Um com o Moreirense, dois com o Manchester City, um com o Casa Pia, um com o Benfica, um com o Marítimo, mais três com o Betis, outro com o PSV. A grande muralha defensiva do FC Porto, que começou a temporada com cinco triunfos consecutivos sem consentir qualquer golo (marcando dez), esteve 470 minutos com a baliza de Diogo Costa a zeros antes de entrar numa série de sete partidas consecutivas em que havia pelo menos um golo sofrido em cada partida. Em Barcelos, esse era um dos objetivos dos dragões: quebrar a fase mais frágil no plano defensivo e recuperar as dinâmicas que tinham deixado a equipa sempre mais perto da vitória. No final, com essa meta cumprida, conseguiu mais – foi a partir daí que venceu o Gil Vicente.
Depois das duas derrotas seguidas na Liga dos Campeões, em Sevilha frente ao Betis e no Dragão diante do PSV, o FC Porto teve o melhor regresso possível ao Campeonato e conseguiu somar o nono triunfo na prova, chegando aos 27 pontos à nona jornada com uma vantagem à condição de oito pontos para o Benfica (que joga segunda-feira nos Açores frente ao Santa Clara) e nove para o Sporting (recebe este domingo o Ac. Viseu). Mas essa acabou por não ser uma vitória qualquer: ao conseguir dar continuidade aos sucessos na prova com Alverca, Rio Ave, Arouca, Ac. Viseu, Moreirense, Casa Pia, Benfica e Marítimo, o FC Porto bateu um recorde com 87 anos, ficando a quatro do melhor arranque de sempre com Miguel Siska.
???????? ???????????????????? ???????? ???????????????????????????????????? ???????????????????????????? ???????????? ???? ???????????????????????? ???????????????????????????????? ???????? ???????????????????????????????????????? ???????? ???????? ????????????????!
Após bater o Gil Vicente em Barcelos (0-1), os dragões registaram 9 triunfos nas primeiras 9 jornadas, o melhor registo nos últimos 87… pic.twitter.com/azJvNnvNfH
— Playmaker (@playmaker_PT) October 24, 2026
“Esses números não contam nada, o que conta mesmo são os 27 pontos, que são um passo importante. Mas estamos no meio de outubro, a época é muito longa e ainda temos de fazer muitas coisas. Só estamos a 25% de uma longa maratona”, comentou Farioli a esse propósito, antes de elogiar a exibição da equipa.
“Foi um resultado importante num campo muito difícil contra uma equipa que está fantástica na Liga. Era muito importante ter uma reação forte depois do jogo da Liga dos Campeões. Sem sofrer golos, uma exibição muito competente. O Gil Vicente defende muito bem nos duelos, é muito forte. Protege a área muito bem. Tivemos situações em que chegámos em boas condições e foi importante o golo ter sido marcado pelo Borja [Sainz], que nos deu o resultado. Há crédito pelo espírito que tiveram e pelo esforço que colocaram no campo”, prosseguiu, antes de referir que ainda é cedo para fazer uma avaliação física sobre Pietuszewski.
“Os jogadores lutaram muito e suaram a camisola em todos os lances”
➡️ https://t.co/KcNNuoO6JC #GVFCFCP pic.twitter.com/xwKEik8BX8
— FC Porto (@FCPorto) October 24, 2026
“Eles marcaram muito bem nos primeiros 20 minutos. Foi muito difícil entrar porque estavam a tapar tudo muito bem. Foi um jogo de grande aplicação defensiva. Na segunda metade da primeira parte subimos a qualidade de construção na segunda fase. Deu-nos algumas ações interessantes que não convertemos por poucos centímetros no último passe. Na segunda parte foi um jogo diferente, com mais momentos na outra metade de campo. Saída do Gabri ao intervalo? Houve momentos em que teve contactos fortes. Temos uma equipa com alternativas, o Inbeom entrou com bom ritmo e isto é futebol. Os jogadores têm de entrar e mudar a dinâmica do jogo. Hoje viram que o Oskar teve um pequeno problema, o Borja entrou e foi o homem do jogo”, acrescentou o técnico italiano na flash interview da SportTV após o encontro.
Juntos.
Obrigado pelo apoio em Barcelos, Dragões ???? #GVFCFCP pic.twitter.com/5Searo3XMl
— FC Porto (@FCPorto) October 24, 2026
“Reação de Samu no final, frustrado porque queria marcar? Acho que sim. É um avançado e quer marcar. Disse na conferência que a união do clube, dos adeptos, tem sido chave sempre. Tem de ser assim. Esta equipa é um grupo de rapazes que dá sempre o seu melhor no campo. Não somos perfeitos, temos muitas áreas para melhorar, mas esta noite eles lutaram com tudo o que tinham. Suaram a camisola em cada bola. Nunca é fácil chegar aqui, jogar e ganhar”, concluiu Francesco Farioli.
63m ⚽️ GOLO! ⚽️
[ Gil Vicente 0-1⃣ Porto ]???? Borja Sainz abre as contas! O homem que nem era suposto fazer parte do 11 desbloqueia o marcador, ele que já tinha protagonizado a grande ocasião do FCP no primeiro tempo. O golo surge no primeiro remate (válido) dos dragões na… pic.twitter.com/EbbFaxuS4Q
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 24, 2026
“Estou muito contente. Quero desejar força ao Oskar [Pietuszewski] porque ia começar no onze. Mas estamos sempre preparados desde o banco para ajudar. Graças a Deus e à minha mãe que conseguimos os três pontos e pude marcar. Resposta? Queremos ganhar todos os jogos. Estamos a ter pouca sorte na Champions mas a equipa está muito concentrada, são nove vitórias em nove jogos. Estamos focados no que aí vem e estamos unidos. A equipa tem vindo a trabalhar e estamos unidos, tanto os que entram como os que saem, estamos todos unidos. O que falam cá fora, às vezes é normal. Querem mais de nós mas é o que mais queremos também. Sabíamos ao que vínhamos, mas valeu pelos três pontos”, destacou Borja Sainz.
???????????? ⭐️ Borja Sainz
Clean Sheet ???? Diogo Costa#GVFCFCP pic.twitter.com/AkywyCVOqx— FC Porto (@FCPorto) October 24, 2026