O construtor norte-americano Jeep, a quem se deve a origem dos populares jipes graças ao Willys, modelo militar que produziu para locomover os americanos no seu esforço de guerra para libertar a Europa do jugo nazi, está intimamente ligado aos veículos destinados às incursões por fora de estrada, mesmo aquelas mais radicais. Numa fase em que estes modelos para o todo-o-terreno puro e duro estão a trocar os motores de combustão por unidades eléctricas, eis que a Jeep dá mais um passo no sentido de propor um veículo a bateria que não parece ter receio de uns passeios por estradas de terra, proposto por apenas 699€ e que nem precisa de ir ao concessionário, pois pode ser-lhe enviado por correio.

O novo “brinquedo” da marca americana é o Jeep Adventurer, uma trotineta eléctrica alimentada por bateria que respeita o ar durão dos modelos mais radicais da marca, como o Wrangler. Depois e para fazer justiça à imagem da Jeep, monta pneus cujo desenho do piso parece ter saído de um jipe, a que alia um par de faróis em LED que foram concebidos de forma a resistir às quedas e trambolhões que certamente não vão faltar quando a decisão passar por realizar aventuras 4×4 com este modelo de somente duas rodas e tracção ao eixo traseiro.

A Jeep Adventurer monta suspensões telescópicas à frente e atrás, cujo curso nos parece mais virado para garantir o conforto em pisos civilizados, mas em estado de conservação menos bom. Os punhos ergonómicos têm entre eles um painel de instrumentos, típico desta classe de veículos de duas rodas, com a decoração a deixar bem patente com que tipo de “máquina” estamos a lidar, uma vez que o logo da Jeep aparece um pouco por todo o lado, com a frente a envergar a estrela de cinco pontas envolta num círculo, como acontecia nos Willys da II Guerra Mundial.

A Jeep reivindica uma velocidade máxima de 25 km/h para a Adventurer, pois de outra forma não poderia ser utilizada legalmente na Europa, com a bateria de 374 Wh a ser capaz de assegurar que o utilizador não terá de dar ao pé durante 40 km, delegando no motor eléctrico a função de deslocar a trotineta. O motor fornece 350 W, mais do que é habitual entre os modelos legais, o que talvez lhe permita encarar algumas subidas mais íngremes sem ter de se apear e levar o veículo pela mão. Outra vantagem é que para adquirir a trotineta Jeep Adventurer, pelo menos por agora, não necessita de visitar um concessionário da marca. Basta encomendá-la na Amazon e recebê-la pelo correio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR