A Iniciativa Liberal (IL) vai concorrer pela primeira vez à Câmara de Évora nas eleições deste ano e pretende apresentar listas próprias ao máximo possível de órgãos autárquicos, revelou esta sexta-feira o coordenador local do partido.
Em declarações à agência Lusa, o coordenador de Évora da IL, Rodrigo Mendonça, indicou que o partido vai, pelo menos, “apresentar candidaturas à câmara e à assembleia municipal” nas próximas eleições autárquicas.
“Em relação às juntas e uniões de freguesias, ainda vamos avaliar e ver o que conseguimos fazer com os meios que temos, mas vamos dar o melhor para apresentar o máximo de candidaturas possível”, adiantou.
Questionado sobre o cabeça de lista da IL à Câmara, Rodrigo Mendonça não esclareceu se o nome já foi escolhido internamente, limitando-se a referir que, “qualquer que seja o candidato, vai defender, com toda a força e vontade, as ideias liberais”.
Em comunicado, este núcleo da IL destacou que, entre as prioridades da candidatura, está a “criação de condições para que Évora se torne um motor de crescimento na região, de modernização, inovação e desenvolvimento económico, cultural e social”.
“Avançamos com uma candidatura própria para garantir que a nossa visão liberal seja representada da melhor forma possível”, realçou Rodrigo Mendonça, citado no comunicado, rejeitando coligações e ligações com movimentos independentes.
Com uma candidatura própria, a IL assumiu que pretende dar aos eleitores de Évora “uma alternativa real que rompa com as políticas do passado e traga soluções concretas e eficazes para os desafios do concelho”.
“A Iniciativa Liberal tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos e meses”, assinalou o coordenador do partido em Évora, acrescentando ser “essencial que cresça também nas regiões do interior” do país.
Na corrida à Câmara de Évora, só foi anunciada, até agora, a candidatura do PS encabeçada pelo ex-eurodeputado socialista e professor universitário Carlos Zorrinho.
Este município alentejano é liderado pela CDU, estando o presidente Carlos Pinto de Sá a cumprir o seu terceiro e último mandato.
O atual executivo é composto por dois eleitos da CDU, dois do PS, dois do PSD e um do Movimento Cuidar de Évora.