É muito raro ver uma joia usada por Diana, a antiga princesa de Gales, chegar a leilão, mas a cruz Attallah é uma peça muito especial e será, certamente, uma das estrelas do leilão “Royal & Noble”, da Sotheby’s, que acontecerá no dia 6 de janeiro, em Londres.

A cruz Attallah é uma criação da casa Garrard, joalheiros oficiais da coroa durante décadas, e a mesma marca que criou o anel de noivado que o príncipe Carlos ofereceu a Diana. A joia data da década de 1920, é uma cruz pendente em ouro e prata com 11 ametistas (que lhe dão o original tom de roxo) em corte quadrado e diamantes em corte redondo. A Sotheby’s chama-lhe cruz Florée.

A peça não pertencia a Diana, foi-lhe emprestada pela joalheira para ela usar a 27 de outubro de 1987, em Londres, numa gala de beneficiência da organização Birthright, cujo trabalho se foca na proteção dos direitos humanos durante a gravidez e o parto. A princesa de Gales usou a cruz num longo colar de pérolas e a peça sobressaiu no vestido em veludo negro e roxo, com um folho à volta do pescoço e saia rodada comprida, uma criação da designer Catherine Walker que criou muitas das mais famosas roupas da princesa de Gales.

A cruz Florée pertenceu a Naim Attallah, foi usada por Diana, a princesa de Gales em diversas ocasiões e chegará ao mercado no leilão “Royal & Noble”, da Sotheby’s, a 6 de janeiro. © Sotheby’s

Depois deste evento Diana acabou por usar a joia muitas outras vezes, segundo contou Ramsay Attallah, filho de Naim Attallah, que foi co-diretor administrativo da Asprey & Garrard e, eventualmente, chefe executivo do grupo e também condecorado com a ordem CBE, Commander of the British Empire.

A família Attallah adquiriu a joia pouco depois da morte da princesa e tem-na mantido sem utilização desde então, segundo a Sotheby’s.

“Em certa medida, este pendente pouco usual simboliza a crescente confiança da princesa nas suas escolhas de roupa e joias, neste momento concreto da sua vida”, disse o Kristian Spofforth, diretor de joalharia da Sotheby’s em Londres, citado pela revista Vanity Fair. Acredita que a peça vai atrair muitos interessados, de colecionadores de joias reais e aristocráticas a admiradores de Diana. A casa leiloeira estima um valor inicial entre as 80 e as 120 mil libras (entre os 90 e os 136 mil euros, aproximadamente). A joia será acompanhada por um documento da Garrard datado de 1991 com a descrição da peça.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR