Professores

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recebe professores no fim das negociações

259
"Estarei disponível a recebê-los depois das conversações, que terão em setembro com o Governo. Não me quero substituir ao Governo naquilo que é [o seu] papel", disse o Presidente da República.
Sindicatos de Professores

Greve. Inspetores criticam ordens recebidas

O sindicato dos inspetores de educação criticou esta segunda-feira as ordens recebidas durante a greve às avaliações, acusando o Governo de usar os inspetores "como polícia do Ministério da Educação".
Professores

FNE. Arranque de ano letivo depende do Governo

A Federação Nacional de Educação avisou o Governo que "está nas suas mãos" não haver "perturbações nas escolas" no próximo ano letivo.
Educação

Pais pedem recurso às notas dos conselhos de turma

O secretário-geral da FNE denunciou que já há pais a apresentar recurso das notas decididas em conselhos de turma realizado com falta de professores devido à greve às avaliações das últimas semanas.
Avaliações

Ministério nega fraude nas avaliações

O Sindicato dos Professores disse que vai processar o Ministério da Educação e algumas escolas por "avaliação fraudulenta". A tutela negou qualquer irregularidade e disse confiar nas decisões tomadas.
Ministro da Educação

Ministério processado por "avaliação fraudulenta"

117
O Sindicato de Todos os Professores identificou cerca de dez casos em que notas do segundo período foram usadas na pauta final, anunciando que vai avançar com um processo.
Educação

No pós-greve, mudar de escola é o mais complicado

113
Esta quinta-feira foi a data limite para todas as reuniões de avaliação estarem terminadas. Alunos que mudam de escola e passagem para o secundário são as situações mais complicadas.
Avaliações

Avaliações finais dos alunos quase concluídas

Apenas casos pontuais de reuniões de avaliação devem ficar concluídos na quinta-feira, o prazo para finalizar a atribuição de notas indicado pelo Ministério da Educação.
Professores

Custos da recuperação diferem em 455 milhões

Os sindicatos de professores sairam da reunião com o Governo com muitas dúvidas e com uma diferença de 455 milhões de euros no que diz respeito à recuperação do tempo de serviço congelado.
Colocação de Professores

Escolas. 625 vagas por ocupar em Lisboa e Setúbal

As escolas e agrupamentos têm 1.230 vagas que nenhum professor quis ocupar, sendo metade destes lugares em estabelecimentos situados em Lisboa e Setúbal, segundo dados do Ministério da Educação.
Professores

Mais 3.486 professores nos quadros do Ministério

As listas do concurso interno publicadas pelo Ministério da Educação dão conta da entrada de 3.486 professores para os quadros públicos, pelo segundo ano consecutivo.
Orçamento do Estado

Fenprof critica declarações de Mário Centeno

O secretário-geral da Fenprof considerou inaceitável "e quase uma provocação" as declarações de Mário Centeno sobre o tempo de serviço dos professores e o seu impacto no Orçamento do Estado.
Professores

Ministério diz que "tem negociado" com professores

A secretária de Estado adjunta e da Educação sublinhou que "não retira consequências" do apelo à intervenção do primeiro-ministro feito pela líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.
Professores

Sindicato que mantém greve exige demissões

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) exigiu a demissão do ministro da Educação e da secretária de Estado adjunta, mantendo que a greve dos docentes às avaliações se prolonga até 31 de julho.
Ministério da Educação

Fenprof contra transferência de competências

109
A Fenprof criticou hoje a transferência para os municípios de competências na Educação que retirem autonomia às escolas
Professores

Docentes sem notas entregues não podem ter férias

854
O Ministério da Educação deu orientações aos diretores escolares para que apenas autorizem férias aos professores depois de entregarem as notas. Limite é dia 26 de julho.
Professores

Milhares de alunos sem notas por causa da greve

A greve às avaliações dos alunos mantém-se em cerca de 200 escolas do país, impedindo o lançamento das notas de milhares de estudantes, segundo um balanço do Sindicato de Todos os Professores.
Professores

Greve dos professores às avaliações continua

A greve dos professores às avaliações prossegue até dia 31 de julho, mas agora apenas convocada pelo Sindicato de Todos os Professores, depois das estruturas sindicais ter encerrado a sua paralisação.
Angola

Professores angolanos com horário de 37 horas

Os professores do ensino geral em Angola vão ser obrigados a ter um regime de exclusividade e a um horário de trabalho de 37 horas semanais, de acordo com o novo estatuto da carreira docente.
Professores

Professores. Negociações retomam em setembro

Esta foi a principal novidade saída de uma reunião entre sindicatos de professores e Governo, para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado na carreira docente.
Professores

Como professores e governo foram do elogio à greve

178
Os sindicatos e o Ministério da Educação voltam a falar esta quarta-feira, no meio de uma greve às avaliações. Tudo começou com aplausos e elogios. Quem diria que esta relação ia acabar assim?
Educação

Ministério: "Alunos têm nota interna atribuída"

Apesar da greve às avaliações levada a cabo no último mês, os serviços mínimos permitiram que todos os alunos de anos com exame tenham a nota interna atribuída, diz o Ministério da Educação.
Professores

84% dos professores querem reforma antecipada

Os dados do estudo nacional encomendado pela Fenprof indicam que 95% é a favor de mudanças no sistema de aposentadoria e que mais de 75% dos professores estão com exaustão emocional.
Educação

Docentes aprendem a detectar sinais de violência  

387
Projeto europeu está a dar os primeiros passos. Em Portugal, arranca em Vila Nova de Gaia, onde os professores vão aprender a reconhecer os alunos que estão expostos a violência doméstica.
Sindicatos de Professores

97% dos docentes não abdicam do tempo de serviço

117
O resultado do referendo feito por vários sindicatos a 50.738 professores apurou que 96,4% dos docentes não abdicam do tempo total de serviço no período em que as carreiras estiveram congeladas.
Tiago Brandão Rodrigues

Professores. Ministro espera aproximar posições

O ministro da Educação garantiu hoje que o Governo "está aberto" para dialogar, de "boa fé," com as organizações sindicais de professores e espera que possa ser o mais "coincidente possível".
Professores

Ministério da Educação chama sindicatos

Depois da carta aberta dos sindicatos dos professores, o ministério de Tiago Brandão Rodrigues convocou, como demonstração de "boa-fé", as associações sindicais para uma reunião a 11 de julho.
Educação

Faltar a serviços mínimos dá direito a sinalização

A DGEstE confirma que "há docentes que não estão a cumprir os serviços mínimos" decretados na semana passada pelo colégio arbitral e, como tal, lembra os diretores que devem tomar nota desses casos.
Professores

Estudo da Fenprof revela que burnout "é altíssimo"

579
Resultados do estudo, encomendado pela Fenprof à Universidade Nova, são apresentados na sexta-feira. Mário Nogueira diz que servirá para pressionar o governo a rever regime de aposentação.
Angola

Professores angolanos ameaçam com nova greve

O Sindicato Nacional dos Professores Angolanos acusa o Governo de incumprimentos no cronograma das ações previstas no memorando que levou ao levantamento da terceira fase da greve dos professores.
Professores

Professores querem retomar negociações

A plataforma das dez organizações sindicais de professores que promovem a greve às avaliações entregou uma carta aberta manifestando "total disponibilidade" para a reabertura de negociações.
Educação

Diretores de escolas pedem explicações ao governo

175
Sindicatos avisaram que não vão escolher professores para cumprir serviços mínimos. Decisão recai agora sobre diretores que já pediram esclarecimentos ao governo sobre os critérios a usar.
Professores

Professores irão dizer se concordam com os 9 anos 

1.035
Os sindicatos vão auscultar os professores: querem saber se estão disponíveis para continuar a greve e se concordam com a exigência dos 9 anos. Pelo caminho, haverá uma carta aberta ao governo.
Educação

Impugnar notas? Pais da Confap não vão fazê-lo

Jorge Ascenção, da Confap, garante que pais só impugnariam decisões que fossem contra os interesses dos alunos. E os serviços mínimos não estão incluídos nessa lista. Bem pelo contrário.
Professores

"Alunos podem impugnar conselhos de turma"

283
Garcia Pereira, especialista em direito laboral, considera que há ilegalidades na decisão do colégio arbitral que decretou serviços mínimos à greve das avaliações. E há margem para impugnar as notas.
Professores

Colégio arbitral "não tem de responder" à Fenprof

Juiz presidente do colégio arbitral diz que decisão está "fundamentada na lei". Para além disso, "também não compete a este colégio arbitral responder às questões postas pelas entidades sindicais”.
Professores

Serviços mínimos. Fenprof vai recorrer da decisão

162
Professores pediram aclaração da decisão do colégio arbitral. A resposta que receberam é que não há ambiguidades por esclarecer. Fenprof vai avançar com recurso para o Tribunal Central Administrativo.
Professores

Mexer na reforma pode ser "caminho possível"

387
Segundo a secretária de Estado Adjunta e da Educação um "caminho possível" na aproximação entre Governo e sindicatos poderá ser a alteração na idade da reforma dos professores.
Professores

Professores terão de garantir notas de alunos

196
Colégio arbitral tomou a decisão esta terça-feira: professores terão de garantir notas a alunos do 9.º, 11.º e 12.º ano. Na reação à decisão, a Fenprof diz que o tribunal "manda fazer coisas ilegais".
Professores

Professores indicam adesão de 96% à greve

858
Líder da Federação dos Professores adiantou foram canceladas 14.964 reuniões de avaliação para atribuição de notas. Governo diz que greve teve efeitos desproporcionais para os alunos.
Professores

Sete anos e um 'o' separam professores e Governo /premium

124
Explicador. Sexta-feira completa-se uma semana de greve às avaliações, convocada por 10 sindicatos. Sete anos e um artigo definido estão no centro da discórdia sobre o tempo de serviço congelado.
Educação

Greve. Acesso ao Superior pode estar em causa

200
Tiago Brandão Rodrigues, aos microfones da Rádio Renascença, reafirma que há "o que negociar e vontade de negociar". Cabe aos professores darem o passo em frente, diz o ministro da Educação.
Professores

Greve adia 8000 reuniões de lançamento de notas 

Número é o somatório dos balanços diários da Fenprof. Ao final da tarde de sexta-feira, o sindicato liderado por Mário Nogueira faz o apanhado da primeira semana de greve às avaliações.
Professores

Serviços mínimos decididos por colégio arbitral

Segundo o secretário de Estado da Educação, João Costa, não houve acordo entre o Governo e os sindicatos quanto aos serviços mínimos e, por isso, "caberá agora ao colégio arbitral tomar a decisão"
Educação

Pais ameaçam com escolha de colégios privados

561
A Confederação Nacional das Associações de Pais considera que, mantendo-se a conjuntura das escolas públicas, será necessário "repensar a política educativa sobre os contratos de associação".
Educação

"Início do próximo ano letivo está posto em causa"

Filinto Lima, presidente da associação que representa os diretores de agrupamentos, diz que está na altura de o primeiro-ministro intervir: “A solução já não está na esfera do ministro da Educação”
Professores

Professores. PSD recua se Governo for convincente

422
Primeiro, o PSD de Rio queria que o Governo devolvesse todo o tempo de serviço aos professores. Agora, dá passo atrás. Se o Governo tiver uma explicação "convincente", basta um pedido de desculpas.
Professores

Serviços mínimos? "Não vai haver acordo"

151
Foi o primeiro dia da greve às avaliações, convocado pela Fenprof, e que se prolonga até 13 de julho. Professores dizem que governo vai tentar marcar serviços mínimos, o que é "ilegal".
PCP

PCP. Governo pode resolver questão dos professores

O PCP disse esta segunda-feira que o Governo tem as "ferramentas" necessárias para resolver a contagem do tempo de serviço e que só é necessário negociar com os sindicatos.
Educação

Greve às avaliações. O grande impacto começa hoje

163
Apesar de, já na passada semana, ter havido um pré-aviso de greve, é a partir de segunda-feira que se espera um aumento significativo da adesão.
Professores

Mobilidade. Tribunal decide a favor do Governo 

Em 2017, o Ministério da Educação abriu um concurso de mobilidade interna que levou a forte contestação por parte dos docentes por terem sido disponibilizadas apenas vagas para horários completos.
Professores

"Se o ministro não quer o tango, dance o fandango"

118
No Parlamento, ministro da Educação disse que são precisos dois para dançar o tango. Resposta dos professores não tardou. "Connosco não dança tango nenhum", disse o secretário-geral da Fenprof.
Educação

Esquerda avisa Tiago que parece Maria de Lurdes

165
Ministro da Educação volta a chamar os sindicatos para a pista, dizendo estar disponível para "dançar o tango", mas não evitou comparações à ex-ministra 'non grata' Maria de Lurdes Rodrigues.
Parlamento

Educação. "Para dançar o tango são precisos dois" - como aconteceu

Esquerda pressionou ministro Brandão Rodrigues com contagem da totalidade do tempo de serviço que esteve congelado e ministro disse que não é inflexível. BE ameaçou: "Caminho está a estreitar-se".
Professores

"As promessas são para cumprir", diz Negrão

157
PSD junta-se ao coro da esquerda para encostar o Governo às cordas na guerra com os professores: "As promessas são para cumprir", disse Fernando Negrão à saída da reunião da bancada parlamentar do PSD
Professores

Docentes apresentam queixas contra diretora-geral

A diretora-geral dos Estabelecimentos Escolares, Maria Manuela Pastor Faria, foi a subscritora da nota informativa sobre as avaliações dos alunos, enviada às escolas na segunda-feira.
Educação

Alunos carenciados precisam de grandes professores

263
Portugal faz parte do grupo de 24 países onde o rácio professores/alunos varia consoante as características da comunidade: nas escolas mais difíceis há, em média, um docente para cada 10 alunos.
Professores

Governo trava greve de professores em dia de exame

Ministério da Educação diz que o sindicato devia ter enviado o pré-aviso do protesto desta sexta-feira com antecedência de dez dias úteis, uma vez que naquele dia estão marcados dois exames.
Professores

Os sindicalistas e os cobardes /premium

123
No PS, preferiu-se iludir os professores. No CDS, fica-se pela superfície. E o PSD, oportunista, está a colar-se aos sindicatos. Ninguém arrisca o óbvio: é preciso reformar a avaliação dos professores
Professores

Professores: é possível uma negociação séria? /premium

Os professores têm direito à reposição integral do tempo de trabalho enquanto houve congelamento das remunerações? E é justo que esta reposição seja feita?
Professores

Pais não querem greves durante avaliações

627
Os pais e encarregados de educação querem que o Governo altere a legislação relativa às reuniões de avaliação para que os alunos não sejam prejudicados por greves de professores.
António Costa

“Não temos dinheiro” /premium

1.265
Não há dinheiro? Então a “página da austeridade” não foi “virada”? Não foi a dita austeridade o fruto de um sinistro plano de Passos Coelho para arruinar o país em benefício da riqueza de uns poucos?
Professores

Governo e professores separados por 400 milhões

245
Governo propôs contar 2 anos e nove meses do tempo de serviço em que as carreiras estiveram congeladas, mas os professores querem 9 anos e quatro meses. A diferença? 400 milhões de euros.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)