“Esta edição é importante para mim. Estas páginas marcam o meu último mês de setembro como diretor da Vogue britânica”, escreve Edward Enninful num artigo que foi parar ao site da revista esta sexta-feira. O texto prepara o terreno para uma despedida do cargo que assumiu há seis anos.

Para a sua última edição de setembro — considerada, historicamente, o maior momento do ano para as revistas de moda — Enninful convidou seis astros da indústria para fazer a capa, aquelas que, nas suas palavras, “vieram a definir o próprio conceito de moda”, as “supermodelos originais”: Linda Evangelista, 58 anos, Cindy Crawford, 57 anos, Naomi Campbell, 53 anos, e Christy Turlington, 54 anos. As fotografias são de Rafael Pavarotti e também fazem a capa de setembro da Vogue americana.

A última capa de setembro sob liderança de Enninful

As “quatro fantásticas” já tinham estado juntas na capa da edição de janeiro de 1990 da edição britânica, fotografada pelo lendário Peter Lindbergh, ao lado de um quinto elemento, Tatjana Patitz, que morreu aos 56 anos em janeiro deste ano, vítima de cancro da mama.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A reunião do grupo passados mais de 30 anos para o editorial, a capa e as entrevistas da Vogue (cuja capa será idêntica no Reino Unido e nos EUA, numa união de forças com Anna Wintour) assinala o lançamento de um novo documentário da Apple TV+, “The Super Models”, com estreia a 20 de setembro. Realizado por Roger Ross Williams e Larissa Bills para a produtora Imagine Entertainment, é um retrato do exclusivo meio da moda entre os finais dos anos 80 e os meados dos anos 90.

A capa de janeiro de 1990, onde o grupo aparecia com Tatjana Patitz, que morreu em janeiro deste ano

No site da Vogue, já é possível ler uma entrevista às quatro mulheres sobre a sua experiência na indústria ao longo de várias décadas, onde falam sobre o estatuto de rock stars a que ascenderam durante os anos 90, a era do grunge [“sobrevivemos ao grunge!”, declara Evangelista a dada altura], a atenção dos tabloides, as capas de revista e a amizade que as une há mais de 30 anos.

Quanto a Enninful, a sua última edição enquanto diretor da Vogue britânica será a de março de 2024. Depois disso, vai assumir um novo desafio na Condé Nast como diretor-criativo global e conselheiro cultural da revista Vogue.

Carregue na galeria para ver mais algumas fotografias no editorial de setembro da Vogue britânica.