Lucas, o pinguim africano que vive no jardim zoológico de San Diego, nos Estados Unidos da América, sofre de uma doença degenerativa que lhe limita os movimentos. No entanto, tudo ira mudar graças a um presente que o zoo recebeu e que mudou para sempre a vida deste animal: umas botas ortopédicas.

Os problemas médicos começaram há três anos. Lucas desenvolveu uma infeção na coluna que começou a debilitar os seus músculos. Em comunicado, a San Diego Wildlife Alliance explica que o pinguim sofre de uma doença conhecida por “bumblefoot“, que causa feridas e dores nas pernas.

De forma a contribuir para a qualidade de vida de Lucas, a organização Thera-Paw, que cria produtos para a reabilitação e assistência de animais com necessidades especiais, desenhou umas botas ortopédicas pensadas na condição de Lucas. “Ao longo dos anos, lidamos com casos desafiadores como o de Lucas –  e cada um é especial e memorável. Nunca esquecemos quando vemos a vida de um animal melhorar drasticamente depois de usar um dos nossos acessórios. É isso que nos inspira todos os dias”, disse a  fundadora e presidente da organização, Ilaria Borghese, à CNN Brasil.

As botas permitem que o pinguim se mova confortavelmente e consiga escalar, nadar e fazer ninhos como qualquer outro membro da sua espécie, aponta o El Mundo.  “Conheço o Lucas há muito tempo, então poder dar-lhe uma oportunidade de viver uma vida normal faz-me sorrir. As botas são acolchoadas e têm velcro o que permite que ele volte a participar plenamente na sua colónia e consiga ter comportamentos normais de um pinguim”, detalhou a veterinária chefe do jardim zoológico de San Diego, Beth Bicknese, num comunicado citado pelo El Mundo.

Debbie Denton, uma especialista em cuidados com a vida selvagem do jardim zoológico, revelou a agradável surpresa da rápida adaptação de Lucas aos seus novos sapatos. “Ficámos agradavelmente surpresos com a rápida mudança do Lucas assim que lhe colocámos as botas. Vê-lo mexer dá-nos esperança que ele consiga manter uma vida plena”, afirma à CNN Brasil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR