1230,6kWh poupados 1230,6 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Os Maias" dançados pela CNB: fragmentos de um discurso amoroso

Este artigo tem mais de 6 meses

Fernando Duarte transforma "Os Maias" em bailado narrativo: a tragédia de Carlos e Maria Eduarda renasce na dança, unindo literatura, música e movimento num diálogo entre palavra e corpo. Até dia 26.

O coreógrafo descreve estes "seus" Maias como uma bailado como uma viagem onde texto e corpo dialogam uma ideia que se materializa com muita subtileza no cenário que, primeiro parece ergue-se como a aurora de um novo dia cheio de possibilidades
i

▲O coreógrafo descreve estes "seus" Maias como uma bailado como uma viagem onde texto e corpo dialogam uma ideia que se materializa com muita subtileza no cenário que, primeiro parece ergue-se como a aurora de um novo dia cheio de possibilidades

HUGO DAVID/CNB

▲O coreógrafo descreve estes "seus" Maias como uma bailado como uma viagem onde texto e corpo dialogam uma ideia que se materializa com muita subtileza no cenário que, primeiro parece ergue-se como a aurora de um novo dia cheio de possibilidades

HUGO DAVID/CNB

Os amores trágicos de Carlos e Maria Eduarda, eternizados por Eça de Queiroz em Os Maias, ganham nova vida no palco da Companhia Nacional de Bailado (CNB). Quase 140 anos depois da publicação do romance, o coreógrafo e diretor artístico Fernando Duarte transporta a obra maior do realismo oitocentista português para a linguagem da dança clássica, inaugurando o seu projeto de bailados narrativos — uma forma de aproximar a literatura da dança, ainda pouco explorada em Portugal.

A peça que se estreia esta quinta-feira, dia 16, no teatro Camões, em Lisboa, é composta por três atos e interpretada por 35 bailarinos frente a um cenário de grande impacto visual, concebido por José Manuel Castanheira, naquela que é a primeira colaboração entre o cenógrafo e a CNB. O bailado é acompanhado, ao vivo pela Orquestra de Câmara de Lisboa. Duarte não pretende reproduzir o romance, mas ressignificá-lo,  criando um espetáculo de movimentos, símbolos e imagens que convidam o público a descobrir a força emocional e estética desta obra fundamental da cultura portuguesa.

“Li Os Maias quando tinha 16 anos e lembro-me de pensar: e agora, como vou viver sem estas personagens?”, recorda Fernando Duarte. “Hoje é o meu filho que o está a ler. Essa é a força dos clássicos — ligam gerações, são um património comum”, conta o coreógrafo e diretor artístico, que já tinha transposto para ballet O Primo Basilio e O Memorial do Convento, que foram levados à cena pela companhia independente Dança em Diálogos.

▲ O repertório, composto por autores pouco conhecidos do século XIX, entre os quais algumas mulheres compositoras, funde-se com os humores e as emoções da narrativa e ajusta-se a ela

HUGO DAVID/CNB

O coreógrafo descreve estes “seus” Maias como uma bailado como uma viagem onde texto e corpo dialogam uma ideia que se materializa com muita subtileza no cenário que, primeiro parece ergue-se como a aurora de um novo dia cheio de possibilidades: tecidos suspensos, hirtos delimitam o espaço como se foram paredes translúcidas. Mas aos poucos revelam-se frágeis e vão caindo, como portas que se abrem, como rasgões da vida, como a lenta derrocada das casas, dos Maias e da própria sociedade portuguesa. Este cenário convida-nos também a lembrar que a própria palavra “texto”, nasceu da palavra “tecido” — uma metáfora que aqui incluí a transformação do texto escrito em texto dançado.

Fragmentos de um discurso amoroso

O romance foi organizado em três atos: no primeiro conta-se a história do pai e do avô de Carlos Eduardo da Maia, Afonso, Pedro e Maria Monforte, figuras funestas marcadas por amores tristes e destinos menores.
O segundo ato, mais luminoso e festivo, abre um espaço dionisíaco de festas, promessas e enamoramentos e idílicos. É o tempo do encontro entre Carlos e Maria Eduarda. Já no terceiro ato, a alegria cede lugar à angústia do segredo revelado que impõe uma realidade esmagadora que impede qualquer tentativa de fuga.

A curadoria musical, assinada por Andrea Lupi, reforça as afinidades entre música e movimento. O repertório, composto por autores pouco conhecidos do século XIX, entre os quais algumas mulheres compositoras, funde-se com os humores e as emoções da narrativa e ajusta-se a ela.

Nesta versão de Fernando Duarte, o romance sobressai mais como leitura psicológica e simbólica da obra de Eça do que leitura social. Gestos lânguidos, frenéticos, sentimentais ou satíricos desdobram-se num espaço amplo aberto, onde imagens, da natureza e da cidade, projetadas em segundo plano, intensificam o drama interior das personagens e acrescentam informações nas entrelinhas dos gestos; a dança torna-se assim um espaço de interpretação, não de repetição — um novo texto feito de corpo, música, imagem.

▲ A peça que se estreia esta quinta-feira, dia 16, no teatro Camões, em Lisboa, é composta por três atos e interpretada por 35 bailarinos frente a um cenário de grande impacto visual, concebido por José Manuel Castanheira

HUGO DAVID/CNB

Rejeitando fronteiras rígidas entre a dança clássica e o contemporânea, Fernando Duarte mergulha nos múltiplos significados de cada movimento, dos mais amplos aos mais discretos. Há momentos de grande beleza estética, em que o público sente a presença viva de sentimentos universais do discurso amoroso de todos os livros e de todas as vidas — a recordação, a paixão, o feitiço, o desejo, a esperança, o desespero  o medo, a perda, mesmo que escondidos sob as mil máscaras sociais. Neste bailado, Carlos da Maia é menos o herói idealista, melancólico ou patético, mas um neófito, aquele para quem o amor se torna um caminho de aprendizagem e talvez de reconciliação com o mundo.

À medida que o espetáculo avança para o final das suas quase duas horas, as imagens turvam-se, o rio escurece, o tecido rosado cai — deixando nua a casa da aurora e revelando a metálica nudez da realidade.
O fim parece inevitável, como o ponto final de Eça. Mas Fernando Duarte recusa o destino trágico absoluto e como o adolescente que não sabe viver sem as suas personagens diz: “Para mim, a história de Carlos e Maria Eduarda não acaba aqui. Há sempre um recomeço possível… talvez o Carlos e o Ega apanhem ainda o elétrico, talvez o atraso não seja fatal, talvez nunca nos tenhamos atrevido a imaginar o depois”.

A última imagem do espetáculo é, por isso, uma onda que chega à praia. E nela, uma promessa: tudo pode recomeçar, até mesmo para quem acredita que já tudo se perdeu.

“Os Maias” estreia-se no teatro Camões, em Lisboa, esta quinta-feira, 16 de outubro. Fica em cena até dia 26. São ao todo nove sessões, já quase esgotadas. Em abril de 2026 estará em Lodz, na Polónia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.