759kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Gripe

DGS

Quase 2,5 de pessoas vacinadas contra a gripe

Desde o início da campanha de vacinação, em setembro, foram vacinadas 1.975.078 pessoas contra a Covid-19 e 2.480.635 contra a gripe. Maioria das vacinas foram dadas nas farmácias.
Vacinas

4,4 milhões vacinados contra gripe e Covid-19

Cobertura vacinal contra a gripe nos maiores de 60 anos está nos 65,95% e entre os 60 e os 69 anos nos 51,88%. Farmácias administraram mais de 70% das vacinas contra a gripe e 69% contra a Covid-19.
Saúde

Menos casos de gripe e internamentos estabilizam 

Desde o início da época, os hospitais notificaram 69.359 casos de infeção respiratória e foram identificados 14.310 casos de gripe. Foram ainda reportados 401 casos de internamento por RSV.
Vacinas

35.929 vacinados contra a gripe na última semana 

Cobertura vacinal contra a gripe nos maiores de 60 anos está nos 65,38% e entre os 60 e os 69 anos nos 51,14%. Maior parte das vacinas foi administrada nas farmácias.
Fact Check

Testes que detetavam Covid detetam agora a gripe?

Publicação sugere que os testes PCR não são credíveis, porque "de repente" passaram a detetar o vírus da gripe. Mas a técnica PCR permite detetar o vírus que se procurar a partir de uma única amostra.
Serviço Nacional de Saúde

Gripe: mais de 2,4 milhões de vacinados

Regista-se maior cobertura vacinal na gripe, com mais de 2 milhões de pessoas vacinadas. Maioria das vacinas foram administradas nas farmácias. População com mais de 60 anos foi a que mais se vacinou.
Vacinas

Perto de 80% dos idosos vacinou-se contra a gripe

O cumprimento e a superação da meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra "a confiança dos portugueses na vacinação".
Noticiário

10h. Carla Castro. Mayan pede "reflexão" interna

Mayan Gonçalves pede uma reflexão aos elementos do partido. Descreve a saída de Carla Castro como um "síntoma de algo mais profundo". Vacinação contra a gripe deve ser alargada abaixo dos 50 anos?
Explicador

Vacinação deve ser alargada a pessoas mais novas?

É fulcral alargar a vacinação, que previne a doença mais grave, por causa do aumento da mortalidade. O pneumologista, Carlos Robalo, explica que a vacinação devia ter começado antes da altura crítica.
Noticiário

19h. Gripe. DGS pondera alargar vacinação

A intensa atividade gripal e a elevada mortalidade levaram a DGS a alargar a faixa etária. Ainda a crise na Global Media e as declarações de Marcelo no congresso dos jornalistas.
Vacinas

DGS admite alargar vacinação. Mortalidade preocupa

DGS está preocupada com a atividade gripal intensa e com a mortalidade (nomeadamente a registada em adultos mais velhos) e pondera alargar ainda mais a vacinação. Pneumologistas aplaudem a decisão.
Gripe

OMS preocupada com pressão nos hospitais

Na região europeia as hospitalizações por gripe aumentaram 58%, nas últimas semanas, relativamente às anteriores, e as entradas nos cuidados intensivos cerca de 21%.
Saúde

DGS pode baixar idade da vacinação contra a gripe

Diretora-geral da saúde não descarta alargamento da vacinação contra a gripe nas camadas mais jovens da população, garantindo que a prioridade continuam a ser as pessoas com mais de 60 anos.
Noticiário

16h. Covid-19. Vacinação alargada a maiores de 18

Alargamento acontece um dia depois da Direção-Geral de Saúde ter recomendado a vacinação contra a gripe para todos com mais de 50 anos de idade. Norma entra em vigor já na próxima segunda-feira.
Noticiário

15h. COVID-19. Vacinação para maiores de 18 anos

O anuncio é da DGS, um dia depois de ter recomendado a vacinação contra a gripe a quem tem mais de 50 anos. E na VI Convenção Nacional do Chega, André Ventura aponta o dedo ao PSD de Luís Montenegro.
Saúde

Liga dos Bombeiros quer programa de vacinação

A proposta dos bombeiros à DGS sugere que a vacinação possa ser feita em qualquer centro de saúde ou farmácia integrada no programa de vacinação
Serviço Nacional de Saúde

Amadora-Sintra aciona plano de contingência

O Hospital Amadora-Sintra acionou o plano de contingência para responder a doentes com infeções respiratórias e necessidade de internamento, reconvertendo camas e contratualizando fora da instituição.
Saúde

Mortalidade entre os 45 e 60 ainda por explicar

Gustavo Tato Borges refere que subtipo do vírus da gripe em circulação, temperaturas baixas e dificuldades no SNS podem explicar aumento da taxa de mortalidade na faixa entre os 45 e 64 anos.
Resposta Pronta

Gripe. “Não interessa poupar vacinas"

Vacinação contra gripe e Covid-19 alargada a mais de 50 anos. Pneumologista Carlos Robalo Cordeiro defende que a vacinação, além do grupo de risco, "devia incluir quem tem proximidade com o público”.
Noticiário

14h. DGS alarga recomendação ao combate da gripe

A Direção Geral da Saúde vai alargar a recomendação para vacinação contra a gripe a pessoas com mais de 50 anos. Ainda, o MAI diz que o Estado não tem capacidade para responder às exigências da PSP.
Noticiário

12h. Sara Carreira. 3 arguidos com pena suspensa

Ivo Lucas, Cristina Branco e Paulo Neves receberam penas suspensas no caso da morte da cantora Sara Carreira. Ainda neste jornal, vacinação contra Gripe e Covid-19 alargada a maiores de 45 anos.
Gripe

Afinal, vacinas alargadas só para 50 anos ou mais

Margarida Tavares, secretária de Estado da Promoção da Saúde, tinha indicado que vacinação contra gripe ia ser alargada para idades a partir dos 45. Ministro da Saúde retificou: é partir dos 50.
Estados Unidos da América

EUA: máscaras novamente obrigatórias em hospitais 

Centros de cuidados médicos em cinco Estados dos EUA tornaram obrigatório o uso de máscaras. Aumento de contágios é difícil de medir devido a muitos Estados terem deixado de reunir informação.
Saúde

UCI: internamentos por gripe em queda

Os internamentos por gripe nas Unidades de Cuidados Intensivos diminuíram na primeira semana do ano para 11,7% face à época do Natal e Ano Novo.
Mortalidade

"Excesso muito elevado" de mortalidade em Portugal

Portugal é o único membro da rede europeia de mortalidade registado com o nível "excesso muito elevado". Seguem-se Escócia e Grécia com "excesso moderado" e Espanha e Alemanha com "excesso reduzido".
Saúde

DGS. "Portugal vai manter excesso de mortalidade"

Rita Machado, diretora da DGS, admite que o excesso de mortalidade nos pacientes acima de 45 anos se vai manter esta semana devido às temperaturas baixas e ao grande número de infeções respiratórias.
Espanha

Uso de máscara obrigatório em unidades de saúde

As máscaras voltam esta quarta-feira a ser obrigatórias nos hospitais e centros de saúde em Espanha, onde o eram em apenas seis comunidades autónomas. A ministra não esclareceu a duração da medida.
Vacinas

Gripe. Cobertura vacinal abaixo do que indica OMS

Recomendação da OMS para a cobertura vacinal da gripe nas pessoas com mais de 65 anos é de 75%. No entanto, cobertura vacinal contra a gripe acima dos 60 anos ronda os 63%, em Portugal.
Vacinas

Gripe. Atraso na vacinação aumenta internamentos

Entrada das farmácias no processo de vacinação, fadiga pandémica e uma fraca campanha de sensibilização enfraqueceram a cobertura vacinal contra a gripe. Consequências já são visíveis nos hospitais.
Espanha

Espanha: máscara em hospitais e centros de saúde

Espanha vai voltar a impor o uso obrigatório de máscara em hospitais e centros de saúde já a partir de quarta-feira. Medida inicial passava pela recomendação, mas comunidades autónomas rejeitaram.
Direção Geral da Saúde

Gripe. DGS recomenda máscara em espaços fechados

Devido ao "aumento do impacto da epidemia de gripe", a Direção-Geral da Saúde sugere que a população volte a utilizar a máscara em espaços fechados e locais "muito frequentados".
Gripe

Gripe com mortalidade acima do esperado 

A mortalidade por infeções respiratórias estão acima do esperado nas pessoas com mais de 45 anos. Houve um aumento da proporção de casos de gripe, 36 casos reportados na semana 52 de 2023.
Noticiário

10h. Gripe. Mortalidade elevada acima dos 45 anos

São dados do Boletim do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge sobre a última semana. E Luís Filipe Menezes pede que António Costa seja proibido de participar em atos públicos até às eleições.
Noticiário

8h. Gripe. Hospitais cancelam atividade programada

Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares admite impacto na atividade regular dos hospitais. E, arranca hoje o Congresso Nacional do PS. Pedro Nuno Santos é consagrado líder do partido.
Conferência de Imprensa

O que não deve comer quando tem uma gripe?

O amor de Hollywood pelas marcas continua, agora com o novo filme "Ferrari". Saiba ainda quais os alimentos que podem acelerar a recuperação de uma gripe e outros que só vêm para atrapalhar.
Gripe

ULS Viseu Dão-Lafões ativa plano de contingência

A Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões anunciou que, tendo em conta a transmissão de vírus respiratórios, ativou o plano de contingência sazonal, que prevê a obrigatoriedade de máscara. 
Vacinas

Gripe: mais de 2,2 milhões de pessoas vacinadas

Desde o início da campanha de vacinação, mais de 2,2 milhões de pessoas receberam a vacina contra a gripe. A maior parte foi dada nas farmácias e 669.068 foram ministradas no SNS.
Noticiário

17h. CTT. BE nega ter negociado compra de ações 

A maioria dos partidos já veio criticar o Bloco de Esquerda, mas os bloquistas garantem que as acusações de conluio politico são falsas. Ainda neste jornal, a corrida aos testes da gripe A.
Direto ao Assunto

Gripe A. "É preciso dar uma resposta alternativa"

Xavier Barreto acredita que para combater surto de Gripe A "é preciso pensar numa resposta que não sejam os hospitais". Afirma ainda que melhor hipótese para janeiro seria "reorganizar as urgências".
Saúde

Hospital de Évora tem cuidados intensivos cheios

O Hospital do Espírito Santo de Évora tem unidade de cuidados intensivos com lotação completa e a maioria dos casos está relacionada com doenças respiratórias. O balcão de medicina interna já reabriu.
Noticiário

18h. Líbano culpa Israel por ataque a Beirute

O Hamas confirma que um vice-líder do grupo islâmico morreu. Ao todo, o ataque fez 6 mortos. Ainda neste jornal, recomendações do Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia para a gripe A.
Hospitais

Abrantes atinge limite nos cuidados intensivos

O Hospital de Abrantes atingiu o limite da capacidade de internamento em cuidados intensivos, "com 80% dos casos a dever-se a infeções respiratórias", designadamente gripe A.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.