A Câmara de Gondomar atribui no sábado a Medalha de Mérito – Grau Ouro aos futebolistas Diogo Jota e André Silva, a título póstumo, como forma de reconhecer os seus percursos que contribuíram para a afirmação do concelho.
Os irmãos Diogo Jota e André Silva, vítimas de um acidente de viação em julho de 2025, iniciaram o seu percurso futebolístico no Gondomar Sport Clube. Diogo Jota alcançou posteriormente projeção internacional, representando clubes como o FC Porto, Wolverhampton e Liverpool, ambos clubes ingleses, bem como a Seleção Nacional, enquanto André Silva construiu o seu percurso até ao futebol profissional, representando o FC Penafiel.
Em nota de imprensa divulgada esta quinta-feira, a autarquia refere que a cerimónia vai decorrer, pelas 11h00, na Sala D’Ouro do Multiusos de Gondomar, no distrito do Porto, e visa reconhecer 12 personalidades do concelho, lê-se na nota de imprensa enviada esta quinta-feira.
Também a antiga secretária de Estado das Comunidades Manuela Aguiar, o treinador de basquetebol do FC Porto Fernando Sá, o presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Porto, Carlos Carvalho, e o compositor Fernando Lapa receberão a Medalha de Mérito – Grau Ouro.
A Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata será atribuída aos canoístas Gustavo Gonçalves e André Moreira, aos remadores João Santos e Inês Oliveira, bem como ao saxofonista Nuno Ramos e à presidente da Associação Nacional de Gerontólogos, Filipa Sousa Luz.
Instituídas em 1989, as medalhas do Município constituem uma forma de reconhecimento público de personalidades e entidades de destacado mérito, valorizando percursos que contribuem para o prestígio e afirmação de Gondomar.
[Annie está de volta a Havana. Apesar das relações privilegiadas com altas figuras do regime, quer viver como os cubanos, divertir-se como os cubanos e… sofrer como os cubanos. Mas continua a ser filha do diretor da PIDE. E Fernando Silva Pais e Armanda Palhota não estão dispostos a deixá-la passar tão facilmente para o lado do inimigo. Já pode ouvir o terceiro episódio de “Os Escândalos de uma Revolucionária”, o novo Podcast Plus do Observador. Está disponível no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube.]