Obituário
Obituário

Morreu Manuela Silva, economista contra a pobreza

121
Ex-secretária de Estado para o Planeamento no I Governo constitucional, professora catedrática do ISEG, Manuela Silva foi o rosto da luta contra a pobreza em Portugal. Marcelo já lamentou a sua morte.
Obituário

Tributo a Freitas do Amaral e à democracia liberal /premium

Para além de civilizar a direita, a fortíssima votação em Freitas do Amaral em 1985/86 contribuiu decisivamente para civilizar a esquerda — que Mário Soares tentava solitariamente civilizar.
Obituário

Atriz Diahann Carroll morre aos 84 anos

Atriz nomeada ao Emmy por "Anatomia de Grey", Diahann Carroll foi a primeira atriz negra a vencer um prémio Tony, além da primeira a ter uma série em que era protagonista, "Julia", em 1968.
Freitas do Amaral

Freitas e a direita: a história de um desencontro /premium

141
A direita nunca lhe perdoou, mas Freitas do Amaral também nunca perdoou à direita. Ensaio de Rui Ramos sobre um desencontro que, ao contrário do que se diz, não se reduz a matéria de personalidades.
Obituário

Morreu Jorge Leite deputado pelo PCP nos anos 1970

185
Jorge Leite era uma referência na área do Direito do Trabalho e foi deputado na década de 1970, eleito pelo PCP, partido do qual saiu mais tarde. Primeiro-ministro recordou o "notável docente".
Obituário

A vida de Alexandre Soares dos Santos em 15 fotos

1396
Relembre aqui a trajetória do empresário português que liderou o grupo Jerónimo Martins e possuía um património estimado em 2.500 milhões de euros. Soares dos Santos morreu sexta-feira, aos 84 anos.
Obituário

Morreu o ator de "Toninho Jiló" em Roque Santeiro

1039
Morreu o ator brasileiro João Carlos Barroso, aos 69 anos, o memorável guia turístico da cidade de Asa Branca na telenovela "Roque Santeiro", da TV Globo, vítima de cancro no pâncreas.
Obituário

Morreu a atriz brasileira Ruth de Souza

767
Foi a primeira atriz brasileira a ser nomeada para um prémio internacional de cinema e a primeira negra a protagonizar uma novela. Ruth de Souza estava internada devido a uma pneumonia. Tinha 98 anos.
Obituário

O meu avô, o Sr. Embaixador

855
O avô Tão partiu aos 102 anos. Como diplomata, o Embaixador António Pinto de Mesquita deixa um legado enorme. Como avô, o seu legado será ainda maior, pelo exemplo de bondade, generosidade e dedicação
Escritores

A incurável: 61 livros de Agustina Bessa-Luís

278
Agustina Bessa-Luís estreou-se nos livros em 1948, com o romance "Mundo Fechado". O Observador recorda-lhe uma parte da vasta obra publicada por um dos nomes maiores da literatura portuguesa.
Escritores

Morreu Agustina, a escritora sem medo

34512
Quando, há mais de dez anos, o tema da morte surgiu numa entrevista, Agustina admitiu não ter medo de nada: "Quem tem medo de morrer... Enfim, era melhor não nascer". A autora tinha 96 anos.
Física

Morreu Murray Gell-Man, o Nobel dos quarks

Ficou conhecido por descobrir e classificar partículas subatómicas e por propor o modelo dos quarks com George Zweig. Escreveu o livro "O Quark e o Jaguar".
Obituário

Morreu a atriz brasileira Lady Francisco

374
Atriz, produtora e diretora, tornou-se mais conhecida pela participação em novelas, como "Escrava Isaura" ou "Barrigas de Aluguer", mas também no cinema. Estava internada há cerca de um mês.
Ambiente

Morreu Almeida Fernandes, pioneiro ambientalista

6724
Morreu o biólogo José de Almeida Fernandes, antigo dirigente de institutos públicos da área do ambiente e de organizações como a Liga para a Proteção da Natureza. Tinha 87 anos.
Obituário

‘A mim, tigres da Malásia!’ /premium

343
In memoriam do Dr. Eduardo Manuel Bruno da Costa, fundador do serviço de Oncologia nos Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente.
Música

Os 12 êxitos da carreira de Dina

540
Em mais de 40 anos de carreira, Dina somou êxitos, muitas baladas e três passagens pelo Festival da Canção. No dia da morte da cantora e compositora, recordamos 12 canções.
PSD

Não haverá outro Zeca

456
Hoje os diretórios partidários não sabem (nem querem saber) o que é um jornalista. Veem-no como um adversário, um obstáculo. Não admitem que um jornalista tenha o “seu” ângulo de visão.
Arquitetura

Morreu o arquiteto Manuel Graça Dias

1223
O arquiteto Manuel Graça Dias, que interveio na recuperação do Teatro Luís de Camões, em Lisboa, morreu no domingo à noite num hospital de Lisboa com 66 anos, disse um amigo à Agência Lusa.
Obituário

O meu amigo Augusto Cid

624
Sem Augusto Cid Camarate teria, para sempre, sido descrito como mero acidente, e os portugueses teriam vivido com uma mentira relativamente à morte do seu primeiro-ministro e do seu ministro da Defesa
Obituário

Um herói civil

495
Não tinha espada, nem pistola ou punhal. A única arma que esgrimia era o lápis ou a caneta de tinta da China. De mãos nuas, teve a serenidade e a fortaleza diante dos desafios, a rectidão de propósito
Celebridades

Morreu Jô Caneças. A socialite tinha 66 anos

8008
A mulher do empresário Álvaro Caneças morreu esta segunda-feira, aos 66 anos. Natural da Régua, Jô Caneças veio cedo trabalhar para Lisboa. Lutava contra um cancro, desde 2017.
Música

Morreu Keith Flint, vocalista dos The Prodigy

3378
Liam Howllet, fundador dos Prodigy, revelou que o vocalista se suicidou no fim de semana. Flint tinha 49 anos. Banda salientou o papel "inovador" e "pioneiro" do inglês. Veja os vídeos mais icónicos.
Música

Morreu André Previn, compositor e maestro

145
André Previn morreu esta quinta-feira, aos 89 anos, em Nova Iorque. Com uma longa carreira ligada ao cinema, venceu quatro Óscares e 11 Grammys.
Cultura

Breve memória de João Bigotte Chorão

284
Conheci-o católico em religião, nacionalista em política e conservador em costumes e em tudo isto com um sentido de medida e equilíbrio onde aliava uma cultura humanista às raízes do Portugal profundo
Obituário

Fernando Rosas lembra papel de Arnaldo Matos

Fernando Rosas, que juntamente com Arnaldo Matos, Vidaúl Ferreira e João Machado fundaram o MRPP, recorda o líder como "ativista político contra a ditadura" e com um papel fundamental na revolução.
Obituário

Morreu o fundador do MRPP Arnaldo Matos

1800
Aquele que Natália Correia definiu um dia como "o grande educador da classe operária" morreu a dois dias de completar 80 anos. Manteve luta contra o grande capital até ao fim, via Twitter.
Obituário

Morreu a atriz e cantora brasileira Bibi Ferreira

Bibi Ferreira morreu esta terça-feira, aos 96 anos. Além de atriz e cantora, foi também apresentadora e compositora. O jornal Globo chama-lhe "um dos maiores fenómenos artísticos" do Brasil.
Atores

Corpo de Octávio Matos na Basílica da Estrela

O corpo do ator vai estar na Basílica da Estrela e será cremado no cemitério do Alto de S. João na quarta-feira.
Televisão

Morreu o ator Octávio Matos

1936
O ator de 79 anos foi encontrado sem vida em sua casa, desconhecendo-se ainda as causas de morte. Ficou conhecido do grande público por séries como "Nico D'Obra" e nos palcos da Revista.
Liberalismo

Anthony de Jasay (1925-2019)

Com uma personalidade de trato nem sempre fácil e ideias heterodoxas e politicamente incorrectas, Jasay fez o seu percurso maioritariamente à margem do sistema académico vigente.
Cinema

Morreu a atriz e realizadora Penny Marshall

A norte-americana, que ficou conhecida como co-protagonista da série "Laverne & Shirley" foi a primeira mulher a realizar filmes com um lucro de mais de 100 milhões de dólares. Tinha 75 anos.
Cinema

Morreu o realizador britânico Nicolas Roeg

Nicolas Roeg ficou conhecido pelos filmes polémicos e por trabalhar com estrelas do rock, como o vocalista dos The Rolling StonesStones Mick Jagger e David Bowie. O realizador britânico tinha 90 anos.
Música

Morreu Álvaro Malta, que cantou com Maria Callas

1033
O cantor lírico participou na produção de 1958 de "La Traviata", protagonizada por Maria Callas, então no auge da sua carreira. "Em palco, ela era a 'Traviata'", lembrava. Tinha 87 anos.
Moda

Quem foi Paulo Macedo?

597
Referência do styling e da produção de moda, foi durante anos diretor criativo da Vogue Portugal. Paulo Macedo morreu na última segunda-feira, em Berlim, mas deixa uma herança de sofisticação.
Cinema

O actor que sempre se recusou a ir embora

Queria ser Marlon Brando ou Cary Grant, mas acabou por estar bem na sua pele, a do másculo Burt Reynolds. Eurico de Barros evoca o actor que também realizou alguns filmes e ficou em cena até ao fim
Obituário

Obrigado, John McCain /premium

A nós, europeus, sobra-nos um dever moral: agradecer a este homem que acreditou até ao fim que o Ocidente merece ser defendido pela América. E ter esperança que ele não tenha sido o último.
Obituário

In memoriam – Ernesto Moura Coutinho

1369
O Ernesto era da nossa geração, da nossa tribo, parte integrante da nossa história e da nossa aventura. Discreto, confiante, confiado, era aquele Amigo com quem se conta sempre mesmo quando é difícil.
Obituário

Neil Simon: o gigante da comédia e rei da Broadway

115
Eurico de Barros recorda o colosso do teatro americano e rei da comédia que morreu aos 91 anos, na sua Nova Iorque natal. Além da Broadway, o seu "habitat", destacou-se ainda na tela e na TV
Obituário

Luís Amaro (1923-2018), um príncipe do serviço

"Quem o observe à distância e atente nos seus modos educados, na gentileza polida e na máxima discrição, não pode adivinhar quanto a literatura portuguesa deve a este homem raro", escreve Vasco Rosa.
Obituário

Só o entusiasmava desenvolver o país que amava /premium

206
Tivesse nascido num país mais acolhedor à iniciativa privada e teria ido ainda mais longe do que foi. Por isso o trucidava ver o caminho que o país leva no que ao ataque à iniciativa privada respeita.
Obituário

Morreu Aretha Franklin, a rainha da soul

1157
"Quando se senta ao piano e canta A Natural Woman, é capaz de me levar às lágrimas. Soa tão bem, caramba", disse um dia Barack Obama, que chorou ao ouvi-la. Aretha Franklin morreu hoje, aos 76 anos.
Obituário

Morreu Pepino, o ícone do ciclismo angolano

238
"Pepino" começou a sua atividade desportista ainda jovem. Além do ciclismo, fez atletismo e foi jogador de futebol. Em julho passado foi homenageado pelos feitos em prol do país. Morreu aos 95 anos.
Cancro

Rapaz de 5 anos deixou obituário antes de morrer

245
"Quero cinco casas insufláveis ​​(porque tenho cinco anos), cones de neve e o Batman". Foi assim que Garrett, de cinco anos, explicou o seu funeral aos pais, antes de perder a luta contra o cancro.
Obituário

Morreu Ricardo Camacho, músico dos Sétima Legião

1320
Morreu Ricardo Camacho, músico da banda Sétima Legião, produtor musical e médico. Tinha 64 anos. Os amigos recordam alguém "discreto, curioso e trabalhador", de "grande humanidade".
Obituário

Morreu Richard Swift, dos Black Keys, aos 41 anos

O produtor, cantor e compositor americano Richard Swift morreu esta terça-feira aos 41 anos. O artista tinha sido internado há cerca de um mês com uma doença grave.
Obituário

Morreu José Pinto, antigo jornalista da RTP

1352
José Pinto, antigo jornalista da RTP que apresentou o programa "Rotações" durante vários anos, morreu aos 70 anos. A informação foi avançada pelo amigo João Carlos Costa.
Obituário

Coreógrafa Gillian Lynne morreu aos 92 anos

A britânica Gillian Lynne, que coreografou "O Fantasma da Ópera" e "Cats", morreu no domingo aos 92 anos. O marido, Peter Lang, escreveu no Twitter: "O meu coração está partido".
Política

Morreu José Manuel Tengarrinha

439
O fundador do MDP/CDE tinha 86 anos. A notícia foi dada por Rui Tavares, o líder do partido Livre.
PS

Arnaut, pai do SNS. Maçonaria e o despacho secreto

724
Enfrentou resistências do PS e contribuiu para o fim da coligação com o CDS. Prestes a cair, Arnaut assinou um despacho secreto e pediu ajuda a um amigo maçom para garantir a criação do SNS.
Obituário

Morreu o jornalista Tom Wolfe

147
Tom Wolfe estava internado num hospital em Manhattan, em Nova Iorque, devido a uma "infeção". O escritor, um dos grandes precursores do chamado "New Journalism", tinha 87 anos.
Obituário

Morreu a primeira namorada do Super-Homem

113
Ficou conhecida pelo papel de Lois Lane, namorada do Super-Homem. Teve um esgotamento nervoso que a afastou do cinema, mas participou em séries de televisão e numa produção da Broadway.
Obituário

Morreu o DJ Avicii. Tinha 28 anos

7053
Levou euforia às pistas de dança de todo o mundo mas também não evitou os excessos. Em 2016 deixara de fazer digressões e dizia sentir-se "feliz e livre". Esta sexta-feira morreu, aos 28 anos.
Obituário

Morreu Isao Takahata, diretor de 'Heidi' e 'Marco'

116
Isao Takahata morreu aos 82 anos, vítima de cancro no pulmão. O realizador de animação japonês dirigiu a série "Heidi" e fundou o estúdio Ghibli com Hayao Miyazaki.
Obituário

Victor Ribeiro, o Comandante

2284
Victor Ribeiro era um herói português. Antigo comando, no Verão Quente de 1975 foi o elemento-chave na mobilização de camaradas para as companhias de convocados que seriam decisivas no 25 de Novembro.
Obituário

Morreu o fundador da Toys"R"Us

118
Morreu esta quinta-feira o fundador da Toys"R"Us, Charles Lazarus. A notícia chega poucos dias depois de a empresa ter declarado insolvência em Portugal e que vai fechar lojas nos EUA.
passeio aleatório

Adeus a Estácio dos Reis

Os seus amigos sentem orgulho de terem privado com um homem de excepção. Todos destacam, em primeiro lugar, as suas qualidades humanas, a sua disponibilidade, o seu otimismo e o seu gosto pelo diálogo
Obituário

Morreu o poeta chileno Nicanor Parra aos 103 anos

119
Morreu Nicanor Parra, o poeta chileno de "Poemas e anti-poemas", publicado em 1954, livro com o qual definiu o seu próprio destino na literatura chilena. Tinha 103 anos.
Música

Reveja os anos dourados de Madalena Iglésias

As centenas de cartas, a época em que precisava de proteção policial, depois de vencer o festival em 1966, e a rivalidade com Simone. Os pontos altos da carreira da cantora, que morreu aos 78 anos.
Obituário

Morreu a cantora Madalena Iglésias

2926
Madalena Iglésias morreu esta terça-feira aos 78 anos. Em 1966 venceu o Festival da Canção com a canção "Ele e Ela", que ficou para sempre na memória dos portugueses.
Obituário

Morreu "Fast" Eddie Clarke, dos Motörhead

O guitarrista estava internado no hospital por causa de uma pneumonia. Aos 67 anos, "Fast" Eddie Clarke, como era conhecido, era o último membro vivo da formação clássica da banda mítica Motörhead.
Eutanásia

Ode à vida!

174
Todos nós vamos morrer um dia e aquilo que nos aflige julgo ser o receio de sermos pesados à família por perdermos a autonomia ou a sanidade mental, receamos não ser bem tratados, sobrarmos nesta vida
Obituário

Em memória de Rogério Martins (1928-2017)

144
A recordação de grandes figuras do nosso passado deve servir-nos para ajudar a pensarmos na vida. Rogério Martins não precisa de que eu lhe escreva estas linhas. Nós é que precisamos de pensar com ele
Cinema

O actor de culto que floresceu tardiamente

134
O intérprete de "Alien-O 8º Passageiro", "Paris, Texas" e "Uma História Simples" morreu com 91 anos. Era um símbolo cinéfilo, um actor de culto e uma instituição americana. Eurico de Barros evoca-o
Obituário

O poder da bondade

9462
Francisco Varatojo morreu no fundo do mar, onde mergulhou tantas vezes para percorrer as profundezas em silêncio, naquele espanto mudo com que admirava e absorvia as maiores belezas que podia conhecer
Obituário

Beleza. Contributo para o euro e sentido de humor

Governador do Banco de Portugal destaca o papel de Miguel Beleza na preparação para a adesão ao euro. Carlos Costa lembra economista brilhante, conhecido pela franqueza e apurado sentido de humor.
Obituário

Um dos mais brilhantes de uma geração pioneira

145
Conheci Miguel Beleza só nos últimos anos e ainda tive a oportunidade de usufruir do seu humor fino. E continuei a ouvir dos seus pares: “É uma das inteligências mais brilhantes da minha geração”.
Obituário

Custa-me acreditar que tenha partido tão cedo

450
Miguel Beleza serviu Portugal com grande competência, ajudando-o a vencer as crises financeiras por que passou e a dar passos decisivos para que acompanhasse o aprofundamento da integração europeia.
Obituário

Morreu o ex-ministro das Finanças Miguel Beleza

1814
Miguel Beleza, economista e ex-ministro das Finanças, morreu ao início da noite desta quinta-feira, em casa, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória. Tinha 67 anos.
Obituário

Morreu O'Neill, o icónico inventor do fato de surf

2878
O surfista Jack O'Neill morreu esta sexta-feira aos 94 anos. Foi ele quem, na década de 50, inventou o fato de neoprene, hoje usado por surfistas em todo o mundo, para se proteger das águas frias.
Obituário

Morreu Roger Ailes, fundador da Fox News

Roger Ailes morreu durante a manhã desta quinta-feira, três dias depois de ter completado 77 anos.
Obituário

Morreu aos 82 anos a pintora Maria Velez

524
Morreu esta quinta-feira a pintora Maria Velez. Tinha 82 anos e era conhecida pelos seus trabalhos de pintura, gravura e tapeçaria.
Obituário

Michael Novak (1933-2017): capitalismo e liberdade

227
Michael Novak, que morreu esta sexta-feira, foi um dos mais esclarecidos e influentes estudiosos católicos do capitalismo democrático e em particular das suas dimensões moral, cultural e espiritual.
Obituário

Morreu o autor de BD japonês Jiro Taniguchi

O autor de BD japonês Jiro Taniguchi, responsável por "Terra de Sonhos" e "O diário do meu pai", morreu este sábado aos 69 anos, anunciou a Casterman, editora que o representa em França.
Obituário

Morreu filósofo Tzvetan Todorov aos 77 anos

O filósofo francês de origem búlgara Tzvetan Todorov morreu esta terça-feira, aos 77 anos, em Paris. O filósofo tinha ganho o prémio para as ciências Sociais em 2008.
Obituário

Morreu o "pai do Pac-Man"

Masaya Nakamura, fundador da Bandai Namco, morreu aos 91 anos. A empresa Namco foi a responsável por criar o icónico jogo Pac-Man.
Medicina

Daniel Serrão, um homem para todas as estações

1374
Daniel Serrão soube sempre intervir e argumentar, falando a linguagem da razão esclarecida e responsável, respeitosa e tolerante, a linguagem de quem quer ajudar o outro a ser mais feliz e mais justo.
Obituário

Morreu William Peter Blatty, autor do "Exorcista"

William Peter Blatty publico "O Exorcista" em 1971 e foi o autor da adaptação cinematográfica de 1973. Tinha 89 anos e morreu num hospital de Bethesda, no estado norte-americano de Maryland.
Irão

Morreu Akbar Hashemi Rafsanjani

Antigo Presidente do Irão e uma das grandes figuras políticas do país, Ali Akbar Hashemi Rafsanjani morreu este domingo aos 82 anos.
Óbito

Guilherme Pinto. Costa manifesta profunda tristeza

O primeiro-ministro manifestou hoje a sua profunda tristeza pela morte do presidente da Câmara de Matosinhos, salientando que era seu amigo desde os 18 anos e que ambos tiveram um percurso "sólido" em comum na vida política.
Obituário

Morreu o médico Daniel Serrão

5113
Daniel Serrão morreu este domingo aos 88 anos. Médico e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, foi conselheiro do Papa João Paulo II.
Mário Soares (1924-2017)

E depois da Presidência? Mais política, claro

Últimos anos. Soares podia ter saído da Presidência da República para a reforma. Mas não: ainda teve mais duas décadas na política, com vitórias e derrotas. Prova de que só sabia viver a lutar.
Obituário

“Look up here, I’m in heaven.” Quem morreu em 2016

102
2016 foi um ano especialmente difícil para a Cultura, com as mortes de Bowie, Prince, Leonard Cohen e Carrie Fisher, entre outros. O Observador recorda algumas das celebridades que morreram este ano.
Cinema

Mãe de Carrie Fisher morre um dia depois da filha

1142
A atriz Debbie Reynolds, de 84 anos, tinha sido hospitalizada esta quarta-feira por suspeita de AVC. Estava a preparar o funeral da filha Carrie quando se sentiu mal.
Obituário

Morreu Carrie Fisher, a Princesa Leia de Star Wars

2216
A atriz que ficou conhecida pelo papel de Princesa Leia na "Guerra das Estrelas" morreu aos 60 anos. Estava internada desde quinta-feira na sequência de um ataque cardíaco.
Fidel Castro

Uma entrevista e 5 discursos históricos de Fidel

É dele o discurso mais longo da história: 4 horas e 29 minutos. Mas muito mudou em Fidel ao longo do tempo. Sobretudo no modo como discursava, de ano para ano mais representado.
Fidel Castro

Os inimigos e os aliados de Fidel

Kennedy, Khrushchev, Che Guevara ou Guillermo Fariñas. Quem eram e o que disseram os homens que se cruzaram com o ditador cubano e o tentaram ajudar – ou derrotar.
Fidel Castro

Morreu Fidel Castro, líder e ditador cubano

5716
Fidel Castro morreu esta sexta-feira, aos 90 anos, anunciou o seu irmão, o presidente Raúl Castro, na televisão estatal cubana. O corpo deverá ser cremado este sábado.
Política

Só um Miguel, este

Sentada muito perto de Miguel Veiga pus-me a pensar que a única consolação que me restava, agora que alguém fechara até a eternidade a porta sempre aberta entre nós, era o que eu o tinha “aproveitado”
Obituário

As memórias de Balsemão sobre Miguel Veiga

Pinto Balsemão evoca o amigo no dia da sua morte e recorda "histórias inacreditáveis, algumas com inevitável preponderância do sexo feminino". Mas também política, cultura e os últimos tempos.
Obituário

Morreu a primeira mulher a escalar o Evereste

A japonesa Junko Tabei, a primeira mulher a escalar o Monte Evereste em 1975, morreu aos 77 anos, informa este domingo a imprensa local.
Mário Soares (1924-2017)

O mau aluno que liderava o colégio

Infância. Soares passou de criança magra e doente a líder do colégio. Nunca foi bom aluno, mas as lições privadas com três professores de elite transformaram-no num adolescente com voz na política.
Globo

Morreu o ator brasileiro Domingos Montagner

529
Domingos Montagner morreu esta quinta-feira depois de ter desaparecido no intervalo das filmagens de "Velho Chico", a nova telenovela da Globo. Tinha 54 anos.
Obituário

Morreu Barbosa de Melo, ex-presidente da AR

2611
Morreu Barbosa de Melo, antigo presidente da Assembleia da República. "O país acaba de perder uma personalidade singular, excecional", lamentou Marcelo Rebelo de Sousa. PSD "nunca o esquecerá".
Obituário

Maria Teresa Horta: "Era minha amiga, minha irmã"

121
No dia da morte de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta recordou à Lusa a amiga com quem partilhou o amor pela escrita. "Uma pessoa quando escreve com alguém é para sempre, é eterno."
Obituário

Morreu Maria Isabel Barreno, uma das "Três Marias"

173
Maria Isabel Barreno, escritora e investigadora, morreu aos 77 anos. Nascida num regime de opressão, ficou conhecida por ser uma das "Três Marias" e por ser uma defensora dos direitos das mulheres.
Obituário

Morreu a “menina da rádio"

340
Maria Eugénia Pinto do Amaral, que ficou conhecida pelo filme "A Menina da Rádio", morreu esta quinta-feira em Lisboa. Tinha 89 anos.
Realizador

Morreu o realizador de "Pretty Woman"

Foi um argumentista e produtor que trocou o pequeno ecrã pelo cinema. Ficou conhecido pelo filme "Pretty Woman", com Julia Roberts e Richard Gere, e pela série "Happy Days".
Obituário

Morreu Nuno Rocha, jornalista fundador do Tempo

O Tempo foi fundado em 29 de maio de 1975, na véspera do "Verão Quente". Chegou a vender mais de 100 mil exemplares. Encerrou em 1990. Foi o jornal onde Paulo Portas se estreou como cronista.
Holocausto

Elie Wiesel, o Tzadik

470
Da noite dos seus quinze anos, Wiesel tirou uma força pouco comum. A de testemunhar não só pelos mortos do seu próprio povo mas por todas as vítimas da opressão, do sofrimento e da injustiça.
Televisão

Morreu Camilo de Oliveira: todas as reações

227
Camilo de Oliveira morreu na noite de sábado, aos 91 anos. Colegas e amigos recordam um ator excecional, de enorme talento e rigor. Também Marcelo Rebelo de Sousa lembrou o "humor doce" do ator.
Obituário

Morreu o realizador Michael Cimino

Michael Cimino, vencedor do Óscar de Melhor Realizador pelo filme “O Caçador”, morreu este sábado. Apesar dos insucessos que somou, era considerado “um dos grandes” do cinema.
Obituário

Morreu o Nobel da Paz Elie Wiesel

281
O escritor Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto e Prémio Nobel da Paz em 1986, morreu este sábado, aos 87 anos. Autor de mais de 30 ensaios e romances, nasceu, a 30 de setembro de 1928.
Óbito

Morreu o fadista Vicente da Câmara

1363
Com 65 anos de carreira, Vicente da Câmara era considerado um dos maiores expoentes do fado. Tinha 88 anos e morreu em Lisboa. Fica na memória a "Moda das Tranças Pretas".
Obituário

In memoriam

991
Ninguém pode ter a desumanidade de acusar de falta de valor quem, ante a iminência de uma morte muito dolorosa, deseja antecipá-la. Mas maior é a coragem de quem resiste até ao fim.
Cartoon

Morreu Siné, antigo cartoonista do "Charlie Hebdo"

Maurice Sinet, mais conhecido por Siné, morreu na manhã desta quinta-feira depois de uma intervenção cirúrgica. O antigo colaborador do jornal satírico "Charlie Hebdo" tinha 87 anos.
Literatura

Morreu o historiador e escritor Paulo Varela Gomes

535
O escritor e historiador da arquitetura Paulo Varela Gomes morreu este sábado, depois de ter perdido a batalha contra um cancro diagnosticado há quatro anos.
Música

Morreu a cravista Magdalena van Zeller

1647
Morreu Magdalena van Zeller, 76 anos, considerada durante muitos anos a mais eminente cravista portuguesa. Foi também figura pioneira da maior relevância na redescoberta da Música Antiga em Portugal.
Alemanha

Morre ex-ministro dos Negócios Estrangeiros alemão

Guido Westerwelle foi líder do FDP e esteve no governo, em coligação com a CDU de Angela Merkel, entre 2009 e 2013. Marcou o mandato pela oposição às intervenções militares.
Obituário

Fátima Patriarca

109
Muita gente tem dificuldade em convencer os outros; a maior dificuldade da Fátima Patriarca era convencer-se a si mesma. O que é ilustração prática da ética do cientista, que ela cultivou sem falhas.
Obituário

Morreu a escritora Harper Lee

137
A autora de "Mataram a Cotovia" tinha 89 anos. O seu segundo e último livro, "Vai e Põe uma Sentinela", foi publicado no ano passado.
Obituário

Morreu o realizador polaco Andrzej Zulawski

O realizador morreu esta quarta-feira depois de uma longa batalha contra um cancro. O último filme, "Cosmos", foi rodado e produzido em Portugal.
Óbito

Morreu George Gaynes, ator de Academia de Polícia

112
O ator, conhecido pelo papel de comandante Lassard, já não representava desde 2003. Tinha 98 anos.
Obituário

Morreu Abe Vigoda, um dos gangster de "O Padrinho"

O ator que participou na série humorística "Barney Miller" e no filme "O Padrinho" morreu esta terça-feira aos 94 anos.
David Bowie

Tudo o que publicámos sobre David Bowie

O músico morreu há exatamente uma semana, a 10 de janeiro, depois de uma batalha de 18 meses contra o cancro. O Observador publicou vários artigos sobre a sua vida e a sua obra. Veja-os aqui.
David Bowie

Família de David Bowie vai fazer cerimónia privada

A família de David Bowie vai fazer uma cerimónia privada com os parentes e amigos mais próximos. O autor de "Changes" foi cremado em Nova Iorque depois de morrer com cancro no fígado.
Reino Unido

Morreu o ator britânico Alan Rickman

429
O ator britânico, que ficou conhecido por interpretar o papel de Snape na saga Harry Potter, morreu aos 69 anos vítima de cancro. "Era um ator magnífico e um homem maravilhoso", escreveu J.K. Rowling.
David Bowie

A morte de um velho amigo

137
No caso de David Bowie, até acho mesmo que ele era o melhor: o melhor compositor, o melhor letrista, o melhor cantor. O mais inventor, o que surpreendia mais e o mais inteligente.
David Bowie

Bowie: Iman deixou pistas nas redes sociais?

113
O músico passou 18 longos meses a lutar contra um cancro no fígado. Nesse período difícil, a sua mulher, a modelo Iman, publicou dezenas de frases religiosas e motivacionais no Twitter e no Instagram.
David Bowie

Cancro: o último disfarce de Bowie

242
O desaparecimento do cantor apanhou quase todos de surpresa. Escondeu que tinha um cancro do fígado e que sofrera seis ataques cardíacos desde 2004. O mestre do disfarce fez da morte uma obra de arte.
David Bowie

Mande-nos as suas memórias de David Bowie

Um concerto inesquecível, uma canção marcante, um filme inspirador. A obra do músico que morreu este domingo cruzou-se com a sua vida? Conte-nos tudo.
David Bowie

Reconhece-o? A vida de Bowie em imagens

377
Primeiro foi Davy Jones, um cantor pop de cabelo peculiar. Depois, com um novo nome, tornou-se num dos músicos mais iconicos de sempre. Veja as fotos de uma vida sempre em movimento
David Bowie

15 canções para escutar a carreira de Bowie

933
Uma escolha com muitas hipóteses mas que vai sempre resultar numa das melhores playlists que a pop pode oferecer. Qualquer dos temas que se segue é insubstituível, a não ser por outra canção de Bowie.
David Bowie

Bowie em 15 frases: "Freud ia adorar conhecer-me"

2629
Conseguia ser inspirador, divertido e desconcertante. Falando sobre a sua música ou sobre si próprio, em entrevistas ou declarações, deixou várias frases definitivas. Mostramos-lhe algumas.
Obituário

Morreu Pierre Boulez, o último dos vanguardistas

124
O maestro francês, conhecido por nunca usar batuta, foi um dos mais importantes compositores do século XX. Morreu na terça-feira aos 90 anos.
Pessoas

Morreu compositor e maestro francês Pierre Boulez

156
Pierre Boulez morreu em Baden-Baden, na Alemanha, aos 90 anos. Desaparece um dos mais importantes nomes da música clássica contemporânea.
Música

Lemmy Kilmister não pode morrer

193
O líder dos Motörhead foi a mais fiel personificação do rock'n'roll – um cavalheiro viciado em sexo, droga, estrada e colunas no máximo. Alexandre Homem Cristo garante que nunca houve ninguém assim.
Obituário

Morreu Natalie Cole, filha de Nat King Cole

347
A cantora norte-americana morreu num hospital de Los Angeles, nos Estados Unidos. Tinha 65 anos.
Motörhead

Morreu Lemmy Kilmister, vocalista dos Motörhead

376
Ian "Lemmy" Kilmister, vocalista e fundador da banda de heavy metal Motörhead, morreu aos 70 anos vítima de cancro. A doença foi diagnosticada no sábado.
2015-2016

Vão fazer falta: quem perdemos em 2015

111
O poeta Herberto Helder, a ex-primeira-dama Maria Barroso, o realizador Manoel de Oliveira. O Observador recorda aqueles que desapareceram este ano.
Obituário

Expensive Soul de luto: "Deixaste-nos tão cedo"

137
O teclista Nuno Gonçalves, mais conhecido por Mr. D, morreu esta segunda-feira. A notícia foi dada pela própria banda, através do Facebook. A causa da morte não foi divulgada.
Obituário

Morreu o embaixador José César Paulouro das Neves

103
José César Paulouro das Neves, antigo embaixador de Portugal em Moçambique, Madrid, Paris e Roma, morreu este sábado. Tinha 78 anos e há dois anos que estava muito doente.
Porto

Morreu Paulo Cunha e Silva, homem da cultura

1688
Uma das figuras de proa do Porto 2001, Cunha e Silva tinha um vasto passado ligado à cultura e, desde 2013, era vereador da equipa de Rui Moreira. A câmara decretou três dias de luto municipal.
Obituário

O pensador contra os pequenos mestres

Na morte de André Glucksmann, Paulo Tunhas pára um pouco para pensar sobre o marxismo, sobre o "pensamento a crédito" e sobre a estupidez que traz consigo a criação política do sofrimento humano.
Obituário

Em memória do meu tio José Vilhena

595
Num texto exclusivo para o Observador, Luís Vilhena lembra o o mais subversivo cartoonista português. Fala de memórias da adolescência, de cartas de amor e de fotos surpreendentes.
Obituário

Morreu especialista na obra de Eça de Queiroz

116
Beatriz Berrini era professora de Literatura Portuguesa e Brasileira e de Teoria Literária, na Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo, e participou na constituição da Fundação Eça de Queiroz.
Literatura

Vitor Silva Tavares, o último dos rebeldes

497
Não era apenas a alma da subterrânea &etc, era o mais temível e respeitado editor português, porque era o único que fazia dos livros que editava um ato de resistência e de poesia.
Literatura

Inteligência aguda e alegre

Muito vivido, Vítor Silva Tavares não foi, como agora se diz por aí, um "editor radical": ele foi sobremaneira um homem livre, que sabia o que queria
Obituário

Editor da mítica &etc morre aos 78 anos

332
Foi escritor e poeta, mas sobretudo editor. Era um dos últimos rebeldes, pai dos maiores poetas portugueses dos últimas décadas. Vitor Silva Tavares morreu hoje vítima de uma infeção generalizada.
Óbito

Morreu o famoso "Gaúcho da Copa"

Morreu esta quarta-feira, aos 60 anos, o icónico Clovis Acosta Fernandes, um dos mais famosos fãs no mundo do futebol. O brasileiro, também conhecido como "Gaúcho da Copa", morreu de cancro.
Obituário

Morreu a atriz brasileira Betty Lago

102
A atriz brasileira Betty Lago morreu na manhã deste domingo, no Rio de Janeiro. Betty Lago, de 60 anos, lutava há mais de três com um cancro na vesícula.
Obituário

Morreu a atriz Delfina Cruz

A atriz lutava há vários meses contra um cancro da mama. A notícia foi dada pelo amigo de longa data Daniel Martins. Delfina Cruz tinha 69 anos.
Obituário

António Gaio, o homem do cinema de animação

Director do Cinanima durante 35 anos, escreveu um livro pioneiro sobre o cinema animado nacional e identificou os desenhos da primeira animação portuguesa, “O Pesadelo do António Maria", de 1923.
Obituário

Alberto Vaz da Silva (1936-2015)

124
O seu conhecimento enciclopédico permitia-lhe fazer compreender tudo para além do imediato e do simples. A poesia, a literatura, as artes, o diálogo das culturas e das civilizações.
Óbito

A grande mulher ao lado de um grande homem

1047
Foi Penélope, declamadora do povo, mulher, primeira-dama. A primeira dama. Morreu esta terça-feira, 7 de julho, Maria Barroso, a mulher que esteve ao lado de Mário Soares mais de 66 anos.
Obituário

Morreu o ator Nuno Melo

6261
O 'Caniço' da segunda telenovela portuguesa, 'Chuva na Areia', que também se destacou no humor no programa Casino Royal ao lado de Herman José morreu, vítima de cancro no fígado, aos 55 anos.
Obituário

Morreu a galerista Maria Nobre Franco

167
Foi a primeira diretora do Museu Berardo (1997) e deu um lugar aos artistas mais jovens na arte contemporânea do país. Maria Nobre Franco morreu esta noite em Cascais.
Obituário

Morreu Girão Pereira, antigo autarca de Aveiro

1246
Morreu esta quinta-feira o homem que transformou Aveiro entre os anos 80 e 90. José Girão Pereira (CDS) foi o primeiro presidente da Câmara de Aveiro após o 25 de Abril. Depois disso foi eurodeputado.
Obituário

Morreu a escritora Ana Vicente

2212
A escritora e defensora dos direitos das mulheres, Ana Vicente, morreu este domingo no Estoril, vítima de cancro. Tinha 72 anos.
Manoel de Oliveira

Em 106 anos, quanto pode mudar o mundo?

187
Manoel de Oliveira viveu 106 anos e observou o mundo transformar-se muitas vezes. Nasceu no ano do regicídio e viu de longe duas grandes guerras. E já tinha 60 anos quando o homem pisou a lua.
Manoel de Oliveira

Trepa: "Manoel de Oliveira conseguiu ser o homem que quis"

O neto de Manoel de Oliveira já prestou declarações sobre a morte do avô. Durante o dia críticos de cinema, produtores e amigos lamentam a morte de um grande artista que deixou muita obra feita.
Obituário

Herberto, o poeta que nunca se deixou capturar

1176
Genial, misterioso, visionário, trabalhador incansável das metáforas e dos símbolos, Herberto Helder morreu de ataque cardíaco na noite de segunda-feira. Deixou pronto novo livro, que sairá em breve.
Óbito

Morreu Herberto Helder

893
Herberto Helder, um dos maiores poetas da língua portuguesa, morreu aos 84 anos esta segunda-feira. As causas da morte não foram reveladas.
Obituário

Morreu um dos maiores investigadores do mirandês

270
Amadeu Ferreira, considerado um dos maiores escritores e instigadores do mirandês, morreu este domingo, em Lisboa. Tinha 64 anos.
Obituário

Morreu Leonard Nimoy, o Spock da série Star Trek

269
Leonard Nimoy morreu esta sexta-feira na sua casa em Bel Air, em Los Angeles. O ator tinha 83 anos.
Obituário

Morreu a atriz Maria Zamora

A atriz, que integrava o elenco da telenovela "Jardins Proibidos", morreu na madrugada desta terça-feira, em Lisboa. Tinha 40 anos.
Mundo

Morreu o Senhor Nutella. Tinha 89 anos

265
Michele Ferrero, o italiano mais rico do seu país, conseguiu por a receita do pai a ser vendida em todo o mundo. Com a base da Nutella, criou chocolates como o Ferrero Rocher, Mon Cherie e Kinder.
Obituário

Morreu Daniel Ricardo, o jornalista nº 78

Daniel Ricardo, fundador da revista Visão, morreu esta sexta-feira no Hospital de Santa Maria onde estava internado há alguns dias.
Manuel de Lucena

Saudades de Manuel de Lucena

No velho GIS e no ICS, manteve a postura de quem achava que o ócio, a conversa e a solidão eram condições para aprender a pensar e desenvolver um pensamento criativo, susceptível de elucidar o mundo.
Manuel de Lucena

Morreu um homem livre: Manuel de Lucena

421
Mais do que a inteligência, luminosa e meticulosa, mais do que a cultura, fenomenal e sem fronteiras, tanto quanto o carácter, íntegro e inconformista, o que mais apreciei nele foi a sua liberdade.
Manuel de Lucena

Uma pessoa que não se parecia com ninguém

259
Manuel de Lucena era um espírito livre, totalmente desalinhado, sempre fora de todas as modas e todas as tribos, com referências, preocupações e uma linguagem que não se encaixavam em nenhuma escola.
Obituário

Morreu o cientista político Manuel de Lucena

219
Era um pensador original e influente, investigador e cientista político. Fundou revistas, esteve exilado, passou episodicamente pela política. Manuel de Lucena morreu este sábado em Lisboa.
A página está a demorar muito tempo.