266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Religião

Igreja Católica

O cardeal que quis assumir as culpas da Igreja /premium

Não pendem sobre ele acusações de abuso, mas o cardeal Reinhard Marx decidiu renunciar ao cargo para assumir as culpas da Igreja. O Papa Francisco recusou — mas a história é mais complexa.
Papa Francisco

Etiópia: Papa pede garantia de ajuda alimentar

O Papa Francisco pediu o fim da violência e a garantia de assistência alimentar e sanitária na região de Tigray, no norte da Etiópia, afetada por uma grave crise humanitária.
Presidente Marcelo

Marcelo. Vive-se um tempo "perigosamente egoísta"

Presidente da República elogiou o percurso de meio século de liberdade religiosa em Portugal, mas advertiu que se vive "um tempo perigosamente egoísta".
Igreja Católica

Não há perdão sem correcção /premium

224
A caridade não só não se opõe à justiça como a pressupõe. Uma caridade que protegesse o prevaricador e deixasse indefesas as vítimas não seria humana, nem muito menos cristã.
Timor-Leste

julgamento de ex-padre adiado por razões técnicas

Falhas no sistema de vídeoconferência levaram ao adiamento do julgamento do antigo padre Richard Daschbach que é acusado de abuso de crianças. Julgamento iniciado em fevereiro já tinha sido adiado.
Extrema Esquerda

O wokismo é uma crença, não é uma ideologia

Nascido nos Estados Unidos, foi logo adoptado nos países anglo-saxónicos e só recentemente na Europa, aqui enxertado sobretudo numa extrema-esquerda vazia das suas causas sociais.
Angola

Escritório Amaral Gourgel abandona IURD e TVRecord

"Vamos deixar de representar os interesses da IURD e da TV Record", afirmou João Amaral Gourgel, criticando os comentários ofensivos e depreciativos sobre primeira-dama que têm sido feitos na Record.
Moçambique

Tanzânia nega asilo a 3800 refugiados moçambicanos

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados anunciou esta sexta-feira, que a Tanzânia recusou asilo a 3.800 moçambicanos em fuga dos ataques em Palma, Cabo Delgado, durante o mês de maio.
Coronavírus

Padres rendem-se às celebrações virtuais

A pandemia esvaziou igrejas e obrigou padres a recorrerem à internet para transmitir as celebrações religiosas, havendo quem se tenha rendido às novas tecnologias, às quais reconhecem riscos.
Papa Francisco

Papa: abuso de crianças é crime contra a dignidade

117
Os casos de abusos sexuais de menores e adultos vulneráveis, posse ou divulgação de pornografia são agora inseridos numa secção dedicada aos "delitos contra a vida, a dignidade e liberdade do homem".
Papa Francisco

Papa reúne com líderes cristãos libaneses em julho

Anúncio feito depois da oração do Ângelus, perante os fiéis na Praça de São Pedro. Papa já tinha expressado o desejo de visitar o Líbano e pediu ajuda à comunidade internacional.
Livros

A história do Cristianismo é a história de Carrère /premium

O autor escreveu "O Reino" para recordar a origem de uma religião e as razões dos seus dilemas de fé. O resultado é um exercício histórico e filosófico. O próprio Carrère ajuda-nos a entendê-lo.
Lançamentos

Da segregação à inclusão dos judeus lisboetas /premium

127
A história dos judeus de Lisboa é marcada pela segregação e perseguição mas também por momentos de tolerância e solidariedade. Há um novo livro que recorda o percurso desta comunidade.
Abusos na Igreja

Igreja precisa de nova mentalidade sobre abusos

Responsável do Vaticano diz que o trabalho da Conferência Episcopal Portuguesa sobre denúncias de abusos de menores "é suficiente para cumprir regulamentos" mas é necessário uma nova mentalidade.
Papa Francisco

Papa beija tatuagem de sobrevivente do Holocausto

No final de uma audiência geral, Lidia Maksymowicz, sobrevivente do campo de Auschwitz-Birkenau, arregaçou as mangas para permitir a Francisco beijar a sua tatuagem, o número 70072.
Fiat

Stellantis apresenta o Fiat 500 eléctrico ao Papa 

Ser recebido pelo Papa é um momento que quase todos os construtores de automóveis gostam de integrar na sua história, sobretudo os italianos. O novo Grupo Stellantis escreveu ontem esse capítulo.
Itália

Papa lamenta vítimas de queda de teleférico

O Papa Francisco veio esta terça-feira lamentar o trágico acidente ocorrido em Stresa, Itália, após a queda de uma cabine de teleférico. Morreram 14 pessoas, sobrevivendo apenas uma criança de 5 anos.
Fact Check

Papa Francisco beijou a mão de David Rockefeller?

Circula no Facebook uma imagem que alegadamente mostra o Papa a beijar a mão do banqueiro americano. Não é verdade. O homem em causa é um sobrevivente do holocausto
Conflito Israelo-palestiniano

O anti-semitismo está bem e não se recomenda /premium

961
Importa perceber que o anti-semitismo existe num pedaço razoável da consciência colectiva, e que é velho, e medonho, e que enfrentá-lo depende bem menos de palavras bonitas do que da força de Israel.
Cancro

Empresário angaria fundos em Fátima

Ricardo Martins sobreviveu a um cancro e fez uma promessa de uma caminhada a pé ao Santuário de Fátima "para angariar fundos" para a casa de acolhimento da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.
Papa Francisco

Papa recebe logotipo das Jornadas de Lisboa

A oferta foi feita durante um encontro entre o Papa e o presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e bispo auxiliar do patriarcado. A próxima edição vai correr em Portugal.
Sociedade

Porquê, sempre os judeus?

793
Continuamos a assistir por todo o mundo a uma onda de antissemitismo crescente, onde comunidades judaicas são perseguidas e uma vaga de ódio se instala na internet. Sempre foi fácil acusar o judeu.
Judaísmo

Judeus fazem queixa por autocolantes antifascistas

347
Os autocolantes de uma rede antifascista alemã foram colocados pelas 6h20 e na Sinagoga do Porto, numa altura que se verifica uma escalada de violência entre Israel e Palestina.
PCP

Interpelação acaba com luta do PCP e com papa

Coube ao deputado comunista António Filipe encerrar a discussão pelo PCP, insistindo num aumento geral dos salários, a redução do horário semanal para as 35 horas e “mais justiça laboral”.
Myanmar

Myanmar: Papa apela ao fim da violência em missa

O Papa Francisco celebrou uma missa especial sobre Myanmar (antiga Birmânia), em que reiterou os apelos à paz e ao fim da violência ao quarto mês da sangrenta repressão da Junta Militar contra civis.
Rui Rio

Maçonaria e Opus Dei. Rio critica nega da CNPD

Líder social-democrata diz que decisão vem mostrar importância de "total transparência" na política e que se evitem "tentáculos escondidos".
Igreja Católica

Vaticano intervém em guerra de bispos contra Biden /premium

170
Por defender o direito ao aborto, Joe Biden, católico, é um espinho para os bispos americanos, que querem proibi-lo de comungar. O Vaticano interveio para recusar normas internas contra políticos.
Pedofilia

Abuso infantil é como um "assassinato psicológico"

Papa Francisco criticou o abuso infantil dizendo que é "uma espécie de 'assassinato psicológico' e, em muitos casos, um cancelamento da infância" e pediu fim do encobrimento do fenómeno da pedofilia.
Igreja Católica

Um Patriarca de antes quebrar que torcer /premium

337
D. António Ribeiro nunca se deixou guiar por critérios políticos, nem por interesses pessoais, privilegiando sempre a defesa da justiça e da liberdade.
Reportagem Observador

13 de Maio. Fátima ainda não é o que era

"Desde que me conheço nunca me lembro de um 13 de maio assim", conta Alcinda Neves que vende terços há mais de 40 anos. "Peregrinos só compram do mais barato e isto nunca mais vai ser o que era"
Coronavírus

Limite de peregrinos em Fátima foi atingido 

A lotação máxima de 7.500 pessoas foi novamente atingida esta quinta-feira, às 8h50 depois de na quarta-feira à noite ter acontecido o mesmo com centenas de pessoas a ficarem na rua.
Noticiário

8h. Peregrinos impedidos de entrar no Santuário

Pouco depois das oito e meia da noite, a lotação máxima definida pelo Santuário já tinha sido atingida. Sem lugar no recinto, restou improvisar. Celebrações do 13 de maio terminam hoje.
Santuário de Fátima

Último dia da peregrinação em Fátima 

As celebrações, 104 anos após os acontecimentos na Cova da Iria, começam às 9h00, com a recitação do terço, realizando-se depois a missa, que inclui uma palavra aos doentes, e a procissão do adeus.
Israel

Israel usará "força crescente" contra Hamas

"Eliminámos comandantes do Hamas e isto é apenas o início", advertiu, horas depois de um ataque seletivo do Exército e dos serviços de inteligência para abater altos comandos militares das Brigadas.
Reportagem Observador

Peregrinos ficam à porta do Santuário de Fátima

"Temos que ver pelo telemóvel" conformam-se dois fiéis que chegaram ao recinto pouco depois da lotação máxima de 7.500 pessoas ser atingida. "É sempre triste não se poder entrar".
Liberdade Religiosa

Liberdade religiosa. Restrições altas em 56 países

"Para muitas pessoas o direito à liberdade religiosa está fora do alcance", considerou secretário de Estado americano Antony Blinken, reforçando que os 56 países representam grande parte do mundo.
Igreja Católica

É inaceitável que vacinas sejam arma geopolítica 

"A distribuição das vacinas não pode obedecer a outro critério que não seja o de saúde pública. Não é aceitável, nem compreensível que se transforme numa arma geopolítica", afirmou António Marto.
Igreja Católica

Situações como Odemira são atentado à dignidade

"O apelo da conferência, da Igreja local, (...) é para que (as autoridades) não se esqueçam" de situações como a de Odemira "porque são situações de atentado à dignidade humana", disse padre.
Coronavírus

Em Fátima "não é preciso trazer corpos da polícia"

252
"Aqui não é preciso trazer os corpos da Polícia. Em princípio, nós já confiamos na responsabilidade das pessoas", disse o cardeal sublinhando a falta de regras de segurança nos festejos do Sporting.
Santuário de Fátima

Visita do papa é oportunidade para economia local

"É um sinal de grande esperança, não só pelo que significa esta vontade do papa de se fazer peregrino, mas também pela oportunidade que pode representar para a economia local", afirmou António Marto.
Igreja Católica

Cumprir regras é responsabilidade de cada um

O também secretário da CEP considerou que, se na terça-feira aconteceu alguma coisa diferente, "foi porque não se seguiram as orientações da Direção-Geral da Saúde e das autoridades".
Coronavírus

Celebrações de Fátima afetadas em Paris 

A comunidade portuguesa em França vai poder reunir-se no dia 13 de maio de manhã, com uma missa às 9h30 e outra às 11h00 onde haverá a procissão do adeus, seguindo todas as regras sanitárias.
Igreja Católica

Papa Francisco quer excomungar membros da máfia

Grupo inclui uma ex-ministra e o presidente do Tribunal do Vaticano. Iniciativa surge no momento em que a Igreja decidiu beatificar um juiz que combatia a corrupção e foi morto pela máfia.
Turismo

Indústria religiosa anseia pela retoma do turismo

A sócia-gerente da FarPortugal diz que o balanço do ano passado comparativamente a 2019 é de uma quebra de 25% na faturação. A expectativa agora é que a atividade turística "seja retomada".
Itália

Igreja beatifica juiz assassinado pela máfia

293
Rosario Livatino foi assassinado em 21 de setembro de 1990 pela 'Cosa Nostra' foi beatificado pela Igreja Católica por ter sido considerado um exemplo de legalidade e de integridade.
Igreja Católica

Papa apela ao fim da violência em Jerusalém

O chefe máximo da Igreja Católica alertou que "violência só gera violência" e pediu que se ponha um ponto final nos confrontos em Jerusalém, onde já se registaram dezenas de feridos.
Igreja Católica

Golpe ou profecia? Atentado ao papa foi há 40 anos /premium

340
Em 13 de maio de 1981, Ali Agca disparou quatro tiros sobre João Paulo II. Durante 40 anos, contou versões contraditórias da história que a Igreja vê como a concretização de uma profecia de Fátima.
Pandemia

Papa pede suspensão de patentes das vacinas

Papa Francisco juntou-se às vozes que, nos últimos dias, procuram encontrar uma solução para que as vacinas cheguem a todos ao travar "o nacionalismo fechado".
Angola

IURD. Dirigentes acusados de associação crimonosa

Quatro dirigentes da ala brasileira da Igreja Universal do Reino de Deus, em Angola, são acusados dos crimes de branqueamento de capitais e associação criminosa.
Coronavírus

Limite de 7.500 pessoas no Santuário de Fátima

A peregrinação internacional de maio "volta a ser celebrada com peregrinos no recinto de oração, mas de forma ainda restrita, isto é, apenas poderão estar nas celebrações 7.500 peregrinos".
Religião

"O que mais falhou foi o desprezo pelas IPSS" /premium

Bispo do Porto queixa-se da forma como o Estado tratou as instituições de solidariedade. Defende o fim das patentes das vacinas. E critica: "Esta democracia não tem um timbre de grande qualidade”.
Religião

Como os mosteiros de clausura atravessam pandemia

No meio do silêncio e da oração há histórias de quem sonhou com outras vidas mas acabou por se dedicar, por vocação, à vida de clausura em mosteiros ou conventos, onde a "palavra-chave é comunidade".
Lisboa

Papa: 6 milhões para tirar contentores na Bobadela

534
Governo estima que a relocalização do Complexo Logístico da Bobadela vá custar seis milhões de euros ao Estado, mas um documento das autarquias fala de 90 milhões. Operação serve para receber Papa.
Coronavírus

Papa inicia maratona de orações pelo fim da Covid

Papa Francisco também exigiu que "as enormes somas de dinheiro destinadas às armas sejam dirigidas para os estudos para prevenir catástrofes semelhantes" no futuro.
Igreja Católica

Dante é nosso!  /premium

371
Deve-se à Igreja o desenvolvimento de todas as artes e a criação das universidades, que foram o berço do conhecimento moderno, filosófico-teológico e científico- tecnológico.
Igreja Católica

José de Nazaré, a Igreja e o 1º de Maio

Foi a esta perspectiva trabalhista que a Igreja, sempre atenta ao espírito do tempo, se associou, neste caso com a instituição da simples memória litúrgica de São José Operário.
Igreja Católica

Igreja Católica beatificou José Gregório Hernández

O ritual de beatificação teve lugar na Igreja do Colégio de La Salle e foi transmitido em direto pelas televisões e rádios do país. A Igreja e os fiéis esperaram quase 72 anos pela beatificação.
Igreja Católica

Papa acaba com privilégios judiciais para bispos

Os bispos e cardeais serão, a partir de agora, sujeitos à justiça ordinária do Vaticano em eventuais julgamentos que até agora eram da competência do Tribunal Supremo, anunciou o Papa Francisco.
Israel

45 mortos em peregrinação judaica em Israel

102
A debandada provocou pelo menos uma centena de feridos. As circunstâncias exatas que levaram ao acidente não são para já conhecidas. Netanyahu decretou luto nacional no domingo em memória das vitimas.
Papa Francisco

Papa Francisco reitera o plano de visitar Fátima

Cardeal D. António Marto esteve com o Papa Francisco no Vaticano e confirmou que o chefe da Igreja Católica tenciona visitar Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
Papa Francisco

Papa. Padres devem recusar a vaidade e o dinheiro

114
"O diabo entra 'pelos bolsos'", disse este domingo o papa Francisco, num apelo aos novos padres para que se afastem "da vaidade, do orgulho e do dinheiro".
Porto

Obra na Igreja de S. Gonçalo é maior desde séc.XVI

As obras na igreja e claustro de São Gonçalo, em Amarante, distrito do Porto, que decorrem há alguns meses, constituem a maior intervenção no monumento desde o século XVI.
Igreja Católica

Igreja admite 220 casos de abusos de menores

Pela primeira vez, a igreja espanhola deu a conhecer denúncias feitas contra padres: 220 clérigos foram denunciados nos últimos 20 anos. Destes casos, 69 estão por resolver.
Moçambique

Bispos alertam PR para fragilidade dos jovens

A vulnerabilidade da juventude face ao recrutamento por grupos insurgentes, em Moçambique, está a preocupar os bispos católicos, que alertaram o Presidente do país.
Papa Francisco

Papa pede ao mundo que zele pela Natureza

O Papa disse que é preciso continuar a seguir em frente, "porque não se sai de uma crise igual ao que se entrou, ou se sai melhor ou pior", e considerou a Cimeira sobre o Clima uma "iniciativa feliz".
Papa Francisco

Papa quer visitar o Líbano logo que possível

O Líbano tem a maior percentagem de cristãos no Médio Oriente e é o único país árabe com um chefe de Estado cristão. Os cristãos constituem um terço da população.
Papa Francisco

Papa participará na cimeira virtual dos EUA 

O Papa será um dos palestrantes do primeiro dia da cimeira virtual sobre a crise climática, onde os EUA vão pressionar os principais poluidores globais a fazer mais pelo ambiente.
Coronavírus

Papa pede "vacinação extensiva"

O Papa Francisco enviou uma mensagem à Cimeira Ibero-Americana sobre a vacinação contra a Covid-19: "Desejo reiterar que a imunização extensiva deve ser considerada um "bem comum universal".
Coronavírus

Papa convoca "maratona de orações" em todo o mundo

A "maratona de oração" tem por objetivo o fim da pandemia, vai ser transmitida ao vivo, em maio, nos canais oficiais da Santa Sé e será "guiada" pelos trinta santuários mais importantes.
Política

PSD critica inação sobre solos contaminados 

475
A existência de terrenos contaminados em Lisboa pode comprometer a reputação do país e ser um risco para a saúde pública das milhares de pessoas que vão visitar a cidade em 2023, alerta o PSD.
Polónia

Censos. Ativistas pedem rigor na opção religiosa

261
Movimento quer deitar por terra a narrativa de um catolicismo quase universal na Polónia, que tem sido usada pelo governo para justificar decisões polémicas, como a proibição quase total do aborto.
Papa Francisco

Papa apela ao fim do conflito Rússia/Ucrânia

O Papa apelou ao fim das tensões entre os dois países e pediu "gestos capazes de restabelecer a confiança recíproca e favorecer a paz", lamentando situação humanitária na região.
Igreja Católica

Pode a Alemanha levar Igreja ao cisma do séc. XXI? /premium

183
Progressistas alemães querem avançar em temas fraturantes como a moral sexual, o celibato e a ordenação de mulheres mais rápido do que a Igreja de Francisco consegue suportar. Pode resultar num cisma?
Coronavírus

Covid-19. Paróquias com dificuldades financeiras

A pandemia está a agravar a situação financeira de algumas paróquias, disse o presidente Conferência Episcopal. Há menos pessoas a dar dinheiro e falta o dia das celebrações que ficam por realizar.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo envia saudação aos muçulmanos em Portugal 

Com o início do Ramadão, o Presidente da República saúda "muito calorosamente" as comunidades islâmicas que se encontram em Portugal e todos os seus participantes.
Vaticano

Vaticano vai discutir o celibato dos padres /premium

114
Um simpósio agendado para fevereiro do próximo ano vai ter questões sensíveis como o celibato e a ordenação de mulheres em cima da mesa, confirmou o cardeal Marc Ouellet no Vaticano.
Coronavírus

Muçulmanos celebram Ramadão com restrições

Ao contrário do ano passado, as mesquitas estarão abertas para as orações em quase todos os países, embora com limitações, mas voltam a ser proibidas refeições comunitárias para romper o jejum diurno.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ramadão sem apoio do governo 

A comunidade muçulmana da Guiné-Bissau não vai ver nenhum apoio por parte do governo durante o Ramadão. O governo costumava distribuir arroz e açúcar.
Moçambique

Igreja está atenta aos ataques em Moçambique

Os ataques que estão a acontecer em Moçambique estão a ser acompanhados "muito de perto" pela Igreja Católica, que apoia todos os esforços que têm vindo do Governo e das organizações internacionais.
Coronavírus

Bispos: vacinas não devem agravar desigualdades 

As vacinas contra a Covid-19 representam "um grande feito científico e uma esperança para uma normalização da vida social e económica", mas não podem agravar as desigualdades já existentes.
Brasil

Brasil terá estátua maior do que o Cristo Redentor

334
Está a ser construída uma nova estátua que se vai chamar Cristo, o Protetor. Será a terceira estátua de Jesus mais alta do mundo quando ficar concluída no final deste ano.
Abusos na Igreja

Dioceses receberam 3 queixas de abusos em 2 anos

Seguindo ordem do Papa, após uma cimeira em 2019 sobre os abusos sexuais na Igreja, as dioceses portuguesas criaram comissões para investigar denúncias. Mas só receberam 3 queixas em 2 anos, diz o JN.
Atualidade

Cruzes em capela de Jerusalém não são "graffiti"

Antes da pandemia, não se tinha conseguido estudar em profundidade a capela de Santa Helena, em Jerusalém. Durante séculos pensou-se que as cruzes nas paredes eram graffiti, mas foram obra de artesãos.
Igreja Católica

Ambivalências: sobre um artigo SJ

105
De que forma estarão os bispos portugueses e, neste caso, também o Provincial da Companhia de Jesus, dispostos a responder publicamente a esta pública e lamuriante provocação? Deus sabe!
Coronavírus

Bispo do Porto pede prudência para evitar 4.ª vaga

O bispo recordou que há hoje "muito sofrimento e morte" devido à Covid-19. Na sua opinião, não é conveniente voltar atrás, quer por questões de saúde, quer por razões económicas.
Páscoa

Em Viseu a bênção pascal apareceu no céu

953
Cerca das 15:00, duas aeronaves saíram do aeródromo do Viseu rebocando faixas com a inscrição "Cristo ressuscitou, aleluia!" e, pouco depois, já havia no centro histórico quem esperasse ver uma delas.
Moçambique

Maputo. Arcebispo pede solidariedade

O arcebispo de Maputo, Francisco Chimoio, apelou à solidariedade dos moçambicanos e dos países vizinhos para as vítimas da violência armada em Cabo Delgado.
Papa Francisco

Papa Francisco pede para se acelerar a vacinação

O Papa Francisco disse a benção de Páscoa dentro da Basílica e com uma Praça de São Pedro vazia. Apelou ao fim da guerra e pediu aos países para que aumentem os esforços para acabar com a pandemia.
Igreja Católica

Arcebispo de Braga: proposta do PSD não "repugna"

O arcebispo de Braga, diz que a pertença a "organizações discretas" é uma questão de liberdade de consciência, não vendo necessidade de declaração, ainda que essa possibilidade não o "repugne".
Futuro

O fim do homem? /premium

Se não somos livres de que serve a religião? Por que razão Deus se teria dado a tanto trabalho se não foi para criar seres livres? São questões prementes que a tecnologia nos vai levar a confrontar.
Igreja Católica

Opus Dei: o que falta dizer ainda?

122
Diante das suspeitas de que existe algo mais vinculado à instituição, é necessário olhar com objectividade para o que possa estar oculto nesta “enigmática” instituição da Igreja Católica.
Papa Francisco

Papa pede esperança na "escuridão" da pandemia

Devido à pandemia, apenas foi autorizada a presença de cerca de 200 pessoas, na cerimónia que assinala o começo do período entre a crucificação de Cristo e a ressurreição no domingo de Páscoa.
Holocausto

Museu do Holocausto Porto: "Para ninguém esquecer" /premium

1820
Registos de refugiados que passaram pelo Porto, um mural de homenagem às vítimas e uma espécie de dormitório num campo de concentração. O primeiro Museu do Holocausto na Península Ibérica abre dia 5.
Páscoa

Um caso policial com 2 mil anos: quem matou JC? /premium

591
A morte de Jesus de Nazaré é um enigma, tal como está escrita nos quatro Evangelhos canónicos, os únicos com credibilidade histórica e inspiração sobrenatural.
A Sexta Coluna

Das trevas à luz. Com Dante, em Sexta-Feira Santa /premium

Nada de menos neutro do que este mundo além-mundo erguido por Dante – mas nada também de mais próximo e de mais verdadeiramente inclusivo.
Oficina da Liberdade

A Covid e a Ressurreição

493
A Conferência Episcopal Portuguesa tudo tem feito para servir e obedecer mais ao Estado do que olhar a Deus e seguir os Evangelhos.
Papa Francisco

Papa celebra missa privada com cardeal demitido

O Papa Francisco celebrou um ritual da semana santa, em privado, com um cardeal que tinha sido demitido em setembro, naquilo que parece ser um gesto de reconciliação.
Clima

Papa quer respostas globais para deslocados 

O Papa considera que o aumento de pessoas deslocadas devido à crise climática está a tornar-se numa das principais emergências da atualidade e pede respostas globais para o problema.
Moçambique

Há o risco de jihadistas tentarem manter controlo

222
O analista político salienta que o conflito militar nasceu de uma insurgência local, mas neste momento tem uma dimensão difícil de controlar. "Isto é uma guerra, não é uma brincadeira".
Indonésia

Indonésia. Governo confirma ataque suicida

Os relatos no local já apontavam para um bombista suicida, mas a confirmação oficial já foi feita pelo Governo. Papa Francisco pediu que se rezasse pelas vítimas. Dois bombistas morreram no local.
Papa Francisco

Papa apela cristãos a atenção ao próximo

Papa Francisco assinalou o início da segunda Semana Santa consecutiva vivida em tempos de pandemia, evocando o sofrimento provocado pela Covid-19. "A crise económica tornou-se pesada."
Papa Francisco

Indonésia. Papa lembra vítimas do ataque a igreja

Papa Francisco lembrou as vítimas do atentado terrorista junto à catedral do Sagrado Coração de Jesus, sede da arquidiocese de Makassar, no sul da ilha das Celebes, na Indonésia.
Indonésia

Indonésia. Feridos em explosão perto de catedral

Padre no local avança que explosão foi causada por bombista suicida, no final da missa de Domingo de Ramos que marca o início da semana santa para os católicos.
Assembleia Da República

Frutas, legumes e sociedades secretas

410
As coisas são o que são. O tomate não é um legume. O Opus Dei não é uma sociedade secreta. E a política, ou se faz com base na verdade, ou torna-se uma mentira.
Igreja Católica

Bispos manifestam solidariedade em mensagem pascal

Na sua mensagem com o título "esperança da Páscoa", os bispos portugueses referem que "a celebração anual da Páscoa do Senhor é o dia por excelência da passagem à vida nova, a festa das festas cristãs
Vaticano

Papa quer fortalecer a cooperação contra crime

Vaticano vai intensificar trabalho para facilitar e acelerar a cooperação internacional entre os serviços de investigação do Estado e as instituições congéneres de outras nações.
Igreja Católica

Fátima. Vice-reitor pede para deixar de ser padre

159
Padre Vítor Coutinho já tinha deixado funções de chefe de gabinete do cardeal Marto em junho. Agora, pediu ao Papa a dispensa das obrigações sacerdotais. Diocese fala em "decisão pessoal".
Papa Francisco

Papa pede orações pelos refugiados no Bangladesh 

Francisco pediu aos fiéis para rezarem pelas vítimas do incêndio num campo de refugiados no país do sul da Ásia. A maioria das 20000 pessoas atingidas são rohingyas, uma minoria perseguida em Myanmar.
Vaticano

Papa corta em 10% salários de cardeais do Vaticano

1132
As remunerações pagas pela Santa Sé aos cardeais da Cúria Romana oscilam entre os 4 mil e os 5 mil euros mensais, o que significa que os cortes se situarão entre os 400 e os 500 euros.
Abusos na Igreja

"Relação homoafetiva". Cardeal desvalorizou abusos /premium

Investigação interna não acreditou em vítima que disse ter sofrido abusos aos 17 anos. Cardeal dispensou padre abusador por homossexualidade. Agora, uma nova vítima diz ter sofrido abusos em menor.
Eutanásia

Bispo diz que Espanha é um "campo de extermínio"

Após o Parlamento espanhol aprovar uma lei que legaliza a eutanásia e o suicídio assistido, um bispo afirmou, através de uma carta pastoral, que Espanha se tornou num "campo de extermínio".
Parlamento

Ich bin ein Opus Dei /premium

240
Ao radicalizar, tornando obrigatória a inútil declaração da já estúpida proposta do PAN, o Dr. Rui Rio demonstra que das guerras com o Futebol Clube do Porto para a liderança do PSD nada aprendeu.
França

Macron diz a Papa que ida a Iraque foi "viragem"

Francisco efetuou a primeira deslocação de um sumo pontífice ao Iraque e deslocou-se a Bagdade, Mossul e Qaraqosh, no Norte, uma região que esteve sob domínio dos jihadistas.
Turquia

Turquia deportou 150 candidatos a lutar na Síria 

Ministério dos Negócios Estrangeiros turco assinala que todos os que acabaram por ser deportados tinham-se já filiado em "organizações terroristas, como o Estado Islâmico ou o PKK/PYD".
Papa Francisco

Papa. Mafias estão a enriquecer durante a pandemia

101
Francisco descreveu as máfias como "estruturas de pecado" e "contrárias ao Evangelho de Cristo". E disse que estão a enriquecer durante a pandemia, devido à exploração e corrupção.
Igreja Católica

Equador vai ser a sede do Congresso Eucarístico 

Vaticano informou que em 2024 o país sul americano vai receber o encontro eclesial que pretende sublinhar a fecundidade da Eucaristia para a evangelização e a renovação da fé naquele continente.
Catolicismo

Eu, confessor, me confesso… /premium

1073
O Papa desafia os católicos a recorrer ao Sacramento da Reconciliação, neste tempo de preparação para a Páscoa, desejando que encontrem padres com misericórdia e não ‘torturadores’.
Abusos na Igreja

Abusos. Judiciária retoma investigação a ex-padre /premium

O ex-padre Anastácio Alves está a ser investigado desde 2018 por abuso de menores. Dois casos com mais de uma década tinham sido arquivados — mas há agora novos indícios sobre eles.
Papa Francisco

Braga. Papa surpreende pais de menino com cancro  /premium

1261
Os pais de um menino de Braga com cancro -- um caso tem gerado uma onda de solidariedade -- foram surpreendidos esta quarta-feira com a chamada do Papa Francisco.
Abusos na Igreja

Colónia. 314 menores sob abuso sexual do clero

Mais da metade dos abusos envolveram crianças menores de 14 anos, principalmente rapazes, indicou o advogado Björn Gercke durante a apresentação do relatório de cerca de 800 páginas.
Fact Check

Marcelo beijou a mão do Papa em plena pandemia?

Fotografias mostram Marcelo a beijar a mão do Papa. Apesar de verdadeiras, as imagens são anteriores à pandemia da Covid-19 e não foram tiradas na recente visita do Presidente português ao Vaticano.
Coronavírus

Recorde de contágios no Iraque após visita do Papa

187
Com 5.663 infetados e 33 mortos nas últimas 24 horas, o número de iraquianos contaminados desde o início da pandemia no país, em fevereiro de 2020, é agora de 768.352, incluindo 13.827 mortos.
Cristianismo

Israelitas encontram fragmentos de textos bíblicos

1268
As dezenas de novos manuscritos do Mar Morto foram encontrados durante as investigações da Autoridade Israelita de Antiguidades na Judeia e datam do período entre o século III A.C. e o século I D.C..
França

França restitui quadro de Klimt roubado a judeus 

A obra foi adquirida pela França na década de 80 e está atualmente em exposição no Museu d'Orsay, em Paris. Será devolvida após ter sido confirmado que os nazis a expropriaram a uma judia em 1938.
Porto

Porto associa-se a cimeira contra antissemitismo

251
O município do Porto vai associar-se à Cimeira de Autarcas Contra o Antissemitismo. A comunidade judaica local tem cerca de 500 membros, provenientes de mais de 30 países.
Fact Check

Marcelo e Papa rodeados de pessoas em 2021?

Imagens que mostram Marcelo e Papa Francisco com pequena multidão são, afinal, de arquivo e foram recolhidas em 2017. O que não significa que regras tenham sido totalmente cumpridas na sexta-feira.
Papa Francisco

Vaticano. Benção de casamento homossexual ilícita

1673
O Papa Francisco aprovou a resposta negativa dada à possibilidade do casamento gay pela Igreja Católica. Os homossexuais podem ser recebidos na igreja e na fé, mas são pecadores, diz o Vaticano.
IURD

Angola. Direção da IURD é interlocutora do Estado 

A nova direção local da Igreja Universal do Reino de Deus é agora a interlocutora formal do Estado. "Já não existe conflito" para o governo no seio da Igreja depois da eleição.
Feminismo

Deus disse, Adão falou…. mas alguém ouviu Eva?

Para entrar num diálogo fecundo temos de estar mais disponíveis a começar um processo do que a solucionar um problema. E encarar o feminismo como uma ocasião para aprofundar o mistério da nossa fé.
Papa em Fátima

Papa Francisco visita Fátima em 2023

187
O Papa vai visitar Fátima durante a jornada, que vai decorrer em Lisboa, revela Marcelo Rebelo de Sousa, após uma audiência privada na Cidade do Vaticano, em que falaram sobre variados temas.
Coronavírus

Centenas de milhares banham-se no rio Ganges

Banhar-se no rio sagrado purifica os pecados para os hindus. As autoridades de Uttarakhand, no norte da Índia, esperam 2,5 milhões de pessoas. A última peregrinação em 2019 tinha acolhido 55 milhões.
Religião

Francisco, o perdoador

Como muçulmano, houve coisas que me alegraram e encheram o coração: o respeito por parte dos muçulmanos pelo papa cuja simplicidade, bondade e abertura ao diálogo pude comprovar quando o cumprimentei.
Papa Francisco

Papa "pleno de gratidão" após viagem ao Iraque

Francisco recordou que "nunca um Papa tinha estado na terra de Abraão". "A Providência quis que isso acontecesse agora, como um sinal de esperança depois de anos de guerra e terrorismo".
Papa Francisco

O Homem vestido de branco

O Homem vestido de branco é a estrela que brilha, que apela à compreensão e reconciliação que tantos ouvem, mas poucos compreendem.
Papa Francisco

4 pontos-chave da viagem inédita do Papa ao Iraque /premium

Papa foi ao Iraque promover o diálogo inter-religioso como chave para a paz no Médio Oriente, consolar cristãos perseguidos, pôr terras bíblicas no mapa e enviar um sinal à comunidade internacional.
Papa Francisco

Papa deixa o Iraque após visita de 3 dias ao país

Terminou a visita do Papa após percorrer Bagdade, Mossul, Qaragosh, Ur e Erbil, de se ter encontrado com o aiatola Ali Sistani (xiita) e de ter sobrevoado 1.445km de zonas com células de terroristas.
Évora

Monjas visitaram Cartuxa de Évora mas primeiro vir

"Somos monjas do nosso tempo. Temos Internet, então, já vimos todas as fotos que há da Cartuxa, mas é outra coisa estar aqui". As monjas que vão viver no Convento de Évora visitaram-no este domingo.
Suíça

Suíça aprova a proibição da burca em referendo

8826
Referendo é vinculativo o que significa que deixa de ser permitido utilizar a burca islâmica. Proposta foi promovida por partido de extrema-direita que em 2009 conseguiu a proibição de minaretes.
Papa Francisco

Iraque. Papa encontrou-se com pai de Aylan Kurdi

361
Em 2015, a morte de Aylan Kurdi, de três anos, numa praia turca tornou-se num dos principais símbolos da crise dos refugiados. O Papa Francisco encontrou-se com o pai dele em Erbil, no Iraque.
Papa Francisco

Papa visitou igreja que EI usou como enfermaria /premium

Em 2014, o Estado Islâmico tomou controlo de grande parte do Iraque e usou uma igreja como enfermaria. Agora, o Papa visitou-a para comemorar a reconstrução — dos edifícios e da fé cristã.
Noticiário

11h. "Não é lícito fazer guerra em nome de Deus"

No terceiro dia no Iraque, Francisco visita Mossul, cidade alvo dos ataques do Estado Islâmico contra símbolos católicos
Papa Francisco

Missa com milhares fecha viagem do Papa ao Iraque

491
Depois de dois dias de encontros diplomáticos e inter-religiosos, o Papa Francisco voltou-se para os cristãos do Iraque e lembrou os que foram perseguidos pelo Estado Islâmico no norte do país.
Coronavírus

Dalai Lama recebe primeira dose da vacina

O Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19, no hospital Zonal, no Norte da Índia, apelando a que mais pessoas tenham "a coragem" de o fazer.
Papa Francisco

Iraque. Papa e líder xiita pedem diálogo pacífico

504
A agenda de Francisco para o Médio Oriente pode resumir-se numa palavra: diálogo. O Papa esteve este sábado no sul do Iraque para promover o diálogo inter-religioso num país de maioria xiita.
Pandemia

João Paulo II e a pandemia /premium

601
O que faria João Paulo II se a pandemia tivesse acontecido no seu pontificado? Não sei, mas tenho a certeza de que não se teria fechado em casa, à espera de que passasse.
Resposta Pronta

"É possível a sã convivência entre religiões"

Catarina Martins de Bettencourt, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, denota a importância da viagem do Papa Francisco ao Iraque, que quer promover o dialogo entre religiões. 
Papa Francisco

Fotos. A visita histórica de Francisco ao Iraque 

172
Veja as imagens mais recentes da primeira visita da história de um papa ao país do Médio Oriente, destruído pela guerra, desde os preparativos à sua chegada a Bagdade, capital do Iraque.
Papa Francisco

No Iraque, Papa pede fim de violência e extremismo

764
O Papa Francisco aterrou esta sexta-feira em Bagdade para uma visita inédita de um líder da Igreja ao Iraque. Trata-se da primeira viagem depois da pandemia, com o diálogo inter-religioso na agenda.
Papa Francisco

Papa inicia visita ao Iraque como peregrino da paz

240
Francisco inicia a sua visita à planície de Ur, o lugar de Abraão, e passará pelo norte do Iraque, onde centenas de igrejas e milhares de casas de fiéis foram destruídas pelo Estado Islâmico.
Papa Francisco

Papa visita iraquianos como "peregrino da paz" 

Francisco pedirá perdão e reconciliação depois de anos de guerra e terrorismo que destruíram o Iraque. O Papa deseja "orar com irmãos e irmãs de outras tradições religiosas" pela paz e tolerância.
Papa Francisco

Iraque. Papa não desiste da visita após "rockets" 

"Rockets", manifestações, um novo confinamento e o coronavírus. Nada demove Francisco de honrar a promessa do Papa João Paulo II e de se tornar o primeiro sumo pontífice a visitar o destruído Iraque.
Papa Francisco

Papa desafia a mudança: "Somos um povo de Deus" 

O Papa Francisco, na obra "Sonhemos Juntos", recentemente editada, salienta a importância do "amor de Deus" que nos lembra que "somos um povo" que pode mudar a sociedade para melhor.
Papa Francisco

Francisco e Abraão

933
Como em todo o seu pontificado, Francisco vai à essência estruturante do que promove a transformação do Homem. Seja ele quem for.
Papa Francisco

Iraque. Papa vai viajar em carros cobertos

Vaticano defende que a viagem ao Iraque, apesar do aumento de infeções de Covid-19 no país, é um “ato de amor por esta terra, o seu povo, os seus cristãos”. Insegurança nas ruas aumenta.
Igreja Católica

Bispos angolanos preocupados com discurso político

Os prelados católicos afirmam estar preocupados com a "degradação do discurso político que ameaça desmoronar a unidade nacional, reconciliação, justiça e paz em construção com tanto sacrifício".
Igreja Católica

Bento XVI contra "teorias da conspiração" sobre si

408
"Disseram que foi por causa do escândalo do Vatileaks, outros por causa de uma conspiração do lóbi gay", diz. "Não querem acreditar numa escolha consciente. Mas a minha consciência está ótima."
Estados Unidos da América

Um judeu, um cristão e um muçulmano na lista negra

106
É incompreensível que o “católico” Biden, em mês e meio de presidência, já tenha feito mais pela cultura de morte do que Trump em todo o seu mandato anterior.
Papa Francisco

Papa pede compaixão com doenças raras

O Papa Francisco pede proximidade com aqueles que sofrem de doenças raras, em particular com as crianças doentes, no final da oração dominical do Ângelus no Vaticano.
Papa Francisco

Papa Francisco diz não temer a morte 

175
Questionado sobre como imagina a sua morte, o pontífice, de 84 anos, respondeu: "Sendo papa, seja no cargo ou emérito. E em Roma. Não vou voltar para a Argentina".
Igreja Católica

"Não devíamos procurar um Deus nesta catástrofe" /premium

114
Em entrevista, o teólogo checo Tomáš Halík diz que a Igreja Católica tem de se abrir ao mundo não-crente, dialogar sem tentar converter e perceber porque é que os fiéis estão a abandonar a religião.
A página está a demorar muito tempo.