771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Iniciativa Liberal

Noticiário

7h. IL aberto a Governo, BE rejeitar viabilizar

Rui Rocha admite avaliar a participação num futuro executivo, caso o PSD tenha diferente leitura. Bloco de Esquerda promete ser “oposição determinante”. E, ONU alerta para situação crítica em Gaza.
Iniciativa Liberal

E o sonho liberal?

Os portugueses não deram mais força à Iniciativa Liberal porque reduzimos o sonho liberal à carteira, esquecemos o coração e deixámos o extremismo à solta.
Legislativas 2024

IL diz a Marcelo que prefere ficar fora do governo

Rocha reforçou junto de Marcelo que os liberais têm como prioridade continuar a defender as ideias do partido no Parlamento e não integrar um governo. Mas vão avaliar caso o PSD pense de outra forma.
Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Direto ao Assunto

"Há medidas que AD, IL e Chega vão aprovar"

Bernardo Blanco, vice-presidente da IL, diz que liberais não põem de parte "diálogo parlamentar com todos, do PCP ao Chega". Sobre Rui Rocha ir ou não para o Governo: "Ninguém se pôs em bicos de pés".
Tira-Teimas

BE e PS. "Diálogo não é para decidir voto no OE"

Convergência à esquerda proposta pelo Bloco sem feridas para "sarar". Sobre moção de rejeição do PCP à direita, "é provável" que BE vote a favor. Pelo PS, é "escusado" alimentar essa questão.
Noticiário

14h. Programa de Governo dos Açores aprovado

PSD, CDS e PPM votaram a favor. PS e BE votaram contra. Bolieiro promete estar aberto a negociações, mas alerta que existem linhas vermelhas. Ainda, Moedas pede responsabilidade à oposição.
Resposta Pronta

"IL perde força negocial para acordos com o PSD"

O ex-candidato presidencial diz que "é uma evidencia" que a IL deve fazer parte de negociações. No entanto, entende que o "número de deputados é insuficiente" para aplicar as principais medidas da IL.
E o vencedor é...

Montenegro diz "não" e a IL borra a pintura

Montenegro não quer a IL, mas Rui Rocha parece querer "manchar" o trabalho destas eleições e forçar uma entrada no Governo. Ainda os apelos da JS para o "combate de trincheiras" dos próximos meses.
Noticiário

7h. Emigrantes. CNE prevê recorde de votos

Tendo em conta os resultados de domingos, estes votos podem mesmo ser decisivos. Já Rui Rocha defende que deve entrar no próximo Governo. Ainda o início das eleições russas.
Legislativas 2024

Rui Rocha não exclui ir para o Governo

O líder da Iniciativa Liberal volta a pôr em cima da mesa um acordo de governo com a AD e diz que nesse caso iria ele próprio para o Governo. Mas insiste que o mais provável é ficar só no Parlamento.
Tira-Teimas

PS e PSD. Há condições para garantir estabilidade?

Capoulas Santos defende que PS deve dar estabilidade a executivo mas avisa que não se pode garantir a viabilização de um orçamento desconhecido. Emídio Sousa (PSD) pede responsabilidade à oposição.
E o vencedor é...

Montenegro em silêncio, a esquerda ainda em choque

O silêncio inteligente de Montenegro "a arrumar a casa", Marcelo a lançar a confusão e a provável união à esquerda. A IL dá um passo para não se tornar irrelevante, não se vai juntar ao Governo da AD.
Noticiário

21h. IL prefere ficar de fora de um governo da AD

AD e a IL tinham trocado promessas, mas os resultados de domingo conseguidos não permitem alcançar a maioria absoluta. Iniciativa Liberal prefere ficar fora do Governo e avaliar caso a caso.
Legislativas 2024

IL prefere ficar fora de um governo de direita

PSD, CDS e IL saíram da noite eleitoral sem o cenário de maioria que os permitiria governar sem o Chega. A incógnita sobre as decisões mantém-se, mas liberais estão mais confortáveis fora do governo.
Tira-Teimas

Debate AD vs IL: Livre quer "ensaboar" cenários. 

Resposta de Alexandre Poço à hipótese de Rui Tavares, que diz que Marcelo ainda pode indigitar Pedro Nuno Santos como primeiro-ministro: "Parece que [Rui Tavares] está a atuar sozinho num pátio. 
Noticiário

18h.IL critica moção de rejeição proposta por PCP

Iniciativa Liberal considera precipitada a moção de rejeição que o PCP pretende apresentar a um programa de governo da direita. Acrescentam que se traduz numa tentativa de prova de vida.
E o vencedor é...

BE soa os alarmes, o impasse continua

O Bloco de Esquerda quer um bloco estável à esquerda, o Chega quer interferir no Governo e a IL "mete-se em bicos de pés" e pisca o olho a uma "ADIL". Ou alguém cede ou vamos todos votar (outra vez).
Iniciativa Liberal

Os três pecados da IL

Para além das diferenças regionais e dos factores condicionantes específicos destas eleições, os resultados deveriam levar os dirigentes e militantes da IL a reflectir sobre o rumo do partido.
Tira-Teimas

PS e Livre. Oposição e derrota prematura de PNS

Francisco César sublinha que lugar do Partido Socialista é na liderança da oposição: "Lugar não pode ser deixado ao Chega". Já Paulo Muacho considera que declaração de derrota do PS foi prematura.
Legislativas 2024

Conselho da Iniciativa Liberal reúne-se dia 24

Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal, mostrou-se satisfeito por ter conseguido "consolidar o projeto liberal em Portugal", apesar de não ter alcançado a meta que traçou.
Tira-Teimas

AD terá postura dialogante, PS será oposição

Alexandre Poço (PSD) assegura que a AD vai ter uma postura construtiva. Quanto à viabilização dos Orçamentos do Estado, Carlos Pereira (PS) afirma que Pedro Nuno Santos foi razoável com a sua posição.
Fact Check

Chega, Livre e IL defendem energia nuclear?

A acusação é feita por Inês Sousa Real. Livre, Chega e IL têm de facto propostas relacionadas com a energia nuclear. Ainda assim, não é a solução principal para atingir a neutralidade carbónica.
Iniciativa Liberal

Liberais, precisamos de falar sobre a IL

Um partido liberal que tinha ganho, com Guimarães Pinto, uma espessura muito interessante no domínio ideológico, acabou por se deixar perder num wokismo sobre políticas de género e identidade sexual.
Noticiário

00h. PR começa a ouvir partidos esta terça-feira

Marcelo vai ouvir todos os líderes partidários na sequência do resultado das eleições legislativas. Será à vez, do menos votado para o mais votado, o primeiro é o PAN.
Tira-Teimas

Erros e Governo. AD e Chega em debate aceso

Diogo Pacheco de Amorim garante que Chega não vai ser "espectador". Hugo Soares, da AD, responde que partido de André Ventura não pode obrigar ninguém a levá-lo para o governo.
Direto ao Assunto

Chega? "Votar ao lado não significa coligação"

Nuno Melo repete o "não é não" de Montenegro a Governo com Chega. Quanto a diálogo parlamentar, dá a entender que é diferente. Não descarta ida para o Governo e sobre IL: "ninguém tira brilho ao CDS".
Emissão Especial

IL: "Já não há dúvidas sobre a liderança"

Joana Cordeiro, eleita pela Iniciativa Liberal no círculo de Setúbal, considera uma vitória o lugar de deputada num distrito "de esquerda". Garante ainda que Rui Rocha já garantiu a sua posição.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Estas eleições foram prematuras?

As eleições trouxeram aquilo que se previa. Uma confusão na composição do parlamento e uma grande dificuldade em formar governo. Ainda o crescimento gigantesco do Chega, o partido que todos combatiam.
E o vencedor é...

Os votos no ADN foram mesmo um engano?

Rui Tavares ganha amigos na AR e a AD mostra "amadorismo" ao deixar para o último dia a confusão entre AD e ADN. Ventura dispara contra "sondagens erradas" e os comentadores que "maltrataram" o Chega.
Fora do Baralho

Chega é protagonista, Pedro Nuno ficou "aliviado"?

Confusão entre ADN e AD? Mostra o grau de amadorismo. Pedro Nuno entregou a vitória à AD e já está pronto para "ser oposição". Nuno Melo continua igual a si próprio, é "um atrelado de Montenegro".
Legislativas 2024

IL. Noite agridoce. E agora esperar pelo telefone

Os liberais falharam os objetivos, mas culpam o ADN. Esta noite houve um telefonema rápido com Montenegro, mas falta saber se haverá nova chamada. Muitos apontam para eleições em 6 meses. Rocha fica.
Tira-Teimas

PS e PSD: Puxões de orelhas da CNE e extremismos

Para José Matos Correia (PS) a queixa das siglas podia ser feita antes, mas não invalida a posição atual. Adalberto Campos Fernandes (P SD) deixa a nota que "quem vai apara o mar, avia-se em terra".
E o vencedor é...

Sondagens? É preciso ter cautela

A mensagem equilibrada de Marcelo que conseguiu voltar a ser o "presidente de todos os portugueses". E será que vale a pena "acreditar" nas sondagens quando ainda há tantos indecisos?
Noticiário

10h. Rui Rocha é o primeiro líder a votar

Rui Rocha foi o primeiro líder partidário a votar em dia de eleições e fê-lo em Braga, por onde concorre. Deixa as expectativas de um "rumo diferente" para o país a partir de amanhã.
Resposta Pronta

"As eleições estão completamente em aberto"

João Pacheco garante que há eleitores que ainda não decidiram em quem votar. Sobre a declaração de Marcelo, o politólogo diz que o PR passou bem a mensagem, mas não tem efeito direto na participação.
Legislativas 2024

"Já não estamos a decidir mudança do Governo"

Rui Rocha dá como certa a derrota do PS e a vitória de Montenegro. E insiste no retrocesso dos direitos das mulheres para atacar a AD. Blanco apela a envio de mensagens no dia de reflexão.
Legislativas 2024

Sondagem. AD à frente com 29%, PS a cinco pontos

Última sondagem diária da CNN/TVI dá vitória à Aliança Democrática com 29% das intenções de voto. PS fica-se com 24%, Chega angaria 13%. IL em quarto com 5%. 14% não sabem em quem votar.
Fora do Baralho

Campanha de indecisos, boçalidades e fantasias

Balanço da campanha eleitoral das "incertezas": quem se destacou pela positiva e pela negativa, análise às sondagens e Marcelo a avisar que não aceita "golpes de Estado". 
Prometer é fácil

O que dizem os partidos sobre igualdade de género?

Igualdade no acesso ao emprego e salários. Impedir fundos nacionais e europeus a empresas com diferenças remuneratórias. Imposição de paridade nos titulares de órgãos de soberania. Eis as promessas.
Noticiário

15h. Costa avisa sobre riscos do "choque fiscal"

No tradicional almoço na Cervejaria Trindade em Lisboa, António Costa criticou uma das medidas da AD. Ainda neste jornal, Rui Rocha reforça apelo ao voto dos "indecisos".
Legislativas 2024

A sombra de “aspeto fofinho” sempre colada a Rocha

Teve formação na Academia Militar e é o primeiro a ter de proteger Rui Rocha, mas não é guarda-costas — e diz que não seria preciso. É ex-tesoureiro da IL e o número 6 entre os candidatos por Lisboa.
Direto à Campanha

Vem aí o sprint final para conquistar os indecisos

No último dia de campanha, fazemos uma ronda pelos repórteres que andam na estrada e acompanham de perto as caravanas dos candidatos. Bruno Costa analisa os destaques e as linhas de cada partido.
E o vencedor é...

A terceira força política? Os indecisos

Os Óscares são no domingo, e por cá o óscar de "melhor maquilhagem" vai para os antigos líderes que apareceram a desfilar. O cardápio de partidos é grande. Será que é isso que aumenta a indecisão?
Noticiário

6h. 6 distritos de Portugal sob alerta laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu o alerta devido à queda de neve. Ainda neste jornal, Volodymyr Zelensky vai esta sexta feira à Turquia, reunir com Erdogan.
Noticiário

4h. Biden anuncia construção de cais em Gaza

Revelação feita pelo presidente norte-americano no discurso do Estado da União. Ainda neste jornal, o volume de comércio que passou pelo Canal do Suez caiu 50% nos dois primeiros meses de 2024.
Noticiário

3h. Biden critica Putin e Donald Trump 

Joe Biden diz que Putin não vai parar a Ucrânia e garante que Kiev vai continuar a receber apoio dos EUA. E ainda, morreu o antigo jogador do Benfica, Minervino Pietra.
Noticiário

1h. Luís Montenegro pede confiança aos portugueses

O líder da Aliança Democrática apontou aos indecisos para pedir que confiem nas soluções da AD. E ainda, Rui Rocha acredita que as legislativas vão trazer uma mudança de ciclo político.
Dia da Mulher

Nem um passo atrás, por um Portugal com Futuro

Na Iniciativa Liberal continuaremos muito atentos às crescentes dificuldades no acesso ao direito legal à interrupção voluntária da gravidez. Tal configura uma violação dos direitos das mulheres.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos