454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Obituário

Obituário

Padre João Seabra: Há pessoas assim, mas são raras

Um dia, na véspera de umas eleições europeias, respondeu-me: “Se eu votasse exclusivamente em quem gosto, tinha de se candidatar um Habsburgo... Assim, decido sempre com facilidade: voto no mal menor”
A Sexta Coluna

Padre João Seabra – servo de Deus e dos Homens

Num tempo em que a doença, a deficiência e a fragilidade se escondem e em que a morte se apressa, o João Seabra foi exemplar na forma de viver a doença. Com uma humildade funda, gloriosa e comovente.
Obituário

Morreu Pinto Monteiro, um beirão de "cepa velha"

Foi apontado por José Sócrates para Procurador-Geral da República e acabaria a ele associado mesmo quando o antigo primeiro-ministro foi detido. Pinto Monteiro recusou sempre que o tivesse protegido.
Catolicismo

Pertença

Percebeu que era Deus que o substituíria nesse combate entre o mundo e o que transcende o mundo.Acontece aos escolhidos. João Seabra foi escolhido de entre muitos dos chamados.
Obituário

O homem que não era capaz

Que bela lição. Que se vão os dons e as glórias. E, quando a poeira assentar, ficará apenas o que era desde o princípio: um homem e o seu Deus, uma vida dada por amor, sem reservas, sem condições.
Obituário

O ‘mau feitio’ do padre João Seabra

À conta das suas invectivas contra os fariseus, ou à expulsão, a golpes de azorrague, dos vendilhões do templo, devemos supor que Jesus Cristo tinha mau feitio?!
Obituário

"Esta é a coisa estupenda, provocatória, absoluta"

Na juventude dizia-se que chegaria a primeiro-ministro, o amigo Marcelo Rebelo de Sousa a Cardeal. Não aconteceu mas o padre João Seabra distinguir-se-ia como padre de verbo fácil e temperamento forte
Música

Morreu o compositor grego Vangelis

O compositor foi responsável pela banda sonora de filmes como "Blade Runner" ou "Momentos de Glória". Morreu esta terça-feira, aos 79 anos, confirmou o escritório de advogados que o representava.
Obituário

Joaquim Silva Pinto

Temia um país governado por compadrios e sem uma oposição frontal. As últimas eleições, que deixaram um país todo pintado de rosa, confirmaram os seus maiores receios. Continuou a lutar nos bastidores
Teatro

Eunice Muñoz, o silêncio magistral

Em Junho de 2020 escrevi este texto sobre a nossa Eunice. Comovi-me com a delicadeza que teve de me ligar a agradecer e elogiar forma e conteúdo. Recupero-o hoje, completando-o pois brilhou até morrer
Teatro

As reações à morte do encenador Jorge Silva Melo

Jorge Silva Melo tinha 73 anos e estava internado no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa. Governo lamentou morte. Marcelo lembrou "um dos encenadores mais emblemáticos e dinâmicos do teatro português".
Obituário

Mateus, Portugal: luto por Fernando de Albuquerque

Faz agora um mês que Fernando de Sousa Botelho de Albuquerque nos deixou, o 12º Morgado de Mateus, designação altissonante que remonta ao século XVII.
Moda

Morreu o jornalista da Vogue André Leon Talley

Jornalista de moda influente, ex-editor da Vogue e braço direito de Anna Wintour, André Leon Talley contribuiu para a ascensão da revista "a bíblia da moda mundial". Morreu na terça, em Nova Iorque.
Obituário

Morreu o músico Armando Gama

O anúncio foi feito por Herman José no Facebook. O Observador confirmou que Armando Gama, que venceu o Festival da Canção com "Esta Balada Que Te Dou" em 1983, foi vítima de cancro. Tinha 67 anos.
Obituário

O “Sr. Turismo”, Dr. Francisco Sampaio, deixou-nos

Fiquei mais pobre neste último dia de 2021, porque partiu um amigo, e porque levou com ele tanta sabedoria que nós não soubemos aprender e colher a tempo, mas mesmo assim o admirávamos e respeitávamos
Obituário

Outros Natais (1)

A doença foi uma mochila que Leonor Xavier nunca entregou a ninguém. Foi uma escolha: levou-a às costas, sozinha, anos e anos. Recatadamente e em silêncio. Admirável, sim.
Obituário

Leonor Xavier

“Morreu a Leonor” – dizia um SMS. A notícia era esperada. A doença era sabida. E ela viveu essa doença com um misto de sabedoria e fé que francamente invejo.
Música

Morreu Pedro Gonçalves, músico dos Dead Combo

Contrabaixista mas não só, era no dia-a-dia tal qual era na música e nos Dead Combo: discreto, a intervir apenas nos momentos certos e com o tom indicado. Tinha 51 anos e não resistiu a um cancro.
Obituário

Morreu a cantora Nini Remartinez

Nini Remartinez foi um dos primeiros nomes da rádio em Portugal, tendo-se estreado aos 19 anos, ao lado da irmã, Fernanda, com quem formou o duo Irmãs Remartinez. Tinha 102 anos.
Música

Morreu Hank von Helvete, ex-Turbonegro

Hans-Erik Dyvik Husby, conhecido como Hank von Helvete, foi vocalista da banda de rock norueguesa até 2009. A morte foi confirmada pela família e depois comunicada pelo grupo. Hank tinha 49 anos.
Obituário

Morreu o advogado António Serra Lopes

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, António Serra Lopes, um dos mais destacados advogados da sua geração, foi consultor do Governo e diretor jurídico do grupo CUF. Tinha 87 anos.
Obituário

Morreu Mick Rock, fotógrafo do rock'n'roll

De Iggy Pop a David Bowie, de Lou Reed aos Queen. Fica conhecido como "o homem que fotografou os anos 70", mas foi mais ainda. Os mais próximos descrevem-no como "poeta da fotografia". Tinha 72 anos.
Música

Morreu o baixista Alan Lancaster, dos Status Quo

“Alan sofreu de esclerose múltipla por muitos anos”, afirmou a banda num comunicado, referindo que o baixista entre 2013 e 2014 ainda tocou com a banda em diversos espetáculos.
Moda

Morreu Richard Buckley, marido de Tom Ford

Antigo jornalista e editor de moda, Buckley morreu em Los Angeles, aos 72 anos, "no seguimento de uma longa doença", ladeado pelo designer, com quem se casou em 2014.
A Sexta Coluna

O fim de uma bela amizade: Belmondo (1933-2021)

Belmondo era assim. Como os grandes intérpretes, desempenhava bem papéis muito diferentes: de marginal solitário, em À Bout de Souffle, passava a sacerdote durante a Ocupação, em Léon Morin, Prêtre.
Obituário

Jorge Sampaio: uma singela homenagem em vida da AR

Tivesse energia, imbuído do seu forte espírito humanista e solidário, Sampaio teria agora acompanhado o trabalho da plataforma junto dos refugiados afegãos em especial das estudantes e mulheres afegãs
Obituário

Filho de Roberto Carlos morre aos 52 anos

Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, morreu na quarta-feira, em São Paulo, vitima de cancro no peritoneu. Cantor brasileiro diz que filho é “inesquecível e insubstituível”.
Televisão

Morreu o ator Igor Sampaio. Tinha 76 anos

Igor Sampaio estava hospitalizado desde 31 de agosto, onde dera entrada de urgência, devido a um AVC sofrido no dia anterior. O ator integrava atualmente o elenco da telenovela "Mulheres" da TVI.
Obituário

Morreu o filósofo francês Jean-Luc Nancy

Autor de centenas de obras sobre temas como a vida em comunidade, a liberdade e o sexo, Jean-Luc Nancy era um dos mais influentes filósofos franceses da atualidade. Morreu aos 81 anos.
Obituário

Olga Prats. A dama das borboletas

Depois de muitas horas preenchidas com inesquecíveis histórias e aprendizagens percebemos a grande lição que a Professora Olga dera ao longo da sua vida: sendo grande nunca se esquecera dos pequenos.
Democracia

Otelo ou o duplo legado da transição democrática

Na morte de Otelo devemos celebrar o estratega que contribuiu para o fim do regime, pelo qual o país lhe deverá estar grato. No entanto, ele não contribuiu para a construção da democracia e liberdade.
Obituário

Já é tempo de escrever História e acabar com mitos

Qualquer figura histórica, principalmente as que protagonizam momentos cruciais como Otelo, não deve ser julgada através de ângulos puramente políticos e ideológicos. E muito menos sectários.
Obituário

Da luta pela liberdade à prisão por terrorismo

É o rosto do 25 de abril, mas depressa se afastou ideologicamente dos homens com quem fez a Revolução. Acabou condenado por terrorismo, num processo perdoado por uma amnistia assinada por Mário Soares
Obituário

Morreu o arquiteto Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha, o segundo brasileiro a ganhar o Pritzker, era considerado o último gigante da arquitetura no Brasil. Responsável pelo novo Museu dos Coches, doou o seu acervo a Portugal.
Estilo de Vida

Morreu Paul Van Doren, um dos fundadores da Vans

Associadas à cultura do surf e skate, as famosas solas de borracha vulcanizada, que lançou com o irmão em 1966, viralizaram quando um jovem Sean Penn usou uns Vans no filme "Viver Depressa".
Obituário

Morreu Nuno Monteiro, professor em Yale

Nuno Monteiro era especializado em Relações Internacionais e Estudos de Segurança, áreas sobre as quais publicou dois livros. Doutorado pela Universidade de Chicago, era professor em Yale desde 2017.
Óbito

Carlos Bernardes, um "apaixonado pela política"

A notícia apanhou todos de surpresa, neste início de semana. Carlos Bernardes foi encontrado morto em casa e quem o conhece recorda a "paixão pela política" e a dedicação às causas.
Cultura

Ana Francisca, a poeta

Está aqui tudo o que tenho sobre ela: o processo clínico ainda em papel, o capítulo de um livro que revela pormenores da sua vida e dezenas de pequenos papéis com os seus versos extraordinários.
Moda

Morreu o designer de moda Alber Elbaz

Alber Elbaz morreu no último sábado, num hospital de Paris, vítima de Covid-19. Tinha 59 anos e havia lançado a sua própria marca, a AZ Factory, em janeiro.
Saúde

Morreu João Dória Nóbrega, ginecologista/obstetra

Morreu João Dória Nóbrega, ginecologista e obstetra que exerceu durante décadas na Maternidade Alfredo da Costa e esteve ligado às reformas que permitiram a descida da mortalidade infantil em Portugal
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.