Ele era Alexandre III da Escócia, nascido a 4 de setembro de 1241, no Castelo de Roxburgo, coroado com apenas sete anos. O primeiro casamento foi com Margarida de Inglaterra quando tinha apenas dez e de quem teve três filhos. Logo a seguir à morte da rainha consorte, o rei teria de voltar a casar para garantir a sucessão do trono. A segunda união deu-se com Yolande de Dreux, condessa de Montfort, também escocesa. O matrimónio aconteceu a 1 de novembro de 1285, mas durou pouco, apenas cinco meses. O enlace acabou em tragédia, com a morte do rei numa queda fatal a cavalo numa noite de tempestade. Iria ao encontro da mulher que faria anos no dia a seguir.

Uma teimosia fatal

Foram muitos os avisos dos nobres para que não montasse com aquela tempestade, mas Alexandre III ignorou os conselhos e partiu do castelo de Edimburgo, onde tinha passado o serão, em direção a Kinghorn, em Fife, uma pequena cidade costeira, onde estaria a rainha Yolande. Passou o rio Forth e parou em Inverkeithing, onde não quis pernoitar, apesar de novamente ser aconselhado a não prosseguir viagem. O rei Alexandre III continuou através da tempestade  com o seu séquito e dois guias locais, até se separarem perto de Kinghorn.

A sua teimosia custou-lhe a vida. Foi encontrado na manhã seguinte, perto da costa, com o pescoço partido. Não se sabe mais detalhes da queda. Uns textos assumem que o cavalo tropeçou e caiu de um penhasco, outros sugerem que poderá ter sido dum aterro íngreme e rochoso que haveria ali por perto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A neta que chegou a rainha

Após a sua morte, o reino mergulhou num período de trevas, depois de um reinado próspero e pacífico, considerado por muitos historiadores uma verdadeira era dourada, antes do longo e sangrento combate com a Inglaterra.

O rei Alexandre III foi enterrado na abadia de Dunfermline, em Fife, a 19 de março de 1286, aos 44 anos. Como os três filhos do primeiro casamento já tinham morrido, o mais provável  herdeiro ao trono seria o bebé que a rainha Yolande transportava na barriga. A rainha viúva anunciou a sua gravidez no Castelo de Stirling, logo após a morte do rei. Não se sabe ao certo o que aconteceu durante a gestação, se terá sofrido um aborto ou se o bebé poderá ter nascido morto. O que é certo é que não vingou.

Yolande de Dreux voltou a casar e teve seis filhos com Artur II, Duque da Bretanha. Permaneceu na Escócia, mas pensa-se que poderá ter regressado a França. Morreu a 3 de agosto de 1330, com 66 ou 67 anos.

Margarida da Escócia, neta de Alexandre III, assumiria o trono com apenas três anos de idade.