O Spotify anunciou que vai despedir cerca de 200 trabalhadores, o equivalente a 2% da sua força de trabalho, devido à reformulação do departamento de podcasts, que tem sido uma das suas grandes apostas ao longo dos últimos anos.
Sahar Elhabashi, líder do departamento de podcasts da empresa sueca, explicou que a necessidade de criar uma “proposta mais uniforme” que permita apoiar os criadores de conteúdos levou à decisão “difícil”, mas “necessária” de reduzir postos de trabalho. O objetivo é fazer um “realinhamento estratégico” para uma “abordagem personalizada otimizada para cada programa e criador”, lê-se num post partilhado esta segunda-feira no blog do serviço de streaming de áudio.
Na publicação foi ainda anunciada a fusão da Parcast e a Gimlet — duas empresas especializadas na produção de podcasts que o Spotify comprou em 2019 por um total superior a 400 milhões de dólares — que serão incorporadas numa “operação renovada do Spotify Studios”, que “continuará a produzir uma vasta gama de originais de grande impacto, incluindo Stolen; The Journal; Science Vs, Heavyweight; Serial Killers e Conspiracy Theories“.
O britânico Telegraph avança que a empresa vai reduzir o seu foco em programação original e que passará a depender mais de produtores terceiros. O mesmo jornal relembra que o Spotify ainda se encontra a tentar recuperar do investimento que fez em programas e acordos com figuras públicas como Harry e Meghan Markle, o duque e a duquesa de Sussex, ou o polémico comediante Joe Rogan.
O acordo com Joe Rogan, no valor de 200 milhões de dólares, causou grande controvérsia depois de o comediante ter utilizado um termo considerado racista e de ter sido acusado de espalhar desinformação sobre a vacina contra a Covid-19. Por outro lado, o podcast de Meghan Markle, com o nome “Archetypes”, estreou no verão passado e chegou ao primeiro lugar do ranking do Spotify, mas três meses depois já tinha caído para o 22.º lugar. O The Telegraph escreve que tem tido dificuldades em “ganhar tração”, mas a realidade é que nenhum novo episódio foi adicionado desde novembro de 2022.
Esta é a segunda ronda de despedimentos anunciada pelo serviço de streaming de música este ano, depois de em janeiro ter revelado que iria despedir quase 600 funcionários. A decisão anunciada esta segunda-feira chega numa altura em que tem uma desaceleração no setor dos podcasts, pressionado também por uma queda com gastos em publicidade.