252kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Iniciativa Liberal

Iniciativa Liberal

Pós-liberalismo ou captura das ideias? /premium

A suprema ironia é que a existência de um partido liberal, mesmo tendo na AR um único deputado, mas capaz de gerir bem a sua presença mediática, afastou das ideias liberais partidos como o CDS e o PSD
Iniciativa Liberal

IL retira projeto de revisão constitucional

Segundo a IL, ficou claro que "a maioria parlamentar não iria dar relevância ao presente processo" e, por isso, consideram "mais sério" que as suas propostas sejam discutidas "num futuro próximo".
Coronavírus

IL: obrigar a máscaras na praia é "insanidade"

5049
O Governo vai obrigar ao uso de máscaras na praia e para a Iniciativa Liberal trata-se de um "claro abuso de poder do Estado", mas também de uma "violação das liberdades individuais".
Revisão Constitucional

PS vai presidir comissão de revisão constitucional

O processo de revisão ordinária da Constituição foi desencadeado com a apresentação de um projeto do Chega. Grupo parlamentar socialista não adiantou ainda quem será o presidente da comissão.
CDS-PP

O náufrago

Nenhuma das forças de direita tem tido o suficiente impulso mobilizador para retirar a sua putativa base eleitoral do mutismo de outros tempos que lhe deram o epíteto de “maioria silenciosa”.
Açores

IL dos Açores quer situação de portos afetados

A Iniciativa Liberal questiona o executivo açoriano sobre o estado da "reparação dos molhes dos portos comerciais e de recreio" de Vila do Porto, em Santa Maria, no valor de 15,3 milhões de euros.
Coronavírus

Odemira. IL diz que Cabrita devia demitir-se

10438
A Iniciativa Liberal considera que Eduardo Cabrita “não tem condições” para continuar como ministro da Administração Interna depois do que se sucedeu em Odemira.
Iniciativa Liberal

IL. Que partido é este fora das grandes cidades? /premium

619
Dispensam sedes físicas, apostam na tecnologia, crescem a partir dos descrentes na política e de antigos simpatizantes de outros partidos, em particular do PSD. Como se mexe o aparelho da IL?
Iniciativa Liberal

Como os liberais desceram a Avenida sozinhos /premium

1020
Iniciativa Liberal junta várias centenas em desfile alternativo para assinalar 25 de abril. "Foi um remendo mal feito, mas nós só temos que agradecer a esse senhor capitão porque deu-nos visibilidade"
Noticiário

8h. Avenida da Liberdade vai ter dois desfiles

A Avenida da Liberdade volta a receber cravos no 25 de Abril. No entanto, a polémica em torno das restrições para o desfile oficial levou à organização de um outro desfile pela Iniciativa Liberal.
25 de Abril

Foi para isto que eles desfizeram o 25 de Abril /premium

562
Quero que eles peguem no cortejo, que além de ideologicamente repulsivo é uma foleirada estética, e o levem para longe, onde eu não tenha de ver os cravos nas lapelas ou ouvir as Grândolas da praxe.
25 de Abril

Cobardes em Abril, preguiçosos em Novembro

899
47 anos depois, muitas pessoas ainda não perceberam como alcançámos a Liberdade. Pode até fazê-lo em salões ou a teclar, mas sem nunca deixar de o fazer também na rua. Quer em Abril, quer em Novembro.
25 de Abril

25 Abril. IL avança com desfile próprio

2480
O ponto de encontro vai ser na Praça do Duque de Saldanha, junto ao Outdoor TAP da Iniciativa Liberal, às 14h00 e o desfile começa uma hora depois. Neste momento há cerca de 150 pessoas inscritas.
25 de Abril

O Abril deles não é o nosso /premium

1178
A liberdade em Portugal não se conquistou só contra o Estado Novo, mas também, em 1975, contra a esquerda militar e os partidos de extrema-esquerda que agora desfilam na Avenida da Liberdade.
PSD

Aula Magna da direita volta a juntar-se e com Rio

160
Líder social-democrata junta-se pela primeira vez à grande reunião das direitas. Rodrigues dos Santos, Ventura e Cotrim Figueiredo também vão, num congresso que terá Portas, Júdice e Nogueira Pinto.
Eleições

Decisão do fim do dia de reflexão em dúvida

Ninguém propôs que a ideia vá a votação na generalidade, dentro das alterações às leis eleitorais. A IL pode requerer que o projeto seja votado na generalidade, mas ainda não anunciou que o vai fazer.
Coronavírus

IL consegue deputados para apreciar teletrabalho

Na perspetiva dos deputados que subscrevem este pedido, "não só o diploma constitui mais uma privação das liberdades dos portugueses, como também pode levar a graves consequências socioeconómicas".
25 de Abril

25 de abril. Livre cede lugares a IL e Volt

833
O Livre usou o Twitter para informar que está disponível para ceder quatro dos seus lugares no desfile do 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, que viram a sua participação recusada.
25 de Abril

Para eles o 25 de Abril foi a revolução socialista /premium

553
A negação do direito de celebração do 25 de Abril, quando a Revolução foi feita para todos os portugueses, é uma decisão profundamente anti-democrática. É a “liberdade” na versão socialista.
Resposta Pronta

IL: "Não se pode ser dono do 25 de abril"

884
Iniciativa Liberal acusa os partidos de esquerda de quererem afastar o partido das comemorações do 25 de abril. "O que me foi dito é que o desfile ia acontecer e que a IL não estava convidada".
25 de Abril

25 de Abril. IL impedida de participar no desfile

4978
"A liberdade não tem donos." Após ver impedida a participação no desfile do 25 de Abril, segundo a comissão promotora devido à situação pandémica, a IL decidiu fazer uma comemoração em nome próprio.
Iniciativa Liberal

Açores. IL quer "respostas ao socialismo"

O deputado único da Iniciativa Liberal dos Açores considera que é "importante, fundamental mesmo, que esta coligação PSD, CDS e PPM, saiba dar respostas ao socialismo".
Autárquicas 2021

Gestor Paulo Carmona candidato da IL a Sintra

O gestor de 55 anos preside ao Fórum dos Administradores de Empresa, é consultor e administrador em empresas de energia nacionais e internacionais e membro da direção da Ordem dos Economistas.
Almada

Almada “illusion district”

131
Os almadenses riem-se do “innovation district” porque já foram enganados com o “Lisbon South Bay” e a “Cidade da Água”. A realidade é esta: Almada perde população e não é atractiva para o investimento
Marcelo Rebelo de Sousa

É Marcelo quem divide a direita /premium

181
Em 2015, ao afirmar que Portugal se dividira em dois, Marcelo responsabilizou Passos Coelho, reinseriu Sócrates e atribuiu a si mesmo, em conjunto com Costa, o papel de unir os Portugueses.
Coronavírus

IL pede apoio para discutir teletrabalho na AR

A Iniciativa Liberal afirma não ver como possa "ser constitucionalmente enquadrável" este diploma "sem estar em vigor o estado de emergência ou qualquer outro regime de exceção".
Resposta Pronta

Iniciativa Liberal. "Desfile deve acontecer"

674
O membro da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, Bernardo Blanco, considera que existem as condições necessárias para organizar o desfile, do 25 de abril, desde que todos sejam responsáveis.
Autárquicas 2021

Ator Nuno Morna é candidato da IL a Santa Cruz

183
O candidato é técnico de Informação e Comunicações Aeronáuticas, mas é pela carreira como ator, encenador, produtor e promotor cultural, desenvolvida nos últimos 30 anos, que é conhecido na Madeira.
Autárquicas 2021

Eleição de novos partidos pode cortar subvenções /premium

117
A intromissão de partidos como o Chega e IL em autarquias e assembleias municipais um pouco por todo o país pode atingir os cofres de PS e o PSD. Corte nas subvenções pode chegar aos 10%.
Iniciativa Liberal

"Libertem a infância." IL quer parques abertos

1350
Iniciativa Liberal alerta para importância de abrir os parques infantis e de não deixar essa possibilidade apenas nas mãos das autarquias. O partido lembra que essa foi a opção generalizada na Europa.
Autárquicas 2021

IL. Plano B com ananás na pizza e louvor a Quintas /premium

O Plano A para Lisboa não correu bem, a IL apressou-se a apresentar um Plano B, mas ainda falta a apresentação de Bruno Horta Soares. Na hora da decisão, houve tempo para um louvor Miguel Quintas.
Autárquicas 2021

IL: Candidatura de Moedas "não vai ter força"

126
Líder do IL diz que "tirar Fernando Medina pode ser uma coisa boa", mas diz que é preciso "mudar o sistema por dentro" e que Moedas não terá força para o conseguir.
Autárquicas 2021

IL aposta em Miguel Barros para Cascais

348
A Iniciativa Liberal escolheu o engenheiro Miguel Barros como cabeça de lista para candidatura a Cascais e Joana Matias como número dois. Os nomes têm de ser aprovados em Conselho Nacional do partido.
Liberalismo

Máxima liberdade, máxima responsabilidade

167
A IL defende, sem qualquer dúvida, um Estado forte. Mas forte não significa gordo nem pesado, muito menos, autoritário. Um Estado forte deve ser transparente, regulador e, acima de tudo, eficiente.
Autárquicas 2021

IL assume contactos com Rui Moreira

171
O partido irá sozinho, nas autárquicas, em 90% das candidaturas, mas o Porto será uma das exceções a esta regra, segundo admitiu Cotrim Figueiredo.
Vichyssoise

Mayan. Candidato da IL no Porto? "Não excluo" /premium

Depois da campanha presidencial de janeiro, Tiago Mayan Gonçalves não exclui ser candidato autárquico. Na Vichyssoise, fala de Carlos Moedas: até agora, "não dista muito" de Fernando Medina.
Partidos e Movimentos

Só há um voto de mudança  /premium

364
Os pequenos partidos estão condenados ao psicodrama. Resta saber se uma alternativa política em Portugal, neste momento, se pode dar ao luxo de depender dos psicodramas dos pequenos partidos.
Fact Check

Mayan Gonçalves procura nome para Lisboa?

Print de um suposto tweet do ex-candidato às presidenciais está a circular no WhatsApp. Perfil não é oficial. E cartaz partilhado não existe. É uma farpa política na corrida à Câmara de Lisboa.
Autárquicas 2021

Quintas, a privacidade dos filhos e a justificação

304
Miguel Quintas usou o Facebook para falar publicamente, pela primeira vez, após a Iniciativa Liberal ter ficado sem cabeça de lista na candidatura a Lisboa. Os filhos justificam a decisão.
Autárquicas 2021

IL. Candidato procura-se após saída atribulada /premium

Falta encontrar o substituto de Miguel Quintas, que Cotrim Figueiredo garante que será anunciado a "breve trecho". Não se sabe quem será o novo candidato, mas já há dois potenciais nomes riscados.
Noticiário

8h. Iniciativa Liberal fica sem candidato a Lisboa

Miguel Quintas abandona candidatura três dias depois de ter sido apresentado e depois de ter recusado integrar uma coligação de direita encabeçada por Carlos Moedas. Gestor alega "razões pessoas"
Autárquicas 2021

Iniciativa Liberal fica sem candidato em Lisboa

1015
Gestor tinha sido apresentado no sábado numa candidatura própria da IL a Lisboa naquilo que tinha sido uma nega à grande coligação de Moedas. Três dias depois, sai por "razões pessoais".
Iniciativa Liberal

Candidato liberal esclarece posição sobre a TAP

Miguel Quintas defende-se das críticas e explica que reduzir a sua posição à defesa nacionalização da TAP é muito redutor. Candidato liberal a Lisboa queria solução ao estilo da aplicada na EFACEC.
Câmara Municipal Lisboa

Autárquicas em Lisboa: conversa sobre (quase) tudo

Um voto num dos partidos de sempre será sempre um voto inútil. Mas, tal como nas legislativas ou nas eleições regionais dos Açores, eleger um liberal em Lisboa fará, mais uma vez, toda a diferença.
Autárquicas 2021

Candidato da IL defendeu nacionalização da TAP

239
Miguel Quintas foi anunciado como candidato da IL a Lisboa e horas depois circulou nas redes sociais entrevista em que defendeu nacionalização da TAP. Página foi apagada, mas internet não perdoa.
Autárquicas 2021

O que falhou para a IL negar o sonho a Moedas  /premium

111
Moedas e Cotrim entenderam-se às mil maravilhas e articularam-se. Pressão de núcleo de Lisboa e ausência de Rio da jogada ditaram desfecho que levou Iniciativa Liberal a avançar sozinha em Lisboa.
Autárquicas 2021

IL avança com Miguel Quintas e diz 'não' a Moedas

2714
João Cotrim Figueiredo anunciou que a Iniciativa Liberal optar por um candidato próprio, Miguel Quintas, e deu nega a Moedas, que já desvalorizou não apoio da IL: "Nada mudou".
Fact Check

Salvar a TAP é tão caro como duas viagens a Marte?

Valores apresentados pela Iniciativa Liberal comparam custos de intervenção na companhia aérea portuguesa com missão ao planeta vermelho. Números parecem confirmar a ideia. Mas falta contexto.
Carlos Moedas

Lisboa pode ser Portugal /premium

249
Os partidos da direita não parecem por vezes compreender ou conseguir explicar o poder que o PS exerce em Portugal. Mas é disso que depende uma viragem no país.
Iniciativa Liberal

IL pede atenção do Governo para Tikhanovskaia

136
João Cotrim de Figueiredo pede ao Governo que a líder da oposição da Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaia, não saia "de mãos a abanar" da visita que realiza esta semana a Portugal.
Açores

100 dias de Governo nos Açores: da crise às metas /premium

Aos 100 dias de vida, o Governo dos Açores já teve um susto com o Chega, está a tentar conter a pandemia e já começou a pôr em marcha o acordo. A aliança da direita aos olhos dos próprios.
Eleições

IL vai reunir-se com Moedas

293
Iniciativa Liberal revela que Carlos Moedas convidou o partido para um encontro para "explorar eventuais pontos de convergência". Liberais dizem que PSD e CDS têm de livrar-se de "hábitos socialistas"
Crimes Sexuais

Partidos exigem que violação seja crime público /premium

195
IL apresentou proposta tornar crimes como a violação de natureza pública. A deputada Cristina Rodrigues anunciou que fará o mesmo e o BE já o tinha proposto. Vídeo controverso chega ao Parlamento.
Política

Guerra civil à direita. Deserto e razão

447
É sempre o peso da dimensão afetiva e emotiva da política que impulsiona a reforma e renovação das sociedades, sendo ela que dá conteúdo à frieza das questões económicas, financeiras ou fiscais.
Política

Rui Rio, a sua mercearia e o futuro desta política /premium

1083
Há um país que se desmorona, um Governo que falhou, um sistema de mentira instalado, falta uma oposição que sacuda este torpor. Mas Rio anda desaparecido, a pensar em vereadores e presidentes de junta
União Europeia

IL pede atenção para acordo entre Pequim e Bruxel

1088
O deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, defende que qualquer acordo entre a União Europeia e a China tem de salvaguardar o respeito pelos direitos humanos e laborais.
Águas de Portugal

IL quer reverter empresa Águas do Alto Minho

976
As autarquias já deviam ter percebido que são responsáveis "pelos constantes atropelos praticados pela Águas de Portugal na gestão da Águas do Alto Minho" e acabar com a parceria, defende o partido.
Iniciativa Liberal

As melancias

315
Assim como o Bloco de Esquerda ganhou o seu espaço através da pantominice e da falta de honestidade política, roubando votos a quem quer que caísse na esparrela, faz agora a Iniciativa Liberal o mesmo
Resposta Pronta

IL: "É claramente prematuro adiar autárquicas"

O líder da Iniciativa Liberal afirma que proposta do PSD não faz sentido "com 8 meses de antecedência". João Cotrim Figueiredo apela a consenso partidário e propõe ainda eleição a dois dias.
Política

Uma análise praxeológica da direita

164
Continuando o PSD a ser uma quase-cópia do PS original e insistindo o CDS em comportar-se como um nado-morto que só estrebucha, por que razão continuarão os eleitores a confiar-lhes o seu voto?
Açores

Açores. IL quer mudanças nos impostos e no SNS

Deputado único da IL nos Açores quer ver materializadas estas medidas no Orçamento e diz que sai "satisfeito" da reunião com o Governo regional por estar a ser cumprido o acordo parlamentar.
CDS-PP

Porque é que o CDS importa  /premium

520
Portugal precisa de partidos à direita capazes de se unirem para serem alternativa ao poder socialista. Por isso, precisa de um CDS liderado por um político como Francisco Rodrigues dos Santos.
Eleições

IL com novo rosto em Lisboa e exceção no Porto /premium

535
A Iniciativa Liberal pretende candidaturas solitárias nas autárquicas, quer trazer novos rostos para a política e não descarta o homem que era desconhecido e conseguiu mais de 3% nas Presidenciais.
Política

Pedro Passos Coelho e a união à volta do PS(D)

131
A desmobilização seria medonha para o "grande" partido da "união". Em contrapartida, faria crescer o "voto de protesto" e A. Ventura agradeceria.
Coronavírus

Vacinas. Liberais responsabilizam Costa

6656
A Iniciativa Liberal diz que a "gestão calamitosa do plano de vacinação" contra a covid-19 está a "minar a confiança" dos portugueses no "combate à pandemia".
Política

A direita a que temos direito

519
Esta direita acaciana, colonizada culturalmente pela esquerda caviar e politicamente pelo centrão socialista, não serve para mais nada a não ser mostrar o vazio que teima em viver nessa mesma direita.
Vichyssoise

"O lugar de pessoas como o Adolfo já não é no CDS" /premium

889
O ex-líder da IL não tem medo da concorrência de um CDS mais liberal e defende que acordos com o Chega são inaceitáveis. Aliás: preferia ser oposição a Pedro Nuno do que estar no Governo com Ventura.
País

Projeto de Guimarães Pinto lançado em fevereiro

1170
A organização sem fins lucrativos, "independente e apartidária", será lançada a 12 de fevereiro. Será liderada pelo ex-líder do Iniciativa Liberal e contará com Mesquita Nunes, ex-deputado do CDS.
Presidenciais 2021

Marcelo mais forte, esquerda frágil, direita ferve /premium

315
Eleições deram mais votos a Marcelo desta vez e colocaram-no no pódio dos Presidentes. Quer ser "mais" junto do Governo e dá chega para lá a Ventura que cresceu 7 vezes. Esquerda encolheu.
Presidenciais 2021

Mayan e uma "vitória" que não foi "poucochinha" /premium

292
Entre o todo-poderoso Marcelo e um Ventura em franco crescendo, a missão de Mayan para encontrar votos era espinhosa. Mas fez crescer os 1,3% da IL em 2019 para 3,2%. Saiu feliz. Eufórico, talvez não.
Política

CDS, Chega, IL, PSD – a direita em mudança

1147
Hoje temos dois problemas principais. O primeiro é o de a relação esquerda/direita não se alterar e favorecer a esquerda. O segundo são as posições políticas do Chega serem tão radicais e desrazoáveis
Presidenciais 2021

Mayan acredita em "vendaval liberal" nas eleições /premium

367
Num comício online que esgotou e deixou apoiantes na fila do "stream", Mayan voltou a vincar diferenças para Marcelo, Ventura e a esquerda. Diz ser alternativa a "socialismo, extremismo e populismo".
Presidenciais 2021

Marcelo reeleito à primeira volta com 62,3%  /premium

739
Ana Gomes segura segundo lugar, com vantagem de três pontos sobre Ventura. Marisa e João Ferreira em empate técnico com Mayan Gonçalves. Mas candidato da IL leva vantagem sobre adversários à esquerda.
Presidenciais 2021

Escutar para preparar Portugal. Obrigado Mayan 

110
Todos na IL sabíamos o quão difícil seria esta campanha. Determinação, trabalho e coragem nunca faltaram e o maior exemplo veio do Tiago Mayan. Soube liderar todos os que se associaram à sua caminhada
Presidenciais 2021

Em quem votar? Ensaio para as Presidenciais 

242
Há que ser pragmático na hora da escolha. Não votar em estados de alma mas sim olhando para os últimos 25 anos e para o estado de degradação democrática em que o país se encontra.
Presidenciais 2021

Porquê Mayan e porque não os outros?

1652
Tiago Mayan Gonçalves mostra que é possível haver uma direita humanista, civilizada e com uma visão estratégica rumo à prosperidade económica. O seu único preconceito é não ter preconceitos.
Iniciativa Liberal

Marmelos em vez de Marcelos e o "achismo" de março /premium

Num dia só "online", o candidato falou com correligionários dos Açores e Madeira ("Têm marmelos?"), ouviu queixas do setor privado e criticou Costa, Marcelo e o confinamento de março, um "achismo".
Emissão Especial

"Esta corrida foi mais curta do que as que faço"

Mayan Gonçalves conversa com o Observador sobre a campanha. O candidato apoiado pelo Iniciativa Liberal não sente cansaço e espera ter conseguido convencer alguns a dar "um salto de fé".
Presidenciais 2021

Mayan nomeia "generais" do Governo que deviam sair /premium

640
O candidato da Iniciativa Liberal continua a ter o Governo e o PR em ponto de mira. Agora, diz que Marcelo já devia ter alertado para três "generais" que já não deviam estar em funções.
Presidenciais 2021

Marega com pataniscas: o Sporting x FCP de Mayan /premium

101
O candidato da Iniciativa Liberal só conseguiu ver parte do jogo. Acompanhámo-lo a recordar memórias de infância, a falar de Ventura e Ana Gomes e a comentar as faltas: "Uii... esta é durinha".
Presidenciais 2021

Um voto em Mayan é um voto de esperança na direita

632
Desmascarou a farsa de Ventura e denunciou um Presidente que se preocupa mais em ser popular que competente. Distanciando-se do socialismo e das derivas populistas, Mayan é a opção certa à direita.
Presidenciais 2021

Mayan num hospital com ventiladores a ganhar pó /premium

7106
O candidato presidencial foi ao Hospital Compaixão, totalmente equipado mas a aguardar resposta do Estado para abrir. "Vi ventiladores fechados numa sala, que foram disponibilizados sem custos", disse
Presidenciais 2021

Mayan pôs os lesados da Covid como protagonistas /premium

342
Notas de campanha. Depois do barbeiro "Tozé", o candidato ouviu João, Noélia, Nuno e outros empresários do Algarve. Queixam-se da pandemia, do Estado. "Fechei um negócio com 12 anos", ouviu.
Presidenciais 2021

O RSI apareceu sem avisar na campanha de Mayan /premium

Notas de campanha. O candidato da Iniciativa Liberal foi correr a Belém e foi abordado por um sem-abrigo, acabando a defender apoios para a inserção como o RSI. E visou Governo, Marcelo e Ventura.
Presidenciais 2021

Mayan provoca Ventura e critica Marcelo /premium

198
Mayan foi correr a Belém, mas nas redes sociais e em Alcântara o desporto foi outro. O dia fica marcado por um cartaz onde o liberal provoca e responde a Ventura: "Presidente de todos (até dele)".
Presidenciais 2021

TAP? "Overrated". Saúde? "Cenário de guerra" /premium

Notas de campanha. A sul, o candidato da IL foi a Faro desvalorizar a TAP: "Zonas de turismo mais pujante nunca dependeram" da companhia. Na saúde, avisa: vamos acabar a pagar mais aos privados.
Presidenciais 2021

Ordem? Liberalizar. O sonho de Mayan? Mudar o país /premium

1630
Notas de campanha. Mayan falou com estudantes e disse que nos problemas do país os outros candidatos só veem sintomas — ele vê a doença. Não quer nem "extremismos" nem "situacionismos". Nem "papões".
Presidenciais 2021

A culpa é das políticas liberais

275
Estarão os candidatos do PS e da esquerda a viver numa realidade alternativa, ou apenas em mera negação do total fracasso das políticas que defendem?
Presidenciais 2021

Três critérios para apoiar Marcelo

Mais do que debater casos de atualidade, devem debater-se as grandes questões nacionais. O Presidente não representa vontades nem opiniões do eleitorado: representa o país na sua totalidade.
Presidenciais 2021

Mayan entre hubs, business e as tesouras do Tozé /premium

Notas de campanha. De manhã foi a um barbeiro que diz não ter recebido "nem um tostão" no primeiro confinamento. À tarde foi a uma faculdade que prepara alunos para criarem empresas e singrarem.
Presidenciais 2021

Tozé e Mayan: "Podes ser eleito. Bonito já estás!" /premium

A sua tesoura já vai na "terceira geração dos Mayan's". Tozé Veloso, um barbeiro à direita, conhece Tiago há 36 anos. Quando soube que o cliente ia a eleições, não acreditou logo — mas dá-lhe o voto.
Presidenciais 2021

Mayan foi à toca liberal com a direita descontente /premium

Foi com o seu mandatário Michael Seufert — um antigo deputado do CDS que não se revê em Marcelo — que o candidato da IL foi à toca de um "liberal à Porto", que apoiara em 2013. Notas de campanha.
Presidenciais 2021

Mayan: uma reunião com Moreira para criticar Costa /premium

O candidato reuniu-se com Rui Moreira para visar Costa e a sua resposta à pandemia. Sobre as novas medidas, critica "fixação de preços" e as novas taxas para plataformas como UberEats e Globo.
Fact Check

Costa e Marcelo recusaram novo confinamento? 

170
Foi no arranque da campanha para as presidenciais que Tiago Mayan Gonçalves recordou as posições do primeiro-ministro e do Presidente da República. "Não fui só eu a defender" esta posição, lembra.
Presidenciais 2021

Ana Gomes sugere a PR adiamento das eleições

392
Depois da reunião no Infarmed, de onde Ana Gomes saiu "preocupada", candidata diz que é preciso "consequências políticas". E pede a Marcelo e à Assembleia que "ponderem" adiamento das eleições.
Presidenciais 2021

Tiago Mayan à caça de eleitores "como o sr. João" /premium

896
O candidato liberal iniciou a campanha com uma ação que durou menos de uma hora. No Campo Pequeno, com o líder da IL ao lado, voltou a avisar sobre um eventual confinamento: "A pobreza também mata".
Fact Check

Ana Gomes "trocou datas" e comprometeu Portas?

100
Tiago Mayan Gonçalves acusou a socialista de nem sempre lançar acusações fundamentadas. E deu o exemplo do momento em que Ana Gomes relacionou Paulo Portas com negócios de material militar.
Presidenciais 2021

Mayan destapou o véu de Ventura

305
Continuaremos a ser “fascistas” para uns e “bloquistas” para outros. Isso significa que estamos onde devemos estar, a defender outra ideia para Portugal, enquanto nos conduzem para a cauda da Europa.
Presidenciais 2021

Costa, Orbán e Sócrates no debate Ana Gomes-Mayan

Debate ideológico centrou-se na banca e na saúde. Entre o neo-liberalismo e o neo-socialismo, Tiago Mayan e Ana Gomes só concordaram na crítica a Costa. E o ataque mais feroz foi mesmo da socialista.
Presidenciais 2021

Planetas diferentes debateram infernos diferentes

João Ferreira, do PCP, e Mayan Gonçalves, da IL, estiveram frente a frente e a distância entre os dois, se já era grande, foi aumentando a cada segundo. Acabaram a discutir os respetivos pesadelos.
Presidenciais 2021

Mayan empurra Ventura para dentro do sistema

642
Ventura entrou no debate para tirar o candidato do IL do lado direito do espectro político, mas do lado de lá teve um adversário que o colocou dentro do sistema político que diz querer combater.
Fact Check

Fact Check. Tiago Mayan é autarca?

Candidato presidencial afirmou no frente a frente com Marcelo Rebelo de Sousa que é autarca. Integrou as listas do movimento 'Porto, o Nosso Partido', de Rui Moreira, em 2017, como suplente.
Fact Check

Maior número de vetos de Marcelo foi até 2019?

Durante o debate com Mayan Gonçalves, Marcelo afastou que esteja a perseguir a popularidade eleitoral dizendo que vetou mais até 2019 do que em 2020. Foi mesmo assim?
Política

O futuro da direita em 2021 (e nos próximos anos) /premium

143
A direita só regressará ao poder quando oferecer ao país uma verdadeira visão reformista que permita interromper o ciclo de empobrecimento do país seguido nos últimos 20 anos em Portugal.
Ministério Da Justiça

Liberais acusam Governo de "gestão sinistra"

821
Governo não só "atropelou o princípio do mérito" como fundamentou a candidatura de José Guerra à Procuradoria Europeia em "factos falsos", acusa Iniciativa Liberal.
Política

Os 12 desafios da direita para 2021 /premium

Marcelo testa a autoridade, Rio a estratégia de sempre. Rodrigues dos Santos luta pela sobrevivência, Ventura contra a vertigem e Cotrim pela relevância. E todos esperam que Costa não resista à crise.
Resposta Pronta

Travão a Mayan. "É tudo uma questão de agrafos"

122
Tribunal Constitucional aponta falhas à candidatura de Tiago Mayan. O assessor, José Maria Barcia, garante que situação vai ser resolvida porque "só faltavam agrafos" e critica a "carga burocrática".
Política

Há futuro para a Direita? /premium

Uma direita capaz de se reconciliar nas suas diferenças pode ter futuro se, além disso, for capaz de ganhar consciência que precisa recuperar o capital social que esbanjou nas últimas décadas.
Sondagens

Sondagem. PS vale quase tanto como a direita junta /premium

1244
Os votos no PS estão taco a taco com a conjugação de forças de PSD, Chega (agora, terceira força política), CDS e Iniciativa Liberal. Votação no Bloco é a que mais sofre com a subida dos socialistas.
Presidenciais 2021

Mayan destaca "opção liberal" contra "populistas"

Segundo Mayan, trata-se de uma "opção absolutamente distinta de quem não se revê em populistas, em socialistas, em extremistas": "Apresenta uma proposta que não é de poder, mas de devolução do poder"
Iniciativa Liberal

Seufert: "Eleitorado CDS está órfão nesta eleição"

206
Michael Seufert é o mandatário nacional de Tiago Mayan Gonçalves e acredita que muitos dos militantes do CDS vão acabar por votar no candidato apoiado pela Iniciativa Liberal.
Coronavírus

Partidos acreditam em Presidenciais em emergência

173
IL e Verdes votam contra estado de emergência. IL não quer mais exceções para a campanha eleitoral e quer Natal mais livre. Ventura pede normas à DGS para campanha. PSD quer vacinação além SNS.
Coronavírus

IL quer audição urgente sobre plano de vacinação

"O armazenamento e distribuição das vacinas não se encontra suficientemente detalhado, tendo em conta as condições especiais que que serão necessárias para a conservação das vacinas", diz IL.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Mayan Gonçalves

O candidato liberal diz que Marta Temido "não tem condições" para continuar no cargo e deixa duras criticas à gestão da crise pandémica. Também ataca os opositores: Marcelo, Ana Gomes e Ventura.
Presidenciais 2021

"Marcelo apresenta-se como o D. Sebastião" /premium

O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal pede a saída da ministra e acusa Temido de ter responsabilidade no excesso de mortalidade registado. Em entrevista, ataca Ventura, Ana Gomes e Marcelo.
TAP

TAP. As reações dos partidos ao plano

121
João Cotrim Figueiredo diz que o Governo "mentiu sobre a manutenção de postos de trabalho" na TAP. André Ventura, do Chega, insiste que os deputados devem pronunciar-se sobre plano de reestruturação.
Açores

Açores. Chega questiona governo sobre EDA

Chega pede explicações sobre o concurso lançado pelo anterior Governo para a contratação de novos funcionários na EDA. Uma situação que "levantou uma onda de críticas em toda a região", diz o partido.
Crime

IL quer demissão de MAI após morte no aeroporto

268
Ihor Homenyuk morreu no aeroporto de Lisboa, após ser torturado e abandonado dentro das instalações do SEF. Três inspetores já foram acusados.
CDS-PP

Pescar à linha

Os responsáveis do descalabro do CDS são os que agora advogam que o que fizeram foi bem feito e que eles é que sabem. Inchados com o “belo” resultado de 2019 têm o desplante de anunciar a linha certa.
Orçamento do Estado

Quem votou em quem? As votações do OE2021 à lupa /premium

Quantas propostas foram aprovadas à revelia do PS? Quantas vezes a direita deu a mão aos socialistas? Quem apoiou o Chega? Análise às votações das 1.500 alterações ao Orçamento.
Política

Rio disposto a governar mesmo sem vencer eleições /premium

103
Bloco de direita tem condições para se entender, mas há muitos riscos e obstáculos a considerar. À cabeça, a grande desconfiança entre os diferentes líderes. Rui Rio quer juntar as peças. Conseguirá?
Iniciativa Liberal

Pão e Água. IL pede audição com Siza Vieira na AR

418
O número de falências de empresas e de desempregados nestes setores aumenta de dia para dia. Apoios do Governo "totalizam já 1100 milhões de euros, metade dos quais a fundo perdido".
Política

O Terceiro Eixo

895
Liberal em toda a linha, a IL não encaixa na direita tradicional já que acredita que a moralidade não se legisla. Não é também de esquerda, rejeitando o planeamento central e a estatização da economia
Coronavírus

IL e CDS defendem aulas para privados 

O CDS-PP e a IL criticaram a ação de Governo, que não permite a realização de aulas à distância nas escolas privadas nas vésperas dos feriados. A decisão é "autoritária" e "sem base legal".
Eleições Presidenciais

Tiago Mayan, o "cidadão normal" candidato a Belém

Apoiado pela Iniciativa Liberal, Tiago Mayan diz querer ser "presidente de todos os portugueses", ainda que se considere "um cidadão normal". A campanha eleitoral, garante, vai ser até ao fim.
Iniciativa Liberal

Cartaz da IL retirado por "ofender" Isaltino

515
A Câmara de Oeiras decidiu retirar um cartaz da Iniciativa Liberal por "ofender" Isaltino Morais. O partido já apresentou uma queixa à CNE. "É um ato de prepotência", diz a IL.
Eleições Presidenciais

Presidenciais. Data "está no 'timing' expectável"

Fonte da candidatura de Tiago Mayan Gonçalves considerou que a data escolhida por Marcelo Rebelo de Sousa para as eleições presidenciais "está no 'timing' expectável".
Presidência da República

Tiago Mayan. "Marcelo foi ministro da propaganda"

1582
Tiago Mayan Gonçalves acusa Marcelo Rebelo de Sousa de ser "colaboracionista com o Governo", em prol da sua reeleição. Ao mesmo tempo, critica a ação do Governo perante a pandemia.
Iniciativa Liberal

IL faz convenção "totalmente digital"

701
A Iniciativa Liberal realizou a IV Convenção Nacional com o objetivo de alterar os estatutos. A Convenção foi originalmente marcada para o distrito do Porto, mas foi "totalmente digital".
Orçamento do Estado

OE. IL defende IVA a 6% na restauração 

1074
A Iniciativa Liberal defende "cerca de 100 alterações" para o Orçamento do Estado para 2021. Redução para 6% do IVA na restauração e eliminar o IMT na compra da habitação são duas delas.
Noticiário

7h. Açores. Chega diz que "é um teste"

Observador foi ouvir a direita sobre solução governativa encontrada nos Açores. Querem "romper superioridade moral que esquerda acha que tem" e "deixar de ser os idiotas úteis".
Açores

Lolitas e os moralistas ofendidos

344
O acordo de poder que implicou a submissão da esquerda democrática à esquerda totalitária é benéfico. Um acordo inexistente com o Chega é dantesco.
Açores

IL acorda medidas, mas recusa populismo do Chega

1095
O entendimento da Iniciativa Liberal sobre o mandato conquistado, pela primeira vez, nas eleições regionais dos Açores foi "sobretudo o de acabar com 24 anos de hegemonia socialista" na região.
Orçamento do Estado

IL quer baixar taxa geral do IRC para 15%

4839
O partido considera que no contexto atual "é uma prioridade urgente aliviar as empresas e os empresários e aumentar a facilidade de gerir negócios". Propostas são apresentadas no âmbito do OE 2021.
Coronavírus

IL acusa Governo de "incapacidade" de gestão

1215
"Esta medida irá levar a maiores concentrações durante certos períodos de tempo, empurrará as pessoas para locais fechados e continuará a arrasar economicamente vários setores", denuncia a IL.
Açores

Açores. IL anuncia acordo com o PSD

254
A Iniciativa Liberal/Açores (IL) chegou a acordo com o PSD, o que "permitirá a viabilização" de um programa de governo a apresentar pela coligação liderada pelos sociais-democratas.
Açores

Iniciativa Liberal recusa "extrema-direita"

478
A Iniciativa Liberal pode viabilizar um programa de Governo "onde se encontrem plasmadas as diferentes intenções" do partido, mas não alinha com "pendor nacionalista e extremista".
Iniciativa Liberal

Açores. IL admite acordo com governo de direita

Questionado sobre um eventual acordo com a coligação de direita, do Iniciativa Liberal Açores disse que ainda não estava fechado, mas admitiu estar em conversações.
Açores

IL diz que PS é que deve formar governo

O PS venceu as eleições regionais nos Açores, elegendo 25 dos 57 deputados. Um acordo à direita, anunciado pelo líder do PSD Açores, pode inviabilizar o governo socialista.
Resposta Pronta

IL. "Não gostamos de estados de emergência"

1206
João Cotrim Figueiredo aponta uma "comunicação pouco imaginativa e errática" ao Governo. "Não gostamos de cheques em branco, como é o recurso sem limitação a bens privados, cooperativos ou sociais."
Iniciativa Liberal

IL vai opor-se a eventual recolher obrigatório

502
João Cotrim Figueiredo justifica a posição do partido, dizendo que considera "uma limitação excessiva das liberdades individuais" e não faz sentido aplicá-la em todo o país.
Resposta Pronta

IL. "Opomo-nos ao estado de emergência"

918
João Cotrim Figueiredo, acusa o Governo de "não fazer o trabalho de casa". "Sem saber em que dados o Governo se baseia, é difícil saber se as medidas são proporcionais." 
Coronavírus

PSD admite emergência, BE e PCP exigem alternativa

244
PSD mostrou-se disponível para encontrar um consenso sobre novo estado de emergência, mas Bloco e PCP querem alternativa. PCP lembra Lei da Proteção civil e Lei de Vigilância da Saúde em alternativa.
Açores

Tudo vai começar ou acabar nos Açores  /premium

467
As direitas podem ter ideias diversas em relação ao modo de reorganizar o Estado. Mas não, sob pena de se tornarem irrelevantes, acerca da urgência de terminar o poder socialista.
Iniciativa Liberal

IL quer tirar "carga ideológica" da Constituição

1892
Os liberais querem retirar a expressão "abrir caminho para uma sociedade socialista", considerando que "já não faz sentido nenhum e que limita as escolhas dos portugueses nas suas opções políticas".
TAP

TAP: IL pede Plano de Liquidez público e legível

466
Os liberais requerem que o "ministro de Estado e das Finanças torne público, sem qualquer condição de confidencialidade, o Plano de Liquidez da TAP".
Açores

PSD estuda acordo escrito à direita nos Açores

876
Líder do PSD/A já foi à Terceira falar com o líder do CDS/A e a direita está cada vez mais confiante que pode governar. Acordo escrito estudado como trunfo para garantir estabilidade junto de Belém.
Orçamento do Estado

OE em versão bolso: tudo sobre o debate mais tenso /premium

Um momento engraçadinho que não teve "graça nenhuma", um ministro a arrumar cadeiras e os duelos dos apartes que iam chegando a vias de facto. Debate do OE foi duro e deixou por um fio a geringonça.
Fact Check

Ajuda à TAP é o dobro do que custou o layoff?

O deputado do Iniciativa Liberal defendeu que custo do layoff para toda a economia foi menos de metade da ajuda de 1.700 milhões de euros para a TAP. Quantificou a despesa, mas não a receita perdida.
Fact Check

PAN levou a chumbo de IVA de alimentos infantis?

Uma publicação do Facebook alega que foi a abstenção do PAN na votação da proposta de descida do IVA na comida para bebés que fez com que esta fosse chumbada. Mas isso não é verdade.
Orçamento do Estado

OE2021 vai a votos esta quarta-feira

O Parlamento deve aprovar esta quarta-feira a proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo PS, com votos contra do PSD, BE, CDS-PP, Chega e da Iniciativa Liberal.
Açores

Açores. Direita disposta a negociar se PSD quiser /premium

1381
CDS está disposto a construir maioria, mas quer garantias. Chega vai votar contra qualquer programa do PS e diz-se disponível para negociar com PSD. PPM e IL dispostos a ouvir. Tudo depende do PSD.
Eleições

Sondagem. BE recupera e PCP acentua queda

455
O PS tem ainda quase 13 pontos percentuais de vantagem sobre o PSD nas intenções de voto, de acordo com o barómetro da Intercampus. BE continua a subir e PCP cai para o patamar de CDS e PAN.
Eleições Presidenciais

E a direita, em quem vota?

211
O próximo desafio é em janeiro e a direita parte já em desvantagem para as próximas presidenciais. Sejamos sinceros, por muito que custe a alguns: que candidato representa os eleitores de direita?
Açores

Açores. IL quer simplificar e baixar carga fiscal

193
Principais eixos de atuação da Iniciativa Liberal para os Açores são desburocratizar, simplificar e baixar a carga fiscal, afirmou João Cotrim Figueiredo em Ponta Delgada.
Hong Kong

Rejeitadas resoluções críticas a Hong Kong e China

2166
A resolução da IL propunha que a Assembleia da República recomendasse ao Governo que "suspenda imediatamente" o acordo com Hong Kong, da China, relativo à entrega de infratores em fuga.
PS

PS rejeita portal de transparência de fundos da IL

6495
O projeto de resolução do portal de transparência e monitorização da execução dos fundos europeus proposto pela IL foi rejeitado. PS votou contra, esquerda absteve-se e restantes votaram a favor.
TAP

TAP. IL avança com intimações em tribunal

951
A Iniciativa Liberal avançou com duas intimações em tribunal, de modo a obrigar o Governo a divulgar o plano de liquidez da TAP. É uma informação que o partido considera "crucial".
Coronavírus

IL: é inconstitucional obrigar a usar app

Os liberais criticam ainda que o facto de António Costa estar a tentar lavar "as suas mãos, dizendo que faz tudo o que os médicos de saúde pública dizem, como se tivessem todos a mesma opinião".
Açores

IL. Só pequenos partidos tiram maioria ao PS

Sublinhando que apenas os pequenos partidos podem fazer com que o PS perca a maioria absoluta, que considera "fundamental", o candidato afirmou que o voto na Iniciativa Liberal "pode ajudar.
A página está a demorar muito tempo.