235kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Gripe

Gabinete de Crise

Gripe A e Covid-19: como tratamos as pandemias?

De 2009 a 2020 os serviços de saúde evoluíram e fez-se um trabalho que ajudou a reagir à primeira fase da covid-19. Ana Jorge, então ministra da saúde, recorda como respondeu à crise da Gripe A.
Coronavírus

Inverno. Podemos ter menor imunidade contra vírus

582
A prevenção contra o coronavírus protegeu-nos de outros vírus respiratórios, mas pode ter reduzido a imunidade. Manter estilo de vida saudável e usar máscara no pico da gripe podem ajudar, diz médico.
Serviço Nacional de Saúde

SNS tem custo médio anual de 3,9 milhões com gripe

O custo médio anual por doente é de 3.302 euros e ascende aos 4.714 euros nas pessoas com mais de 65 anos com comorbilidades. Estudo revela ainda que a maior taxa de hospitalização se deu em 2017/18.
Gripe

A vacinação da gripe pode reduzir risco de doenças

Um estudo defende uma maior aposta na vacinação da gripe para que haja uma redução do risco de consequências. Autor defende a sua inclusão no Plano Nacional.
Cabo Verde

Cabo Verde prepara medidas para gripe das aves

"Em Cabo Verde ainda não há suspeita, mas estamos a acompanhar a situação e a preparar para a tomada das medidas em caso de aparecimento de qualquer surto", adiantou a Direção Geral de Agricultura.
Gripe

Gripe residual e sem casos detetados 

A intensidade da gripe sazonal é residual, com uma incidência de 6,05 por 100.000 habitantes entre 25 e 31 de janeiro. O número de consultas por causa da gripe "manteve-se na área de atividade basal".
Gripe

Afinal a gripe não se juntou à Covid. Foi bom, mas

1064
Só 9 casos foram notificados. Mesmo com testes, gripe quase não apareceu. Medidas contra a Covid-19 ajudaram, tipo de vírus também. Mas pode ser difícil saber que vacina distribuir no próximo inverno.
Gripe

Novas estirpes do vírus da gripe mais violentas

Este ano as estripes do vírus da gripe sazonal são mais violentas e poderá existir um maior risco para as pessoas mais vulneráveis, afirma o especialista em doenças infecciosas, Francisco Antunes.
Estudo Científico

Cientistas identificam células que melhoram defesa

Cientistas identificaram um tipo de células imunitárias nos pulmões que melhoram as defesas contra o vírus da gripe, uma descoberta que poderá potenciar o desenvolvimento de vacinas de longa duração
Coronavírus

Frio nas escolas. "Só me apetece chorar" /premium

2436
A fotografia foi tirada em Serpa, mas podia ter sido noutra escola do país, especialmente tendo em conta as baixas temperaturas que se fazem sentir. O arejamento é recomendado, mas o bom senso também.
Gripe

Gripe de aves. França com 61 focos de contaminação

178
A França contabilizou a existência de 61 focos de contaminação de gripe das aves desde sexta-feira. A maioria desses surtos localiza-se na região de Landes.
Coronavírus

Instituto Ricardo Jorge recruta para vigilância

133
O projeto Gripenet pretende identificar padrões de sintomatologia compatível com a Covid-19 para identificar tendências na evolução no número de casos.
Gripe

Gripenet. Plataforma monitoriza gripe e Covid-19

O Gripenet, inserido no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, conta com a ajuda dos cidadãos para analisar a evolução de gripe no país. Agora, vai registar também as tendências da Covid-19.
Coronavírus

Mais internados com Covid-19 do que com gripe

Segundo um estudo, registou-se quase o dobro de pessoas internadas durante o auge da pandemia do que no pico da gripe na temporada 2018/2019. A taxa de mortalidade foi também três vezes maior.
Fact Check

Farmácias criaram "falsas expectativas" na gripe?

398
Coordenador da task force atirou responsabilidades por falhas na campanha da gripe para cima das farmácias. Foi este setor o responsável pelas "expectativas" da população?
Coronavírus

Internados Covid-19 com maior risco de morte

Quando se comparam os doentes internados com Covid-19 ou com gripe, os primeiros têm uma maior probabilidade de precisarem de tratamento intensivo, de terem problemas noutros órgãos e de morrerem.
Gripe

Época da gripe ainda não chegou a Portugal

858
Havia a esperança de que as medidas de prevenção contra a transmissão do SARS-CoV-2 protegessem também de outras infeções respiratórias. Até agora, de facto, a atividade gripal está abaixo da de 2019.
Saúde

França deteta primeiro surto de gripe aviária

Surto em Benesse-Maremne foi confirmado pelo laboratório da Agência Nacional de Segurança Sanitária Alimentar que determinou "medidas sanitárias rigorosas" na fazenda onde foi detetado.
Gripe

Gripe. 49,9% dos utentes de risco vacinados

Cerca de metade dos portugueses que fazem parte dos grupos de risco já se vacinaram contra a gripe. Entre os idosos com pelo menos 65 anos, 57,1% já estão vacinados contra a gripe.
Saúde

Porque não há vacinas da gripe nas farmácias?

898
Os armazenistas dizem que desta última entrega, 40% foi cativado pelo Estado, reduzindo ainda mais a quantidade de vacinas disponíveis para as farmácias. Onde andam essas vacinas? Onde vão ser usadas?
Saúde

Proteja-se da Covid-19. Proteja-se da pneumonia

125
É importante lembrar que a pneumonia mata 16 pessoas por dia em Portugal, e 11 mil pessoas por mês em contexto europeu, segundo dados internacionais e portugueses.
Saúde

Responsabilidade é o melhor remédio

327
Se o uso de antibióticos se mantiver da forma atual, as resistências e consequente falha do tratamento podem matar 10 milhões de pessoas até 2050 e infeções banais de hoje poderão ser fatais.
GNR

Vacinas da gripe. Militares contra exclusão

A Associação dos Profissionais da Guarda lamentou os militares da GNR tenham ficado excluídos do acesso gratuito à vacina de gripe, sinal da "pouca importância" que é dada a segurança.
Gripe

Vacina da gripe pode ter que esperar 

A Autoridade Regional de Saúde comunicou aos centros de saúde que só receberiam vacinas para a gripe no final do mês. O atraso na entrega estende-se também às farmácias.
Madeira

Madeira já ultrapassou total de vacinados de 2019

A tutela indica que "em termos globais foi superado, até à data, o número de pessoas vacinadas contra a gripe na campanha de vacinação do ano passado".
Coronavírus

700 pessoas sem-abrigo serão vacinadas em Lisboa

A vacinação contra a gripe dirigida aos sem-abrigo acontece todos os anos, recordou Manuel Grilo, mas este ano tem "uma particular importância", para evitar a sobrelotação das urgências.
Vacinas

800 mil idosos já tomaram a vacina da gripe

Quase 800 mil idosos já vacinaram contra a gripe, o que corresponde a 38,1% das pessoas entre os 65 ou mais anos. A maioria das pessoas recebeu a vacina gratuitamente no centro de saúde
Gripe

Gripe. Menos 160 mil vacinas que em 2019

A Associação Nacional de Farmácias afirma que os distribuidores receberam pedidos cinco vezes superiores em relação ao que conseguirão fornecer este ano.
Gripe

Vacinas da gripe. CDS questiona ministério 

O CDS-PP questionou o Ministério da Saúde sobre a vacina da gripe. Em causa, está o menor número de vacinados. O partido também quer saber por que motivo é que há listas de espera até janeiro de 2021.
Orçamento do Estado

Ainda há 800 mil vacinas para gripe em stock

1926
Questionada pelos deputados, Marta Temido assegura um reforço pontual das vacinas. Garante também que a contratação de médicos incluída no OE permite a 341 mil portugueses terem médico de família.
Gripe

Vacinas da gripe esgotadas nas farmácias

715
Reforço do stock de vacinas para venda só deve chegar na segunda quinzena de novembro. Vacinas do SNS demoram a ser entregues e não bastam. Meio milhão de pessoas já foram vacinadas gratuitamente.
Gripe

Gripe. 94.500 vacinas gratuitas nas farmácias

Mais de 94.500 vacinas da gripe, das 200 mil que o Ministério da Saúde vai disponibilizar, foram distribuídas pelas farmácias de 265 municípios do continente. Vacinas são para pessoas com 65 ou mais.
Gripe

25 mil pessoas na Madeira vacinadas contra a gripe

Segundo o secretário da Saúde madeirense, "este ano foram rececionadas 33 mil vacinas contra a gripe". Dos mais de 25 mil utentes que já foram vacinados, 55% tem idade igual ou superior a 65 anos.
Gripe

Mealhada paga vacinação a cerca de 4 mil pessoas

A autarquia salienta que, "apesar de a vacina da gripe ser gratuita no Sistema Nacional de Saúde", o objetivo com esta iniciativa "é o de evitar congestionamentos nos centros de saúde".
Gripe

Miranda do Corvo financia vacinação contra a gripe

Iniciativa tem como objetivo "proteger os seus munícipes com idade mais avançada, facilitando o acesso à vacinação contra a gripe sazonal e reduzindo o risco de infeção pela Covid-19".
Gripe

Câmara de Seia comparticipa vacina da gripe

Seia anunciou que vai comparticipar a vacinação da gripe nas farmácias aos munícipes residentes no concelho, com idade igual ou superior a 65 anos.
Gripe

Vacina contra a gripe. PSD Porto critica Governo

O vereador realçou que o PSD alertou, em fevereiro, para a necessidade de comprar antecipadamente as vacinas da gripe, mas não há vacinas nas farmácias ou centros de saúde para toda a gente.
Bragança

Aumento da procura atrasa vacinação em Bragança

Equipas de enfermagem dos centros de saúde da região deslocam-se às aldeias para vacinarem os idosos e grupos de risco, mas as freguesias queixam-se de marcações adiadas.
Gripe

Oleiros administra vacina gratuita contra a gripe

A Unidade Móvel de Saúde de Oleiros está a realizar uma campanha de vacinação contra a gripe sazonal em todo o concelho, anunciou o município.
Setúbal

Câmara de Setúbal financia vacina para a gripe

Segundo a Câmara de Setúbal, foram distribuídas 50 vacinas contra a gripe a cada uma das 30 farmácias do concelho, para vacinação de pessoas com mais de 65 anos, de forma a evitar congestionamentos.
Gripe

Veja no mapa onde pode levar a vacina da gripe

132
Se tem 65 anos ou mais tem direito a uma vacina da gripe sazonal gratuita e pode tomá-la no centro de saúde ou farmácia. A vacina estará disponível em 2.352 farmácias. 13 municípios já a esgotaram.
Vacinas

PSD questiona Governo por falhas na vacinação

Os sociais-democratas interrogam o Governo sobre o número exato de vacinas contra a gripe adquiridas, se os 2,5 milhões de doses anunciadas são suficientes para todos os que necessitam.
Gripe

Farmácias esperam vacinar 400 mil até sexta

A bastonária dos Farmacêuticos prevê que até ao final da semana sejam vacinadas 400 mil utentes. Ana Paula Martins reconheceu ainda que o processo é "complexo e deveria ter sido melhor coordenado".
Coronavírus

Jovem ganha 25.000 dólares para combater o vírus

O objetivo era encontrar um medicamento contra a gripe recorrendo a simulações de computador, mas agora o novo alvo é o SARS-CoV-2. As simulações permitem testar milhões de opções em pouco tempo.
Vacinas

Ílhavo oferece vacina da gripe nas farmácias

A Câmara Municipal de Ílhavo anunciou que vai comparticipar a vacinação da gripe nas farmácias a pessoas com 65 anos ou mais. Não é necessário receita médica para tomar vacina.
Gripe

Lisboa. Abrem postos para vacina da gripe

A 2.ª fase da vacinação contra a gripe arrancou esta segunda-feira em Lisboa com a abertura de vários postos de atendimento na cidade para permitir que a operação decorra de "forma muito mais rápida".
Gripe

Gripe. Marcelo diz que haverá vacinas para todos

975
O Presidente da República deu o exemplo, esta manhã, ao tomar a vacina da gripe. Falou depois aos jornalistas onde garantiu que "todos os que queiram vacinar-se serão vacinados".
Gripe

Gripe. Arranca segunda fase de vacinações

A vacina da gripe está a partir de esta segunda-feira disponível para mais grupos populacionais, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.
Gripe

Centro. 18 mil vacinas administradas contra gripe 

No total, foram administradas 18.100 vacinas na população considerada prioritária, como residentes em lares de idosos, profissionais de saúde e do setor social que prestam cuidados e grávidas.
Gripe

Gaia comparticipa vacina da gripe nas farmácias

A vacina será gratuita para pessoas com 65 ou mais anos. O custo de ministrá-la numa farmácia é neste momento de 2,5 euros mas autarquia compromete-se a cobrir esse valor.
Saúde

Câmaras pagam administração da vacina para a gripe

Alguns municípios vão assumir o pagamento dos custos de ministrar cerca de 150 mil vacinas da gripe às farmácias. Quatro autarquias assinaram protocolo da comparticipação de 2,5 euros por vacina.
Gripe

INSA reativa sistema de vigilância da gripe 

Alteração vai ao encontro das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.
Estados Unidos da América

Quando a gripe espanhola atingiu a Casa Branca

191
Há mais de cem anos uma pandemia atingiu a Casa Branca. O 28.º Presidente dos Estados Unidos começou a sentir os primeiros sintomas da gripe espanhola quando regressou de uma viagem a Paris.
Gripe

Médicos aconselham vacina da gripe a mais débeis

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, apelou esta sexta-feira a que os idosos e todos os grupos mais frágeis que se vacinem contra a gripe sazonal, protegendo-se também contra a Covid-19.
Gripe

PSD Lisboa critica campanha de vacinação 

Em causa está um dispositivo de proximidade anunciado pelo presidente da Câmara de Lisboa, que garantirá a vacinação contra a gripe a todos os munícipes idosos que queiram ser vacinados.
Coronavírus

Covid teve maior impacto porque gripe foi ligeira

Segundo Jaime Nina, a doença teve um impacto maior do que seria de esperar na Europa e América do Norte porque a gripe em 2019 "foi muito ligeira". Infecciologista acredita que segunda vaga será pior.
Vacinas

Farmacêuticos vão ajudar na vacina contra a gripe

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, destacou o papel destes profissionais para garantir uma cobertura vacinal adequada contra a gripe e apoiar o Ministério da Saúde.
Gripe

Porto comparticipa toma de vacina em farmácias

175
Para os cidadãos com 65 ou mais anos de idade a vacina é já gratuita, contudo, o custo de ministrá-la numa farmácia é neste momento de 2,5 euros, montante esse que a câmara se dispõe a cobrir.
Lisboa

Idosos vacinados sem irem ao centro de saúde

A Câmara de Lisboa e o Ministério da Saúde estão a montar um dispositivo de proximidade que garantirá a vacinação contra a gripe a todos os 165 mil munícipes idosos que queiram ser vacinados.
Gripe

Farmácias receiam não ter vacinas suficientes

Farmácias temem não ter vacinas suficientes. Há menos vacinas contra a gripe do que no ano passado e espera-se uma procura maior. "Podem escassear para utentes mais carenciados e de grupos de risco."
Coronavírus

OMS recomenda vacinação contra a gripe

Os peritos da Organização Mundial de Saúde recomendaram a vacinação contra a gripe, cuja época de circulação do vírus se aproxima no hemisfério norte, para melhorar a luta contra a Covid-19.
Coronavírus

Covid-19 e gripe. Tabela ajuda a distingui-las

342
Estudo mostra que crianças internadas com Covid-19 têm mais sintomas do que as hospitalizadas com gripe. Que sintomas são comuns nas duas doenças? E na constipação? Esta tabela ajuda a distingui-las.
Saúde

A população deve preparar-se já para o inverno

455
Muitos portugueses, por receios associados à Covid-19, continuam a deixar os cuidados de saúde para segundo plano. Lembre-se que a saúde não pode ser adiada e que a prevenção pode salvar vidas.
Coronavírus

Fundação quer mais doses de vacina contra a gripe

A Fundação Portuguesa do Pulmão considera insuficiente dois milhões de doses para o SNS e 500 mil doses para a rede de farmácias e recomenda que a campanha de vacinação comece mais cedo.
Gripe

Vírus da gripe pode propagar-se através do pó

212
Vírus como o da gripe, que se transmitem pelo ar, podem também ser propagados através de poeiras e partículas, provando que estes vírus não se transmitem no ar apenas pelas gotículas de respiração.
Resposta Pronta

Gripe e covid-19? “Pode ser muito complexo”

Carlos Robalo Cordeiro, pneumologista, lembra que a época gripal já causa grande sobrecarga no SNS e que este ano com a covid vai-se agravar. “Quando foi a 1ª vaga, já não era altura da gripe”. 
Coronavírus

Gripe e Covid-19 juntas? "Pode ser dramático" /premium

391
Podemos ter um pico de gripe e de Covid-19 no outono e inverno. As dificuldades? Sintomas semelhantes e hospitais lotados. As soluções? Testar, vacinar, isolar.
Saúde Pública

Gripe ou Covid? Quid juris?

Ninguém terá respostas fundamentadas. Mas não é com o fim dos debates quinzenais ou das reuniões da DGS que a solução será encontrada. 
Coronavírus

"Pode haver pouca ou nenhuma gripe este ano" /premium

Especialista europeu diz contudo que mesmo com uma época de gripe suave, é melhor estar prevenido para um cenário mau. Investir na prevenção da gripe liberta os hospitais para casos de Covid-19.
Coronavírus

Pneumónica. O tabu do hospital no Liceu Camões /premium

143
Em 1918, no 1.º período, não houve aulas nem notas, o secretário adoeceu e morreu a filha de um professor. Mas a causa "é tabu" nos livros da escola. "Há um vulto de secretismo nisto tudo".
Coronavírus

A "pandemia esquecida" de 1968 que matou um milhão

9992
Pouco se tem falado na Gripe de Hong Kong, que matou um milhão de pessoas e teve uma segunda vaga mais letal do que a primeira. Foi considerada como "mais uma gripe" e "rapidamente esquecida".
Economia

Crise: que podemos aprender com a Gripe Espanhola?

223
Se por um lado o futuro económico mundial é um ponto de interrogação, nunca é demais olharmos para os exemplos que o passado nos deixou como ponto de partida.
Gripe

Sistema de vigilância de gripe alargado à Covid-19

282
Objetivo é adaptar o sistema de observação baseado nos cuidados de saúde primários utilizado na vigilância da gripe ao novo coronavírus, preparando a coexistência dos dois vírus.
Gripe

Poucos portugueses podem ter memória de 1918

Embora 22% dos residentes em Portugal tenham 65 ou mais anos, desses, pouco mais de 4.000 (0,2%) têm 100 anos ou mais, sendo que apenas estes poderão ter memória da gripe pneumónica de 1918.
Vacinas

Gripe. Portugal tem 76% de idosos vacinados

A região norte apresentou a maior taxa de vacinação (64,5%) e o Algarve a menor (49,5%). A percentagem de vacinados com 65 ou mais anos subiu de 65,9% para 76% face à época gripal de 2018/2019.
Gripe

Gripe mantém-se em baixa intensidade em Portugal

A gripe em Portugal mantém uma tendência decrescente. Entre 10 e 16 de fevereiro, a taxa de incidência gripal manteve-se acima da atividade base, assim como o número de consultas.
Gripe A

Surto de Gripe A alarma Santarém

112
Um surto de gripe A está a afetar escolas de Constância, uma situação que está a causar alarme social, mas que as autoridades de saúde desvalorizaram, afirmando tratar-se de um surto gripal.
Açores

Criança de 5 anos morre de gripe A nos Açores

233
Um menina de cinco anos morreu de gripe A em São Miguel, nos Açores. Criança começou a sentir-se mal na escola, tendo sido transportada ao hospital, onde acabou por morrer.
Gripe

Gripe. Mantém-se baixa intensidade em Portugal

A taxa de incidência de síndroma gripal foi de 56,24 por 100 mil habitantes, o que revela baixa intensidade. A tendência é crescente, segundo revela o boletim semanal do Instituto Ricardo Jorge.
Gripe

Gripe. Epidemia tem sido de intensidade moderada

Entre 6 e 12 de janeiro, a taxa de incidência do Síndroma Gripal foi de 44,64 por cada 100 mil habitantes. Intensidade da época gripal tem sido moderada, segundo o boletim divulgado semanalmente.
Gripe

Amadora-Sintra desvia pacientes para outra unidade

419
Um aumento de casos de gripe e infeções respiratórias levou o Amadora-Sintra a aconselhar pacientes a procurar outros hospitais. Ambulâncias estão a ser desviadas.
Saúde

Gripe. Ativadas 29% das camas extra dos hospitais

Um terço das camas dos planos de contingência por causa da gripe já foram ativadas. Pico da gripe chega nas próximas semanas e Sindicato Independente dos Médicos diz que urgências já estão "um caos".
Gripe

Pico da gripe será nas semanas de passagem de ano

Apesar de a gripe estar ainda baixa a moderada, apresenta uma "tendência crescente", sendo que, segundo a DGS, o pico será atingido entre a última semana deste ano e a primeira de 2020.
Gripe

Mais de 1,3 milhões vacinados contra a gripe

Mais de metade dos indivíduos portadores de doenças crónicas já se vacinaram e, no total dos portugueses, mais de metade está também vacinada, sobretudo por recomendação do médico.
Gripe

Meio milhão de idosos já tomaram a vacina da gripe

O "Vacinómetro" permite controlar em tempo real o número de vacinados pertencentes aos grupos prioritários. Dos vacinados, a maioria fá-lo por conselho do médico ou iniciativa própria.
Vacinas

ARS Norte sem vacinas contra a gripe

O Sindicato Independente dos Médicos diz que a Administração Regional de Saúde do Norte não tem vacinas contra a gripe para enviar aos centros de saúde. ARS Norte garante que é uma situação pontual.
Gripe

Gripe. Época de vacinação arranca esta 2ª feira

A partir desta segunda-feira, estão disponíveis 1,4 milhões de vacinas para serem dadas gratuitamente a grupos de risco no Serviço Nacional de Saúde e cerca de 600 mil para venda em farmácias.
Gripe

Portugal. Gripe matou 3.000 pessoas em 2018/2019

O relatório do Programa Nacional de Vigilância da Gripe, agora publicado, revela que a doença matou 3.000 pessoas enquanto o frio matou outras 400. Foram menos do que em 2017/18.
Mundo

Vai começar a época do vírus que sabe contar 

O vírus da Gripe A é especial: sabe contar até oito e usa as nossas células em seu proveito. Para grandes males, grandes remédios e é nesses que a equipa de Maria João Amorim, do IGC, está envolvida.
Gripe

Gripe. SNS terá 1,4 milhões de doses de vacina

O Serviço Nacional de Saúde terá este ano 1,4 milhões de doses de vacinas contra a gripe para dar gratuitamente a idosos, pessoas em lares ou instituições e para alguns doentes crónicos.
Gripe

Morreu em Luanda doente com Gripe A

Uma mulher que esteve recentemente no Brasil morreu, nesta quarta-feita, com Gripe A em Luanda. A doente manteve-se isolada e as pessoas em contacto direto consigo estão sob vigilância médica.
Gripe

Gripe com incidência baixa

Na semana passada, a gripe apresentou uma taxa de incidência baixa, verificando-se um uma tendência estável. Foram reportados 13 casos de gripe pelas 23 unidades de cuidados intensivos estudadas.
Gripe

Gripe baixou de intensidade e está a diminuir

A taxa de incidência de síndroma gripal foi de 37,6 por cada 100 mil habitantes e foi observada uma "diminuição dos casos positivos para gripe" , indica o documento divulgado esta quinta-feira.
Gripe

Gripe continua em tendência decrescente

Foram reportados 17 casos de gripe pelas 24 unidades de cuidados intensivos que enviaram informação. A taxa de incidência de síndroma gripal foi de 40,9 por 100.000 habitantes.
Almada

Garcia de Orta. 7 enfermeiros com gripe A

Contrariamente à denúncia, a administração do hospital afirma que apenas "três enfermeiros" contraíram a doença, e que "só dois são do serviço da urgência", os quais tiveram tratamento e isolamento.
Gripe A

Gripe A. Quatro novos casos em Viana de Castelo

Os novos doentes deram entrada na última semana, sendo que "não necessitam de cuidados diferenciados", disse o presidente do conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
DGS

Gripe. DGS não prevê aumento do número de casos

A Direção-Geral de Saúde acaba de anunciar os seus dados referentes ao impacto da gripe em Portugal registados nos últimos tempos. Tudo aparenta estar estável.
Madeira

Gripe. 300 pessoas atendidas em áreas adicionais

No Funchal, já há áreas adicionais de observação e atendimento do doente a funcionar, no âmbito do plano de ativação de contingência de inverno. É expectável que a gripe chegue nos próximos dias.
Gripe

Gripe em fase epidémica com intensidade moderada

A gripe em Portugal manteve-se na semana de 14 a 20 de janeiro numa fase de atividade epidémica, tendo sido reportados 22 casos de gripe pelas 28 unidades de cuidados intensivos.
Viana do Castelo

Internados dois adultos com gripe A

Os dois doentes encontram-se estáveis e não precisam de cuidados diferenciados. O internamento ocorreu esta semana, no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Saúde

Avaliador de sintomas só para gripe e para quem vê

O avaliador de sintomas só funciona para a gripe e dá indicações a um doente ou a um cuidador do que fazer face aos sintomas que foram assinalados e a variáveis como o sexo e a idade do paciente.
Gripe

Surto de gripe em Portugal é dos mais intensos

797
Portugal, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Croácia e Bósnia-Herzgovina estão num nível médio de intensidade de gripe. Turquia e Montenegro estão em nível alto.
Gripe

Gripe em fase de epidemia com tendência estável

A atividade gripal epidémica tem uma tendência estável, tendo apresentado uma descida acentuada em relação à primeira semana, com uma taxa de incidência de 48,8 por 100 mil habitantes.
Gripe

Gripe em Portugal já entrou em fase epidémica

A gripe entrou na semana passada em atividade epidémica em Portugal. A taxa de incidência de gripe foi de 80,9 casos por 100 mil habitantes na primeira semana de janeiro.
Macau

Homem de 86 anos morreu em Macau vítima de gripe A

Vítima foi diagnosticada com gripe em dezembro de 2018 na China continental e a situação agravou-se recentemente. Estão ainda duas pessoas hospitalizadas, entre as quais uma criança de 4 anos.
Serviço Nacional de Saúde

Afluência às urgências e tempos de espera aumentam

Frio aumentou tempo de resposta nas urgências hospitalares. Sábado 10 hospitais tinham tempos de espera acima do recomendado para urgências. Domingo quase 20 hospitais tinham tempos acima de uma hora.
Gripe

Vacina da gripe "deve ser grátis" a partir dos 60 

Na Europa, a gripe encontra-se neste momento com tendência crescente e há em circulação vários tipos e estirpes de vírus, embora o H1N1 seja o predominante.
Gripe

Gripe pode entrar em epidemia dentro de uma semana

456
A diretora-geral explicou que nesta altura, em Portugal e na Europa, circulam vírus com "baixa intensidade" e que não se entrou ainda no período epidémico, o que deve acontecer dentro de poucos dias.
Saúde

Sabe qual a é a doença infeciosa com mais impacto?

O vírus influenza é atualmente o vírus com maior impacto na sociedade Europeia em termos de número de pessoas atingidas, absentismo, caos nos serviços de saúde, hospitalizações e mortes.
Gripe

Mais de mil casos de gripe no inverno passado

A atividade gripal do ano passado foi de "intensidade baixa-moderada", segundo o relatório anual do Programa Nacional de Vigilância da Gripe. Este ano, a campanha de vacinação começa na segunda-feira.
Vacinas

DGS garante: vacina da gripe não será racionada

A diretora-geral de Saúde garantiu que "não há racionamento da vacina da gripe" e que, em caso de necessidade, os centros de saúde devem fazer permutas para responder às necessidades dos utentes.
Vacinas

Milhares de vacinas da gripe acabam no lixo

A bastonária dos Enfermeiros apela a que não haja este ano "racionamento da vacina da gripe", indicando que a gestão dos 'stocks' tem levado a que todos os anos "vão para o lixo milhares de vacinas".
Vacinas

Vacinação contra a gripe arranca a 15 de outubro

161
A vacinação começa 2 semanas depois do habitual, para garantir uma "melhor e maior proteção durante o período da epidemia de gripe", que em Portugal costuma ter início na segunda quinzena de dezembro.
Gripe

Vacinação contra gripe baixou em todos os grupos

Vacinaram-se menos 120 pessoas contra a gripe durante esta época gripal em comparação com à anterior. A vacinação foi mais baixa em todos os grupos populacionais.
País

Flu Summit: Porque a gripe é um assunto sério

Como os sistemas de saúde se preparam para as epidemias anuais, como é que a população se pode proteger e qual o papel da vacinação contra a gripe foram os principais temas de debate.
Holanda

Gripe aviária obriga a abater 36 mil animais

Na Holanda, um surto de gripe aviária suspeita de ser altamente patogénica foi detetado numa herdade avícola. Todos os 36 mil animais serão abatidos.
Gripe

Atividade gripal mantém-se com baixa intensidade

Na semana de 12 a 18 de fevereiro, foram internados 11 doentes nos Cuidados Intensivos com gripe, menos seis do que na semana anterior. Os atendimentos no SNS 24 por síndrome gripal também baixaram.
Gripe A

Gripe A faz terceira vítima mortal na Madeira

Uma mulher de 63 anos morreu vítima de ripe A e aumentou para três o número de vítimas mortais da doença na Madeira. Atualmente, sete pessoas permanecem internadas com gripe A.
Gripe

Gripe com tendência decrescente

O número e a proporção de consultas por síndrome gripal apresentam uma tendência decrescente pela quinta semana consecutiva. Também o atendimento no SNS 24 tem estabilizado nas últimas semanas.
Madeira

Gripe levou mais de 700 pessoas aos hospitais

Desde 31 de janeiro foram atendidos 765 utentes com sintomas gripais nos serviços de saúde da Madeira. Neste momento há 17 pessoas internadas nos cuidados intensivos.
Gripe A

Antiviral contra a gripe A vai ser incinerado

201
A reserva do antiviral Oseltamivir, adquirida em 2005 por 22,5 milhões como prevenção contra uma pandemia de gripe A, vai ser incinerada. As doses deixaram de ter condições de segurança.
Gripe

Epidemia de gripe com tendência decrescente

A epidemia da gripe apresenta agora uma "tendência decrescente". Na última semana, verificou-se uma diminuição da procura dos serviços de urgência e do número de internamentos por todas as causas.
Gripe

Menos vacinas da gripe dadas em toda a Europa

O número de vacinas da gripe dadas a grupos de risco caiu durante sete anos. As autoridades de saúde internacionais alertam para a diminuição da proteção de grupo e para o risco de pandemia.
Gripe

BE quer contratação de enfermeiros de contingência

Catarina Martins, defendeu a contratação permanente dos enfermeiros que foram admitidos nos hospitais no âmbito do plano de contingência da gripe.
Gripe

Gripe em Portugal é de baixa intensidade e estável

A atividade gripal em Portugal é considerada de "baixa intensidade" com tendência estável, segundo o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe do Instituto Ricardo Jorge.
Gripe

Cerca de 1,2 milhões vacinados contra a gripe

Desde 1 de outubro foram vacinadas contra a gripe sazonal 61,2% das pessoas com 65 ou mais anos e precisamente metade dos indivíduos portadores de doença crónica.
Macau

Gripe. Mais 40 mil doses de vacina chegam a Macau

Os Serviços de Saúde de Macau tinham adquirido para 2017-2018 120 mil doses de vacina, mas decidiram reforçar as doses ainda existentes, menos de cinco mil, com uma encomenda de mais 40 mil.
Doenças

Sarampo, hepatite A e outros surtos de 2017

Se as doenças não forem detetadas na primeira observação clínica pode estar a abrir-se a porta a um surto. Aconteceu com o sarampo em Portugal e com a MERS-CoV na Coreia do Sul.
Gripe

A nova plataforma revolucionária que vigia a gripe

O Instituto Ricardo Jorge criou uma plataforma "revolucionária para vigilância" da gripe. O sistema online vai permitir analisar o genoma completo do vírus da gripe.
Cancro

Vírus da gripe inibe desenvolvimento de cancro

O vírus da gripe modificado inibe o desenvolvimento do cancro do pâncreas. O estudo foi feito por investigadores da Universidade Queen Mary, em Londres.
Ciência

Vacina oferece proteção universal contra gripe

Uma nova vacina que usa nanopartículas conseguiu oferecer proteção universal contra os vírus da gripe tipo A. Em estudos realizados com ratos, conseguiram imunidade duradoura.
Enfermeiros

BE quer contratação permanente de enfermeiros

O Bloco de Esquerda quer que os enfermeiros que entraram no Serviço Nacional de Saúde temporariamente, devido ao pico da gripe, sejam contratados permanentemente. Ao todo, são 200 profissionais.
Gripe

Mulher morre de gripe A no Funchal

Uma mulher de 59 anos morreu no Hospital Central do Funchal, na Madeira, vítima de gripe A, sendo que existem mais duas pessoas internadas com a mesma doença naquela unidade.
Gripe

Mais de 49 anos? Talvez não possa combater a gripe

159
Já houve gripes piores? Já. Mas sabia que a maior parte das pessoas com mais de 49 anos não consegue combater este vírus? E a vacina? Tem mesmo eficácia? Explicador sobre a gripe.
DGS

DGS. Epidemia de gripe estabilizou

Graça Freitas afirmou que se tudo continuar como até agora, a atividade gripal deste ano é menos intensa do que no ano passado -- mas pior do que a de há dois anos.
Gripe

Pico da gripe será nos próximos dias

O presidente do laboratório de referência para a gripe estima que o pico da doença se atinja nos próximos dias e que o surto não seja muito complicado este ano.
Vila Nova de Gaia

Hospital de Gaia com mais 40 camas devido à gripe

Devido ao "acréscimo de mais 150 doentes" ao serviço de urgência do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), foram criadas mais 40 camas neste período de contigência de gripe.
Centros de Saúde

Coimbra. Centros de saúde abrem aos fins de semana

Os centros de saúde de Coimbra vão estar abertos aos fins de semana durante o mês de janeiro. A decisão prende-se com o pico da gripe.
Macau

Macau. Casos de gripe disparam

Os casos de gripe dispararam na primeira semana do ano em Macau. Desde o início de 2018, já foram registadas 152 ocorrências.
Centros de Saúde

Centros em Lisboa e Vale do Tejo alargam horário

Trinta e cinco centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo vão não só ter horário alargado durante a semana até finais de janeiro, mas também haverá mais unidades de saúde abertas ao fim-de-semana.
Urgências

Gripe. Hospitais já abriram mais de 700 camas

Os hospitais do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo já abriram 80% das camas extra previstas nos planos de contingência para fazer face ao aumento da afluência resultante da epidemia de gripe.
Gripe

DGS: atividade gripal é leve a moderada

O país está em epidemia de gripe mas a atividade gripal é leve a moderada. A Direção-Geral da Saúde indica que nesta época foram internados 15 doentes com gripe nos cuidados intensivos.
Serviço Nacional de Saúde

Incidência da gripe em Portugal é "moderada"

DGS diz que nunca foram vacinadas tantas pessoas contra a gripe em Portugal como este ano. Mais de 1,3 milhões de pessoas receberam a vacina num ano com atividade "leve a moderada" da doença.
Gripe

Diretora-geral da Saúde alerta para gripe

127
Os casos de gripe estão a aumentar e as próximas semanas deverão ser "mais críticas", alertou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, assegurando que o país está preparado para a epidemia.
Gripe

Horários de centros de saúde alargados

Os horários de alguns centros de saúde em Lisboa vão alargar devido à gripe. Os profissionais de saúde vão dar prioridade a estes casos, sendo que algumas consultas vão ter de ser adiadas.
País

Afinal o que é a gripe? Tire todas as dúvidas

Previna-se desde já, até porque este pode ser um ano de intensa atividade gripal
País

A Gripe está a chegar: Proteja-se

205
O frio veio para ficar e com ele chega também a gripe. Nunca é demais lembrar os sintomas da doença e como a podemos prevenir, nomeadamente através da vacinação.
País

6 coisas que deve saber sobre a gripe

Nos meses mais frios, a frase “acho que estou a chocar uma gripe” ocupa um lugar cimeiro nas mais ouvidas. Mas, afinal, o que é isso de gripe? Como se transmite? Em que é que a vacina pode ajudar?
Gripe

Quebra de 12% na venda de vacinas

As farmácias portuguesas venderam este ano menos 57 mil vacinas contra a gripe do que em igual período do ano passado. Existem 2.500 farmácias habilitadas a administrar a vacina.
Presidente Marcelo

Marcelo vacinou-se contra a gripe

Marcelo Rebelo de Sousa, em conjunto com o ministro da Saúde, vacinou-se contra a gripe. O Presidente da República pediu a todos os portugueses que sigam o seu exemplo.
Vacinas

Marcelo apela à vacinação contra a gripe

Marcelo diz que faz parte de um grupo de risco, por ser idoso, mas apelou a todos os portugueses que não adiem a vacinação e se protejam contra a gripe deste ano.
Saúde

Gripe. "Vacinar, vacinar", pede DGS

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, reforçou o apelo à vacinação contra a gripe, sublinhando que a estirpe que se espera que seja a dominante este ano é propensa a provocar casos mais graves.
Vacinas

Gripe. Um milhão de portugueses já se vacinou

Cerca de um milhão de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinou contra a gripe, de acordo com os novos dados do Vacinómetro, que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários.
Gripe

Médicos devem promover vacina da gripe

128
As autoridades de saúde contam com os médicos nos centros de saúde e hospitais para informarem os doentes da importância da vacinação contra a gripe.
Vacinas

Menos vacinas da gripe nos grupos prioritários

O "Vacinómetro" indica que, devido às temperaturas elevadas, a taxa de vacinação é inferior à registada no mesmo período do ano passado. 560 mil portugueses com 65 ou mais anos já se vacinaram.
Gripe

Gripe e vaga de frio terão causado 4.467 mortos

A gripe e a vaga de frio terão sido responsáveis por 4.467 óbitos durante a última época gripal (2016/2017), segundo o relatório anual do Programa Nacional de Vigilância da Gripe.
Vacinas

Diabéticos e bombeiros não pagam vacina da gripe

2017 é o primeiro ano em que a vacina da gripe é gratuita para diabéticos e bombeiros. Estes juntam-se a um grupo alargado que já não pagava a vacina, como as pessoas com mais de 65 anos.
Macau

Gripe detetada em sete residentes de lar em Macau

Sete homens, com idades entre os 49 e os 105 anos, residentes num asilo de Macau, contraíram gripe e quatro foram hospitalizados para observação, anunciaram os Serviços de Saúde do território.
Vacinas

Penso indolor criado como alternativa à vacinação

São boas notícias para quem tem fobia a agulhas. Investigadores da Universidade de Emory, na Geórgia, EUA, desenvolveram um penso indolor de proteção ao vírus da gripe equivalente à toma da vacina.
Gripe A

França anuncia erradicação da gripe aviária

A França anunciou o fim da epidemia de gripe aviária que, desde o seu início, em novembro de 2016, afetou explorações de criação de patos e obrigou ao abate de milhões de animais.
A página está a demorar muito tempo.