BCE

BCE

Sindicatos deviam empenhar-se em tornar bolo maior /premium

A economista alemã defende, em entrevista, que os sindicatos têm de procurar o consenso na negociação coletiva: "devem empenhar-se mais em tornar o bolo maior, e menos em retirar o máximo do bolo."
BCE

Na guerra que Trump acha fácil, todos perdem

Governadores dos bancos centrais que representam metade da economia mundial mostraram-se preocupados em Sintra. Mario Draghi preocupado com mudanças na ordem mundial. Todos vêem perdedores.
Zona Euro

Draghi. Acordo Alemanha-França é bem-vindo

O documento é vago e faltam-lhe propostas concretas, mas para o presidente do BCE é "finalmente algo com que trabalhar depois de tanto tempo a discutir o aprofundamento do euro".
BCE

Depois de agradar a falcões, Draghi acalma pombas

Presidente do BCE abriu os trabalhos em Sintra com garantias de que as compras líquidas só terminam com novos dados positivos, que há vários estímulos que se mantêm e que o BCE estará pronto a agir.
Presidente Trump

Larry Summers: argumentos de Trump são "absurdos" /premium

Em entrevista ao Observador, o ex-secretário do Tesouro de Clinton e principal conselheiro económico de Obama defende que a abordagem de Donald Trump vai contra as bases mais elementares da economia.
BCE

Nova recessão daria mais força ao populismo

Larry Summers, secretário do Tesouro de Bill Clinton e conselheiro económico de Obama, é contra o fim dos estímulos e diz que o mundo não se pode dar ao luxo de ter uma recessão no atual contexto.
BCE

Fórum do BCE volta a Sintra para debater salários

O Fórum do Banco Central Europeu (BCE) decorre em Sintra até quarta-feira. O presidente, Mario Draghi, dará início aos trabalhos, com um jantar de boas-vindas às dezenas de economistas.
BCE

Fórum do BCE regressa a Sintra

Dezenas de economistas e responsáveis internacionais irão participar, na próxima semana, no 'ECB Forum on Central Banking'. É o quarto Fórum do BCE a realizar-se em Sintra.
Governo

CE e BCE contrariam Governo no mercado de trabalho

Os órgãos europeus defendem que contratos sem termo mais flexíveis seriam mais eficazes do que a introdução de restrições nos contratos temporários, como o Governo planeia fazer através do Parlamento.
BCE

BCE já tem data para desligar a impressora

Conselho do BCE prolonga os estímulos até dezembro, mas nos últimos meses compras vão ser a metade. Depois, as compras "líquidas" de dívida terminam. Juros ficam onde estão até ao verão de 2019.
BCE

Para levar kayak a direito, BCE usa a outra pagaia

Uma no cravo e outra na ferradura, para não abalar os mercados financeiros. Depois de economista do BCE indicar que o fim dos estímulos está próximo, Mario Draghi deve mostrar que não tem pressa.
Zona Euro

Custo de novos empréstimos praticamente inalterado

O indicador do custo composto de novos empréstimos na zona euro manteve-se em abril "praticamente inalterado" face ao mês anterior em 1,70% para as empresas e em 1,83% para o crédito à habitação.
BCE

BCE. Luis de Guindos assume hoje vice-presidência

O espanhol Luis de Guindos assume hoje a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), para um mandato de oito anos, substituindo o português Vítor Constâncio.
BCE

BCE alerta Itália para risco de nova crise

305
Vítor Constâncio, vice-presidente do BCE, alertou a Itália para o risco de uma nova crise financeira, tendo em conta a dívida soberana. País não pode abandonar disciplina fiscal.
BCE

Portugal e outros muito dependentes do crescimento

893
Se as taxas de crescimento continuarem a abrandar e/ou se houver menor empenho na redução do défice, "alguns países" incluindo Portugal, arriscam ver novamente fechadas as portas nos mercados.
Grécia

Maiores bancos gregos passam os testes de stress

Os maiores bancos da Grécia resistiram aos testes de stress do BCE, aliviando as preocupações dos líderes europeus nas vésperas da saída do país do programa de assistência financeira, em agosto,
Zona Euro

BCE vê moderação no crescimento da zona euro

O Banco Central Europeu (BCE) afirmou esta quinta-feira que observou uma moderação no crescimento da zona euro e mostrou-se preocupado com as "ameaças protecionistas".
BCE

Draghi aponta "moderação" na economia da zona euro

De acordo com Mario Draghi, há "uma moderação" na economia da zona euro, após "vários trimestres de crescimento acima do previsto".
BCE

BCE mantém juros e programa de compra de dívida

O Banco Central Europeu decidiu deixar as taxas de juro inalteradas e manter o programa de compra de ativos a um ritmo de 30 mil milhões de euros mensais até finais de setembro.
BCE

BCE deve manter taxas de juro

Na reunião de política monetária desta quinta-feira, os analistas procurarão saber qual a interpretação do BCE quanto aos sinais recentes de desaceleração da economia europeia.
BCE

BCE satisfeito com descida do crédito malparado

A presidente do Conselho de Supervisão do BCE mostrou-se esta segunda-feira satisfeita com a descida do crédito malparado nos bancos europeus. "As atividades de supervisão começaram a dar frutos".
Conselho Europeu

Conselho confirma presidência de De Guindos

O Conselho Europeu confirmou a decisão de Luis De Guindos suceder ao português Vítor Constâncio na presidência do Banco Central Europeu.
BCE

Remunerações. BCE vai vigiar bancos europeus

Banco Central Europeu anunciou que vai vigiar os sistemas de remuneração dos bancos europeus dias depois de o Deutsche Bank ter atribuído aos seus efetivos um envelope de prémios superior ao de 2017.
Economia

"Nuvens negras" estão a formar-se para 2020

Consultora Gefira avisa que está a criar-se uma "tempestade perfeita" na economia europeia e nos mercados financeiros globais. Na análise da Gefira, a instabilidade nos mercados pode voltar em 2020.
BCE

Parlamento Europeu aprova nomeação de Guindos

O Parlamento Europeu deu luz verde definitiva à nomeação para vice-presidente do BCE de Luis de Guindos, no meio de críticas sobre o processo de designação.
BCE

Mario Draghi critica frases "perigosas" de Trump

Reunião do BCE trouxe uma simples (mas significativa) alteração na política monetária, a caminho da retirada dos estímulos. BCE retirou referência à disponibilidade para reforçar os estímulos.
BCE

Trump e Itália deixam BCE de mãos atadas

Um Conselho do BCE partido ao meio, entre os que querem acelerar o desmame dos estímulos monetários e os que pedem cautela, reúne-se esta quinta-feira, a seis meses do fim (previsto) do programa QE.
BCE

BCE não se opõe a Luis de Guindos para vice

O Banco Central Europeu anunciou que não coloca objeções à escolha de Luis de Guindos para a vice-presidência. O ministro da Economia espanhol vai ser nomeado pelo Conselho Europeu.
BCE

BCE comprou 489 milhões em dívida portuguesa

O Banco Central Europeu comprou 489 milhões de euros em dívida pública portuguesa em fevereiro. O programa de compra de ativos públicos e privados por parte do BCE estende-se até setembro.
BCE

Comissão do Parlamento Europeu aprova De Guindos

Os eurodeputados da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu aprovaram a indicação do ministro das Finanças espanhol para vice-presidente do BCE.
BCE

BCE rejeita bailout de banco letão

Terceiro maior banco da Letónia já estava a falar, diz Banco Central. Por essa razão, não irá haver resgate.
BCE

Lucro do BCE aumentou 6,9% em 2017

O lucro do Banco Central Europeu aumentou 6,9% em 2017 face ao ano anterior. A dimensão total do balanço do BCE aumentou 18,6% para 414 mil milhões de euros.
BCE

Eurogrupo e Portugal apoiam nomeação de De Guindos

Os ministros das Finanças da zona euro apoiaram a designação do ministro espanhol para a vice-presidência do BCE. Portugal considera que De Guindos "reúne todas as condições".
BCE

Irlandês desiste. Luis de Guindos será vice do BCE

O ministro das Finanças irlandês anunciou que a candidatura de Philip Lane será retirada. Espanhol De Guindos fica sozinho na corrida para suceder a Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE.
BCE

BCE. Parlamento Europeu dá nega a Guindos 

Parlamento Europeu prefere o irlandês Philip Lane, mas a decisão só será tomada no Eurogrupo da próxima segunda-feira. Luis de Guindos, apoiado por Costa e Centeno, continua confiante na eleição.
BCE

BCE recomenda prudência com as "bitcoin"

O presidente do BCE, Mario Draghi, recomendou prudência com as criptomoedas, "porque não são apoiadas por nenhum banco central ou Governo", e afirmou que não compete ao BCE regularizar as 'bitcoin'.
BCE

Ministro Guindos "provável" sucessor de Constâncio

Ministro das Finanças de Malta considerou que o seu homólogo espanhol, Luis de Guindos, "provavelmente" ganhará a vice-presidência do BCE, com apoio socialista, sucedendo a Vítor Constâncio.
BCE

Candidato espanhol ao BCE ouvido esta semana

O ministro da Economia espanhol e candidato à vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, vai ser ouvido pelos eurodeputados da Comissão de Economia.
BCE

Guindos candidato a lugar de Constâncio no BCE

Mandato de Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE termina em maio. Espanha avança com candidatura de Luis de Guindos ao lugar, contra a Irlanda, e conta já com o apoio do governo português.
BCE

Prazo de candidaturas à vice-presidência termina

O prazo para os países da zona euro apresentarem candidatos ao cargo de vice-presidente do BCE termina esta quarta-feira. O novo vice-presidente vai substituir o português Vítor Constâncio.
Economia

BCE estima impacto positivo de reforma dos EUA

Segundo o Banco Central Europeu, o impacto da reforma fiscal nos EUA sobre o PIB do país será positivo no curto prazo, mas os efeitos a longo prazo são "muito mais incertos".
Economia

Dívida pública sobe para 242,6 mil milhões em 2017

169
A dívida pública sofreu um aumento de 1,6 mil milhões de euros face a 2016, para o qual contribuiu, segundo o banco central, o acréscimo dos títulos de dívida pública e dos certificados do Tesouro.
BCE

BCE sujeita 37 bancos a testes de resistência

O Banco Central Europeu vai sujeitar 37 bancos da Zona Euro a testes de resistência, como parte da investigação à solvência que a ABE vai fazer este ano às instituições bancárias da UE.
BCE

"Ainda não podemos cantar vitória" contra a crise

Presidente do BCE esclareceu que não está iminente qualquer alteração nos estímulos, sublinhando que eles até podem ser reforçados. Mesmo assim, Draghi não conseguiu fazer com que o euro recuasse.
BCE

Zona euro. Crédito à habitação ficou mais fácil

Segundo o Banco Central Europeu, "A pressão da concorrência e a perceção do risco dos bancos facilitaram as condições da concessão de crédito".
Zona Euro

Balança corrente da zona euro com maior excedente

A balança corrente da zona euro registou um excedente de 32.500 milhões de euros em novembro de 2017. Em novembro de 2016, o excedente tinha sido de 32.200 milhões de euros.
Europa

Ex-PM italiano: "2018 não pode ser ano perdido"

O antigo primeiro-ministro italiano Enrico Letta está em Lisboa e alertou que "2018 não pode ser um ano perdido na Europa". Letta mostrou-se preocupado com o crescimento do populismo no continente.
BCE

Espanha confiante em conseguir vice do BCE

O ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, diz ser "importante" que Espanha consiga o cargo que o Eurogrupo votará no mês de fevereiro e que terá de ser ratificado pelo Conselho Europeu.
BCE

Zona euro tem alto nível de empréstimos duvidosos

Banco Central Europeu alerta para a necessidade das entidades da zona euro conseguirem progressos em 2018 na redução dos empréstimos duvidosos.
BCE

Nem em 2020 a inflação será a ideal na zona euro

Mario Draghi reconhece que irá, provavelmente, terminar o seu reino sobre o banco central da zona euro sem nunca atingir os 2% de inflação que são a meta definida pelo banco central.
Economia

BCE deixa taxas de juro inalteradas

O Banco Central Europeu decidiu deixar as taxas de juro inalteradas e confirmou que a partir de janeiro vai reduzir o programa de compra de ativos destinado a apoiar a economia da zona euro.
Economia

BCE. Juros de Portugal foram os que mais desceram

Segundo cálculos da Moody's, os juros da dívida pública de Portugal e da Irlanda foram os que mais desceram devido ao programa de compras de dívida do Banco Central Europeu.
Economia

Comissão e BCE pedem maior redução da dívida

Instituições antecipam melhorias na economia portuguesa, mas também um abrandamento no médio prazo, querem mais na redução da despesa e defendem que as poupanças devem servir para reduzir a dívida.
Troika

Troika de volta a Lisboa

Comissão Europeia, BCE e FMI estão de volta a Portugal para mais uma missão pós-programa. Esta é a sétima vez que a troika regressa a Lisboa depois do fim do programa de austeridade.
Grécia

Grécia. BCE reduz limite de liquidez de urgência

A pedido do Banco da Grécia, o Banco Central Europeu reduziu o limite de liquidez de urgência que os bancos podem pedir. O decréscimo é de 1.100 milhões de euros.
Mercados Financeiros

"Mercados vão voltar a evitar os mais endividados"

514
Economista-chefe da Schroders acredita que tudo ficará bem se o "céu continuar azul" na economia europeia, mas quando o BCE sair de cena os investidores voltarão a desconfiar de quem tem mais dívida.
Reserva Federal

Quem é o homem de Trump para mandar no dólar?

Jay Powell deverá suceder a Janet Yellen ao comando da Reserva Federal dos EUA, o banco central mais poderoso do mundo. Republicano, tem passado ligado à banca de investimento -- não é economista.
Dia Mundial da Poupança

Juros negativos. Ainda vale a pena poupar?

119
Qual é o impacto para a cultura de uma sociedade o dinheiro não render, onde falta incentivo à poupança? Há quem tenha medo de "bolhas", mas o economista-chefe do BCE preocupa-se mais com as crianças.
BCE

BCE vai comprar mais de 12 mil milhões em Portugal

BCE compra mais 270 mil milhões em dívida europeia até setembro de 2018, a nova data prevista para o fim do programa de estímulos. E a dívida que Portugal pagar ao BCE será investida em nova dívida.
BCE

BCE reduz compras de dívida para metade

Programa irá durar pelo menos até setembro de 2018, mas a metade do ritmo atual: compras de 30 mil milhões por mês. BCE reserva o direito de alargar (ou acelerar) o programa se a inflação não subir.
BCE

BCE. A arte de fazer um desmame sem ninguém notar

Banco Central Europeu deve anunciar esta quinta-feira uma redução do ritmo mensal de compras de dívida. O desafio de Mario Draghi é o de iniciar o desmame sem fazer voltar a crise financeira.
Crise na Zona Euro

Se Portugal tem cumprido regras, não teria crise

195
Jean-Claude Trichet, antigo presidente do Banco Central Europeu, defende que Portugal tem de fazer mais reformas estruturais e evitar voltar a cometer os mesmos erros de 2010.
Novo Banco

BCE autoriza Lone Star a comprar Novo Banco

210
O presidente do Novo Banco disse que o fundo norte-americano Lone Star já tem autorização do Banco Central Europeu para comprar o banco. A concretização do negócio estará para breve.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)