805kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

100% português

100% português

ELEX. Orgulhosamente nossa, com os olhos lá fora

Uma marca é mais do que o produto que vende e o criador da ELEX leva-o a sério. Pensada ao pormenor, não tem estações nem entra no ritmo desenfreado da indústria. O que lhe interessa? "As pessoas."
100% português

ZERO, a nova linha de básicos de Alexandra Moura

Da t'shirt branca ao hoodie duplo, com um fit oversize e detalhes especiais do cós à etiqueta. A designer lança uma linha de peças básicos para "zerar" o armário.
100% português

Uma casa pombalina decorada em português

Em plena Baixa de Lisboa, o atelier de interiores Santo Infante decora uma morada pombalina com o melhor do design nacional. Para ver e comprar até 23 de dezembro.
100% português

MI.MOO: a moda que fala braille

Os estampados ganham outra dimensão nas peças desta marca portuguesa. Um alerta para a importância da representatividade na moda que se lê com a ponta dos dedos.
100% português

10 to 10: uma marca feminina para todos os corpos

“Um pacto que temos é que nunca vamos fazer uma peça que não vestiríamos”, confessam ao Observador Sandra e Alejandra, as parceiras e amigas que lançaram este projeto.
100% português

A nova marca para miúdos é ilustrada em português

Teresa e Inês, mãe e filha, lançaram uma concept store em setembro, enquanto a marca de roupa já estava no forno. A Color Square tem peças unissexo para os miúdos, produzidas e ilustradas em Portugal.
100% português

Burel Factory lança a primeira coleção de roupa

Reduziram as gramagens da lã e transformaram a herança têxtil da Serra da Estrela em peças de roupa modernas, coloridas e versáteis. Eis a primeira coleção de moda da marca portuguesa Burel Factory.
100% português

Sá, Aranha & Vasconcelos: nacional e agora online

São milhares as peças criadas ao longo de quase 40 anos no estúdio Sá, Aranha & Vasconcelos. Agora abriu a sua loja online e do sofá puzzle a mesas esculpidas em pedra, é tudo produção nacional.
Lifestyle

Pera Rocha: conheça os tipos de pera portuguesa

Sabia que existem mais de 4 mil tipo de pera?
100% português

Cordoa: sandálias artesanais e sustentáveis 

Começou no design gráfico, passou pela joalharia e acabou por lançar uma marca de calçado. Sílvia Catarino é apaixonada pelo que é mais artesanal e expressa toda a sua criatividade nestas sandálias.
100% português

Vanilla. Prática, versátil e #madeinPortoCovo

A avó materna investiu o que tinha para comprar uma máquina de tricotar e durante anos criou a família. Chegada aos 30, Dina Silva seguiu a inspiração e lançou uma marca a partir do seu Alentejo.
Lifestyle

Os pomares portugueses dentro de uma garrafa

Porque escolhemos frutas portuguesas?
100% português

Peças unissexo? "Há 20 anos era impensável"

Em Campo de Ourique desde 2002, a marca infantil Maria Gorda evoluiu dos folhos e xadrez para os modelos cool. Mantém a produção própria, o design de Inês Morais Leitão e o nome que hoje seria outro.
100% português

Da Piupiuchick para a Sisters Department

"Girls just want to have fun" bem podia ser a banda sonora desta história. Depois do sucesso da roupa para criança, as três amiga da Piupiuchick aventuram-se agora numa marca de roupa feminina.
100% português

BOOTANI. Que bem que se está no campo

Nasceu em Braga, inspirada pelas brincadeiras ao ar livre, e a primeira coleção de primavera já está disponível online. São 28 peças com a etiqueta BOOTANI, a nova marca para bebés e crianças.
100% português

Or, a nova marca de cosmética da Adega Mayor

As alentejanas Adega Mayor e Âmbar uniram esforços para criar os cosméticos biológicos Or, introduzindo no mercado dois cremes, de mãos e de corpo, 100% naturais e feitos de forma artesanal.
Natal 2021

Mais de 100 presentes de Natal bem portugueses

Das meias (nada banais) ao mobiliário, da roupa e calçado à joalharia, das velas e cerâmica aos objetos de lazer. Novidades ou clássicos, eis uma centena de investimentos seguros em bom português.
Natal 2021

Santo Infante lança Casa Aberta e cabazes de Natal

Uma Casa Aberta, toda decorada em português, uma PopUp Store e três Caixas de Natal, são as novidades do Santo Infante que convidam a uma visita num novo espaço temporário, em Santos, Lisboa.
100% português

Uma marca portuguesa criada para peles sensíveis

Estudada e produzida em Portugal, a Kivens é uma nova marca de dermocosmética criada a pensar nas peles sensíveis. A fundadora explica como foi do sonho à venda do produto, distinguido no Reino Unido.
100% português

Calma ou L'Amour Fou. As velas da Maison Hanae

São feitas com cera de soja 100% natural e surgem em frascos produzidos na Marinha Grande. Só falta escolher um dos seis blends da nova marca de velas "responsável, portuguesa e exclusiva".
100% português

No Santo Infante todas as marcas são portuguesas

A dupla de irmãos fundadores quer que o novo espaço em Lisboa vá além da simples compra do produto português. O Santo Infante terá consultoria e projetos de interiores próprios com marcas nacionais.
100% português

R-Coat: a roupa que nasce de velhos guarda-chuvas

Lisboa foi o ponto de encontro para Anna e Yasmin, duas empreendedoras que já transformaram mais de mil guarda-chuvas partidos em casacos, chapéus e calções. Criaram a R-Coat, rumo à sustentabilidade.
Moda

Paris. Loja reúne marcas e criadores portugueses

Entre os dias 21 e 26 de junho, as peças de 25 marcas e criativos portugueses vão estar à venda em Paris. O roteiro quer promover as exportações nacionais e segue em setembro para Londres e Milão.
100% português

Alma: uma marca portuguesa fiel aos clássicos

Com uma edição de 12 peças, esta marca portuguesa apela a um consumo mais consciente. Como? Reintroduzindo itens clássicos do guarda-roupa feminino, feitos a partir de velhos stocks de tecido.
100% português

Há 4 novas marcas portuguesas para ir a banhos

A criatividade nacional deu provas de resistência e 2021 viu nascer 4 novas marcas de praia. Da diversidade de corpos à versatilidade das peças, conheça a nova fornada de biquínis e fatos de banho.
100% português

CRU Kids. A cortiça chegou ao quarto dos miúdos

A marca nasceu este ano, mas faz parte de uma longa tradição familiar. A Cru Kids quer levar a cortiça para o quarto das crianças e assim aproximar as novas gerações deste material sustentável.
100% português

Estas marcas querem reinventar o chapéu português

Adereço utilitário e acessório fetiche, o chapéu fez parte do processo de industrialização do país, ainda no século XIX. Agora, há uma nova vaga de marcas portuguesas a tentar trazê-lo de volta.
Marcas

As embaixadoras do Príncipe Real

Em 2013, a Eastbanc convidou uma série de marcas e artistas nacionais a ocuparem o Palacete Ribeiro da Cunha, no Príncipe Real. Nascia assim a EmbaiXada, um conceito único em Lisboa.
100% português

Alata. A estante que aproxima crianças e livros

Construídas à escala das crianças, as estantes da Alata querem facilitar a vida aos pais e ajudar a cultivar o interesse dos mais pequenos pelos livros. Sem parafusos, mas com madeira sustentável.
Moda

Dez anos de Cantê: não há biquíni como o primeiro

Cantê, a marca que abriu caminho a dezenas de outras etiquetas nacionais de "swimwear", faz dez anos. Conversámos com as fundadoras sobre imitações, projetos e um negócio em crescimento.
100% português

[PH]ACT e o novo champô sólido português

A [PH]ACT lançou os primeiros champôs sólidos e quer provar que é a meio caminho entre os produtos sintéticos e os naturais que está a virtude (e a sustentabilidade). Conheça a nova marca portuguesa.
100% português

Tarwi. A nova vida do tremoço português

É rico em fibras e proteínas e baixo em gordura, além de ser uma ótima cultura de rotação. Em Portugal, a Tarwi descobriu as qualidades do tremoço biológico. Agora, quer espalhá-lo pela Europa.
100% português

Curae. Guia para ser feliz, uma planta de cada vez

A proposta é juntar plantas e auto-conhecimento numa experiência que pode acabar com um autêntico jardim dentro de casa. Para fornecer os espécimes e ensiná-lo a cuidar deles nasceu a Curae.
100% português

JAR Project. Da ilustração aos novos bordados

Da ilustração para o bordado e deste para a roupa. Três amigas fizeram de um escape criativo uma marca com uma palavra a dizer. A JAR Project vive no Instagram e defende uma produção consciente.
100% português

Torres Novas. O regresso das toalhas portuguesas

Nove anos após o encerramento, a marca ressurge das cinzas pelas mãos de um veterano e de três jovens empresários. Portugal recupera as emblemáticas toalhas, que são só o início da nova Torres Novas.
100% português

Brinquedos de madeira de Estarreja para o mundo

Filho de artesãos, Emanuel Rufo fez o primeiro brinquedo de madeira aos 12 anos e acabou por desafiar o pai para uma aventura a quatro mãos. Juntos criam carrinhos, animais e cavalos de baloiço.
Presentes de Natal

Guia de Natal: 99 presentes portugueses

Dos clássicos aos novos projetos que atestam a vitalidade dos criativos nacionais, o Natal é pretexto para descobrir e reencontrar marcas e autores portugueses. Espreite a nossa lista.
Nostalgia

Molin. O regresso da marca que deu cor ao país

Com a falência da Molin, Portugal tornou-se um país mais cinzento. As canetas de 100 cores e as réguas e esquadros inquebráveis marcaram gerações. Agora, a marca tem regresso anunciado.
Nostalgia

45 anos a mascar. Na fábrica das pastilhas Gorila

Quem nunca tentou fazer o maior balão de sempre com um Super Gorila? A histórica marca portuguesa continua a ser fabricada nos arredores de Lisboa, juntamente com outras guloseimas.
100% português

Clementine: a higiene feminina amiga do ambiente

Tampões com algodão orgânico, pensos com fibra de bambu e embalagens feitas com amido de milho. A Clementine é uma marca portuguesa de produtos higiene feminina, sem químicos e à medida de cada uma.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

19 MAIO 2024 - SEDE OBSERVADOR

Atos de vandalismo não nos calarão.

Apoie o jornalismo que há 10 anos se pauta pela liberdade de expressão e o nunca vergar por qualquer tipo de intimidação.

Assine 1 ano / 29,90€

MELHOR PREÇO DO ANO