Geologia

Exploração Espacial

Missões Apollo captaram sismos na Lua

Os "tremores de lua" registados por quatro das missões Apollo foram provocados por falhas tectónicas. A Lua tem atividade sísmica e é um corpo celeste mais vivo do que se julgava.
Dinossauros

Espécie anã de Tyrannosaurus rex descoberta

Cientista americano conclui que ossadas guardadas no Museu de História Natural de Mesa são de um dinossauro anão, de uma espécie próxima do Tyrannosaurus rex.
Dinossauros

Vítimas do meteorito que extinguiu os dinossauros

Cientistas e paleontólogos descobriram os fósseis das primeiras vítimas do meteorito que levou à extinção dos dinossauros e defendem que morreram todos no mesmo dia.
Mediterrâneo

Mediterrâneo em zona de risco de tsunamis

O vulcão da ilha de Stromboli no Mar Mediterrâneo pode voltar a provocar estragos depois de ter sido o responsável por três tsunamis na Idade Média.
Geologia

LNEG nega intervenção na fiscalização de pedreiras

A presidente do LNEG afirma que a tarefa da entidade é "apenas ajudar as empresas na identificação dos recursos minerais" e que não tem competência de fiscalização ou geotécnica.
Dinossauros

Mongólia. Descoberta nova espécie de dinossauro

Os vestígios da nova espécie foram descobertos no deserto Gobi. A morfologia deste dinossauro suporta a tese de que os ovirraptossauros comiam ovos, sementes ou moluscos de casca dura.

Dino Parque da Lourinhã excede 350 mil visitantes

Para o seu segundo ano de portas abertas, o Dino Parque anunciou novos investimentos. Aos 120 modelos de dinossauros à escala real o parque vai juntar mais 30, que vão integrar um novo percurso.
Dinossauros

Nova espécie de dinossauros com espinhos ósseos

Paleontólogos descobriram na Patagónia fósseis de uma espécie desconhecida de dinossauros que se caracteriza por grandes ossos em forma de espinhos a cobrirem o dorso e o pescoço,
Dinossauros

Descoberto o fóssil "Rei da Antártida"

O esqueleto foi encontrado incompleto, mas os paleontólogos têm uma ideia aproximada do animal, classificado como “Antarctanax Shackletoni”, que provavelmente era um carnívoro.
Paleontologia

Portugueses financiam pesquisas sobre dinossauros

Projetos científicos de paleontologia são financiados em quase 30 mil euros e vão decorrer durante um ano na Lourinhã. O mote dos três projetos é o estudo de diferentes espécies de dinossauros.
Indonésia

Indonésia. A dimensão da catástrofe vista de cima

As ondas do tsunami chegaram a ter 3 metros de altura. Imagens aéreas mostram a devastação na Indonésia: mais de 800 casas destruídas, 22 mil desalojados e mais de 400 mortos. O perigo não acabou
Itália

Vulcão Etna entra em erupção

Vulcão Etna na ilha italiana da Sicília entrou em erupção. Foram registados mais de 100 sismos esta segunda-feira. Aeroporto de Catania esteve fechado e reabriu com limites. Não há registo de feridos.
Indonésia

A erupção que mudou o mundo: a do pai do Krakatoa

Anak Krakatoa, filho de Krakatoa, é o vulcão que está na origem do sismo da Indonésia. Em 1883 o seu pai explodiu e a Terra esteve meio às escuras 18 meses. O descendente pode ser ainda mais perigoso.
Paleontologia

Portugueses descobrem mais antigo crocodilo fóssil

Uma nova espécie de crocodilo descoberta em Tentúgal desvenda que, afinal, esses animais são 20 milhões de anos mais antigos do que se julgava. É o fóssil de crocodilo mais antigo do mundo.
Dinossauros

Réptil primo de mamíferos conviveu com dinossauros

Os dicinodontes pertencem a um grupo de répteis que viria a originar os mamíferos. O exemplar maior e mais recente foi encontrado na Polónia e viveu no tempo dos dinossauros.
Paleontologia

Descoberto animal mais antigo do mundo

Vestígios moleculares de colesterol descobertos num fóssil revelaram a cientistas australianos o animal mais antigo já descoberto, que terá vivido há 558 milhões de anos.
Dinossauros

Novo dinossauro carnívoro em Torres Vedras?

Paleontólogos portugueses dizem ter descoberto uma nova espécie de dinossauro carnívoro em Torres Vedras. Será o primeiro desta espécie em Portugal e um dos mais antigos do mundo.
Aquecimento Global

Geologia ajuda a explicar aquecimento global

Os registos geológicos das mudanças ocorridas na Terra há 182 milhões de anos ajudam a compreender a evolução da natureza associada ao aquecimento global contemporâneo.
Austrália

Encontrados dentes de tubarão gigante extinto

São um dos três conjuntos de dentes do tubarão branco gigante existentes no mundo, explicou o paleontólogo que liderou as escavações. A espécie habitou os mares da Austrália há 25 milhões de anos.
Sismo

Sismo na Indonésia faz 16 mortos e 330 feridos

820 pessoas estavam no vulcão Rinjani, o segundo maior da Indonésia, no momento em que foi atingido por um terramoto de magnitude 6.4. Muitas ficaram encurraladas devido aos deslizamentos de terra.
Estados Unidos da América

Explosão de lava do Kilauea atinge barco

Uma embarcação envolvida numa nuvem de fumo gigante e atingida pela lava do Kilauea. As imagens de vídeo amador mostram um cenário de gritos e de pânico entre os turistas que estavam no barco.

Voluntários falam em 2900 mortos na Guatemala

Um grupo de voluntários que resgata vítimas da erupção do vulcão do Fogo, na Guatemala, afirmam que há pelo menos 2.900 mortos, um número muito acima dos 113 admitidos oficialmente pelas autoridades.
Erupção Vulcânica

Kilauea, o vulcão que está a transformar uma ilha

O vulcão Kilauea, no Havai, tem consumido centenas de propriedades e está a tornar a ilha num território irreconhecível. Mas há mais atividades vulcânicas que têm sido devastadoras nos últimos anos.

Vulcão Fogo. Governo vai construir mil casas

O Governo da Guatemala anunciou esta quinta-feira a construção de mil casas para os afetados pela erupção do Vulcão Fogo que ocorreu no início do mês. Há mais de 1,7 milhões pessoas afetadas.

Erupção na Guatemala já faz 109 mortos

Pelo menos 109 pessoas morreram e mais de 200 estão desaparecidas. É o último balanço da erupção do vulcão de Fogo, no sul da Guatemala, no domingo passado.

Vulcão na Guatemala já fez 99 mortos

O número de mortos causados pela violenta erupção do vulcão de Fogo na região de Escuintla, sul da Guatemala, subiu para 99, dos quais 28 foram já identificados.

Vulcão na Guatemala: 75 mortos e 192 desaparecidos

Pelo menos 75 pessoas morreram e 192 foram dadas como desaparecidas na Guatemala, na sequência da erupção do vulcão do Fogo, no domingo, indicou a Proteção Civil.

Erupção do Kilauea já destruiu 117 habitações

As autoridades do Havai contabilizaram, até segunda-feira à noite, 117 habitações destruídas pelas torrentes de lava na Ilha Grande pela erupção do vulcão Kilauea.

Pelo menos 69 mortos na erupção na Guatemala

Pelo menos 69 pessoas morreram no domingo, na sequência da erupção do vulcão do Fogo, na Guatemala, indicou um novo balanço do Instituto de Ciências Forenses guatemalteco.

Vulcão Kilauea já destruiu 82 estruturas no Havai

Das 82 estruturas destruídas até ao momento pelo vulcão Kilauea, 34 são habitações. Os fuzileiros dos Estados Unidos já se estão a preparar para a necessidade de retirada de pessoas da ilha.
Vulcões

Chamas azuis no Kilauea por causa do gás metano

O vulcão Kilauea continua a ameaçar a população havaiana. Agora as chamas estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. Níveis de ácido sulfúrico triplicaram.

Havai. Lava do Kilauea está a lançar fumo ácido

Bolhas de ácido clorídrico estão a ser lançadas para a atmosfera pela lava do Kilauea que entra no oceano. As cinzas também são uma ameaça. O Kilauea pode tornar-se ainda mais explosivo.
Vulcões

A história do inferno que vive debaixo do Havai

Houve uma erupção explosiva no vulcão Kilauea. As cinzas subiram aos 9 mil metros de altura. O Hawai está a viver um inferno há duas semanas. E a ameaça vive debaixo de terra há 85 milhões de anos.

Vulcão Kilauea no Havai lança cinza a 9 mil metros

É o mais ativos dos vulcões do arquipélago americano e, desde a semana passada, tem instalado o caos na região. Cinzas e fumo foram lançados a mais de 9 mil metros de altura.
Estados Unidos da América

Alerta vermelho para erupção vulcânica no Havai

As autoridades norte-americanas emitiram um alerta vermelho para a erupção do vulcão Kilauea, no Havai, que na última semana já obrigou a retirar centenas de pessoas das suas casas.

Como o vulcão Kilauea tem devorado o Havai

É o mais ativo dos vulcões do Havai e desde a semana passada que instalou o caos na região. Nem casas, nem carros têm resistido à lava do Kilauea, que, agora, ameaça expelir blocos de pedra gigantes.

Vulcão Kilauea. Há risco de erupções explosivas

Cerca de duas mil pessoas foram evacuadas e dezenas de casas foram destruídas. O vulcão Kilauea está a assustar os habitantes do Havai. Especialistas dizem que há risco de erupções explosivas.
Vulcões

A Terra vai queimando o Havai e não há fim à vista

O tremor de terra da passada sexta-feira só piorou o cenário dantesco que se vive na Big Island havaiana. Centenas de casas já foram evacuadas por causa da lava e dos gases tóxicos.

Vulcão Kilauea aproxima-se de habitações

O vulcão Kilauea, no Havai, Estados Unidos, entrou esta sexta-feira de novo em erupção depois de vários sismos e a lava está a aproximar-se das áreas residencias, que vão ser evacuadas.
Estranha Natureza

Como os pénis grandes levaram à extinção

Pénis maiores podem deixar mais descendência, mas a longo prazo podem levar à extinção das espécies. Pelo menos num grupo de crustáceos microscópicos. Uma investigadora portuguesa explica.
Paleontologia

Archaeopteryx batia as asas, mas não como as aves

O Archaeopteryx era capaz de bater as asas e voar, mas não possuía todas as adaptações das aves atuais. Para os investigadores, era um voo mais parecido com o de um faisão do que com o de uma águia.
Dinossauros

Cretáceo: extinção causada por erupções marinhas

Há muito que se tenta perceber o que terá levado à extinção dos dinossauros. A causa não parece ser única. Além da queda de um meteorito, as erupções vulcânicas podem ter tido um papel importante.

O dinossauro que resolve mistério com 250 anos

Uma nova espécie de dinossauro encontrado no deserto do Saara pode revelar um pouco mais sobre a vida dos dinossauros em África. É que há poucos fósseis nesse continente. E um mistério por resolver.

Filipinas. Vulcão Mayon intensifica atividade

Houve seis novas erupções de lava em menos de 15 horas, na província de Albay. O alerta mantém-se no nível 4, que considera possível uma explosão perigosa nas próximas horas ou dias.
Filipinas

Vulcão Mayon tem duas novas erupções

O vulcão Mayon, nas Filipinas, expulsou lava e cinzas em duas novas erupções, e o número de deslocados já superou as 60 mil pessoas, face à ameaça de uma explosão mais potente.
Japão

Avalanche provocada por vulcão causa um morto

Uma avalanche provocou a morte a um soldado e causou ferimentos a 12 pessoas que se encontravam numa estância de esqui, no Japão. A avalanche terá sido provocada por uma erupção vulcânica.

Vulcão nas Filipinas. 40 mil procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação.
Dinossauros

Conheça o Caihong: o dinossauro arco-íris chinês

Há 161 milhões de anos, um dinossauro com o tamanho de um corvo e as cores de um colibri andava pela China. O Caihong - arco-íris em mandarim - é o dinossauro mais colorido alguma vez encontrado.

Mais de 15 mil pessoas retiradas devido a vulcão

O Mayon mostrou-se ativo na tarde de sábado com a emissão de nuvens cinzentas, que deixaram os arredores cobertos de cinzas. As autoridades mantêm o nível de alerta em três numa escala de cinco.

9 mil pessoas retiradas devido a erupção de vulcão

Mais de nove mil pessoas foram retiradas da área envolvente do vulcão mais ativo das Filipinas, à medida que a lava começou a sair. Já esta manhã a lava percorreu meio quilómetro.
Animais

Descoberto réptil marinho com 150 milhões de anos

Um plesiossauro, um réptil marinho carnívoro, foi encontrado na Antártida. Estima-se que o animal terá vivido há 150 milhões de anos e teria 12 metros de comprimento e quatro barbatanas.
Planeta Terra

Há vida na Terra há muito mais do que se pensa

Um estudo científico garante que existe vida na Terra há muito mais do que 3.500 milhões de anos, como se pensa. A investigação encontrou os fósseis mais antigos descobertos até agora.

Vulcão Agung deixa de afetar voos em Bali

A nuvem de cinza é mínima e as transportadoras aéreas que até agora tinham optado por cancelar voos estão a oferecer viagens de "recuperação" a partir de Bali.
Vulcões

Voos em Bali retomam com cinza a perturbar

Os voos voltaram a sair de Bali, um dia depois de o aeroporto reabrir, mas a erupção do vulcão continua a perturbar a aviação, devido às nuvens de cinza. Agora é o aeroporto de Lombok que está fechado

Vulcão. Aeroporto de Bali vai reabrir

O aeroporto internacional da ilha de Bali permanece ainda encerrado, pelo terceiro dia consecutivo, mas, segundo as autoridades, vai reabrir às 15h locais, uma vez que as cinzas mudaram de direção.
Indonésia

Lufthansa não permite remarcar voos para Bali

O aeroporto de Bali está encerrado e a área circundante ao vulcão está a ser evacuada. Mas a Lufthansa não está a permitir remarcações: "Enquanto os voos não forem cancelados, serão feitos".
Indonésia

Bali. Aeroporto encerrado pelo segundo dia

O aeroporto do Bali vai ficar encerrado pelo segundo dia consecutivo devido ao vulcão Agung, em erupção na ilha, anunciaram terça-feira as autoridades da Indonésia.
Vulcões

Há portugueses a sair de barco de Bali

Residem na ilha 50 portugueses. Não há informação nem contacto de cidadãos portugueses em risco. Alguns estão a sair de barco para outros pontos da Indonésia, onde irão apanhar voo para Jacarta.

Bali. 50 anos depois, eis a erupção do Angung

Desde terça-feira passada que o vulcão na ilha indonésia de Bali está a expulsar cinzas vulcânicas. Mas a subida do magma indica uma que uma erupção maior está para vir.
Indonésia

Alerta máximo devido a erupção de vulcão em Bali

As autoridades indonésias elevaram para o nível máximo o alerta relacionado com a erupção vulcânica na ilha turística de Bali e ordenaram a retirada de toda a população num raio de 10 quilómetros.
Indonésia

Suspensos voos em Bali após erupção de vulcão

A erupção do vulcão Agung, em Bali, levou à suspensão de todos os voos. O Agung entrou em atividade durante a madrugada deste domingo, com uma coluna de fumo de até quatro quilómetros de altura.

Encontrados fósseis dos mamíferos mais antigos

Uma equipa de paleontologistas no sul de Inglaterra descobriu dentes fossilizados que podem pertencer a mamíferos que são antepassados da maioria dos mamíferos modernos.
Dinossauros

Asteróide que matou dinossauros gelou a Terra

O Chicxulub, o evento que causou a extinção dos dinossauros, pode ter arrefecido a Terra três vezes mais do que aquilo que se pensava. O novo estudo foi publicado na Geophysical Research Letters.