Os autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) aprovaram esta sexta-feira, por unanimidade, uma proposta “para a consagração do ano de 2024 à evocação e celebração da vida e obra” da escritora e poeta Sophia de Mello Breyner Andresen.

A votação da proposta ocorreu na reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), que decorreu na sede da AMP, no Porto, cidade natal da escritora.

A deliberação “permite que 2024 seja um ano em que a Área Metropolitana do Porto homenageia uma das figuras mais ilustres que temos no nosso país e na história da nossa literatura“, disse o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, previamente à votação.

Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das mais distintas vozes literárias do século XX português, nasceu no Porto, em 1919, e morreu em Lisboa, a 2 de julho de 2004, e foi a primeira mulher portuguesa a receber o Prémio Camões, em 1999.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na reunião foi também debatida a proposta de uma Carta Metropolitana para a Cultura, tendo o secretário executivo da AMP João Carapeto feito um ponto de situação dos trabalhos.

O responsável disse que a criação da carta surge “como uma forma de criar uma sensação de pertença” à AMP, sendo a cultura “uma das formas muito interessantes de chegar a esse desiderato”.

Atualmente, existe uma “versão zero” da carta, resultado de um conselho metropolitano de vereadores realizado em São João da Madeira, no distrito de Aveiro, a 31 de maio.

Na sequência da reunião surgiram também, segundo João Carapeto, propostas e documentos sobre “o que poderá ser a atividade, em cultura, da área metropolitana”, tendo aparecido “um conjunto de possibilidades de eixos estratégicos que possam nortear a atividade” da AMP nesse domínio.

O secretário técnico pretende que, daqui em diante, a consolidação da criação da carta seja “o mais participada possível”, com técnicos, agentes e públicos.