Morreu a atriz Estrela Novais, fundadora da companhia de teatro Seiva Trupe, confirmou o Observador junto da companhia portuense.

Estrela Novais nasceu a 13 de março de 1953 no Porto e foi uma das fundadoras da Seiva Trupe, juntamente com António Reis e Júlio Cardoso, que recorda uma “mulher cívica e intelectual, que se dedicava a tudo”. “Era de uma generosidade em tudo”, recorda Cardoso ao Observador. “A Estrela nunca olhou para ela, olhava para os outros. Era a preocupação dela.”

Com uma vasta carreira dedicada ao teatro, a atriz tornou-se um rosto reconhecido do grande público ao participar em dezenas de séries e novelas portuguesas.

“A Estrela Novais atriz e uma das fundadoras da Seiva Trupe Teatro Vivo resolveu ir Voar…Voa, Voa, Voa Estrelinha!!!”, lê-se numa publicação da companhia no Facebook.

As homenagens fúnebres iniciam-se às 16h00 desta sexta-feira, na Igreja de São Pedro de Alcântara. Já o funeral realizar-se-á no sábado a partir das 14h30, na Igreja de S. Pedro de Alcântara, seguindo depois o corpo, às 15h00, para o Crematório dos Olivais, também em Lisboa, com o cortejo fúnebre a passar em frente à escola D. Pedro V, onde Estrela Novais se dedicou ao ensino até aos últimos dias de vida, desde a Oficina de Expressão Dramática a partir de 1992 até às disciplinas de Interpretação, Movimento ou Dramaturgia em 2024.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR