BCE
BCE

BCE salvou o euro em 2010 e "Portugal sabe disso"

126
O antigo presidente do BCE diz que salvou o euro em 2010 quando comprou dívida de Portugal, Grécia e Irlanda, na altura alvos de uma "especulação devastadora" nos mercados.
Economia

Zona Euro mais perto da recessão

Yves Mersch, membro da Comissão Executiva do BCE, adiantou que a Zona Euro não está perto da recessão, mas que as probabilidades aumentaram "significativamente" já que o crescimento abrandou.
Banca

BCE tem margem para reservas contracíclicas

O vice-presidente do Banco Central Europeu disse que há margem para aumentar as reservas contracíclicas dos bancos caso se de uma crise económica severa. O custo é a redução dos lucros a distribuir.
Entrevista

"Juros baixos são maus para jovens sem pais ricos" /premium

135
David Miles, ex-membro do Banco de Inglaterra, avisa em entrevista que juros baixos podem ser "tóxicos" e colocam umas gerações em vantagem face às outras. E quem não tem pais ricos fica prejudicado.
BCE

É preciso mais investimento, diz Lagarde

Christine Lagarde assume a liderança do BCE, mas antes de iniciar o mandato de 8 anos pediu à Alemanha e a países como a Holanda para investirem mais para apoiar o crescimento económico.
BCE

Christine Lagarde assume hoje presidência do BCE

A ex-diretora do FMI, Christine Lagarde, assume a liderança do Banco Central Europeu, sucedendo a Mario Draghi, que cumpriu oito anos de mandato, e tornando-se a primeira mulher a liderar o banco.
BCE

A herança de Super Mario Draghi /premium

O eleitorado em países como a Alemanha é muito crítica da atuação de Draghi e do BCE, pela sua incapacidade de normalizar a política monetária, subindo o ressentimento face aos países mais endividados
BCE

Draghi, na despedida: Lagarde sabe o que fazer

Na última reunião do Conselho do BCE presidida por Mario Draghi, o italiano congratulou-se pela "perseverança" do seu mandato e garantiu que riscos dos juros negativos estão a ser "monitorizados".
BCE

Draghi despede-se após oito anos no BCE

Mario Draghi terá esta quinta-feira a sua última reunião enquanto presidente do Banco Central Europeu após oito anos no cargo. O lugar será ocupado por Christine Lagarde a 1 de novembro.
Euribor

Taxas Euribor caem a três, a seis e a 12 meses

As Taxas Euribor, mais utilizadas em Portugal para empréstimos à habitação, caíram a três, seis e 12 meses. Isto acontece depois do BCE anunciar que vai manter baixas as taxas de juro diretoras.
BCE

BES. BCE pode negar acesso a documentos

Em causa está um recurso apresentado pela Espírito Santo Financial Group junto do Tribunal de Justiça. Banco Central Europeu considera que a confidencialidade prevalece sobre a transparência.
BCE

Draghi: "Adversários do euro não tiveram sucesso"

Em entrevista ao Financial Times, diz-se "otimista" de que a zona euro acabará por ter maior "integração política". Mas mais "urgente do que nunca" é que os países mais ricos abram os cordões à bolsa.
BCE

BCE. Fabio Panetta candidato ao Conselho Executivo

O nome do italiano Fabio Panetta, vice-governador do Banco de Itália, foi o único proposto para suceder ao francês Benoit Coeuré no Conselho Executivo do BCE, cujo mandato termina no final do ano.
Mario Draghi

Draghi defende instrumento orçamental na zona euro

No sua despedida, Draghi passou em revista algumas das "lições" retiradas do seu mandato e, entre as falhas detetadas, apontou a ausência de um instrumento orçamental centralizado na área do euro.
Christine Lagarde

Crescimento frágil ameaçado por tensões comerciais

A diretora-geral cessante do FMI, Christine Lagarde, sublinhou na quinta-feira que o crescimento global está "frágil e ameaçado" devido, em parte, à guerra comercial e ao 'Brexit'.
Christine Lagarde

BCE. Lagarde com luz verde dos eurodeputados

Votação em Estrasburgo foi feita por escrutínio secreto, num total de 394 votos a favor, 206 contra e 49 abstenções. O mandato tem uma duração de oito anos, não renováveis.
BCE

BCE admite baixar ainda mais as taxas de juro

Philip Lane, economista-chefe do BCE, garante que a autoridade monetária "irá fazer o que for preciso para atingir a meta da inflação". As taxas de juro podem descer ainda mais.
Euribor

Habitação. Taxa de juro negativa até 2025

358
Expectativas de juros mais baixos na zona euro já levaram as taxas Euribor a novos mínimos. Euribor não voltará mesmo a negociar acima do zero antes de completar dez anos de taxas negativas.
BCE

BCE. Politização do lucro e socialização da perda

Depois de mais um pacote de Draghi, importaria parar para pensar e para colocar algumas questões (Einstein (?) dizia que “loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”).
BCE

MP: houve "conivência" de Macedo com Pinho e Mexia /premium

1201
MP diz que Paulo Macedo foi conivente com crime de corrupção imputado a arguidos do caso EDP. BCE recebeu notícia do Observador e relatório do BCP e avalia situação do líder da Caixa.
BCE

Draghi relança "bazuca" sem votação no BCE

BCE corta taxa dos depósitos em 10 pontos, para um valor ainda mais negativo: -0,5%. E lançou novo plano de compras de dívida nos mercados. Não houve votação, mas nem todos concordaram.
Christine Lagarde

O último dia de Christine Lagarde no FMI

Christine Lagarde será a primeira mulher a assumir a presidência do BCE, depois de ter sido também a primeira mulher na liderança do FMI.
BCE

"Super Mario" dobra a terapia de eficácia duvidosa /premium

Mario Draghi veste pela última vez o "fato de bombeiro" e deverá anunciar nova ronda de estímulos. Mas são cada vez mais vozes (até dentro do BCE) a questionar a eficácia e a avisar para os riscos.
Caixa Geral de Depósitos

BCE pode reavaliar idoneidade de líder da Caixa

208
Em causa uma notícia do Observador que relatava o papel do presidente da Caixa na contratação de um assessor de Manuel Pinho - que terá sido acordada com a EDP. Factos estão a investigados pelo MP.
BCE

BCE. Eurodeputados aprovam Lagarde como presidente

A francesa Christine Lagarde foi a escolhida pelos chefes de Estado e de Governo da UE para suceder ao italiano Mario Draghi. Futura presidente do BCE teve 37 votos a favor, 11 contra e 4 abstenções.
BCE

BCE tem de "ouvir e compreender os mercados"

Christine Lagarde, que se prepara para assumir a presidência do BCE, defende em Bruxelas que "uma política altamente acomodatícia é necessária por um longo período de tempo".
BCE

Juros não sobem porque os alemães poupam demais

1140
Em entrevista à revista Der Spiegel, Vítor Constâncio (português ex-vice do BCE) diz que "não faz qualquer sentido, numa perspetiva económica" que o governo alemão não se desvie do défice-zero.
Mercados Financeiros

Já se paga o "privilégio" de emprestar a Portugal /premium

386
BCE vai lançar nova "bazuca" de estímulos. Antecipação está a aprofundar queda dos juros. À boleia, Portugal já goza de juros negativos na dívida até 8 anos. A 10 anos, só 0,1%. Boa notícia. Ou não?
BCE

BCE. Riscos para a economia são "cada vez piores"

Banco Central Europeu decidiu deixar as suas taxas de juro inalteradas, em mínimos que se mantêm desde março de 2016, e preparou caminho para anunciar novos estímulos em setembro.
BCE

BCE tem consenso para lançar mais estímulos

Minutas da última reunião de política monetária, em junho, revelam que existe um consenso no seio do Conselho do BCE no sentido de lançar mais estímulos caso seja necessário.
BCE

Políticas do BCE podem trazer riscos para Portugal

Economistas não têm dúvidas de que a política seguida pelo BCE "teve benefícios muito relevantes para Portugal". No entanto, é "muito difícil de prever o que pode acontecer" a médio/longo prazo.
BCE

O dinheiro falou: Lagarde vai manter juros baixos /premium

Entre os analistas, as opiniões dividem-se, mas o dinheiro já falou: Lagarde, uma antiga craque na natação sincronizada, é garantia de continuidade na política monetária. Mas isso comporta "riscos".
Mario Draghi

Draghi quer mais medidas de combate à inflação

No discurso de abertura dos trabalhos do Fórum do BCE, Draghi garantiu que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários".
BCE

Fórum de 'despedida' de Draghi começa em Sintra

A sexta edição do Fórum do BCE terá como tema os "20 anos da União Económica e Monetária Europeia" e abordará também o futuro da zona euro. É a última dirigida pelo italiano.
BCE

Utilização global do euro subiu em 2018

O euro ganhou terreno face ao dólar enquanto divisa usada nas reservas governamentais a nível global, recuperando de mínimos históricos.
BCE

BCE discutiu descida da taxa de juro dos depósitos

Mario Draghi disse que o Conselho do BCE discutiu uma descida da taxa de juro de depósitos que cobra aos bancos por excesso de reservas, atualmente em -0,4%.
BCE

BCE queixou-se de não ser ouvido pelo parlamento

Numa carta enviada a Ferro Rodrigues por Yves Mersch, um membro da comissão executiva do BCE, em fevereiro, o banco central disse ter dúvidas sobre a conformidade da lei com as regras europeias.
BCE

BCE vai dar bolsas a mulheres desfavorecidas

A bolsa será atribuída a cinco estudantes provenientes de meios desfavorecidos e tem um valor de 10.000 euros. Com o fim da formação, as bolsistas poderão estagiar no BCE.
Dinheiro

Novas notas de 100 e 200 em circulação na 3ª feira

106
Novas notas têm a mesma cor, mas menor dimensão. Contam com novos elementos de segurança e concluem a implementação das notas da série Europa.
Mário Centeno

Centeno recusa decisões nacionais ditadas de fora

834
O BCE arrasou as propostas de Centeno para a reforma da supervisão financeira. O ministro das Finanças responde que "são detalhes" e garante que independência do Banco de Portugal não está em causa.
BCE

BCE arrasa propostas de Centeno para a supervisão

3795
Críticas em toda a linha. Num documento, obtido pelo Observador, o BCE obriga Mário Centeno a alterar várias propostas que constam do pacote legislativo. Ministro fará as "clarificações necessárias"
Estímulos Monetários

Quando o João Ratão cai dentro do caldeirão

A permanência da taxa de juro de depósito negativa está a distorcer por completo a curva de rendimentos europeia, tanto nos mercados de dívida core como na periferia.
BCE

BCE reduziu diferenças entre mulheres e homens

O Banco Central Europeu assegura que desde que introduziu medidas internas para impulsionar a promoção de mulheres, a diferença entre mulheres e homens diminuiu.
Mário Centeno

"Não houve uma dramática" viragem da austeridade

3390
Mário Centeno reconhece, numa reportagem do Financial Times, que não houve uma "dramática" viragem da austeridade, O governo fez mudanças, mas "não foram grandes mudanças".
BCE

Bancos devem comunicar suspeitas de branqueamento

O presidente do BCE considera que os bancos têm a responsabilidade de "verificar a identidade dos seus clientes e comunicar qualquer suspeita de branqueamento de capitais" às autoridades.
BCE

Líderes da UE dão aval a nomeação de Philip Lane

Os líderes europeus "nomearam Philip R. Lane como membro da Comissão Executiva do BCE" por um período de oito anos, não renovável. O mandato começa a 1 de junho.
BCE

BCE não sobe juros "pelo menos" até ao fim do ano

Indicação anterior era de que os juros não subiriam "pelo menos até ao verão de 2019". Além desta mudança de discurso, o BCE anunciou novas operações de financiamento de longo prazo.
BCE

BCE deve anunciar previsões mais pessimistas

BCE faz novas previsões na quinta-feira. Os juros devem manter-se inalterados e novas operações de refinanciamento de prazo alargado deverão ser debatidas.
BCE

"Não estamos a caminhar para uma recessão"

François Villeroy de Galhau, governador do Banco de França, está em Lisboa e, numa conferência ao lado de Carlos Costa, elogia as reformas "ambiciosas" que foram feitas na economia portuguesa.
BCE

BCE prevê desaceleração a curto prazo

O lucro do BCE foi de mais 23,5% relativamente ao registado em 2017. BCE prevê que crescimento económico da zona euro venha a ser mais fraco e quer preparar mais liquidez a longo prazo.
BCE

BPI diz cumprirrácios mínimos exigidos pelo BCE

O Banco BPI informou esta quarta-feira que cumpre os novos rácios mínimos exigidos pelo Banco Central Europeu (BCE) para 2019 em matéria de CET1, Tier 1 e rácio total.
Caixa Geral de Depósitos

CGD cumpre Requisitos de capital de BCE

O banco público divulgou, através de comunicado à CMVM os rácios de capital exigidos pelo Banco Central Europeu a partir de 1 de março de 2019 e afirmou que os já cumpria desde final de 2018.
BCE

Arrivederci, Mario!

Os que creem que as taxas de juro na Europa não sobem não se iludam. Quem de perfeito juízo acredita que Draghi deixará em mãos alheias o anúncio do fim do ciclo monetário que tão arrojadamente abriu?
Banca

Garantias do Estado incentivam créditos de risco

Um estudo do Banco Central Europeu aponta a disponibilidade do Estado para resgatar os bancos como uma justificação de concessão de créditos a empresas frágeis.
BCE

BCE garante que é "baixo" o risco de uma recessão

Dados económicos na Europa apontam para uma desaceleração, por força do Brexit e das tensões comerciais, mas os governadores do BCE são unânimes: a probabilidade de uma recessão é "baixa".
BCE

BCE acaba com programa mas dá conforto ao mercado

Mario Draghi confirmou o fim das compras de ativos mas não poupou esforços para garantir aos investidores que a política monetária vai continuar disponível para suportar o crescimento económico.
BCE

BCE confirma fim do programa de compra de dívida

Desde março de 2015, quando começou o programa, o BCE já injetou 2,6 biliões de euros na compra de dívida pública e privada para facilitar o crédito, apoiar a economia e afastar a ameaça de deflação.
BCE

BCE reduz participação do Banco de Portugal

Com estas alterações, 12 bancos centrais nacionais baixam a sua participação no BCE e 16 sobem, com os países do sul da Europa a serem os mais penalizados.
BCE

Dívida obriga Novo Banco a ir ao mercado

Um relatório da Moody's sobre a banca ibérica avançou que o Novo Banco terá que ir ao mercado para conseguir devolver os 6,5 mil milhões de euros que tem em dívida ao Banco Central Europeu.
BCE

Luigi Di Maio acusa Draghi de "envenenar ambiente"

O líder do Movimento Cinco Estrelas afirmou que o presidente do BCE "envenena o ambiente" quando adverte sobre a tensão em Itália e pede diálogo sobre o orçamento para 2019.
BCE

Itália. BCE não está "otimista", está "confiante"

Presidente do BCE diz que são "limitados" os sinais de contágio do risco italiano a outros países. Mas esses sinais "estão lá". BCE está confiante de que irá haver um acordo com o governo italiano.
BCE

Ex-presidente do BCE alerta para riscos mundiais

Segundo Jean-Claude Trichet, "a alavancagem financeira continuou com o mesmo ritmo" e que isso significa que há um grande risco em diferentes setores do sistema financeiro.
Zona Euro

BCE revê em baixa crescimento na zona euro

O Banco Central Europeu reviu esta quinta-feira em baixa a previsão de crescimento para este ano na zona euro, passando-a para 2% em vez de 2,1%.
BCE

BCE confirma fim do programa de compra de dívida

As compras de dívida feitas no âmbito do programa lançado em 2015 para apoiar a economia vão passar em outubro para metade do valor atual até ao final do ano, quando está previsto o fim do programa.
Mário Centeno

Centeno preside à "rentrée" do Eurogrupo em Viena

O fórum de ministros das Finanças da zona euro, presidido por Mário Centeno, tem agendada para esta sexta-feira a reunião de "rentrée", e um dos pontos em agenda é a situação económica em Portugal.
BCE

BCE. O "homem mais perigoso da Europa" sai de cena /premium

Jens Weidmann era o maior opositor às medidas de emergência de Draghi, decisivas para tirar o euro da crise. Agora, decidiu sair da corrida à liderança do BCE. Portugal deve deitar foguetes?
Banca

Portugal. Crédito malparado baixou para 12,41%

O BCE divulgou na quarta-feira que o rácio de crédito malparado na zona euro era de 4,64% no final do primeiro trimestre, abaixo dos 4,83% de dezembro e dos 6,23% de março de 2017.
Itália

Itália pede a BCE para comprar mais dívida do país

O programa de compra de dívida do BCE está a poucos meses de terminar, mas o governo italiano terá contactado Frankfurt para comprar mais dívida italiana e proteger o país dos "especuladores".
BCE

BCE preocupado com preços das casas na China

Num artigo publicado juntamente com o seu boletim económico, a instituição avalia o impacto de uma crise no setor imobiliário chinês e lembra que menos crescimento na China tem impacto na zona euro.
Banif

Banif. Termina prazo para credores reclamarem

O prazo para os credores do Banif poderem reclamar os créditos que têm sobre o banco em liquidação termina esta quinta-feira, segundo a decisão do tribunal responsável pelo processo de liquidação.
BCE

BCE. Aumento dos salários causa subida da inflação

Num artigo publicado no último boletim económico do Banco Central Europeu, José Gumiel e Elke analisam a importância dos salários na subida da inflação.
Economia

Draghi saúda encontro entre Trump e Juncker

O presidente do BCE considerou que o encontro entre Donald Trump e Jean-Claude Juncker é "um bom sinal" para resolver o conflito comercial, mas disse que é "muito cedo" para avaliar resultados.
BCE

BCE garante: juros não sobem até ao verão de 2019

Após uma reunião do Conselho do BCE que não terá sido mais do que "marcar calendário", o banco central manteve inalterada a estratégia de desmame dos estímulos monetários.
BCE

Euro recua com dados fracos antes do BCE reunir

O euro recuou face ao dólar, após a divulgação de dados económicos fracos relativos à zona euro, a dois dias de uma reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).
BCE

Constâncio descarta nova crise na zona euro

125
O ex-vice-presidente do Banco Central Europeu Vítor Constâncio descartou esta sexta-feira a possibilidade de a área do euro vir a viver uma crise económica como a que acabou de ultrapassar.
BCE

BCE. Juros podem subir antes de finais de 2019

Alguns membros do Conselho do BCE estão desconfortáveis com o facto de os mercados estarem a assumir que a taxa de juro só irá subir em dezembro de 2019. Poderá ser antes disso, dizem à Bloomberg.
Cimeira do Euro

Conselho Europeu. Quem (ainda) quer mudar o euro? /premium

Mais de três anos depois de se decidir começar a mudar o euro, dois terços dos líderes que se vão sentar a discutir o futuro da moeda única já não são os mesmos, mas as divisões mantêm-se.
BCE

BCE. Riscos para a economia global aumentaram

O Banco Central Europeu prevê que os riscos para a economia global estão equilibrados a curto prazo, mas que aumentarão a médio prazo. Maior protecionismo pode ter um impacto significativo.
BCE

Sindicatos deviam empenhar-se em tornar bolo maior /premium

A economista alemã defende, em entrevista, que os sindicatos têm de procurar o consenso na negociação coletiva: "devem empenhar-se mais em tornar o bolo maior, e menos em retirar o máximo do bolo."
BCE

Na guerra que Trump acha fácil, todos perdem

Governadores dos bancos centrais que representam metade da economia mundial mostraram-se preocupados em Sintra. Mario Draghi preocupado com mudanças na ordem mundial. Todos vêem perdedores.
Zona Euro

Draghi. Acordo Alemanha-França é bem-vindo

O documento é vago e faltam-lhe propostas concretas, mas para o presidente do BCE é "finalmente algo com que trabalhar depois de tanto tempo a discutir o aprofundamento do euro".
BCE

Depois de agradar a falcões, Draghi acalma pombas

Presidente do BCE abriu os trabalhos em Sintra com garantias de que as compras líquidas só terminam com novos dados positivos, que há vários estímulos que se mantêm e que o BCE estará pronto a agir.
Presidente Trump

Larry Summers: argumentos de Trump são "absurdos" /premium

Em entrevista ao Observador, o ex-secretário do Tesouro de Clinton e principal conselheiro económico de Obama defende que a abordagem de Donald Trump vai contra as bases mais elementares da economia.
BCE

Nova recessão daria mais força ao populismo

Larry Summers, secretário do Tesouro de Bill Clinton e conselheiro económico de Obama, é contra o fim dos estímulos e diz que o mundo não se pode dar ao luxo de ter uma recessão no atual contexto.
BCE

Fórum do BCE volta a Sintra para debater salários

O Fórum do Banco Central Europeu (BCE) decorre em Sintra até quarta-feira. O presidente, Mario Draghi, dará início aos trabalhos, com um jantar de boas-vindas às dezenas de economistas.
BCE

Fórum do BCE regressa a Sintra

Dezenas de economistas e responsáveis internacionais irão participar, na próxima semana, no 'ECB Forum on Central Banking'. É o quarto Fórum do BCE a realizar-se em Sintra.
Governo

CE e BCE contrariam Governo no mercado de trabalho

Os órgãos europeus defendem que contratos sem termo mais flexíveis seriam mais eficazes do que a introdução de restrições nos contratos temporários, como o Governo planeia fazer através do Parlamento.
BCE

BCE já tem data para desligar a impressora

Conselho do BCE prolonga os estímulos até dezembro, mas nos últimos meses compras vão ser a metade. Depois, as compras "líquidas" de dívida terminam. Juros ficam onde estão até ao verão de 2019.
BCE

Para levar kayak a direito, BCE usa a outra pagaia

Uma no cravo e outra na ferradura, para não abalar os mercados financeiros. Depois de economista do BCE indicar que o fim dos estímulos está próximo, Mario Draghi deve mostrar que não tem pressa.
Zona Euro

Custo de novos empréstimos praticamente inalterado

O indicador do custo composto de novos empréstimos na zona euro manteve-se em abril "praticamente inalterado" face ao mês anterior em 1,70% para as empresas e em 1,83% para o crédito à habitação.
BCE

BCE. Luis de Guindos assume hoje vice-presidência

O espanhol Luis de Guindos assume hoje a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), para um mandato de oito anos, substituindo o português Vítor Constâncio.
BCE

BCE alerta Itália para risco de nova crise

305
Vítor Constâncio, vice-presidente do BCE, alertou a Itália para o risco de uma nova crise financeira, tendo em conta a dívida soberana. País não pode abandonar disciplina fiscal.
BCE

Portugal e outros muito dependentes do crescimento

893
Se as taxas de crescimento continuarem a abrandar e/ou se houver menor empenho na redução do défice, "alguns países" incluindo Portugal, arriscam ver novamente fechadas as portas nos mercados.
Grécia

Maiores bancos gregos passam os testes de stress

Os maiores bancos da Grécia resistiram aos testes de stress do BCE, aliviando as preocupações dos líderes europeus nas vésperas da saída do país do programa de assistência financeira, em agosto,
Zona Euro

BCE vê moderação no crescimento da zona euro

O Banco Central Europeu (BCE) afirmou esta quinta-feira que observou uma moderação no crescimento da zona euro e mostrou-se preocupado com as "ameaças protecionistas".
BCE

Draghi aponta "moderação" na economia da zona euro

De acordo com Mario Draghi, há "uma moderação" na economia da zona euro, após "vários trimestres de crescimento acima do previsto".
BCE

BCE mantém juros e programa de compra de dívida

O Banco Central Europeu decidiu deixar as taxas de juro inalteradas e manter o programa de compra de ativos a um ritmo de 30 mil milhões de euros mensais até finais de setembro.
BCE

BCE deve manter taxas de juro

Na reunião de política monetária desta quinta-feira, os analistas procurarão saber qual a interpretação do BCE quanto aos sinais recentes de desaceleração da economia europeia.
BCE

BCE satisfeito com descida do crédito malparado

A presidente do Conselho de Supervisão do BCE mostrou-se esta segunda-feira satisfeita com a descida do crédito malparado nos bancos europeus. "As atividades de supervisão começaram a dar frutos".
Conselho Europeu

Conselho confirma presidência de De Guindos

O Conselho Europeu confirmou a decisão de Luis De Guindos suceder ao português Vítor Constâncio na presidência do Banco Central Europeu.
BCE

Remunerações. BCE vai vigiar bancos europeus

Banco Central Europeu anunciou que vai vigiar os sistemas de remuneração dos bancos europeus dias depois de o Deutsche Bank ter atribuído aos seus efetivos um envelope de prémios superior ao de 2017.
Economia

"Nuvens negras" estão a formar-se para 2020

Consultora Gefira avisa que está a criar-se uma "tempestade perfeita" na economia europeia e nos mercados financeiros globais. Na análise da Gefira, a instabilidade nos mercados pode voltar em 2020.
BCE

Parlamento Europeu aprova nomeação de Guindos

O Parlamento Europeu deu luz verde definitiva à nomeação para vice-presidente do BCE de Luis de Guindos, no meio de críticas sobre o processo de designação.
BCE

Mario Draghi critica frases "perigosas" de Trump

Reunião do BCE trouxe uma simples (mas significativa) alteração na política monetária, a caminho da retirada dos estímulos. BCE retirou referência à disponibilidade para reforçar os estímulos.
BCE

Trump e Itália deixam BCE de mãos atadas

Um Conselho do BCE partido ao meio, entre os que querem acelerar o desmame dos estímulos monetários e os que pedem cautela, reúne-se esta quinta-feira, a seis meses do fim (previsto) do programa QE.
BCE

BCE não se opõe a Luis de Guindos para vice

O Banco Central Europeu anunciou que não coloca objeções à escolha de Luis de Guindos para a vice-presidência. O ministro da Economia espanhol vai ser nomeado pelo Conselho Europeu.
BCE

BCE comprou 489 milhões em dívida portuguesa

O Banco Central Europeu comprou 489 milhões de euros em dívida pública portuguesa em fevereiro. O programa de compra de ativos públicos e privados por parte do BCE estende-se até setembro.
BCE

Comissão do Parlamento Europeu aprova De Guindos

Os eurodeputados da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu aprovaram a indicação do ministro das Finanças espanhol para vice-presidente do BCE.
BCE

BCE rejeita bailout de banco letão

Terceiro maior banco da Letónia já estava a falar, diz Banco Central. Por essa razão, não irá haver resgate.
BCE

Lucro do BCE aumentou 6,9% em 2017

O lucro do Banco Central Europeu aumentou 6,9% em 2017 face ao ano anterior. A dimensão total do balanço do BCE aumentou 18,6% para 414 mil milhões de euros.
BCE

Eurogrupo e Portugal apoiam nomeação de De Guindos

Os ministros das Finanças da zona euro apoiaram a designação do ministro espanhol para a vice-presidência do BCE. Portugal considera que De Guindos "reúne todas as condições".
BCE

Irlandês desiste. Luis de Guindos será vice do BCE

O ministro das Finanças irlandês anunciou que a candidatura de Philip Lane será retirada. Espanhol De Guindos fica sozinho na corrida para suceder a Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE.
BCE

BCE. Parlamento Europeu dá nega a Guindos 

Parlamento Europeu prefere o irlandês Philip Lane, mas a decisão só será tomada no Eurogrupo da próxima segunda-feira. Luis de Guindos, apoiado por Costa e Centeno, continua confiante na eleição.
BCE

BCE recomenda prudência com as "bitcoin"

O presidente do BCE, Mario Draghi, recomendou prudência com as criptomoedas, "porque não são apoiadas por nenhum banco central ou Governo", e afirmou que não compete ao BCE regularizar as 'bitcoin'.
BCE

Ministro Guindos "provável" sucessor de Constâncio

Ministro das Finanças de Malta considerou que o seu homólogo espanhol, Luis de Guindos, "provavelmente" ganhará a vice-presidência do BCE, com apoio socialista, sucedendo a Vítor Constâncio.
BCE

Candidato espanhol ao BCE ouvido esta semana

O ministro da Economia espanhol e candidato à vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, vai ser ouvido pelos eurodeputados da Comissão de Economia.
BCE

Guindos candidato a lugar de Constâncio no BCE

Mandato de Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE termina em maio. Espanha avança com candidatura de Luis de Guindos ao lugar, contra a Irlanda, e conta já com o apoio do governo português.
BCE

Prazo de candidaturas à vice-presidência termina

O prazo para os países da zona euro apresentarem candidatos ao cargo de vice-presidente do BCE termina esta quarta-feira. O novo vice-presidente vai substituir o português Vítor Constâncio.
Economia

BCE estima impacto positivo de reforma dos EUA

Segundo o Banco Central Europeu, o impacto da reforma fiscal nos EUA sobre o PIB do país será positivo no curto prazo, mas os efeitos a longo prazo são "muito mais incertos".
Economia

Dívida pública sobe para 242,6 mil milhões em 2017

169
A dívida pública sofreu um aumento de 1,6 mil milhões de euros face a 2016, para o qual contribuiu, segundo o banco central, o acréscimo dos títulos de dívida pública e dos certificados do Tesouro.
BCE

BCE sujeita 37 bancos a testes de resistência

O Banco Central Europeu vai sujeitar 37 bancos da Zona Euro a testes de resistência, como parte da investigação à solvência que a ABE vai fazer este ano às instituições bancárias da UE.
BCE

"Ainda não podemos cantar vitória" contra a crise

Presidente do BCE esclareceu que não está iminente qualquer alteração nos estímulos, sublinhando que eles até podem ser reforçados. Mesmo assim, Draghi não conseguiu fazer com que o euro recuasse.
BCE

Zona euro. Crédito à habitação ficou mais fácil

Segundo o Banco Central Europeu, "A pressão da concorrência e a perceção do risco dos bancos facilitaram as condições da concessão de crédito".
Zona Euro

Balança corrente da zona euro com maior excedente

A balança corrente da zona euro registou um excedente de 32.500 milhões de euros em novembro de 2017. Em novembro de 2016, o excedente tinha sido de 32.200 milhões de euros.
Europa

Ex-PM italiano: "2018 não pode ser ano perdido"

O antigo primeiro-ministro italiano Enrico Letta está em Lisboa e alertou que "2018 não pode ser um ano perdido na Europa". Letta mostrou-se preocupado com o crescimento do populismo no continente.
BCE

Espanha confiante em conseguir vice do BCE

O ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, diz ser "importante" que Espanha consiga o cargo que o Eurogrupo votará no mês de fevereiro e que terá de ser ratificado pelo Conselho Europeu.
BCE

Zona euro tem alto nível de empréstimos duvidosos

Banco Central Europeu alerta para a necessidade das entidades da zona euro conseguirem progressos em 2018 na redução dos empréstimos duvidosos.
BCE

Nem em 2020 a inflação será a ideal na zona euro

Mario Draghi reconhece que irá, provavelmente, terminar o seu reino sobre o banco central da zona euro sem nunca atingir os 2% de inflação que são a meta definida pelo banco central.
Economia

BCE deixa taxas de juro inalteradas

O Banco Central Europeu decidiu deixar as taxas de juro inalteradas e confirmou que a partir de janeiro vai reduzir o programa de compra de ativos destinado a apoiar a economia da zona euro.
Economia

BCE. Juros de Portugal foram os que mais desceram

Segundo cálculos da Moody's, os juros da dívida pública de Portugal e da Irlanda foram os que mais desceram devido ao programa de compras de dívida do Banco Central Europeu.
Economia

Comissão e BCE pedem maior redução da dívida

Instituições antecipam melhorias na economia portuguesa, mas também um abrandamento no médio prazo, querem mais na redução da despesa e defendem que as poupanças devem servir para reduzir a dívida.
Troika

Troika de volta a Lisboa

Comissão Europeia, BCE e FMI estão de volta a Portugal para mais uma missão pós-programa. Esta é a sétima vez que a troika regressa a Lisboa depois do fim do programa de austeridade.
Grécia

Grécia. BCE reduz limite de liquidez de urgência

A pedido do Banco da Grécia, o Banco Central Europeu reduziu o limite de liquidez de urgência que os bancos podem pedir. O decréscimo é de 1.100 milhões de euros.
Mercados Financeiros

"Mercados vão voltar a evitar os mais endividados"

514
Economista-chefe da Schroders acredita que tudo ficará bem se o "céu continuar azul" na economia europeia, mas quando o BCE sair de cena os investidores voltarão a desconfiar de quem tem mais dívida.
Reserva Federal

Quem é o homem de Trump para mandar no dólar?

Jay Powell deverá suceder a Janet Yellen ao comando da Reserva Federal dos EUA, o banco central mais poderoso do mundo. Republicano, tem passado ligado à banca de investimento -- não é economista.
Dia Mundial da Poupança

Juros negativos. Ainda vale a pena poupar?

119
Qual é o impacto para a cultura de uma sociedade o dinheiro não render, onde falta incentivo à poupança? Há quem tenha medo de "bolhas", mas o economista-chefe do BCE preocupa-se mais com as crianças.
BCE

BCE vai comprar mais de 12 mil milhões em Portugal

BCE compra mais 270 mil milhões em dívida europeia até setembro de 2018, a nova data prevista para o fim do programa de estímulos. E a dívida que Portugal pagar ao BCE será investida em nova dívida.
BCE

BCE reduz compras de dívida para metade

Programa irá durar pelo menos até setembro de 2018, mas a metade do ritmo atual: compras de 30 mil milhões por mês. BCE reserva o direito de alargar (ou acelerar) o programa se a inflação não subir.
BCE

BCE. A arte de fazer um desmame sem ninguém notar

Banco Central Europeu deve anunciar esta quinta-feira uma redução do ritmo mensal de compras de dívida. O desafio de Mario Draghi é o de iniciar o desmame sem fazer voltar a crise financeira.
Crise na Zona Euro

Se Portugal tem cumprido regras, não teria crise

195
Jean-Claude Trichet, antigo presidente do Banco Central Europeu, defende que Portugal tem de fazer mais reformas estruturais e evitar voltar a cometer os mesmos erros de 2010.
Novo Banco

BCE autoriza Lone Star a comprar Novo Banco

210
O presidente do Novo Banco disse que o fundo norte-americano Lone Star já tem autorização do Banco Central Europeu para comprar o banco. A concretização do negócio estará para breve.
Wolfgang Schäuble

Schäuble. As 7 frases marcantes sobre Portugal

O ministro das Finanças alemão vai deixar uma das pastas mais poderosas da União Europeia. Ao longo dos anos, Wolfgang Schäuble falou muito sobre Portugal. Veja as críticas e os elogios.
BCE

BCE quer reduzir número de bancos na Europa

A presidente do conselho de supervisão do BCE defende as fusões, a nível nacional ou além-fronteiras, com o objetivo de diminuir o número de instituições bancárias. O setor bancário tem 280% do PIB.
Zona Euro

Subida do rating reflete melhoria da zona euro

O presidente do Banco Central Europeu diz que a subida do rating de Portugal reflete a melhoria da situação económica do país, mas também da zona euro.
Bitcoin

Vítor Constâncio: "Bitcoin é especulação"

110
O vice-presidente do Banco Central Europeu considera que a moeda virtual bitcoin não é uma moeda mas sim "uma forma de especulação". Cada bitcoin valia, no fim da semana, 3.600 dólares
BCE

Expansão da zona euro continua sólida

A expansão económica da zona euro continua a ser sólida, apesar da volatilidade da taxa de câmbio criar incerteza devido às implicações na estabilidade dos preços.
Mercados Financeiros

"Rating" acima de "lixo"? "Agradeçam ao BCE"

1648
Colunista da Bloomberg não alinha em euforias. A dívida (de perto de 130%) é "completamente insustentável" e isso só não é um problema porque o banco central já é dono de quase um terço da dívida.
BCE

Subida dos juros pode fazer descarrilar a retoma

Banco de Compensações Internacionais, o "banco central dos bancos centrais", avisa que juros não podem subir muito rapidamente. Economista-chefe do BCE está "preocupado" com as crianças.
BCE

BCE decide em outubro se avança para o desmame

Mario Draghi confirma que já houve um debate – "muito, muito preliminar" – sobre a retirada dos estímulos monetários na zona euro. Em outubro, "boa parte das decisões sobre essa matéria será tomada".
Taxas de Juro

BCE deixa taxas de juro inalteradas

Banco Central Europeu anunciou que decidiu deixar as taxas de juro inalteradas, com a taxa aplicável às operações principais de refinanciamento a manter-se em zero.
Bancos Centrais

Jackson Hole, onde os banqueiros se reúnem

Mario Draghi, Janet Yellen e todos os principais líderes de bancos centrais estão, por estes dias, em Jackson Hole, nos EUA, para o simpósio anual de política monetária. Draghi no centro das atenções.
Dívida Pública

BCE comprou 517 milhões de euros de dívida pública

O Banco Central Europeu adquiriu 517 milhões de euros em títulos de dívida pública portuguesa em julho, acima dos 498 milhões de junho, o nível mais baixo desde que arrancou este programa.
BCE

BCE tem dois novos diretores-gerais

O Banco Central Europeu nomeou como diretores-gerais Hans-Joachim Klöckers e Massimo Rostagno, com efeitos a partir de 1 de agosto.
Crise financeira

BCE, bancos e governos: lições da crise

Agora que a urgência da crise passou é importante refletir sobre a criação de uma instituição Europeia para apoiar os Estados em dificuldades (ilíquidos, mas não insolventes) de forma permanente.
Bolsa

Taxas inalteradas, bolsas seguem negativas

As bolsas europeias seguem esta sexta-feira ligeiramente negativas depois do BCE ter deixado as taxas de juro inalteradas. Em Lisboa, o PSI20 avançou 0,01% para os 5.314,84 pontos.
BCE

BCE discute fim dos estímulos no outono

Mario Draghi manteve o compromisso de que só nas condições ideais é que os estímulos serão retirados. Para já, o BCE não se compromete nem com uma data para anunciar decisões.
BCE

BCE mantém estímulos pelo menos até dezembro

Governadores decidiram manter taxas de juro em níveis historicamente baixos e o nível de compras de dívida, pelo menos, até dezembro. Enquanto as condições não forem as desejadas, estímulos continuam.
BCE

Técnicos do BCE já preparam desmame dos estímulos

Dia de reunião entre os Governadores do BCE, a última antes das férias do verão -- um período que, para alguns técnicos do banco central, será para preparar o fim do programa de compras de dívida.
BCE

Banco Central Europeu deve manter taxas de juro

O Banco Central Europeu deverá manter as taxas de juro e tranquilizar os mercados na reunião desta quinta-feira. Os economistas também não esperam que se registem alterações nas taxas de juro.
União Europeia

Regras do défice são processo politicamente penoso

Em entrevista ao Observador, o diretor do mais influente "think tank" de Bruxelas diz que as regras do défice europeias são cada vez mais um processo politicamente penoso, que traz pouco retorno.
A página está a demorar muito tempo.