Religião

Jesus Cristo

Santos da casa também fazem milagres! /premium

347
Todas as casas reais peninsulares descendem do profeta Maomé. Há uns séculos, este parentesco era muito indesejável mas ainda poderá ser de grande utilidade, se a Europa for ocupada pelo Islão.
Religião

Padre em roupa interior muda de confissão

1.750
Em junho, o padre confessou que a fotografia foi tirada há num hotel, no Porto, durante um "encontro casual" por uma mulher. Júlio Santos disse que a publicação da imagem foi "um descuido".
Abusos na Igreja

George Pell conhece decisão na quarta-feira

O cardeal australiano George Pell, já condenado a seis anos de prisão por pedofilia, vai conhecer, na próxima quarta-feira, a decisão sobre o recurso que apresentou.
Arqueologia

Encontradas peças que provam história bíblica

752
Uma missão arqueológica em Jerusalém encontrou pontas de lanças, joias, cestos e lâmpadas da invasão feita pelo Império da Babilónia, de Nabucodonosor, durante o ano de 586 a.C.
Astronomia

Perseidas. Chuva de estrelas entre amor e martírio

293
O pico de atividade da chuva de meteoros das Perseidas acontece esta madrugada. Enquanto espera fique a conhecer duas lendas em torno deste fenómeno astronómico.
Justiça

Bispo rejeita reintegração do padre de Abrantes

O sacerdote, de 76 anos, foi condenado em 12 de junho a cinco anos de prisão, pelos crimes de burla qualificada, burla tributária e falsificação de documentos. Bispo disse não existir "outra opção".
Papa Francisco

Papa: guerras e terrorismo são perdas graves

O Papa Francisco afirmou que as guerras e o terrorismo são sempre perdas graves para a humanidade e lembrou que na segunda-feira celebra-se o 70.º aniversário da aprovação da Convenção de Genebra.
Catolicismo

A primeira astronauta da História da humanidade /premium

1.771
Os santos são os que mais contribuem para a evolução da humanidade, os precursores e obreiros das verdadeiras revoluções civilizacionais.
Acidentes e Desastres

Notre Dame. National Geographic lança documentário

"Notre-Dame: Luta contra o Inferno" conta com entrevistas exclusivas aos bombeiros que combateram as chamas na catedral, além da recriação de cenários em 3D e uma investigação aos motivos.
Religião

Viana do Castelo. Fé "não permitirá" boicote

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse "não acreditar" que os pescadores boicotem a procissão ao mar durante as Festas d'Agonia, porque a "fé e devoção" à padroeira "falará mais alto".
Religião

Mórmons vão poder casar em Portugal

A comunidade da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou 'mórmons', como são conhecidos, vai inaugurar o primeiro Templo em Portugal, mais especificamente em Lisboa.
Papa Francisco

Moçambique. Papa Francisco visita país em setembro

A visita de Francisco, que acontecerá em Maputo entre os dias 4 e 6 de setembro, será a segunda do líder da Igreja Católica a Moçambique, depois de João Paulo II ter estado no país em 1988.
Conflito na Síria

Regime sírio volta a combater Idlib

O exército sírio vai retomar as operações militares contra a região de Idlib, dominada pelos 'jihadistas', quatro dias após o anúncio por Damasco de tréguas na região do noroeste.
Abusos na Igreja

Papa "firmemente empenhado" na luta contra abusos

O Papa Francisco afirmou estar "firmemente empenhado" na luta contra os abusos na Igreja e sublinhou que esta missão exige "o empenho de todos", numa carta em que agradece o trabalho dos padres.
Abusos na Igreja

Igreja investiga padre de Bragança-Miranda

123
Diocese de Bragança-Miranda recebeu denúncia de uma alegada vítima de abusos sexuais. Teria mais de 17 anos à data do crime. Processo seguiu para Roma e alegada vítima foi aconselhada a ir à polícia.
Crimes Sexuais

Vaticano com sistema para denunciar crimes sexuais

Novo procedimento vai ficar operacional até ao fim do ano. Será "público, permanente e facilmente acessível" e vai permitir apresentar informações sobre crimes praticados no território do Vaticano.
Crise dos Refugiados

Papa lamenta "dramático naufrágio" no Mediterrâneo

O papa Francisco lamentou o "dramático naufrágio" ocorrido na quinta-feira ao largo da Líbia, no Mediterrâneo, e que causou pelo menos 62 mortos e 110 desaparecidos.
Igreja Católica

Porto. Papa nomeia Vitorino Soares bispo auxiliar

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira como novo bispo auxiliar do Porto Vitorino José Pereira Soares, pároco de Castelões de Cepeda e de Madalena, em Paredes, anunciou a Diocese do Porto.
Papa Francisco

Papa pede o fim do sofrimento na Venezuela

O Papa Francisco pediu a todas as partes envolvidas que se alcance o quanto antes um acordo na Venezuela. Da varanda do palácio pontifício, Francisco expressou solidariedade ao povo venezuelano.
Património da Humanidade

Portugal católico, património da humanidade /premium

655
Basílica, Convento e Palácio de Mafra, Bom Jesus do Monte. O Cristianismo está na matriz e na essência da cultura portuguesa. Negá-lo, seria negar a nossa história e identidade nacional.
Brasil

O que comeram Bolsonaro e o embaixador de Israel?

330
Jair Bolsonaro almoçou com o embaixador de Israel, mas a fotografia oficial mostra os pratos (mal) censurados. No prato poderia estar marisco — proibido para os judeus.
Rádio Observador

“Desde os 15 que me perguntam se vou ser ministro"

João Korrodi Ritto trocou o Banco de Portugal pelos bancos da universidade. Conversa com Diana Duarte sobre capitalismo, religião, rendimento universal único e o "correto mas básico" Jordan Peterson.
Religião

Religião na saúde. O manual que (quase) ninguém lê /premium

773
Em 2009 foi regulamentada a assistência religiosa nos hospitais. Há um manual sobre alimentação, nascimento, sofrimento e morte por cada crença. Mas ninguém pergunta qual a religião dos doentes.
Migrantes

"Migrantes são seres humanos", alerta Papa

Para o Papa, os migrantes são hoje “o símbolo de todos os descartados da sociedade globalizada”. Francisco louva ainda os socorristas que salvam vidas no Mediterrâneo.
Papa Francisco

Papa pede corredores humanitários na Líbia

310
O Papa pediu a organização de corredores humanitários para ajudar os migrantes mais vulneráveis, apelando à indignação da comunidade internacional perante os ataques.
Braga

Novo santo. Bartolomeu dos Mártires canonizado

842
O Papa Francisco decidiu canonizar o frade e beato português Bartolomeu dos Mártires, anunciou o Vaticano, na sua página oficial na Internet.
Política

Pôncio Pilatos era português? /premium

507
“‘Se se põe de parte o direito, em que se distingue então o Estado de um grande bando de salteadores?’ – perguntava Santo Agostinho.”
Diplomacia

Portugal e EUA discutem terrorismo em Moçambique

141
Portugal e os Estados Unidos concordam que "é preciso ter muita atenção" à "progressão das correntes fundamentalistas e de natureza terrorista" no norte de Moçambique.
Segurança

Tunísia proíbe uso do 'niqab'

613
O PM tunisino assinou uma nota oficial "proibindo o acesso a locais da administração e instituições públicas, a pessoas com rosto escondido", dizendo que "a decisão foi tomada por razões de segurança"
Dinamarca

Dinamarca. Homens compraram drones para jihadistas

Homens de 30 anos compraram aviões de passatempo, drones e câmaras térmicas. MP dinamarquês diz que aparelhos poderiam ser usados como armas perigosas para terroristas.
China

China separa crianças de minoria étnica dos pais

1.228
Mais de um milhão de membros da etnia uigur são fechados em campos de doutrinação, onde são forçados a criticar o islão e a sua própria cultura e a jurar lealdade ao Partido Comunista Chinês.
Vaticano

Papa e Putin debatem conflitos internacionais

O Papa recebeu o Presidente russo com um sorriso e um aperto de mão. Ambos afirmam que reunião reforçou relações bilaterais. Encontro durou uma hora e o Papa pediu a Putin que rezasse por ele.
IURD

TVI tranquila com dezenas de processos da IURD

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) "colocou mais de uma dezena de processos" contra a TVI, mas o canal está de "consciência tranquila", disse o diretor de informação, Sérgio Figueiredo,
Religião

Ateus têm mais estudos do que religiosos

382
Estudo sobre as identidades religiosas na zona de Lisboa mostra que apenas 54,9% dos habitantes da AML são católicos. Ainda assim, vai-se mais à missa do que a espetáculos culturais.
Papa Francisco

Papa aplaudiu encontro de Trump com Kim Jong-un  

Líder da Igreja Católica disse que se tratou de um "bom exemplo da cultura do encontro". Reunião foi histórica porque Trump se tornou o primeiro presidente americano a pisar solo norte-coreano.
Religião

PR recebeu delegação das Testemunhas de Jeová

1.329
Presidente da República mostrou fotografia do encontro na nota publicada na página da presidência na Internet.
Dalai Lama

Dalai Lama. Trump "tem falta de princípios morais"

1.118
"Um dia diz uma coisa, no outro dia diz outra", disse sobre Trump. Dalai Lama afirmou ainda que os refugiados estão melhor no seu país de origem: "Deixem a Europa para os europeus"
Rádio Observador

Foi testemunha de Jeová durante 40 anos e saiu

António Madaleno, antigo ancião das testemunhas de Jeová, é o convidado desta sexta-feira do "Direto ao Assunto", programa de entrevista da manhã da Rádio Observador.
Religião

Mais de 60 mil testemunhas de Jeová em congresso

1.758
O encontro internacional das testemunhas de Jeová começa esta sexta-feira no Estádio da Luz. São esperados 60 mil fiéis e isso já se refletiu no trânsito que engarrafou na segunda circular.
Igreja Católica

Igreja vai colocar online os seus bens culturais

192
A igreja portuguesa criou uma plataforma 'online' que vai disponibilizar ao público em geral, a partir de terça-feira, o inventário dos bens culturais religiosos existentes em várias dioceses.
Igreja Católica

Vai poder consultar lista de bens móveis da igreja

A plataforma vai disponibilizar 'online' os registos de inventário dos bens culturais da igreja. Listagens vão conter peças de ourivesaria, pintura, escultura, peças de roupa e outros bens móveis.
Estádio da Luz

60 mil testemunhas de Jeová no estádio da Luz

3.336
Será um congresso de três dias, com 60 mil testemunhas de Jeová de 46 países. Há dezenas de hotéis reservados, 400 autocarros e um estádio da Luz cheio, pela primeira vez, para motivos religiosos.
Papa Francisco

Papa critica arrogância e defende a partilha

121
O papa Francisco insurgiu-se contra a arrogância, a ira e a ambição, apelando para que os crentes partilhem com os demais, durante a missão do Corpus Christi, a que presidiu num bairro romano.
Papa Francisco

Papa revela tema da Jornada da Juventude de Lisboa

146
O Papa Francisco anunciou que as Jornadas Mundiais da Juventude, que vão decorrer em Lisboa, em 2022, terão como tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente", segundo a agência Ecclesia.
Religião

Padre confessa que mulher o fotografou em hotel

1.380
Júlio Santos, padre afastado de Pedrógão Grande, confessou que a foto em cuecas divulgada no Facebook foi tirada por uma mulher — "serpente tentadora" — há cerca de um mês num hotel, no Porto.
Igreja Católica

Amazónia. Vaticano poderá permitir padres casados

O problema da falta de padres é maior na Amazónia, onde há grandes comunidades sem padre. Solução poderá passar por ordenar homens casados que sejam respeitados na comunidade.
Madeira

Padre suspenso há 42 anos readmitido no Funchal

156
D. Nuno Brás considerou que já não existiam motivos para que Martins Júnior se mantivesse suspenso. O padre, que também foi autarca, continuou a celebrar missas na Ribeira Seca.
Papa Francisco

Papa preocupado com tensão no Golfo Pérsico

O Papa Francisco manifestou a sua preocupação com o aumento da tensão no Golfo Pérsico e instou a comunidade internacional a promover o diálogo e a paz na região.
Paris

Primeira missa em Notre-Dame depois do incêndio

311
Dois meses depois do incêndio que destruiu a Catedral de Notre-Dame este sábado decorre a primeira missa, para um grupo restrito e com a obrigatoriedade de utilizar capacete de segurança.
Fátima

Freira em choque com Igreja Católica há 11 anos

356
Religiosa açoriana acusa a diocese de Fátima de apropriação de bens. Em causa estão 5 milhões de euros.
Identidade de Género

A ideologia de género não é ciência, é ideologia /premium

4.066
A ideologia de género não é ciência. É, como o seu próprio nome indica, ideologia, ou seja, uma interpretação política da natureza e da sexualidade humanas.
Igreja Católica

No melhor pano caem as nódoas /premium

487
Será a exposição pública fornecedora de maior delicadeza, exigência, complexidade na prática da fé e no seu testemunho? Ou não? E como era então “Deus nisso tudo?”
Monumentos

Notre-Dame recebe missa no próximo fim de semana

596
Patrick Chauvet, o bispo e reitor deste templo, confirmou a novidade esta segunda-feira. Dois meses depois do grave incêndio que destruiu parte do monumento, a reabertura ao público está próxima.
Igreja Católica

Vaticano. Pessoas não podem escolher o seu género

13.012
É num documento oficial de 31 páginas que a Igreja se debruça sobre temas de género e recusa a ideia de fluidez de identidade, que não é "baseada nas verdades da existência."
Crimes Sexuais

Padre exorcista acusado de violação

Humberto Gama, 80 anos, usa ainda as vestes sacerdotais, apesar de ter sido demitido de funções na década de 70 e de a Igreja não lhe reconhecer legitimidade. Tem dois consultórios abertos.
Papa Francisco

Papa: medo do diferente que pode levar às seitas

535
Durante as festividades do Pentecostes, Francisco alertou para o problema de as pessoas se unirem apenas a quem é semelhante a elas, por proteção. "Do 'ninho' à seita, o passo é curto", disse o Papa.
Igreja Católica

Já abriu a caça aos padres? /premium

1.726
E agora?! Quem repara os danos causados ao padre difamado? Quem responsabiliza os culpados? Ninguém, porque, quando a culpa não é dos padres, morre solteira.
Papa Francisco

Moçambique. Estádio acolhe missa do Papa 

A visita do Papa a Moçambique decorre entre 4 e 6 de setembro. Francisco foi convidado a visitar o país em 2016 por bispos moçambicanos. Será a segunda visita de um Papa a Moçambique.
Papa Francisco

Papa Francisco recebe Putin em julho no Vaticano

Este será o terceiro encontro entre Putin e o Papa Francisco. O primeiro foi a 25 de Novembro de 2013 e durou apenas 35 minutos. A segunda reunião foi em 2015, e durou 50.
Itália

O terço de Salvini

196
Se a fé não deve ser confinada ao âmbito privado, mas tem o direito e o dever de reivindicar uma participação no espaço público, também não pode ficar refém de um discurso político particular.
Papa Francisco

Apelo do Papa aos políticos: não "semeiem o ódio"

217
O Papa Francisco reafirmou que os responsáveis políticos não deveriam "nunca semear o ódio e o medo", em resposta a uma questão sobre Matteo Salvini, líder da extrema-direita italiana.
Papa Francisco

Papa pede perdão a ciganos pela atitude da igreja

314
O Papa Francisco pediu “perdão” aos ciganos pelas “discriminações, segregações, maus tratos” sofridos por esta comunidade, num encontro na Roménia. Francisco disse carregar “um peso no coração”.
Papa Francisco

‘Yes to life!’ /premium

715
A suposição de que o feto é uma parte do corpo da mulher é, em termos científicos, um absurdo. O nascituro precisa de ser amado e cuidado e é, sempre, bem-vindo!

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)