100% português

Compras

Feira Feita. Design local num mercado lisboeta

No fim de semana, dezenas de criativos juntam-se no Mercado de Santa Clara. Entre cerâmica, roupa e ilustração, a Feira Feita chega para promover o design local e para proporcionar boas compras.
Moda

Alexandra Moura desenha coleção para a Decenio

1.207
Convidada a desenhar uma coleção para a próxima primavera, Alexandra Moura mergulhou nos arquivos da Decenio. Menos clássica e mais urbana, a colaboração marca uma nova fase para a marca portuguesa.
100% português

Demais: t-shirts aparentemente simples

268
Mariana Vieira de Campos foi ao armário do pai, pegou numa t-shirt branca básica e decidiu transformar o bolso. Gostou tanto do resultado que criou a Demais, uma marca de roupa para homens com pinta.
100% português

Ghome. Quando a transparência é a alma do design

O mármore é de Estremoz, o barro das Caldas da Rainha e o lioz não chega a sair de Sintra. Gonçalo Prudêncio percorreu um longo caminho até criar uma marca portuguesa consciente. Conheça a Ghome.
100% português

Yntenzo: uma perfumaria artesanal sem género

159
Fragrâncias exclusivas e naturais, embalagens recicladas, uma linha sem género, workshops de perfumaria e um museu a caminho. Esta marca portuguesa cheira bem e não quer ficar por aqui.
100% português

Manimal: design português para todos os pedigrees

112
Foram desenhadas por arquitetos para dar conforto aos membros da família com quatro patas. A Manimal começou pelos cães, mas não tarda nada esta marca portuguesa vai fazer design também para gatos.
Nostalgia

Viúva Lamego: 170 anos da fábrica dos azulejos   /premium

957
Há 170 anos, erguia-se uma oficina de olaria em Lisboa. Hoje, ainda não sabemos o que chamar à Viúva Lamego. Fábrica? Atelier? As histórias, a arte e as pessoas dentro deste espaço de criação.
100% português

Drama Lisboa. Cerâmica de autor numa impressora 3D

Chama-se Drama Lisboa e é um atelier de cerâmica onde a impressão 3D é a grande ferramenta criativa. Isaac e Sara deixaram-se inspirar pela herança estética da Grécia Antiga. O resultado está à vista.
Design

A cadeira portuguesa, a nossa obra-prima /premium

8.425
Está em todo o lado, de tal forma que já nem a vemos. A caminho dos 100 anos, a cadeira das esplanadas ganhou novas versões e saiu da rua. É uma cadeira portuguesa mas também uma cidadã do mundo.
Compras

Designers portugueses a preço de saldos

168
A Grab Good Goods junta peças de 17 criadores de moda nacionais numa loja temporária que dura até domingo, em Lisboa. Os descontos chegam aos 80%.
Lojas

Fomos à primeira loja Bordallo Pinheiro em Paris

5.774
É a segunda loja fora de Portugal e a primeira de duas inaugurações previstas para a capital francesa. A Bordallo Pinheiro chegou a Paris, 130 anos depois da distinção na grande Exposição Universal.
100% português

Hyena. Escolher um vestido é como montar um puzzle

Peça a peça, cada modelo da Hyena pode ser adaptado ao desejo de cada cliente. Da psicologia para a moda, esta é a história de Catarina, a empresária por detrás deste guarda-roupa intemporal.
100% português

The Captain Socks: as profissões num par de meias

101
Entre meias sem assunto e exemplares extravagantes, Tiago Monteiro precisou do meio termo. Criou a The Captain Socks, marca inspirada em hobbies e profissões que já chegou a vários pontos da Europa.
100% português

Rui Tomás e o cavalo de baloiço premiado

1.319
Aos 42 anos, o cavalo de baloiço de Rui Tomás valeu-lhe um German Design Award. Entre projetos para clientes e peças de autor, o que salta à vista é o design das coisas simples.
Moda

Alexandra Moura ao lado de Gucci, Prada e Versace

1.724
É um feito inédito para a moda nacional. Alexandra Moura é a primeira designer portuguesa a integrar o calendário oficial da Semana da Moda de Milão, ao lado de marcas como Prada, Gucci e Versace.
Lojas

Josefinas vai ter loja pop-up no Porto

239
Dura apenas um dia, mas a marca portuguesa promete 15% de desconto. A Josefinas prepara a abertura de uma loja temporária no Porto, uma oportunidade de ver ao vivo os sapatos que correm o mundo.
Compras

A marca que dá cor aos pés de Sofia Vergara

603
A história da Alameda Turquesa começou numa pulseira feita com pompons coloridos, mas hoje é o calçado divertido e original que chama mais a atenção e conquista os pés de estrelas internacionais.
Presentes de Natal

85 presentes 100% portugueses para toda a família

Para ela, para ele, para a casa, os miúdos e até aquele tio revivalista. Neste Natal, que tal correr a família com presentes "made in" Portugal? Não só é possível como ainda se faz um brilharete.
100% português

Swit. Está na hora da caminha com estilo

Parece escandinava mas é portuguesa, tem um toque vintage mas pouco mais de um ano. A Swit faz camas e acredita que um simples móvel pode fazer toda a diferença na decoração do quarto dos miúdos.
Compras

ModaLisboa: 15 designers numa loja pop-up

Entre 28 e 30 de novembro, a ModaLisboa junta 15 designers numa loja pop-up dedicada à criatividade nacional. Além das novas coleções, haverá peças de estações anteriores a preços mais baixos.
100% português

Mishmash, a marca que conquistou o Guggenheim

220
Nasceu em 2015 para fazer, não só cadernos, mas tudo o que é bem-vindo dentro de um escritório. Este ano, foi convidada a desenhar cadernos para o Guggenheim de Nova Iorque. Fomos conhecer a Mishmash.
Lojas

Costa Nova, o novo paraíso das louças em Lisboa

3.446
A marca tem dez anos e exporta 98% da produção. Em Lisboa, acaba de abrir a primeira loja. Depois de ter conquistado o mundo, a Costa Nova quer dar-se a conhecer no seu país de origem, Portugal.
Moda

Springkode: às compras nas fábricas portuguesas

444
As mesmas fábricas que, há anos, produzem para grandes marcas de luxo foram desafiadas a criar as suas próprias peças. A Springkode é uma startup portuguesa e promete agregá-las a todas.
100% português

Cluoh: carteiras com a ilustração à flor da pele

À falta de acessórios mais entusiasmantes, Ana Oliveira desenhou as suas próprias carteiras. Do papel para a pele, a Cluoh prova que as clutches também podem ser usadas no dia-a-dia, sem cerimónias.
Moda Lisboa

Constança Entrudo: slow design chega à ModaLisboa

1.204
Com 24 anos, Constança acaba de deixar o atelier da Balmain para se estrear no calendário da ModaLisboa. Sem pressas e com muitas colaborações, quer provar que a moda "não é só malas e sapatos".
100% português

Bio e portuguesa: a marca de cosmética da Organii

157
"Somos vegan, somos bio, somos zero waste e somos portugueses", diz Cátia Curica, uma das fundadoras da Organii que acaba de lançar a sua primeira marca natural 100% feita em Portugal. Conheça a UNII.
Decoração

The Pitch Market: o design português chega a Belém

À quarta edição, o The Pitch Market trocou os famosos contentores por casinhas brancas. Durante quatro dias, Belém transforma-se na aldeia do design português, com 50 marcas de decoração.
Moda

Milão: os sapatos portugueses à conquista do mundo

830
Até 19 de setembro, mais de 90 marcas portuguesas participam na MICAM, a maior feira de calçado do mundo, em Milão. Entre velhos e novos negócios, o foco está na inovação e na sustentabilidade.
Moda

A marca portuguesa que conquistou Beyoncé

A marca nasceu em Londres, em 2011, pelas mãos de Ana Teixeira de Sousa. Feitos em Portugal, os vestidos caíram nas graças de Beyoncé. Agora, sete anos depois, a Sophia Kah desfila pela primeira vez.
Decoração

Portuguese Makers. Vamos pôr as mãos na massa

Fazer objetos com as mãos, aprendendo com quem sabe. A Portuguese Makers está de volta com uma semana de workshops onde o objetivo é pôr em prática o cada vez mais famoso "made in Portugal".
100% português

Desculpa babe: desculpas não se pedem, vestem-se

É o pedido de desculpas mais esfarrapado dos dias que correm. Da falta de um arrependimento sentido nasce uma marca de roupa portuguesa. Desculpa babe, para já é só uma t-shirt, um saco e um isqueiro.
Marcas

A cerâmica portuguesa é tendência, diz o Guardian

638
Descritas como "êxito de culto", as cerâmicas portuguesas estão aparentemente na moda um pouco por todo o mundo e a culpa é do estilo de decoração, que se assemelha ao "das nossas avós".
100% português

Bordados de Viana renascem com a Martine Love

836
Uma tradição secular quase esquecida ou vendida por vezes ao desbarato renasce nos vestidos Martinelove que, mais do que moda, são um projecto de empoderamento feminino 100% português.
Nostalgia

Os Achilles de Brito. Uma história com 100 anos /premium

748
Com uma marca de sabonetes, fundada em 1918, iniciou-se uma linhagem de empresários unidos pelo mesmo nome. Cem anos e quatro gerações depois, fomos conhecer a história dos Achilles de Brito.
100% português

DAM. Estes móveis contam mesmo uma história

Hugo e Joana só queriam mobilar a nova casa quando criaram um casal de mesas de cabeceira. Depois de Nel e Maria, vieram muitas outras peças, todas elas personagens da mesma história, a DAM.
Nostalgia

Monte Campo: as mochilas portuguesas fazem 40 anos /premium

4.497
Em 40 anos, a fábrica da Monte Campo nunca parou de fazer mochilas. O negócio de família está hoje nas mãos de três gerações e, quando muitos a julgavam extinta, a marca reapareceu com novos modelos.
100% português

A que cheira Portugal? A Claus Porto foi descobrir

Um dia nublado no Alentejo, o jardim botânico de Lisboa, os grandes limoeiros do Douro, o mar da Comporta e as dunas de pinheiros e, claro, as ruas do Porto. Conheça a viagem destes perfumes.
100% português

Cazul: caixas de vinho portuguesas que dão luz 

281
Durante um jantar, Afonso Almeida e João Azevo depararam-se com uma caixa de vinho vazia e acharam que esta podia ser algo mais. Juntando o design de um e a iluminação de outro e criaram as Cazul.
100% português

Antiflop: arte portuguesa sobre seda

202
Lenços há muitos. Mas quantos poderemos comprar como quem compra uma obra de arte? E quantos homenageiam a arte e a cultura portuguesas? Sem erro, só os da Antiflop.
100% português

Ballūta. O que é que estes sapatos não têm?

141
É a nova marca portuguesa de calçado vegano, logo, nenhum destes sapatos tem materiais de origem animal. Aos valores éticos e sociais, a Ballūta acrescentou bom gosto, de rasos ou em saltos altos.
100% português

Moon: a cadeira portuguesa que dá música

307
Foi criada por um engenheiro acústico, produzida em Paços de Ferreira e já chamou a atenção de distribuidores chineses e norte-americanos. Afinal, o que é que esta cadeira tem?
100% português

Reclusa: esta mala traz muitas formas de liberdade

508
Irrepetíveis. Mais destinadas a quem vive pela liberdade e não pelas tendências de moda, as malas Reclusa são resultado de um negócio 100% social e 100% português. Feitas para quebrar fronteiras.
100% português

Um fato de banho para noivas, porque não?

111
O que é que uma marca de swimwear e uma designer de vestidos de noiva andaram a tramar juntas? Um fato de banho nupcial, claro. Conversámos com as criadoras sobre vestir branco para ir a banhos.
100% português

Gonçalo Peixoto: a moda como diário de viagem

Aos 21 anos, Gonçalo Peixoto estreia-se na ModaLisboa. O que é que isso tem de especial? Nove coleções e um desfile em Londres depois, o designer conta como construiu uma marca de bússola na mão.
100% português

Misci: e se de um vestido pudesse fazer 12?

280
Longe, muito longe do reino da fast-fashion, num lugar onde moram as tradições rurais portuguesas ou as brincadeiras com bonecas, há vestidos que mudam de forma e se multiplicam por muitos.
100% português

Fomos conhecer a primeira facialista portuguesa

500
Das artes para a engenharia, acabou por se apaixonar pela cosmetologia. Inês Rebelo é defensora do "menos é mais" na pele, tornou-se especialista facial e adotou o estrangeirismo: eis a facialista.
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: 30 presentes para eles

169
Não é por passarem o ano a dizer que o Dia dos Namorados não faz sentido nenhum que não vão ter uma lembrança. Fique com 30 presentes para eles, tudo do bom e do melhor (que se faz em Portugal).
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: 30 presentes para elas

Dos soutiens rendados ao perfume da praxe, neste Dia dos Namorados não queremos importações. Tome nota destes 30 presentes portugueses para elas, olhe que foram escolhidos com muito amor.
100% português

Oupas! Design no lixo? Não, no papelão

351
Em 2010, três amigas (e um gato) começaram a fazer design com papel, era fácil e barato. Hoje, Oupas! é um estúdio requisitado por marcas e artistas e não lhes passa pela cabeça usar outro material.
100% português

Made in Youthland. Cosmética sem crueldade animal

244
Há dois anos, Diana criou uma marca de cosmética em sintonia com o mundo da moda. Hoje, Hong Kong é o principal destino da Made in Youthland, que já foi distinguida por dizer não à crueldade animal.
100% português

Dvine. Cremes com aroma a Vinho do Porto

229
Depois de muitas experiências laboratoriais e de umas quantas vindimas, a Dvine chega ao mercado. São cremes feitos em Portugal, com cheiro a Vinho do Porto. E sem uma gota de álcool.
100% português

Josefinas. A volta ao mundo em sapatos rasos

516
Há quatro anos a Josefinas lançou as primeiras sabrinas. Depois de bloggers internacionais, de uma loja em Nova Iorque e do discurso feminista, a marca prepara-se para entrar na Ásia, de rasos claro.
100% português

Cuscuz. Estes óculos não andam, desfilam

118
Diretamente da passerelle para a rua, a Cuscuz sabe bem como dar nas vistas. São óculos feitos com desperdícios de madeira e os favoritos da nova geração de criadores de moda portugueses.
100% português

Lola Wants. A lingerie portuguesa como nunca a viu

477
Dez anos depois do primeiro esboço, cá está ela. A Lola Wants é uma marca portuguesa de lingerie, criada por duas amigas de longa data. A primeira coleção é uma homenagem à sétima arte.
100% português

São flores, senhor, flores. Em arranjos da kckliko

300
O nome vem da papoila e tudo o resto também gravita à volta das flores. A kckliko é uma empresa familiar que faz dos arranjos mais bonitos do país apenas com espécies locais, muitas inesperadas.
100% português

Comporta Perfumes. Estas histórias cheiram bem

A linha de partida da Costa Alentejana inspirou Pedro Dias a contar histórias com o olfato. A Comporta Perfumes faz história na perfumaria de nicho portuguesa e estes seis frascos são só o começo.
Crianças

Ambar entra no mundo dos brinquedos científicos

447
A marca 100% portuguesa lança a Ambarscience, uma linha com 50 brinquedos unissexo feita em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Porque de pequenino é que se constrói o robô.
100% português

Destas mãos saem as facas que os chefs querem

1.349
Paulo Tuna apresenta-se como "the bladesmith" e largou tudo para se dedicar às facas. Das várias que já fez, nas Caldas da Rainha, há uma especial: a que foi parar ao melhor restaurante do mundo.
100% português

Orzhaus, a "streetwear" com assinatura portuguesa

570
Começaram por desenhar botas, criaram sapatilhas e estão a fabricar novas peças de roupa. Agora querem tornar-se na principal loja online de streetwear para o mercado de luxo. Bem-vindo à Orzhaus.
100% português

Fini. "Gelato" artesanal à portuguesa

470
Estes gelados nasceram num laboratório. Entretanto, enfiaram-se em frascos de vidro e hoje correm o país. Não se deixe enganar pelo nome. A Fini pode soar a "gelati italiani" mas é bem portuguesa.
100% português

Arminho. Da tipografia à descoberta da natureza

197
O 'slow' design da Arminho chegou longe e mais depressa do que João e Raquel imaginaram. Dos cadernos aos posters, tudo lhes passa pelas mãos, numa oficina onde se trabalha ao sabor das ideias.
100% português

Salame de chocolate para maiores de 18 anos

501
Lembra-se do salame de chocolate que fazia furor nas festas de aniversário dos anos 80? Pois é. Ele transformou-se, deixou as bolachas, adornou-se de licores, frutos e reinventou-se para o século XXI.
100% português

O regresso dos calções de banho clássicos

781
Na Blue Avenue há calções de banho para todos gostos e feitios. Esta é a nova marca de beachwear pensada para os homens, 100% portuguesa e que promete renovar o outfit masculino nas praias.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)