212kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

Donald Trump

Facebook

Trump avança com recurso para voltar ao Facebook

Trump apresentou um pedido de recurso para voltar ao Facebook, depois de ter sido bloqueado. Agora, o Conselho de Supervisão da rede social tem um prazo máximo de 90 dias para chegar a uma decisão.
Donald Trump

Trump. Apoiantes reúnem-se no Gab, MeWe e Telegram

Banidos das redes sociais convencionais, apoiantes de Trump mudam-se para outras mais confidenciais e difíceis de regular. Donas de casa e professores de ioga misturam-se com supremacistas brancos.
Donald Trump

Trump obrigado a entregar declarações fiscais

Decisão é do Supremo Tribunal e faz esgotar assim as hipóteses de Trump continuar a tentar pelo meio judicial não entregar as suas declarações de impostos.
Irão

Irão reitera apelo aos EUA para suspender sanções 

Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano utilizou a rede social Twitter para apelar à anulação das sanções impostas por Donald Trump, oferecendo a reversão "imediata" de "medidas corretivas".
Politicamente Correto

Tenham medo de quem tem poder /premium

732
Na cerimónia dos prémios Tony, em 2018, Robert de Niro gritou “fuck Trump”. Aconteceu-lhe alguma coisa? Talvez lhe tivesse acontecido, como a Gina Carano, se tivesse gritado “viva Trump”.
Redes Sociais

Rede social Parler está outra vez online

Depois de ter sido boicotada pela Google, Apple e Amazon, a Parler foi reativada nos servidores de uma fornecedora de serviços de alojamento com sede na Califórnia, a SkySilk.
Donald Trump

Congressista democrata processa Donald Trump

105
Um congressista democrata norte-americano processou o ex-presidente Donald Trump por incitamento a uma insurreição letal no Capitólio e por conspiração com o seu advogado e grupos extremistas.
Estados Unidos da América

Comissão para investigar invasão do Capitólio

A democrata Nancy Pelosi anunciou que vai ser criada uma comissão independe para "relatar os factos e causas relacionados com a ataque de terrorismo".
Washington

Capitólio. Escolta de Roger Stone esteve no ataque

157
Investigação do The New York Times concluiu que seis dos homens que 'protegeram' Stone em eventos públicos participaram na invasão à sede norte-americana do poder legislativo.
Noticiário

8H. Trump absolvido. Pode voltar em 2024

Processo de destituição termina com 57 senadores a votarem pela condenação, sendo sete republicanos. Momento "histórico e patriótico ainda agora começou", garante Donald Trump
Donald Trump

EUA. Relatório critica resposta a "ataque sónico"

O Departamento de Estado americano entende que a resposta da administração Trump ao suposto "ataque sónico" de Cuba foi marcada por “má gestão, falta de coordenação e não cumprimento de procedimento".
Joe Biden

Biden cancela fundos de Trump para o muro 

Biden anunciou que crise migratória e de segurança que levou Trump a alocar fundos para o muro com o México, "não teve méritos" e cancelou verbas.
Redes Sociais

Venda do TikTok suspensa por questões de segurança

A venda das operações do TikTok nos Estados Unidos à Oracle e ao Walmart está de novo num impasse, enquanto a administração Biden analisa os potenciais riscos de segurança da rede social chinesa.
Twitter

É definitivo: Trump nunca mais voltará ao Twitter

104
O diretor financeiro do Twitter assegura que a suspensão da conta de Donald Trump é definitiva, mesmo que este volte a candidatar-se à presidência dos Estados Unidos em futuras eleições.
Twitter

Eleições nos EUA. 192 milhões no Twitter por dia

O Twitter registou, durante o período das presidenciais nos Estados Unidos da América, 192 milhões de utilizadores "monitorizáveis" diariamente de olhos postos no sufrágios que elegeu Joe Biden.
Estados Unidos da América

Montes Golã "continuarão israelitas", diz Israel

O gabinete do primeiro-ministro israelita declarou que os montes Golã “continuarão israelitas”, em resposta ao comentário do secretário de Estado norte-americano.
Donald Trump

Senado inicia julgamento político de Donald Trump 

Donald Trump é acusado de "incitação à rebelião" após o ataque ao Capitólio. Câmara de Representantes, de maioria democrata, já aprovou a destituição mas falta o Senado.
Estados Unidos da América

Serviços secretos. Biden contra briefings a Trump

1020
Tradicionalmente, os anteriores Presidentes continuam a receber informação secreta. Para Biden, deve criar-se uma exceção. Trump é "perigoso", tem "comportamento errático" e pode ser "uma ameaça".
Estados Unidos da América

Trump, o trumpismo e o futuro

O trumpismo terá provavelmente um destino que ultrapassará o homem que lhe deu o nome. Inscreve-se numa contestação presente dos dois lados do Atlântico que rejeita o liberalismo e o individualismo.
Donald Trump

Democratas querem que Trump deponha sob juramento

Os democratas da Câmara dos Representantes querem que Donald Trump deponha sob juramento, no processo de destituição que decorre no Congresso.
Joe Biden

Myanmar. Biden quer que militares renunciem

251
O presidente americano promete combater autoritarismo, tendo em conta as "ambições da China" e o "desejo da Rússia de enfraquecer" a democracia dos EUA. E aponta o dedo aos generais de Myanmar.
Redes Sociais

CEO da Parler diz que foi despedido

John Matze, que até aqui exercia funções de CEO da Parler, diz que foi despedido sem receber qualquer compensação, depois de a administração da empresa ter oferecido resistência à sua visão.
Partido Republicano

Republicanos mantêm congressista anti-Trump 

Liz Cheney, filha do ex vice-presidente Dick Cheney, tinha dito que Trump cometeu o "maior traição de sempre por um Presidente dos Estados Unidos ao cargo e à Constituição" e apoiou a sua destituição.
António Guterres

Guterres "orgulhoso" de relação funcional com EUA

António Guterres diz estar "orgulhoso" de manter "relação funcional" com a administração dos Estados Unidos liderada pelo ex-Presidente Donald Trump. "Estivemos em contacto próximo".
Eleições EUA

Defesa de Trump nega incitamento a ataque

Os advogados de Donald Trump recusam qualquer ligação do ex-presidente americano ao ataque do Capitólio, depois de Trump ter sido acusado de "traição de proporções históricas".
Donald Trump

Capitólio. Apoiantes de Trump financiaram protesto

Um grupo de fiéis financiadores de Trump ajudaram a promover os protestos que levaram à invasão do Capitólio, de acordo com o jornal norte-americano Wall Street Journal.
Donald Trump

Trump anuncia novos advogados no impeachment

Depois de vários advogados terem abandonado o caso, Donald Trump anunciou outros para liderar a sua defesa no processo de destituição, agendado para 9 de fevereiro.
Donald Trump

Rússia cultivou Trump como "ativo" durante 40 anos

385
Nos últimos 40 anos o regime russo cultivou Donald Trump como um "ativo" valioso na disseminação de propaganda anti-Ocidente nos EUA. A revelação é de um antigo espião do KGB, num novo livro.
Eleições

A abstenção forçada dos emigrantes

1224
Há uma deterioração da democracia em Portugal a vários níveis pior do que sob a presidência de Trump. Este protestou enormemente contra o voto por correspondência, mas não impediu esse direito.
Facebook

Facebook vai voltar atrás em decisões polémicas

Quatro publicações que o Facebook tinha removido, por conterem conteúdo considerado questionável, foram resgatados pelo Conselho de Supervisão da rede social.
Redes Sociais

No dia em que Trump perdeu o pio /premium

Sabemos bem como os poderes estatais tendem a acreditar que, por lei e com regulação, é possível pôr um cão a miar, algo que será de evitar nos pacotes normativos que estão a ser pensados.
Fact Check

Trump escreveu carta a Biden sobre as eleições?

Publicação viral partilhou suposto documento assinado pelo ex-presidente norte-americano que seria para o seu sucessor. É falso.
Estados Unidos da América

Insurrection, Big Tech and Freedom of Speech

Liberal democracy is based on the fundamental right to free speech. This fundamental right cannot be left in the hands of a few tech CEO’s.
Estados Unidos da América

Insurreição, Big Tech e liberdade de expressão

A democracia liberal tem por base o direito fundamental à liberdade de expressão. Este direito fundamental não pode ser deixado nas mãos de alguns CEO das empresas de tecnologia da informação.
Estados Unidos da América

Impeachment de Trump começa a 8 de fevereiro

115
Nancy Pelosi vai enviar o processo de destituição de Donald Trump na segunda-feira. No entanto, o julgamento só deverá começar a na semana de 8 de fevereiro. Joe Biden concorda com a data.
Eleições EUA

Trump promete regressar no discurso de despedida

185
Primeiro de forma enigmática, depois com mais clareza. As últimas palavras de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos foram para prometer o seu regresso. Depois partiu ao som de "My Way".
Explicador

EUA. "Vai ser uma tomada de posse atípica"

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos EUA numa cerimónia com segurança reforçada. A análise do trajeto, desafios e promessas do homem que quer mudar a América com a jornalista Cátia Bruno.
Eleições EUA

Fox despede jornalista que "deu" Arizona a Biden

105
Chris Stirewalt foi o "rosto" que avançou com a projeção da Fox News de que Biden iria vencer no estado do Arizona (como se confirmou depois), uma decisão que lançou o pânico na campanha Trump.
Resposta Pronta

EUA. Joe Biden toma posse em cerimónia limitada

Donald Trump não vai estar presente na cerimónia da tomada de posse de Joe Biden, que em ano de pandemia vai ter mais restrições. Evento vai contar com a participação de Lady Gaga e Tom Hanks.
Estados Unidos da América

Trump perdoa Bannon e mais 142 a horas de sair

776
O Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, perdoou e comutou penas a 143 pessoas, incluindo Steve Bannon. Foram concedidos perdões a 73 pessoas e comutou mais 70 penas.
Noticiário

7h. Biden toma posse sem Trump. Como vai ser?

O presidente cessante dos Estados Unidos já divulgou um vídeo de 20 minutos de despedida sem nunca toca no nome do sucessor. Em Portugal, já em vigor novas novas restrições e testes nas escolas.
Donald Trump

Irão impõe sanções simbólicas a Donald Trump

O Irão impôs sanções simbólicos a diversos membros da administração de Trump devido ao seu alegado apoio ao "terrorismo". Contudo, o país não especificou que géneros de sanções é que implicaria.
Redes Sociais

Redes. Suspensão de Trump foi como 11 de Setembro

Thierry Breton considera que a suspensão de Twitter foi o "11 de setembro nas redes sociais" e garante que nunca "aconteceria" na UE, tendo sido uma "chamada de atenção".
Donald Trump

Trump reabre voos para a UE, Reino Unido e Brasil

O presidente cessante dos Estados Unidos da América voltou a reabrir o espaço aéreo para a União Europeia, Reino Unido e Brasil, mas Joe Biden já disse que as quer reabrir.
Atualidade

Cordão policial não impede migrantes rumo aos EUA

Ainda com medidas muito apertadas em vigor, impostas por Trump, muitos migrantes correm o risco de ficar retidos na fronteira entre México e EUA. Biden desaconselha a perigosa viagem.
Estados Unidos da América

Capitólio. Procurador afasta tese de rapto

Procurador que supervisiona a investigação garante que não há nenhuma evidência direta de ter havido esforços para sequestrar ou assassinar os membros do Congresso, no ataque de dia 6 ao Capitólio.
Extremismo

O Capitólio, André Ventura e as presidenciais

1048
Um grupo de militantes de Trump invadiu o Capitólio, alentados pelo líder que lhes disse para lutarem. Um dia depois, o seu presidente abandonou-os. Eis uma possível lição para os apoiantes de Ventura
Donald Trump

Trump: "Foi uma honra reconstruir o Exército"

Presidente cessante dos EUA enviou uma mensagem às Forças Armadas, dizendo que "reconstruir" o Exército "foi uma honra". Trump destacou ainda o investimento milionário em "novos bonitos equipamentos".
Estados Unidos da América

Donald Trump e a força das coisas /premium

163
E não era sequer pelos seus espalhafatosos defeitos que o contestavam. Contestavam-no por ter tentado assumir, com sucesso popular, uma agenda nacional-conservadora.
Estados Unidos da América

Não façam de Trump um mártir /premium

159
As ações têm consequências num cenário como o atual nos EUA, o da polarização extrema. Castigar Donald Trump não é desmerecido, mas é muito perigoso. É de esperar uma reação dura dos seus seguidores.
Redes Sociais

Snapchat vai banir permanentemente conta de Trump

380
A conta de Donald Trump vai ser banida da aplicação no próximo dia 20, quando Biden tomar posse. "No interesse da segurança pública, decidimos encerrar definitivamente a conta", explicou a Snap.
Donald Trump

Suspensão de Trump: Twitter admite perigo futuro

Jack Dorsey admitiu que decisão é "um fracasso" da empresa em "promover diálogo são" e que é "um precedente perigoso: o poder de um indivíduo ou corporação sobre uma parte do discurso público".
Donald Trump

Trump: "Nenhum apoiante meu pode apoiar violência"

235
Donald Trump condenou publicamente a invasão do Capitólio da semana passada. "Nenhum apoiante meu de verdade pode apoiar a violência política", disse o ainda Presidente dos EUA.
café europa

Presidentes de uns contra os outros /premium

110
O que se passou nos Estados Unidos não é apenas uma excentricidade dos americanos. Em Portugal, há um candidato presidencial que diz só querer ser presidente de uns. De uns contra outros, portanto.
Estados Unidos da América

Direitos humanos: Trump foi um desastre, diz ONG

212
A organização Human Rights Watch considerou que os quatro anos de mandato do presidente cessante Donal Trump, foram "um desastre" para os Direitos Humanos. Espera-se que Joe Biden recupere.
Estados Unidos da América

Trump. Pence rejeita 25ª emenda; Congresso decide

Após a recusa de Mike Pence em invocar a 25ª emenda à constituição americana, o Congresso deverá decidir esta quarta-feira se expulsa Trump do cargo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Confinar, sempre. Marcelo, talvez. Trump, nunca! /premium

169
Em menos de 23 horas, Marcelo foi capaz de agradar a todo o tipo de resultado possível num teste à COVID. Desconfio que se fizer de novo o teste o resultado será um magnânimo, e esclarecedor, “Talvez”
Estados Unidos da América

Pompeo desmarca viagem para apoiar Trump

Mike Pompeo, chefe da diplomacia dos EUA, cancelou a viagem à Bélgica que tinha planeado, de modo a apoiar Donald Trump perante a um possível processo de impeachment no Congresso.
Estados Unidos da América

Trump. Novo processo de destituição é “ridículo"

124
Donald Trump declarou ser "ridículo" outro processo de impeachment e que esta possibilidade está criar uma "tremenda raiva" nos EUA. Diz ainda que o "problema real" do país foram protestos do verão.
Fact Check

Antifas infiltrados invadiram o Capitólio?

101
Publicação viral alega que a invasão do Capitólio foi feita por antifas infiltrados. FBI nega a acusação. Fact-checkers norte-americanos não encontraram nenhuma evidência que comprove o rumor.
Redes Sociais

Bloqueio a contas de Trump é "problemático"

788
Vários líderes internacionais criticam Facebook e Twitter por suspenderem contas de Trump. Falam em censura e defendem que os governos devem regular as gigantes tecnológicas.
Eleições EUA

Trump aprova estado de emergência em Washington DC

131
Ordem executiva quer evitar possível "catástrofe" no dia (ou perto do dia) da tomada de posse de Joe Biden. Período do estado de emergência cobre esse momento, marcado para 20 de janeiro.
Facebook

Suspensão da conta de Trump pode ser permanente

143
A rede social vai remover conteúdos com a frase “stop the steal”, o grito de guerra dos apoiantes de Trump que afirmam que houve fraude eleitoral. Conta de Trump permanece suspensa indefinidamente.
NFL

Treinador dos Patriots recusa medalha de Trump

Bill Belichick, lendário treinador dos New England Patriots, tinha mostrado o seu apoio a Trump no passado mas, após os acontecimentos no Capitólio, decidiu recusar medalha dada pelo ainda Presidente.
Redes Sociais

Parler: o megafone dos apoiantes de Trump 

181
Era a rede social de conservadores, extremistas e apoiantes de Trump. Agora está desativada, depois de as gigantes tecnológicas a terem retirado dos servidores por mensagens que incitam à violência.
Eleições EUA

EUA. Seis em 10 querem que Trump saia já

640
Uma sondagem feita já depois da invasão do capitólio mostra que 57% dos americanos querem que Donald Trump abandone já o cargo antes da transição para Joe Biden, a 20 de janeiro.
Proteção de Dados

Motins. Redes sociais podem ter de partilhar dados

Redes sociais podem ser obrigadas a partilhar dados com reguladores europeus se houver preocupações sobre desinformação. Lei negociada na UE também pode servir para evitar motins como os dos EUA.
Estados Unidos da América

As palavras da insurreição  /premium

Nós, a um oceano de distância dos EUA e com vários tweets de proximidade, talvez devêssemos refletir sobre aquilo que deixamos passar em branco por parte das nossas lideranças.
Ensaios do Observador

Trump podia acabar de forma diferente? /premium

A invasão do Capitólio mostra o mau perder de Trump, uma característica que vem de família, num homem que nunca sentiu pertencer à elite. E confirma as suas obsessões. Ensaio de Bruno Cardoso Reis.
Atualidade

Simpsons previram o ataque ao Capitólio?

302
Imagens de episódios dos anos 90 e da nova temporada assemelham-se às fotos da invasão. A série já foi diversas vezes mencionada por antecipar avanços tecnológicos e acontecimentos internacionais.
Estados Unidos da América

O novo ato na tragédia americana /premium

Entre as elites republicanas e os seus votantes existe um considerável grupo de nacionalistas-nativistas que vieram para ficar. A expressão não é correta. Já cá estavam.
Política

Não existem democracias definitivas /premium

181
A sede de poder parece fazer esquecer tudo. Não sentem o cheiro da corrupção, não veem o que se passa à sua volta e não ouvem os cidadãos. Portugal não teve já o edifício do Parlamento cercado?
Estados Unidos da América

A chamada por engano do advogado de Trump

180
Rudy Giuliani queria adiar a contagem de votos no Congresso Eleitoral e deixou uma mensagem de voz ao número que seria do senador Tommy Tuberville. Mas enganou-se no número e gravação foi publicada.
Atualidade

A turbulenta confirmação de Biden. Como aconteceu

Depois de uma invasão inédita do Capitólio, que forçou os trabalhos a parar, o Congresso dos Estados Unidos declarou formalmente que Joe Biden é o vencedor das eleições. Trump continua a não aceitar.
Redes Sociais

Facebook bloqueia conta de Trump "indefinidamente"

5487
Quatro redes sociais bloquearam a conta de Donald Trump na sequência dos confrontos no Capitólio. As contas do presidente no Facebook e Instagram estão suspensas por tempo indeterminado.
Eleições EUA

Demitiu-se secretária da Educação de Trump

253
O ataque ao Capitólio está a desencadear uma onda de demissões no seio da administração Trump. Agora foi a vez de Betsy DeVos, secretária de Educação. O conselheiro Matt Pottinger foi o primeiro.
Estados Unidos da América

Os momentos chave da invasão ao Capitólio /premium

121
Foram precisas cerca de três horas e um quarto para que as autoridades retomassem o controlo do Capitólio, edifício central da democracia americana. Este é o filme do que aconteceu, passo a passo.
Estados Unidos da América

Fotogaleria. As imagens da invasão do Capitólio

988
Manifestantes pró-Trump que se concentraram em Washington a pedido do Presidente invadiram o Capitólio durante validação do resultado eleitoral. Muitos ainda estão no edifício. Veja as imagens.
Donald Trump

Trump diz que nunca admitirá a vitória de Biden 

512
Pouco antes de apoiantes entrarem no Capitólio, Trump foi claro: nunca reconhecerá o resultado. Até Pence já é tratado como 'cobarde'. O presidente cessante pede que a invasão seja "pacífica".
Comentário

"Um dos mais graves ataques à Democracia nos EUA"

587
João de Almeida Dias, jornalista de Internacional, lembra que os protestos pró-Trump no Capitólio são inéditas e podem representar uma mudança drástica na Democracia norte-americana.
Presidente Trump

Luso-descendente galardoado por Trump

310
Devin Nunes é descendente de emigrantes açorianos e tem sido um acérrimo defensor do presidente cessante e da sua forma de pensar. Há quem o acuse de atacar a liberdade de imprensa e expressão
Donald Trump

Irão pede ajuda à Interpol para deter Donald Trump

760
O Irão emitiu um mandado de captura e pediu à Interpol ajuda para deter Donald Trump devido ao assassinato do general Qassem Soleimani. A Interpol já rejeitou um mandado do Irão para o mesmo efeito.
Coronavírus

Trump não é bem-vindo à Escócia para jogar golfe

Após rumores de que Donald Trump se deslocaria à Escócia, a primeira-ministra Nicola Sturgeon afirmou que Trump não é bem vindo, pois jogar golfe não é uma razão "essencial".
Eleições EUA

Trump promete "luta dos diabos" 

144
O Presidente cessante dos EUA prometeu perante uma multidão na Georgia travar uma "luta dos diabos" para se manter no lugar. Trump pediu que o Congresso não confirme vitória de Joe Biden.
Eleições EUA

Guarda Nacional convocada para defender Washington

Pelo menos 340 soldados da Guarda Nacional norte-americana foram convocados face à manifestação de apoio a Donald Trump. Há informações sobre grupos armados e poderá haver recolher obrigatório
Donald Trump

Trump. Apoiantes convocam manifestação para quarta

Vários grupos de apoiantes de Donald Trump convocaram uma marcha em Washington esta quarta-feira, dia em que os resultados das eleições presidenciais são certificadas.
Eleições EUA

Trump pressionou responsável a "encontrar votos"

1303
Conversa telefónica divulgada pelo Washington Post mostra Presidente norte-americano a pressionar secretário de Estado da Geórgia a não reconhecer vitória dos democratas naquele estado decisivo.
Estados Unidos da América

Senadores pró-Trump não vão certificar votos

509
Uma dezena de senadores republicados aliados de Trump vai contestar votação do colégio eleitoral, o que obriga a votação no Congresso no próximo dia 6 de janeiro. Querem auditoria urgente.
Estados Unidos da América

Diploma da Defesa. Trump critica republicanos

Donald Trump criticou esta terça-feira os congressistas republicanos que permitiram a reaprovação do diploma da política de Defesa do país, que o chefe de Estado tinha vetado.
Estados Unidos da América

EUA. Trump e Michelle Obama são os mais admirados

110
Segundo uma sondagem da Gallup, Donald Trump e Michelle Obama são o homem e a mulher mais admirados nos EUA em 2020. Obama ficou em segundo lugar nos homens e Kamala Harris nas mulheres.
Estados Unidos da América

TikTok. Trump recorre de decisão de tribunal

O governo dos EUA recorreu de uma decisão judicial do Tribunal de Washington, que impede o Departamento do Comércio de impor restrições ao TikTok.
Estados Unidos da América

Braço-de-ferro entre Congresso e Trump continua 

O braço-de-ferro continua, depois da assinatura relutante do Presidente cessante de um pacote de dois biliões de dólares para auxiliar famílias mais afetadas pela pandemia.
Estados Unidos da América

EUA. Agências governamentais resistem à transição

Joe Biden considera que ainda há "obstáculos" ao processo de transição entre administrações, em particular no que diz respeito ao Pentágono e ao Gabinete de Gestão e Orçamento.
Eleições EUA

Trump fala em "segundo mandato" após o Natal

520
Este será o último Natal de Trump como presidente dos EUA e, apesar da derrota nas eleições de novembro, o presidente cessante continua a falar no "segundo mandato"
Pentágono

Trump veta orçamento do Pentágono 

Trump considerou que o orçamento para a Defesa é um "presente para a China e para a Rússia". O texto foi devolvido à Câmara dos Representantes e ao Senado para reapreciação.
Coronavírus

Deborah Birx deixa Casa Branca após escândalo

114
Veterana da Casa Branca e cientista prestigiada tinha pedido aos cidadãos que passassem o Dia de Ação de Graças apenas com o agregado familiar mas ela própria promoveu um encontro familiar alargado.
Europa

EUA: bolsas europeias abrem alta 

Apesar de Donald Trump não ter aprovado o quinto pacote de estímulos orçamentais de cerca de 900.000 milhões de dólares de ajudas para combater os efeitos da pandemia, as bolsas europeias abrem alta.
Donald Trump

Trump nomeia conselheiros próximos 

160
Entre os nomeados estão Richard Grenell, Hope Hicks, Fulbright e Stephanie Grisham, anunciou no comunicado à imprensa em que estão mais de 40 nomeações.
Donald Trump

Trump recusa assinar pacote de estímulo económico

116
O Presidente dos Estados Unidos rejeitou o pacote de estímulos à economia aprovado pelo Congresso, pedindo que passasse a incluir um valor maior nos cheques enviados aos norte-americanos.
Presidente Trump

Trump concede indulto a George Papadopoulos

Trump concedeu indultos a George Papadopoulos e a Alex van der Zwaan, ambos condenados após investigação sobre a interferência russa nas eleições presidenciais de 2016. 
Donald Trump

Membros da equipa de Trump sugerem lei marcial

1080
É mais uma linha na história da difícil aceitação de derrota de Donald Trump frente a Joe Biden nas eleições de novembro. Desta vez, até a lei marcial foi equacionada.
Estados Unidos da América

Trump culpa China pelo ataque cibernético

O Presidente norte-americano apontou a China como possível autor do ataque cibernético maciço a várias agências governamentais. As declarações de Trump contradizem Pompeo, que tinha acusado a Rússia.
Estados Unidos da América

Equipa de Biden critica corte de briefings

O Secretário da Defesa dos EUA anunciou que o Pentágono e a equipa de transição de Biden "concordaram mutuamente" em fazer uma pausa "para o feriado" ao nível das reuniões com oficiais militares.
Eleições EUA

Procurador-geral dos EUA demite-se

425
Donald Trump anunciou a demissão do procurador-geral William Barr, minutos após a confirmação da vitória de Joe Biden. Há duas semanas, Barr afirmou que não havia provas de fraude eleitoral.
Noticiário

10h. Governo dos EUA sofre ataque informático

The New York Times e Washington Post avançam que Rússia pode ser responsável. O ataque terá ainda comprometido várias empresas de consultoria, tecnologia, telecomunicações, petróleo e gás.
Política

O homem-massa de hoje

O homem-massa, seja ele do século XX ou XXI, não se satisfaz com meras melhorias sociais ou económicas: ele ambiciona substituir aqueles que, segundo acredita, o impediram de subir na vida.
Fact Check

Eleições EUA. Vídeo mostra votos abandonados?

Um vídeo mostra alegadamente um grupo de polícias a recuperar boletins de votos que tinham sido abandonados à beira de uma estrada nos EUA, mas os sacos recolhidos tinham caixas da Amazon.
Afeganistão

EUA começaram a retirar tropas do Afeganistão

284
Os EUA já tinham retirado muitos dos 12 mil soldados estavam destacados para o Afeganistão, restando agora um efetivo de cerca de 4.500 militares, que vai ser reduzido para menos de metade.
Estados Unidos da América

Cinco feridos em manifestações de apoio a Trump

168
Quatro pessoas ficaram gravemente feridas. As autoridades fizeram 30 detenções. Trump reagiu: "Milhares de pessoas estão a reunir-se em Washington para evitar que a eleição seja roubada".
Eleições EUA

Milhares de pessoas em Washington a apoiar Trump

862
Milhares de apoiantes de Donald Trump juntaram-se em Washington em comícios de apoio aos esforços do Presidente dos EUA para inverter os resultados da eleição que perdeu para o democrata Joe Biden.
Donald Trump

Trump sofre segunda derrota em tribunais 

155
Um juiz federal de Wisconsin rejeitou o pedido de Donald Trump para anular a vitória do candidato democrata Joe Biden, a segunda derrota do Presidente republicano no mesmo dia neste estado.
Casa Branca

Casa Branca será desinfetada para Biden

Limpeza da residência oficial do presidente norte-americano deverá ser mais exigente em ano de pandemia. Ainda não são conhecidos os planos finais, mas todas as superfícies serão desinfetadas.
Eleições EUA

Eleições. Trump perdeu 30 em 50 ações em tribunal

520
O presidente dos EUA continua sem aceitar a derrota nas eleições, mas a justiça continua sem lhe dar razão nos vários processos levantados. Em 50 ações que contestam os resultados perdeu mais de 30.
Mundo

O primeiro "Presidente Sombra" na história dos EUA

Estão reunidas as condições para Trump continuar a fazer algo que lhe é fácil: criar dissensão e insatisfação nos seus seguidores, que são, ao mesmo tempo, a base de votantes do Partido Republicano.
Estados Unidos da América

Governo de Trump apresenta queixa do Facebook

Membros do governo de Donald Trump apresentaram uma queixa contra o sistema de contratação do Facebook por ter contratado 2.600 estrangeiros, o que impede norte-americanos de se darem a conhecer.
Eleições EUA

Trump insiste em denunciar fraude eleitoral 

169
Num discurso publicado no facebook, Donald Trump volta a por em causa a veracidade das eleições, ao recorrer a argumentos já anteriormente usados como terem votado imigrantes.
Donald Trump

Trump admite recandidatar-se em 2024

Donald Trump tem estado a discutir com familiares a possibilidade de anunciar o lançamento da sua campanha para as eleições em 2024 no dia 20 de janeiro, data em que Joe Biden toma posse.
Donald Trump

Justiça dos EUA investiga indultos presidenciais

567
O Departamento de Justiça dos EUA está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais. E o NYT noticia que Trump está a pensar conceder "indultos antecipados".
Eleições EUA

EUA. Não há provas de fraude, diz Procurador-Geral

148
Em entrevista à Associated Press, o Procurador-Geral norte-americano garantiu que não foram encontradas provas de fraude eleitoral que mudassem o resultado das eleições de novembro.
Fact Check

Há provas de fraude nas eleições presidenciais?

Agências governamentais e secretários garantem que não houve fraude generalizada nas eleições norte-americanas de 3 de novembro. Mas a afirmação (falsa) do contrário repete-se nas redes sociais.
Donald Trump

EUA. Supremo Tribunal dividido com requerimento

"Não sabemos o que o ministro do Comércio vai fazer, o que o presidente vai fazer, quantos estrangeiros vão ser excluídos e o efeito da sua exclusão" no Congresso -- presidente do Supremo Tribunal.
Eleições EUA

Joe Biden recebe primeiro briefing presidencial

O tema de distribuição de vacinas será o primeiro tema a ser abordado. O presidente-eleito americano tem estado impedido de receber instruções dos serviços secretos.
Noticiário

9h. Trump pede recontagem e Biden ganha votos

O presidente eleito ganhou mais 132 votos no condado de Wisconsin onde foi feita a recontagem, o que só aumentou a margem de vitória dos democratas sobre o presidente cessante - Donald Trump.
Eleições EUA

Trump: Biden entra na Casa Branca se provar votos

1383
Donald Trump publicou na sua conta pessoal do Twitter que Joe Biden só entra na Casa Branca se "conseguir provar" que os "ridículos" votos que recebeu não foram "fraudulentos ou obtidos ilegalmente".
Donald Trump

Trump. Tribunal rejeita contestação de resultado

130
O tribunal federal de apelação em Filadélfia rejeitou a contestação de resultados eleitorais imposta por Trump. O juiz afirmou que a proposta estava "cheia de erros e que parecia o "Frankenstein".
Eleições EUA

Trump diz deixar a Casa Branca se Biden for eleito

257
Dias após a sua administração se ter mostrado disponível para iniciar o processo de transição, Donald Trump afirma que deixará a Casa Branca, caso o Colégio Eleitoral vote em Joe Biden.
Eleições EUA

EUA. Trump apela à reversão dos resultados 

528
O Presidente cessante dos Estados Unidos continua a apelar aos apoiantes para tentarem a todo o custo reverter o resultado das presidenciais, apesar da transição seguir o seu processo.
Donald Trump

Donald Trump concede indulto a Michael Flynn

Não será, porém, o único indulto de Trump — que no início do ano já tinha comutado a pena de Roger Stone, acusado na mesma investigação. A investigação do F.B.I. a Flynn levanta algumas dúvidas.
Estados Unidos da América

Biden em entrevista: Trump, Covid-19 e o futuro

Na primeira entrevista pós-eleitoral, o próximo Presidente dos EUA elogiou a informação passada no processo de transição de poder, falou da sua próxima administração, do combate à Covid e do futuro.
Donald Trump

Trump segue tradição e concede perdão a peru

Tradição anual norte-americana "perdoa" um peru que estava destinado a ser consumido como prato principal no Dia de Ação de Graças. Este ano, o feriado deverá ser celebrado em moldes diferentes.
Eleições EUA

Pensilvânia e Nevada dão vitória a Biden

160
Na Pensilvânia, Joe Biden e Kamala Harris somaram mais 80.625 votos do que Donald Trump e Mike Pence. No Nevada, os democratas ganharam com uma diferença de 33 mil votos.
Estados Unidos da América

“One Nation under God”

Como jesuíta norte-americano temo que esta reconciliação seja impossível. Quando uma das fações ganha uma eleição há a necessidade de se lidar com um luto genuíno e autêntico dentro da parte derrotada
Eleições EUA

Trump pronto para começar processo de transição

698
A administração de Donald Trump informou a equipa de Joe Biden de que está pronta para iniciar a transição, mas não concede a derrota e ao mesmo tempo insiste na tese de prova eleitoral.
Estados Unidos da América

"Embaraço nacional". Velho aliado larga Trump

236
Ex-governador de New Jersey, republicano e apoiante de Trump desde a primeira hora, criticou duramente equipa legal de Trump. "O país está primeiro", disse.
Eleições EUA

Trump pode anunciar corrida a 2024 ainda este ano

443
Donald Trump estará mais perto de reconhecer a derrota nas presidenciais, segundo o The Washington Post, já disse a pessoas próximas que ainda antes do final do ano irá anunciar candidatura a 2024.
Coronavírus

Trump acusa Pfizer de atrasar notícia da vacina

499
Donald Trump acusou a farmacêutica Pfizer de ter atrasado a divulgação da notícia da vacina da Covid-19 para depois da eleições, de modo a prejudicá-lo.
António Guterres

Guterres não está "preocupado" com EUA

António Guterres assegurou que confia nas instituições dos EUA e não está preocupado com o período pós-eleitoral no país. O secretário-geral da ONU pensa que todos os problemas serão resolvidos.
Eleições EUA

Recontagem na Geórgia confirma vitória democrata

315
A recontagem requerida por Trump por não aceitar a vitória, deu 12.000 pontos de vantagem a Joe Biden, uma margem considerada pequena, podendo o republicano, por isso, pedir outra.
Polémica

O mal absoluto /premium

983
As esquerdas precisam desesperadamente de Linhas Vermelhas para o seu frentismo populista e antifascismo militante que disfarce as suas agendas corrosivas e práticas iliberais e as mantenham no poder.
Não imprima esta newsletter

O acordo de Paris e uma decisão apressada de Trump

Joe Biden promete voltar a colocar os EUA no Acordo de Paris, depois de Trump ter rasgado o pacto. Trump ainda está em funções: a dois meses de ir embora, autorizou exploração de petróleo no Alasca.
Jet Lag

Ivanka Trump obrigada a tirar filhos do colégio

Queixas por as crianças porem em perigo os colegas por o avô Donald não usar máscara. Os 60 anos das dr. Martens, criação de um médico do exército alemão. E a colecção de moda do príncipe Carlos.
Barack Obama

Obama acusa Bolsonaro e Trump de minimizar ciência

149
Barack Obama acusou Trump e Bolsonaro de minimizar a ciência, no que concerne à Covid-19 e às alterações climáticas. E referiu não estar "surpreendido" por Trump violar a transição de poder pacífica.
Estados Unidos da América

Trump ordena retirada do Afeganistão e Iraque

Estas reduções constituem um sucesso de Trump nas suas semanas finais no poder, apesar de continuar a recusar reconhecer a sua derrota nas presidenciais de novembro face ao democrata Joe Biden.
Donald Trump

Trump abre refúgio de vida selvagem a petrolífera

223
A concessão de licenças está programada para acontecer um pouco antes de 20 de janeiro, data da tomada de posse de Biden, que se opôs à abertura do refúgio para a exploração petrolífera.
Donald Trump

Campanha de Trump deixa cair parte das acusações

177
Processo da campanha foca-se agora na questão da correção de erros nos votos por correio ainda que os vários condados já tenham dito que os votos afetados por isso estão em "pequeno número".
Estados Unidos da América

Quando um partido político ataca a democracia

O comportamento da liderança Republicana lembra as crianças mimadas que não querem partilhar os brinquedos. A palavra partilha, aliás, apesar do discurso dito cristão, não faz parte do seu vocabulário
Donald Trump

Trump recua: Biden venceu aos olhos da fake media

349
O presidente cessante volta à carga no Twitter, admitindo que Biden ganhou, mas só "porque a eleição foi viciada". Depois recuou: afinal, o democrata só venceu "aos olhos da imprensa de fake news".
Estados Unidos da América

O fascínio de Trump

Se Biden ficar cativo dos membros mais radicais da esquerda Democrata continuaremos a ter uma América dividida, tribalizada, pronta para eleger, daqui a quatro anos, outro populista semelhante a Trump
Estados Unidos da América

The appeal of Trump

If Biden becomes captive of the more radical Left elements in the Democratic party, we will continue to see a divided America, ripe for another Trump-like, populist figure in four years’ time.
Ocidente

Os tempos de suspeita

Será tentadora a ideia de encontrar culpados fáceis, mas a realidade é sempre mais complexa. Os tempos são de suspeita e ela não se encontra só à Direita, parecem antes sintoma de um momento histórico
Estados Unidos da América

Trump: o Plutopopulismo já não verga!

É seguro que o sistema obrigará Trump a sair da Casa Branca. Só que, para quase meia América, Trump foi despejado ilegalmente e essa ideia vai alimentar o trumpismo.
Eleições EUA

É mesmo um voto de protesto?

544
Se queremos manter as nossas democracias e derrotar os “Trump pelo mundo fora” é necessário criar uma economia global onde todos se sintam estimados e ouvidos.
Comentário

"Discurso de Trump surge para desviar atenções"

139
A análise da subdiretora do Observador ao primeiro discurso de Donald Trump depois das eleições. Sara Antunes de Oliveira afirma que Trump está a esconder-se "numa bolha". 
Donald Trump

Trump: "Estamos prontos para distribuir vacinas"

321
Donald Trump diz que vacina será distribuída em "poucas semanas" aos trabalhadores da linha da frente, aos mais velhos e aos doentes de risco americanos.
Eleições EUA

Biden vence Geórgia e Trump na Carolina do Norte

635
A margem na Geórgia foi curta, mas o suficiente para derrotar Donald Trump. Quanto a votos no Colégio Eleitoral é grande a diferença. Últimos dois estados que faltavam apurar divididos entre ambos.
Eleições EUA

Tribunal da Pensilvânia dá razão a Trump

A decisão em causa afeta um número indeterminado de votos, embora, de acordo com as autoridades estaduais, sejam bem menos do que os mais de 54.000 que separam Biden e Trump na votação.
Donald Trump

Trump proíbe investimentos na China, que já reagiu

991
Donald Trump decidiu proibiu norte-americanos de investirem em empresas chinesas, que alegadamente apoiam as atividades militares do país. A China já veio condenar e considera um ataque arbitrário.
Eleições EUA

Trump pode usar donativos para despesas pessoais

444
Campanha de Trump pediu donativos para a luta nos tribunais, mas a Reuters indica que na linguagem legal dos pedidos se lê que donativos até 8 mil dólares poderão não ir para esse esforço jurídico.
Eleições EUA

Trump trava mensagens de líderes mundiais a Biden

1233
O Departamento de Estado é quem organiza as comunicações entre países, mas a administração Trump está a bloquear chamadas para Joe Biden. Entretanto, o Presidente eleito já falou com alguns líderes.
Joe Biden

Biden ultrapassa Trump em 5 milhões de votos

Joe Biden já garantiu o número suficiente de votos eleitorais para ser eleito como próximo Presidente dos EUA, mas Donald Trump insiste na denúncia de uma alegada "fraude eleitoral".
A página está a demorar muito tempo.