A Câmara de Torres Vedras iniciou este mês a construção do Centro Escolar do Sarge, um investimento de 4,5 milhões de euros (ME), informou esta segunda-feira o município.

A obra foi contratada por 4,5 milhões de euros, mas foi lançada a concurso por 4,8 milhões de euros, valores acrescidos de IVA.

“Trata-se de uma intervenção num terreno que alberga atualmente um conjunto edificado também de caráter escolar, sendo prevista a substituição integral do edifício existente”, explicou a câmara municipal aquando da aprovação do concurso.

O novo centro escolar vai ter quatro salas de aula para 104 alunos do primeiro ciclo e duas do pré-escolar para 50 alunos, a capacidade para a qual foi projetado.

O edifício vai possuir também ginásio, sala de prolongamento de horário, sala de educação tecnológica, biblioteca, salas de docentes e não docentes, salas de trabalho/atendimento, sala polivalente, refeitório e copa.

O edifício vai estar equipado com soluções tecnológicas de eficiência energética que minimizam o recurso à climatização e iluminação artificiais.

A empreitada tem um prazo de execução de dois anos a contar do seu início.

Em setembro de 2024, o município aprovou empréstimos no valor total de 12,2 milhões de euros a 20 anos para financiar a construção dos centros escolares do Sarge e de A-dos-Cunhados.

Os empréstimos não contam para a capacidade de endividamento do município por serem destinados a projetos comparticipados por fundos da União Europeia.

Aprovado o financiamento, o município vai amortizar parte dos empréstimos.