O Spotify anunciou que vai despedir cerca de 200 trabalhadores, o equivalente a 2% da sua força de trabalho, devido à reformulação do departamento de podcasts, que tem sido uma das suas grandes apostas ao longo dos últimos anos.

Sahar Elhabashi, líder do departamento de podcasts da empresa sueca, explicou que a necessidade de criar uma “proposta mais uniforme” que permita apoiar os criadores de conteúdos levou à decisão “difícil”, mas “necessária” de reduzir postos de trabalho. O objetivo é fazer um “realinhamento estratégico” para uma “abordagem personalizada otimizada para cada programa e criador”, lê-se num post partilhado esta segunda-feira no blog do serviço de streaming de áudio.

Na publicação foi ainda anunciada a fusão da Parcast e a Gimlet — duas empresas especializadas na produção de podcasts que o Spotify comprou em 2019 por um total superior a 400 milhões de dólares — que serão incorporadas numa “operação renovada do Spotify Studios”, que “continuará a produzir uma vasta gama de originais de grande impacto, incluindo Stolen; The Journal; Science Vs, Heavyweight; Serial Killers e Conspiracy Theories“.

O britânico Telegraph avança que a empresa vai reduzir o seu foco em programação original e que passará a depender mais de produtores terceiros. O mesmo jornal relembra que o Spotify ainda se encontra a tentar recuperar do investimento que fez em programas e acordos com figuras públicas como Harry e Meghan Markle, o duque e a duquesa de Sussex, ou o polémico comediante Joe Rogan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O acordo com Joe Rogan, no valor de 200 milhões de dólares, causou grande controvérsia depois de o comediante ter utilizado um termo considerado racista e de ter sido acusado de espalhar desinformação sobre a vacina contra a Covid-19. Por outro lado, o podcast de Meghan Markle, com o nome “Archetypes”, estreou no verão passado e chegou ao primeiro lugar do ranking do Spotify, mas três meses depois já tinha caído para o 22.º lugar. O The Telegraph escreve que tem tido dificuldades em “ganhar tração”, mas a realidade é que nenhum novo episódio foi adicionado desde novembro de 2022.

Spotify retira mais de 100 episódios do podcast de Joe Rogan, que já pediu desculpa pela utilização de um termo racista

Esta é a segunda ronda de despedimentos anunciada pelo serviço de streaming de música este ano, depois de em janeiro ter revelado que iria despedir quase 600 funcionários. A decisão anunciada esta segunda-feira chega numa altura em que tem uma desaceleração no setor dos podcasts, pressionado também por uma queda com gastos em publicidade.

Spotify vai despedir quase 600 trabalhadores