Professores

Professores

UGT quer Costa a cumprir expectativas de docentes

Carlos Silva desafiou o primeiro-ministro a cumprir as expectativas criadas aos professores, defendendo que o Governo deve fazer investimentos públicos sem tirar dinheiro aos docentes.
Greve

Greve de professores: serviços mínimos são ilegais

O Tribunal da Relação divulgou a decisão de que os serviços mínimos decretados à greve dos professores às avaliações, em julho, são ilegais.
Professores

Madeira. Professores recuperam 9 anos de carreira

1.378
Conselho do Governo Regional aprovou a recuperação total do tempo em que as carreiras dos professores estiveram congeladas. Faseamento será em 7 anos e começa a 1 de janeiro de 2019.
Professores

Professores entregaram novos pré-avisos de greve

Os sindicatos de professores entregaram pré-avisos de greve diários, a vigorar a partir do dia 29 de outubro, e que especificam quais as atividades abrangidas pela paralisação.
Fenprof

Fenprof garante greve se Governo não ceder

417
A greve prevista para entre 15 de outubro e 31 de dezembro deste ano e anunciada para se iniciar na segunda-feira "vai incidir sobre as horas que vão além do horário de trabalho".
Greve

Fenprof vai processar ministro da Educação

A Fenprof considerou que a nota emitida esta sexta-feira a contestar a legitimidade da greve é inconstitucional e antidemocrática, pelo que vai processar o ministro da Educação.
Sindicatos de Professores

Docentes do PS apelam à reabertura das negociações

203
Professores que se dizem militantes e simpatizantes do PS apelou em carta ao primeiro-ministro para que sejam retomadas as negociações sobre a contagem do tempo de serviço.
Fenprof

Diploma para professores é "justo e razoável"

112
António Costa recusou ter desrespeitado os professores, apontando que o decreto-lei aprovado na quinta-feira sobre o tempo de serviço que os docentes vão recuperar é o "possível, justo e razoável".
Professores

Dia Mundial do Professor: carreira, Governo e país

134
O Ministério da Educação e o Governo têm usado de uma inflexibilidade desusada face ao corpo docente, tão mais extraordinária por ser suportada por uma maioria parlamentar dos partidos mais à esquerda
Bloco de Esquerda

Professores. BE pode pedir apreciação parlamentar

O Governo aprovou o decreto-lei que define que os professores vão recuperar dois anos, nove meses e 18 dias do tempo de serviço efetuado, no último dia de uma semana de greves dos docentes.
Professores

A pressão dos professores compensa? /premium

240
O governo cria "o problema", os sindicatos pressionam, o ministro seguinte resolve. Porquê o padrão? David Justino e Nuno Crato falam da dificuldade em encontrar consensos políticos entre PSD e PS.
Educação

Governo aprova recuperação de 2 anos de serviço

233
Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei, apresentado aos professores na passada sexta, que recupera quase 3 anos dos 9 em que o tempo de serviço dos docentes esteve congelado.
Professores

Professores. Adesão à greve ultrapassa os 85%

O dirigente da Federação Nacional da Educação (FNE), João Dias da Silva, afirmou no Porto que a adesão à greve dos professores no Norte "deverá ultrapassar os 85%".
Ministro da Educação

Brandão Rodrigues considera greve natural

"Estava marcada há várias semanas, eu diria há meses, pelas organizações sindicais. Nós respeitamos o direito à greve", afirmou o ministro da Educação quando questionado pelos jornalistas.
Greve

Greve dos professores chega a 80%

113
Adesão ao segundo dia de greve dos professores, que abrange o Alentejo e o Algarve, deverá atingir os 80%, segundo o secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE).
Fenprof

Fenprof. Luta dos professores vai continuar

O secretário-geral da Fenprof assegurou que a luta dos professores poderá continuar até que o Governo ceda às exigências, referindo que a adesão ao segundo dia de greve se situa nos 75%.
Professores

Professores em greve em Lisboa, Setúbal e Santarém

108
Os professores em Lisboa, Setúbal e Santarém estão hoje em greve, no primeiro de quatro dias de protesto divido por regiões. Na sexta-feira, há manifestação nacional em Lisboa.
Sindicatos de Professores

Os professores estão zangados. Mas nós também /premium

2.341
O que os sindicatos dos professores pedem é o regresso a carreiras que implicam uma despesa pública igual à que nos levou à bancarrota. Não admira pois que os contribuintes não apoiem mais esta greve.
Ensaios do Observador

Os professores ganham muito dinheiro? Sim e não /premium

562
Os professores portugueses são bem pagos, como diz a OCDE? E aumentá-los seria uma forma de atrair pessoas mais qualificadas e de melhorar o desempenho escolar? Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
Escolas

419 professores foram alvo de ações disciplinares

Processos disciplinares são quase o dobro dos do ano anterior e surgem quase sempre na sequência de queixas e denúncias dos pais. Mas muitas das ações ficam por executar, alerta sindicato.
Educação

Professores propõem mexidas na idade da reforma

1.633
“Se este tempo de serviço puder compensar a idade para a reforma, há muita gente que vai embora. Nas reuniões nas escolas, no final acabamos sempre a fazer contas ao pessoal", conta Mário Nogueira.
Greve

Professores entregam pré-aviso de greve

Dez estruturas sindicais de professores entregaram um pré-aviso de greve para a primeira semana de outubro.
Sindicatos de Professores

Mário, Maduro Mário /premium

197
Pobre país este, o de Mários Nogueiras perpétuos, perpétuos incendiários e manipuladores, omnipresentes e omniscientes, que, sem qualquer contraditório ou censura, arriscam propostas irresponsáveis.
Ano Letivo

Um outro olhar sobre os professores /premium

711
Os professores não são máquinas de “debitar” matéria, que ali estão sempre que toca a campainha para a aula, são pessoas e que muitas vezes se tornam referências nas nossas vidas.
Educação

Professores vão entupir email da OCDE com salários

6.906
A Fenprof põe em causa os valores dos salários apresentados no relatório Education at a Glance. Gabinete de Educação da OCDE explica ao Observador como chegou àqueles números.
Assunção Cristas

Assunção Cristas. Professores foram "aldrabados"

410
A líder do CDS-PP acusou esta terça-feira o Governo de ser "muito incompetente" e de estar "muito mal" na questão dos professores.
Professores

Açores. Professores marcam greve para 4 de outubro

O Sindicato dos Professores da Região dos Açores (SPRA) anunciou esta terça-feira a realização de uma greve no dia 4 de outubro, exigindo a recuperação total do tempo de serviço congelado.
Professores

Mário Nogueira confronta António Costa na rua

367
Líder da Fenprof abordou o primeiro-ministro durante uma visita a Paredes de Coura que tinha como objetivo marcar o arranque do ano letivo. Os dois envolveram-se num debate quente.
Ano Letivo

Ano letivo tranquilo, mas à espera de tempestade

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, passou os últimos meses a garantir, em cada audição parlamentar, tranquilidade no início do ano letivo, que decorre a partir desta quarta-feira.
Rui Rio

Governo criou expetativas aos professores

197
Líder do PSD, Rui Rio diz que o Governo tem de dar uma resposta e "arcar com a responsabilidade" de ter criado expectativas aos professores no sentido da contagem de todo o tempo de carreira.
Professores

Docentes. PR lamenta falta de acordo com governo

Esta sexta-feira, uma plataforma de sindicatos de professores esteve reunida com o ministério da Educação com a contagem do tempo de serviço para efeitos de carreira em cima da mesa.
Professores

Carreiras. Professores e Governo falham acordo

262
Terminou sem acordo a reunião desta sexta-feira entre Governo e sindicatos dos professores sobre a contagem de tempo de carreira. Docentes avançam com greve entre 1 e 4 de outubro.
Professores

Há mais docentes no norte, daí acabarem no sul  

"Nós temos três vezes mais professores colocados em mobilidade por doença a norte do que em Lisboa", disse a secretária de Estado.
Professores

Secretária de Estado nega atrasos nas colocações

190
Segundo contas da secretária de Estado, "concorreram 29 mil professores de contratação inicial nesta fase e ficaram colocados 6 mil" que não têm vínculos. 3 mil desses ficaram com horário completo".
Professores

FNE descontente com prazo de divulgação das listas

Para a tutela, a publicação das listas de colocação de professores ocorreu "dentro do calendário previsto, a duas semanas do início das aulas", permitindo assegurar "a normalidade no arranque do ano".
Educação

Fenprof mantém greve de outubro

253
Na primeira conferência depois das férias, Mário Nogueira não mostra sinais de abrandamento na luta dos professores. Protestos mantém-se e há pouca expectativa para a reunião de dia 7 com o Governo.
Educação

Vinte mil professores já foram colocados

Segundo as contas do Ministério de Educação, 20 mil docentes conseguiram lugar nas escolas: cerca de 14 mil são docentes de quadro, os restantes seis mil são professores contratados.
Professores

Sindicato quer colocação atempada dos professores

O Sindicato de Todos os Professores defendeu a colocação atempada dos docentes que ainda não sabem onde vão trabalhar, considerando que a situação é uma desconsideração para aqueles profissionais.
Professores

Fenprof continua a exigir tempo total de serviço

Para os professores, não há espaço para negociar o tempo de serviço que esteve congelado para efeitos de progressão de carreira, mas sim "o modo e o prazo" em que esta recuperação será feita.
Professores

PCP defende contagem total do tempo dos docentes 

198
Secretário-geral do PCP quer que o Governo contabilize "o tempo todo" em matéria da progressão das carreiras dos professores, como já "está inscrito" no Orçamento do Estado (OE) deste ano.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recebe professores no fim das negociações

259
"Estarei disponível a recebê-los depois das conversações, que terão em setembro com o Governo. Não me quero substituir ao Governo naquilo que é [o seu] papel", disse o Presidente da República.
Sindicatos de Professores

Greve. Inspetores criticam ordens recebidas

O sindicato dos inspetores de educação criticou esta segunda-feira as ordens recebidas durante a greve às avaliações, acusando o Governo de usar os inspetores "como polícia do Ministério da Educação".
Professores

FNE. Arranque de ano letivo depende do Governo

A Federação Nacional de Educação avisou o Governo que "está nas suas mãos" não haver "perturbações nas escolas" no próximo ano letivo.
Educação

Pais pedem recurso às notas dos conselhos de turma

O secretário-geral da FNE denunciou que já há pais a apresentar recurso das notas decididas em conselhos de turma realizado com falta de professores devido à greve às avaliações das últimas semanas.
Avaliações

Ministério nega fraude nas avaliações

O Sindicato dos Professores disse que vai processar o Ministério da Educação e algumas escolas por "avaliação fraudulenta". A tutela negou qualquer irregularidade e disse confiar nas decisões tomadas.
Ministro da Educação

Ministério processado por "avaliação fraudulenta"

117
O Sindicato de Todos os Professores identificou cerca de dez casos em que notas do segundo período foram usadas na pauta final, anunciando que vai avançar com um processo.
Educação

No pós-greve, mudar de escola é o mais complicado

113
Esta quinta-feira foi a data limite para todas as reuniões de avaliação estarem terminadas. Alunos que mudam de escola e passagem para o secundário são as situações mais complicadas.
Avaliações

Avaliações finais dos alunos quase concluídas

Apenas casos pontuais de reuniões de avaliação devem ficar concluídos na quinta-feira, o prazo para finalizar a atribuição de notas indicado pelo Ministério da Educação.
Professores

Custos da recuperação diferem em 455 milhões

Os sindicatos de professores sairam da reunião com o Governo com muitas dúvidas e com uma diferença de 455 milhões de euros no que diz respeito à recuperação do tempo de serviço congelado.
Colocação de Professores

Escolas. 625 vagas por ocupar em Lisboa e Setúbal

As escolas e agrupamentos têm 1.230 vagas que nenhum professor quis ocupar, sendo metade destes lugares em estabelecimentos situados em Lisboa e Setúbal, segundo dados do Ministério da Educação.
Professores

Mais 3.486 professores nos quadros do Ministério

As listas do concurso interno publicadas pelo Ministério da Educação dão conta da entrada de 3.486 professores para os quadros públicos, pelo segundo ano consecutivo.
Orçamento do Estado

Fenprof critica declarações de Mário Centeno

O secretário-geral da Fenprof considerou inaceitável "e quase uma provocação" as declarações de Mário Centeno sobre o tempo de serviço dos professores e o seu impacto no Orçamento do Estado.
Professores

Ministério diz que "tem negociado" com professores

A secretária de Estado adjunta e da Educação sublinhou que "não retira consequências" do apelo à intervenção do primeiro-ministro feito pela líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.
Professores

Sindicato que mantém greve exige demissões

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) exigiu a demissão do ministro da Educação e da secretária de Estado adjunta, mantendo que a greve dos docentes às avaliações se prolonga até 31 de julho.
Ministério da Educação

Fenprof contra transferência de competências

109
A Fenprof criticou hoje a transferência para os municípios de competências na Educação que retirem autonomia às escolas
Professores

Docentes sem notas entregues não podem ter férias

854
O Ministério da Educação deu orientações aos diretores escolares para que apenas autorizem férias aos professores depois de entregarem as notas. Limite é dia 26 de julho.
Professores

Milhares de alunos sem notas por causa da greve

A greve às avaliações dos alunos mantém-se em cerca de 200 escolas do país, impedindo o lançamento das notas de milhares de estudantes, segundo um balanço do Sindicato de Todos os Professores.
Professores

Greve dos professores às avaliações continua

A greve dos professores às avaliações prossegue até dia 31 de julho, mas agora apenas convocada pelo Sindicato de Todos os Professores, depois das estruturas sindicais ter encerrado a sua paralisação.
Angola

Professores angolanos com horário de 37 horas

Os professores do ensino geral em Angola vão ser obrigados a ter um regime de exclusividade e a um horário de trabalho de 37 horas semanais, de acordo com o novo estatuto da carreira docente.
Professores

Professores. Negociações retomam em setembro

Esta foi a principal novidade saída de uma reunião entre sindicatos de professores e Governo, para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado na carreira docente.
Professores

Como professores e governo foram do elogio à greve

178
Os sindicatos e o Ministério da Educação voltam a falar esta quarta-feira, no meio de uma greve às avaliações. Tudo começou com aplausos e elogios. Quem diria que esta relação ia acabar assim?
Educação

Ministério: "Alunos têm nota interna atribuída"

Apesar da greve às avaliações levada a cabo no último mês, os serviços mínimos permitiram que todos os alunos de anos com exame tenham a nota interna atribuída, diz o Ministério da Educação.
Professores

84% dos professores querem reforma antecipada

Os dados do estudo nacional encomendado pela Fenprof indicam que 95% é a favor de mudanças no sistema de aposentadoria e que mais de 75% dos professores estão com exaustão emocional.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)