100% português
Compras

Schiffer desenvolve coleção para a Bordallo

Depois de surgir numa foto rodeada de peças bem portuguesas, a ex-modelo alemã e ícone da moda vai mesmo desenvolver peças em exclusivo para a marca. Novidades chegam em janeiro.
100% português

Republic Boat: a remar pelo estilo masculino

131
Madalena Arantes e Miguel Vinagre são amigos e designers de moda. Juntos criaram uma marca masculina, onde o vestuário, acessórios, cosmética e fragrâncias estão na rota desta dupla criativa.
100% português

Boa comida e bom design em 9 marcas portuguesas

O essencial é invisível aos olhos, mas estes também comem. Tiramos os chavões da mesa para saborear um conjunto de marcas portuguesas que têm tanto de boa comida como de design.
Lojas

Lisboa tem 5 novas lojas de marcas portuguesas

102
A cidade está mais perfumada, tudo graças às novas lojas da Benamôr, da Claus Porto e da Castelbel. Nem só de cremes e sabonetes é feita esta lista. A moda made in Portugal também está a dar cartas.
Celebridades

Rihanna e o pedestal de mármore feito em Portugal

153
Custa 100 mil euros, pesa uma tonelada e foi feito na Batalha para segurar a versão mais cara do livro de Rihanna. Gárgula Gótica é o nome da oficina onde tudo aconteceu.
Moda

Colisão Studios. A moda que vem do mármore

265
De um bloco de pedra, Mariana Emauz fez uma coleção. Inspirada nos veios do mármore e pela geometria das pedreiras portuguesas, a primeira coleção dos Colisão Studios chega sexta-feira à ModaLisboa.
100% português

Estes ténis portugueses são uma tela em branco

Quatro portugueses juntaram-se para criar uma marca de ténis personalizáveis. Sem stocks e com a tecnologia no seu melhor, na Diverge, sobra espaço para a criatividade de cada um.
Jóias

A coleção de joias desenhada por Ana Moura

365
A fadista lançou o desafio à Portugal Jewels e a coleção chega agora às lojas. Dos brincos rainha à filigrana, passando por cobras e dragões, as joias de Ana Moura não são para passar despercebidas.
Nostalgia

Vista Alegre: uma fórmula de sucesso com 195 anos  /premium

785
Há 195 anos, nasceu a fábrica que sucedeu o lugar. Hoje, é a tecnologia a moldar a porcelana, ainda que sem abdicar do trabalho feito à mão. Afinal, é esta a fórmula de sucesso da Vista Alegre.
Compras

Feira Feita. Design local num mercado lisboeta

No fim de semana, dezenas de criativos juntam-se no Mercado de Santa Clara. Entre cerâmica, roupa e ilustração, a Feira Feita chega para promover o design local e para proporcionar boas compras.
Moda

Alexandra Moura desenha coleção para a Decenio

1207
Convidada a desenhar uma coleção para a próxima primavera, Alexandra Moura mergulhou nos arquivos da Decenio. Menos clássica e mais urbana, a colaboração marca uma nova fase para a marca portuguesa.
100% português

Demais: t-shirts aparentemente simples

268
Mariana Vieira de Campos foi ao armário do pai, pegou numa t-shirt branca básica e decidiu transformar o bolso. Gostou tanto do resultado que criou a Demais, uma marca de roupa para homens com pinta.
100% português

Ghome. Quando a transparência é a alma do design

O mármore é de Estremoz, o barro das Caldas da Rainha e o lioz não chega a sair de Sintra. Gonçalo Prudêncio percorreu um longo caminho até criar uma marca portuguesa consciente. Conheça a Ghome.
100% português

Yntenzo: uma perfumaria artesanal sem género

159
Fragrâncias exclusivas e naturais, embalagens recicladas, uma linha sem género, workshops de perfumaria e um museu a caminho. Esta marca portuguesa cheira bem e não quer ficar por aqui.
100% português

Manimal: design português para todos os pedigrees

112
Foram desenhadas por arquitetos para dar conforto aos membros da família com quatro patas. A Manimal começou pelos cães, mas não tarda nada esta marca portuguesa vai fazer design também para gatos.
Nostalgia

Viúva Lamego: 170 anos da fábrica dos azulejos   /premium

957
Há 170 anos, erguia-se uma oficina de olaria em Lisboa. Hoje, ainda não sabemos o que chamar à Viúva Lamego. Fábrica? Atelier? As histórias, a arte e as pessoas dentro deste espaço de criação.
100% português

Drama Lisboa. Cerâmica de autor numa impressora 3D

Chama-se Drama Lisboa e é um atelier de cerâmica onde a impressão 3D é a grande ferramenta criativa. Isaac e Sara deixaram-se inspirar pela herança estética da Grécia Antiga. O resultado está à vista.
Design

A cadeira portuguesa, a nossa obra-prima /premium

8425
Está em todo o lado, de tal forma que já nem a vemos. A caminho dos 100 anos, a cadeira das esplanadas ganhou novas versões e saiu da rua. É uma cadeira portuguesa mas também uma cidadã do mundo.
Compras

Designers portugueses a preço de saldos

168
A Grab Good Goods junta peças de 17 criadores de moda nacionais numa loja temporária que dura até domingo, em Lisboa. Os descontos chegam aos 80%.
Lojas

Fomos à primeira loja Bordallo Pinheiro em Paris

5774
É a segunda loja fora de Portugal e a primeira de duas inaugurações previstas para a capital francesa. A Bordallo Pinheiro chegou a Paris, 130 anos depois da distinção na grande Exposição Universal.
100% português

Hyena. Escolher um vestido é como montar um puzzle

Peça a peça, cada modelo da Hyena pode ser adaptado ao desejo de cada cliente. Da psicologia para a moda, esta é a história de Catarina, a empresária por detrás deste guarda-roupa intemporal.
100% português

The Captain Socks: as profissões num par de meias

101
Entre meias sem assunto e exemplares extravagantes, Tiago Monteiro precisou do meio termo. Criou a The Captain Socks, marca inspirada em hobbies e profissões que já chegou a vários pontos da Europa.
100% português

Rui Tomás e o cavalo de baloiço premiado

1319
Aos 42 anos, o cavalo de baloiço de Rui Tomás valeu-lhe um German Design Award. Entre projetos para clientes e peças de autor, o que salta à vista é o design das coisas simples.
Moda

Alexandra Moura ao lado de Gucci, Prada e Versace

1724
É um feito inédito para a moda nacional. Alexandra Moura é a primeira designer portuguesa a integrar o calendário oficial da Semana da Moda de Milão, ao lado de marcas como Prada, Gucci e Versace.
Lojas

Josefinas vai ter loja pop-up no Porto

239
Dura apenas um dia, mas a marca portuguesa promete 15% de desconto. A Josefinas prepara a abertura de uma loja temporária no Porto, uma oportunidade de ver ao vivo os sapatos que correm o mundo.
Compras

A marca que dá cor aos pés de Sofia Vergara

603
A história da Alameda Turquesa começou numa pulseira feita com pompons coloridos, mas hoje é o calçado divertido e original que chama mais a atenção e conquista os pés de estrelas internacionais.
Presentes de Natal

85 presentes 100% portugueses para toda a família

Para ela, para ele, para a casa, os miúdos e até aquele tio revivalista. Neste Natal, que tal correr a família com presentes "made in" Portugal? Não só é possível como ainda se faz um brilharete.
100% português

Swit. Está na hora da caminha com estilo

Parece escandinava mas é portuguesa, tem um toque vintage mas pouco mais de um ano. A Swit faz camas e acredita que um simples móvel pode fazer toda a diferença na decoração do quarto dos miúdos.
Compras

ModaLisboa: 15 designers numa loja pop-up

Entre 28 e 30 de novembro, a ModaLisboa junta 15 designers numa loja pop-up dedicada à criatividade nacional. Além das novas coleções, haverá peças de estações anteriores a preços mais baixos.
100% português

Mishmash, a marca que conquistou o Guggenheim

220
Nasceu em 2015 para fazer, não só cadernos, mas tudo o que é bem-vindo dentro de um escritório. Este ano, foi convidada a desenhar cadernos para o Guggenheim de Nova Iorque. Fomos conhecer a Mishmash.
Lojas

Costa Nova, o novo paraíso das louças em Lisboa

3446
A marca tem dez anos e exporta 98% da produção. Em Lisboa, acaba de abrir a primeira loja. Depois de ter conquistado o mundo, a Costa Nova quer dar-se a conhecer no seu país de origem, Portugal.
Moda

Springkode: às compras nas fábricas portuguesas

444
As mesmas fábricas que, há anos, produzem para grandes marcas de luxo foram desafiadas a criar as suas próprias peças. A Springkode é uma startup portuguesa e promete agregá-las a todas.
100% português

Cluoh: carteiras com a ilustração à flor da pele

À falta de acessórios mais entusiasmantes, Ana Oliveira desenhou as suas próprias carteiras. Do papel para a pele, a Cluoh prova que as clutches também podem ser usadas no dia-a-dia, sem cerimónias.
Moda Lisboa

Constança Entrudo: slow design chega à ModaLisboa

1204
Com 24 anos, Constança acaba de deixar o atelier da Balmain para se estrear no calendário da ModaLisboa. Sem pressas e com muitas colaborações, quer provar que a moda "não é só malas e sapatos".
100% português

Bio e portuguesa: a marca de cosmética da Organii

157
"Somos vegan, somos bio, somos zero waste e somos portugueses", diz Cátia Curica, uma das fundadoras da Organii que acaba de lançar a sua primeira marca natural 100% feita em Portugal. Conheça a UNII.
Decoração

The Pitch Market: o design português chega a Belém

À quarta edição, o The Pitch Market trocou os famosos contentores por casinhas brancas. Durante quatro dias, Belém transforma-se na aldeia do design português, com 50 marcas de decoração.
Moda

Milão: os sapatos portugueses à conquista do mundo

830
Até 19 de setembro, mais de 90 marcas portuguesas participam na MICAM, a maior feira de calçado do mundo, em Milão. Entre velhos e novos negócios, o foco está na inovação e na sustentabilidade.
Moda

A marca portuguesa que conquistou Beyoncé

A marca nasceu em Londres, em 2011, pelas mãos de Ana Teixeira de Sousa. Feitos em Portugal, os vestidos caíram nas graças de Beyoncé. Agora, sete anos depois, a Sophia Kah desfila pela primeira vez.
Decoração

Portuguese Makers. Vamos pôr as mãos na massa

Fazer objetos com as mãos, aprendendo com quem sabe. A Portuguese Makers está de volta com uma semana de workshops onde o objetivo é pôr em prática o cada vez mais famoso "made in Portugal".
100% português

Desculpa babe: desculpas não se pedem, vestem-se

É o pedido de desculpas mais esfarrapado dos dias que correm. Da falta de um arrependimento sentido nasce uma marca de roupa portuguesa. Desculpa babe, para já é só uma t-shirt, um saco e um isqueiro.
Marcas

A cerâmica portuguesa é tendência, diz o Guardian

638
Descritas como "êxito de culto", as cerâmicas portuguesas estão aparentemente na moda um pouco por todo o mundo e a culpa é do estilo de decoração, que se assemelha ao "das nossas avós".
100% português

Bordados de Viana renascem com a Martine Love

836
Uma tradição secular quase esquecida ou vendida por vezes ao desbarato renasce nos vestidos Martinelove que, mais do que moda, são um projecto de empoderamento feminino 100% português.
Nostalgia

Os Achilles de Brito. Uma história com 100 anos /premium

748
Com uma marca de sabonetes, fundada em 1918, iniciou-se uma linhagem de empresários unidos pelo mesmo nome. Cem anos e quatro gerações depois, fomos conhecer a história dos Achilles de Brito.
100% português

DAM. Estes móveis contam mesmo uma história

Hugo e Joana só queriam mobilar a nova casa quando criaram um casal de mesas de cabeceira. Depois de Nel e Maria, vieram muitas outras peças, todas elas personagens da mesma história, a DAM.
Nostalgia

Monte Campo: as mochilas portuguesas fazem 40 anos /premium

4497
Em 40 anos, a fábrica da Monte Campo nunca parou de fazer mochilas. O negócio de família está hoje nas mãos de três gerações e, quando muitos a julgavam extinta, a marca reapareceu com novos modelos.
100% português

A que cheira Portugal? A Claus Porto foi descobrir

Um dia nublado no Alentejo, o jardim botânico de Lisboa, os grandes limoeiros do Douro, o mar da Comporta e as dunas de pinheiros e, claro, as ruas do Porto. Conheça a viagem destes perfumes.
100% português

Cazul: caixas de vinho portuguesas que dão luz 

281
Durante um jantar, Afonso Almeida e João Azevo depararam-se com uma caixa de vinho vazia e acharam que esta podia ser algo mais. Juntando o design de um e a iluminação de outro e criaram as Cazul.
100% português

Antiflop: arte portuguesa sobre seda

202
Lenços há muitos. Mas quantos poderemos comprar como quem compra uma obra de arte? E quantos homenageiam a arte e a cultura portuguesas? Sem erro, só os da Antiflop.
100% português

Ballūta. O que é que estes sapatos não têm?

141
É a nova marca portuguesa de calçado vegano, logo, nenhum destes sapatos tem materiais de origem animal. Aos valores éticos e sociais, a Ballūta acrescentou bom gosto, de rasos ou em saltos altos.
100% português

Moon: a cadeira portuguesa que dá música

307
Foi criada por um engenheiro acústico, produzida em Paços de Ferreira e já chamou a atenção de distribuidores chineses e norte-americanos. Afinal, o que é que esta cadeira tem?
100% português

Reclusa: esta mala traz muitas formas de liberdade

508
Irrepetíveis. Mais destinadas a quem vive pela liberdade e não pelas tendências de moda, as malas Reclusa são resultado de um negócio 100% social e 100% português. Feitas para quebrar fronteiras.
100% português

Um fato de banho para noivas, porque não?

111
O que é que uma marca de swimwear e uma designer de vestidos de noiva andaram a tramar juntas? Um fato de banho nupcial, claro. Conversámos com as criadoras sobre vestir branco para ir a banhos.
100% português

Gonçalo Peixoto: a moda como diário de viagem

Aos 21 anos, Gonçalo Peixoto estreia-se na ModaLisboa. O que é que isso tem de especial? Nove coleções e um desfile em Londres depois, o designer conta como construiu uma marca de bússola na mão.
100% português

Misci: e se de um vestido pudesse fazer 12?

280
Longe, muito longe do reino da fast-fashion, num lugar onde moram as tradições rurais portuguesas ou as brincadeiras com bonecas, há vestidos que mudam de forma e se multiplicam por muitos.
100% português

Fomos conhecer a primeira facialista portuguesa

500
Das artes para a engenharia, acabou por se apaixonar pela cosmetologia. Inês Rebelo é defensora do "menos é mais" na pele, tornou-se especialista facial e adotou o estrangeirismo: eis a facialista.
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: 30 presentes para eles

169
Não é por passarem o ano a dizer que o Dia dos Namorados não faz sentido nenhum que não vão ter uma lembrança. Fique com 30 presentes para eles, tudo do bom e do melhor (que se faz em Portugal).
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: 30 presentes para elas

Dos soutiens rendados ao perfume da praxe, neste Dia dos Namorados não queremos importações. Tome nota destes 30 presentes portugueses para elas, olhe que foram escolhidos com muito amor.
100% português

Oupas! Design no lixo? Não, no papelão

351
Em 2010, três amigas (e um gato) começaram a fazer design com papel, era fácil e barato. Hoje, Oupas! é um estúdio requisitado por marcas e artistas e não lhes passa pela cabeça usar outro material.
100% português

Made in Youthland. Cosmética sem crueldade animal

244
Há dois anos, Diana criou uma marca de cosmética em sintonia com o mundo da moda. Hoje, Hong Kong é o principal destino da Made in Youthland, que já foi distinguida por dizer não à crueldade animal.
100% português

Dvine. Cremes com aroma a Vinho do Porto

229
Depois de muitas experiências laboratoriais e de umas quantas vindimas, a Dvine chega ao mercado. São cremes feitos em Portugal, com cheiro a Vinho do Porto. E sem uma gota de álcool.
100% português

Josefinas. A volta ao mundo em sapatos rasos

516
Há quatro anos a Josefinas lançou as primeiras sabrinas. Depois de bloggers internacionais, de uma loja em Nova Iorque e do discurso feminista, a marca prepara-se para entrar na Ásia, de rasos claro.
100% português

Cuscuz. Estes óculos não andam, desfilam

118
Diretamente da passerelle para a rua, a Cuscuz sabe bem como dar nas vistas. São óculos feitos com desperdícios de madeira e os favoritos da nova geração de criadores de moda portugueses.
100% português

Lola Wants. A lingerie portuguesa como nunca a viu

477
Dez anos depois do primeiro esboço, cá está ela. A Lola Wants é uma marca portuguesa de lingerie, criada por duas amigas de longa data. A primeira coleção é uma homenagem à sétima arte.
100% português

São flores, senhor, flores. Em arranjos da kckliko

300
O nome vem da papoila e tudo o resto também gravita à volta das flores. A kckliko é uma empresa familiar que faz dos arranjos mais bonitos do país apenas com espécies locais, muitas inesperadas.
100% português

Comporta Perfumes. Estas histórias cheiram bem

A linha de partida da Costa Alentejana inspirou Pedro Dias a contar histórias com o olfato. A Comporta Perfumes faz história na perfumaria de nicho portuguesa e estes seis frascos são só o começo.
Crianças

Ambar entra no mundo dos brinquedos científicos

447
A marca 100% portuguesa lança a Ambarscience, uma linha com 50 brinquedos unissexo feita em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Porque de pequenino é que se constrói o robô.
100% português

Destas mãos saem as facas que os chefs querem

1349
Paulo Tuna apresenta-se como "the bladesmith" e largou tudo para se dedicar às facas. Das várias que já fez, nas Caldas da Rainha, há uma especial: a que foi parar ao melhor restaurante do mundo.
100% português

Orzhaus, a "streetwear" com assinatura portuguesa

570
Começaram por desenhar botas, criaram sapatilhas e estão a fabricar novas peças de roupa. Agora querem tornar-se na principal loja online de streetwear para o mercado de luxo. Bem-vindo à Orzhaus.
100% português

Fini. "Gelato" artesanal à portuguesa

468
Estes gelados nasceram num laboratório. Entretanto, enfiaram-se em frascos de vidro e hoje correm o país. Não se deixe enganar pelo nome. A Fini pode soar a "gelati italiani" mas é bem portuguesa.
100% português

Arminho. Da tipografia à descoberta da natureza

197
O 'slow' design da Arminho chegou longe e mais depressa do que João e Raquel imaginaram. Dos cadernos aos posters, tudo lhes passa pelas mãos, numa oficina onde se trabalha ao sabor das ideias.
100% português

Salame de chocolate para maiores de 18 anos

501
Lembra-se do salame de chocolate que fazia furor nas festas de aniversário dos anos 80? Pois é. Ele transformou-se, deixou as bolachas, adornou-se de licores, frutos e reinventou-se para o século XXI.
100% português

O regresso dos calções de banho clássicos

781
Na Blue Avenue há calções de banho para todos gostos e feitios. Esta é a nova marca de beachwear pensada para os homens, 100% portuguesa e que promete renovar o outfit masculino nas praias.
100% português

Repto: tenham orgulho em vestir Portugal

624
Na etiqueta interior está escrito "made of Portugal". E não é porque eles não saibam inglês, é mesmo porque a Repto é uma marca de roupa "feita de Portugal" que quer pôr-nos a vestir a nossa História.
100% português

Coração Bobo, os fatos de banho amigos do bronze

910
Em 2016, três amigas descobriram a pólvora: um tecido que deixa a pele bronzear-se, mesmo por baixo do fato de banho. A segunda coleção da Coração Bobo chegou este verão e a marca está a crescer.
Perfumes

Nasceu a primeira fábrica portuguesa de perfumes

708
Começaram por fazer campanhas com cheiro a pão quente e por criar um bar de fragrâncias personalizadas. Agora apresentam-se como a primeira fábrica de perfumes do país e enchem 20 mil frascos por dia.
100% português

Imauve. A moda que não anda, flutua

156
É o minimalismo intemporal aplicado à moda portuguesa. Imauve é o sonho de Inês de Oliveira tornado realidade. Depois de duas coleções, a marca ameaça começar a crescer.
100% português

Lince. Quando esta cerveja nasce, nasce selvagem

323
António Carriço e Pedro Vieira estão a viver uma espécie de reforma dourada. No seu caso, porém, não é dourada pelo dinheiro que acumularam mas sim pela cor das cervejas que vão criando na Lince.
Beleza e Bem Estar

Como as marcas históricas se estão a reinventar

364
Estiveram quase a morrer mas souberam ganhar uma nova vida. Têm em comum serem marcas portuguesas, fazerem produtos de beleza há décadas e estarem cheias de novidades. Velhas? Nem por isso.
100% português

Macaquinhos. Esta marca é uma excursão à selva

161
Macaquinhos na cabeça? Nas árvores? No nariz? Não, no guarda-roupa dos mais pequenos. A marca quer reinventar os clássicos do vestuário infantil e começou pela fauna selvagem.
100% português

ISTO é a marca de moda mais honesta do momento

1324
Começou com t-shirts e camisas, mas quer deitar mão a outros básicos do guarda-roupa masculino. A ISTO só utiliza algodão orgânico nas suas peças e leva a transparência da produção a outro nível.
100% português

Kleed. A vida selvagem dos pijamas e quimonos

273
Zebras, chitas e rinocerontes. De África para Portugal, os quimonos e pijamas da Kleed têm a missão de preservar a vida selvagem estampada em cada peça. Parte das vendas reverte para reservas.
100% português

Flausinas. Estes vestidos vendem-se às metades

913
Engenhosos, com pinta e às metades. Os vestidos de Inês Risques podem ser combinados à medida e desafiam a criatividade dos estilos mais cinzentos. Como? O segredo está nos fechos.
100% português

Ignae. A natureza dos Açores na nossa pele

A água termal, o mel, a argila, as camélias e até o colostro bovino são alguns dos segredos anti-idade dos Açores que agora chegam à nossa pele, através de uma nova marca de cosmética.
100% português

Elas criaram o biquíni lisboeta. Chegou a lingerie

2071
Nasceram para acabar com a mania de que os biquínis tinham de vir do Brasil e em seis anos quadruplicaram a equipa e a produção. Depois da coleção de criança, chegaram as toalhas e a lingerie Cantê.
100% português

Grigi. Roupa presa (e feita) por um fio de cortiça

187
Nasceu para provar que há vida e inovação para além da rolha e é uma marca de vestuário pioneira na utilização do fio de cortiça. Com as novas coleções chegaram também os prémios de design.
100% português

Carolina Bernardo. A Pantone numa marca de roupa

370
O que começou como jeito para "fazer coisas" tornou-se uma marca em nome próprio com padrões coloridos aplicados em vestidos e cestas. Carolina Bernardo é a prova de que as boas energias compensam.
100% português

Pallas, as malas que são um canivete suíço

326
Para pôr à cintura, com suspensórios, à tiracolo ou em modo "clutch". Na Pallas há malas para todos os estilos. A última coleção da marca portuguesa traz a geometria e as cores de uma tribo do Panamá.
100% português

Na fábrica Bordallo Pinheiro com cães, couves, rãs

280
Do barro líquido à taça-repolho que já não está só no naperon das avós, entrámos na fábrica da Bordallo Pinheiro para ver como se faz o jardim zoológico - perdão, a cerâmica - da marca centenária.
Nostalgia

Os sabonetes Confiança já têm uma biografia

234
Por trás dos rótulos da Confiança não se escondem apenas sabonetes mas uma parte da história de Portugal no século XX. Um novo livro de Nuno Coelho percorre a marca centenária em centenas de imagens.
100% português

Ondhamar. Onde há mar, há biquínis de neoprene

Depois de passar pelo Portugal Fashion, Luciana Teixeira criou a Ondhamar, uma marca de biquínis feitos à mão em neoprene e onde quase todas as peças são reversíveis, em defesa do "slow fashion".
100% português

Herdmar, a jóia portuguesa da cutelaria

1180
A história de uma das maiores marcas de talheres do mundo começou há mais de 100 anos na casa de Manuel Marques nas Caldas das Taipas. Hoje "vestem as mesas" de 70 países com talheres premiados.
100% português

Crème Caviar. O par perfeito é feito em Portugal

Dos altos ou baixos, passando pelos clássicos e modernos, a Crème Caviar tem pares para todas as mulheres. A novíssima marca de calçado de cerimónia personaliza os materiais, cores e sola dos sapatos.
100% português

Mike Davis: 40 anos a fazer desporto em português

10976
Surgiu em 1977 ainda a revolução ia no adro e as marcas desportivas estrangeiras eram uma miragem. Marchou contra a corrente, surfou a onda e lançou uma marca de roupa desportiva 100% portuguesa.
100% português

Houndsditch. A loucura aplicada aos fatos de banho

Tem um nome londrino mas é fabricada em Carnaxide por um inglês que veio para Portugal só para fazer fatos de banho. À história improvável a Houndsditch junta padrões divertidos e tecidos reciclados.
100% português

Órbita. Bicicletas portuguesas de outros planetas

2362
Convencionais, todo-o-terreno, elétricas e partilhadas. Em Águeda há bicicletas para todos os gostos e bolsos. Fomos conhecer a Órbita, uma marca com mais de 45 anos que já é um sucesso lá fora.
100% português

Aly John. Ganga de luxo feita em Portugal

254
Intemporal e universal, a ganga é a menina dos olhos da Aly John, uma nova marca fabricada em Guimarães que quer fazer com que um simples par de jeans dure gerações. Há calças, macacões e casacos.
100% português

Nizza. O regresso dos bodies dos anos 80

671
É uma marca portuguesa que nasceu para homenagear as mulheres e que cria e reinventa bodies, ícones dos anos 80. A primeira encomenda da Nizza foi de 50 peças, hoje chega às mil.
100% português

Esta marca não é só bonita, é UTIL

113
Com um bengaleiro, copos, mesas e um minibar, a UTIL é uma nova marca de design construída em torno da ideia de hospitalidade que acaba por ser também uma montra da indústria que existe em Portugal.
100% português

Perks. As vantagens de uma marca mudar de nome

A Cohibas levou uma volta e agora chama-se Perks. Os sapatos continuam a ser feitos na mesma fábrica familiar de São João da Madeira, a Evereste, mas querem conquistar o mundo.
100% português

Bessa. Design português à conquista do mundo

748
Acaba de se estrear na Maison & Objet e é uma marca de mobiliário que já foi considerada a melhor de 2016. Feita à mão por artesãos portugueses, está em casa de russos, marroquinos, chineses e árabes.
100% português

Sugo. Tapetes portugueses feitos de cortiça

225
São os primeiros tapetes de cortiça feitos em teares tradicionais, são ecológicos e são portugueses. Para já há 13 padrões à escolha, mas também é possível personalizar o seu modelo.
100% português

Com panelas, tábuas e taças, a Mèzë está posta

260
Uma marca portuguesa nasceu para homenagear as horas passadas à mesa com uma linha de utensílios para cozinhar, armazenar e servir. A inspiração veio do Mediterrâneo e as panelas já estão patenteadas
100% português

Swain, as botas com quase 100 anos de história

4442
Primeiro foi o avô, depois o filho e agora o neto. A terceira geração dos Mendes recuperou um modelo de calçado da família com quase 100 anos. Da aldeia para o mundo, as botas já chegaram aos EUA.
100% português

Reinventar os clássicos, um sapato de cada vez

471
Menos sérios e mais confortáveis, os sapatos clássicos levaram uma volta com a Freakloset. A marca portuguesa aposta na cor e na customização e acaba de desfilar na Semana da Moda de Londres.
100% português

Comodoro: heróis portugueses para levar ao peito

141
Inspiradas nos Descobrimentos e nos empreendedores, de seda ou de cortiça, as gravatas da Comodoro nasceram para enaltecer os grandes feitos portugueses. E deixar os homens mais bonitos.
Crónica

O estilo português elevado

O que impressiona na oratória portuguesa é o afinco com que os oradores perseguem posições elevadas. São as posições de quem se ocupa de assuntos que nenhum facto poderá afectar.
Lojas

8 x 8 = peças únicas de joalharia portuguesa

222
Oito jovens mulheres do Norte abriram uma loja no Porto para exibirem e venderem os seus colares, brincos e anéis. Prometem "democratizar a joalharia" com conceitos "alternativos mas acessíveis".
Crónica

Coisas que o mundo deveria aprender com Portugal

39325
Portugal é um país muito mais equilibrado do que a média e é muito maior do que parece. Acho que o mundo seria melhor se fosse um pouquinho mais parecido com Portugal.
100% português

Cadernos Firmo: do Porto para o mundo

742
De mão em mão, de mochila em mochila, secretária em secretária, os cadernos Firmo existem há precisamente 65 anos. Hoje, a marca usa do futuro para continuar no presente. Sem nunca esquecer o passado.
Lojas

ICON. A loja onde é tudo português (menos o nome)

200
A ICON nasceu com o objetivo de promover design e vender produtos 100% portugueses para o mundo inteiro. No total são mais de 15 marcas, da joalharia à papelaria, reunidas numa única loja em Lisboa.
100% português

Uma marca em tamanho pequeno, mas cheia de graça

828
É feita por mães e para mães e quer regressar um pouco ao antigamente, fazendo roupas que são de agora. A Grace Baby & Child veste crianças mas não é uma brincadeira. Próximo passo: crescer lá fora.
100% português

Phillippe by Almada.Leite de burra, creme de génio

410
Como nos tempos de Cleópatra, uma marca portuguesa nasceu para provar que o leite de burra pode fazer maravilhas à pele. Enquanto os cremes vão à conquista da Ásia, fomos à quinta onde tudo acontece.
100% português

Tomaz. Pode tratar esta marca pelo apelido

155
Quando uma designer com experiência em arquitetura resolve lançar uma marca de moda, o resultado são malas funcionais com compartimentos secretos e que até transportam copos. Com um nome: Tomaz.
100% português

Mahrla. O que é minimal é bom

237
Sílvia Pereira queria vestir peças minimalistas e, ao mesmo tempo, originais. Perante a falta de oferta, despediu-se e desenhou a sua própria linha. Chamou-lhe Mahrla. A primeira loja abriu no Porto.
100% português

My Friend Paco: estas almofadas são boas amigas

Ainda não aqueceram o lugar mas prometem dar vida a muitas casas. As almofadas da My Friend Paco foram lançadas dia 1 de julho e juntam ilustrações bordadas à mão em Viseu ou estampadas em Lisboa.
100% português

Origama. Quando a toalha é um estilo de vida

419
Quando a crise assombrava o país, uma ideia veio dar nova cor à praia: a Origama reinventou a estadia à beira-mar com uma toalha que é também cadeira. Este ano há novos produtos e padrões.
100% português

Benamôr: 91 anos sem rugas. Um milagre português

1345
A histórica marca feita em Lisboa está a renascer com o charme Art Déco de sempre e a ambição de conquistar o mundo. O creme mais antigo é de 1925 e nunca parou de se produzir. É "o Nívea português".
100% português

Guava shoes, peças de arte para o dia a dia

Depois de passar pela Jimmy Choo, Inês Caleiro criou os Guava. Sapatos artísticos que incorporam cultura e ousadia. Uma marca portuguesa destinada a quem não tem medo de dar nas vistas.
100% português

The Love Food: a comida vegetal feita com amor

184
No Restelo, em Lisboa, há uma pequena fábrica onde Maria de Oliveira Dias produz à mão doces e salgados vegetais com uma pitada de amor e ingredientes nacionais. Há opções sem glúten, leite e açúcar.
100% português

Musa. Esta cerveja é do rock. Do rock n'gole

452
Não só é do rock: também é do Bruno, do Nuno e do Nick, a trindade criadora. E não é Musa por acaso: a intenção é inspirar todos os que com ela se cruzem a descobrir o mundo das cervejas artesanais.
100% português

Soap Porn: Sabonetes picantes que fazem bem à pele

203
São criados por uma bruxa boa (que também é jornalista) e têm poderes mágicos. São sabonetes com frases provocadoras e propriedades naturais que salvam quem os usa e divertem quem os recebe.
100% português

Portugueses, conheçam AS (chinelas) PORTUGUESAS

883
Enfiar o dedo num produto português e caminhar sobre cortiça é a partir de agora possível com os chinelos ASPORTUGUESAS. O projeto é da "startup" Ecochic, ou seja, também é amigo do ambiente.
100% português

Rocks Knives. A ressurreição da navalha portuguesa

132
A relação de amizade entre o chef Nuno Mendes e o editor Paulo Amado não deu frutos, mas deu facas — as Rocks Knives, navalhas portuguesas modernas para usar na cozinha ou à mesa.
100% português

Estes sapatos são fogo que arde sem se ver

1025
A Friendly Fire é uma nova marca de calçado portuguesa que já está a dar cartas lá fora. Dos ténis com tiras amovíveis às sandálias cosidas manualmente, há vários motivos para se apaixonar.
100% português

Viagem ao interior da fábrica de chocolate Arcádia

448
Quem entra na loja da Arcádia na Baixa do Porto não imagina que, nas traseiras, há uma fábrica artesanal onde se fazem os ovos, coelhos e amêndoas de Páscoa. Viagem ao negócio familiar do chocolate.
100% português

Dr. Bayard: os rebuçados que se fazem na Amadora

9292
Esquecendo os atributos de Cristiano Ronaldo, os peitorais mais famosos do país são rebuçados e levam o carimbo da Dr. Bayard. Entrámos na fábrica da marca que chega a produzir 800 mil por dia.
100% português

Diga iellow ao mel em saquetas

1195
Para temperar saladas no trabalho, enviar no lanche dos filhos ou ter no bolso dos desportistas, chegou o mel em unidoses. A ideia é de uma marca portuguesa para quem há mel para além das constipações
100% português

Mesh: a roupa que a vai pôr a mexer

820
Há uma nova marca de desporto feminina que promete revolucionar o mundo da 'sportswear', com saias e vestidos coloridos e arrojados, ideais para usar no ginásio, sim, mas não só.
100% português

Black Cork: que bonita a cortiça que ninguém quis

Usada para o isolamento das casas e tida como não nobre, a cortiça escura dos ramos dos sobreiros é a matéria prima da Black Cork, uma marca produzida em Abrantes que junta a reciclagem ao design.
100% português

Blankpage: Um homem à frente usa básicos assim

De que serve um casaco novo se não tem o básico perfeito por baixo? A pergunta é da blankpage, uma nova marca portuguesa que quer garantir que os homens vestem as t-shirts e o pólos certos.
100% português

Oitoemponto: Estes interiores são falados lá fora

901
A partir do Porto, a oitoemponto é uma agência de arquitetura e decoração que tem conquistado o mercado de luxo. Fomos conhecer a dupla por trás da marca na altura em que abre um showroom em Lisboa.
100% português

Undandy: sapatos clássicos que são personalizáveis

330
O nome da marca pode ser inglês mas nas veias da Undandy circula sangue lusitano. Conheça a nova gama de calçado que lhe permite customizar o modelo, a cor e até a costura dos seus próximos sapatos.
100% português

Como é que se fazem os fatos à moda antiga?

143
Escolhem-se forros, cortam-se tecidos e cosem-se botões. No atelier da UOY, em Lisboa, personalizam-se fatos de homem por medida como se fazia antigamente. A alfaiate Maria Vaz tira-lhe as medidas.
100% português

Morena Jambo: biquínis "made in Lisboa"

154
É em Lisboa que nascem, feitas à mão, as peças da Morena Jambo. Antes que o verão acabe e os fatos de banho vão para a gaveta, fomos espreitar como se fazem os biquínis da marca.
100% português

Biocol: quando rir faz o melhor remédio

192
No anúncio, a senhora quis tomar algo e Ambrósio tomou a liberdade de pensar em chocolates. Hoje, podia ter-lhe perguntado: "Algo para quê, senhora?", enquanto lhe mostrava os suplementos da Biocol.
100% português

Cadernos Molesquê? Isto é Fine&Candy (e português)

1553
Fazem-se no Porto mas já chegaram ao Harrods e ao Printemps. Com uma nova loja acabada de inaugurar na Invicta, a Fine & Candy leva à letra o seu nome: está de boa saúde, e nós fomos perceber porquê.
100% português

Podiam ser quadros, são t-shirts One of a Type

155
Impressas em serigrafia, com etiquetas gravadas através de tipos móveis, as t-shirts da One of a Type são telas que juntam técnicas tradicionais a padrões modernos (incluindo letras de Vanilla Ice).
100% português

O (cha)Péu que rouba as atenções do fato de banho

522
Há vida para além dos guarda-sóis às riscas ou com logótipos de cafés e gelados. No que depender da Péu, é capaz de chegar à praia com uma sombrinha mais gira do que os calções ou o biquíni.
100% português

Beija-flor: Os cadernos que fazem mosaicos

289
Das paredes para o papel, os cadernos Beija-flor têm na capa os azulejos mais bonitos do país. Cortados e cosidos à mão, numa oficina do Porto, não se partem, colecionam-se.
100% português

São ténis, são adaptáveis e são portugueses

1303
Depois da moda dos biquínis reversíveis, eis que agora também pode usar ténis diferentes sem ter de comprar dois pares. Como? Adaptando-os através da Shoes Your Mood, que abre a sua primeira loja.
100% português

Fora: bem-vindo à marca de óculos made in Portugal

904
Querem ser fora da caixa, mas são vendidos em embalagens retangulares. Chamam-se Fora Suglasses, mas não podiam estar mais dentro das tendências. Bem-vindo a esta deliciosa contradição.
Moda

Vista Alegre vestida por Oscar de la Renta

864
A marca acaba de anunciar mais uma colaboração e desta vez é a casa Oscar de la Renta que pinta todo um serviço de mesa. Recordamos outras parcerias que têm posto a Vista Alegre nas bocas do mundo.
100% português

Yay, os rapazes já têm acessórios de moda

167
A Yay é uma nova marca portuguesa mas também um motivo para os pais festejarem: vende acessórios para rapazes dos zero aos 12 anos, para nunca mais ninguém dizer que só as meninas têm coisas giras.
100% português

GUR: os tapetes levaram uma volta

303
São como serigrafias: feitos à mão, desenhados por artistas e todos diferentes. Saem de um tear em Viana do Castelo e da visão de uma designer que quis transformar os tapetes e para isso fez a GUR.
Decoração

Loiça ao quilo, para não pesar no orçamento

502
Primeiro em Torres Vedras e agora também em Lisboa, a Companhia das Loiças vende louça ao quilo, para cada um poder compôr os seus próprios conjuntos. É tudo nacional e muito amigo da carteira.
100% português

Barba Brada: Cuidar da barba à portuguesa

180
Diz-se a primeira marca dedicada à barba com produtos feitos em Portugal. Vende óleos com quatro aromas (mas sem patchuli) e em breve deve chegar às lojas e barbearias.
100% português

+351, nome de código para: viva o Made in Portugal

449
+351 não é só o indicativo português, é o nome da marca que quer valorizar a etiqueta nacional na área têxtil. Durante dois dias, 15 e 16 de abril, a nova coleção está numa loja pop up no Chiado.
100% português

Anita Picnic: a marca vai ao jardim, com estilo

170
Nasceu para celebrar a vida ao ar livre, mas já agora para a tornar também mais bonita. A Anita Picnic faz cestas que prometem roubar a atenção à comida da próxima vez que estender a toalha na relva.
Praia

Há uma loja no Chiado onde é sempre verão

922
É a loja da Cantê, a marca portuguesa de biquínis e fatos de banho que chega ao centro de Lisboa com duas novidades: uma linha de criança e pranchas de surf com os padrões da nova coleção.
100% português

Na Piñata Colada elas deixam-no partir tudo

188
E tudo pode ser um Perna de Pau gigante ou uma personagem da Guerra das Estrelas, porque tudo pode ser transformado numa pinhata. Uma ideia de duas designers que já chegou às montras de Itália.
100% português

Lobo Marinho: são lenços, senhores, são lenços

214
Com nomes como Mr. Veggie e Mr. Sunshine, a Lobo Marinho quer trazer os lenços de volta aos bolsos dos homens, numa versão mais descontraída. Para breve está uma edição limitada feita com a Monocle.
Cosmética

Lavar as mãos com cabra e alcatrão, que bom

296
Quem diz cabra diz vaca, burra ou até cerveja. A cosmética nacional anda a provar que consegue fazer maravilhas a partir de ingredientes estranhos. Reunimos vários e explicamos os seus benefícios.
100% português

Almofadas à Lupa. Esta lã Merino veio da lua

Maria Helena inspirou-se no filme "Le Voyage dans la Lune", de 1902, para criar a primeira coleção da Lupa, a marca de acessórios para a casa que prima pela qualidade e proximidade. Ao detalhe.
100% português

Poise: estas malas podiam ser esculturas

257
As carteiras da Poise são moldadas, cosidas e até marteladas num sótão do Bairro Alto, em Lisboa. Tudo à mão, com uma carpa que serve de símbolo mas também de amuleto porque luta contra a maré.
Startups

Da pele de peixe à cortiça. E é tudo moda nacional

419
A Start'Ups Design Room nasceu com um objetivo simples: divulgar a moda nacional em Portugal e lá fora. São 12 marcas, da joalharia à chapelaria, num só espaço, em Lisboa. Para ver e vender.
100% português

By Stró: a marca do campo e da cidade

424
Feitas na Serra da Estrela, inspiradas nas praias de Aveiro e para usar na cidade: as peças da by Stró são aulas de História e de Geografia do país. Há mantas, chinelos, chapéus e muito mais.
100% português

HolyCup: Prefere o chá curto ou cheio?

320
Adeus saquetas, água a ferver e chá das cinco. A HolyCup é a primeira marca portuguesa inteiramente dedicada ao chá em cápsulas, compatíveis com as máquinas Nespresso e prontas a servir.
100% português

Esqueça Pedro e o Lobo, conheça a Wolf & Rita

315
Não é mentira: a Wolf & Rita é uma marca nacional de roupa para crianças que em dois anos já tem quase 100 pontos de venda espalhados pelo mundo. Na nova coleção, deu ainda um salto ao Rio de Janeiro.
100% português

As cestas da aldeia que já apareceram na Vogue

2698
Feitas à mão na aldeia da Castanheira, Alcobaça, as cestas da Toino Abel já chegaram à Nova Zelândia e às capitais europeias. O método de fabrico é antigo, mas elas circulam pela internet.
Moda

Fotos: Vá à praia com acessórios made in Portugal

132
Almofadas para a areia, toalhas reclináveis e biquínis praticamente artesanais são algumas propostas de seis marcas diferentes. O que têm em comum? Muito estilo e orgulho nacional.
A página está a demorar muito tempo.