Professores

Escolas

Escolas. OCDE sugere que há manipulação de números

Relatório sobre recursos das escolas portuguesas aponta relatos de diretores que classificam alunos de forma discricionária para "tirar vantagem" de regras que obrigam à redução da dimensão de turmas.
Professores

BE aceita que Governo descongele já dois anos

145
Marcelo perguntou à comitiva do BE o que pensava do descongelamento de carreiras dos professores. Catarina Martins insistiu: Governo tem de devolver todo o tempo congelado, mesmo que o faça por fases.
Professores

Fenprof. Postais ao Governo como protesto

Cerca de 150 professores entregaram mais de 20 mil postais ao Governo como forma de de protesto. Os professores consideram que a proposta do Ministério, que "rouba mais de seis anos aos professores".
Governo

Governo pausa processo legislativo dos professores

No Conselho de Ministros desta quinta-feira o Governo não irá discutir o decreto que recupera parcialmente o tempo de serviço dos professores. Os sindicatos têm agora 5 dias para pedir uma reunião.
Professores

Docentes. Governo recusa recuperar tempo integral

326
Mário Nogueira diz que foi uma das reuniões mais absurdas a que já assistiu neste processo negocial. Secretária de Estado lembra que Parlamento chumbou normas que faziam referência ao tempo integral.
Governo

Governo retoma negociações com professores

Reunião acontece depois de os partidos de esquerda e direita se terem unido e colocado uma norma no Orçamento que obriga o governo a negociar a reposição do tempo de serviço.
Professores

Professores pedem respeito ao primeiro-ministro

A Fenprof entrega na quinta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, os milhares de postais recolhidos há semanas junto da população, de apoio às reivindicações dos docentes.
Professores

Fenprof. "Pode haver solução antes do fim do ano"

Com uma proposta de recuperação do tempo congelado igual à da Madeira, "a questão pode estar resolvida antes do final do ano" e numa reunião, diz Mário Nogueira. Açores assumem recuperação integral.
Professores

Carreiras. Açores vão negociar com professores

O Governo dos Açores anunciou esta quinta-feira que deu indicações para a abertura de negociações na região com os sindicatos dos docentes para a recuperação integral do tempo de carreira congelado.
Educação

Professores recuperam tempo integral na Madeira

3.865
Acordo estava há muito selado entre o governo regional liderado por Miguel Albuquerque e os professores, mas faltava ser votado pela Assembleia Legislativa da Madeira. Foi aprovado por unanimidade.
Orçamento do Estado

Professores: 3 cenários para a recuperação

Governo está obrigado a negociar de novo com professores, mas não é líquido que isso traga vantagens para os docentes. Há vários caminhos possíveis, mas a expetativa é de recuperar o tempo integral.
Orçamento do Estado

Direita trava contagem integral do tempo

541
Esquerda pediu nova votação das propostas que garantiam contagem integral do tempo de serviço dos professores, PSD não cedeu e deixou tudo na mesma. PS ataca "pornografia fiscal" da direita.
Orçamento do Estado

Carreiras. Marcelo só decide depois do Orçamento

Partidos à esquerda do PS esperam promulgação de decreto do Governo para depois o alterar no Parlamento. Mas o Presidente da República só analisa diploma depois de decidir o que fazer ao Orçamento.
Orçamento do Estado

OE, professores e as honestidades (im)possíveis

275
Num processo gerido em total obscurantismo pelo Governo, os apelos recentes feitos pelo primeiro-ministro à responsabilidade dos partidos da oposição não passam de pura hipocrisia.
PSD

PSD admite alterações à proposta da "taxa Robles"

Reunião da bancada do PSD teve "gritos" e "muitas críticas". Uma delas foi à proposta do PSD sobre especulação imobiliária: Negrão diz que não vai negociar com BE e admite "alterações".
Orçamento do Estado

BE quer contar tempo dos professores em 5 anos

Bloco de Esquerda apresentou 190 propostas de alteração ao Orçamento do Estado. Querem recuperação do tempo de serviço dos professores em 5 anos. E IVA das touradas nos 23%
Orçamento do Estado

PCP quer contar tempo de serviço dos professores

190
O PCP apresentou uma proposta para que seja garantido já no orçamento a totalidade do tempo de serviço dos professores, mas abre a porta a um faseamento ao longo de sete anos.
PSD

Professores. PSD quer forçar retoma de negociações

O PSD apresentou 104 propostas de alteração ao Orçamento do Estado, nas quais se incluem novos limites ao endividamento público e renegociações, nos termos previstos no orçamento do ano passado.
Professores

Fenprof queixa-se do Governo à OIT e à UNESCO

Fenprof diz que o "ataque aos professores" atingiu "níveis gravíssimos", com "a negação de princípios elementares da negociação e a obstrução ao exercício do direito à greve".
Rui Rio

Rio não toma posição sobre decreto-lei

Rui Rio, disse que ainda não tomou posição final sobre o decreto-lei da contagem parcial do tempo de serviço dos professores, aguardando pela promulgação do documento pelo Presidente da República.
Professores

PSD vai chumbar decreto de tempo de serviço

O decreto-lei da contagem do tempo parcial de serviço dos professores em apenas dois anos, e não nove, vai ser chumbado também pelo PSD, avança o jornal Público.
Professores

Professores recolhem postais para enviar a Costa

A Fenprof inicia uma nova ação para reivindicar a contagem integral do tempo de serviço congelado, recolhendo junto da população postais de apoio aos professores, que pondera enviar a António Costa.
Professores

Centenas de professores protestam em frente à AR

Centenas de professores manifestaram-se em frente ao parlamento, quando o ministro da Educação discutia o orçamento do setor para o próximo ano, exigindo a contagem de todo o tempo de serviço.
Professores

Greve de professores leva à suspensão de reuniões

215
A greve de professores ao trabalho extraordinário "está a ter impacto em todo o país", com "muitas escolas a suspender reuniões", segundo um balanço da plataforma de sindicatos.
Professores

Professores em greve ao trabalho extraordinário

Os professores recomeçam esta segunda-feira a luta pela contagem integral do tempo de serviço congelado, com uma greve ao trabalho extraordinário que ameaçam manter até final do ano letivo.
Professores

UGT quer Costa a cumprir expectativas de docentes

Carlos Silva desafiou o primeiro-ministro a cumprir as expectativas criadas aos professores, defendendo que o Governo deve fazer investimentos públicos sem tirar dinheiro aos docentes.
Greve

Greve de professores: serviços mínimos são ilegais

O Tribunal da Relação divulgou a decisão de que os serviços mínimos decretados à greve dos professores às avaliações, em julho, são ilegais.
Professores

Madeira. Professores recuperam 9 anos de carreira

1.378
Conselho do Governo Regional aprovou a recuperação total do tempo em que as carreiras dos professores estiveram congeladas. Faseamento será em 7 anos e começa a 1 de janeiro de 2019.
Professores

Professores entregaram novos pré-avisos de greve

Os sindicatos de professores entregaram pré-avisos de greve diários, a vigorar a partir do dia 29 de outubro, e que especificam quais as atividades abrangidas pela paralisação.
Fenprof

Fenprof garante greve se Governo não ceder

417
A greve prevista para entre 15 de outubro e 31 de dezembro deste ano e anunciada para se iniciar na segunda-feira "vai incidir sobre as horas que vão além do horário de trabalho".
Greve

Fenprof vai processar ministro da Educação

A Fenprof considerou que a nota emitida esta sexta-feira a contestar a legitimidade da greve é inconstitucional e antidemocrática, pelo que vai processar o ministro da Educação.
Sindicatos de Professores

Docentes do PS apelam à reabertura das negociações

203
Professores que se dizem militantes e simpatizantes do PS apelou em carta ao primeiro-ministro para que sejam retomadas as negociações sobre a contagem do tempo de serviço.
Fenprof

Diploma para professores é "justo e razoável"

112
António Costa recusou ter desrespeitado os professores, apontando que o decreto-lei aprovado na quinta-feira sobre o tempo de serviço que os docentes vão recuperar é o "possível, justo e razoável".
Professores

Dia Mundial do Professor: carreira, Governo e país

134
O Ministério da Educação e o Governo têm usado de uma inflexibilidade desusada face ao corpo docente, tão mais extraordinária por ser suportada por uma maioria parlamentar dos partidos mais à esquerda
Bloco de Esquerda

Professores. BE pode pedir apreciação parlamentar

O Governo aprovou o decreto-lei que define que os professores vão recuperar dois anos, nove meses e 18 dias do tempo de serviço efetuado, no último dia de uma semana de greves dos docentes.
Professores

A pressão dos professores compensa? /premium

240
O governo cria "o problema", os sindicatos pressionam, o ministro seguinte resolve. Porquê o padrão? David Justino e Nuno Crato falam da dificuldade em encontrar consensos políticos entre PSD e PS.
Educação

Governo aprova recuperação de 2 anos de serviço

233
Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei, apresentado aos professores na passada sexta, que recupera quase 3 anos dos 9 em que o tempo de serviço dos docentes esteve congelado.
Professores

Professores. Adesão à greve ultrapassa os 85%

O dirigente da Federação Nacional da Educação (FNE), João Dias da Silva, afirmou no Porto que a adesão à greve dos professores no Norte "deverá ultrapassar os 85%".
Ministro da Educação

Brandão Rodrigues considera greve natural

"Estava marcada há várias semanas, eu diria há meses, pelas organizações sindicais. Nós respeitamos o direito à greve", afirmou o ministro da Educação quando questionado pelos jornalistas.
Greve

Greve dos professores chega a 80%

113
Adesão ao segundo dia de greve dos professores, que abrange o Alentejo e o Algarve, deverá atingir os 80%, segundo o secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE).
Fenprof

Fenprof. Luta dos professores vai continuar

O secretário-geral da Fenprof assegurou que a luta dos professores poderá continuar até que o Governo ceda às exigências, referindo que a adesão ao segundo dia de greve se situa nos 75%.
Professores

Professores em greve em Lisboa, Setúbal e Santarém

108
Os professores em Lisboa, Setúbal e Santarém estão hoje em greve, no primeiro de quatro dias de protesto divido por regiões. Na sexta-feira, há manifestação nacional em Lisboa.
Sindicatos de Professores

Os professores estão zangados. Mas nós também /premium

2.341
O que os sindicatos dos professores pedem é o regresso a carreiras que implicam uma despesa pública igual à que nos levou à bancarrota. Não admira pois que os contribuintes não apoiem mais esta greve.
Ensaios do Observador

Os professores ganham muito dinheiro? Sim e não /premium

562
Os professores portugueses são bem pagos, como diz a OCDE? E aumentá-los seria uma forma de atrair pessoas mais qualificadas e de melhorar o desempenho escolar? Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
Escolas

419 professores foram alvo de ações disciplinares

Processos disciplinares são quase o dobro dos do ano anterior e surgem quase sempre na sequência de queixas e denúncias dos pais. Mas muitas das ações ficam por executar, alerta sindicato.
Educação

Professores propõem mexidas na idade da reforma

1.633
“Se este tempo de serviço puder compensar a idade para a reforma, há muita gente que vai embora. Nas reuniões nas escolas, no final acabamos sempre a fazer contas ao pessoal", conta Mário Nogueira.
Greve

Professores entregam pré-aviso de greve

Dez estruturas sindicais de professores entregaram um pré-aviso de greve para a primeira semana de outubro.
Sindicatos de Professores

Mário, Maduro Mário /premium

197
Pobre país este, o de Mários Nogueiras perpétuos, perpétuos incendiários e manipuladores, omnipresentes e omniscientes, que, sem qualquer contraditório ou censura, arriscam propostas irresponsáveis.
Ano Letivo

Um outro olhar sobre os professores /premium

711
Os professores não são máquinas de “debitar” matéria, que ali estão sempre que toca a campainha para a aula, são pessoas e que muitas vezes se tornam referências nas nossas vidas.
Educação

Professores vão entupir email da OCDE com salários

6.906
A Fenprof põe em causa os valores dos salários apresentados no relatório Education at a Glance. Gabinete de Educação da OCDE explica ao Observador como chegou àqueles números.
Assunção Cristas

Assunção Cristas. Professores foram "aldrabados"

410
A líder do CDS-PP acusou esta terça-feira o Governo de ser "muito incompetente" e de estar "muito mal" na questão dos professores.
Professores

Açores. Professores marcam greve para 4 de outubro

O Sindicato dos Professores da Região dos Açores (SPRA) anunciou esta terça-feira a realização de uma greve no dia 4 de outubro, exigindo a recuperação total do tempo de serviço congelado.
Professores

Mário Nogueira confronta António Costa na rua

367
Líder da Fenprof abordou o primeiro-ministro durante uma visita a Paredes de Coura que tinha como objetivo marcar o arranque do ano letivo. Os dois envolveram-se num debate quente.
Ano Letivo

Ano letivo tranquilo, mas à espera de tempestade

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, passou os últimos meses a garantir, em cada audição parlamentar, tranquilidade no início do ano letivo, que decorre a partir desta quarta-feira.
Rui Rio

Governo criou expetativas aos professores

197
Líder do PSD, Rui Rio diz que o Governo tem de dar uma resposta e "arcar com a responsabilidade" de ter criado expectativas aos professores no sentido da contagem de todo o tempo de carreira.
Professores

Docentes. PR lamenta falta de acordo com governo

Esta sexta-feira, uma plataforma de sindicatos de professores esteve reunida com o ministério da Educação com a contagem do tempo de serviço para efeitos de carreira em cima da mesa.
Professores

Carreiras. Professores e Governo falham acordo

262
Terminou sem acordo a reunião desta sexta-feira entre Governo e sindicatos dos professores sobre a contagem de tempo de carreira. Docentes avançam com greve entre 1 e 4 de outubro.
Professores

Há mais docentes no norte, daí acabarem no sul  

"Nós temos três vezes mais professores colocados em mobilidade por doença a norte do que em Lisboa", disse a secretária de Estado.
Professores

Secretária de Estado nega atrasos nas colocações

190
Segundo contas da secretária de Estado, "concorreram 29 mil professores de contratação inicial nesta fase e ficaram colocados 6 mil" que não têm vínculos. 3 mil desses ficaram com horário completo".
Professores

FNE descontente com prazo de divulgação das listas

Para a tutela, a publicação das listas de colocação de professores ocorreu "dentro do calendário previsto, a duas semanas do início das aulas", permitindo assegurar "a normalidade no arranque do ano".
Educação

Fenprof mantém greve de outubro

253
Na primeira conferência depois das férias, Mário Nogueira não mostra sinais de abrandamento na luta dos professores. Protestos mantém-se e há pouca expectativa para a reunião de dia 7 com o Governo.
Educação

Vinte mil professores já foram colocados

Segundo as contas do Ministério de Educação, 20 mil docentes conseguiram lugar nas escolas: cerca de 14 mil são docentes de quadro, os restantes seis mil são professores contratados.
Professores

Sindicato quer colocação atempada dos professores

O Sindicato de Todos os Professores defendeu a colocação atempada dos docentes que ainda não sabem onde vão trabalhar, considerando que a situação é uma desconsideração para aqueles profissionais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)