Professores

Educação

Pais ameaçam com escolha de colégios privados

275
A Confederação Nacional das Associações de Pais considera que, mantendo-se a conjuntura das escolas públicas, será necessário "repensar a política educativa sobre os contratos de associação".
Educação

"Início do próximo ano letivo está posto em causa"

Filinto Lima, presidente da associação que representa os diretores de agrupamentos, diz que está na altura de o primeiro-ministro intervir: “A solução já não está na esfera do ministro da Educação”
Professores

Professores. PSD recua se Governo for convincente

229
Primeiro, o PSD de Rio queria que o Governo devolvesse todo o tempo de serviço aos professores. Agora, dá passo atrás. Se o Governo tiver uma explicação "convincente", basta um pedido de desculpas.
Professores

Serviços mínimos? "Não vai haver acordo"

Foi o primeiro dia da greve às avaliações, convocado pela Fenprof, e que se prolonga até 13 de julho. Professores dizem que governo vai tentar marcar serviços mínimos, o que é "ilegal".
PCP

PCP. Governo pode resolver questão dos professores

O PCP disse esta segunda-feira que o Governo tem as "ferramentas" necessárias para resolver a contagem do tempo de serviço e que só é necessário negociar com os sindicatos.
Educação

Greve às avaliações. O grande impacto começa hoje

122
Apesar de, já na passada semana, ter havido um pré-aviso de greve, é a partir de segunda-feira que se espera um aumento significativo da adesão.
Professores

Mobilidade. Tribunal decide a favor do Governo 

Em 2017, o Ministério da Educação abriu um concurso de mobilidade interna que levou a forte contestação por parte dos docentes por terem sido disponibilizadas apenas vagas para horários completos.
Professores

"Se o ministro não quer o tango, dance o fandango"

118
No Parlamento, ministro da Educação disse que são precisos dois para dançar o tango. Resposta dos professores não tardou. "Connosco não dança tango nenhum", disse o secretário-geral da Fenprof.
Educação

Esquerda avisa Tiago que parece Maria de Lurdes

163
Ministro da Educação volta a chamar os sindicatos para a pista, dizendo estar disponível para "dançar o tango", mas não evitou comparações à ex-ministra 'non grata' Maria de Lurdes Rodrigues.
Parlamento

Educação. "Para dançar o tango são precisos dois" - como aconteceu

Esquerda pressionou ministro Brandão Rodrigues com contagem da totalidade do tempo de serviço que esteve congelado e ministro disse que não é inflexível. BE ameaçou: "Caminho está a estreitar-se".
Professores

"As promessas são para cumprir", diz Negrão

157
PSD junta-se ao coro da esquerda para encostar o Governo às cordas na guerra com os professores: "As promessas são para cumprir", disse Fernando Negrão à saída da reunião da bancada parlamentar do PSD
Professores

Docentes apresentam queixas contra diretora-geral

A diretora-geral dos Estabelecimentos Escolares, Maria Manuela Pastor Faria, foi a subscritora da nota informativa sobre as avaliações dos alunos, enviada às escolas na segunda-feira.
Educação

Alunos carenciados precisam de grandes professores

263
Portugal faz parte do grupo de 24 países onde o rácio professores/alunos varia consoante as características da comunidade: nas escolas mais difíceis há, em média, um docente para cada 10 alunos.
Professores

Governo trava greve de professores em dia de exame

Ministério da Educação diz que o sindicato devia ter enviado o pré-aviso do protesto desta sexta-feira com antecedência de dez dias úteis, uma vez que naquele dia estão marcados dois exames.
Professores

Os sindicalistas e os cobardes /premium

123
No PS, preferiu-se iludir os professores. No CDS, fica-se pela superfície. E o PSD, oportunista, está a colar-se aos sindicatos. Ninguém arrisca o óbvio: é preciso reformar a avaliação dos professores
Professores

Professores: é possível uma negociação séria? /premium

Os professores têm direito à reposição integral do tempo de trabalho enquanto houve congelamento das remunerações? E é justo que esta reposição seja feita?
Professores

Pais não querem greves durante avaliações

627
Os pais e encarregados de educação querem que o Governo altere a legislação relativa às reuniões de avaliação para que os alunos não sejam prejudicados por greves de professores.
António Costa

“Não temos dinheiro” /premium

1.265
Não há dinheiro? Então a “página da austeridade” não foi “virada”? Não foi a dita austeridade o fruto de um sinistro plano de Passos Coelho para arruinar o país em benefício da riqueza de uns poucos?
Professores

Governo e professores separados por 400 milhões

245
Governo propôs contar 2 anos e nove meses do tempo de serviço em que as carreiras estiveram congeladas, mas os professores querem 9 anos e quatro meses. A diferença? 400 milhões de euros.
Professores

Não há greve aos exames, poderá haver em setembro

186
Mantém-se greve às reuniões de avaliação a partir de dia 18, mas não há greve durante os exames nacionais. Se não houver acordo até setembro, professores param logo no início do ano letivo.
Professores

Professores: O governo não tem razão. Nem moral

786
Foi o governo que criou a expectativa de que todos os professores iam ser aumentados. Por isso o mais irónico de tudo é ouvir hoje António Costa dizer o que dizia Vítor Gaspar: não há dinheiro.
António Costa

Costa. "Há muita coisa para descongelar" 

232
Numa cerimónia no Conservatório Nacional em Lisboa, o primeiro-ministro aproveitou para abordar o tema das carreiras dos professores. " A ideia de que não há descongelamento é falsa"
Greve

Avaliar os Sindicatos de Professores /premium

133
Há estudos que apontam para que as greves dos professores tenham impactos negativos e duradouros na vida dos estudantes, impactos que são mais graves nos rapazes e entre os que pertencem a minorias.
Fact Check

Costa não prometeu tempo de serviço a professores? /premium

207
O primeiro-ministro disse no debate quinzenal que o Governo nunca prometeu reconhecer todo o tempo de serviço aos professores que tinham tido a carreira congelada. Os factos confirmam?
Debate Quinzenal

O dia em que BE e PCP mataram saudades da oposição

140
Se Bloco e PCP tinham saudades de fazer oposição, a defesa dos professores e as leis do trabalho permitiram um regresso às origens. Arrogante, prepotente, ingénuo: Catarina e Jerónimo não tiveram dó.
Professores

PSD acusa Governo de discriminar professores

O PSD acusou esta terça-feira o Governo de defraudar e discriminar os professores em relação aos restantes funcionários públicos no descongelamento de carreiras.
Professores

Professores. CDS critica conduta do Governo

O CDS-PP acusou o Governo de ter uma "conduta errática, inconsistente e desonesta" no diálogo com os professores e prometeu questionar o primeiro-ministro sobre a contagem do tempo de serviço.
Professores

PS espera sinal dos sindicatos de professores

O PS espera que os sindicatos dêem "um sinal de que não querem deixar morrer as negociações" com o Governo sobre a contagem do tempo de serviço dos professores.
Professores

Debate parlamentar sobre professores a 15 de junho

O grupo parlamentar do PCP requereu ao Presidente da Assembleia da República o agendamento de um debate sobre a situação dos professores para 15 de junho, anunciou a deputada comunista Ana Mesquita.
Professores

Ministro da Educação rompe com sindicatos

249
"Não existe nenhum tipo de condições" para um acordo com os sindicatos sobre compensação dos anos de congelamento de carreiras, diz Brandão Rodrigues. Governo recuou até na proposta inicial.
Professores

Professores avançam com greve a exames nacionais

2.048
A reunião com o ministro, disse Nogueira, serviu para receber uma ameaça: ou os professores aceitam a proposta do governo, ou nenhum tempo de serviço congelado será contado. O contra-ataque é a greve.
Professores

Arranca nova ronda negocial com professores

Segunda e terça-feira, sindicatos dos professores reúnem-se com a tutela. Há a promessa de que o ministro da Educação vá estar presente. Último encontro com Tiago Brandão Rodrigues foi há 9 meses.
Professores

Professores marcam greve às avaliações

Os sindicatos de professores marcaram esta segunda-feira greve às reuniões de avaliação do ensino básico e secundário, e também pré-escolar, a partir de 18 de junho.
Greve

Madeira. Greve às avaliações a partir de dia 12

O Sindicato dos Professores da Madeira anunciou que a Assembleia Geral de Sócios aprovou a marcação de uma greve a todas as atividades de avaliação de final de ano letivo a partir de 12 de junho.
Professores

“Ministro não estava mandatado para dizer mais”

Ministro não levou novidades ao Parlamento. Se for essa a postura nas reuniões de junho, os dez sindicatos que convocaram a manifestação de 19 de maio já têm resposta preparada.
Sindicatos

Mário Nogueira: "Tempo dos compromissos acabou"

122
Os sindicatos dos professores discursaram este sábado perante milhares de professores em Lisboa.
Professores

Milhares de professores manifestam-se em Lisboa

125
Milhares de professores de todo o país estão concentrados na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, reivindicando direitos laborais. Exigem respeito e pedem a demissão dos responsáveis pela Educação.
Educação

Ministro marca reunião com professores para junho

226
Na véspera da manifestação dos docentes, o Ministério da Educação enviou convocatórias à Fenprof e FNE. Reuniões estão agendadas para os dias 4 e 5 de junho e contarão com a presença do ministro.
Escolas

7 motivos por que os professores saem amanhã à rua

950
Salas de aulas com professores com 60 anos, alunos a mais para cada docente e sem direito a atenção personalizada, horas a mais a trabalhar. Há vários motivos para a manifestação de amanhã.
Língua Portuguesa

Docentes no estrangeiro alertam para dificuldades

Os docentes do Ensino do Português no Estrangeiro alertaram esta sexta-feira para dificuldades e "injustiças" no desempenho da função e discordâncias quanto a regras em vigor desde 2010.
caderno de apontamentos

A importância do papel do professor /premium

342
Acho muito importante que, cada vez mais, os professores tenham presentes o quanto são transformadores e a responsabilidade que isso implica, apesar do seu trabalho no dia-a-dia parecer invisível.
Educação

Mudanças curriculares dividem professores

234
No ano lectivo de 2018/2019 as novas "aprendizagens essenciais" vão ser estendidas a mais escolas. A maior parte dos professores valoriza a mudança, mas há quem reprove as alterações.
Educação

Escolas devem poder contratar professores 

Parecer do Conselho Nacional de Educação deixa também críticas às "ambiguidades curriculares" que a proposta de diploma do executivo cria.
Educação

BE quer explicações sobre concurso de professores

Bloco de Esquerda vai chamar Tiago Brandão Rodrigues ao parlamento para explicar o que se passa com o concurso de professores extraordinário, alvo de muitas críticas das estruturas sindicais.
caderno de apontamentos

Mal-estar docente e Ordem dos Professores

245
Devido ao facto de a docência ser uma profissão de caráter eminentemente ético, muitos professores ao longo dos anos têm colocado a hipótese da criação de uma Ordem dos Professores.
Professores

Professores. Novas regras mudam tempo de serviço

178
As federações sindicais acusam o Ministério da Educação de alterar as regras a meio do jogo. Um especialista em Direito Administrativo diz que o manual entregue nas escolas não se pode sobrepor à lei.
Professores

Tempo antes da profissionalização vai contar

O parecer da PGR, pedido pelo Governo, diz respeito ao tempo de serviço prestado pelos professores antes de se profissionalizarem, para efeitos de reposicionamento na carreira docente.
Educação

Professores dizem que concurso trouxe mais despesa

325
Um grupo de professores lesados no último concurso de mobilidade interna defendeu que as alterações às regras aplicadas nesse concurso se traduziram em mais despesa.
Professores

PCP acusa Governo de "mau perder" 

Secretário-geral do PCP acusou hoje o Governo de ter "mau perder" ao pedir ao Tribunal Constitucional a fiscalização da norma referente aos professores dos quadros no concurso de mobilidade.
Tribunal Constitucional

Concurso de professores. Costa manda lei para o TC

É a primeira vez que o Governo faz um pedido de fiscalização ao Tribunal Constitucional. Em causa está um diploma aprovado no Parlamento, por todos os partidos menos PS, sobre concurso de professores.
Ministério da Educação

Ministério de Educação acusado de ir contra a lei

Os partidos contestam a forma como foi lançado o concurso externo extraordinário e já questionaram o ministro. A Fenprof defende que o concurso deve ser anulado.
Professores

Concurso. Colégios em pé de igualdade com escolas

Regras de concurso de professores definem que, para entrar para os quadros, professores da escola pública estão em pé de igualdade com aqueles que dão aulas nos colégios com contrato de associação.
Professores

Professores exigem horário de 35 horas

275
Professores dizem que, muitos deles, trabalham em média 46 horas semanais. Mário Nogueira diz que as longas horas de trabalho nas escolas e em casa é "um dos principais fatores de desgaste".
caderno de apontamentos

Professores: preparar a renovação

667
O desenvolvimento profissional do professor tem de ser entendido de forma mais abrangente e, para isso, é fundamental que se melhore a inter-relação entre a formação inicial e a formação contínua.
Angola

Angola acumula dívida de 11 milhões aos docentes

Estado angolano deve mais de 11 milhões de euros a cerca de 1.500 professores universitários. Ministra admitiu os atrasos e prometeu a sua regularização em "tempo oportuno".
Angola

Governo deve intervir na greve de professores

A cooperativa que gere a Escola Portuguesa de Luanda diz que "o Estado português tem de intervir" e tomar decisões no que diz respeito à greve de professores e às suas reivindicações.
Macau

Especialistas debatem formação de professores

Na conferência "Diálogos Contemporâneos" vão ser discutidos a formação de professores de língua portuguesa, formação de tradutores e intérpretes, questões de tradução entre outros temas.
Angola

Greve. Professores pedem pagamento de salários

Professores da Escola Portuguesa em Luanda estão em greve porque querem apenas "o pagamento do salário base e do subsídio". Duas mil crianças ficaram sem aulas.
Professores

Luanda. Greve causa incerteza na Escola Portuguesa

O protesto dos professores, com dias de greve interpolados, tem como objetivo a reivindicação de salários. Pais dizem que estão a viver uma guerra em que as principais vítimas são os filhos.
Angola

Greve. MPLA apela a patriotismo dos docentes

O MPLA pede que o Governo chegue a consenso com os professores, que estarão em greve durante 3 semanas. O partido mostrou-se preocupado e apelou ao "patriotismo" dos docentes em prol das crianças.
Escolas

Professores querem mudar programas de Matemática

1.678
Entre várias propostas, docentes pedem que seja constituída uma equipa para criar novos programas para a Matemática do ensino básico e do secundário. Grupo de trabalho do governo já tem coordenador.
Educação

Professores marcam manifestação para 19 de maio

106
Protesto ser a um sábado e não afetar funcionamento das escolas é para ser visto pelo governo como um sinal de boa-fé e de que os sindicatos querem continuar a negociar.
Angola

Angola. Professores começam 15 dias de greve

A greve tem origem num caderno reivindicativo que os professores dizem que está há há cinco anos por cumprir. Paralisação termina no dia 27 de abril.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)