O ministro da Administração Interna garantiu esta sexta-feira que as forças policiais continuarão a combater “sem tréguas” o tráfico de droga, não havendo territórios interditos à autoridade do Estado e à salvaguarda dos direitos e das liberdades dos cidadãos.

“A polícia combaterá sem tréguas [o tráfico de droga]. Não há territórios interditos para a autoridade democrática do Estado e, assim, continuará a ser”, disse José Luís Carneiro aos jornalistas, à margem das conferências da Sociedade Civil da RTP 2 a decorrer em Matosinhos, no distrito do Porto.

O ministro reagia desta forma à operação de combate ao tráfico de droga levada a cabo pela PSP na quinta-feira, no Porto, e que resultou na detenção de 15 pessoas e na apreensão de 11 quilos de droga (62 mil doses), 13 mil euros, viaturas, motociclos e armas.

Dizendo que estas operações de combate à criminalidade, nomeadamente ao tráfico de droga, têm de ocorrer e continuarão a ocorrer “sem tréguas”, o governante referiu que além desta vertente policial é, depois, necessário um trabalho mais estruturado de inclusão e de realização de projetos de vida para estas pessoas e suas famílias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A dimensão policial é apenas uma das dimensões, havendo depois as dimensões da saúde pública, da inclusão e do acompanhamento social para se enfrentar o problema da toxicodependência, disse.

Já esta tarde, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, garantiu que a autarquia vai ser intolerante com os que vierem a ser condenados pelo crime de tráfico de droga, não permitindo que vivam em habitações municipais.

“Esperamos que os tribunais atuem de forma célere e há uma coisa que queria deixar aqui clara: todos aqueles que forem condenados por tráfico não podem viver em casas da Câmara Municipal do Porto“, assegurou Rui Moreira, em reação a esta operação da PSP do Porto.

Questionado sobre estas mesmas declarações, José Luís Carneiro assumiu ter o maior respeito pela relação institucional que existe com a Câmara do Porto não querendo, por isso, pronunciar-se sobre esta posição do autarca portuense.

Apesar de não querer comentar, o ministro realçou que há um diálogo e um trabalho em curso com a Câmara Municipal do Porto no âmbito do tráfico de droga.

“Neste momento, há um trabalho já realizado com várias iniciativas que estão a ser acompanhadas pela secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, em articulação com o presidente da Câmara Municipal do Porto, com a Polícia Municipal e com os Serviços Sociais da Câmara Municipal porque há que realizar um diagnóstico muito exaustivo, nomeadamente sobre os toxicodependentes”, frisou.

Os 11 quilos de droga apreendidos no Porto em operação da PSP poderiam render 1 milhão de euros