455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

BCE

BCE

Sintra. GNR garante segurança do Fórum do BCE

Um total de aproximadamente 140 militares por dia, com a utilização de diferentes meios da Guarda Nacional Republicana, vai garantir a segurança do Fórum do Banco Central Europeu em Sintra.
Banco de Portugal

Famílias não compram? Preço de casas sobe na mesma

Banco de Portugal diz que subida de juros vai travar acesso dos portugueses à compra de casa, mas os estrangeiros, a falta de construção e a inflação devem fazer com que tão cedo não haja "correção".
BCE

Desta vez vai ser diferente (esperemos)

Com a subida das taxas de juro, o fantasma da crise das dívidas soberanas paira sobre os banqueiros centrais e os governos da Zona Euro.
Noticiário

15h. BCE quer aumentar taxas de juro em Setembro

Presidente do Banco Central Europeu avisa que o elevado valor da inflação se vai manter nos próximos meses. Ainda neste jornal, BE diz que o país está a falhar no acolhimento a refugiados.
BCE

Centeno. "Não devemos entrar num semi-pânico"

Mário Centeno admite que irá haver uma “desaceleração económica” em 2023 e as autoridades, desde logo o banco central, devem garantir que uma eventual crise económica não se transforme em financeira.
BCE

O dilema do BCE

Se o BCE tem interpretado o seu mandato com flexibilidade, também é certo que alguns Estados-membros poderão estar a usar essa flexibilidade para evitar reformas que são urgentes desde a última crise.
BCE

BCE comprometido em evitar a fragmentação

Vice-presidente do BCE afirmou que a instituição está empenhada em evitar a fragmentação injustificada nos mercados de dívida, depois de países como Itália e Espanha verem os prémios de risco disparar
BCE

Mercados. BCE cede com Itália no olho do furacão

Quatro dias de pressão intensa nos mercados bastaram para levar BCE a anunciar "novo instrumento" contra a subida dos juros. Centeno não levanta o véu e redobra avisos para não se subirem salários.
Reserva Federal

Fed aumenta juros em 75 pontos e acelera subidas

Reserva Federal aumentou as taxas de juro em 75 pontos-base, para um intervalo entre 1,5% e 1,75%, e garante ter um "compromisso forte" com a descida da taxa de inflação para a meta de 2%.
BCE

BCE prepara novo instrumento face a alta de juros

O BCE, numa reunião extraordinária, decidiu que vai flexibilizar os reinvestimentos do dinheiro que resultarem dos reembolsos do programa de compra de ativos. E está a preparar novos instrumentos.
Noticiário

12h. Médicos alertam para rutura em obstetrícia

Continuam a ouvir-se alertas por parte de médicos e continuam a ser encerradas urgências de obstetrícia. Macron pede à Ucrânia que volte a negociar cessar-fogo com a Rússia.
BCE

BCE reúne-se de emergência para reagir a mercados

Com o euro muito perto da paridade face ao dólar e os juros da dívida de Itália, Portugal e outros sob pressão, BCE convocou reunião extraordinária para esta quarta-feira.
Explicador

"Muitos sinais de que uma recessão é inevitável"

Abel Mateus, economista do Banco Mundial, traça o cenário "inevitável". José Ferreira Machado, vice-reitor da Universidade NOVA para a área de desenvolvimento, diz que as economias estão mais sólidas.
Noticiário

10h. BCE reunido de urgência  

O Banco Central Europeu reúne-se esta manhã de urgência para discutir a subida dos juros da dívida. Economistas prevêm que situação de recessão é "inevitável"
Euribor

Euribor a 6 meses positiva e subida a 3 e 12 meses

Após ter estado negativa durante seis anos e sete meses, a taxa Euribor a 6 meses entrou em terreno positivo na semana passada. Esta terça-feira, subiu 0,067 pontos, fixando-se em 0,175%.
Inflação

Será o BCE capaz de cumprir a missão?

O BCE deve concentrar-se na redução da inflação. Primeiro porque a inflação destrói o rendimento das classes mais desfavorecidas. Depois, porque uma inflação baixa é condição para taxas de juro baixas
Noticiário

18h. Aprovados projetos a favor da eutanásia

O Parlamento aprovou esta quinta-feira os quatro projetos de lei a favor da despenalização da eutanásia. Os deputados de BE, IL, Livre e PAN aprovaram, enquanto Chega e PCP votaram contra.
BCE

BCE atira à inflação mas acorda outro "fantasma"

Juros vão ter primeira subida em julho e devem subir novamente em setembro (em dose dupla, a menos que a inflação recue). Lagarde não consegue tranquilizar investidores na dívida dos países do sul.
Noticiário

14h. BCE corta previsões de crescimento

Banco Central Europeu promete subir taxas de juro em julho, mas faz “revisão significativa” das projeções de crescimento. E, Presidente da República aguarda lei da eutanásia, antes de falar de "veto".
BCE

Irá BCE voltar a surpreender e subir já os juros?

Banco central reúne-se esta quinta-feira e vai anunciar o fim das compras de dívida que foram cruciais para Portugal. Subida da taxa de juro deve vir só em julho, mas o BCE já tem vindo a surpreender.
BCE

BCE garante que subida dos juros será "gradual"

Economista-chefe do BCE garante que "cenário central" é uma subida de 25 pontos-base em julho e outra em setembro, rebatendo especulação de subidas de 50 pontos-base (meio ponto percentual).
Mercados Financeiros

"Vem aí recessão, mas pode ser bom para as bolsas"

Líder da estratégia em ações da Allianz Global Investors diz que Europa e EUA vivem "desaceleração sincronizada" mas se a inflação recuar as bolsas podem recuperar das fortes perdas dos últimos meses.
Guerra na Ucrânia

Condições financeiras pioraram na zona euro

O vice-presidente do Banco Central Europeu afirmou que a "terrível guerra na Ucrânia trouxe um terrível sofrimento humano" e "aumentou também os riscos para a estabilidade financeira".
BCE

Lagarde. "Europa marca alguns auto-golos às vezes"

Presidente do BCE defende que "chegou a hora" de a Europa se unir para concertar compras de energia e "alguns minerais" que são essenciais no presente e serão ainda mais no futuro.
Semáforo Político

Juros. "Estamos longe dos níveis da crise do euro"

Juros sobem e os empréstimos são mais caros para os consumidores. Pedro Braz Teixeira, do Fórum pela Competitividade, clarifica: o BCE está a "normalizar" as taxas de juro que "não devem subir muito"
Guerra na Ucrânia

Lagarde garante que o BCE "não está em pânico"

Presidente do BCE confirma que a zona euro está "num momento de viragem" na política monetária mas garante que a inflação elevada não está a colocar o banco central em "modo-pânico".
Fernando Medina

Medina pede que BCE não deixe de ajudar a economia

No dia em que o BCE admite o risco de ter de subir as taxas de juro mais rapidamente, Ministro das Finanças pede que não deixe de haver "estreita colaboração" entre política orçamental e monetária.
Guerra na Ucrânia

BCE admite subir juros de forma mais rápida

Presidente do BCE, Christine Lagarde, admite que existe um risco de que uma abordagem "gradual" à subida das taxas de juro possa não ser a mais adequada. Euro recupera face ao dólar.
Banca

Juros vão subir mas banqueiros dizem estar serenos

Com o iminente aumento dos juros do BCE, banqueiros dizem que "haverá um impacto nas prestações" mas "estamos a falar de valores historicamente baixos e muitíssimo distantes" da crise de 2008.
BCE

Lagarde admite subir juros no início do verão

Presidente do BCE afirmou que o programa de compra de dívida deve terminar no início do terceiro trimestre e juros podem subir "poucas semanas depois".
Mário Centeno

Será Centeno a última das pombas do BCE?

Ninguém pode dizer que o BCE está com uma tarefa fácil. Mas até os que se tinham oposto mais à subida dos juros começam a mudar. Menos Mário Centeno.
BCE

Estagflação não é a referência pretendida pelo BCE

A presidente do BCE disse hoje que a alta inflação combinada com a estagnação sustentada não é a "referência" que o banco pretende, alimentando o debate sobre uma próxima subida da taxa de juro.
Novo Banco

Novo Banco já escolheu substituto de Ramalho

O Novo Banco já escolheu o nome que vai substituir na presidência executiva do banco António Ramalho que anunciou pretender sair até ao verão.
BCE

"Falar já não chega, temos de agir" e subir juros

"Um aumento da taxa de juro em julho é possível", reconheceu a influente Isabel Schnabel, membro destacado do conselho executivo do Banco Central Europeu.
BCE

Taxas Euribor atingem novos máximos a 6 e 12 meses

As taxas Euribor voltaram a subir esta segunda-feira em todos os prazos, a três, seis e a doze meses para máximos desde julho de 2020 e abril de 2015, respetivamente.
Resposta Pronta

Euribor: "famílias devem controlar gastos"

Natália Nunes, do gabinete do sobre endividado da DECO, alerta para o impacto negativo para os orçamentos das famílias da subida da taxa euribor e deixa conselhos.
Guerra na Ucrânia

BCE admite crescimento fraco no 1.º trimestre

O vice-presidente do BCE explicou que a economia da zona euro começara a recuperar do impacto da pandemia, mas "a invasão russa da Ucrânia lançou desde então uma sombra negra sobre o continente".
Christine Lagarde

Fim das compras de dívida do BCE em julho?

"Nessa altura vamos olhar para as taxas de juro e ver como e quando as subimos", afirmou a presidente do Banco Central Europeu em declarações à CNBC.
Boa moeda, má moeda

Juros do BCE podem subir mais cedo

O calendário para a mudança de política monetária na zona euro está cada vez mais próximo. Os juros podem começar a subir já no Verão.
BCE

Vice do BCE também admite subida de juros em julho

O espanhol Luis de Guindos, número 2 do BCE, alinha-se com aquilo que foi dito pelo governador da Letónia: compras de dívida devem acabar em julho e taxas de juro podem subir logo aí também.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.