 pessoas no último dia.
Serviço Nacional de Saúde

IGAS audita resposta do SNS a emergências

Esta auditoria fundamenta-se na necessidade de minimizar os choques que as situações de emergência causam na oferta de prestação dos cuidados de saúde, assegurados pelas entidades do SNS.
Saúde

Saúde. União entre público, privado e social

"Abandonemos a guerra de forças entre o público e o privado, o que ambicionamos é a saúde das populações", afirma presidente da CIP a propósito da "Declaração do Porto", esta segunda-feira.
Fundos Comunitários

O PRR e a Saúde Mental

Tem tudo para correr mal, se fizermos como foi feito antes. É preciso fazer uma análise inteligente do que foi feito, com a ambição de resolvermos os velhos problemas de carência de meios e recursos.
Vacinas

Mais 124 mil doses administradas com novas vacinas

Foram administradas cerca de 34.000 primeiras doses da vacina contra o HPV a rapazes e cerca de 90.000 doses da vacina contra a contra a meningite B a crianças menores de dois anos de idade.
Coronavírus

Menos de 2% das mortes em abril devido à doença

No período entre 5 e 18 de abril morreram em Portugal 3940 pessoas. Entre 5 e 11 de abril morreram 33 pessoas com Covid-19 e entre 12 e 18 de abril morreram 28 com a doença provocada pelo coronavírus.
Serviço Nacional de Saúde

Consultas à noite e ao sábado ainda não avançaram

104
Apesar da portaria publicada há um mês, os centros de saúde ainda não estão a dar consultas ao sábado de manha e à noite para recuperar consultas. "Medida não é suficiente", alertam profissionais.
Serviço Nacional de Saúde

Costa e Temido contra as "carpideiras" do regime

194
Primeiro-ministro e ministra da Saúde inauguraram Unidade de Saúde de Algueirão-Mem Martins. Entre elogios ao SNS e autarcas (e um pouco de auto-crítica), vieram os ataques às "carpideiras do regime"
Resposta Pronta

Há mais grávidas a recorrerem aos privados

DGS clarifica que pais podem estar presentes no parto e que mães infetadas podem escolher nível de contacto com bebés. Obstetra do Santa Maria, Miguel Oliveira da Silva, revela que não é sempre assim.
Coronavírus

SNS24 já recebeu 300 autotestes positivos

Mais de 300 pessoas já reportaram ao SNS24 a resultado de um autoteste à Covid-19 positivo ou inconclusivo, anunciou no parlamento o coordenador da task force para a testagem, Fernando Almeida.
Vacinas

Devagar se vai ao longe? /premium

Há 1,3 milhões de pessoas semi-vacinadas, faltam aplicar 10 milhões de vacinas para concluir o processo. À média actual de 60 mil por dia, seriam precisos mais de 160 dias, isto é, cinco meses e picos
Cascais

Cascais com teleconsultas gratuitas para todos

467
O serviço é gratuito para todos os cidadãos da autarquia. De acordo com o presidente da câmara, Carlos Carreiras, a disponibilização de teleconsultas sem custos ajuda a “desanuviar” o SNS
Coronavírus

Casos ativos têm maior redução diária em abril

Mais 5 mortes e 424 novos casos no último dia. Média de casos a sete dias mais baixa do que no período anterior. Internamentos estão em queda.
Serviço Nacional de Saúde

SIM alerta para possível "catástrofe" na saúde

O Sindicato Independente dos Médicos alertou que os atrasos causados pela pandemia no Serviço Nacional de Saúde podem provocar uma "catástrofe". Governo deve fazer uma "verdadeira retoma" dos serviços
DGS

O Estado e a PCRseguição Covid-19

197
É urgente repensar os critérios com os quais se decreta quarentena ou isolamento profilático a um cidadão e a minha história é prova disso mesmo.
Coronavírus

Boletim DGS. Número de casos continua a subir

Morreram mais 5 pessoas e houve mais 408 novos casos positivos no último dia. Internamentos, em enfermaria e em unidades de cuidados intensivos, diminuíram face aos dados de segunda-feira.
Coronavírus

114 assintomáticos comunicaram autoteste positivo

Até esta segunda-feira "o SNS 24 registou 114 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo". Cerca de 100 mil autotestes já foram distribuídos às farmácias.
Coronavírus

Associação quer plano para listas de espera

A criação do plano tem como objetivo recuperar até ao final do ano a atividade assistencial não-Covid. Terão ficado por fazer cerca de 125 mil cirurgias e mais de um milhão consultas hospitalares.
Serviço Nacional de Saúde

Sindicato quer mais médicos no SNS

O Sindicato Independente dos Médicos quer ver um "efetivo reforço do investimento" no SNS. O Programa de Recuperação e Resiliência tem previstos 12.100 milhões de euros.
Fundos Comunitários

A “bazuca” fará bem à Saúde?

Parece claro que o PRR se constitui, essencialmente, como uma terapêutica para sintomas antigos. Falta um olhar sobre o futuro, uma visão estratégica do que se pretende que seja o sistema de saúde.
Exercício Físico

1 em 3 utentes do SNS praticou exercício moderado

Em 2019, 65% das pessoas reportou nunca praticar qualquer tipo de exercício físico (68%, em 2017) e 63% indicou estar sentado menos de seis horas por dia (62% em 2017).
Serviço Nacional de Saúde

Centro. Médicos querem equidade no acesso à saúde

Preocupada com "as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde na região Centro e as assimetrias entre litoral e o interior", a Ordem dos Médicos pede mais equidade no serviço nacional de saúde.
Taxas Moderadoras

Antigos Combatentes isentos de taxas moderadoras

1657
O protocolo garante aos antigos combatentes a isenção de pagamento de taxas moderadoras nas consultas, exames complementares de diagnóstico e nos serviços de urgência do SNS.
Saúde

Dois milhões de cheques-dentista desperdiçados

Em 2020, só 70% dos cheques emitidos para assegurar pagamento gratuito nos dentistas a crianças e jovens foram utilizados. DGS promete auditoria, Ordem dos Dentistas pede reformulação.
Coronavírus

Número de casos mais baixo desde 25 de agosto

191
Morreram 4 pessoas no último dia e houve 193 novos casos — o valor mais baixo em mais de 7 meses. Número de mortes esta semana é metade do que tinha sido registado em meados de março.
Hospitais

A frieza dos números atraiçoa a narrativa oficial

3047
Os dados mostram, claramente que, no que concerne à capacidade de internamento hospitalar, o que se verificou em Portugal foi impreparação, falta de planeamento, desorganização.
Coronavírus

Enfermeiros dizem não estar a receber horas extra

Ana Rita Cavaco disse que os centros de saúde não querem pagar as horas extra aos enfermeiros na vacinação contra a Covid-19. Ministério da Saúde diz que estes pagamento estão autorizados.
Coronavírus

Linha de psicologia do SNS atendeu 75 mil chamadas

Desde que foi criada, no início da pandemia, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 já atendeu cerca de 75 mil chamadas, das quais quase seis mil foram feitas por profissionais de saúde.
Coronavírus

SNS24 atendeu o dobro das chamadas no 1º trimestre

Nos primeiros três meses de 2021 a linha SNS24 atendeu mais de 1,6 milhões de chamadas, mais do dobro das registadas no mesmo período do ano passado. Só em janeiro foram mais de um milhão.
Serviço Nacional de Saúde

É "urgente" referenciação de cancro colorretal

O diretor do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga defendeu a "necessidade urgente" de retomar a normalidade no rastreio e na referenciação de doentes com cancro colorretal.
Coronavírus

Conselho da Saúde quer reforço orçamental do SNS

O Conselho Estratégico Nacional da Saúde quer um orçamento suplementar para 2021, que suporte as "reais necessidades" do Serviço Nacional de Saúde, e um plano para reduzir as listas de espera.
Serviço Nacional de Saúde

Mais de 54 mil esperam cirurgia há mais de um ano

323
Número de pessoas em espera há mais de um ano já representa mais de 20% do total de doentes inscritos na lista. Em 2019 eram 21 mil, em 2020 passaram a quase 41 mil e agora são mais de 54 mil.
Coronavírus

Boletim DGS. Portugal continua no quadrante verde

139
Os dois indicadores usados para medir o risco da pandemia apresentam tendências em sentido oposto. Morreram mais 11 pessoas e houve mais 575 novos casos positivos no último dia.
Enfermeiros

Enfermeiros "não-covid" estão a ser dispensados

O SINDEPOR diz que "não aceita a transformação de heróis em meros dispositivos descartáveis". "Todos são necessários porque é preciso que haja esse tal reforço no SNS".
Saúde

An inconvenient problem

Mental illness is seen almost as a character flaw, a weakness or a threat to society. We should be careful about such judgements.
Serviço Nacional de Saúde

Não estamos a falar de Saúde

151
A desculpa da pandemia não vai durar para sempre, embora vá ser usada durante muito tempo. A discussão sobre a Saúde só vai chegar no final desta pandemia, mas aí já ninguém vai querer falar de Saúde.
Coronavírus

Menos de 10 mortes pela primeira vez em 5 meses

541
Os números da pandemia em Portugal mantêm uma trajetória descendente: há menos casos ativos, menos internados e menos mortes. Número de recuperados continua acima dos novos casos.
Serviços públicos

SNS

212
Sai uma voz do guiché:  “Isso não é connosco. Tinha de ter pedido antes”. A mulher diz ter confirmado por telefone. “Para onde ligou? Para o serviço central? Pois, mas tinha de ter ligado para aqui”.
Serviço Nacional de Saúde

SNS reforçado com mais 1.100 médicos em 2020

Entraram para o Serviço Nacional de Saúde 426 médicos especialistas em medicina geral e familiar, 29 médicos de saúde pública e 700 médicos da área hospitalar, em 2020.
Coronavírus

Colaboração com SNS ficou "aquém" em 2020

"Em termos de planeamento, os hospitais privados também deviam ser envolvidos" disse esta quinta-feira o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).
Coronavírus

Boletim DGS. Internamentos caem 61% este mês

Morreram mais 21 pessoas e houve mais 485 novos casos positivos nas últimas 24 horas. Cuidados intensivos caem há 34 dias consecutivos.
Serviço Nacional de Saúde

SNS com máximo de contratações, mas muitas a prazo

Mais médicos, enfermeiros, assistentes operacionais ou assistentes técnicos: com a pandemia, o SNS atingiu um número histórico de profissionais, noticia o Público. Mas muitos contratos são precários.
Governo

Uns têm tudo, outros nada? /premium

881
Os que trabalham para o Estado têm direito a tudo, os outros a nada. Será esta a ideia que alguns ministros têm do que deve ser o Estado? Na Saúde e na Educação parece que sim.
Serviço Nacional de Saúde

“Fragilização” do SNS causou mortes evitáveis

884
Segundo um estudo do economista Eugénio Rosa, se o SNS não fosse submetido a um subfinanciamento crónico, as consequências em vidas perdidas, sociais e económicas certamente não teriam sido tão duras.
Serviço Nacional de Saúde

Residência farmacêutica: incerteza e oportunidade 

É preocupante a indefinição sobre a implementação da Residência Farmacêutica, como via de acesso à Carreira Farmacêutica e seu factor constitutivo.
Saúde

Os liberais e o Serviço Nacional de Saúde

186
A actual pandemia provou que a saúde deve ser gerida de forma independente e racional, procurando ter no centro da decisão um único factor: o melhor interesse do doente.
Noticiário

10h. SNS24 perdeu 11 mil chamadas por dia

Linha teve em janeiro tantas chamadas como durante os primeiros seis meses de pandemia. Tempo de espera sobe para oito minutos
Serviço Nacional de Saúde

É preciso paciência

Na perspetiva do Governo será resiliência. Mas o que é preciso, é paciência. É o que mais falta faz.
Serviço Nacional de Saúde

Empresa compra dívidas e processa hospitais do SNS /premium

180
Mais de 20 entidades públicas, incluindo hospitais e o Instituto de Ação Social das Forças Armadas, foram alvo de ações colocadas por empresa de factoring que comprou as suas dívidas a fornecedores.
Obesidade

Associações pedem tratamento eficaz para obesidade

118
"É tempo de recalibrar a balança na luta contra a obesidade". Médicos querem que a obesidade seja encarada como uma doença grave, um fator de risco de risco para outras doenças que sobrecarrega o SNS.
Serviço Nacional de Saúde

Prémio para recuperar atividade de saúde suspensa

349
Projeto de 50 mil euros procura ideias inovadoras para o que foi adiado devido à pandemia, uma situação "crítica", diz bastonário dos Médicos: "Doentes em espera são apenas a ponta do iceberg".
Global Shapers

Sistema Nacional de Saúde: keep it simple (stupid)

195
Mas… a verdade é que esta urgência em mudar, passada a pandemia, vai ser mais uma vez esquecida. Quem tem “voz” não usa o SNS. Ou pelo menos, não o usa sem favores.
Noticiário

18h. 28 mil profissionais de saúde infetados

Desde o início da pandemia, 28 mil profissionais de saúde ficaram infetados. Ainda neste jornal, a situação dos cuidados intensivos no país e os concelhos de risco "extremamente elevado".
Coronavírus

Consultas Covid nos centros de saúde caem 75%

Caíram de 200 mil, na última semana de janeiro, para cerca de 50 mil, na semana entre 15 e 21 de fevereiro, as consultas relacionadas com Covid-19 nos centros de saúde, noticia o Público.
Coronavírus

A egoismidade

O que não se percebe é a insensibilidade perante o drama social e a hecatombe de mortos, devido essencialmente à diminuição dos serviços de saúde.
Coronavírus

Governo em "ação de cosmética"

"Contrataram algumas centenas [de médicos], mas é preciso ler com atenção esses números, porque parece que o SNS está a transbordar de médicos" disse o presidente da federação, Noel Carrilho.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. "Ainda há doentes a morrer em macas" /premium

186
Responsáveis de serviços de saúde e várias associações foram convidados por Marta Temido para partilharem a sua opinião de como o Plano de Recuperação e Resiliência poderá ajudar o SNS.
Serviço Nacional de Saúde

SNS tem custo médio anual de 3,9 milhões com gripe

O custo médio anual por doente é de 3.302 euros e ascende aos 4.714 euros nas pessoas com mais de 65 anos com comorbilidades. Estudo revela ainda que a maior taxa de hospitalização se deu em 2017/18.
Orçamento do Estado

Despesa do SNS aumentou 11,3% em janeiro

"Comparando janeiro de 2021 com janeiro de 2020, a despesa do SNS está a crescer a um ritmo recorde de +11,3% / + 93 milhões de euros" revelou fonte do Ministério das Finanças.
Coronavírus

Reanimação em tempos de pandemia causa indignação /premium

335
Colocar máscara na vítima e manter a distância de 2 metros, estão entre as indicações que causaram indignação. Enfermeiro especializado questiona indicações para casos de engasgamento.
Coronavírus

Número de internados é o mais baixo desde o Natal

151
Direção-Geral de Saúde conta 2.767 doentes internados (567 em cuidados intensivos), o valor mais baixo desde o Natal. Menos óbitos (50) mas número de novos casos volta a subir (para 1.480).
Coronavírus

Internamentos regressam ao início da 3ª vaga

No último dia, houve 1032 novos casos (melhor terça-feira desde 6 de outubro) e mais 63 mortes. Cuidados intensivos têm 11ª descida consecutiva. Internamentos não eram tão baixos desde 2 de janeiro.
Coronavírus

Hospitais não vão contratar médicos estrangeiros

Governo abriu a porta à contratação de médicos estrangeiros mas hospitais de quatro distritos responderam que não estão previstas contratações de clínicos com cursos tirados fora de Portugal.
Serviço Nacional de Saúde

PRR. Aposta no SNS deve abranger carreiras médicas

O gestor escolhido pelo primeiro-ministro sustentou que "a crise pandémica mostrou que nestas alturas, quando há uma crise exógena brutal", a salvação "não são os mercados, é o Estado, o SNS".
Empresas

Altitude Software inicia despedimentos

No final de 2020 a Altitude Software, por detrás do SNS24 foi comprada por uma empresa canadiana com a promessa de que o investimento ia continuar. Este mês começou a despedir dezenas de pessoas.
Coronavírus

Covid-19: menos consultas presenciais em 2020

Os centros de saúde registaram uma diminuição de 38% de consultas presenciais em 2020. Já os contactos à distância duplicaram de 2019 para 2020, passando de 9,1 milhões para 18,5 milhões.
PCP

Profissionais de saúde. PCP quer melhores salários

A eurodeputada do PCP Sandra Pereira defendeu que "só se faz com a dignificação da carreira com a melhoria salarial" e acrescentou que "há um desinvestimento sistémico no SNS".
Mortalidade

Pico do excesso de mortes foi atingido em novembro

Dados do Eurostat mostram que, em 2020, o mês em que a mortalidade mais ficou acima da média de anos anteriores foi novembro, quer na média da União Europeia, quer em Portugal.
Aveiro

Unidade de Saúde de Eixo, Aveiro, em reabilitação

A Câmara de Aveiro anunciou o início das obras de reabilitação da Unidade de Saúde Familiar de Eixo, no âmbito da qualificação dos edifícios afetos aos cuidados de saúde primários.
Impostos

Acaba o prazo para atualizar agregado familiar 

É um dos primeiros passos na preparação da entrega da declaração anual do IRS e permite beneficiar do IRS automático e de isenção de taxas. A introdução dos dados é feita no Portal das Finanças.
Coronavírus

Continua a COVID-19

Acreditem: a eficácia real de um programa de vacinação, considerando a emergência de vírus mutados e a lentidão do processo mundial, sublinho mundial, só será sentido em 2022. Lamento, mas será assim.
Governo

Há limites para tudo

Quando vos estendem uma mão, aceitem a ajuda e aproveitem-na da melhor forma. Não sejam orgulhosos, ao ponto de desperdiçarem recursos só para tentar esconder as vossas fraquezas.
Coronavírus

Diretores dos serviços de infeciosas pedem medidas

O reforço dos recursos humanos e materiais do SNS, uma mudança na comunicação e o apoio a "todas as medidas de confinamento", são algumas das medidas que os diretores de serviço pedem.
Pandemia

Que um Rei fraco faz fraca a forte gente

120
Se em alguns centros populacionais, a fiscalização por parte das forças de segurança é insuficiente, o exército português já devia ter sido mobilizado.
Explicador

Testes. Resposta "reativa" e "aos soluços"

Ex-bastonário da Ordem dos Médicos e dono da rede de laboratórios Germano de Sousa, o internista António Ferreira e diretor do iBiMED Manuel Santos, que criou um teste sem zaragatoa, em debate.
Ordem dos Enfermeiros

Sindicato dos Enfermeiros exige condições

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses alerta para "a emergência de passar do discurso à ação política" e para a "imperiosa necessidade de o Governo discutir um Plano de Emprego".
Serviço Nacional de Saúde

Como no SNS em 4 meses não consegui ver um doente?

10455
O meu regresso ao SNS, e o de outros dois colegas, foi um contrato até 31 Dezembro de 2020 durante o qual não conseguimos ver um único doente ou fazer um só ato médico por bloqueio do próprio Hospital
Resposta Pronta

Enfermeiros. "Ordem tem de tomar atitude"

1025
Em declarações ao Observador, a antiga bastonária Maria Augusta Sousa acusa a atual bastonária da Ordem dos Enfermeiros de desrespeito pela profissão e pelos profissionais.
Coronavírus

Casos descem mas pressão nos hospitais aumenta

127
Números mais baixos de novos casos e mortos animam quem está fora dos hospitais. Nas enfermarias e UCI pressão volta a aumentar esta segunda-feira.
Resposta Pronta

Técnicos de diagnóstico continuam "esquecidos"

1066
O presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica alerta para o "descontentamento" destes profissionais de saúde. Luís Dupont diz que vão avançar com ações simbólicas.
Resposta Pronta

Obstáculos a médicos voluntários são "políticos"

939
Gentil Martins é o primeiro signatário de carta enviada ao Governo com queixas de barreiras para médicos poderem ser voluntários. O médico explica o que está em causa e critica o plano de vacinação.
Resposta Pronta

"Decisão da DGS é um pouco contraditória"

Miguel Castanho, investigador principal do iMM, considera que  vacinar pessoas com 65 ou mais anos, se não houver alternativas disponíveis, é um argumento que pode não ser compreendido.
Serviço Nacional de Saúde

A culpa é do Passos

911
Se o PSD ganha, o País piora. É tão cristalino que nem merece discussão. Pelo menos nos meios da esquerda. Não há pira de Pedrogão nem SNS entupido que os faça mudar de opinião.
Pandemia

Covid-19: Portugal no topo mundial era inevitável?

125
O que se passou no país desde o desconfinamento, foi uma falta de estratégia e esta situação agravou-se com a incapacidade do Governo em tomar medidas impopulares, mas eficazes, por razões políticas.
Resposta Pronta

"Médicos não podem ver os direitos atropelados"

Mais de 200 médicos assinam a petição que também reivindica o pagamento de horas extraordinárias e menos trabalho burocrático. Ricardo Mexia garante que "continuam alinhados com resposta à pandemia".
Coronavírus

SNS 24. 120 mil chamadas por atender em novembro

Nunca os telefones da linha SNS 24 tinham tocado tanto: em novembro, no pico da segunda vaga da pandemia, registou-se um recorde de 936 mil chamadas. 120 mil delas, 4 mil/dia, nunca obtiveram resposta
Coronavírus

SNS pode contratar médicos reconhecidos pela Ordem

O SNS vai poder contratar a termo resolutivo e incerto médicos a quem a Ordem tenha reconhecido o exercício da medicina, dispensando o cumprimento de formalidades.
Coronavírus

Vacinação. Presidente de junta indica marido

1087
A presidente de uma junta de freguesia da Lourinhã reconhece que sugeriu o marido para ser vacinado com sobra do lar em que é funcionária. Em declarações ao Observador, diz estar arrependida.
Serviço Nacional de Saúde

Linguagem eufemística em tempos de catástrofe

Carta aberta à Ministra da Saúde, Drª Marta Temido do diretor do Serviço de Doenças Infecciosas do Centro Hospitalar de Setúbal.
Resposta Pronta

"Menos oito mil mortes" por causa do confinamento

2044
"Ultrapassámos o pico de casos diários. No final da semana chegamos ao pico de internamentos". Investigador Carlos Antunes defende que é preciso "manter o confinamento" para evitar "os mesmos erros".
Explicador

"Não acho necessário generalizar as máscaras FFP2"

Apesar de uma quebra da variante britânica nos contágios, é necessário "manter o confinamento" para a controlar, alerta o investigador do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Pandemia

Nem com o melhor SNS do mundo

1236
As mentiras de António Costa são indignas da dedicação exemplar dos profissionais de saúde portugueses. E o esforço destes merecia muito melhor.
Pandemia

Os governos não merecem os profissionais de saúde

149
Em política de Saúde, há décadas que a sucessão PS/PSD, com mais ou menos geringonça, mais ou menos CDS, é coerente e sintonizada em política de desinvestimento na Saúde.
Pandemia

Quo Vadimus?

A pandemia foi o stress test que faltava ao sistema de saúde. Acentuou-se a perceção de enganos que vinha do passado, afogou-se a presunção de termos um SNS quase perfeito. É tempo de emendar os erros
Coronavírus

Marta Temido alerta para "semanas muito difíceis"

120
Situação deverá continuar a ser crítica nos próximos tempos, avisa a ministra. Portugal recebeu mais 86.500 doses da vacina da Pfizer. Segunda dose já chegou a 70 mil pessoas no país.
Coronavírus

Casos descem mas pressão no SNS continua a subir

112
Baixou para 5.805 o número de novos casos mas pelo décimo dia consecutivo houve mais de 250 mortos com Covid-19 (275 nesta segunda-feira). A pressão sobre os hospitais continua, porém, a subir.
Coronavírus

Torres Vedras tem novo surto em lares, o sexto 

A Casa de Repouso Costa de Prata, em Ponte de Rol, tem 27 pessoas infetadas, naquele que é o sétimo surto em Torres Vedras. O hospital conta com 85 casos ativos e com 34 mortes desde o Natal.
Direto ao Assunto

"Vai ser fatura pesada para sistema de saúde"

Diretora-executiva da Luz Saúde, Isabel Vaz, alerta para o peso da pandemia e dos doentes por tratar, uma fatura que vai ser paga mais tarde pelos contribuintes. E critica aproveitamento político.
Noticiário

7h. Covid. Janeiro regista quase metade das mortes

"Um terramoto numa estrutura presa por arames", um “fenómeno imparável”. Especialistas ouvidos pelo Observador fazem balanço do mês e dizem que erros vêm de novembro, alguns do início da pandemia.
Coronavírus

É fundamental testar em larga escala

Se assumirmos a realidade caótica em que o país vive, é possível aumentar a capacidade de testagem. E embora seja necessário algum alívio regulamentar, não é preciso mudar a Constituição!
Pandemia

Morrendo mansamente

Os socialistas, isolados no sistema político, ignoram o imperativo ético de premiar os mais sacrificados, mas decidem vacinar deputados, autarcas e funcionários da AR antes dos mais idosos.
Coronavírus

“Transferir doentes para o estrangeiro é ridículo"

5245
Em entrevista, António Araújo, diretor de oncologia do Hospital de Santo António, diz que o Governo "nunca teve planeamento nesta pandemia", "está desesperado" e toma decisões "estapafúrdias".
Coronavírus

Médicos apelam para recurso ao SNS24 

A Associação de Medicina Geral e Familiar apela aos utentes para recorrerem sempre primeiro aos cuidados de saúde primários e ao SNS24, seja qual for o sintoma.
Explicador

Transferir doentes para fora. "Devemos munir-nos"

"Não é um imperativo imediato", explica o médico e professor Rui Nunes, "mas faz parte da gestão estratégica considerar até os cenários improváveis" para responder "sem atrasos".
Saúde no Limite

"Transferir doentes para fora é ridículo"

274
O diretor do serviço de oncologia do Hospital de Santo António, no Porto e presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos está contra a ideia de “transferir doentes para o estrangeiro".
Coronavírus

Vacina: utentes fora do SNS já se podem inscrever

Os utentes não seguidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os profissionais de saúde "em prática isolada e que não estejam inscritos numa ordem profissional" devem-se inscrever-se num formulário.
Noticiário

7h. Transferir doentes para fora é "ridículo"

159
Em entrevista ao Observador, presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos diz que o Governo está mais uma vez a ser reativo e que setores privado e social estão a ser subaproveitados.
Fact Check

O caos que se vive nos hospitais não é de agora?

225
Publicação na rede social com imagens de serviços de urgência cheios sugere que o que se vive agora nos hospitais com a pandemia repete-se todos os anos. Mas as dificuldades são, afinal, outras.
Coronavírus

Covid-19. Quase mil morreram em casa ou nos lares

306
"Jornal de Notícias" cita dados da Direção-Geral de Saúde que indicam que até ao dia 18 morreram 397 pessoas em casa e 525 em lares. "É importante saber se tiveram acompanhamento", diz pneumologista.
Coronavírus

"Hospitais são emprego para delegados políticos" /premium

806
Em entrevista ao Sob Escuta, o cirurgião José Fragata diz que gostava de ver uma DGS mais técnica e menos política, critica a falta de apoio a doentes não Covid e o relaxamento das restrições no Natal
E=mc²

Descoberto medicamento promissor contra a Covid-19

1309
O medicamento espanhol reduziu quase na totalidade a carga viral do vírus da Covid-19. O "Plitidepsina" já é utilizado em tumores e "é um dos mais promissores", acredita o virologista João Gonçalves.
Resposta Pronta

"O critério único e universal deve ser a idade"

234
“A única prioridade é vacinar pessoas com mais de 80 anos", defende o especialista em logística na saúde e professor no ISCTE. "Simplificar os critérios é privilegiar a velocidade da vacinação."
Resposta Pronta

“É preciso preparar todos os cenários”

O pneumologista e diretor da Faculdade Medicina da Universidade de Coimbra não recusa a possibilidade de Portugal precisar de apoio externo. “Até podemos ter espaços, mas não temos recursos humanos.”
Resposta Pronta

Carta aberta pede revisão do plano de vacinação

Carta aberta pede que a idade seja critério determinante na vacinação. Constantino Sakellarides, signatário, alerta ainda para a "necessidade urgente da gestão conjunta de todos os recursos de saúde".
Coronavírus

"Estamos preparados para 8 semanas muito duras" /premium

434
João Gouveia é intensivista em St. Maria e presidente da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional para a Covid. Conta como estão no limite. E diz que só em abril será possível aliviar medidas.
Resposta Pronta

O impacto da pandemia nos doentes oncológicos

Vítor Rodrigues mostra-se preocupado com o adiamento das cirurgias e apela a um “planeamento da retoma”. “Dentro do possível e enquanto for possível vamos tentar fazer rastreio e diagnóstico precoce.”
Pandemia

Vamos vacinar em velocidade, como pretende a UE?

Deixe-se, por favor, o experimentalismo. Deixe-se, por favor, a grande complicação que será visível dentro em breve. Ainda vamos a tempo de mudar isto.
Pandemia

Quo vadis meu Portugal?

Ao Senhor Presidente da República queria dizer o seguinte: não faça testes quase diários! Cria ansiedade desnecessária a um Chefe de Estado que tem como prioridade comandar um país em calamidade.
A página está a demorar muito tempo.