458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Professores

Fenprof

Fenprof critica valorização da carreira docente

Mário Nogueira afirmou que é "preciso uma carreira que não afaste mas que atraia os jovens, que se acabe com as vogas e quotas de avaliação que impedem a progressão".
Ministro da Educação

Ministro da Educação ouvido a pedido do PCP

O Ministro da Educação vai ser ouvido no parlamento devido às mudanças do regime de mobilidade por doenças. As novas regras permitem definir uma distância máxima de 50 km em relação à residência.
Assembleia Da República

Iniciativas sobre carreira docente chumbadas

No Parlamento foram apresentados uma petição da iniciativa do professor Arlindo Ferreira, dois projetos de resolução, do PCP e do Bloco de Esquerda, e um projeto de Lei do PAN.
Professores

Ser professor não é ser um número

Somos milhares de professores, somos milhares de números, mas cada número representa sonhos adiados, alguns pais de fim de semana, projetos esquecidos, vidas dentro de caixas, horas de solidão.
Assembleia Da República

AR rejeita alterações à mobilidade de professores

O Parlamento rejeitou dois projetos-lei apresentados que previam a inclusão de todos os horários de docentes nos concursos de mobilidade e a atribuição de ajudas de custo a professores deslocados.
Educação

Chumbadas propostas sobre colocação de docentes

Foram chumbadas as três propostas referentes à colocação de professores e atribuição de custo quando ficam em escolas longe de casa. A proposta surge depois da alteração às regras do último concurso.
Professores

PCP quer ouvir ministro da Educação e FENPROF 

O Grupo Parlamentar do PCP requereu a audição urgente de João Costa e de representantes daquela federação sindical sobre as alterações ao regime de mobilidade de professores por doença.
Educação

Transferência para escolas num raio de 50km

As novas regras permitem aos professores mudar de escola por motivo de doença e definir uma distância máxima de 50 quilómetros em relação à residência ou prestador de cuidados de saúde.
Enfermeiros

Enfermagem. 40% dos docentes reformam-se em 4 anos

Estudo do CNEPE pedem ao Governo um plano de contingência para a renovação do corpo docentena enfermagem, alertando para o elevado número de reformas previstas.
caderno de apontamentos

A educação como a utopia em ação

Uma utopia: um “Erasmus nacional” que potencie o estreitamento de laços e o estabelecimento de parcerias entre escolas, com a mobilidade de professores e de alunos portugueses em território nacional.
Explicador

Matemática. "Pensamento abstrato sai prejudicado"

Carlos Pereira dos Santos, da Sociedade de Matemática, critica o excesso de matemática utilitária do novo programa. Lurdes Figueiral, da Associação de Professores de Matemática, mostra-se a favor.
Professores

PR promulgou mobilidade de docentes por doença

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou esta terça-feira o regime de mobilidade de docentes por motivo de doença que se dirige aos professores com doenças incapacitantes e deslocados da área de residência.
Escolas

Matemática: mudanças começam a ser discutidas

A discussão sobre a reconfiguração das disciplinas de matemática começa esta terça-feira e estende-se até setembro. O grupo de trabalho desempenhado apresenta uma proposta de "Matemática para todos".
Professores

Mobilidade por doença. Escolas contestam proposta

O Conselho das Escolas defende que as alterações à mobilidade por doença, propostas pelo Ministério da Educação, limitam o acesso ao regime.
Rádio Observador

Elevador social. A que custo? Ligue 910024185

Recentes relatórios sobre o ensino em Portugal mostram que menos alunos chumbam ou desistem de estudar, mas também que o conhecimento diminuiu. Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
E o vencedor é...

Os alunos estão a passar de ano com que mérito?

Alunos sem saber distinguir verbos e palavras no plural. Descemos o nível de exigência só para não chumbar crianças? Um processo de descentralização "feito com os pés" e o murro na mesa de Rui Moreira
Professores

Professores de escolas artísticas em protesto

Os professores das escolas artísticas António Arroios e Soares dos Reis estão em protesto esta quarta-feira por considerarem viver numa "situação de precariedade e enorme incerteza".
Resposta Pronta

"Outra pandemia no Ensino: a falta de professores"

Mais de metade dos docentes considera que a vida escolar piorou com a pandemia. Filinto Lima, da ANDAEP, aponta o dedo à tutela e diz que "é preciso tornar a profissão aliciante como era antigamente".
Noticiário

2h. Covid. 1/3 alunos diz que vida escolar piorou

Estudo encomendado pelo Ministério da Saúde conclui também que cerca de um terço dos alunos tem sinais de sofrimento psicológico. E, pensionistas desiludidos com aumento extraordinário de pensões.
Fenprof

Fenprof quer negociar mobilidade por doença

Federação Nacional dos Professores discorda da nova regulamentação da mobilidade por doença proposta pelo Ministério da Educação e está desagradada por não ter sido apresentada nenhuma alteração.
Professores

O sucesso escolar em 2030

Um professor precisa de muitos anos para aprender a ser professor e entre chegar à escola e transformar-se num professor muitas crianças terão dificuldades por causa da inexperiência de quem as ensina
Educação

Sete mil alunos continuam sem professores

Na última reserva de recrutamento, mais de 11.800 alunos do ensino obrigatório deixaram de ter falta de professores, avança o ministro da Educação, João Costa. Só 1.850 professores concorreram.
Educação

Seminário sobre a falta de professores nas escolas

Cerca de 110 mil alunos do ensino obrigatório não terão professor a pelo menos uma disciplina dentro de um ano, explica Luísa Loura, diretora da base de estatísticas da Pordata.
Ministério da Educação

ME. Educadora de 69 anos concorre aos quadros

Uma educadora de infância poderá entrar para os quadros do Ministério de Educação com 70 anos e reformar-se logo a seguir. Dos mais de 56 mil professores candidatos, 530 terão 61 ou mais anos.
Professores

Congresso da Fenprof realiza-se a 13 e 14 de maio

Valorização dos professores é um dos temas do congresso da Fenprof com Mário Nogueira a reiterar que a classe não podem continuar "a ser um grupo profissional (...) que é esquecido".
Estudantes

O afundador social

Com vários falhanços na gestão da pandemia e na resolução dos bloqueios do sistema, o elevador social da Educação deixou de estar apenas avariado: não só já não puxa para cima, como empurra para baixo
caderno de apontamentos

Plano de capacitação emocional dos docentes

Como lidar na sala de aula com mais de 25 jovens, em que há questões de défice de atenção, pobreza, maus tratos, abandono, doenças graves? O plano de capacitação emocional auxiliaria a fazê-lo.
Professores

Sindicato contra discriminação de professores 

"Os candidatos que se encontram afetos ao Ministério dos Negócios Estrangeiros são relegados para a segunda prioridade", no acesso à carreira, que lhes permite regressar a Portugal.
Professores

Professores pedem para completar horários ocupados

Sindicato dos Professores quer que escolas possam completar também os horários já ocupados para fazer face à falta de professores e para evitar situações de desigualdade.
Rádio Observador

Ensino Superior. Há facilitismos? Ligue 910024185

Arrancou o debate sobre as formas de acesso ao ensino superior. Pode estar aberto o caminho para soluções facilitistas? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Professores

Sindicato lança proposta para falta de professores

Valorizar a profissão docente, apostar na formação e permitir o rejuvenescimento da classe são ideias que o Sindicato Independente de Professores e Educadores defendem para combater o problema.
caderno de apontamentos

Espelho meu… Alguém quer ser professor como eu?

É urgente cativar jovens para a carreira docente pois corremos o sério risco de muito em breve não termos professores. Para tal, é necessário reconhecer e motivar os que por cá estão. Quanto antes.
Professores

Valorizem os professores

O nosso país continua a ser um dos poucos países europeus onde a colocação dos docentes cabe ao Estado e não às escolas.
Ensino Superior

APESP apresenta quatro prioridades a ministra

A associação defende a criação de um regime de contratação e carreira docente e de investigação, criticando a falta de vontade política para criar a medida, que diz estar prevista desde 1989.
Noticiário

9h. Aulas recomeçam com falta de professores

Terceiro período de aulas começa com falta de professores e dúvidas sobre as máscaras; Hoje não vão ser abertos corredores humanitários em Mariupol.
Noticiário

21h. Cerca de 30 mil alunos sem professores

Na véspera do arranque do terceiro e último período letivo. Número avançado pela Fenprof, a Federação Nacional de Professores. Aumento dos preços dos combustíveis é uma das causas.
Professores

Professores exigem respeito e entregam petição

A Federação Nacional dos Professores reuniu cerca de vinte mil assinaturas numa petição, a entregar no primeiro dia de aulas do terceiro período, a pedir medidas que respeitem a profissão.
Orçamento do Estado

FNE e Fenprof: OE2022 desvaloriza professores

Os sindicatos são unânimes na avaliação do documento: não prioriza os docentes. Consideram que a proposta de Orçamento do Estado mostra que "continua a não ser tempo dos professores".
Angola

Angola. Professores suspendem greve por 30 dias

Os professores angolanos suspendem greve por 30 dias e recordam que a greve é resultado do "incumprimento" das autoridades em relação ao aumento salarial para contrapor os atuais "salários medíocres".
Caixa Geral de Aposentações

CGA. Tribunal dá razão a professores

A Fenprof anunciou que o tribunal deu razão aos professores que querem ser reinscritos na Caixa Geral de Aposentações, depois do Governo decidir retirá-los.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.