Gripe

Gripe

Morreu em Luanda doente com Gripe A

Uma mulher que esteve recentemente no Brasil morreu, nesta quarta-feita, com Gripe A em Luanda. A doente manteve-se isolada e as pessoas em contacto direto consigo estão sob vigilância médica.
Gripe

Gripe com incidência baixa

Na semana passada, a gripe apresentou uma taxa de incidência baixa, verificando-se um uma tendência estável. Foram reportados 13 casos de gripe pelas 23 unidades de cuidados intensivos estudadas.
Gripe

Gripe baixou de intensidade e está a diminuir

A taxa de incidência de síndroma gripal foi de 37,6 por cada 100 mil habitantes e foi observada uma "diminuição dos casos positivos para gripe" , indica o documento divulgado esta quinta-feira.
Gripe

Gripe continua em tendência decrescente

Foram reportados 17 casos de gripe pelas 24 unidades de cuidados intensivos que enviaram informação. A taxa de incidência de síndroma gripal foi de 40,9 por 100.000 habitantes.
Almada

Garcia de Orta. 7 enfermeiros com gripe A

Contrariamente à denúncia, a administração do hospital afirma que apenas "três enfermeiros" contraíram a doença, e que "só dois são do serviço da urgência", os quais tiveram tratamento e isolamento.
Gripe A

Gripe A. Quatro novos casos em Viana de Castelo

Os novos doentes deram entrada na última semana, sendo que "não necessitam de cuidados diferenciados", disse o presidente do conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
DGS

Gripe. DGS não prevê aumento do número de casos

A Direção-Geral de Saúde acaba de anunciar os seus dados referentes ao impacto da gripe em Portugal registados nos últimos tempos. Tudo aparenta estar estável.
Madeira

Gripe. 300 pessoas atendidas em áreas adicionais

No Funchal, já há áreas adicionais de observação e atendimento do doente a funcionar, no âmbito do plano de ativação de contingência de inverno. É expectável que a gripe chegue nos próximos dias.
Gripe

Gripe em fase epidémica com intensidade moderada

A gripe em Portugal manteve-se na semana de 14 a 20 de janeiro numa fase de atividade epidémica, tendo sido reportados 22 casos de gripe pelas 28 unidades de cuidados intensivos.
Viana do Castelo

Internados dois adultos com gripe A

Os dois doentes encontram-se estáveis e não precisam de cuidados diferenciados. O internamento ocorreu esta semana, no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Saúde

Avaliador de sintomas só para gripe e para quem vê

O avaliador de sintomas só funciona para a gripe e dá indicações a um doente ou a um cuidador do que fazer face aos sintomas que foram assinalados e a variáveis como o sexo e a idade do paciente.
Gripe

Surto de gripe em Portugal é dos mais intensos

797
Portugal, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Croácia e Bósnia-Herzgovina estão num nível médio de intensidade de gripe. Turquia e Montenegro estão em nível alto.
Gripe

Gripe em fase de epidemia com tendência estável

A atividade gripal epidémica tem uma tendência estável, tendo apresentado uma descida acentuada em relação à primeira semana, com uma taxa de incidência de 48,8 por 100 mil habitantes.
Gripe

Gripe em Portugal já entrou em fase epidémica

A gripe entrou na semana passada em atividade epidémica em Portugal. A taxa de incidência de gripe foi de 80,9 casos por 100 mil habitantes na primeira semana de janeiro.
Macau

Homem de 86 anos morreu em Macau vítima de gripe A

Vítima foi diagnosticada com gripe em dezembro de 2018 na China continental e a situação agravou-se recentemente. Estão ainda duas pessoas hospitalizadas, entre as quais uma criança de 4 anos.
Serviço Nacional de Saúde

Afluência às urgências e tempos de espera aumentam

Frio aumentou tempo de resposta nas urgências hospitalares. Sábado 10 hospitais tinham tempos de espera acima do recomendado para urgências. Domingo quase 20 hospitais tinham tempos acima de uma hora.
Gripe

Vacina da gripe "deve ser grátis" a partir dos 60 

Na Europa, a gripe encontra-se neste momento com tendência crescente e há em circulação vários tipos e estirpes de vírus, embora o H1N1 seja o predominante.
Gripe

Gripe pode entrar em epidemia dentro de uma semana

456
A diretora-geral explicou que nesta altura, em Portugal e na Europa, circulam vírus com "baixa intensidade" e que não se entrou ainda no período epidémico, o que deve acontecer dentro de poucos dias.
Saúde

Sabe qual a é a doença infeciosa com mais impacto?

O vírus influenza é atualmente o vírus com maior impacto na sociedade Europeia em termos de número de pessoas atingidas, absentismo, caos nos serviços de saúde, hospitalizações e mortes.
Gripe

Mais de mil casos de gripe no inverno passado

A atividade gripal do ano passado foi de "intensidade baixa-moderada", segundo o relatório anual do Programa Nacional de Vigilância da Gripe. Este ano, a campanha de vacinação começa na segunda-feira.
Vacinas

DGS garante: vacina da gripe não será racionada

A diretora-geral de Saúde garantiu que "não há racionamento da vacina da gripe" e que, em caso de necessidade, os centros de saúde devem fazer permutas para responder às necessidades dos utentes.
Vacinas

Milhares de vacinas da gripe acabam no lixo

A bastonária dos Enfermeiros apela a que não haja este ano "racionamento da vacina da gripe", indicando que a gestão dos 'stocks' tem levado a que todos os anos "vão para o lixo milhares de vacinas".
Vacinas

Vacinação contra a gripe arranca a 15 de outubro

161
A vacinação começa 2 semanas depois do habitual, para garantir uma "melhor e maior proteção durante o período da epidemia de gripe", que em Portugal costuma ter início na segunda quinzena de dezembro.
Gripe

Vacinação contra gripe baixou em todos os grupos

Vacinaram-se menos 120 pessoas contra a gripe durante esta época gripal em comparação com à anterior. A vacinação foi mais baixa em todos os grupos populacionais.
País

Flu Summit: Porque a gripe é um assunto sério

Como os sistemas de saúde se preparam para as epidemias anuais, como é que a população se pode proteger e qual o papel da vacinação contra a gripe foram os principais temas de debate.
Holanda

Gripe aviária obriga a abater 36 mil animais

Na Holanda, um surto de gripe aviária suspeita de ser altamente patogénica foi detetado numa herdade avícola. Todos os 36 mil animais serão abatidos.
Gripe

Atividade gripal mantém-se com baixa intensidade

Na semana de 12 a 18 de fevereiro, foram internados 11 doentes nos Cuidados Intensivos com gripe, menos seis do que na semana anterior. Os atendimentos no SNS 24 por síndrome gripal também baixaram.
Gripe A

Gripe A faz terceira vítima mortal na Madeira

Uma mulher de 63 anos morreu vítima de ripe A e aumentou para três o número de vítimas mortais da doença na Madeira. Atualmente, sete pessoas permanecem internadas com gripe A.
Gripe

Gripe com tendência decrescente

O número e a proporção de consultas por síndrome gripal apresentam uma tendência decrescente pela quinta semana consecutiva. Também o atendimento no SNS 24 tem estabilizado nas últimas semanas.
Madeira

Gripe levou mais de 700 pessoas aos hospitais

Desde 31 de janeiro foram atendidos 765 utentes com sintomas gripais nos serviços de saúde da Madeira. Neste momento há 17 pessoas internadas nos cuidados intensivos.
Gripe A

Antiviral contra a gripe A vai ser incinerado

201
A reserva do antiviral Oseltamivir, adquirida em 2005 por 22,5 milhões como prevenção contra uma pandemia de gripe A, vai ser incinerada. As doses deixaram de ter condições de segurança.
Gripe

Epidemia de gripe com tendência decrescente

A epidemia da gripe apresenta agora uma "tendência decrescente". Na última semana, verificou-se uma diminuição da procura dos serviços de urgência e do número de internamentos por todas as causas.
Gripe

Menos vacinas da gripe dadas em toda a Europa

O número de vacinas da gripe dadas a grupos de risco caiu durante sete anos. As autoridades de saúde internacionais alertam para a diminuição da proteção de grupo e para o risco de pandemia.
Gripe

BE quer contratação de enfermeiros de contingência

Catarina Martins, defendeu a contratação permanente dos enfermeiros que foram admitidos nos hospitais no âmbito do plano de contingência da gripe.
Gripe

Gripe em Portugal é de baixa intensidade e estável

A atividade gripal em Portugal é considerada de "baixa intensidade" com tendência estável, segundo o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe do Instituto Ricardo Jorge.
Gripe

Cerca de 1,2 milhões vacinados contra a gripe

Desde 1 de outubro foram vacinadas contra a gripe sazonal 61,2% das pessoas com 65 ou mais anos e precisamente metade dos indivíduos portadores de doença crónica.
Macau

Gripe. Mais 40 mil doses de vacina chegam a Macau

Os Serviços de Saúde de Macau tinham adquirido para 2017-2018 120 mil doses de vacina, mas decidiram reforçar as doses ainda existentes, menos de cinco mil, com uma encomenda de mais 40 mil.
Doenças

Sarampo, hepatite A e outros surtos de 2017

Se as doenças não forem detetadas na primeira observação clínica pode estar a abrir-se a porta a um surto. Aconteceu com o sarampo em Portugal e com a MERS-CoV na Coreia do Sul.
Gripe

A nova plataforma revolucionária que vigia a gripe

O Instituto Ricardo Jorge criou uma plataforma "revolucionária para vigilância" da gripe. O sistema online vai permitir analisar o genoma completo do vírus da gripe.
Cancro

Vírus da gripe inibe desenvolvimento de cancro

O vírus da gripe modificado inibe o desenvolvimento do cancro do pâncreas. O estudo foi feito por investigadores da Universidade Queen Mary, em Londres.
Ciência

Vacina oferece proteção universal contra gripe

Uma nova vacina que usa nanopartículas conseguiu oferecer proteção universal contra os vírus da gripe tipo A. Em estudos realizados com ratos, conseguiram imunidade duradoura.
Enfermeiros

BE quer contratação permanente de enfermeiros

O Bloco de Esquerda quer que os enfermeiros que entraram no Serviço Nacional de Saúde temporariamente, devido ao pico da gripe, sejam contratados permanentemente. Ao todo, são 200 profissionais.
Gripe

Mulher morre de gripe A no Funchal

Uma mulher de 59 anos morreu no Hospital Central do Funchal, na Madeira, vítima de gripe A, sendo que existem mais duas pessoas internadas com a mesma doença naquela unidade.
Gripe

Mais de 49 anos? Talvez não possa combater a gripe

159
Já houve gripes piores? Já. Mas sabia que a maior parte das pessoas com mais de 49 anos não consegue combater este vírus? E a vacina? Tem mesmo eficácia? Explicador sobre a gripe.
DGS

DGS. Epidemia de gripe estabilizou

Graça Freitas afirmou que se tudo continuar como até agora, a atividade gripal deste ano é menos intensa do que no ano passado -- mas pior do que a de há dois anos.
Gripe

Pico da gripe será nos próximos dias

O presidente do laboratório de referência para a gripe estima que o pico da doença se atinja nos próximos dias e que o surto não seja muito complicado este ano.
Vila Nova de Gaia

Hospital de Gaia com mais 40 camas devido à gripe

Devido ao "acréscimo de mais 150 doentes" ao serviço de urgência do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), foram criadas mais 40 camas neste período de contigência de gripe.
Centros de Saúde

Coimbra. Centros de saúde abrem aos fins de semana

Os centros de saúde de Coimbra vão estar abertos aos fins de semana durante o mês de janeiro. A decisão prende-se com o pico da gripe.
Macau

Macau. Casos de gripe disparam

Os casos de gripe dispararam na primeira semana do ano em Macau. Desde o início de 2018, já foram registadas 152 ocorrências.
Centros de Saúde

Centros em Lisboa e Vale do Tejo alargam horário

Trinta e cinco centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo vão não só ter horário alargado durante a semana até finais de janeiro, mas também haverá mais unidades de saúde abertas ao fim-de-semana.
Urgências

Gripe. Hospitais já abriram mais de 700 camas

Os hospitais do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo já abriram 80% das camas extra previstas nos planos de contingência para fazer face ao aumento da afluência resultante da epidemia de gripe.
Gripe

DGS: atividade gripal é leve a moderada

O país está em epidemia de gripe mas a atividade gripal é leve a moderada. A Direção-Geral da Saúde indica que nesta época foram internados 15 doentes com gripe nos cuidados intensivos.
Serviço Nacional de Saúde

Incidência da gripe em Portugal é "moderada"

DGS diz que nunca foram vacinadas tantas pessoas contra a gripe em Portugal como este ano. Mais de 1,3 milhões de pessoas receberam a vacina num ano com atividade "leve a moderada" da doença.
Gripe

Diretora-geral da Saúde alerta para gripe

127
Os casos de gripe estão a aumentar e as próximas semanas deverão ser "mais críticas", alertou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, assegurando que o país está preparado para a epidemia.
Gripe

Horários de centros de saúde alargados

Os horários de alguns centros de saúde em Lisboa vão alargar devido à gripe. Os profissionais de saúde vão dar prioridade a estes casos, sendo que algumas consultas vão ter de ser adiadas.
País

Afinal o que é a gripe? Tire todas as dúvidas

Previna-se desde já, até porque este pode ser um ano de intensa atividade gripal
País

A Gripe está a chegar: Proteja-se

205
O frio veio para ficar e com ele chega também a gripe. Nunca é demais lembrar os sintomas da doença e como a podemos prevenir, nomeadamente através da vacinação.
País

6 coisas que deve saber sobre a gripe

Nos meses mais frios, a frase “acho que estou a chocar uma gripe” ocupa um lugar cimeiro nas mais ouvidas. Mas, afinal, o que é isso de gripe? Como se transmite? Em que é que a vacina pode ajudar?
Gripe

Quebra de 12% na venda de vacinas

As farmácias portuguesas venderam este ano menos 57 mil vacinas contra a gripe do que em igual período do ano passado. Existem 2.500 farmácias habilitadas a administrar a vacina.
Presidente Marcelo

Marcelo vacinou-se contra a gripe

Marcelo Rebelo de Sousa, em conjunto com o ministro da Saúde, vacinou-se contra a gripe. O Presidente da República pediu a todos os portugueses que sigam o seu exemplo.
Vacinas

Marcelo apela à vacinação contra a gripe

Marcelo diz que faz parte de um grupo de risco, por ser idoso, mas apelou a todos os portugueses que não adiem a vacinação e se protejam contra a gripe deste ano.
Saúde

Gripe. "Vacinar, vacinar", pede DGS

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, reforçou o apelo à vacinação contra a gripe, sublinhando que a estirpe que se espera que seja a dominante este ano é propensa a provocar casos mais graves.
Vacinas

Gripe. Um milhão de portugueses já se vacinou

Cerca de um milhão de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinou contra a gripe, de acordo com os novos dados do Vacinómetro, que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)