Professores
Sociedade

Polícias e professores na sociedade amoral

Quando o espírito da selva toma conta de um espaço institucional nuclear de regulação de atitudes e comportamentos que é sala de aula é quase impossível as demais instituições escaparem ao contágio.
Educação

É possível mudar a forma de escolher professores? /premium

António Costa promete mudar concursos de docentes no espaço de 4 anos. Professores dizem que é possível, mas os críticos do sistema atual preferiam uma mudança radical em vez de mais paliativos.
Universidades

Governo quer lista de professores não remunerados

Segundo ministro Manuel Heitor, há 19.226 docentes de carreira a tempo integral num universo de mais de 26 mil professores e que os casos de colaboração voluntária são “pontuais".
Ensino especial

Ensino especial. Protesto por salários em atraso

São cerca de 50 os docentes de ensino especial que se manifestam contra os salários em atraso. A eles juntam-se pais de alunos de ensino especial, solidários com a situação.
Professores

60% dos professores poderão reformar-se até 2023

Os dados são do estudo do Conselho Nacional de Educação, que apontou que a classe pode “anunciar uma carência mais generalizada, num futuro próximo". Cerca de 53% dos professores têm 50 anos ou mais.
Fenprof

E se fosse consigo? Fenprof lança campanha 

114
Por todo o país, o sindicato já começou a colocar pendões e outdoors que alertam para aqueles que consideram ser os principais problemas da classe. Nas redes sociais, há um vídeo a ser partilhado.
Violência

Professor suspenso por agredir aluno surdo 

105
Aluno de 16 anos teve de receber assistência hospitalar depois de ser agredido na sala de aula, na passada terça-feira. Foi considerado "ferido grave". Ministério de Educação suspendeu o professor.
Professores

WISE. Rosenstock é o melhor professor de 2019

Prémio de meio milhão de dólares foi atribuído a professor norte-americano, fundador da High Tech High. Há oito anos que a Fundação Qatar distingue projetos educativos inovadores.
Professores

Rendas altas deixam 20 mil alunos sem professor

664
Dois meses após o arranque do ano há 244 horários por preencher e quase 20 mil alunos afetados. Custo elevado das rendas leva as autarquias a pedir ao Governo imóveis a custos controlados.
Ensino básico

Ministro da Educação nega eliminação de chumbos

130
"Não queremos administrativamente diminuir as retenções. Queremos fazer aquilo que é mais difícil, que é agarrar em cada um dos nossos alunos, (...) para os ajudar no seu trabalho", disse o ministro.
Fact Check

Costa não sugeriu que os professores emigrassem?

2077
António Costa disse que André Ventura estava a confundi-lo com Passos Coelho na acusação que tinha sugerido que os professores de Português emigrassem. Mas também foi Costa quem o fez em 2016.
Administração Pública

As 5 batalhas da ministra da Função Pública /premium

208
Carreiras por rever, salários por atualizar. Alexandra Leitão estreou-se nas reuniões com os sindicatos da Função Pública e pela frente tem várias batalhas — algumas deixadas pelo anterior Governo.
Fenprof

Mais de 10 mil alunos sem todos os professores

Um mês e meio depois do início das aulas, há mais de 10 mil alunos sem todos os professores. O líder da Fenprof critica também que o Governo chame "malandros" aos funcionários públicos.
Ensino Superior

Há 400 professores a dar aulas sem receber salário

298
Dão entre menos de uma e 35 horas de aulas por semana e não são remunerados. IGEC diz que situação é legal. E que não contribui para o "agravamento da precariedade laboral no ensino superior".
Professores

Fantasias escolares

669
O problema de fundo é que a escola atual é uma escola onde tudo se relativiza, tudo se aceita, tudo se permite, como se ela pudesse funcionar sem estar balizada por um quadro de valores básicos.
Sindicatos de Professores

Amianto. Fenprof leva Estado a tribunal

A Fenprof anunciou esta quinta-feira que vai mover ações em tribunal contra o Estado Português em nome dos professores que dão aulas onde ainda existe amianto.
Escolas

Mais de 11 mil alunos continuam sem professor

3051
Até esta terça-feira existiam 225 horários a concurso, quase todos incompletos. Disciplina de Informática tem maior falta de docentes. Lisboa e Setúbal são as cidades com mais horários a concurso.
Tribunais

Pai que agrediu professor tem de pagar 4.700 euros

1106
Agressões físicas e verbais aconteceram em 2018 numa escola do 1.º ciclo, em Valongo. Pai foi agora condenado ao pagamento de 3.300 euros de multa e a indemnizar o professor em 1.400 euros.
Violência

Sindicato. Agredir professores é crime público

O Sindicato Independente de Professores e Educadores vai lançar uma plataforma onde as vítimas podem deixar queixas. A tomada de posição dá-se na sequência das notícias desta semana.
Professores

Fenprof pede reforço da autoridade dos professores

155
Nogueira critica silêncio do ministério quando são professores a ser agredidos e afirma que ninguém sabe se a violência nas escolas está a descer. Um Observatório é urgente para haver dados, diz.
Escolas

S.TO.P convoca greve contra violência nas escolas

O Sindicato de Todos os Professores convoca nova greve para as próximas duas semanas, abrangendo professores, funcionários, psicólogos escolares e técnicos em protesto contra a violência nas escolas.
caderno de apontamentos

E depois? /premium

Sendo necessária a renovação, poderemos vir a ser confrontados com a carência de professores dispostos e disponíveis para o seu exercício, com as caraterísticas desejáveis.
Violência

Professor agressor deve ser ouvido, diz associação

A Associação Nacional de Professores de Informática condena "qualquer ato que envolva agressões, em meio escolar" referindo-se ao professor que terá agredido aluno em escola de Lisboa.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa quer casas mais baratas para professores

167
Câmara de Lisboa aprovou moção que pede ao Governo que disponibilize casas mais baratas aos professores que são colocados na capital. Moção foi aprovada por unanimidade.
Greve

Greves até 31 de outubro contra amianto 

O Sindicato de Todos os Professores queixa-se de incumprimento por parte dos governos que não retiraram o material cancerígeno das escolas e há pré-aviso de greve para dia 15.
Professores

Ministério nega que existam alunos sem professores

Milhares de alunos continuarão sem professores para determinadas disciplinas, segundo levantamento feito por especialista em estatística. O Ministério nega ter conhecimento da "situação anómala".
Professores

Mais de duas mil turmas sem professores

4047
Falta de professores sente-se mais em Lisboa e Vale do Tejo e Algarve. Rendas altas são apontadas para recusa dos contratos. "No Algarve, há professores em parques de campismo", denuncia um diretor.
Educação

Professores. Nova greve ao trabalho extraordinário

A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data para terminar e com a possibilidade de comprometer as avaliações intercalares dos alunos
caderno de apontamentos

Contratação de professores: preparar o futuro /premium

184
O modelo de contratação de professores para as escolas públicas está obsoleto e já não faz qualquer sentido. Mais: é um dos principais entraves ao desenvolvimento do sistema educativo público estatal.
UGT

UGT demonstra solidariedade a professores

265
O executivo da UGT mostrou apoio aos professores. O secretário-geral admitiu, no entanto, que não participou na manifestação “também por respeito, para evitar outro tipo de leituras políticas”.
Professores

Desfile de professores com "menos mobilização"

A polícia já teve de alertar um dos manifestantes para um cartaz, onde se lia: "Amanhã voto" de um lado e "e não me esqueci" do outro. Professor disse que apenas fazia um apelo ao voto.
Educação

Em 6 meses reformaram-se mais de 700 professores

296
No ano anterior, em 12 meses, o número de aposentações tinha ficado pelos 670. No primeiro semestre de 2019, já são 747, o que faz subir os números totais da década para quase 20 mil.
Professores

Professores saem à rua em dia de reflexão

Os sindicatos esperam milhares de professores a descer a Avenida da Liberdade até ao Rossio (em Lisboa) numa manifestação sem discursos e que pretende ser uma celebração do dia Mundial do Professor.
Professores

Professores. Portugal tem maior diferença salarial

Diferença salarial entre um professor do terceiro ciclo no início e no fim da carreira docente em Portugal é de 116%. Com 7%, Lituânia apresenta a menor diferença entre salários.
Professores

Rendas de casas impedem colocação de professores

1511
O valor das rendas das casas impede os professores de aceitarem um horário incompleto, uma vez que, pesados todos os fatores, não compensa. 14 mil candidatos ainda estão por colocar.
Eleições Legislativas

Os professores e as eleições

219
Este não é o tempo para ideologias políticas de direita ou de esquerda, ou de ficar agarrado à cor do partido político em que sempre votaram. É tempo de repor a justiça e de reconquistar o respeito.
Professores

Mil professores pedem novo contrato coletivo

Fenprof entregou abaixo-assinado subscrito por cerca de mil professores do ensino particular e cooperativo a exigir novo contrato coletivo de trabalho que reponha os salários e horários de trabalho.
Fenprof

Fenprof denuncia substituição de docentes

Fenprof acusou o Ministério da Educação de estar a aceitar a substituição de professores nas escolas por jovens sem qualificação para lecionar, a partir de empresa norte-americana, mas a tutela negou.
Fenprof

Fenprof adere à Greve Climática de sexta-feira

A Fenprof entregou um pré-aviso para que todos os professores que o desejam possam participar na greve climática que se realiza na sexta-feira.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Vida de professor "é uma odisseia"

119
O Presidente da República considerou, perante uma plateia de professores bibliotecários, que a profissão "é uma odisseia" com burocracias que não largam os docentes, por exemplo, preencher fichas.
caderno de apontamentos

Os milagres da Educação /premium

Ouve-se que os professores são tradicionais, do século XIX. É o mesmo que dizer que temos feito tudo mal. Que outra profissão especializada admitiria este tipo de abordagem e de desconsideração?
Greve

Professores ameaçam com greve em outubro

197
Mário Nogueira, dirigente da Fenprof, diz que a ameaça de uma nova paralisação trata-se da "defesa do horário de trabalho" dos professores, caso as escolas os obriguem a trabalhar além das 35 horas.
Professores

Timor. Portugal assina protocolo para professores

Portugal espera assinar até final do ano com Timor-Leste o protocolo que permitirá implementar um novo programa de formação em língua portuguesa de uma média de 4.300 professores timorenses.
Professores

Gostava que houvesse mais professores mais velhos /premium

2358
Uma escola que não cria as condições para que os professores mais novos aprendam com os mais velhos é uma escola que desbarata o seu património e o hipoteca, por várias gerações.
Escolas

Cerca de 24 mil professores colocados nas escolas

Cerca de 300 professores ficaram em “ausência de componente letiva”, ou seja, sem horário atribuído. 13 mil dos 24 mil colocados ficaram no mesmo estabelecimento em que estavam no ano anterior.
Educação

Educação: professores mais velhos, menos alunos

1901
Número de professores com menos de 30 anos diminuiu 95% em menos de 20 anos, e com mais de 60 anos disparou 255%. Escolas perderam mais de 427 mil alunos em 10 anos, segundo relatório sobre educação.
Professores

Mortes de professores: queixa surpreende famílias /premium

200
A Fenprof denunciou o caso de quatro professores que terão morrido a trabalhar. Mas as famílias foram apanhadas de surpresa pelo anúncio. Algumas ainda esperam resultado da autópsia.
caderno de apontamentos

Onde estão os bons Professores? /premium

1518
A resposta não é geográfica, nem pecuniária, muito menos universal. A resposta prende-se com o contexto. Uma boa equipa educativa contagia-se mutuamente para implementação de práticas de sucesso.
Professores

Professores mortos. Fenprof enviou ofício à PGR 

Professores morreram entre março e junho, a exercer a profissão: uma professora na sala de aula, os outros três em casa. Fenprof pede apuramento de causas de morte à PGR.
Professores

Professores mortos. Fenprof entupida com denúncias

1024
Esta quarta-feira, Fenprof recebeu a notícia de outra morte, em Estarreja, mas tratava-se do mesmo caso de Oliveira de Azeméis. Em dois dias, recebeu dezenas de queixas sobre o sobretrabalho.
Rádio Observador

O melhor da entrevista a Mário Nogueira

É líder da Fenprof há 12 anos. Em entrevista ao "Sob Escuta", fala sobre o acordo com o governo, o ministro "que não o é" e considera a progressão na carreira sem dar aulas uma questão democrática.
Assunção Cristas

Posição do CDS sobre professores foi "um erro"

189
Assunção Cristas admite, em entrevista à Visão, que a posição assumida pelo CDS sobre a devolução do tempo de serviço aos professores prejudicou resultado das eleições europeias
Escolas

Alunos motivados em escolas com dois semestres

130
“Os alunos estavam mais motivados, participavam mais nas aulas e notou-se um aumento da assiduidade”, contou o diretor do Agrupamento de Escolas Moinhos de Arroja, com cerca de 1.600 alunos.
Professores

Carreiras. Professores querem alargar prazo 

Fenprof reclamou o alargamento do prazo, de 30 de junho para 12 de julho, para que os professores optem pela modalidade de recuperação do tempo de serviço congelado. Proposta já seguiu para o Governo.
Educação

1 em cada 2 professores tem de ser substituído

1584
Com a média de idade dos professores nos 49 anos, Portugal é um dos países da OCDE onde a classe está mais envelhecida. Só Bulgária, Estónia, Lituânia e Georgia estão piores.
Educação

Necessidades especiais são desafio para docentes

5045
Quase um terço dos professores portugueses não está preparado para trabalhar com alunos que tenham necessidades educativas especiais, revela relatório da OCDE, e aponta essa falha na sua formação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo à Fenprof: "uma história mal amanhada"

218
Presidente considerou incompreensíveis as críticas da federação dos professores alegando que a história contada pelos sindicalistas do 9.4.2 é "mal-amanhada".
Professores

Marcelo "não é Presidente de todos os portugueses"

298
Mário Nogueira considerou as declarações de Marcelo "uma vergonha". O Presidente da República respondeu, aos professores, que "9.4.2., só faltam mais três números para um número de telefone".
Língua

Professores de português encontram-se em Londres

A primeira conferência da Tropo, que será em Londres, pretende funcionar como um fórum para investigadores e professores de dez países apresentarem e discutirem trabalhos em linguística.
Professores

Professores com regime especial para progressão

Os professores que beneficiam este ano da recontagem do tempo de serviço vão ter acesso a um regime especial de avaliação para que possam progredir na carreira já no próximo ano letivo.
Professores

Entre 34 mil, 542 professores entraram no quadro

441
Com este número, anuncia em comunicado o gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues, o total de professores vinculados na atual legislatura eleva-se para oito mil.
Professores

PM elogia "quem melhor ensina as crianças"

11976
O primeiro-ministro elogia os professores e o papel que desempenham no ensino todos os anos. Costa destaca ainda a necessidade de investir nas escolas, porque "sem instalações, não há educação".
Açores

Açores. Aprovada recuperação do tempo de serviço  

264
"Fizemo-lo porque os Açores têm as melhores finanças de Portugal", justificou Avelino Meneses, o Secretário Regional da Educação e Cultura. o valor demorará seis anos a ser reposto na totalidade.
Professores

"Desprezo" do Governo terá "consequências"

304
O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, argumentou que o Governo "desrespeita, desvaloriza e chega a manifestar desprezo pelos professores", o que terá "consequências" como a falta de docentes.
Professores

Progressões. Professores decidem até 30 de junho

Este ano, o Governo estima que 30 mil professores terão progressões. Sem esta possibilidade de faseamento, apenas 13 mil docentes iriam progredir e assim mais 17 mil podem saltar de escalão.
Professores

Professores começam "Comícios da Indignação"

Os professores iniciam uma série de cinco “Comícios da Indignação” e vão concentrar-se na praça D. João I, no Porto, pelas 17h30, para manter viva a luta pela recuperação integral do tempo congelado.
Educação

Despedir os professores todos

910
A minha proposta é despedir os professores todos e entregá-los a Bruxelas. A escolha dos professores e a sua gestão deve ser feita pelas escolas; o pagamento dos seus salários deve vir de Bruxelas.
Professores

Professores já não vão fazer greve às avaliações

352
Para substituir as greves, os professores vão levar a cabo ações de visibilidade nas ruas durante a campanha para as eleições europeias e ações em tribunal.
Caixa Geral de Depósitos

Centeno: CGD deve usar meios legais contra Berardo

1052
Em entrevista à Renascença, o ministro das Finanças fala ainda sobre as buscas na Autoridade Tributária, a crise dos professores, a "urgência" na negociação do SIRESP e os impostos.
Professores

Professores decidem reação ao chumbo do Parlamento

São dez as organizações sindicais que se sentam à mesa para decidir como reagir ao chumbo, pelo parlamento, da recuperação integral do tempo de serviço.
Professores

Rio. "Costa tem défice de sentido de Estado"

340
Rui Rio insiste que PSD votou sempre da mesma forma em relação aos professores. Culpa Costa por ter propagado uma mentira e por tê-lo feito apenas porque a campanha eleitoral não estava a correr bem.
Professores

Nogueira fica na Fenprof e promete luta até ao fim

276
Não era um tabu, mas quase. Nogueira já dera sinais de cansaço e de não estar disposto a estar mais um mandato na liderança da Fenprof. Agora, diz que o PS o ajudou a ficar, para continuar a luta.
Professores

Costa não se demite. Ganhou a "responsabilidade"

826
É o fim da crise política pré-anunciada. Depois de o Parlamento ter chumbado a proposta da reposição do tempo dos professores, Costa confirma que não se demite. E quem ganhou foi a "responsabilidade".
Professores

Professores. Parlamento chumba recuperação total

506
PS, PSD e CDS chumbam proposta para recuperação do tempo dos professores. "E assim acaba uma crise política", comentou-se no BE. Mário Nogueira mantém-se na Fenprof e não descarta greve às avaliações.
Professores

Rio promete devolver tempo total aos professores

6714
O líder do PSD deu uma entrevista à Renascença onde garantiu que a manter-se a atual conjuntura financeira e com o travão financeiro vai ser possível devolver rendimentos aos professores.
Fenprof

Sem contas certas, "lá se iria o nosso salário"

323
Em entrevista ao Jornal Económico, líder da Fenprof diz não querer pôr em perigo as contas públicas. Critica partidos: "A geringonça não funcionou para os professores" e estranha silêncio de Marcelo.
Crise Política

Professores congelados

128
A crise política permitiu perceber o posicionamento global de cada partido. Por mim, entre a ingenuidade própria de quem tem princípios e a habilidade desonesta, não tenho dúvidas de que lado estou.
Fact Check

11 verdades e mentiras na crise dos professores /premium

124
A crise política provocada pela discussão sobre a carreira dos professores acaba esta sexta-feira. Mas a confusão mantém-se. Onde estão as verdades e as mentiras do que foi dito? Temos 11 Fact Checks.
Professores

Professores. PSD entre o "erro" e a "articulação"

133
Rio diz que nem é deputado mas Negrão insiste que houve "articulação" total no caso dos professores. Uma resposta a Hugo Soares que acusa Rio de passar culpas para deputados.
Professores

Ameaça de demissão foi determinante, diz Costa

882
Para o primeiro-ministro, "claramente, o gesto que o Governo português tomou foi muito importante para evitar essa crise e, sobretudo, para reforçar a credibilidade internacional do país".
Professores

Costa fez bem? Maioria diz que sim

1792
Uma sondagem feita pela Aximage para o CM e para o Jornal de Negócios mostra que mais de metade dos inquiridos considerou que o primeiro-ministro tem razão e que fez bem em ameaçar demitir-se.
Governo

Duarte Cordeiro admite continuidade da geringonça

As divergências entre PS e os partidos BE e PCP não são motivo de preocupação para o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares que continua a ver nas esquerdas numa solução governativa conjunta.
Política

“Eles” /premium

“Eles” lá sabem o que fazem e alguma razão desconhecida haverá para se julgarem colectivamente a última e decisiva barreira contra o famigerado “populismo”.
PSD/CDS

Um vazio de representação /premium

156
A pergunta que importa é se, desde 2018 e com a eleição de Rio no PSD, a direita recuou na representação dos ideais que a definem desde 2011. Este episódio com os professores parece indicar que sim.
Crise Política

Dar o dito por não dito /premium

O Presidente da República, habitualmente tão loquaz, nem piou. Calculou que o «bando dos quatro» não se aguentaria, como não se aguentou, borregando antes de a semana findar.
caderno de apontamentos

Mitos e realidades da profissão docente /premium

209
Dentro de uma década, haverá falta de professores qualificados. Nessa altura os professores habilitados e disponíveis não chegarão para as encomendas. Ser professor é, sim, uma profissão de futuro!
Professores

Professores. Não é justo pagar hoje nem no futuro

2148
Disseram-nos que não se podia pagar aos professores porque não havia dinheiro. É verdade mas não é o mais importante. Este nunca foi um problema de dinheiro, foi sempre um problema de escolhas.
Professores

Professores entregam de pedidos de pré-reforma

1142
Dezenas de professores concentraram-se em Lisboa frente à Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, onde preencheram os requerimentos que depois entregaram para pedir a negociação da pré-reforma.
Finanças Públicas

Governo considera cálculo da UTAO "arbitrário"

471
Ministério das Finanças responde ao parecer dos técnicos do Parlamento. Acusa UTAO de fazer contas árbitrárias e defende que levariam a "irresponsabilidade orçamental".
Finanças Públicas

Descongelar são menos 237 milhões do que diz Costa

963
Técnicos do Parlamento fazem contas a partir dos valores do Governo e concluem que, incluindo descontos, o descongelamento total é de 567 milhões de euros. Valores que não impedem excedentes até 2023.
Professores

Professores. Catarina Martins critica direita  

Em entrevista nesta quarta-feira à Radio Renascença, Catarina Martins assegurou que o partido não vai mudar as suas votações sobre esta questão, mesmo com a ameaça de queda do governo.
Professores

Professores. Costa acumula elogios de fora

2828
Depois do Comissário Europeu para os Assuntos Económicos, agora a Economist Intelligence Unit e o Commersbank mostram satisfação pela forma como o primeiro-ministro geriu o dossier.
Professores

Mário Nogueira não vai sair do PCP

3675
O conhecido líder da Fenprof não gostou da posição assumida pelo seu partido na luta pela contagem do tempo integral dos professores mas não vai deixar o partido.
Professores

Professor, não percebi nada disto dos professores  /premium

276
O primeiro-ministro ficou indignado com este arranjinho entre PSD, CDS, PCP e Bloco e tem absoluta razão. Toda a gente sabe que Costa não tolera entendimentos oportunistas com parceiros inusitados.
Professores

Uma direita que não acredita em nada não vale nada /premium

O que choca é que PSD e CDS não digam o óbvio: que as exigências da Fenprof não são justas e que a direita existe para lutar pelos Portugueses que precisam e pelos que procuram vencer num mundo global
Professores

Professores. Proposta poderá ser votada esta sexta

Deputados fizeram o último formalismo que faltava: deram luz verde ao texto final que tinha sido votado, artigo a artigo, na especialidade. Agora, proposta está pronta para seguir para votação final.
Professores

Moscovici elogia "posição sábia e firme" de Costa

808
O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, assegurou que Bruxelas mantém uma "opinião confiante" na economia portuguesa.
Professores

Entendam-se sobre o essencial, pede Mário Nogueira

1038
Líder da Fenprof pede ao Parlamento que aprove o essencial — a reposição do tempo integral — e que deixe o resto para os sindicatos, ou seja, negociar a cada ano o número de dias a recuperar.
Professores

PR ligou aos partidos para falar sobre professores

297
Durante o fim de semana, o Presidente da República telefonou aos líderes partidários para discutir professores e a recuperação do tempo congelado. O objetivo era deixar clara a sua posição.
Professores

"Com propostas da direita nem daqui a 50 anos"

375
O secretário-geral do PCP criticou as propostas de PSD e CDS por considerar que com a sua aprovação "nem daqui a 50 anos" o tempo de serviço dos professores seria devolvido na íntegra.
PSD/CDS

O momento PRD da direita /premium

168
O PSD e o CDS tiveram a semana passada o seu momento PRD: o momento em que começamos a suspeitar de que já não sabem o que representam nem para que servem.
Professores

Portugueses "não vão ouvir o BE a recuar"

401
Coordenadora do Bloco garantiu que os portugueses não vão ouvir o partido a recuar na votação favorável à recuperação do tempo de serviço dos professores e criticou Costa pelo "número de campanha".
PCP

PCP não cede a Mário Nogueira e mantém votação

430
A comissão política do PCP esteve reunida na tarde desta segunda-feira e garante ter ponderado "todas as votações". No fim, anunciaram que vão manter a posição assumida na Comissão de Educação.
Professores

Costa aguarda votação e mantém ameaça 

834
Primeiro-ministro diz que "PSD e CDS têm dito tudo e o seu contrário" depois da ameaça de demissão por causa da reposição do tempo todo congelado aos professores. Costa poupa esquerda.
Professores

Professores. Bloggers acusam Governo de mentir 

3308
Autores de blogues como O Meu Quintal, Blog DeAr Lindo ou ComRegras dizem estar a ser orquestrada uma vil campanha contra professores e querem fazer o contraditório às "falsidades" ditas pelo Governo.
Crise Política

Cristas admite ter "uma ponta de inveja do PS"

716
Em entrevista à Renascença, Assunção Cristas admite que semana lhe correu mal e que na área da comunicação política até tem "uma ponta de inveja" do PS. Mas insiste que CDS não recuou nos professores.
PCP

Bloco rejeita apelo da Fenprof 

303
O líder da Fenprof pediu aos partidos de esquerda para deixarem passar as propostas de PSD e CDS. O BE recusa-se a aceitar o recuo da direita. O PCP também vai manter a posição.
Crise Política

Santana Lopes: "PSD e CDS fizeram de geringonça"

422
“A política portuguesa está ‘upside down,’ de cabeça para baixo ao contrário. E isso também foi um erro muito grave da direita no parlamento", disse o líder da Aliança sobre a crise dos professores.
Crise Política

A lição do caso dos professores /premium

167
O caso da carreira dos professores nada tem a ver com economia. Pura táctica política. Quem quiser levar a sério as contas públicas tem de generalizar um travão financeiro plurianual.
PS

Costa para PSD e CDS: "Agora, votem contra"

1482
Num discurso em que voltou a proteger a "geringonça" e onde ensaiou uma caça ao voto dos professores, António Costa respondeu aos recuos de PSD e de CDS. "Quem mentia não éramos nós", disse.
PCP

PCP ataca: "PSD e CDS moveram-se por calculismo"

299
Os comunistas reagiram às posições assumidas este domingo pelo CDS e pelo PSD. Para o PCP, trata-se de dois "recuos" que demonstram que Cristas e Rio se mexeram sempre por "critérios de calculismo".
PSD

Terminou ameaça de crise política?

1515
Presidente do PSD diz que Costa o acusa de querer "orgia orçamental", mas já diz que o seu partido só aprova contagem integral do tempo se for aprovado "travão financeiro".
PCP

PCP: Governo quer desfazer "correlação de forças" 

157
Jerónimo de Sousa diz que "já todos compreenderam que é o calculismo eleitoral e a fixação pela maioria absoluta que leva o Governo a ameaçar demitir-se".
Bloco de Esquerda

Professores: BE desafia PS a manter acordo

216
Catarina Martins diz que ameaça de crise política surgiu porque "europeias estavam a correr mal" ao PS. E faz um apelo a Costa: "Mantenhamos o acordo, não temos de votar com a direita"
Crise Política

Crise política. Rui Rio fala às 18h30

453
A informação foi confirmada através de um comunicado oficial do PSD. O líder do PSD poderá confirmar os rumores de que os sociais-democratas vão recuar no acordo dos professores
Crise Política

Professores. CDS já admite votar contra proposta 

8165
Depois do ultimato de Costa, CDS volta atrás. Ou o Parlamento aceita fazer depender devolução aos professores do crescimento económico ou não aprova a proposta final.
Professores

Afinal quem é que anda a “brincar com o fogo”? /premium

1439
Costa acusou a oposição de “brincar com o fogo” no caso dos professores, eu vejo é pirómanos por todo o lado. Quanto mais não seja porque a política não se faz queimando pontes ou caminhando sem rumo
Governo

Catarina Martins: "Política não pode ser um jogo"

1192
Líder do Bloco de Esquerda garante que as medidas previstas no diploma sobre os professores custam "zero euros no Orçamento do Estado 2019" e que por isso "não tem sentido" a reação do governo.
Crise Política

PSD: "O primeiro-ministro mentiu deliberadamente"

1016
A afirmação surge no seguimento da tomada de posição do Governo face à situação dos professores, nomeadamente à afirmação de que a restituição do dinheiro terá um grave impacto financeiro
Professores

Demissão não foi unânime no núcleo duro do governo /premium

659
Nem todo o núcleo duro do governo aprova a estratégia que deixou o país à beira da crise política. As reuniões, os telefonemas e as cedências por causa dos professores. Belém desvaloriza, para já.
Governo

Vídeo. A crise política explicada em dois minutos

1260
Uma coligação negativa deu a volta ao governo. Em 24 horas, os professores deram um passo para recuperar nove anos, Costa foi encostado à parede e ameaça demitir-se. A crise política em dois minutos.
Professores

Professores. O que diz quem está contra e a favor

147
Deputados socialistas falam em "eleitoralismo irresponsável" e Santos Silva alerta para aumento "brutal" da despesa. Cristas garante que medida aprovada "não acrescenta um cêntimo ao Orçamento".
Professores

Professores. Quanto custa abrir a Caixa de Pandora

491
Devolução do tempo de serviço dos professores gerou uma crise política súbita, que Centeno tentou desarmar no parlamento, alertando que os valores em causa seriam insustentáveis. Os números são estes.
Professores

Passo a passo, como os professores ganharam 9 anos

496
A solução que professores nunca conseguiram negociar com o Governo, conseguiram com a oposição. Perceba como, através da discussão legislativa, os sindicatos passaram de 2 anos recuperados para 9.
Governo

Costa demite-se se lei for aprovada na AR - como aconteceu

2331
Costa comunicou a Presidente da República que se demite se proposta de recuperação do tempo dos professores for mesmo aprovada em votação final. Partidos vão manter sentido de voto.
Professores

Votação foi "espetáculo de irresponsabilidade"

393
Augusto Santos Silva diz que não existe "legitimidade política" para a decisão tomada esta quinta-feira e apela aos partidos da oposição para que reconsiderem antes da votação em plenário.
Bloco de Esquerda

BE: "Ambiente de crise política é artificial"

886
A líder do BE diz que o ambiente de crise política criado pela aprovação integral do tempo dos professores "é artificial". A medida aprovada não implica "acréscimo de despesa", argumenta.
Professores

PS: "Isto é pôr em causa toda uma legislatura"

1745
Deputado socialista que representou o PS na comissão onde a coligação negativa aconteceu sobre os professores saiu visivelmente irritado e a dramatizar o que foi aprovado: "Máxima irresponsabilidade".
Professores

Costa chama núcleo duro por causa dos professores

1339
Primeiro-ministro convocou reunião extraordinária do seu núcleo duro, depois de coligação negativa no Parlamento aprovar reposição do tempo integral dos professores. César admite demissão do Governo.
Professores

Professores. Tempo congelado fora das reformas

O parlamento chumbou, com voto contra do PS e a abstenção do PSD, que o tempo de serviço congelado aos professores possa vir a ser contado para efeitos de aposentação.
Professores

Recuperação do tempo integral é "uma vitória"

1803
O secretário-geral da Fenprof disse que se sente satisfeito, mas "sobretudo terão de estar os professores". Defende que falta ainda luta pela contabilização já em 2019 dos 2 anos, 9 meses de 2 dias.
Professores

Coligação negativa aprova tempo todo a professores

1363
PSD, CDS, PCP e BE juntos a aprovar a recuperação total das carreiras dos professores. Esquerda também viabilizou proposta do PSD para que reposição de quase três anos tenha efeitos já este ano.
Estados Unidos da América

Florida: professores podem ter armas nas aulas  

645
Uma nova lei aprovada pelo parlamento estadual da Florida prevê que os professores possam ter armas de fogo nas salas de aula depois de receberem 144 horas de formação.
Mário Centeno

Centeno critica PSD por tempo integral no ensino

221
O ministro das Finanças criticou o PSD devido à proposta de alteração ao decreto do Governo. "De uma coisa, senhores deputados, não se livram, cinismo e demagogia é o que está nessa proposta", disse.
Professores

Fim de ano letivo sem greves nas mãos de deputados

171
Professores acreditam que, até 15 de maio, os deputados se entendem sobre a recuperação do tempo. Pior solução possível seria a do PSD, diz Fenprof, que é, ainda assim, melhor do que a atual.
caderno de apontamentos

Seremos livres? /premium

890
Os resultados a que chegámos permitem-nos afirmar que a despesa com a recuperação total do tempo de serviço dos professores rondaria os 300 milhões de euros – metade do valor que o governo apresenta.
Ensino Superior

Governo quer criação de estatuto no ensino privado

Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, há ainda tempo para criar o estatuto nesta legislatura. Manuel Heitor garante que o novo estatuto não será adiado para o próximo ano.
PS

PS quer audição urgente com Mário Centeno 

143
O PS considera essencial o esclarecimento de Centeno acerca da contabilização total do tempo de serviço congelado aos professores. Partido diz não ter "informação suficiente" para ajuizar matéria.
Debate Quinzenal

Gasolina caiu sobre o fogo da Segurança Social 

Foi o tema levado pelo primeiro-ministro que acabou por marcar mais o debate quinzenal. Sobre os combustíveis não houve quem não perguntasse, mas Costa só se mostrou preparado para falar de resultados
Debate Quinzenal

Combustíveis: PM admite alargar serviços mínimos - como aconteceu

510
Ao PSD, Costa admitiu alargar serviços mínimos. Mais tarde, pressionado pelo CDS, não se comprometeu e ficou-se por uma garantia: "O governo tudo fará para que o conflito seja ultrapassado".
Professores

Deputados dão murro na mesa. E agora?

734
Esquerda e direita agridem-se mas concordam: professores devem receber tempo integral. Governo atira números: 800 milhões para todos, dos quais 635 só para professores. "Incomportável", dizem.
Professores

Demissão do Governo "não está em cima da mesa"

1188
Garantia é dada por gabinete do primeiro-ministro, confrontado com hipótese de demissão caso Parlamento aprove a reposição da totalidade do tempo dos professores. No PS versão é outra.
Educação

Professores, precisam-se

2454
Sem capacidade para atrair novos docentes, o Estado revela a sua incapacidade para enfrentar o desígnio mais importante para o desenvolvimento sustentado e sustentável, o desígnio da Educação e Ensino
Professores

PSD. Todo o tempo de serviço deve ser devolvido

O PSD defendeu que todo o tempo de serviço congelado aos professores deve ser devolvido, mas remeteu para o Governo a fixação dos "termos e modo" da recuperação.
Professores

Professores com mais de 60 anos procuram vagas

166
Do total das 50 mil candidaturas entregues pelos professores para os 542 lugares disponíveis, há 353 docentes que têm mais de 60 anos e que ainda não entraram no quadro.
Professores

Professores em greve durante a Páscoa

Segundo a Fenprof, há reuniões no período que também devia ser de descanso para os professores. A greve continua depois até 3 de maio, mas só em relação a reuniões fora das 35 horas do horário.
Professores

Professores. 50 mil candidaturas para 542 vagas

100
O concurso externo, que se destina em primeiro lugar aos professores que se encontram há três anos com contratos anuais em horário completo, tem 542 vagas. Chegaram 50.328 candidaturas.
Educação

Professores. Fenprof estuda pré-reforma "em massa"

432
Sindicato considera que pedidos de pré-reforma em massa poderiam "pressionar o Governo" a criar um regime de aplicação da medida, desincentivada por Centeno. Mário Nogueira fala em universo de 50 mil.
Professores

Professores têm opção na recuperação do tempo

416
Os professores vão ter a opção entre recuperar o tempo do congelamento na totalidade ou faseadamente entre 2019 e 2021 no que toca à progressão das carreiras.
Professores

Pré-reforma. Milhares de professores interessados

160
Milhares de professores têm enviado às escolas e aos sindicatos pedidos de informação sobre as reformas antecipadas. Os sindicatos dizem que existem docentes disponíveis a perder dinheiro.
Professores

Professores ameaçam com greve às avaliações

1098
Mário Nogueira ameaçou com uma greve às avaliações caso, em Parlamento, os professores não recuperem a totalidade dos anos de serviço congelados. Manifestação terminou no Terreiro do Paço.
Professores

PSD pede ''análise cuidada'' ao tempo de serviço

PSD considera "de elementar justiça" a recuperação integral do tempo de serviço congelado aos professores, mas condiciona a sua concretização a critérios de sustentabilidade financeira.
Professores

Professores. PCP quer repor 2.384 dias em 6 anos

Depois de o Governo ter aceitado repor 1.027 dias do tempo de serviço dos professores já em 2019, o PCP propõe a reposição faseada do tempo restante entre 2020 e 2025.
Professores

Professores. Publicado diploma de tempo de serviço

A medida abrange os professores dos "estabelecimentos públicos de educação pré-escolar, e dos ensinos básico e secundário" que tiveram as carreiras congeladas entre 2011 e 2017.
Professores

Professores e alunos manifestam-se na Argélia

Os professores foram os primeiros a começar a manifestar-se, juntando-se-lhes os alunos progressivamente. Todos protestam contra o prolongamento do quarto mandato do presidente Abdelaziz Bouteflika.
Professores

Marcelo promulgou diploma sobre professores

O Presidente da República disse que promulgou o diploma sobre a contagem de tempo de serviço dos professores por ter sido cumprido o disposto na lei do Orçamento e para permitir progressões.
Bloco de Esquerda

BE quer contagem do tempo dos professores faseado

107
A líder do Bloco de Esquerda reafirmou esta terça-feira que o partido irá pedir "a apreciação parlamentar" do diploma do Governo "para garantir que o processo não fica fechado aqui"
Professores

Marcelo promulga contagem de tempo dos professores

1145
O Presidente da República dá três motivos para a promulgação: os encontros entre Governo e Sindicatos, a ausência de acordo e a possibilidade de um pedido de apreciação na Assembleia da República.
Professores

BE e PCP pedem apreciação sobre tempo de serviço

BE e PCP vão pedir a apreciação parlamentar do decreto do Governo sobre o tempo de serviços dos professores. Iniciativas surgiram poucas horas depois de ter sido aprovada reposição de dois anos.
Professores

Fenprof: "Para os professores este Governo morreu"

506
Professores garantem que vão manter a luta, mantendo Governo e PS como "alvo" da contestação, avisou a Fenprof, que agora se vira para o parlamento. "Porque para os professores este Governo morreu".
Professores

Professores. Governo aprova reposição de dois anos

Segundo o Governo, os dois anos, nove meses e 18 dias serão contabilizados "no momento da progressão ao escalão seguinte, o que implica que todos os docentes verão reconhecido esse tempo".
Guiné-Bissau

Professores guineenses suspendem greve

Os três sindicatos de professores da Guiné-Bissau decidiram dar o "benefício da dúvida" ao governo e terminaram a greve, após este ter publicado o estatuto de carreira docente.
A página está a demorar muito tempo.