Começa esta sexta-feira mais uma edição do Fantasporto, o famoso festival de cinema fantástico da cidade do Porto que este ano contará com cerca de 200 filmes em exibição, oriundos de 40 países diferentes. Este ano, o festival, que irá decorrer entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março no Teatro Rivoli, irá arrancar (oficialmente) com a antestreia mundial de Gelo, um filme de Luís e Gonçalo Galvão Teles.

Com uma forte presença portuguesa, nomeadamente na secção de curtas-metragens, a seleção de filmes da 36ª edição do festival irá centrar-se em temáticas como as migrações, o desenraizamento e a violência, com destaque para o cinema da América Latina, Ásia e Europa do Leste, “dado dessas áreas do globo estarem a surgir as maiores novidades e a descoberta de novos realizadores”, refere um comunicado emitido pela organização do Fantasporto.

Nesta edição do festival de cinema fantástico do Porto, estará em destaque a obra do realizador macedónio Milcho Manchevski, a quem será atribuído o prémio carreira. A obra-prima Before the Rain (1994), vencedora de vários prémios internacionais, será exibida em duas sessões distintas, a 22 de fevereiro e no último dia do festival, a 5 de março.

Apesar da abertura oficia do Fantasporto estar marcada para dia 26 (sexta-feira), já será possível assistir a alguns dos filmes em exibição a partir deste início de semana no já habitual Pré-Fantas, que serve de aquecimento ao festival propriamente dito. Estes são alguns dos filmes que não pode perder esta semana:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um (pré) aquecimento com Milcho Manchevski

O Pré-Fantas arranca já esta segunda-feira, 22, com a exibição de Dust (2001), de Milcho Manchevski, um dos realizadores em destaque na edição deste ano do Fantasporto. Realizado em 2001, o filme conta a história de dois irmãos que, na viragem do século XX, decidiram lutar pela mesma mulher.

Dust será o primeiro filme de uma retrospetiva de quatro, dedicada ao realizador de origem macedónia. Ao longo desta semana serão ainda exibidos Mothers (2010), na quarta-feira, Shadows (2007), na quinta-feira, e a obra-prima Before de the Rain (1994), nomeada para os Óscares e vencedora do Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza de 1995 e do Prémio Fipresci, da Federação Internacional de Críticos de Cinema.

[jwplatform rZLaHz1X]

Trailer Before the Rain, a primeira longa-metragem de Milcho Manchevski

Para além do Festival de Cinema de Veneza, Before the Rain passou por outros festivais, como o de São Petersburgo, de São Paulo ou de Estocolmo, acumulando dezenas de prémios. Em 1995, ganhou ainda o prémio UNESCO e, no ano seguinte, o Independent Spirit Award para o Melhor Filme Estrangeiro.

Para além da sessão de terça-feira, Before the Rain será ainda exibido na Sessão de Encerramento do festival de cinema no dia 5 de março no Grande Auditório do Teatro Rivoli. A sessão contará com a presença do próprio Manchevski, que irá ao Porto apresentar a obra e receber o Prémio de Carreira do Fantasporto.

Todos os filmes de Manchevski serão exibidos no Grande Auditório do Rivoli. As sessões começam sempre às 21h45, com exceção da Sessão de Encerramento, marcada para as 23h.

Iván Noel, Marcelo Santigo e Eduardo Shuldt

No Pequeno Auditório do Rivoli, será exibido também esta segunda-feira o filme Children of the Night (1996), de Iván Noel. Do mesmo realizador de They Returned (em concurso no festival), a longa-metragem conta a história de uma jornalista que, ao investigar um orfanato, descobre que todas as crianças são vampiros. A sessão está marcada para as 21h30.

De Marcelo Santiago, realizador de Lula, o Filho do Brasil (2010), será apresentado na quarta-feira Vampiro 40 Graus (1978), um dos três filmes brasileiros que serão exibidos este ano no festival de cinema fantástico do Porto. Para além do filme de Marcelo Santiago, serão apresentados 13 Histórias Estranhas (2015), um conjunto de curtas-metragens dirigidas por diferentes realizadores brasileiros, e A Floresta que se Move (1999), de Vinícius Coimbra.

Na quinta-feira, um dia antes da abertura oficial do festival, será exibido The Entity (1980), de Eduardo Schuldt. The Entity, fortemente influenciado pela vaga de filmes de terror japoneses, como The Ring, e pelo Projeto Blair Witch, segue a história de um grupo de jovens estudantes que, ao verem um filme, descobrem que podem morrer só por o terem visto.

Um início (oficial) em língua portuguesa

A abertura oficial do Fantasporto acontece na sexta-feira, com a estreia mundial de Gelo, um filme de Luís Galvão Teles feito a quatro mãos com o filho, Gonçalo Galvão Teles. Gelo, que será exibido no Grande Auditório do Rivoli, conta com a participação dos atores Afonso Pimentel, Albano Jerónimo, Ivo Canelas, Ruth Gabriel e a espanhola Ivana Banquero, protagonista de O Labirinto de Fauno, de Guilherme del Toro. No mesmo dia, será ainda exibido Into the Forest (2015), de Patrícia Rozema, um super êxito canadiano que encerrou o último Festival de Cinema de Sitges, na Catalunha.

[jwplatform mh9Wixs2]

Trailer do filme Gelo, de Luís Galvão Teles

No sábado será a vez de The Lesson, um dos filmes de terror britânicos mais falados deste ano. Realizado por Ruth Pratt, a longa-metragem recebeu uma uma boa reação por parte do júri do Fright Fest, no Reino Unido. The Lesson conta a história de dois estudantes delinquentes, que decidem fazer a vida negra a um professor que, por sua vez, decide dar-lhes uma lição que eles nunca mais esquecerão. O filme será exibido às 14h45 no Grande Auditório do Teatro Rivoli.

No domingo, o festival irá começar com outro grande êxito do Fright Fest, Hellions, do realizador canadiano Bruce MacDonald. Considerado o melhor filme do festival britânico, Hellions tem a seguinte sinopse: “Imagine que no Halloween não quer dar nada àquelas crianças embirrentas e elas decidem reclamar o seu bebé por nascer”. Um filme para ver no Grande Auditório do Rivoli, às 15h.

No mesmo dia, irá a concurso o mais recente filme de Iván Noel, They Returned, um conjunto de histórias antigas sobre manicómios e crianças desaparecidas, que regressam à cidade natal depois de uma longa ausência. A longa-metragem será exibida às 19h, também no Grande Auditório.

[jwplatform yYnMnP3P]

Trailer do filme They Returned (Ellos Volvieron), de Iván Noel

Os bilhetes para o Fantasporto estão à venda nas bilheteiras do Teatro Rivoli e também online. Cada entrada custa 5 euros, com exceção das sessões de abertura e encerramento, onde os bilhetes custam 6 euros. Na compra de dois bilhetes para uma das sessões, o preço é reduzido para 3,5 euros.