Pai da falecida rainha Isabel II, foi o primeiro e único a competir em Wimbledon — e no Youtube é possível vê-lo jogar, numa antiga filmagem a preto e branco. O vídeo faz parte do arquivo histórico do mais prestigiante torneio de ténis do mundo, dura pouco mais de um minuto e a verdade é que Jorge VI – por esses dias, em 1926, ainda duque de Iorque — parece estar em excelente forma, vestido de branco, com uma camisa e calças perfeitamente engomadas, lado a lado com o parceiro de jogo, mentor e amigo de longa data Sir Louis Greig.

No final da partida, de onde sai derrotado, vê-se o futuro rei de Inglaterra de cabeça baixa com uma toalha branca ao pescoço a dirigir-se para os balneários. Mal ele podia imaginar que um dia seria visto no Youtube. Até hoje, mais nenhum elemento da Casa Real entrou nos courts de Wimbledon para competir, apenas para assistir aos torneios sempre com lugar cativo nas bancadas tidas como segunda casa para os Windsor. Desde a rainha Isabel II a Meghan Markle e Kate Midlleton, passando por Diana, princesa de Gales, a coroa inglesa sempre fez questão de aplaudir as melhores partidas.

O príncipe industrial

Chamava-se Alberto Frederico Artur Jorge e nasceu a 14 de dezembro de 1895, em Norfolk. Foi rei do Reino Unido e dos Domínios, último Imperador da Índia e primeiro chefe da Comunidade Britânica. O futuro Jorge VI nasceu no reinado da bisavó, a rainha Vitória, e o primeiro nome Alberto é dado em homenagem ao bisavô, mais conhecido por Bertie pela família e amigos mais próximos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alberto Frederico Artur Jorge era o segundo filho mais novo do rei Jorge V e viveu sempre na sombra de Eduardo, o irmão mais velho e primeiro na linha de sucessão do trono. Serviu na Marinha e na Força Aérea durante a Primeira Guerra Mundial.

Em outubro de 1919, esteve no Trinity College em Cambridge para estudar História, Economia e Educação Cívica durante um ano. Foi, entretanto, nomeado duque de Iorque, conde de Inverness e barão de Killarney, e por esses dias já representava o pai em visitas a minas de carvão, fábricas e ferrovias. Vem daí o nome de “Príncipe Industrial”. Interessava-se pelas condições de trabalho da população e chegou a presidir à Industrial Welfare Society. Jorge VI ficou também conhecido por promover a integração de crianças de diferentes classes sociais na série de acampamentos de verão, entre 1921 e 1938.

A escolha do irmão

Depois da morte do rei, Jorge V, a 20 de janeiro de 1936, o seu irmão Eduardo ascende ao trono em 1936 como Eduardo VIII. Mas um volte-face estaria para acontecer, uma vez que passado um ano, o novo rei declara a sua pretensão de se casar com Wallis Simpson, a socialite norte-americana divorciada duas vezes com a qual já estaria numa relação. Impedido por razões políticas e religiosas, Eduardo VIII escolhe o amor e decide abdicar do trono a favor do seu irmão Jorge que se torna então o terceiro monarca da Casa Windsor. Obrigado a aceitar, Jorge tinha pouco perfil para se tornar o soberano de Inglaterra, era muito tímido e gago e não ambicionava de todo ser rei. A sua coragem é por si só uma página de história da monarquia inglesa. Um dia antes da abdicação do irmão, conta-se que foi a Londres chorar no colo da mãe, a Rainha Maria.

Sem hipótese de escolha, o duque de Iorque assumiu o trono a 11 de dezembro de 1936 e foi oficialmente proclamado rei no dia seguinte. Reinou como Jorge VI e foi coroado a 12 de maio de 1937. Foi visto como um símbolo de coragem e força para o povo britânico. Em vez de deslocar a sua família para terras seguras do Canadá, decide manter-se no Reino Unido, durante a batalha da Grã-Bretanha.

A luta contra a gaguez

Sempre fora uma “criança facilmente assustável e propensa a lágrimas”, segundo se documenta. Foi forçado a escrever com a mão direita, embora fosse naturalmente canhoto. Sofria de crónicos problemas de estômago e teve de usar dolorosas talas corretivas devido a um problema no joelho.

Porém, seria a gaguez de infância o seu maior adversário que o impedia de falar em público, sendo admirável a determinação e resiliência com que sempre a combateu. A sua luta e extrema força de vontade estão retratados no filme “O Discurso do Rei”, de 2010, protagonizado por Colin Firth. Amparado por Lionel Logue, o seu terapeuta da fala australiano, ficou para a história o inspirador discurso do rei Jorge VI na rádio a 3 de setembro de 1939 quando a Grã-Bretanha entra na Segunda Guerra Mundial.

A partir de 1948, a saúde do rei deteriora-se, e morre alguns meses depois na sequência de uma operação ao cancro do pulmão, a 6 de fevereiro de 1952, aos 56 anos.

A sua filha mais velha Isabel não tem outra escolha senão assumir a coroa com a mesma honra do pai a 2 de junho de 1953, até à sua morte, aos 96 anos, no passado dia 8 de setembro.