A portuguesa Yolanda Hopkins terminou esta segunda-feira o Sydney Surf Pro, segunda etapa do circuito Challenger Series, no quinto lugar, após ser eliminada pela australiana Isabella Nichols, nos quartos de final, enquanto Teresa Bonvalot foi nona.

Yolanda Hopkins, que tinha sido nona na primeira prova, também na Austrália, conseguiu o melhor resultado da sua carreira no circuito, que dá acesso ao circuito mundial.

Com esta classificação, fruto da eliminação frente a Nichols, que foi despromovida da elite no cut a meio da temporada, Hopkins deve instalar-se no top 10 do Challenger Series, cujas cinco primeiras acedem ao circuito mundial de 2025.

A algarvia conquistou 11,33 pontos (5,5 e 5,83), contra os 13,6 da australiana (7 e 6,60), na quarta bateria dos “quartos”, depois de ter superado a havaiana Keala Tomoda-Bannert nos “oitavos” (13,03 face a 7).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesta fase, na ronda de 16, “caiu” a outra surfista olímpica portuguesa, Teresa Bonvalot, terminando o campeonato entre as nonas classificadas, depois de somar 12,17 pontos (5,97 e 6,2), insuficientes face aos 14,67 da canadiana Erin Brooks (8,67 e 6).

Francisca Veselko já tinha sido afastada da competição, terminando-a na 25.ª posição, enquanto, na prova masculina, Frederico Morais não foi além dos 49.º posto e Guilherme Ribeiro do 73.º

Os cinco portugueses voltam a competir no Challenge Series entre 1 e 8 de julho, em Ballito, na África do Sul, para a terceira de seis etapas do circuito.