Um historiador italiano afirma ter identificado a ponte que aparece no plano de fundo do retrato de Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

Silvano Vinceti acredita que se trata da ponte danificada de Romito di Laterina, na província de Arezzo. De acordo com o The Telegraph, apenas um arco da ponte Romito permanece de pé, tendo os restantes sido destruídos aquando de cheias que ocorreram no século XVIII. Leonardo da Vinci pintou o conhecido retrato de Mona Lisa em Florença, no início do século XVI, e pensa-se que a mulher retrata no quadro seja Lisa del Giocondo.

No passado, foram apontadas várias possíveis localizações da pequena ponte pintada no quadro que é um dos principais símbolos do Museu Louvre, em Paris. Os nomes mais prováveis são a ponte Buriano perto de Laterina, assim como a ponte Bobbio, na cidade de Piacenza, no norte de Itália. Um detalhe, contudo, poderá indicar que afinal é a ponte de Romito di Laterina e não das duas anteriores.

A ponte retratada por Leonardo da Vinci apresenta quatro arcos como a situada na província de Arezzo. A ponte Buriano apresenta seis arcos e a Bobbio contém um número superior. Além disso, ainda segundo o The Telegraph, as duas primeiras pontes estão localizadas em zonas relativamente planas, ao passo que a ponte Romito ficava numa área entre duas colinas com um grande declive, tal como retratado na pintura de Mona Lisa.

Silvano Vinceti recorreu a documentos históricos e imagens de drone, comparando fotografias da área com as imagens contidas na pintura. O historiador explicou, de acordo com o The Guardian, que documentos da família Medici descobertos em Florença comprovam que aquela estrutura era “uma ponte funcional com muitos transeuntes“. Durante este período, Leonardo da Vinci encontrava.se na área de Val d’Arno, primeiro ao serviço de Cesare Borgia e depois Piero Soderini, um estadista de Florença. Além disso, Leonardo da Vini teria ainda um tio em Fiesole, próximo do local onde a ponte se encontra. O historiador mediu o arco que permanece invicto e calculou que quatro arcos seriam necessários para atravessar o rio.

A forma distinta do rio Arno nessa porção de território corresponde ao que Leonardo [da Vinci] retratou na paisagem à esquerda da mulher da nobreza retratada na famosa pintura”, explicou Silvano Vinceti.

Para a presidente da câmara de Laterina, uma vila com cerca de 3 500 habitantes, esta nova informação “causou muita excitação na vila“, escreveu o The Guardian. Simona Neri explicou que trilhos para caminhadas estavam a ser construídos ao longo do rio Arno, e que passam perto dos restos da ponte Romito, pelo que a autarca acredita que o anúncio relacionado com Mona Lisa atrairá mais visitantes a percorrer este caminho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR