Depois de já ter passado pelo Estoril e por Sintra, o LEFFEST está este ano confinado a Lisboa, e é por isso agora Lisboa Film Festival na sua 17.ª edição, que decorre entre 10 e 19 de Novembro. Mas permanece fiel à ideia que sempre o orientou desde o início: combinar o cinema e as outras artes (este ano, continua a haver concertos, teatro, exposições de fotografia e outros espectáculos), bem como discutir temas da atualidade, ilustrados pela exibição de filmes alusivos.

O destaque desta 17ª edição é a Inteligência Artificial, que será discutida na sua relação com a criação artística. Em termos de cinema, e além das habituais secções (mais uma nova, Descobertas), de lançamento de livros e várias “masterclasses”, haverá retrospetivas dedicadas à filmografia de Clint Eastwood enquanto realizador e ao grande cineasta turco Nuri Bilge Ceylan. Os cinemas Nimas e Turim e o TivoliBBVA são os locais que centralizam a exibição de filmes. Selecionámos uma dezena de títulos de entre toda a programação (aqui pode ver toda a programação e informações).

“Fechar os Olhos”

De Victor Erice

Desde 1992, quando rodou o documentário O Sol do Marmeleiro, que o espanhol Victor Erice não fazia uma longa-metragem. Cerrar los Ojos marca o seu regresso ao formato e é uma história de contornos policiais, sobre um célebre ator que desapareceu durante a rodagem de um filme. Muitos anos depois, o mistério que rodeia o seu desaparecimento volta a ser notícia, por causa de um programa de televisão sobre ele. (Seleção Oficial — Em Competição. Dia 15 de novembro, Nimas, 21h00 / Dia 16 de Novembro, Turim, 13h30)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Do Not Expect Too Much From the End of the World”

De Radu Jude

Nesta comédia satírica do cineasta romeno autor de Má Sorte no Sexo ou Porno Acidental, e que conta com a atriz alemã Nina Hoss no elenco, uma assistente de produção mal paga e carregada de trabalho, tem que percorrer a cidade de Bucareste à procura de um elenco para fazer um vídeo sobre segurança no trabalho. Prémio Especial do Júri no Festival de Locarno. (Seleção Oficial — Em Competição. Dia 12 de Novembro, Nimas, 14h00 / Dia 14 de novembro, Turim, 15h30)

“Pobres Criaturas”

De Yorgos Lanthimos

O novo filme do realizador grego, autor de Canino e A Favorita, ganhou o Festival de Veneza, tem algumas cenas rodadas em Lisboa e conta a história de Bella Baxter, uma rapariga vitoriana que morre e é devolvida à vida pelo Dr. Godwin Baxter, um cientista brilhante e heterodoxo. Bella fica então ansiosa por viver tudo aquilo que nunca viveu. Interpretações de Emma Stone, Willem Dafoe e Mark Ruffalo. (Seleção Oficial-Fora de Competição. Dia 10 de novembro, Tivoli BBVA, 18h00)

“Céu em Chamas”

De Christian Petzold

Vencedor do Grande Prémio do Júri no Festival de Berlim, esta fita do realizador de Bárbara e Undine, centra-se num grupo de jovens amigos que estão a passar o Verão numa pequena casa de férias situada na costa do Mar Báltico. De súbito, a floresta em seu redor pega fogo, o grupo vê-se rodeado de chamas e o ambiente muda, já que o incêndio parece atiçar as tensões, os rancores e as recriminações entre os seus membros. (Seleção Oficial — Fora de Competição. Dia 10 de novembro, Nimas, 21h45)

“Evil Does Not Exist”

De Ryûsuke Hamaguchi

Takumi e a sua filha Hana vivem modestamente numa pequena vila perto de Tóquio. Certo dia, os habitantes locais tomam conhecimento de um projeto de construção na zona de um parque de campismo de luxo, o chamado “glamping”, que ameaça destabilizar a vida da comunidade, em especial no que diz respeito ao abastecimento de água. Esta fita do autor de Drive My Car teve o Grande Prémio do Júri no Festival de Veneza. (Selecção Oficial — Fora de Competição. Dia 19 de novembro, Tivoli BBVA, 15h00)

“May December: Segredos de um Escândalo”

De Todd Haynes

Elizabeth (Natalie Portman), uma famosa atriz de Hollywood, vai interpretar o papel de Gracie (Julianne Moore), uma mulher que duas décadas antes protagonizou um escândalo mediático por causa do seu relacionamento com um adolescente, Joe (Charles Melton), 23 anos mais novo do que ela. O encontro com a atriz redunda num doloroso regresso ao passado por parte de Gracie. (Seleção Oficial — Fora de Competição. Dia 12 de novembro, Tivoli BBVA, 21h00)

“Anatomia de uma Queda”

De Justine Triet

A francesa Justine Triet tornou-se na terceira mulher a ganhar a Palma de Ouro do Festival de Cannes com este filme. Um casal de escritores, Sandra e Samuel, e o seu filho de 11 anos, Daniel, que tem grandes problemas de visão, vivem isolados numa casa na montanha. Um dia, Samuel é encontrado morto, aparentemente após ter caído de uma janela abaixo, mas a polícia põe a possibilidade de ter havido homicídio e começa a investigar. E suspeita de Sandra. (Selecção Oficial — Fora de Competição. Dia 16 de novembro, Tivoli BBVA, 21h00)

“Perfect Days”

De Wim Wenders

Rodado no Japão, o novo filme de Wim Wenders valeu ao seu principal intérprete, Kôji Yakusho, o Prémio de Melhor Ator no Festival de Cannes. Hirayami é um homem que limpa casas de banho públicas em Tóquio e que leva uma vida organizada e calma, dedicando o seu tempo livre à leitura, a ouvir música e à fotografia, sobretudo de árvores. Uma série de encontros inesperados vão revelar mais sobre o seu passado. (Seleção Oficial — Fora de Competição. Dia 18 de novembro, Tivoli BBVA, 22h00)

“About Dry Grasses”

De Nuri Bilge Ceylan

É num local remoto e agreste da Anatólia que se ambienta a mais recente realização do turco Nuri Bilge Ceylan. Os protagonistas de About Wild Grasses são um professor de meia-idade ansioso por ser transferido para Istambul, e uma sua aluna de 14 anos, pela qual ele desenvolve uma fixação. Uma carta de amor indiscreta leva a uma denúncia, e ao subsequente escândalo. Merve Dizdar ganhou o Prémio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. (O Cinema de Nuri Bilge Ceylan. Dia 12 de novembro, Tivoli BBVA, 17h00/Dia 17 de novembro, Nimas, 17h00)

“Destinos nas Trevas”

De Clint Eastwood

O ciclo dedicado aos filmes assinados por Clint Eastwood dá-nos a oportunidade de revermos a sua primeira fita como realizador, datada de 1971, e que também interpreta. É um thriller psicológico sobre um apresentador de rádio que se vê perseguido por uma admiradora que não pára de lhe pedir que passe o clássico Misty, de Errol Garner para ela (o título original do filme é, precisamente, Play Misty for Me). Também com Jessica Walter e Donna Mills. (Tributo a Clint Eastwood. Dia 11 de novembro, Turim, 15h00)