Professores

Professores

Carreiras. Professores querem alargar prazo 

Fenprof reclamou o alargamento do prazo, de 30 de junho para 12 de julho, para que os professores optem pela modalidade de recuperação do tempo de serviço congelado. Proposta já seguiu para o Governo.
Educação

1 em cada 2 professores tem de ser substituído

1.584
Com a média de idade dos professores nos 49 anos, Portugal é um dos países da OCDE onde a classe está mais envelhecida. Só Bulgária, Estónia, Lituânia e Georgia estão piores.
Educação

Necessidades especiais são desafio para docentes

5.045
Quase um terço dos professores portugueses não está preparado para trabalhar com alunos que tenham necessidades educativas especiais, revela relatório da OCDE, e aponta essa falha na sua formação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo à Fenprof: "uma história mal amanhada"

218
Presidente considerou incompreensíveis as críticas da federação dos professores alegando que a história contada pelos sindicalistas do 9.4.2 é "mal-amanhada".
Professores

Marcelo "não é Presidente de todos os portugueses"

298
Mário Nogueira considerou as declarações de Marcelo "uma vergonha". O Presidente da República respondeu, aos professores, que "9.4.2., só faltam mais três números para um número de telefone".
Língua

Professores de português encontram-se em Londres

A primeira conferência da Tropo, que será em Londres, pretende funcionar como um fórum para investigadores e professores de dez países apresentarem e discutirem trabalhos em linguística.
Professores

Professores com regime especial para progressão

Os professores que beneficiam este ano da recontagem do tempo de serviço vão ter acesso a um regime especial de avaliação para que possam progredir na carreira já no próximo ano letivo.
Professores

Entre 34 mil, 542 professores entraram no quadro

441
Com este número, anuncia em comunicado o gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues, o total de professores vinculados na atual legislatura eleva-se para oito mil.
Professores

PM elogia "quem melhor ensina as crianças"

11.976
O primeiro-ministro elogia os professores e o papel que desempenham no ensino todos os anos. Costa destaca ainda a necessidade de investir nas escolas, porque "sem instalações, não há educação".
Açores

Açores. Aprovada recuperação do tempo de serviço  

264
"Fizemo-lo porque os Açores têm as melhores finanças de Portugal", justificou Avelino Meneses, o Secretário Regional da Educação e Cultura. o valor demorará seis anos a ser reposto na totalidade.
Professores

"Desprezo" do Governo terá "consequências"

304
O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, argumentou que o Governo "desrespeita, desvaloriza e chega a manifestar desprezo pelos professores", o que terá "consequências" como a falta de docentes.
Professores

Progressões. Professores decidem até 30 de junho

Este ano, o Governo estima que 30 mil professores terão progressões. Sem esta possibilidade de faseamento, apenas 13 mil docentes iriam progredir e assim mais 17 mil podem saltar de escalão.
Professores

Professores começam "Comícios da Indignação"

Os professores iniciam uma série de cinco “Comícios da Indignação” e vão concentrar-se na praça D. João I, no Porto, pelas 17h30, para manter viva a luta pela recuperação integral do tempo congelado.
Educação

Despedir os professores todos

910
A minha proposta é despedir os professores todos e entregá-los a Bruxelas. A escolha dos professores e a sua gestão deve ser feita pelas escolas; o pagamento dos seus salários deve vir de Bruxelas.
Professores

Professores já não vão fazer greve às avaliações

352
Para substituir as greves, os professores vão levar a cabo ações de visibilidade nas ruas durante a campanha para as eleições europeias e ações em tribunal.
Caixa Geral de Depósitos

Centeno: CGD deve usar meios legais contra Berardo

1.052
Em entrevista à Renascença, o ministro das Finanças fala ainda sobre as buscas na Autoridade Tributária, a crise dos professores, a "urgência" na negociação do SIRESP e os impostos.
Professores

Professores decidem reação ao chumbo do Parlamento

São dez as organizações sindicais que se sentam à mesa para decidir como reagir ao chumbo, pelo parlamento, da recuperação integral do tempo de serviço.
Professores

Rio. "Costa tem défice de sentido de Estado"

340
Rui Rio insiste que PSD votou sempre da mesma forma em relação aos professores. Culpa Costa por ter propagado uma mentira e por tê-lo feito apenas porque a campanha eleitoral não estava a correr bem.
Professores

Nogueira fica na Fenprof e promete luta até ao fim

276
Não era um tabu, mas quase. Nogueira já dera sinais de cansaço e de não estar disposto a estar mais um mandato na liderança da Fenprof. Agora, diz que o PS o ajudou a ficar, para continuar a luta.
Professores

Costa não se demite. Ganhou a "responsabilidade"

826
É o fim da crise política pré-anunciada. Depois de o Parlamento ter chumbado a proposta da reposição do tempo dos professores, Costa confirma que não se demite. E quem ganhou foi a "responsabilidade".
Professores

Professores. Parlamento chumba recuperação total

506
PS, PSD e CDS chumbam proposta para recuperação do tempo dos professores. "E assim acaba uma crise política", comentou-se no BE. Mário Nogueira mantém-se na Fenprof e não descarta greve às avaliações.
Professores

Rio promete devolver tempo total aos professores

6.714
O líder do PSD deu uma entrevista à Renascença onde garantiu que a manter-se a atual conjuntura financeira e com o travão financeiro vai ser possível devolver rendimentos aos professores.
Fenprof

Sem contas certas, "lá se iria o nosso salário"

323
Em entrevista ao Jornal Económico, líder da Fenprof diz não querer pôr em perigo as contas públicas. Critica partidos: "A geringonça não funcionou para os professores" e estranha silêncio de Marcelo.
Crise Política

Professores congelados

128
A crise política permitiu perceber o posicionamento global de cada partido. Por mim, entre a ingenuidade própria de quem tem princípios e a habilidade desonesta, não tenho dúvidas de que lado estou.
Fact Check

11 verdades e mentiras na crise dos professores /premium

124
A crise política provocada pela discussão sobre a carreira dos professores acaba esta sexta-feira. Mas a confusão mantém-se. Onde estão as verdades e as mentiras do que foi dito? Temos 11 Fact Checks.
Professores

Professores. PSD entre o "erro" e a "articulação"

133
Rio diz que nem é deputado mas Negrão insiste que houve "articulação" total no caso dos professores. Uma resposta a Hugo Soares que acusa Rio de passar culpas para deputados.
Professores

Ameaça de demissão foi determinante, diz Costa

882
Para o primeiro-ministro, "claramente, o gesto que o Governo português tomou foi muito importante para evitar essa crise e, sobretudo, para reforçar a credibilidade internacional do país".
Professores

Costa fez bem? Maioria diz que sim

1.792
Uma sondagem feita pela Aximage para o CM e para o Jornal de Negócios mostra que mais de metade dos inquiridos considerou que o primeiro-ministro tem razão e que fez bem em ameaçar demitir-se.
Governo

Duarte Cordeiro admite continuidade da geringonça

As divergências entre PS e os partidos BE e PCP não são motivo de preocupação para o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares que continua a ver nas esquerdas numa solução governativa conjunta.
Política

“Eles” /premium

“Eles” lá sabem o que fazem e alguma razão desconhecida haverá para se julgarem colectivamente a última e decisiva barreira contra o famigerado “populismo”.
PSD/CDS

Um vazio de representação /premium

156
A pergunta que importa é se, desde 2018 e com a eleição de Rio no PSD, a direita recuou na representação dos ideais que a definem desde 2011. Este episódio com os professores parece indicar que sim.
Crise Política

Dar o dito por não dito /premium

O Presidente da República, habitualmente tão loquaz, nem piou. Calculou que o «bando dos quatro» não se aguentaria, como não se aguentou, borregando antes de a semana findar.
caderno de apontamentos

Mitos e realidades da profissão docente /premium

209
Dentro de uma década, haverá falta de professores qualificados. Nessa altura os professores habilitados e disponíveis não chegarão para as encomendas. Ser professor é, sim, uma profissão de futuro!
Professores

Professores. Não é justo pagar hoje nem no futuro

2.148
Disseram-nos que não se podia pagar aos professores porque não havia dinheiro. É verdade mas não é o mais importante. Este nunca foi um problema de dinheiro, foi sempre um problema de escolhas.
Professores

Professores entregam de pedidos de pré-reforma

1.142
Dezenas de professores concentraram-se em Lisboa frente à Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, onde preencheram os requerimentos que depois entregaram para pedir a negociação da pré-reforma.
Finanças Públicas

Governo considera cálculo da UTAO "arbitrário"

471
Ministério das Finanças responde ao parecer dos técnicos do Parlamento. Acusa UTAO de fazer contas árbitrárias e defende que levariam a "irresponsabilidade orçamental".
Finanças Públicas

Descongelar são menos 237 milhões do que diz Costa

963
Técnicos do Parlamento fazem contas a partir dos valores do Governo e concluem que, incluindo descontos, o descongelamento total é de 567 milhões de euros. Valores que não impedem excedentes até 2023.
Professores

Professores. Catarina Martins critica direita  

Em entrevista nesta quarta-feira à Radio Renascença, Catarina Martins assegurou que o partido não vai mudar as suas votações sobre esta questão, mesmo com a ameaça de queda do governo.
Professores

Professores. Costa acumula elogios de fora

2.828
Depois do Comissário Europeu para os Assuntos Económicos, agora a Economist Intelligence Unit e o Commersbank mostram satisfação pela forma como o primeiro-ministro geriu o dossier.
Professores

Mário Nogueira não vai sair do PCP

3.675
O conhecido líder da Fenprof não gostou da posição assumida pelo seu partido na luta pela contagem do tempo integral dos professores mas não vai deixar o partido.
Professores

Professor, não percebi nada disto dos professores  /premium

276
O primeiro-ministro ficou indignado com este arranjinho entre PSD, CDS, PCP e Bloco e tem absoluta razão. Toda a gente sabe que Costa não tolera entendimentos oportunistas com parceiros inusitados.
Professores

Uma direita que não acredita em nada não vale nada /premium

O que choca é que PSD e CDS não digam o óbvio: que as exigências da Fenprof não são justas e que a direita existe para lutar pelos Portugueses que precisam e pelos que procuram vencer num mundo global
Professores

Professores. Proposta poderá ser votada esta sexta

Deputados fizeram o último formalismo que faltava: deram luz verde ao texto final que tinha sido votado, artigo a artigo, na especialidade. Agora, proposta está pronta para seguir para votação final.
Professores

Moscovici elogia "posição sábia e firme" de Costa

808
O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, assegurou que Bruxelas mantém uma "opinião confiante" na economia portuguesa.
Professores

Entendam-se sobre o essencial, pede Mário Nogueira

1.038
Líder da Fenprof pede ao Parlamento que aprove o essencial — a reposição do tempo integral — e que deixe o resto para os sindicatos, ou seja, negociar a cada ano o número de dias a recuperar.
Professores

PR ligou aos partidos para falar sobre professores

297
Durante o fim de semana, o Presidente da República telefonou aos líderes partidários para discutir professores e a recuperação do tempo congelado. O objetivo era deixar clara a sua posição.
Professores

"Com propostas da direita nem daqui a 50 anos"

375
O secretário-geral do PCP criticou as propostas de PSD e CDS por considerar que com a sua aprovação "nem daqui a 50 anos" o tempo de serviço dos professores seria devolvido na íntegra.
PSD/CDS

O momento PRD da direita /premium

168
O PSD e o CDS tiveram a semana passada o seu momento PRD: o momento em que começamos a suspeitar de que já não sabem o que representam nem para que servem.
Professores

Portugueses "não vão ouvir o BE a recuar"

401
Coordenadora do Bloco garantiu que os portugueses não vão ouvir o partido a recuar na votação favorável à recuperação do tempo de serviço dos professores e criticou Costa pelo "número de campanha".
PCP

PCP não cede a Mário Nogueira e mantém votação

430
A comissão política do PCP esteve reunida na tarde desta segunda-feira e garante ter ponderado "todas as votações". No fim, anunciaram que vão manter a posição assumida na Comissão de Educação.
Professores

Costa aguarda votação e mantém ameaça 

834
Primeiro-ministro diz que "PSD e CDS têm dito tudo e o seu contrário" depois da ameaça de demissão por causa da reposição do tempo todo congelado aos professores. Costa poupa esquerda.
Professores

Professores. Bloggers acusam Governo de mentir 

3.308
Autores de blogues como O Meu Quintal, Blog DeAr Lindo ou ComRegras dizem estar a ser orquestrada uma vil campanha contra professores e querem fazer o contraditório às "falsidades" ditas pelo Governo.
Crise Política

Cristas admite ter "uma ponta de inveja do PS"

716
Em entrevista à Renascença, Assunção Cristas admite que semana lhe correu mal e que na área da comunicação política até tem "uma ponta de inveja" do PS. Mas insiste que CDS não recuou nos professores.
PCP

Bloco rejeita apelo da Fenprof 

303
O líder da Fenprof pediu aos partidos de esquerda para deixarem passar as propostas de PSD e CDS. O BE recusa-se a aceitar o recuo da direita. O PCP também vai manter a posição.
Crise Política

Santana Lopes: "PSD e CDS fizeram de geringonça"

422
“A política portuguesa está ‘upside down,’ de cabeça para baixo ao contrário. E isso também foi um erro muito grave da direita no parlamento", disse o líder da Aliança sobre a crise dos professores.
Crise Política

A lição do caso dos professores /premium

167
O caso da carreira dos professores nada tem a ver com economia. Pura táctica política. Quem quiser levar a sério as contas públicas tem de generalizar um travão financeiro plurianual.
PS

Costa para PSD e CDS: "Agora, votem contra"

1.482
Num discurso em que voltou a proteger a "geringonça" e onde ensaiou uma caça ao voto dos professores, António Costa respondeu aos recuos de PSD e de CDS. "Quem mentia não éramos nós", disse.
PCP

PCP ataca: "PSD e CDS moveram-se por calculismo"

299
Os comunistas reagiram às posições assumidas este domingo pelo CDS e pelo PSD. Para o PCP, trata-se de dois "recuos" que demonstram que Cristas e Rio se mexeram sempre por "critérios de calculismo".
PSD

Terminou ameaça de crise política?

1.515
Presidente do PSD diz que Costa o acusa de querer "orgia orçamental", mas já diz que o seu partido só aprova contagem integral do tempo se for aprovado "travão financeiro".
PCP

PCP: Governo quer desfazer "correlação de forças" 

157
Jerónimo de Sousa diz que "já todos compreenderam que é o calculismo eleitoral e a fixação pela maioria absoluta que leva o Governo a ameaçar demitir-se".
Bloco de Esquerda

Professores: BE desafia PS a manter acordo

216
Catarina Martins diz que ameaça de crise política surgiu porque "europeias estavam a correr mal" ao PS. E faz um apelo a Costa: "Mantenhamos o acordo, não temos de votar com a direita"
Crise Política

Crise política. Rui Rio fala às 18h30

453
A informação foi confirmada através de um comunicado oficial do PSD. O líder do PSD poderá confirmar os rumores de que os sociais-democratas vão recuar no acordo dos professores
Crise Política

Professores. CDS já admite votar contra proposta 

8.165
Depois do ultimato de Costa, CDS volta atrás. Ou o Parlamento aceita fazer depender devolução aos professores do crescimento económico ou não aprova a proposta final.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)