815kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

BCE

Bancos Centrais

EUA não baixam juro apesar de inflação mais branda

Atualizado
O banco central norte-americano, a Reserva Federal, decidiu não avançar para já com a primeira descida das taxas de juro, apesar de os últimos dados apontarem para uma tendência melhor na inflação.
BCE

BCE admite períodos de taxas de juro inalteradas

Christine Lagarde admitiu que pode haver períodos em que o organismo mantenha as taxas de juro inalterados. Apesar de na semana passada as ter baixado em 25 pontos base.
Direto ao Assunto

Constâncio. "Tendência é de descida dos juros"

Antigo vice-presidente do Banco Central Europeu não admite "qualquer subida das taxas de juro" daqui para a frente. BCE mudou paradigma, mas já enfrentou "surpresa desagradável" em maio.
BCE

Baixa de juros deve ser mais lenta do que previsto

Depois de primeiro corte de juros, esta 5ª feira, nova descida em julho parece estar fora de questão. Discurso de Lagarde leva analistas a prever que nem mesmo em setembro é provável que juros desçam.
Resposta Pronta

"Inicia-se um ciclo de alguma liberdade monetária"

Filipe Garcia considera a descida das taxas de juro na zona euro importante porque são estas taxas que definem o valor dos empréstimos. O analista de mercados diz que o ciclo de descida vai ser lento.
Noticiário

8h. Von der Leyen junta-se à campanha da AD

A presidente da Comissão Europeia e candidata do Partido Popular Europeu vai participar numa arruada na Rua de Santa Catarina, no Porto. Ainda neste jornal, o BCE anuncia hoje uma descida dos juros.
Resposta Pronta

Descida das taxas de juro? "É um marco importante"

O BCE deverá anunciar hoje uma descida das taxas de juro. Para o analista da XTB, Henrique Tomé, a confirmar-se a redução será o arranque da "transição das políticas monetárias".
Noticiário

7h. BCE deverá anunciar descida das taxas de juro

A descida trará um alívio para famílias e empresas. Neste jornal, a análise ao impacto da decisão do BCE. Ainda a campanha para as europeias e os alertas da Amnistia Internacional sobre o Mundial2030.
BCE

BCE. Centeno e "pombas" querem novo corte em julho

Christine Lagarde deve anunciar, esta 5ª feira, o primeiro corte das taxas de juro desde 2019. Será o início da inversão de rumo, depois da mais agressiva subida de juros na história da zona euro.
Noticiário

00h.PS diz que AD instou BCE a subir taxas de juro

Marta Temido acusa a direita de usar a mesma receita de sempre. Ainda neste jornal, João Oliveira admite que a perda de votos da CDU "faz mossa", mas promete lutar para inverter esta tendência.
Eleições Europeias

CDU: Atuação da AD e PS não se apaga com OMO

Ao 3º dia de campanha, João Oliveira ironizou contra os candidatos dos 2 maiores partidos: “Não estranhamos que façam agora de conta que não têm nada a ver com quem lá esteve”.
BCE

BCE. Juros devem continuar "restritivos" até 2025

Taxa de juro, que está em 4%, deve começar a baixar na próxima semana, na reunião de junho do BCE. Mas, depois disso, deve descer muito devagar nos meses seguintes, defende o economista-chefe do BCE.
Noticiário

10h. BCE pronto para cortar taxas de juro

O economista-chefe do BCE, Philip Lane, aponta para anúncio de uma primeira descida durante o próximo mês. Ainda neste jornal, cabaz de medicamentos não sujeitos a receita aumenta 14 euros este ano.
BCE

BdP terminou ano de 2023 com menos dívida pública

No cumprimento das compras de dívida ordenadas pelo BCE, o Banco de Portugal comprou 3,6 mil milhões de euros em dívida pública, mas quase o dobro desse valor em títulos atingiu a maturidade.
Economia

Perspetivas "frágeis" para estabilidade financeira

BCE diz que perspetivas para a estabilidade financeira continuam frágeis porque a margem para choques económicos e financeiros é alta num ambiente de grande incerteza geopolítica e política.
Mário Centeno

Europa faz "sacrifício" no combate à inflação

A inflação da zona euro abrandou duas décimas em março para 2,4%, enquanto a inflação subjacente — que exclui a energia e os alimentos por serem mais voláteis — também caiu duas décimas para 2,9%.
Crédito à Habitação

Taxa de juro na habitação cai pelo segundo mês

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro.
BCE

BCE corta juros se dados continuarem positivos

Na semana passada, a presidente do BCE já tinha aberto a porta a um corte das taxas na próxima reunião. Em março, a inflação da zona euro foi de 2,4%, abaixo dos 2,6% de fevereiro.
Banca

Lagarde garante que BCE é independente da Fed

Lagarde realçou que o BCE depende de dados e não da Fed, mas que tudo o que se passa nos outros países é importante para decidir as políticas monetárias e as suas previsões.
BCE

BCE. Centeno entre os que quiseram baixar juros já

Christine Lagarde sinalizou claramente que primeira redução dos juros irá acontecer em junho – é quase uma certeza. Mas os juros na zona euro não devem baixar tanto, este ano, quanto se previa.
BCE

Até Alemanha aceita baixar juro mas dólar é ameaça

Conselho do BCE reúne-se esta 5ª feira. Juros só devem ser reduzidos na próxima reunião, em junho, mas zona euro corre riscos se baixar as taxas (muito) antes dos EUA, o que é cada vez mais provável.
Boa moeda, má moeda

Inflação cai mais do que o esperado na zona euro

Os analistas previam 2,6% mas a inflação da zona euro terá ficado em 2,4% em março, de acordo com a estimativa rápida do Eurostat. Boas notícias para a perspetiva de descida de juros do BCE.
Bancos Centrais

Banco da Suíça é o primeiro a cortar taxas de juro

Banco Nacional Suíço surpreendeu os mercados, nesta quinta-feira, com um corte da taxa de juro. É o primeiro grande banco central a dar esse passo, por considerar que combate à inflação "foi eficaz".
Reserva Federal

Fed não desce juros mas continua a prever reduções

Reserva Federal norte-americana manteve inalteradas as taxas de juro, como se esperava, mas apesar da inflação reiterou a previsão de que as taxas de juro podem baixar três vezes até final do ano.
Taxas de Juro

Banco do Japão acaba com taxas de juro negativas

Banco central japonês era o último resistente nas taxas de juro negativas, que na zona euro terminaram em julho de 2022. Subiu, nesta quarta-feira, a taxa de juro pela primeira vez em 17 anos.
BCE

Lagarde não garante mais descidas depois de junho

Presidente do BCE reforçou a ideia de que um corte das taxas de juro em junho é quase uma certeza, porém alertou que não se deve assumir que depois haverá descidas sucessivas nos meses seguintes.
Taxas de Juro

BCE pode não esperar pela Fed para descer os juros

Economia dos EUA soma e segue, gerando dúvidas sobre quando a Fed irá baixar juros. BCE gosta de esperar que Fed dê primeiro passo, mas crise na zona euro pode forçar a mão de Christine Lagarde.
Euribor

Euribor sobe a três, seis e 12 meses

O Banco Central Europeu voltou a subir as taxas Euribor a três, seis e 12 meses face a segunda-feira, mantendo-se abaixo dos 4%. A Euribor a três meses continua superior às taxas de seis e 12 meses.
BCE

Inflação à beira da meta mas BCE não baixa juros

Mesmo com previsões que colocam a inflação no objetivo de 2% já em 2025, descida de juros (muito) dificilmente virá antes de junho. Antes, Lagarde diz querer ver como evoluem as negociações salariais.
Comentário

"É provável que taxas de juro desçam em junho"

Edgar Caetano, jornalista de Economia, fala em "bons sinais" para quem tem crédito à habitação com taxa variável, depois do BCE admitir estar "confiante" para o cenário da inflação a partir de junho.
Resposta Pronta

BCE. "Taxas de juro devem descer já em junho"

Em análise às previsões do BCE, Filipe Garcia, economista da Informação de Mercados Financeiros considera que o 1º corte deve acontecer já em junho e que os bancos centrais "devem estar alinhados".
Noticiário

14h. BCE mantém taxas de juro

Taxa dos depósitos, a mais importante para a política monetária, mantém-se nos 4%, valor mais alto de sempre. Ainda neste jornal, AD cancela arruada em Lisboa devido ao mau tempo.
Banca

BCE não deve descer tanto os juros como se previa

Guerras, inflação e trabalhadores a "correrem atrás do prejuízo". Subida dos preços não está a desacelerar tanto quando o BCE desejaria e, por isso, juros não devem baixar esta 5ª feira nem em abril.
Euribor

Euribor sobe a seis e 12 meses

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que se manteve em 3,952%, permaneceu acima da taxa a seis meses (3,918%) e da taxa a doze meses (3,735%).
Taxas de Juro

Medina: taxas de juro elevadas são um risco maior

O ministro das Finanças referiu que os países que "estão em recessão poderem ver aprofundada as suas recessões e aqueles que estão estagnados poderem ver a passagem para um estado de recessão".
Economia

"Boas notícias" na inflação e menos juros no verão

Queda acentuada dos preços da energia justificam descida da inflação. Comissário Europeu da Economia considera que os preços "estão a ir numa boa direção, apesar dos conflitos geopolíticos".
Euribor

Euribor sobe a três meses, desce a seis e 12 meses

A Euribor subiu a três meses e desceu a seis e a 12 meses esta quinta-feira, mantendo curva de rendimentos invertida, e mantendo-se abaixo de 4% nos três prazos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos