271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Obituário

Obituário

Morreu o arquiteto Paulo Mendes da Rocha

194
Paulo Mendes da Rocha, o segundo brasileiro a ganhar o Pritzker, era considerado o último gigante da arquitetura no Brasil. Responsável pelo novo Museu dos Coches, doou o seu acervo a Portugal.
Estilo de Vida

Morreu Paul Van Doren, um dos fundadores da Vans

1389
Associadas à cultura do surf e skate, as famosas solas de borracha vulcanizada, que lançou com o irmão em 1966, viralizaram quando um jovem Sean Penn usou uns Vans no filme "Viver Depressa".
Obituário

Morreu Nuno Monteiro, professor em Yale

1054
Nuno Monteiro era especializado em Relações Internacionais e Estudos de Segurança, áreas sobre as quais publicou dois livros. Doutorado pela Universidade de Chicago, era professor em Yale desde 2017.
Óbito

Carlos Bernardes, um "apaixonado pela política" /premium

290
A notícia apanhou todos de surpresa, neste início de semana. Carlos Bernardes foi encontrado morto em casa e quem o conhece recorda a "paixão pela política" e a dedicação às causas.
Cultura

Ana Francisca, a poeta

Está aqui tudo o que tenho sobre ela: o processo clínico ainda em papel, o capítulo de um livro que revela pormenores da sua vida e dezenas de pequenos papéis com os seus versos extraordinários.
Moda

Morreu o designer de moda Alber Elbaz

Alber Elbaz morreu no último sábado, num hospital de Paris, vítima de Covid-19. Tinha 59 anos e havia lançado a sua própria marca, a AZ Factory, em janeiro.
Saúde

Morreu João Dória Nóbrega, ginecologista/obstetra

2542
Morreu João Dória Nóbrega, ginecologista e obstetra que exerceu durante décadas na Maternidade Alfredo da Costa e esteve ligado às reformas que permitiram a descida da mortalidade infantil em Portugal
Estados Unidos da América

Morreu o financeiro Bernie Madoff, na prisão

755
Bernie Madoff estava a cumprir uma pena de prisão de 150 anos devido à fraude que se tornou um dos maiores escândalos de fraude financeira da história, que durou décadas. Tinha 82 anos.
Família Real Britânica

Uma vida ao lado da rainha: a história de Filipe /premium

837
Com apenas 18 meses, fugiu do país de origem numa caixa de laranjas. Viveu longe dos pais e cresceu sem nação. Filipe morre aos 99 anos, para trás fica a história do longevo príncipe consorte.
Obituário

Coelho, a alma do PS que tratava a política por tu /premium

115
O homem do aparelho do PS criou um referencial de ética quando se demitiu após a queda da ponte de Entre-os-Rios. Mesmo após sair da vida política nunca deixou de ser dos políticos mais influentes.
Obituário

Morreu o ex-deputado António Dias Baptista

121
António Dias Baptista faleceu este sábado, aos 63 anos, vítima de morte súbita, disse à Agência Lusa fonte familiar. O socialista foi deputado e vereador da Câmara Municipal de Lisboa de 2005 a 2007.
Obituário

Morreu Ferlinghetti, lenda da Geração Beat

195
Tinha 101 anos e vivia em São Francisco. Através da livraria-editora City Lights deu a conhecer a obra de Allen Ginsberg. De ascendência portuguesa, teve um primeiro livro traduzido entre nós em 1972.
Obituário

O meu amigo Luís Salgado Matos

E, nisto tudo, o Luís? Será preciso dizer que era uma inteligência fulgurante, um provocador brilhante – com as suas bizarrias?
Obituário

Joan Margarit, que da morte se foi libertando /premium

Camões sabia que só vencem a lei da morte aqueles que deixam atrás de si uma obra de valor, porque se mantêm vivos na memória coletiva. E se o corpo do catalão morreu ontem, a poesia continua viva.
Obituário

EUA. Morreu o radialista Rush Limbaugh

Famoso pelo programa de rádio, influente no seio do Partido Republicano e controverso pelas visões e declarações falsas ou negacionistas. Morreu aos 70 anos com cancro do pulmão.
Teatro

Diogo Infante recorda Carmen Dolores

174
Em declarações à Lusa, o ator lembrou a amiga de que sentirá muita falta. Tiago Rodrigues destacou “enorme dignidade e elegância” da atriz. Graça Fonseca evocou importância para o teatro português.
Teatro

Morreu a atriz Carmen Dolores, aos 96 anos

1498
A atriz, que fora condecorada em 2018 por Marcelo Rebelo de Sousa, morreu aos 96 anos de idade. Tinha-se retirado dos palcos em 2005. Em 2017, saiu o seu livro de memórias, "Vozes Dentro de Mim".
História

Marcelino da Mata. Vírus abateu o herói da guerra /premium

6544
Dele contava-se que antes de atacar mandava o corneteiro tocar porque não lhe parecia decente atacar um homem desprevenido. A sua vida dava muitos filmes. E confronta Portugal consigo mesmo.
Música

Joel Pina. Governo recorda figura central do fado

Graça Fonseca recordou a "figura central do fado e referência maior da música portuguesa". António Costa defendeu que "a maior forma de expressar a nossa gratidão é continuar a ouvi-lo".
Obituário

Morreu Joel Pina, mestre e "professor" do fado

2854
Acompanhou Amália Rodrigues durante três décadas, influenciou músicos e fadistas e fez do baixo acústico uma peça fundamental no fado. Completaria ainda este mês 101 anos.
Obituário

Na morte de Marcelino da Mata

6611
Depois do fim da guerra só em 1980 a sua saga terminou. Foi reintegrado e promovido a Capitão (graduado em Tenente-Coronel). O império e as malhas que o mesmo tecia iam ficando cada vez mais para trás
História

Uma APUteose: Breve homenagem ao Carlos do Carmo

140
Carlos do Carmo queria muito conhecer Cunhal, que lhe agradeceu a ajuda na campanha. Lembro a comoção do cantor, que ficou com a voz embargada, como sucede ao falar com um ídolo que nós parece irreal.
Eduardo Lourenço

O enigma de ser Português

Eduardo Lourenço foi dos poucos que teve a coragem de enfrentar e pensar, em termos de identidade nacional, o cataclismo histórico que foi o fim do império
Sociedade

Gastão Reis, in memoriam /premium

121
A sua partida abalou-nos terrivelmente e a sua asfixia impede-nos de respirar como respirávamos. Custa perder alguém como o Gastão, tão jovem, tão talentoso, tão original.
Política

Nuno Moreira /premium

Para ele, a política era clara, a ideologia não se baralhava de acordo com as circunstâncias nem com as maiorias. Era democrata cristão e isso dava-lhe uma chave de leitura para toda a realidade.
Livros

O Espião Quase Perfeito: Na morte de John le Carré /premium

Le Carré, lá onde está, terá por certo achado curioso o twitt fúnebre da CIA, tanto mais que era um grande crítico da opção electrónica nos Serviços Secretos ou da chamada SIGINT, Signal Iintelligence
Economia

Walter Williams (1936-2020)

130
O mundo perdeu um economista brilhante, um comunicador de excelência e um campeão da liberdade.
Sociedade

No dia em que partiu Eduardo Lourenço

Se, em 2020, tivesse de identificar pensadores em Portugal, não deixaria de identificar duas espécies: “Eduardo Lourenço” e “Outros”.
Resposta Pronta

"Vítor Oliveira sempre preferiu jogar para subir"

Octávio Machado garante que Vítor Oliveira sempre foi um treinador muito desejado e "foi por escolha que nunca treinou um dos grandes". "Era uma pessoa humilde e muito competente", recorda. 
Resposta Pronta

"Vítor Oliveira era um psicólogo e um pedagogo"

Patrick Morais de Carvalho, presidente do Belenenses, recorda Vítor Oliveira. "Era um treinador de excelência e uma pessoa muito íntegra. Vai diretamente para a galeria dos grandes nomes do futebol".
Resposta Pronta

"Vítor, vais ser recordado por todo o país"

José Peseiro recorda o "treinador com mais subidas de Portugal", mas também o amigo Vítor Oliveira. "Não tão valorizado como o mundo do futebol deveria ter feito, mas acho que vai fazer agora".
Obituário

Morreu o amigo de Portugal

João Flores foi uma raridade. Era absolutamente português e vivia em Madrid como um espanhol. Foi recebido na elite madrilena como um deles, mas fazia questão de falar espanhol com o sotaque português
Literatura

Morreu a escritora transexual Jan Morris

Depois de uma carreira fulgurante como jornalista, assinou quase 40 livros e tornou-se uma das maiores autoras de sempre de literatura de viagens. Tinha 94 anos. Vivia como mulher desde 1972.
Obituário

O visionário

O monarquismo de Ribeiro Teles era visto pelos seus pares com a mesma bizarria com que todos o viam defender, apaixonadamente, o equilíbrio e a preservação do ambiente e do planeta em que vivemos.
Presidente da República

Cruzeiro Seixas era “figura multímoda da cultura”

O Presidente da República recorda artista que ajudou a revolucionar o “panorama artístico e literário“ português e a “imaginação soberana” do artista.
Obituário

Morreu o surrealista Cruzeiro Seixas

1512
Foi um dos embaixadores do Surrealismo português, Artista plástico, poeta, inconformado, visionário, morreu no Hospital Santa Maria, em Lisboa, aos 99 anos.
Cinema

Morreu o ator Sean Connery

9174
Tinha 90 anos e uma longa e premiada carreira no cinema. Foi o primeiro James Bond, tendo protagonizado vários filmes da saga. Vivia nas Baamas, prometia voltar à Escócia se o país fosse independente.
Estilo de Vida

Morreu o DJ José Padilla

275
Responsável pela consolidação do chill out como género musical, ainda nos anos 90, o DJ e produtor espanhol José Padilla morreu no início desta semana em Ibiza, a "sua querida ilha".
Cartoon

Que vida a nossa, Mafalda...

Resta saber se neste crepúsculo democrático, ao enterrarmos Quino, não estamos também a despedir-nos das nossas mais elevadas aspirações civilizacionais.
Resposta Pronta

"O Quino queria ter vida além da Mafalda"

131
Quino morreu aos 88 anos. O cartunista Luís Afonso recorda o cartunista argentino, criador da personagem de banda desenhada "Mafalda". "Os amigos da Mafalda acompanham-nos até ao fim da vida".
Banda Desenhada

Morreu Quino, o criador de Mafalda

5570
Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido por Quino, tinha 88 anos. Criou a personagem Mafalda nos anos 60 e tornou-se o autor de banda desenhada em língua espanhola mais vendido de sempre.
Dança

Jorge Salavisa: as pessoas não morrem

150
Com a imagem de Jorge Salavisa lembro as palavras do escritor Guimarães Rosa, três dias antes de morrer: “O mundo é mágico. As pessoas não morrem, ficam encantadas.”
Chefs

Morreu o icónico chef Pierre Troisgros

Depois de Joel Robuchon e Paul Bocuse, desaparece mais um dos rostos da revolução gastronómica francesa, o patriarca da dinastia Troisgr. Natural da zona de Roanne, no Loire francês, tinha 92 anos.
Sexo

Shere Hite, a mulher que falou de sexo no feminino

161
"Relatório Hite", de 1976, revolucionou o discurso sobre o sexo ao colocar a tónica no prazer feminino. A obra já vendeu mais de 50 milhões de cópias. Shere morreu esta quarta-feira, aos 77 anos.
Editoras

Morreu o editor Francisco da Conceição Espadinha

"Um leitor apaixonado e compulsivo", Francisco Espadinha, que começou o seu trabalho nos anos 70, publicou escritores como Nadine Gordimer, Günter Grass, Alçada Baptista ou David Mourão-Ferreira.
Música

Morreu o ex-guitarrista dos Red Hot Chili Peppers 

100
Jack Sherman integrou a banda no arranque da carreira dos Red Hot Chilli Peppers. Gravou o primeiro álbum e escreveu várias das canções do segundo antes de sair. Em 1986, colaborou com Bob Dylan.
Música

Morreu Waldemar Bastos, voz de Angola e ativista

4135
Viveu no Brasil e em Portugal a seguir à independência de Angola. Até ao período de reconciliação iniciado em 2018, considerava-se ostracizado pelo regime angolano. Tinha 66 anos.
Marinha Portuguesa

Um grande português que nos deixou

105
O Almirante Vieira Matias muito contribuiu para que Portugal começasse novamente a olhar para o mar. Tinha uma ideia estratégica e geopolítica do que ele representa e devia representar para Portugal.
Cinema

Morreu o ator britânico Ian Holm

2282
Ian Holm morreu em Londres, de complicações relacionadas com a doença de Parkinson. Holm ficou conhecido por papéis como o do hobbit Bilbo Baggins em "O Senhor dos Anéis". Tinha 88 anos.
Obituário

Morreu o escritor Carlos Ruiz Zafón

20811
Carlos Ruiz Zafón ficou conhecido pelo romance "A Sombra do Vento", que o tornou internacionalmente famoso. Tinha 55 anos e lutava há dois anos contra um cancro do cólon.
Marinha Portuguesa

Almirante Vieira Matias, in memoriam

Recordo uma frase que me disse vezes sem conta e que guardo e estimo como uma verdade: “Ou se ensina o mar às novas gerações, ou então o mar ficará perdido”.
Obituário

Almirante Vieira Matias: Uma homenagem pessoal /premium

Como escreveu recentemente Almirante Alexandre da Fonseca, o Almirante Nuno Gonçalo Vieira Matias foi um verdadeiro Patriota, foi um Grande Português.
Obituário

Mário Bigotte Chorão, jurista humanista

500
Mário Bigotte Chorão deixou-nos há um par de dias. Recordaremos sempre nele um chamamento ético, uma elevação metafísica, um apelo ao peso levíssimo da História, dos Clássicos, das fontes castálicas.
Obituário

Stanley Ho, uma memória pessoal

A fortuna é para um chinês a evidência lúdica para si próprio de uma capacidade pessoal. Mesmo, porventura, de uma qualquer escolha do Céu. E é certificado de um serviço à comunidade.
Direitos LGBTI

Morreu Larry Kramer, ativista dos direitos LGBT

Deu a voz pelos direitos da comunidade LGBT, lutou por mudanças no sistema de saúde para responder à epidemia da sida e esteve nomeado para os Óscares. Morreu Larry Kramer aos 84 anos.
Obituário

Morreu a realizadora Lynn Shelton

A realizadora de "Encalhados" (2014) e "Entre Irmãs" (2011) morreu num hospital em Los Angeles vítima de uma doença do sangue. Tinha 54 anos.
Coronavírus

Morreu aos 29 anos, sem conhecer o filho bebé  /premium

287
Natural do Bangladesh, Zahirul Islam vivia em Portugal há 9 anos. Tinha uma loja, um restaurante e um hostel. Só faltava a família, que traria em breve. Aos 29 anos, foi a vítima mais nova da Covid.
Coronavírus

Ilusionista Roy Horn morre com Covid-19

443
Em 2003 foi atacado por um dos tigres com que partilhava o palco mas sobreviveu. Roy Horn, metade da famosa dupla de ilusionistas Siegfried and Roy, morreu esta sexta-feira com Covid-19. Tinha 75 anos
Ciência

Maria de Sousa, uma amiga na Ciência

Tive a sorte de a poder chamar de amiga. Uma amizade que começámos a moldar quando me dedicava a tempo inteiro ao ensino e à investigação, e que conseguimos preservar após a minha entrada na política.
Fotografia

Morreu Peter Beard, fotógrafo da vida selvagem

1126
Morreu aos 82 anos, após ter estado desaparecido durante três semanas. Peter Beard deixou uma vasta obra fotográfica em torno da vida selvagem do continente africano. Destacou-se também como ativista.
Cultura

Morreu o ator Filipe Duarte

33142
Filipe Duarte foi vítima de um enfarte do miocárdio, avançou a SIC. O ator tinha 46 anos. Com uma carreira construída no pequeno e grande ecrã, integrou o elenco dos filmes "Variações" e "Mosquito".
Obituário

Rubem Fonseca:A grande arte amoral de um moralista /premium

Em Rubem Fonseca a exposição da verdade nua e crua de tudo, parecendo amoral encerra uma profunda nostalgia por uma moralidade perdida ou por reencontrar; parecendo indiferente, empenha-se na denúncia
Escritores

Sepúlveda era "um grande contador de histórias"

697
O escritor chileno morreu esta quinta-feira, aos 70 anos. Estava internado há quase dois meses num hospital em Oviedo, Espanha. Tinha sido diagnosticado com Covid-19 depois de ter estado em Portugal.
Escritores

Três coisas para aprender com Luis Sepúlveda /premium

1742
Através das suas fábulas, mas também dos seus romances, o chileno explorou temas que lhe eram queridos, como a preservação da natureza ou a luta contra a injustiça. Lê-lo é aprender a ser melhor.
Fórmula 1

Morreu Stirling Moss, lenda britânica da Fórmula 1

1477
Foi quatro vezes vice-campeão mundial de Fórmula 1, mas nunca subiu ao primeiro lugar do pódio. Em 1962, retirou-se do circuito profissional. Stirling Moss morreu aos 90 anos.
Coronavírus

Hannelore morreu com Covid. Esta é a sua história

5074
No pós-II Guerra Mundial, Hannelore Cruz era criança e foi acolhida em Portugal. Aos 76 anos, morreu em Braga com Covid. Foi mãe de quatro, professora de centenas e uma soprano admirável.
Linguística

Morreu a linguista Maria Helena Mira Mateus

1376
Linguista, professora catedrática jubilada e antiga vice-reitora da Universidade de Lisboa, Maria Helena Mira Mateus morreu na segunda-feira. Tinha 88 anos.
Banda Desenhada

Morreu Albert Uderzo, o ilustrador de "Astérix"

8996
O co-autor da famosa banda desenhada "Astérix" tinha 92 anos. Foi vítima de um ataque cardíaco. O Le Monde chama a Urdezo "um monumento, em todos os sentidos das palavras", que agora desaparece.
Obituário

A Álvaro o que era de Álvaro /premium

Aprender o quê com Álvaro Barreto? Por exemplo, o seu melhor legado: sermos nós a fazer alguma coisa pelo país e não pedir ao Estado que faça por nós.
Obituário

Morreu a matemática que levou NASA à Lua

46922
Calculou a rota da Apollo, desenhou o primeiro passeio espacial de um americano e abriu as portas da NASA para as mulheres e negros. Katherine Johnson morreu esta segunda-feira. Tinha 101 anos.
Obituário

Morreu Pulido Valente, criador da "geringonça"

10420
Vasco Pulido Valente morreu esta sexta-feira, na sua casa em Lisboa. A notícia, avançada pelo Público, foi confirmada pelo Observador. O escritor e cronista tinha 78 anos.
Obituário

George Steiner. In memoriam

182
Paradoxalmente, morreu jul­gando ter assistido à morte da civilização — a ocidental — de que tanto gostava, três dias depois do Reino Unido deixar a Europa da União. Coinci­dências tristes da história
Obituário

Morreu George Steiner, um dos maiores pensadores

752
Ensaísta, poeta e crítico eram apenas algumas das facetas do homem que se destacou pelas suas reflexões sobre a linguagem, a cultura ou a História da Europa. Morreu na sua casa, aos 90 anos.
Basquetebol

Obrigado, Kobe Bryant

359
“Legends never die”, costumam dizer. Pelo que nunca se pare de gritar “Kobeeee!” quando se atira um papel amachucado para dentro de um balde do lixo, que nunca se deixe de querer inspirar o próximo.
Obituário

Maria Helena Freitas Branco, a pioneira do yoga 

7175
Foi em 1973 que se empenhou no ensino prático de uma modalidade até então pouco explorada. A veterana do yoga que escapou da II Guerra rumo a Portugal, estava a poucos meses de completar 100 anos.
Obituário

Morreu Terry Jones, membro dos Monty Python

3502
O ator e comediante morreu depois de "uma longa, muito corajosa mas sempre bem humorada batalha contra uma forma de demência", anunciou a família. Terry Jones tinha 77 anos.
Obituário

Sir Roger Scruton (1944-2020): Uma homenagem /premium

Por que motivo o termo “conservador” só é utilizado com orgulho nos países de língua inglesa e, por contraste, é cuidadosamente evitado na Europa continental?
Literatura

Morreu Christopher Tolkien

Ao longo de 47 anos, Christopher foi um editor e um guardião dedicado da obra do seu pai. Foi ele que deu a conhecer "Silmarillion", uma das obras fundamentais para entender o mundo de J.R.R Tolkien.
Obituário

Gertrude Himmelfarb (1922-2019): homenagem pessoal /premium

Foi sobre o mistério da cultura política de língua inglesa — associando liberdade e sentido de dever — que a distinta historiadora Gertrude Himmelfarb nos deixou uma obra inesquecível.
Obituário

Morreu Castro Caldas, ministro do governo Guterres

254
Morreu Júlio Castro Caldas, antigo ministro da Defesa entre 1999 e 2001, no segundo Governo de António Guterres. Tinha 76 anos. Estava internado há várias semanas.
Obituário

Morreu a "Lolita" de Stanley Kubrick

A atriz Sue Lyon, que interpretou "Lolita" no filme de 1962 realizado por Stanley Kubrick, morreu na quinta-feira em Los Angeles aos 73 anos.
Obituário

Morreu Fernando Lemos, o artista completo

3402
Pintor, artista gráfico, fotógrafo e poeta ligado, Fernando Lemos morreu em São Paulo, onde residia, soube o Observador. O artista ligado ao movimento surrealista vivia há 66 anos no Brasil.
Obituário

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

7032
A cantora sueca morreu na segunda-feira, aos 61 anos. Marie Fredriksson foi diagnosticada com cancro em 2002 e afastou-se dos palcos em 2016. A vocalista fundou os Roxette em 1986, com Per Gessle.
FED

Morreu Paul Volcker, antigo presidente da Fed

O economista que lutou contra a inflação nas décadas de 70 e 80 morreu aos 92 anos. Esteve ainda ligado à resposta que os EUA deram à última crise financeira.
Obituário

“Zé Mário” e o elogio da loucura comunista /premium

795
Talvez JMB seja um dos nomes maiores da música popular portuguesa, mas tirando Amália e talvez Carlos Paredes, a relevância da música popular portuguesa a leste de Badajoz é comparável à da Web Summit
Obituário

Morreu Robert Norris, cowboy dos cigarros Marlboro

219
Robert Norris trabalhou para a tabaqueira Phillip Morris durante 12 anos, mas nunca fumou. Morreu aos 90 anos em casa.
Japão

Morreu Sadako Ogata, aos 92 anos

Sadako Ogata tinha 92 anos e foi Alta Comissária da ONU para os Refugiados. É neta de um antigo ministro dos Negócios Estrangeiros japonês e de um ex-primeiro-ministro.
Obituário

Morreu antiga jornalista Vera Futscher Pereira

Jornalista nas agências noticiosas ANOP e NP. Nasceu em Léopoldville, cresceu em São Francisco e passou parte da adolescência em Madrid. Tinha 66 anos e foi vítima de doença prolongada.
Obituário

Morreu Manuela Silva, economista contra a pobreza

121
Ex-secretária de Estado para o Planeamento no I Governo constitucional, professora catedrática do ISEG, Manuela Silva foi o rosto da luta contra a pobreza em Portugal. Marcelo já lamentou a sua morte.
Obituário

Tributo a Freitas do Amaral e à democracia liberal /premium

Para além de civilizar a direita, a fortíssima votação em Freitas do Amaral em 1985/86 contribuiu decisivamente para civilizar a esquerda — que Mário Soares tentava solitariamente civilizar.
Obituário

Atriz Diahann Carroll morre aos 84 anos

Atriz nomeada ao Emmy por "Anatomia de Grey", Diahann Carroll foi a primeira atriz negra a vencer um prémio Tony, além da primeira a ter uma série em que era protagonista, "Julia", em 1968.
Freitas do Amaral

Freitas e a direita: a história de um desencontro /premium

141
A direita nunca lhe perdoou, mas Freitas do Amaral também nunca perdoou à direita. Ensaio de Rui Ramos sobre um desencontro que, ao contrário do que se diz, não se reduz a matéria de personalidades.
Obituário

Morreu Jorge Leite deputado pelo PCP nos anos 1970

185
Jorge Leite era uma referência na área do Direito do Trabalho e foi deputado na década de 1970, eleito pelo PCP, partido do qual saiu mais tarde. Primeiro-ministro recordou o "notável docente".
Obituário

A vida de Alexandre Soares dos Santos em 15 fotos

1396
Relembre aqui a trajetória do empresário português que liderou o grupo Jerónimo Martins e possuía um património estimado em 2.500 milhões de euros. Soares dos Santos morreu sexta-feira, aos 84 anos.
Obituário

Morreu o ator de "Toninho Jiló" em Roque Santeiro

1039
Morreu o ator brasileiro João Carlos Barroso, aos 69 anos, o memorável guia turístico da cidade de Asa Branca na telenovela "Roque Santeiro", da TV Globo, vítima de cancro no pâncreas.
Obituário

Morreu a atriz brasileira Ruth de Souza

767
Foi a primeira atriz brasileira a ser nomeada para um prémio internacional de cinema e a primeira negra a protagonizar uma novela. Ruth de Souza estava internada devido a uma pneumonia. Tinha 98 anos.
Obituário

O meu avô, o Sr. Embaixador

855
O avô Tão partiu aos 102 anos. Como diplomata, o Embaixador António Pinto de Mesquita deixa um legado enorme. Como avô, o seu legado será ainda maior, pelo exemplo de bondade, generosidade e dedicação
Escritores

A incurável: 61 livros de Agustina Bessa-Luís

278
Agustina Bessa-Luís estreou-se nos livros em 1948, com o romance "Mundo Fechado". O Observador recorda-lhe uma parte da vasta obra publicada por um dos nomes maiores da literatura portuguesa.
Escritores

Morreu Agustina, a escritora sem medo

34512
Quando, há mais de dez anos, o tema da morte surgiu numa entrevista, Agustina admitiu não ter medo de nada: "Quem tem medo de morrer... Enfim, era melhor não nascer". A autora tinha 96 anos.
Física

Morreu Murray Gell-Man, o Nobel dos quarks

Ficou conhecido por descobrir e classificar partículas subatómicas e por propor o modelo dos quarks com George Zweig. Escreveu o livro "O Quark e o Jaguar".
Obituário

Morreu a atriz brasileira Lady Francisco

374
Atriz, produtora e diretora, tornou-se mais conhecida pela participação em novelas, como "Escrava Isaura" ou "Barrigas de Aluguer", mas também no cinema. Estava internada há cerca de um mês.
Ambiente

Morreu Almeida Fernandes, pioneiro ambientalista

6724
Morreu o biólogo José de Almeida Fernandes, antigo dirigente de institutos públicos da área do ambiente e de organizações como a Liga para a Proteção da Natureza. Tinha 87 anos.
Obituário

‘A mim, tigres da Malásia!’ /premium

343
In memoriam do Dr. Eduardo Manuel Bruno da Costa, fundador do serviço de Oncologia nos Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente.
Música

Os 12 êxitos da carreira de Dina

540
Em mais de 40 anos de carreira, Dina somou êxitos, muitas baladas e três passagens pelo Festival da Canção. No dia da morte da cantora e compositora, recordamos 12 canções.
PSD

Não haverá outro Zeca

456
Hoje os diretórios partidários não sabem (nem querem saber) o que é um jornalista. Veem-no como um adversário, um obstáculo. Não admitem que um jornalista tenha o “seu” ângulo de visão.
Arquitetura

Morreu o arquiteto Manuel Graça Dias

1223
O arquiteto Manuel Graça Dias, que interveio na recuperação do Teatro Luís de Camões, em Lisboa, morreu no domingo à noite num hospital de Lisboa com 66 anos, disse um amigo à Agência Lusa.
Obituário

O meu amigo Augusto Cid

624
Sem Augusto Cid Camarate teria, para sempre, sido descrito como mero acidente, e os portugueses teriam vivido com uma mentira relativamente à morte do seu primeiro-ministro e do seu ministro da Defesa
Obituário

Um herói civil

495
Não tinha espada, nem pistola ou punhal. A única arma que esgrimia era o lápis ou a caneta de tinta da China. De mãos nuas, teve a serenidade e a fortaleza diante dos desafios, a rectidão de propósito
Celebridades

Morreu Jô Caneças. A socialite tinha 66 anos

8008
A mulher do empresário Álvaro Caneças morreu esta segunda-feira, aos 66 anos. Natural da Régua, Jô Caneças veio cedo trabalhar para Lisboa. Lutava contra um cancro, desde 2017.
Música

Morreu Keith Flint, vocalista dos The Prodigy

3378
Liam Howllet, fundador dos Prodigy, revelou que o vocalista se suicidou no fim de semana. Flint tinha 49 anos. Banda salientou o papel "inovador" e "pioneiro" do inglês. Veja os vídeos mais icónicos.
Música

Morreu André Previn, compositor e maestro

145
André Previn morreu esta quinta-feira, aos 89 anos, em Nova Iorque. Com uma longa carreira ligada ao cinema, venceu quatro Óscares e 11 Grammys.
Cultura

Breve memória de João Bigotte Chorão

284
Conheci-o católico em religião, nacionalista em política e conservador em costumes e em tudo isto com um sentido de medida e equilíbrio onde aliava uma cultura humanista às raízes do Portugal profundo
Obituário

Fernando Rosas lembra papel de Arnaldo Matos

Fernando Rosas, que juntamente com Arnaldo Matos, Vidaúl Ferreira e João Machado fundaram o MRPP, recorda o líder como "ativista político contra a ditadura" e com um papel fundamental na revolução.
Obituário

Morreu o fundador do MRPP Arnaldo Matos

1800
Aquele que Natália Correia definiu um dia como "o grande educador da classe operária" morreu a dois dias de completar 80 anos. Manteve luta contra o grande capital até ao fim, via Twitter.
Obituário

Morreu a atriz e cantora brasileira Bibi Ferreira

Bibi Ferreira morreu esta terça-feira, aos 96 anos. Além de atriz e cantora, foi também apresentadora e compositora. O jornal Globo chama-lhe "um dos maiores fenómenos artísticos" do Brasil.
Atores

Corpo de Octávio Matos na Basílica da Estrela

O corpo do ator vai estar na Basílica da Estrela e será cremado no cemitério do Alto de S. João na quarta-feira.
Televisão

Morreu o ator Octávio Matos

1936
O ator de 79 anos foi encontrado sem vida em sua casa, desconhecendo-se ainda as causas de morte. Ficou conhecido do grande público por séries como "Nico D'Obra" e nos palcos da Revista.
Liberalismo

Anthony de Jasay (1925-2019)

Com uma personalidade de trato nem sempre fácil e ideias heterodoxas e politicamente incorrectas, Jasay fez o seu percurso maioritariamente à margem do sistema académico vigente.
Cinema

Morreu a atriz e realizadora Penny Marshall

A norte-americana, que ficou conhecida como co-protagonista da série "Laverne & Shirley" foi a primeira mulher a realizar filmes com um lucro de mais de 100 milhões de dólares. Tinha 75 anos.
Cinema

Morreu o realizador britânico Nicolas Roeg

Nicolas Roeg ficou conhecido pelos filmes polémicos e por trabalhar com estrelas do rock, como o vocalista dos The Rolling StonesStones Mick Jagger e David Bowie. O realizador britânico tinha 90 anos.
Música

Morreu Álvaro Malta, que cantou com Maria Callas

1033
O cantor lírico participou na produção de 1958 de "La Traviata", protagonizada por Maria Callas, então no auge da sua carreira. "Em palco, ela era a 'Traviata'", lembrava. Tinha 87 anos.
Moda

Quem foi Paulo Macedo?

597
Referência do styling e da produção de moda, foi durante anos diretor criativo da Vogue Portugal. Paulo Macedo morreu na última segunda-feira, em Berlim, mas deixa uma herança de sofisticação.
Cinema

O actor que sempre se recusou a ir embora

Queria ser Marlon Brando ou Cary Grant, mas acabou por estar bem na sua pele, a do másculo Burt Reynolds. Eurico de Barros evoca o actor que também realizou alguns filmes e ficou em cena até ao fim
Obituário

Obrigado, John McCain /premium

A nós, europeus, sobra-nos um dever moral: agradecer a este homem que acreditou até ao fim que o Ocidente merece ser defendido pela América. E ter esperança que ele não tenha sido o último.
Obituário

In memoriam – Ernesto Moura Coutinho

1369
O Ernesto era da nossa geração, da nossa tribo, parte integrante da nossa história e da nossa aventura. Discreto, confiante, confiado, era aquele Amigo com quem se conta sempre mesmo quando é difícil.
Obituário

Neil Simon: o gigante da comédia e rei da Broadway

115
Eurico de Barros recorda o colosso do teatro americano e rei da comédia que morreu aos 91 anos, na sua Nova Iorque natal. Além da Broadway, o seu "habitat", destacou-se ainda na tela e na TV
Obituário

Luís Amaro (1923-2018), um príncipe do serviço

"Quem o observe à distância e atente nos seus modos educados, na gentileza polida e na máxima discrição, não pode adivinhar quanto a literatura portuguesa deve a este homem raro", escreve Vasco Rosa.
Obituário

Só o entusiasmava desenvolver o país que amava /premium

206
Tivesse nascido num país mais acolhedor à iniciativa privada e teria ido ainda mais longe do que foi. Por isso o trucidava ver o caminho que o país leva no que ao ataque à iniciativa privada respeita.
Obituário

Morreu Aretha Franklin, a rainha da soul

1157
"Quando se senta ao piano e canta A Natural Woman, é capaz de me levar às lágrimas. Soa tão bem, caramba", disse um dia Barack Obama, que chorou ao ouvi-la. Aretha Franklin morreu hoje, aos 76 anos.
Obituário

Morreu Pepino, o ícone do ciclismo angolano

238
"Pepino" começou a sua atividade desportista ainda jovem. Além do ciclismo, fez atletismo e foi jogador de futebol. Em julho passado foi homenageado pelos feitos em prol do país. Morreu aos 95 anos.
Cancro

Rapaz de 5 anos deixou obituário antes de morrer

245
"Quero cinco casas insufláveis ​​(porque tenho cinco anos), cones de neve e o Batman". Foi assim que Garrett, de cinco anos, explicou o seu funeral aos pais, antes de perder a luta contra o cancro.
Obituário

Morreu Ricardo Camacho, músico dos Sétima Legião

1320
Morreu Ricardo Camacho, músico da banda Sétima Legião, produtor musical e médico. Tinha 64 anos. Os amigos recordam alguém "discreto, curioso e trabalhador", de "grande humanidade".
Obituário

Morreu Richard Swift, dos Black Keys, aos 41 anos

O produtor, cantor e compositor americano Richard Swift morreu esta terça-feira aos 41 anos. O artista tinha sido internado há cerca de um mês com uma doença grave.
Obituário

Morreu José Pinto, antigo jornalista da RTP

1352
José Pinto, antigo jornalista da RTP que apresentou o programa "Rotações" durante vários anos, morreu aos 70 anos. A informação foi avançada pelo amigo João Carlos Costa.
Obituário

Coreógrafa Gillian Lynne morreu aos 92 anos

A britânica Gillian Lynne, que coreografou "O Fantasma da Ópera" e "Cats", morreu no domingo aos 92 anos. O marido, Peter Lang, escreveu no Twitter: "O meu coração está partido".
Política

Morreu José Manuel Tengarrinha

439
O fundador do MDP/CDE tinha 86 anos. A notícia foi dada por Rui Tavares, o líder do partido Livre.
PS

Arnaut, pai do SNS. Maçonaria e o despacho secreto

724
Enfrentou resistências do PS e contribuiu para o fim da coligação com o CDS. Prestes a cair, Arnaut assinou um despacho secreto e pediu ajuda a um amigo maçom para garantir a criação do SNS.
Obituário

Morreu o jornalista Tom Wolfe

147
Tom Wolfe estava internado num hospital em Manhattan, em Nova Iorque, devido a uma "infeção". O escritor, um dos grandes precursores do chamado "New Journalism", tinha 87 anos.
Obituário

Morreu a primeira namorada do Super-Homem

113
Ficou conhecida pelo papel de Lois Lane, namorada do Super-Homem. Teve um esgotamento nervoso que a afastou do cinema, mas participou em séries de televisão e numa produção da Broadway.
Obituário

Morreu o DJ Avicii. Tinha 28 anos

7053
Levou euforia às pistas de dança de todo o mundo mas também não evitou os excessos. Em 2016 deixara de fazer digressões e dizia sentir-se "feliz e livre". Esta sexta-feira morreu, aos 28 anos.
Obituário

Morreu Isao Takahata, diretor de 'Heidi' e 'Marco'

116
Isao Takahata morreu aos 82 anos, vítima de cancro no pulmão. O realizador de animação japonês dirigiu a série "Heidi" e fundou o estúdio Ghibli com Hayao Miyazaki.
Obituário

Victor Ribeiro, o Comandante

2284
Victor Ribeiro era um herói português. Antigo comando, no Verão Quente de 1975 foi o elemento-chave na mobilização de camaradas para as companhias de convocados que seriam decisivas no 25 de Novembro.
Obituário

Morreu o fundador da Toys"R"Us

118
Morreu esta quinta-feira o fundador da Toys"R"Us, Charles Lazarus. A notícia chega poucos dias depois de a empresa ter declarado insolvência em Portugal e que vai fechar lojas nos EUA.
passeio aleatório

Adeus a Estácio dos Reis

Os seus amigos sentem orgulho de terem privado com um homem de excepção. Todos destacam, em primeiro lugar, as suas qualidades humanas, a sua disponibilidade, o seu otimismo e o seu gosto pelo diálogo
Obituário

Morreu o poeta chileno Nicanor Parra aos 103 anos

119
Morreu Nicanor Parra, o poeta chileno de "Poemas e anti-poemas", publicado em 1954, livro com o qual definiu o seu próprio destino na literatura chilena. Tinha 103 anos.
Atualidade

Reveja os anos dourados de Madalena Iglésias

As centenas de cartas, a época em que precisava de proteção policial, depois de vencer o festival em 1966, e a rivalidade com Simone. Os pontos altos da carreira da cantora, que morreu aos 78 anos.
Obituário

Morreu a cantora Madalena Iglésias

2926
Madalena Iglésias morreu esta terça-feira aos 78 anos. Em 1966 venceu o Festival da Canção com a canção "Ele e Ela", que ficou para sempre na memória dos portugueses.
Obituário

Morreu "Fast" Eddie Clarke, dos Motörhead

O guitarrista estava internado no hospital por causa de uma pneumonia. Aos 67 anos, "Fast" Eddie Clarke, como era conhecido, era o último membro vivo da formação clássica da banda mítica Motörhead.
Eutanásia

Ode à vida!

174
Todos nós vamos morrer um dia e aquilo que nos aflige julgo ser o receio de sermos pesados à família por perdermos a autonomia ou a sanidade mental, receamos não ser bem tratados, sobrarmos nesta vida
Obituário

Em memória de Rogério Martins (1928-2017)

144
A recordação de grandes figuras do nosso passado deve servir-nos para ajudar a pensarmos na vida. Rogério Martins não precisa de que eu lhe escreva estas linhas. Nós é que precisamos de pensar com ele
Cinema

O actor de culto que floresceu tardiamente

134
O intérprete de "Alien-O 8º Passageiro", "Paris, Texas" e "Uma História Simples" morreu com 91 anos. Era um símbolo cinéfilo, um actor de culto e uma instituição americana. Eurico de Barros evoca-o
Obituário

O poder da bondade

9462
Francisco Varatojo morreu no fundo do mar, onde mergulhou tantas vezes para percorrer as profundezas em silêncio, naquele espanto mudo com que admirava e absorvia as maiores belezas que podia conhecer
Obituário

Beleza. Contributo para o euro e sentido de humor

Governador do Banco de Portugal destaca o papel de Miguel Beleza na preparação para a adesão ao euro. Carlos Costa lembra economista brilhante, conhecido pela franqueza e apurado sentido de humor.
Obituário

Um dos mais brilhantes de uma geração pioneira

145
Conheci Miguel Beleza só nos últimos anos e ainda tive a oportunidade de usufruir do seu humor fino. E continuei a ouvir dos seus pares: “É uma das inteligências mais brilhantes da minha geração”.
Obituário

Custa-me acreditar que tenha partido tão cedo

450
Miguel Beleza serviu Portugal com grande competência, ajudando-o a vencer as crises financeiras por que passou e a dar passos decisivos para que acompanhasse o aprofundamento da integração europeia.
Obituário

Morreu o ex-ministro das Finanças Miguel Beleza

1814
Miguel Beleza, economista e ex-ministro das Finanças, morreu ao início da noite desta quinta-feira, em casa, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória. Tinha 67 anos.
Obituário

Morreu O'Neill, o icónico inventor do fato de surf

2878
O surfista Jack O'Neill morreu esta sexta-feira aos 94 anos. Foi ele quem, na década de 50, inventou o fato de neoprene, hoje usado por surfistas em todo o mundo, para se proteger das águas frias.
Obituário

Morreu Roger Ailes, fundador da Fox News

Roger Ailes morreu durante a manhã desta quinta-feira, três dias depois de ter completado 77 anos.
Obituário

Morreu aos 82 anos a pintora Maria Velez

524
Morreu esta quinta-feira a pintora Maria Velez. Tinha 82 anos e era conhecida pelos seus trabalhos de pintura, gravura e tapeçaria.
Obituário

Michael Novak (1933-2017): capitalismo e liberdade

227
Michael Novak, que morreu esta sexta-feira, foi um dos mais esclarecidos e influentes estudiosos católicos do capitalismo democrático e em particular das suas dimensões moral, cultural e espiritual.
A página está a demorar muito tempo.