O FC Porto está em risco de ser excluído das competições europeias a partir da próxima temporada e de pagar uma multa de 100 mil euros. A notícia foi avançada, em comunicado, esta sexta-feira pelo Comité de Controlo Financeiro de Clubes (CFCB) da UEFA, que também poderá vir a castigar o Santa Clara.

No caso dos “dragões”, a entidade refere que decidiu “reabrir o caso” de possível incumprimento financeiro, depois do FC Porto ter “falhado, ligeiramente, o cumprimento do propósito primário do acordo do pagamento”.

“A Primeira Câmara decidiu impor uma multa de 100 mil euros e excluir o clube da próxima competição de clubes da UEFA para a qual se apure nas três próximas temporadas, a não ser que o resultado do ponto de equilíbrio agregado para os anos financeiros de 2019, 2020, 2021 e 2022 esteja de acordo com os requisitos”, diz o CFCB da UEFA no comunicado.

Durante a tarde, os azuis e brancos responderam ao comunicado através do seu site oficial, onde dizem ter “tomado conhecimento” do caso e alegam ter superado as “metas estabelecidas no acordo de fair play financeiro”.

Tendo em conta os bons resultados da época finda, a FC Porto, SAD congratula-se por poder informar que já conseguiu superar as metas estabelecidas pelo acordo, o que será formalmente transmitido às instâncias competentes no próximo mês de outubro”, lê-se no site portista.

Também o Santa Clara está sob alçada disciplinar da UEFA mas, ainda assim, segundo o organismo trata-se de uma “violação menor dos requisitos do ponto de equilíbrio”. O clube açoriano “foi multado em 10 mil euros” caso não comprove que os “anos financeiros de 2019, 2020, 2021 e 2022 estão de acordo com os requisitos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR