Obituário

Moda

Quem foi Paulo Macedo?

597
Referência do styling e da produção de moda, foi durante anos diretor criativo da Vogue Portugal. Paulo Macedo morreu na última segunda-feira, em Berlim, mas deixa uma herança de sofisticação.
Cinema

O actor que sempre se recusou a ir embora

Queria ser Marlon Brando ou Cary Grant, mas acabou por estar bem na sua pele, a do másculo Burt Reynolds. Eurico de Barros evoca o actor que também realizou alguns filmes e ficou em cena até ao fim
Obituário

Obrigado, John McCain /premium

A nós, europeus, sobra-nos um dever moral: agradecer a este homem que acreditou até ao fim que o Ocidente merece ser defendido pela América. E ter esperança que ele não tenha sido o último.
Obituário

In memoriam – Ernesto Moura Coutinho

1.369
O Ernesto era da nossa geração, da nossa tribo, parte integrante da nossa história e da nossa aventura. Discreto, confiante, confiado, era aquele Amigo com quem se conta sempre mesmo quando é difícil.
Obituário

Neil Simon: o gigante da comédia e rei da Broadway

115
Eurico de Barros recorda o colosso do teatro americano e rei da comédia que morreu aos 91 anos, na sua Nova Iorque natal. Além da Broadway, o seu "habitat", destacou-se ainda na tela e na TV
Obituário

Luís Amaro (1923-2018), um príncipe do serviço

"Quem o observe à distância e atente nos seus modos educados, na gentileza polida e na máxima discrição, não pode adivinhar quanto a literatura portuguesa deve a este homem raro", escreve Vasco Rosa.
Obituário

Só o entusiasmava desenvolver o país que amava /premium

206
Tivesse nascido num país mais acolhedor à iniciativa privada e teria ido ainda mais longe do que foi. Por isso o trucidava ver o caminho que o país leva no que ao ataque à iniciativa privada respeita.
Obituário

Morreu Aretha Franklin, a rainha da soul

1.157
"Quando se senta ao piano e canta A Natural Woman, é capaz de me levar às lágrimas. Soa tão bem, caramba", disse um dia Barack Obama, que chorou ao ouvi-la. Aretha Franklin morreu hoje, aos 76 anos.
Obituário

Morreu Pepino, o ícone do ciclismo angolano

238
"Pepino" começou a sua atividade desportista ainda jovem. Além do ciclismo, fez atletismo e foi jogador de futebol. Em julho passado foi homenageado pelos feitos em prol do país. Morreu aos 95 anos.
Cancro

Rapaz de 5 anos deixou obituário antes de morrer

245
"Quero cinco casas insufláveis ​​(porque tenho cinco anos), cones de neve e o Batman". Foi assim que Garrett, de cinco anos, explicou o seu funeral aos pais, antes de perder a luta contra o cancro.
Obituário

Morreu Ricardo Camacho, músico dos Sétima Legião

1.320
Morreu Ricardo Camacho, músico da banda Sétima Legião, produtor musical e médico. Tinha 64 anos. Os amigos recordam alguém "discreto, curioso e trabalhador", de "grande humanidade".
Obituário

Morreu Richard Swift, dos Black Keys, aos 41 anos

O produtor, cantor e compositor americano Richard Swift morreu esta terça-feira aos 41 anos. O artista tinha sido internado há cerca de um mês com uma doença grave.
Obituário

Morreu José Pinto, antigo jornalista da RTP

1.352
José Pinto, antigo jornalista da RTP que apresentou o programa "Rotações" durante vários anos, morreu aos 70 anos. A informação foi avançada pelo amigo João Carlos Costa.
Obituário

Coreógrafa Gillian Lynne morreu aos 92 anos

A britânica Gillian Lynne, que coreografou "O Fantasma da Ópera" e "Cats", morreu no domingo aos 92 anos. O marido, Peter Lang, escreveu no Twitter: "O meu coração está partido".
Política

Morreu José Manuel Tengarrinha

439
O fundador do MDP/CDE tinha 86 anos. A notícia foi dada por Rui Tavares, o líder do partido Livre.
PS

Arnaut, pai do SNS. Maçonaria e o despacho secreto

724
Enfrentou resistências do PS e contribuiu para o fim da coligação com o CDS. Prestes a cair, Arnaut assinou um despacho secreto e pediu ajuda a um amigo maçom para garantir a criação do SNS.
Obituário

Morreu o jornalista Tom Wolfe

147
Tom Wolfe estava internado num hospital em Manhattan, em Nova Iorque, devido a uma "infeção". O escritor, um dos grandes precursores do chamado "New Journalism", tinha 87 anos.
Obituário

Morreu a primeira namorada do Super-Homem

113
Ficou conhecida pelo papel de Lois Lane, namorada do Super-Homem. Teve um esgotamento nervoso que a afastou do cinema, mas participou em séries de televisão e numa produção da Broadway.
Obituário

Morreu o DJ Avicii. Tinha 28 anos

7.053
Levou euforia às pistas de dança de todo o mundo mas também não evitou os excessos. Em 2016 deixara de fazer digressões e dizia sentir-se "feliz e livre". Esta sexta-feira morreu, aos 28 anos.
Obituário

Morreu Isao Takahata, diretor de 'Heidi' e 'Marco'

116
Isao Takahata morreu aos 82 anos, vítima de cancro no pulmão. O realizador de animação japonês dirigiu a série "Heidi" e fundou o estúdio Ghibli com Hayao Miyazaki.
Obituário

Victor Ribeiro, o Comandante

2.284
Victor Ribeiro era um herói português. Antigo comando, no Verão Quente de 1975 foi o elemento-chave na mobilização de camaradas para as companhias de convocados que seriam decisivas no 25 de Novembro.
Obituário

Morreu o fundador da Toys"R"Us

118
Morreu esta quinta-feira o fundador da Toys"R"Us, Charles Lazarus. A notícia chega poucos dias depois de a empresa ter declarado insolvência em Portugal e que vai fechar lojas nos EUA.
passeio aleatório

Adeus a Estácio dos Reis

Os seus amigos sentem orgulho de terem privado com um homem de excepção. Todos destacam, em primeiro lugar, as suas qualidades humanas, a sua disponibilidade, o seu otimismo e o seu gosto pelo diálogo
Obituário

Morreu o poeta chileno Nicanor Parra aos 103 anos

119
Morreu Nicanor Parra, o poeta chileno de "Poemas e anti-poemas", publicado em 1954, livro com o qual definiu o seu próprio destino na literatura chilena. Tinha 103 anos.
Música

Reveja os anos dourados de Madalena Iglésias

As centenas de cartas, a época em que precisava de proteção policial, depois de vencer o festival em 1966, e a rivalidade com Simone. Os pontos altos da carreira da cantora, que morreu aos 78 anos.
Obituário

Morreu a cantora Madalena Iglésias

2.926
Madalena Iglésias morreu esta terça-feira aos 78 anos. Em 1966 venceu o Festival da Canção com a canção "Ele e Ela", que ficou para sempre na memória dos portugueses.
Obituário

Morreu "Fast" Eddie Clarke, dos Motörhead

O guitarrista estava internado no hospital por causa de uma pneumonia. Aos 67 anos, "Fast" Eddie Clarke, como era conhecido, era o último membro vivo da formação clássica da banda mítica Motörhead.
Eutanásia

Ode à vida!

174
Todos nós vamos morrer um dia e aquilo que nos aflige julgo ser o receio de sermos pesados à família por perdermos a autonomia ou a sanidade mental, receamos não ser bem tratados, sobrarmos nesta vida
Obituário

Em memória de Rogério Martins (1928-2017)

144
A recordação de grandes figuras do nosso passado deve servir-nos para ajudar a pensarmos na vida. Rogério Martins não precisa de que eu lhe escreva estas linhas. Nós é que precisamos de pensar com ele
Cinema

O actor de culto que floresceu tardiamente

134
O intérprete de "Alien-O 8º Passageiro", "Paris, Texas" e "Uma História Simples" morreu com 91 anos. Era um símbolo cinéfilo, um actor de culto e uma instituição americana. Eurico de Barros evoca-o
Obituário

O poder da bondade

9.467
Francisco Varatojo morreu no fundo do mar, onde mergulhou tantas vezes para percorrer as profundezas em silêncio, naquele espanto mudo com que admirava e absorvia as maiores belezas que podia conhecer
Obituário

Beleza. Contributo para o euro e sentido de humor

Governador do Banco de Portugal destaca o papel de Miguel Beleza na preparação para a adesão ao euro. Carlos Costa lembra economista brilhante, conhecido pela franqueza e apurado sentido de humor.
Obituário

Um dos mais brilhantes de uma geração pioneira

145
Conheci Miguel Beleza só nos últimos anos e ainda tive a oportunidade de usufruir do seu humor fino. E continuei a ouvir dos seus pares: “É uma das inteligências mais brilhantes da minha geração”.
Obituário

Custa-me acreditar que tenha partido tão cedo

451
Miguel Beleza serviu Portugal com grande competência, ajudando-o a vencer as crises financeiras por que passou e a dar passos decisivos para que acompanhasse o aprofundamento da integração europeia.
Obituário

Morreu o ex-ministro das Finanças Miguel Beleza

1.814
Miguel Beleza, economista e ex-ministro das Finanças, morreu ao início da noite desta quinta-feira, em casa, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória. Tinha 67 anos.
Obituário

Morreu O'Neill, o icónico inventor do fato de surf

2.879
O surfista Jack O'Neill morreu esta sexta-feira aos 94 anos. Foi ele quem, na década de 50, inventou o fato de neoprene, hoje usado por surfistas em todo o mundo, para se proteger das águas frias.
Obituário

Morreu Roger Ailes, fundador da Fox News

Roger Ailes morreu durante a manhã desta quinta-feira, três dias depois de ter completado 77 anos.
Obituário

Morreu aos 82 anos a pintora Maria Velez

524
Morreu esta quinta-feira a pintora Maria Velez. Tinha 82 anos e era conhecida pelos seus trabalhos de pintura, gravura e tapeçaria.
Obituário

Michael Novak (1933-2017): capitalismo e liberdade

231
Michael Novak, que morreu esta sexta-feira, foi um dos mais esclarecidos e influentes estudiosos católicos do capitalismo democrático e em particular das suas dimensões moral, cultural e espiritual.
Obituário

Morreu o autor de BD japonês Jiro Taniguchi

O autor de BD japonês Jiro Taniguchi, responsável por "Terra de Sonhos" e "O diário do meu pai", morreu este sábado aos 69 anos, anunciou a Casterman, editora que o representa em França.
Obituário

Morreu filósofo Tzvetan Todorov aos 77 anos

O filósofo francês de origem búlgara Tzvetan Todorov morreu esta terça-feira, aos 77 anos, em Paris. O filósofo tinha ganho o prémio para as ciências Sociais em 2008.
Obituário

Morreu o "pai do Pac-Man"

Masaya Nakamura, fundador da Bandai Namco, morreu aos 91 anos. A empresa Namco foi a responsável por criar o icónico jogo Pac-Man.
Medicina

Daniel Serrão, um homem para todas as estações

1.375
Daniel Serrão soube sempre intervir e argumentar, falando a linguagem da razão esclarecida e responsável, respeitosa e tolerante, a linguagem de quem quer ajudar o outro a ser mais feliz e mais justo.
Obituário

Morreu William Peter Blatty, autor do "Exorcista"

William Peter Blatty publico "O Exorcista" em 1971 e foi o autor da adaptação cinematográfica de 1973. Tinha 89 anos e morreu num hospital de Bethesda, no estado norte-americano de Maryland.
Irão

Morreu Akbar Hashemi Rafsanjani

Antigo Presidente do Irão e uma das grandes figuras políticas do país, Ali Akbar Hashemi Rafsanjani morreu este domingo aos 82 anos.
Óbito

Guilherme Pinto. Costa manifesta profunda tristeza

O primeiro-ministro manifestou hoje a sua profunda tristeza pela morte do presidente da Câmara de Matosinhos, salientando que era seu amigo desde os 18 anos e que ambos tiveram um percurso "sólido" em comum na vida política.
Obituário

Morreu o médico Daniel Serrão

5.115
Daniel Serrão morreu este domingo aos 88 anos. Médico e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, foi conselheiro do Papa João Paulo II.
Mário Soares (1924-2017)

E depois da Presidência? Mais política, claro

Últimos anos. Soares podia ter saído da Presidência da República para a reforma. Mas não: ainda teve mais duas décadas na política, com vitórias e derrotas. Prova de que só sabia viver a lutar.
Obituário

“Look up here, I’m in heaven.” Quem morreu em 2016

102
2016 foi um ano especialmente difícil para a Cultura, com as mortes de Bowie, Prince, Leonard Cohen e Carrie Fisher, entre outros. O Observador recorda algumas das celebridades que morreram este ano.
Cinema

Mãe de Carrie Fisher morre um dia depois da filha

1.144
A atriz Debbie Reynolds, de 84 anos, tinha sido hospitalizada esta quarta-feira por suspeita de AVC. Estava a preparar o funeral da filha Carrie quando se sentiu mal.
Obituário

Morreu Carrie Fisher, a Princesa Leia de Star Wars

2.217
A atriz que ficou conhecida pelo papel de Princesa Leia na "Guerra das Estrelas" morreu aos 60 anos. Estava internada desde quinta-feira na sequência de um ataque cardíaco.
Fidel Castro

Uma entrevista e 5 discursos históricos de Fidel

É dele o discurso mais longo da história: 4 horas e 29 minutos. Mas muito mudou em Fidel ao longo do tempo. Sobretudo no modo como discursava, de ano para ano mais representado.
Fidel Castro

Os inimigos e os aliados de Fidel

Kennedy, Khrushchev, Che Guevara ou Guillermo Fariñas. Quem eram e o que disseram os homens que se cruzaram com o ditador cubano e o tentaram ajudar – ou derrotar.
Fidel Castro

Morreu Fidel Castro, líder e ditador cubano

5.721
Fidel Castro morreu esta sexta-feira, aos 90 anos, anunciou o seu irmão, o presidente Raúl Castro, na televisão estatal cubana. O corpo deverá ser cremado este sábado.
Política

Só um Miguel, este

Sentada muito perto de Miguel Veiga pus-me a pensar que a única consolação que me restava, agora que alguém fechara até a eternidade a porta sempre aberta entre nós, era o que eu o tinha “aproveitado”
Obituário

As memórias de Balsemão sobre Miguel Veiga

Pinto Balsemão evoca o amigo no dia da sua morte e recorda "histórias inacreditáveis, algumas com inevitável preponderância do sexo feminino". Mas também política, cultura e os últimos tempos.
Obituário

Morreu a primeira mulher a escalar o Evereste

A japonesa Junko Tabei, a primeira mulher a escalar o Monte Evereste em 1975, morreu aos 77 anos, informa este domingo a imprensa local.
Mário Soares (1924-2017)

O mau aluno que liderava o colégio

Infância. Soares passou de criança magra e doente a líder do colégio. Nunca foi bom aluno, mas as lições privadas com três professores de elite transformaram-no num adolescente com voz na política.
Globo

Morreu o ator brasileiro Domingos Montagner

530
Domingos Montagner morreu esta quinta-feira depois de ter desaparecido no intervalo das filmagens de "Velho Chico", a nova telenovela da Globo. Tinha 54 anos.
Obituário

Morreu Barbosa de Melo, ex-presidente da AR

2.611
Morreu Barbosa de Melo, antigo presidente da Assembleia da República. "O país acaba de perder uma personalidade singular, excecional", lamentou Marcelo Rebelo de Sousa. PSD "nunca o esquecerá".
Obituário

Maria Teresa Horta: "Era minha amiga, minha irmã"

121
No dia da morte de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta recordou à Lusa a amiga com quem partilhou o amor pela escrita. "Uma pessoa quando escreve com alguém é para sempre, é eterno."
Obituário

Morreu Maria Isabel Barreno, uma das "Três Marias"

173
Maria Isabel Barreno, escritora e investigadora, morreu aos 77 anos. Nascida num regime de opressão, ficou conhecida por ser uma das "Três Marias" e por ser uma defensora dos direitos das mulheres.
Obituário

Morreu a “menina da rádio"

340
Maria Eugénia Pinto do Amaral, que ficou conhecida pelo filme "A Menina da Rádio", morreu esta quinta-feira em Lisboa. Tinha 89 anos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)