100% português

100% português

A que cheira Portugal? A Claus Porto foi descobrir

Um dia nublado no Alentejo, o jardim botânico de Lisboa, os grandes limoeiros do Douro, o mar da Comporta e as dunas de pinheiros e, claro, as ruas do Porto. Conheça a viagem destes perfumes.
100% português

Cazul: caixas de vinho portuguesas que dão luz 

281
Durante um jantar, Afonso Almeida e João Azevo depararam-se com uma caixa de vinho vazia e acharam que esta podia ser algo mais. Juntando o design de um e a iluminação de outro e criaram as Cazul.
100% português

Antiflop: arte portuguesa sobre seda

202
Lenços há muitos. Mas quantos poderemos comprar como quem compra uma obra de arte? E quantos homenageiam a arte e a cultura portuguesas? Sem erro, só os da Antiflop.
100% português

Ballūta. O que é que estes sapatos não têm?

141
É a nova marca portuguesa de calçado vegano, logo, nenhum destes sapatos tem materiais de origem animal. Aos valores éticos e sociais, a Ballūta acrescentou bom gosto, de rasos ou em saltos altos.
100% português

Moon: a cadeira portuguesa que dá música

307
Foi criada por um engenheiro acústico, produzida em Paços de Ferreira e já chamou a atenção de distribuidores chineses e norte-americanos. Afinal, o que é que esta cadeira tem?
100% português

Reclusa: esta mala traz muitas formas de liberdade

508
Irrepetíveis. Mais destinadas a quem vive pela liberdade e não pelas tendências de moda, as malas Reclusa são resultado de um negócio 100% social e 100% português. Feitas para quebrar fronteiras.
100% português

Um fato de banho para noivas, porque não?

111
O que é que uma marca de swimwear e uma designer de vestidos de noiva andaram a tramar juntas? Um fato de banho nupcial, claro. Conversámos com as criadoras sobre vestir branco para ir a banhos.
100% português

Gonçalo Peixoto: a moda como diário de viagem

Aos 21 anos, Gonçalo Peixoto estreia-se na ModaLisboa. O que é que isso tem de especial? Nove coleções e um desfile em Londres depois, o designer conta como construiu uma marca de bússola na mão.
100% português

Misci: e se de um vestido pudesse fazer 12?

280
Longe, muito longe do reino da fast-fashion, num lugar onde moram as tradições rurais portuguesas ou as brincadeiras com bonecas, há vestidos que mudam de forma e se multiplicam por muitos.
100% português

Fomos conhecer a primeira facialista portuguesa

500
Das artes para a engenharia, acabou por se apaixonar pela cosmetologia. Inês Rebelo é defensora do "menos é mais" na pele, tornou-se especialista facial e adotou o estrangeirismo: eis a facialista.
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: 30 presentes para eles

169
Não é por passarem o ano a dizer que o Dia dos Namorados não faz sentido nenhum que não vão ter uma lembrança. Fique com 30 presentes para eles, tudo do bom e do melhor (que se faz em Portugal).
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: 30 presentes para elas

Dos soutiens rendados ao perfume da praxe, neste Dia dos Namorados não queremos importações. Tome nota destes 30 presentes portugueses para elas, olhe que foram escolhidos com muito amor.
100% português

Oupas! Design no lixo? Não, no papelão

351
Em 2010, três amigas (e um gato) começaram a fazer design com papel, era fácil e barato. Hoje, Oupas! é um estúdio requisitado por marcas e artistas e não lhes passa pela cabeça usar outro material.
100% português

Made in Youthland. Cosmética sem crueldade animal

244
Há dois anos, Diana criou uma marca de cosmética em sintonia com o mundo da moda. Hoje, Hong Kong é o principal destino da Made in Youthland, que já foi distinguida por dizer não à crueldade animal.
100% português

Dvine. Cremes com aroma a Vinho do Porto

229
Depois de muitas experiências laboratoriais e de umas quantas vindimas, a Dvine chega ao mercado. São cremes feitos em Portugal, com cheiro a Vinho do Porto. E sem uma gota de álcool.
100% português

Josefinas. A volta ao mundo em sapatos rasos

516
Há quatro anos a Josefinas lançou as primeiras sabrinas. Depois de bloggers internacionais, de uma loja em Nova Iorque e do discurso feminista, a marca prepara-se para entrar na Ásia, de rasos claro.
100% português

Cuscuz. Estes óculos não andam, desfilam

118
Diretamente da passerelle para a rua, a Cuscuz sabe bem como dar nas vistas. São óculos feitos com desperdícios de madeira e os favoritos da nova geração de criadores de moda portugueses.
100% português

Lola Wants. A lingerie portuguesa como nunca a viu

477
Dez anos depois do primeiro esboço, cá está ela. A Lola Wants é uma marca portuguesa de lingerie, criada por duas amigas de longa data. A primeira coleção é uma homenagem à sétima arte.
100% português

São flores, senhor, flores. Em arranjos da kckliko

300
O nome vem da papoila e tudo o resto também gravita à volta das flores. A kckliko é uma empresa familiar que faz dos arranjos mais bonitos do país apenas com espécies locais, muitas inesperadas.
100% português

Comporta Perfumes. Estas histórias cheiram bem

A linha de partida da Costa Alentejana inspirou Pedro Dias a contar histórias com o olfato. A Comporta Perfumes faz história na perfumaria de nicho portuguesa e estes seis frascos são só o começo.
Crianças

Ambar entra no mundo dos brinquedos científicos

447
A marca 100% portuguesa lança a Ambarscience, uma linha com 50 brinquedos unissexo feita em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Porque de pequenino é que se constrói o robô.
100% português

Destas mãos saem as facas que os chefs querem

1.349
Paulo Tuna apresenta-se como "the bladesmith" e largou tudo para se dedicar às facas. Das várias que já fez, nas Caldas da Rainha, há uma especial: a que foi parar ao melhor restaurante do mundo.
100% português

Orzhaus, a "streetwear" com assinatura portuguesa

570
Começaram por desenhar botas, criaram sapatilhas e estão a fabricar novas peças de roupa. Agora querem tornar-se na principal loja online de streetwear para o mercado de luxo. Bem-vindo à Orzhaus.
100% português

Fini. "Gelato" artesanal à portuguesa

470
Estes gelados nasceram num laboratório. Entretanto, enfiaram-se em frascos de vidro e hoje correm o país. Não se deixe enganar pelo nome. A Fini pode soar a "gelati italiani" mas é bem portuguesa.
100% português

Arminho. Da tipografia à descoberta da natureza

197
O 'slow' design da Arminho chegou longe e mais depressa do que João e Raquel imaginaram. Dos cadernos aos posters, tudo lhes passa pelas mãos, numa oficina onde se trabalha ao sabor das ideias.
100% português

Salame de chocolate para maiores de 18 anos

501
Lembra-se do salame de chocolate que fazia furor nas festas de aniversário dos anos 80? Pois é. Ele transformou-se, deixou as bolachas, adornou-se de licores, frutos e reinventou-se para o século XXI.
100% português

O regresso dos calções de banho clássicos

781
Na Blue Avenue há calções de banho para todos gostos e feitios. Esta é a nova marca de beachwear pensada para os homens, 100% portuguesa e que promete renovar o outfit masculino nas praias.
100% português

Repto: tenham orgulho em vestir Portugal

624
Na etiqueta interior está escrito "made of Portugal". E não é porque eles não saibam inglês, é mesmo porque a Repto é uma marca de roupa "feita de Portugal" que quer pôr-nos a vestir a nossa História.
100% português

Coração Bobo, os fatos de banho amigos do bronze

910
Em 2016, três amigas descobriram a pólvora: um tecido que deixa a pele bronzear-se, mesmo por baixo do fato de banho. A segunda coleção da Coração Bobo chegou este verão e a marca está a crescer.
Perfumes

Nasceu a primeira fábrica portuguesa de perfumes

708
Começaram por fazer campanhas com cheiro a pão quente e por criar um bar de fragrâncias personalizadas. Agora apresentam-se como a primeira fábrica de perfumes do país e enchem 20 mil frascos por dia.
100% português

Imauve. A moda que não anda, flutua

157
É o minimalismo intemporal aplicado à moda portuguesa. Imauve é o sonho de Inês de Oliveira tornado realidade. Depois de duas coleções, a marca ameaça começar a crescer.
100% português

Lince. Quando esta cerveja nasce, nasce selvagem

324
António Carriço e Pedro Vieira estão a viver uma espécie de reforma dourada. No seu caso, porém, não é dourada pelo dinheiro que acumularam mas sim pela cor das cervejas que vão criando na Lince.
Beleza e Bem Estar

Como as marcas históricas se estão a reinventar

367
Estiveram quase a morrer mas souberam ganhar uma nova vida. Têm em comum serem marcas portuguesas, fazerem produtos de beleza há décadas e estarem cheias de novidades. Velhas? Nem por isso.
100% português

Macaquinhos. Esta marca é uma excursão à selva

162
Macaquinhos na cabeça? Nas árvores? No nariz? Não, no guarda-roupa dos mais pequenos. A marca quer reinventar os clássicos do vestuário infantil e começou pela fauna selvagem.
100% português

ISTO é a marca de moda mais honesta do momento

1.325
Começou com t-shirts e camisas, mas quer deitar mão a outros básicos do guarda-roupa masculino. A ISTO só utiliza algodão orgânico nas suas peças e leva a transparência da produção a outro nível.
100% português

Kleed. A vida selvagem dos pijamas e quimonos

274
Zebras, chitas e rinocerontes. De África para Portugal, os quimonos e pijamas da Kleed têm a missão de preservar a vida selvagem estampada em cada peça. Parte das vendas reverte para reservas.
100% português

Flausinas. Estes vestidos vendem-se às metades

915
Engenhosos, com pinta e às metades. Os vestidos de Inês Risques podem ser combinados à medida e desafiam a criatividade dos estilos mais cinzentos. Como? O segredo está nos fechos.
100% português

Ignae. A natureza dos Açores na nossa pele

A água termal, o mel, a argila, as camélias e até o colostro bovino são alguns dos segredos anti-idade dos Açores que agora chegam à nossa pele, através de uma nova marca de cosmética.
100% português

Elas criaram o biquíni lisboeta. Chegou a lingerie

2.072
Nasceram para acabar com a mania de que os biquínis tinham de vir do Brasil e em seis anos quadruplicaram a equipa e a produção. Depois da coleção de criança, chegaram as toalhas e a lingerie Cantê.
100% português

Grigi. Roupa presa (e feita) por um fio de cortiça

187
Nasceu para provar que há vida e inovação para além da rolha e é uma marca de vestuário pioneira na utilização do fio de cortiça. Com as novas coleções chegaram também os prémios de design.
100% português

Carolina Bernardo. A Pantone numa marca de roupa

372
O que começou como jeito para "fazer coisas" tornou-se uma marca em nome próprio com padrões coloridos aplicados em vestidos e cestas. Carolina Bernardo é a prova de que as boas energias compensam.
100% português

Pallas, as malas que são um canivete suíço

327
Para pôr à cintura, com suspensórios, à tiracolo ou em modo "clutch". Na Pallas há malas para todos os estilos. A última coleção da marca portuguesa traz a geometria e as cores de uma tribo do Panamá.
100% português

Na fábrica Bordallo Pinheiro com cães, couves, rãs

285
Do barro líquido à taça-repolho que já não está só no naperon das avós, entrámos na fábrica da Bordallo Pinheiro para ver como se faz o jardim zoológico - perdão, a cerâmica - da marca centenária.
Nostalgia

Os sabonetes Confiança já têm uma biografia

236
Por trás dos rótulos da Confiança não se escondem apenas sabonetes mas uma parte da história de Portugal no século XX. Um novo livro de Nuno Coelho percorre a marca centenária em centenas de imagens.
100% português

Ondhamar. Onde há mar, há biquínis de neoprene

Depois de passar pelo Portugal Fashion, Luciana Teixeira criou a Ondhamar, uma marca de biquínis feitos à mão em neoprene e onde quase todas as peças são reversíveis, em defesa do "slow fashion".
100% português

Herdmar, a jóia portuguesa da cutelaria

1.183
A história de uma das maiores marcas de talheres do mundo começou há mais de 100 anos na casa de Manuel Marques nas Caldas das Taipas. Hoje "vestem as mesas" de 70 países com talheres premiados.
100% português

Crème Caviar. O par perfeito é feito em Portugal

Dos altos ou baixos, passando pelos clássicos e modernos, a Crème Caviar tem pares para todas as mulheres. A novíssima marca de calçado de cerimónia personaliza os materiais, cores e sola dos sapatos.
100% português

Mike Davis: 40 anos a fazer desporto em português

10.978
Surgiu em 1977 ainda a revolução ia no adro e as marcas desportivas estrangeiras eram uma miragem. Marchou contra a corrente, surfou a onda e lançou uma marca de roupa desportiva 100% portuguesa.
100% português

Houndsditch. A loucura aplicada aos fatos de banho

Tem um nome londrino mas é fabricada em Carnaxide por um inglês que veio para Portugal só para fazer fatos de banho. À história improvável a Houndsditch junta padrões divertidos e tecidos reciclados.
100% português

Órbita. Bicicletas portuguesas de outros planetas

2.367
Convencionais, todo-o-terreno, elétricas e partilhadas. Em Águeda há bicicletas para todos os gostos e bolsos. Fomos conhecer a Órbita, uma marca com mais de 45 anos que já é um sucesso lá fora.
100% português

Aly John. Ganga de luxo feita em Portugal

254
Intemporal e universal, a ganga é a menina dos olhos da Aly John, uma nova marca fabricada em Guimarães que quer fazer com que um simples par de jeans dure gerações. Há calças, macacões e casacos.
100% português

Nizza. O regresso dos bodies dos anos 80

672
É uma marca portuguesa que nasceu para homenagear as mulheres e que cria e reinventa bodies, ícones dos anos 80. A primeira encomenda da Nizza foi de 50 peças, hoje chega às mil.
100% português

Esta marca não é só bonita, é UTIL

113
Com um bengaleiro, copos, mesas e um minibar, a UTIL é uma nova marca de design construída em torno da ideia de hospitalidade que acaba por ser também uma montra da indústria que existe em Portugal.
100% português

Perks. As vantagens de uma marca mudar de nome

A Cohibas levou uma volta e agora chama-se Perks. Os sapatos continuam a ser feitos na mesma fábrica familiar de São João da Madeira, a Evereste, mas querem conquistar o mundo.
100% português

Bessa. Design português à conquista do mundo

748
Acaba de se estrear na Maison & Objet e é uma marca de mobiliário que já foi considerada a melhor de 2016. Feita à mão por artesãos portugueses, está em casa de russos, marroquinos, chineses e árabes.
100% português

Sugo. Tapetes portugueses feitos de cortiça

227
São os primeiros tapetes de cortiça feitos em teares tradicionais, são ecológicos e são portugueses. Para já há 13 padrões à escolha, mas também é possível personalizar o seu modelo.
100% português

Com panelas, tábuas e taças, a Mèzë está posta

261
Uma marca portuguesa nasceu para homenagear as horas passadas à mesa com uma linha de utensílios para cozinhar, armazenar e servir. A inspiração veio do Mediterrâneo e as panelas já estão patenteadas
100% português

Swain, as botas com quase 100 anos de história

4.451
Primeiro foi o avô, depois o filho e agora o neto. A terceira geração dos Mendes recuperou um modelo de calçado da família com quase 100 anos. Da aldeia para o mundo, as botas já chegaram aos EUA.
100% português

Reinventar os clássicos, um sapato de cada vez

473
Menos sérios e mais confortáveis, os sapatos clássicos levaram uma volta com a Freakloset. A marca portuguesa aposta na cor e na customização e acaba de desfilar na Semana da Moda de Londres.
100% português

Comodoro: heróis portugueses para levar ao peito

142
Inspiradas nos Descobrimentos e nos empreendedores, de seda ou de cortiça, as gravatas da Comodoro nasceram para enaltecer os grandes feitos portugueses. E deixar os homens mais bonitos.
Crónica

O estilo português elevado

O que impressiona na oratória portuguesa é o afinco com que os oradores perseguem posições elevadas. São as posições de quem se ocupa de assuntos que nenhum facto poderá afectar.
Lojas

8 x 8 = peças únicas de joalharia portuguesa

223
Oito jovens mulheres do Norte abriram uma loja no Porto para exibirem e venderem os seus colares, brincos e anéis. Prometem "democratizar a joalharia" com conceitos "alternativos mas acessíveis".
Crónica

Coisas que o mundo deveria aprender com Portugal

39.348
Portugal é um país muito mais equilibrado do que a média e é muito maior do que parece. Acho que o mundo seria melhor se fosse um pouquinho mais parecido com Portugal.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)