Olá

Olá, aqui vão erros.

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Professores

Educação

"Professores mais motivados e alunos com aulas"

Ministro da Educação afirmou que está a ser feito de tudo para que o próximo ano letivo comece com mais normalidade nas escolas e uma das medidas passa pela contratação de professores reformados.
Educação

Professores saúdam vinculação, mas não chega

A vinculação de mais de 6.000 professores é vista como positiva por parte da Federação Nacional da Educação (FNE), ainda que não seja considerada suficiente.
Fenprof

Fenprof quer revisão de Lei que reduz as pensões

A Fenprof retomou uma luta antiga "mas que agora se sente mais": os professores pedem ao Parlamento que altere lei que impede a atualização das reformas no ano da reforma e no seguinte.
Explicador

A estabilidade dos professores está garantida?

Pedro Alves, PSD, fala numa melhor motivação para que a escola pública aumente a qualidade. Isabel Ferreira, PS, quer conhecer o diploma em profundidade para garantir que permite uma progressão justa.
Educação

Saíram colocações dos professores. Veja aqui

Professores têm entre dia 12 e 18 deste mês para aceitar. Se não o fizerem, colocação será anulada e instaurado um "processo disciplinar aos docentes de carreira”.
Professores

Recuperação do tempo de serviço aprovada

Promessa de recuperar tempo de serviço até 2027 fica concretizada e deve surtir efeito já em setembro. Governo vai anunciar ainda em julho novo modelo de avaliação do 4º ao 12º ano.
Noticiário

15h. Professores. Aprovado tempo de recuperação

Foi aprovado, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que garante a recuperação do tempo de serviço dos professores. Ainda neste jornal, a PGR lembra Joana Marques Vidal como um nome para a história.
Noticiário

4h. PM recusa comentar entrevista da PGR

Luís Montenegro recusa comentar entrevista da PGR e garante que governo "não vai entrar em diálogo". Ainda, Cimeira da NATO reforça apoio à Ucrânia.
Noticiário

22h. Descolou foguetão com nanossatélite português

O foguetão europeu leva a bordo o primeiro nanossatélite contruído em Portugal por professores e estudantes do Instituto Superior Técnico. Ainda, Metro de Lisboa vai pagar indemnizações a moradores.
Coimbra

Escola de Enfermagem: professores mantêm greve

Professores da Escola de Enfermagem adiaram o término da greve a "todas as avaliações" até ao fim de julho perante a continuação do congelamento de várias carreiras. Greve pode regressar em setembro.
Fenprof

Governo deve analisar casos de professores doentes

Protesto organizado pela Fenprof exige o início das negociações sobre o regime de mobilidade por doença, criticando o Governo pelo seu adiamento: "É desumano e inaceitável".
Noticiário

15h. Educação. Colocações divulgadas esta semana

À margem de uma reunião Fernando Alexandre garantiu que as listas de colocação dos professores vão ser divulgadas esta semana.Ainda neste jornal,o Chega vai ter um vice-presidente no partido de Orbán.
Educação

Luanda: solução para docentes em precariedade 

Ministro Fernando Alexandre diz que foi feito um "acordo para dar estabilidade laboral" aos 70 professores "em situação de precariedade grave" na Escola Portuguesa de Luanda.
Professores

Mobilidade por doença. Governo acelera negociações

Ministério da Educação fará três "alterações cirúrgicas" ao regime de mobilidade por doença. Objetivo é garantir que diploma atualizado entra em vigor em setembro. Negociações iniciam-se sexta-feira.
Educação

Fenprof quer negociações com base no peso sindical

No Parlamento, PSD frisou que acordo assinado "agrada à maioria dos professores", mas Fenprof respondeu que é o sindicato com maior representatividade — e pediu para isso ser tido em conta no futuro.
Escolas

STOP alerta para cansaço de assistentes

Os profissionais da educação "estão exaustos, desmotivados e frustrados", alertou a Stop, ao afirmar que é "urgente" melhorar as suas condições de trabalho.
Justiça

Assédio: tribunal repõe suspensão a professor

Acórdão do Tribunal Central Administrativo Norte revoga a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, que tinha anulado suspensão de 90 dias por assédio a duas alunas.
Professores

O mal-estar escolar e a mobilidade como fuga

Haverá sempre muitas razões para mudar de escola. No entanto, basta estarmos atentos, e ouvirmos as estórias à nossa volta, para percebermos do mal-estar escolar que alastra como mancha.
Educação

Fenprof: novo plano "sobrecarrega" professores

Secretário-geral da Fenprof considerou o plano do Ministério da Educação insuficiente e alertou para a possibilidade de este "sobrecarregar" os professores já "sob stress".
Educação

Plano para escolas. Fenprof isolada nas críticas

Governo pretende reduzir em 90% o número de alunos sem professor até ao final do ano. Esta é uma "meta muito ambiciosa", diz o dirigente da associação de Diretores de Agrupamento e Escolas Públicas.
Professores

Madeira conclui recuperação do tempo em janeiro

Secretário regional da Educação defende que professores na Madeira têm "as melhores condições de trabalho no país" e assegurou que recuperação integral do tempo de serviço termina em janeiro de 2025.
Resposta Pronta

Professores: PS quer saber qual o impacto no OE

Socialistas entendem divergência entre contas da UTAO e Ministério da Educação sobre recuperação do tempo de serviço. Mas querem saber quanto ficaria se professores do 10.º escalão fossem abrangidos.
Noticiário

1h. Costa. Ventura critica apoio de Montenegro

O líder do Chega reitera, mais uma vez, que não vai apoiar a candidatura do antigo governante. Ainda, cálculo da UTAO sobre recuperação do tempo de serviço dos professores é inferior ao do Governo.
Educação

FENPROF alerta para a exaustão de professores

A classe está envelhecida e diz-se "exausta com a sobrecarrega de trabalho", sublinhou a sindicalista, defendendo um calendário escolar semelhante para todos os níveis de ensino.
Macau

EPM: Professores dispensados não terão substitutos

A direção da Escola Portuguesa de Macau comunicou a cinco professores e a uma técnica da instituição que não ia renovar o vínculo laboral para o próximo ano letivo, alegando motivos de gestão.
Professores

Professores mais velhos, sem tempo e alunos a mais

Os professores estão mais velhos, com mais alunos, mais horas de trabalho, menos tempo livre e menos condições de trabalho. São estas as conclusões de um inquérito da Fenprof a milhares de docentes.
Professores

Recuperar tempos aos professores custa 470 milhões

UTAO fez o estudo sobre o impacto orçamental da recuperação do tempo de serviço e já enquadrou o acordo alcançado pelo Governo. Ministro estimou em 300 milhões custo anual depois de reposição.
Professores

O professor Zé, sempre em pé!

O exame de Geometria descritiva é o exame de âmbito nacional mais temido no sorteio de vigilância por todos os professores,  mesmo os que não padecem de varizes, reumático ou hérnias inguinais...
Educação

FNE lamenta recurso a professores reformados

Assinalando que a população docente "é envelhecida", a FNE demonstrou "apreensão" com o recurso a professores reformados ou em idade de aposentação para colmatar a escassez de docentes nas escolas.
Ensino Superior

Ensino superior contrapõe "plano de  emergência"

O sindicato não avistou qualquer sucesso nas medidas apresentadas dado que são "carreiras distintas". A medida, no horário estipulado, revelou um total desconhecimento dos doutoramentos, sustentou.
Fenprof

Fenprof critica programa "pouco ambicioso"

"O programa que o Governo apresenta não vai além de 10% daquela necessidade", alertou a federação sobre o plano apresentado pelo Governo para reter professores nas escolas.
Professores

Bolseiros criticam plano para falta de professores

A presidente da associação considerou a medida para responder à falta de professores um contributo para uma "desigualdade bastante preversa". Os bolseiros não são vistos como trabalhadores, afirmou.
Educação

Escolas. Soluções e metas do plano de 20 milhões

O programa "Mais aulas, mais sucesso" tem medidas para quem ainda ensina, para os que já se reformaram (ou estão prestes a fazê-lo), para os atuais estudantes bolseiros e os futuros alunos.
Noticiário

16.Professores reformados podem voltar a trabalhar

O ministro da Educação fala num drama nacional nas escolas, devido à falta de professores que não são substituídos. Ainda este jornal, o mapa de urgências com constrangimentos já está online.
Ministério da Educação

As 15 medidas para os alunos sem professores

Várias medidas entram em vigor já no início do próximo ano letivo. O grande objetivo da equipa de Fernando Alexandre é reduzir substancialmente o número de alunos sem professores por longos períodos.
Noticiário

15h. Governo quer reduzir alunos sem aulas

Fernando Alexandre fala num drama nacional nas escolas, devido à falta de professores que não são substituídos. Ainda, Vladimir Putin estabelece condições para alcançar a paz na Ucrânia.
Suíça

Montenegro quer encontrar solução para professores

"Posso garantir que vamos tentar encontrar uma solução de acordo com o interesse que é de todos e também é o nosso, preservar o ensino de português e desenvolvê-lo", afirma o primeiro-ministro.
Professores

Professores. Fenprof quer reapreciação do acordo

Atualizado
O Governo reuniu-se com os sindicatos que não assinaram o acordo proposto, mas não houve qualquer alteração ao diploma. O próximo passo será rever o diploma de mobilidade por doença.
Professores

Quem não berra não mama

Os professores conseguiram justiça. Outros vêm no mesmo caminho: forças de segurança, oficiais de justiça, enfermeiros, médicos, forças armadas...
Escolas

Mais de 10% faltam à prova de Português do 8.° ano

Dos mais de 95 mil alunos inscritos nas provas de aferição de Português do 8.° ano, cerca de 11 mil faltaram à prova. A época de realização das provas começou no dia 2 maio com a aferição do 2.º ano.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada