O último forcing na noite desta quarta-feira deu frutos, o modelo para o FC Porto não sair prejudicado a nível do pagamento dos 40 milhões de euros foi ajustado, a confirmação chegou 24 horas depois mas quase no limite do fecho do exercício 2021/22: Vitinha está mesmo de saída do Dragão e vai reforçar o PSG.

O acordo está fechado, faltam os exames médicos e a data do anúncio: Vitinha no PSG, FC Porto recebe de imediato 40 milhões

“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 29º Q do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a acordo com o Paris Saint-Germain FC (PSG) para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Vitor Ferreira (“Vitinha”) pelo valor de 41,525M€ (quarenta e um milhões, quinhentos e vinte e cinco mil euros). Mais se informa que a FC Porto – Futebol, SAD terá encargos com serviços de intermediação de 4M€ (quatro milhões de euros)”, anunciou a sociedade azul e branca em comunicado enviado esta noite à CMVM.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O internacional português, que se junta aos compatriotas Nuno Mendes (que foi contratado no final desta temporada a título definitivo ao Sporting por 38 milhões, depois da taxa de empréstimo de sete milhões por uma época) e Danilo, já foi também apresentado pelo campeão francês após assinar contrato até 2027. O médio tinha viajado nas últimas horas para a capital gaulesa, onde realizou os habituais exames médicos.

Com mais esta venda, depois da saída de Fábio Vieira há duas semanas para o Arsenal e Luis Díaz ainda em janeiro para o Liverpool, o FC Porto consegue fechar as contas do exercício 2021/22 com saldo positivo, o que garante que não existe qualquer tipo de retrocesso no processo de saída do escrutínio do fair play financeiro da UEFA, dando ainda uma outra margem para as contratações tendo em vista a nova época.

Após ter sido campeão europeu da Youth League pelos dragões, Vitinha, que chegou ao clube da Casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso ainda infantil, jogou nos juniores, na equipa B e na formação principal em 2019/20, sagrando-se campeão antes de rumar a Inglaterra por empréstimo ao Wolverhampton (22 jogos com um golo e uma assistência em 2020/21). Depois, a formação inglesa não exerceu a cláusula de opção que estava fixada nos 20 milhões de euros, o médio voltou ao Dragão, mostrou que merecia ser aposta, ganhou o lugar habitualmente de Sérgio Oliveira e acabou a época com quatro golos e outras tantas assistências em 47 jogos, conquistando nova dobradinha pelos portistas. Segue-se agora o PSG.

“Caros portistas, os dias são incontáveis. Os momentos inesquecíveis. O FC Porto é assim. Enche-nos de memórias, reescreve o nosso ADN e dá-nos valores para a vida, que transportamos juntamente com esta bandeira azul e branca. A multidão grita como um só, porque é aquilo que somos. Faltam-me as palavras para vos dizer o quanto tenho a agradecer. Pelo carinho, pelos ensinamentos, pelo apoio. Por tudo. Nós, portistas, somos especiais e agradeço a todos, incluindo o nosso presidente, os treinadores que tanto acrescentaram ao que sou hoje e os companheiros com quem partilhei momentos que ficam para sempre”, começou por escrever o jogador numa longa carta de despedida publicada nas suas redes sociais.

“Como outros anteriormente, chegou a minha vez de iniciar uma nova etapa, para a qual contribuí com o meu trabalho diário. Deixo o FC Porto mas não deixo de ter o FC Porto comigo. Estarei sempre a torcer pelo meu clube do coração e parto confiante em mais anos de sucessos para as nossas queridas riscas azuis e brancas. Gostava de continuar convosco a meu lado, agora num palco diferente. Mas com uma certeza, onde quer que esteja: sempre Porto”, concluiu o médio que estava no clube desde os infantis.