Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde

SNS dá "sinais de cansaço", dizem especialistas

405
Portugal tem um sistema de saúde "que não é amigo do cidadão" e que se vive uma "época difícil e complexa", sobretudo porque o SNS "dá sinais de cansaço"
Serviço Nacional de Saúde

António Costa enganou-se

356
Em nome de preconceitos ideológicos está a pôr-se em causa a qualidade e sustentabilidade do SNS, pois todos os hospitais PPP oferecem um serviço de qualidade, conforme comprovou o próprio Ministério.
Serviço Nacional de Saúde

Convenção Nacional da Saúde segue evolução do SNS

238
A Convenção Nacional da Saúde tem como "grande ambição" acompanhar durante a próxima década a evolução do sistema de saúde e dar contributos.
Taxas Moderadoras

Capitulação do bom senso

315
O outro lado da demagogia desta maioria é que enquanto acabam com taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários, os antipsicóticos mais recentes deixaram de ter comparticipação a 100%.
Serviço Nacional de Saúde

Hospital Pulido Valente sem anestesistas na escala

2.424
Médicos do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, foram surpreendidos com a falta de anestesistas na escala deste fim de semana e manifestam preocupação com o impacto da decisão nos doentes internados.
Vila Franca de Xira

Doentes em refeitórios e casas de banho?  /premium

622
A Entidade Reguladora da Saúde fiscalizou o hospital de Vila Franca. O Observador foi ver as instalações e descobriu que o refeitório foi, afinal, adaptado e só recebe doentes com alta clínica.
Taxas Moderadoras

Fim das taxas moderadoras debatido em parlamento

O Bloco de Esquerda considera que as taxas moderadoras dificultam o acesso aos cuidados de saúde primários e fala em "copagamentos encapotados". BE quer fim das taxas no atendimento e consultas.
Saúde

Fim de taxas nos centros de saúde vai ser aprovado

1.033
A proposta do Bloco de Esquerda sobre o fim das taxas moderadoras nos centros de saúde foi autonomizada da proposta de Lei de Bases e vai ser votada já esta sexta. PS, PSD e PCP aprovam.
Serviço Nacional de Saúde

IPO Lisboa precisa de mais dadores de sangue

142
O serviço de sangue do IPO de Lisboa tem novas instalações para receber os cerca de quatro mil dadores anuais, mas precisa de aumentar o número de dadores, sobretudo jovens.
Serviço Nacional de Saúde

Bloco perplexo com afirmações de César sobre PPP

185
Catarina Martins revelou "alguma perplexidade" sobre as declarações do líder parlamentar do PS, vendo a remissão da revisão da Lei de Bases da Saúde para a próxima legislatura como "um erro".
Serviço Nacional de Saúde

CDS denuncia que Algarve está a atrasar biopsias

319
O CDS denunciou que o Centro Hospitalar do Algarve tem falhado com os doentes oncológicos e disse que há casos de "adiamento de biopsias cerebrais" por falta de resposta das unidades hospitalares.
PCP

PCP recusa adiar decisão sobre PPP na saúde

111
O acordo entre o PS e o PCP para a viabilização da Lei de Bases da Saúde parece cada vez mais distante. O PCP não abdica do fim das PPP e não equaciona deixar a decisão para a próxima legislatura.
Serviço Nacional de Saúde

As várias faces das PPP na saúde

336
Os hospitais em regime PPP foram os mais escrutinados em toda a história dos hospitais portugueses. Tal como foram os que mais pagaram ao Estado e os que menos receberam em função do serviço prestado.
Serviço Nacional de Saúde

Médicos denunciam encerramento de maternidade

399
Em declarações à Lusa, Sindicato Independente dos Médicos garante que o encerramento da maternidade, "deve-se à falta de médicos pediatras que assegurem os cuidados neonatais em presença física".
Centros de Saúde

“Tou” no posto da caixa. As USFs em 2019

247
Nos centros de saúde são tantas as discrepâncias de procedimentos entre profissionais que levam a sentimentos de injustiça. Sendo que as trapalhadas sem fim do sistema informático só pioram a situação
Serviço Nacional de Saúde

Costa, Louçã e o perigoso jogo de espelhos do SNS /premium

554
O PS e o Bloco envolveram-se numa polémica estéril e pueril que trata de esconder os principais problemas de um SNS que está a ser abandonado pela classe média e se arrisca a servir apenas os pobres.
Serviço Nacional de Saúde

PCP adia decisão sobre PPPs na saúde

O PCP pediu hoje no grupo de trabalho da nova Lei de Bases da Saúde que a votação da 'Base 18' seja adiada "por mais uma semana", mas não deixou de garantir que tem "o sentido de voto bem definido".
Serviço Nacional de Saúde

SNS com mais 11 mil profissionais que em 2015

1.167
A ministra da saúde, Maria Temido, sublinhou que o Serviço Nacional de Saúde tem hoje "a maior força de trabalho de sempre". São cerca de 10.800 profissionais a mais que em dezembro de 2015.
Hospital de São João

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João

Trabalhadores da limpeza do hospital iniciaram greve de três dias com uma adesão "próxima dos 70 por cento". Instituição "para completamente" na segunda-feira, diz sindicato.
Hospitais

Hospitais do Oeste com 18 vagas para médicos

Os hospitais de Torres Vedras, Peniche e das Caldas da Rainha têm lugares para médicos de 13 especialidades, reforçando assim serviços onde se quer diminuir listas de espera.
Serviço Nacional de Saúde

600 mil doentes pouco ou nada urgentes atendidos

Quase 600 mil dos 1,6 milhões de atendimentos receberam pulseira verde, azul ou branca, sendo considerados pouco ou não urgentes, de acordo com dados disponíveis no portal da Transparência do SNS.
Saúde

Inovação em Saúde: oito tendências e um caminho

Em Portugal já existem terapêuticas alvo de contratos baseados no valor. Mas a difícil e demorada contratação pública e a dependência do Ministério das Finanças têm limitado a autonomia para inovar.
Alimentação

Pouca diversidade de fruta nas máquinas do SNS

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas considera que “a maioria das máquinas de venda não inclui uma grande parte de alimentos que são recomendados” no despacho que limita produtos prejudiciais.
Saúde

Empresa de anestesista recebeu meio milhão num ano

439
A falta de anestesistas tem obrigado os hospitais portugueses a contratar especialistas em regime de prestação de serviço. DN noticia que há empresas a receber quase o dobro do estipulado.
Saúde

Anestesistas do Hospital Amadora-Sintra em greve

491
Os médicos anestesistas do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) iniciam às 8h00 uma greve de cinco dias para exigir a contratação de mais especialistas e condições de segurança clínica.
Serviço Nacional de Saúde

Cidadãos: supletivos, excepcionais e temporários? 

A nossa esquerda está sempre em favor da iniciativa "oficial" do Estado e contra a livre iniciativa dos cidadãos. E querem convencer os cidadãos de que a melhor defesa do bem comum é exactamente assim
Serviço Nacional de Saúde

Acesso ao portal SNS passa a ser com chave móvel 

A nova chave móvel digital permite associar um número de telemóvel ao número de identificação civil e assinar de forma segura documentos. Para Marta Temido, a medida reforça a segurança do utente.
Serviço Nacional de Saúde

Na defesa do IPO de Lisboa

550
O IPO de Lisboa, os seus doentes e quem deles cuida, precisam de quem os defenda. Há urgência em contratar pessoal para que se resolver a lista de espera e, sobretudo, que se construa o novo edifício.
Serviço Nacional de Saúde

E se o Serviço Nacional de Saúde tivesse um CEO?

160
Sendo financiado com o dinheiro dos impostos como o nosso, o SNS britânico tem um CEO, Simon Stevens, está organizado como se fosse uma empresa e é independente do governo, perante o qual responde.
Saúde Pública

Teste do pezinho detetou 2.132 casos em 40 anos

187
Mais de 3,8 milhões de crianças foram rastreadas em 40 anos do teste do pezinho, tendo sido detetados 2.132 crianças com doenças raras que puderam iniciar rapidamente o tratamento.
Serviço Nacional de Saúde

Hospitais financiados de acordo com resultados

A ideia consta do Compromisso Nacional por uma Agenda de Valor em Saúde em Portugal que será esta sexta-feira assinado por várias personalidades da área da saúde.
Médicos

Ministra: reivindicações dos médicos são difíceis

Nova tabela salarial e redução de horas nos serviços de urgência "são aspetos reclamados pelos sindicatos, mas dos quais teremos muita dificuldade em nos aproximar", disse Marta Temido.
Serviço Nacional de Saúde

Mais de 84 mil queixas sobre serviços de saúde

É uma média de cerca de 230 queixas por dia. Foi um crescimento de 20% face ao ano de 2017, quando o regulador recebeu cerca de 70 mil reclamações de cidadãos.
Medicamentos

Questões clínicas, éticas e financeiras das CAR-T

Quando um tratamento pode custar 500 mil euros por doente, como nalguns casos de cancro, como se avalia a relação custo-benefício num SNS exangue onde salvar uma vida pode implicar sacrificar outras?
Enfermeiros

Hoje escrevo para si, srª. enfª Ana Rita Cavaco

245
Também eu me sinto atingido por esta falta de respeito, esta prepotência, esta falta de decoro e sentido de Estado que a Srª. Ministra da Saúde, que está mais uma vez a insultar todos os Enfermeiros.
Serviço Nacional de Saúde

Governo. Investimentos de 90 milhões nos hospitais

304
Mais de 90 milhões de euros vão ser investidos nos próximos três anos em infraestruturas e equipamentos de 10 hospitais do Serviço Nacional de Saúde, anunciou o Governo.
Hospital de São José

Obras de 1,2 milhões de euros no hospital S. José

O serviço de urgência do hospital de S. José, em Lisboa vai entrar em obras na próxima segunda-feira. As obras vão permitir aumentar as instalações em cerca de 30% e irão durar até ao final do ano.
Saúde Pública

Costa quer nova Lei de Bases da Saúde este ano

António Costa escreveu um artigo para o jornal Público em que defende a aprovação da nova lei-quadro da saúde este ano em que se assinalam os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde.
Serviço Nacional de Saúde

BE desafia PS a escolher um lado no SNS

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que este é o momento de o PS escolher um lado relativamente ao Serviço Nacional de Saúde.
Serviço Nacional de Saúde

Catarina Martins: "Não privatizamos" o SNS

781
A coordenadora do Bloco de Esquerda garantiu levar muito a sério o repto lançado por António Arnaut e João Semedo para salvar o Serviço Nacional de Saúde.
Bloco de Esquerda

Um só desígnio totalitário com tácticas contrárias

265
Se o actual Governo socialista não quer fazer novas PPPs, precisa de se proibir a si próprio com uma lei? Ou será que também o PS pensa que vai "condicionar à esquerda" futuros governos de direita?
Serviço Nacional de Saúde

Ana Catarina Mendes: "PS é o partido do SNS"

2.874
A secretária-geral adjunta do Partido Socialista garante que o Governo procurou salvar o SNS após os cortes levados a cabo pelo governo PSD/CDS. "Este é o partido de António Arnaut", acrescentou.
Ministério da Saúde

Ajudem (-n)os

295
A ministra não pode ser deixada à solta e precisa de quem lhe guie passos e palavras e lhe explique o que são os “tempos úteis”, “clinicamente aceitáveis”, “garantidos” e, sobretudo, "satisfatórios".
Serviço Nacional de Saúde

As mentiras e as aldrabices das listas de espera /premium

1.858
O anúncio de que podemos passar a tirar o bilhete de identidade em 5 minutos e o relatório que confirmava que os números das listas de espera tinham sido mascarados tirou-me do sério. E tenho provas.
PS

PS quer dispensar cobrança de taxas moderadoras

O alargamento consta das propostas de alteração ao diploma de Lei de Bases da Saúde do Governo. Para o PS, "a lei pode prever a cobrança de taxas moderadoras".
Serviço Nacional de Saúde

Marcelo. Lei que impeça PPP na saúde? "Irrealista"

Para Marcelo, uma lei de bases da saúde pode ser "mais ou menos qualificativa" quanto à frequência com que o Estado pode recorrer às PPP, mas não as deve riscar. Soou a aviso.
Serviço Nacional de Saúde

Listas. Ministra fala em suspeição intolerável

A ministra da Saúde considera uma "suspeição intolerável" dar a entender que houve eliminação de doentes das listas de espera e que foram usados mecanismos para mascarar os números.
Serviço Nacional de Saúde

Ministra da Saúde responde a bastonário

4.176
Marta Temido defende que maioria dos que morreram quando estavam em listas de espera para cirurgia cumpriam os tempos de espera previstos e acusa bastonário de "exorbitar situação sem cabimento".
Governo

Fomos aldrabados

1.081
Finanças “sãs” não se podem construir à custa da perda do direito à proteção da saúde da população, mas o saldo deste governo são piores serviços, pior acesso, falta crónica de dinheiro e mais dívida.
Hospital de Santa Maria

Doentes faltam 600 vezes por dia em dois hospitais

1.948
Mais de 135 mil consultas não foram realizadas porque os doentes faltaram no ano passado só no Centro Hospitalar Lisboa Norte, uma tendência que tem crescido nos últimos anos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Vem aí veto? Para Marcelo, é "absurdo" proibir PPP

712
Se maioria de esquerda insistir numa formulação da nova lei de bases da saúde que feche a porta às parcerias público-privado, o destino dessa proposta será um chumbo em Belém, avança o Expresso.
Serviço Nacional de Saúde

Critérios de tempos de resposta penalizam SNS

A decisão dos tempos máximos de resposta garantidos terá sido política e não baseada em critérios clínicos, conclui um relatório de grupo técnico independente criado pelo Governo.
Serviço Nacional de Saúde

Mais de 42 mil cirurgias feitas depois do prazo

383
Um quinto dos utentes que aguardam cirurgia estão há mais de 180 dias à espera — o tempo máximo previsto na lei. Ministério da Saúde quer aumentar eficiência em sete especialidades prioritárias.
Serviço Nacional de Saúde

Menos camas hospitalares: ficção ou realidade?

270
As opções existem, a alternativa a esta dura realidade também. Basta que os doentes crónicos mais vulneráveis e em fim de vida deixem de ser os parentes pobres para quem faz opções governativas.
Serviço Nacional de Saúde

SNS 24. 17% dos idosos em situação de fragilidade

De um total de 17.339 idosos contactados no âmbito do projeto Proximidade Sénior, do SNS 24, entre dezembro e fevereiro, mais de 2800 precisam de ser seguidos semanalmente.
Saúde

Para uma cobertura universal da saúde

161
Só há pouco tempo têm ganho visibilidade as lacunas no acesso a serviços prestados por psicólogos, seja relativamente ao bem-estar físico, mental e social, seja ao nível das perturbações mentais.
Serviço Nacional de Saúde

Sustentabilidade do Sistema de Saúde 

É com tristeza, mas já devia estar habituado, que assisto à permanente demagogia de anunciar medidas com aparente ganho social sem que se apresente também a Avaliação de Impactes, em especial na Saúde
Serviço Nacional de Saúde

O acesso universal à saúde 

264
O Estado garante o acesso universal, mas pode coabitar com outros operadores qualificados. Pensar um “Estado Regulador” implica uma visão mais flexível, menos blindada por constrangimentos ideológicos
Serviço Nacional de Saúde

PEV preocupado com cidadãos sem médico de família

232
O Conselho Nacional de "Os Verdes" considerou que a recuperação no âmbito da saúde "ainda não é satisfatória", depois de PSD e CDS terem passado pelo governo.
Hospitais

Hospitais públicos perdem 3 mil camas em 10 anos

Entre 2007 e 2017, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde passaram de 27.086 camas de internamento para 24.050. Em sentido inverso, os privados cresceram de 9.134 camas para 10.903.
Serviço Nacional de Saúde

Problemática ou oportunidade? Os dentistas e o SNS

289
Aguarda-se ainda resposta concreta no que se refere às condições laborais dos Médicos Dentistas do SNS e, por conseguinte, à sua carreira como quadros efetivos da Função Pública.
Enfermeiros

120 personalidades pedem discussão centrada no SNS

A carta apela ao reconhecimento dos direitos dos enfermeiros e defende uma discussão centrada no SNS. Na missiva as 120 personalidades lembram que o SNS "existe para os cidadãos" .
Serviço Nacional de Saúde

Portugueses faltaram 6 dias ao trabalho em 2018 

O Índice de Saúde Sustentável diz que os portugueses faltaram em média 5,9 dias ao trabalho, mas os cuidados de saúde do SNS evitaram a falta de mais 2,4 dias, poupando assim 894 milhões de euros.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)