O plano de contingência do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude vai ser apresentado publicamente na próxima semana, sabe o Observador. O plano, que detalha o modo como as autoridades portuguesas vão atuar durante a semana da JMJ, com a presença do Papa Francisco em Lisboa, para assegurar cuidados de saúde a mais de um milhão de jovens peregrinos que vão encher a capital portuguesa no início de agosto, deverá ser conhecido no início da semana.

Este plano tem vindo a ser desenvolvido por uma comissão de gestão nomeada pelo Ministério da Saúde e presidida pelo médico António Marques da Silva, diretor do hospital Magalhães Lemos, no Porto. O médico já tinha sido responsável pelo plano de contingência do Ministério da Saúde para a visita do Papa Francisco a Fátima em maio de 2017.

No despacho em que criou a comissão, o Governo explica que a JMJ implica desafios de saúde complexos. “O acolhimento daquele que previsivelmente será um dos maiores eventos realizados em Portugal implica a assunção de diversas responsabilidades e compromissos por parte de entidades da área da saúde a nível central, regional e local”, lê-se no despacho.

A comissão liderada por António Marques da Silva teve de elaborar um “Plano de Resposta do Ministério da Saúde para a JMJ 2023”, que inclui, de acordo com o despacho do Governo:

  • “O reforço e adaptação dos sistemas de vigilância epidemiológica que permita a deteção precoce de doenças ou ocorrências com impacto potencial na saúde, antes, durante e na fase imediata após o evento;
  • A promoção e a otimização da acessibilidade nos distintos níveis de cuidados de saúde, assegurando a correta referenciação e meios de contacto e orientação de acordo com a gravidade, designadamente os cuidados de saúde primários no caso de suspeita de patologia aguda não urgente e a cuidados pré e intra-hospitalares nos casos emergentes e urgentes, valorizando ainda o transporte inter-hospitalar;
  • A abrangência das entidades presentes, incluindo dignitários, chefes de governo e chefes de Estado;
  • A consideração das situações de exceção, potencialmente com múltiplas vítimas, incluindo de natureza traumática, biológica e química, ou outra.”

A Jornada Mundial da Juventude realiza-se em Lisboa entre 1 e 6 de agosto deste ano. O Papa Francisco estará presente em Portugal entre 2 e 6 de agosto, passando por Fátima no dia 5 de agosto. A organização espera entre 1 e 1,5 milhões de peregrinos em Lisboa para participar na JMJ, que terá como pontos altos uma vigília e uma missa final no fim de semana de 5 e 6 de agosto, no Parque Tejo-Trancão, na zona ocidental da cidade. Durante a semana que antecede essas celebrações, vão realizar-se na cidade de Lisboa mais de 200 eventos integrados na JMJ, incluindo celebrações com o Papa Francisco no Parque Eduardo VII, conferências, espetáculos e exposições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR