268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Julgamentos

Borba: defesa dos autarcas condena "pressa" do MP

Esta terça-feira a defesa dos autarcas de Borba que vão a julgamento pela derrocada de uma estrada municipal considerou que "não foram analisadas questões essenciais" na instrução.

Plesiossauro descoberto na Marinha Grande

Investigadores do Dino Parque e do Museu da Lourinhã anunciaram esta segunda-feira a descoberta em São Pedro de Moel do mais antigo e mais completo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica.
Rep Democrática do Congo

Milhares regressam a Goma depois de erupção

Esta terça-feira, centenas de pessoas encheram 34 autocarros e 12 camiões a caminho de Sake, a 26 quilómetros de Goma, numa altura em que regressam à região depois da erupção do vulcão Nyiragongo.
Turismo

Percurso por antigo vulcão em Santiago

O percurso, panorâmico e que oferece a vista para a ilha do Fogo conta-se em 2.800 metros, que se percorre num dia de passeio, exclusivamente a pé, mas a vista até ao cume é incontável.
Atualidade

Drone filma cratera de vulcão e cai na lava

O vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, está em erupção desde março. Como milhares, Joey Helms tentou obter o seu registo do fenómeno. O drone que operava caiu na cratera e as imagens tornaram-se virais

RDCongo. Mais de 500 mil pessoas sem água potável

"Há uma necessidade urgente de fornecer água potável segura à população, porque a cólera é endémica na área e representa uma grande ameaça para todas as pessoas que vivem aqui", afirma coordenadora.

Vulcão. 1.800 crianças refugiam-se no Ruanda

Pelo menos 3.000 pessoas, das quais 1.800 crianças, refugiam-se no Ruanda devido à erupção vulcânica na República Democrática do Congo. Esperam-se mais cerca de 10.000 pessoas nos próximos dias.
Geologia

Serra da Estrela tem vestígios de duas glaciações

Um estudo veio mostrar que a Serra da Estrela apresenta vestígios de duas glaciações, sendo "possível datar com precisão o momento em que as rochas erodidas" foram depositadas e expostas à atmosfera.

269 sismos em 3 dias em cidade afetada por vulcão

"De sábado até terça-feira de manhã, foram registados 269 sismos". O maior foi sentido na terça-feira com uma "magnitude de 5,2 na escala de Richter". Os sismos deverão diminuir de intensidade.
Desastres Naturais

Pelo menos 23 mortes devido a vulcão Nyiragongo

Pelo menos mais oito pessoas morreram na sequência da erupção do vulcão Nyiragongo. Sete delas morreram ao tentarem atravessar uma estrada com lava e outra morreu sufocada no banho com gases tóxicos.

RDC. Evacuação em Goma após erupção vulcânica

A erupção do vulcão do Monte Nyiragongo, este sábado, gerou o pânico na cidade de Goma. Apesar não ter sido considerada perigosa, o fenómeno já fez pelo menos 15 mortes.
Vulcões

Vulcão na ilha italiana liberta rochas e cinzas

"A atividade explosiva da área da cratera norte produziu, às 14h51, um fluxo piroclástico que atingiu a linha costeira, expandindo-se para o mar por mais de um quilómetro", diz o instituto.
Recursos Naturais

PR promulga diploma de depósitos minerais

Marcelo afirma que promulgou o diploma "atendendo a que regulamenta uma Lei da Assembleia da República, mantendo, no essencial, o quadro de disciplina que ela consagra".

Vila Viçosa. Homem morre em acidente em pedreira

Um bloco de pedra, que tinha entre duas a três toneladas, caiu em cima do homem quando estava a trabalhar, que morreu por esmagamento. A Autoridade para as Condições do Trabalho já foi contactada.

Caraíbas. Vulcão La Soufrière entrou em erupção

Erupção aconteceu às 8h41 desta sexta-feira (13h41 em Lisboa), na ilha de São Vicente e Granadinas, nação do sul da Caraíbas. A zona já tinha começado a ser evacuada horas antes da erupção.
Islândia

Erupção na Islândia com nova fissura ativa

A erupção vulcânica intensificou-se com uma nova fissura ativa, que expeliu lava a várias centenas de metros de distância. A corrente de lava está a dirigir-se para um vale chamado Merardalir.
Itália

Vulcão Etna encerra espaço aéreo no sul de Itália

A erupção do vulcão Etna, que aconteceu nas últimas horas, obrigou ao encerramento momentâneo do espaço aéreo da região sul de Itália, depois de ter formado uma coluna de cinzas de nove quilómetros.
Atualidade

Vulcão em erupção atrai milhares na Islândia

O vulcão Fagradalsfjall entrou em erupção há mais de uma semana e tem atraído milhares de visitantes. Estava adormecido há 780 anos. Os rios de lava são cenário para danças, como se fosse um festival.
Minas

Minas. SOS Serra d'Arga quer posição de Marcelo

O movimento SOS Serra d'Arga, que se opõe à exploração de lítio e de outros minerais, insistiu com o Presidente da República para que este tome uma posição sobre o plano mineiro do Governo.
Acidentes e Desastres

Queda de máquina em Alenquer faz um morto

A vítima mortal é um homem de 55 anos que estava a manobrar a máquina que caiu de uma altura de 50 metros, numa pedreira em funcionamento.
Vulcões

Fagradalsfjall entra em erupção na Islândia

Só na última semana de fevereiro, houve mais de 17 mil sismos na Islândia. Fissura tem pelos menos 500 metros de comprimento. Autoridades já divulgaram os primeiros vídeos.
Óbito

Miguel Ramalho morre aos 83 anos

Miguel Ramalho, com um "currículo invejável", morreu aos 83 anos. Para Marcelo Rebelo de Sousa, o diretor do Museu Geológico de Lisboa foi “figura maior” da geologia nacional.
Islândia

Islândia. Vulcão mostra sinais de erupção

Atividade sísmica na península de Reykjanes intensificou-se esta quarta-feira e nível no código de cores da aviação islandesa já subiu de amarelo (agitação elevada) para laranja (agitação intensa).
Fact Check

Fotografia mostra a falha de Santo André?

Imagem é de uma fratura rochosa no Utah, mas uma publicação viral afirma tratar-se da Falha de Santo André. Chama-se "Black Crack" e fica a 800 quilómetros da Califórnia.
Festivais de Cinema

Realizador Paulo Carneiro leva um filme a Berlim

"Nha Terra Nha Força" "navega entre o documentário e a ficção fantástica" e tem como objetivo "retratar um grupo de jovens que vive dentro da caldeira de um vulcão em atividade, em Cabo Verde".
Atualidade

As imagens da erupção do vulcão Etna

O vulcão mais ativo da Europa voltou a acordar. Em 15 dias, esta é a segunda vez que o Etna entra em erupção. Não houve feridos, mas o aeroporto de Catânia foi fechado.

Vulcão do Fogo entra em erupção na Guatemala

Localizado a 50 quilómetros da capital da Guatemala, o Vulcão do Fogo entrou em erupção este domingo. Erupção do mesmo vulcão em 2018 fez 431 mortos.

Descoberto fóssil com 300 milhões de anos

O fóssil descoberto pela equipa do Porto pertencia a uma planta que tinha "características morfológicas singulares". As folhas da nova espécie de cavalinha giravam para acompanhar o movimento do Sol.

O Atlântico está a ficar 4 cm mais largo por ano

Uma descoberta publicada na Nature revela um fenómeno nunca visto. A 600 km, nas profundidades do Atlântico, está a subir matéria da Terra, que afasta cada vez mais a América da Europa e de África.

614 pegadas de dinossauros descobertas em Sesimbra

2043
Em Sesimbra, foram descobertas 615 pegadas de dinossauros carnívoros e herbívoros com 129 milhões de anos. É o achado "do maior conjunto de pegadas de dinossauros do Cretácico em Portugal".
Geologia

Um quarto da população vive em zonas a afundar

Um grupo de investigadores criou um mapa mundial de abatimentos e concluiu que pelo menos 10% da superfície terrestre, habitada por cerca de 1.200 milhões de pessoas, está a afundar gradualmente.

Novo fóssil de dinossauro descoberto no Brasil

Este animal com aproximadamente 110 milhões de anos e com um tamanho semelhante a uma galinha, assemelha-se aos atuais pavões e vivia nas margens de uma antiga lagoa no nordeste do Brasil.
Moçambique

Descobertos fósseis dos primeiros vertebrados

Os fósseis, descobertos em Moçambique, datam de há cerca de 245 milhões de anos, do período do Triássico, em que começaram a surgir os primeiros dinossauros.
Livros

Quando o Tyrannossaurus era o único e genuíno rei /premium

Sucesso de vendas e junto da crítica, "A ascensão e queda dos dinossauros", de Steve Brusatte, foi publicado em português. Um bestseller improvável, com muitas virtudes e algumas falhas.
Museus

Museu do Côa vai receber uma conferência mundial

Museu do Côa vai receber um "grande evento" mundial dedicado a nova era geologia. O evento vai integrar a programação oficial da presidência portuguesa da UE e vai desenrolar-se durante três dias.

Vulcão obriga a retirar 2700 pessoas na Indonésia

O vulcão Ile Lewotolok, localizado na província de Nusa Tenggara, na Indonésia, entrou em erupção forçando a retirada de mais de 2.700 residentes, informaram as autoridades.

Acidente de Borba. Instrução dois anos depois

Cinco dos oito arguidos entregaram um requerimento de abertura de instrução. A constituição dos arguidos foi divulgada em fevereiro deste ano pelo Ministério Público.
Vulcões

Indonésia. Atividade em vulcão obriga a evacuação

Cerca de 300 pessoas de duas vilas já foram levadas para abrigos de emergência, enquanto medidas adicionais são implementadas para retirar pessoas que vivem a menos de seis quilómetros da cratera.
Espaço

Vulcão dos Capelinhos pode ajudar a estudar Marte

O ex-diretor do departamento científico da NASA acredita que o vulcão dos Capelinhos, nos Açores, tem potencial para se tornar num "laboratório" de exploração sobre o sistema vulcânico em Marte.
Fósseis

Paleontólogos descobrem fósseis novos em Portugal

Uma equipa coordenada pela paleontóloga Sofia Pereira, da Universidade de Coimbra, descobriu e identificou diversos fósseis marinhos nunca antes identificados em Portugal.
Pedreiras

Secil quer alargar pedreiras na Arrábida

As medidas de mitigação dos impactos da exploração das pedreiras não podem servir como justificação para a cimenteira Secil aumentar a exploração, defende a associação ambientalista Zero.
Dinossauros

Sintra. Terrenos com pegadas são privados

Um grupo interpôs uma providência cautelar com o intuito de intimar a autarquia a limpar os terrenos onde se encontram dezenas de pegadas de dinossauros. Câmara afirma que os terrenos são privados.
Ambiente

Zero quer compensações de antigas pedreiras

A Associação Zero defendeu que a nova legislação sobre pedreiras deve canalizar as compensações para resolver os impactos ambientais após serem encerradas e aumentar as distâncias das populações.
Pedreiras

Pedreiras. Consulta pública de lei termina

Diploma em análise introduz uma contribuição anual a pagar por quem explora, prevê mais restrições ambientais e pretende impedir o abandono da atividade e um melhor controlo deste setor.
Indonésia

Vulcão Sinabung expele nova coluna de fumo

As nuvens de cinzas se espalharam no raio de um quilómetro em torno da cratera. Os residentes da ilha indonésia de Sumatra foram aconselhados a permanecer a cinco quilómetros da cratera.
Geologia

Lítio: só "Boticas tem viabilidade económica"

Segundo o geólogo e investigador Alexandre Lima, dos quatros locais sondados em Portugal para exploração de lítio, apenas Covas do Barroso "tem viabilidade económica provada neste momento".
Fósseis

"Portão para o Submundo" está cada vez maior

20698
Começou por ser um mero rasgão na superfície da Terra. Agora é uma cratera com 900 metros de largura e 100 de profundidade com fósseis com milhares de anos. Chamam-lhe Portão para o Submundo.

Reino Unido. Descoberta nova espécie de dinossauro

O Vectaerovenator inopinatus viveu no período Cretáceo. Investigação foi feita com base em quatro ossos. Paleontólogos descrevem animal com "esqueleto delicado".

Sumatra. Vulcão Sinabung entrou em erupção

O vulcão Sinabung, um dos mais ativos da ilha de Sumatra entrou esta segunda-feira em erupção, lançando fumo e cinzas a uma altura de cinco quilómetros, não havendo registo de feridos.

Estudo. Dinossauros também tinham cancro

Recentes exames revelaram que um volume, do tamanho de uma maçã, num osso de uma pata de um Centrossauro é um tumor maligno.

Associação de Geólogos denuncia precariedade

O novo presidente da Associação Portuguesa de Geólogos, Luís Lopes, denuncia a condições laborais dos profissionais da geologia em Portugal, afirmando que até 2022 pretende criar uma ordem.
Dinossauros

Descoberta nova espécie de dinossauro no Oeste

Uma nova espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito por paleontólogos portugueses e espanhóis.
Fósseis

Brasil apresenta fóssil de dinossauro desconhecido

O fóssil de cerca de 115 milhões de anos foi encontrado no nordeste do Brasil e pertence a uma espécie de dinossauro até então desconhecida, denominada agora de "Aratasaurus museunacionali".
Arqueologia

Vulcão provocou crise na civilização romana?

Os registos históricos de anos muito frios no Mediterrâneo parecem bater com as datas da erupção de um vulcão no Alaska. A acumulação de gases na atmosfera pode ter provocado as alterações no clima.
Ambiente

16 novos contratos para as minas antes da nova lei

Os novos contratos foram assinados desde o início de 2020. A nova lei está pronta e aguarda para ser discutida em Conselho de Ministros.

Europa: há atividade vulcânica debaixo de 4 países

Novo estudo recorreu a dados de antenas de GPS por toda a Europa ocidental para detetar movimentos no solo. Região vulcânica de Eifel, afinal, poderá não estar tão extinta como se pensava.
Dinossauros

Plantas: a última refeição de um dinossauro

Cientistas descobriram a última refeição de um dinossauro preservada no fóssil do estômago com 110 milhões de anos. Inclui 50 tipos de plantas mas também carvão. Vestígios foram encontrados há 9 anos.
Fósseis

Cientistas descobrem "animal louco", mamífero raro

Cientistas descobrem nova espécie através de fóssil com 66 milhões de anos que levanta dúvidas às regras da evolução. Adalatherium hui tinha o tamanho de um gato e viveu entre os últimos dinossauros.

Segunda erupção do Monte Merapi em menos de um mês

O vulcão do Monte Merapi, na Indonésia, entrou novamente em erupção. As autoridades alertaram a população para não se aproximar a menos de 3 km do pico do vulcão. O aeroporto de Solo foi encerrado.

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos

Ministério Público acusa sete pessoas e uma empresa de "homicídio e violação de regras de segurança" no caso da derrocada da pedreira em Borba, em novembro de 2018.
Nova Zelândia

Mulher sai do coma e sabe da morte da filha

Sobrevivente do vulcão Whakaari saiu do coma de dois meses e soube da morte do marido e filha. Recorda-se da explosão, "das pedras que caíam por todo o lado" e de gritar para as pessoas correrem.
Arqueologia

Cérebro tornou-se em vidro após erupção do Vesúvio

As temperaturas altas e o arrefecimento rápido fizeram com que o cérebro de uma vítima do Vesúvio em 79 a.C. se transformasse em vidro. Corpo ficou como gelatina. O crânio explodiu.
Clima

NASA deteta cratera mais antiga. Descongelou Terra

Há 2,2 mil milhões de anos, um meteorito com 7 km colidiu com a Terra e abriu uma cratera com 70 km. É a mais antiga conhecida até agora no planeta. E pode ter acabado com uma Idade do Gelo.
Dinossauros

Foi asteróide, não vulcão, que matou dinossauros

Os dinossauros morreram por causa da queda de um asteróide ou das alterações climáticas? Um novo estudo defende a primeira tese. Atividade vulcânica também ocorreu, mas muito antes.
Dinossauros

Casca de ovo estranha é de neto do Velociraptor

Mais um quebra-cabeças resolvido na paleontologia. Casca de ovo com pelo menos 66 milhões de anos é de dinossauro da família do Velociraptor, vilão em Parque Jurássico. Português ajudou na descoberta.

Porque é o Taal, um pequeno vulcão, tão perigoso? /premium

Taal está numa categoria de vulcões potencialmente tão devastadores como o Vesúvio. Porque a ilha filipina onde se situa fica em cima de uma grande fissura da Terra. Há 266 anos, arrasou a ilha.
Filipinas

Vulcão enterra Filipinas em cinza. Veja em direto

Um manto de cinzas do vulcão Taal enterrou a província de Batangas. Animais morreram, árvores também e casas abateram. Taal está quase a entrar em erupção. Veja as fotos e o vulcão em direto.
Vulcões

Filipinas em alerta devido a erupção de vulcão

O estado de alerta de erupção do vulcão Taal subiu para o nível 4 numa escala de 5, o que indica uma erupção perigosa "iminente" e risco de tsunami. O vulcão esteve em erupção nas últimas 24 horas.
Filipinas

Filipinas. Cidades evacuadas devido a vulcão Taal

As autoridades das Filipinas elevaram o alerta devido ao aumento da atividade do vulcão Taal, situado numa ilha próxima de Manila. Milhares de pessoas estão a ser deslocadas.
Astronomia

Vénus pode ter vulcões ativos como a Terra

Cientistas cruzaram dados de laboratório com medições de uma sonda da ESA e descobriram que Vénus pode ter vulcões ativos como a Terra. Lava pode ter poucos anos, sugere estudo.
Erupção Vulcânica

O caso da White Island

Nos Açores, terra vulcânica e geotérmica como a Nova Zelândia, os Planos de Emergência, salvo os de dois municípios de S. Miguel, constituem pouco mais do que peças decorativas de algumas gavetas.
Erupção Vulcânica

Whakaari. Operação arriscada para recuperar corpos

Apesar do risco de uma nova erupção, a polícia neozelandesa anunciou que esta sexta-feira vai empreender uma operação especial para recuperar os cadáveres dos oito turistas mortos na Ilha Branca.
Nova Zelândia

Piloto relata cenário de horror no vulcão

"As pessoas estavam cobertas de cinza e pó. Quando tentávamos pegar nelas a pele ficava-nos nas mãos." O relato de Mark Law, o piloto que esqueceu a sua segurança e salvou 12 pessoas.

As imagens da erupção do vulcão na Nova Zelândia

Pelo menos 5 pessoas morreram, 10 estão desaparecidos e 23 foram retiradas da ilha atingida. As operações de resgate prosseguem, mas as condições perigosas estão a dificultar as operações.
Vulcões

Whakaari, o "vulcão dramático" que já tinha matado

Há 100 anos matou os mineiros que exploravam enxofre na ilha. Esta segunda-feira, apanhou turistas em busca do "imprevisível". Mas Whakaari, com 150 mil anos, já ameaça entrar em erupção há 2 meses.

Turistas atingidos por vulcão. Há 5 mortos

Pelo menos 5 pessoas morreram e oito continuam desaparecidas na Ilha Branca após a erupção do vulcão mais ativo da Nova Zelândia. Maior parte das vítimas será turistas de cruzeiro.
Pedreiras

Pedreiras. Marcelo lembra que plano é para cumprir

O Presidente da República apresentou "uma palavra de solidariedade às famílias das cinco vítimas mortais” do acidente que fez cair a estrada que ligava Borba a Vila Viçosa.

Colocados mais de 1.200 sinais junto a pedreiras

O Plano de Intervenção apresentado pelo Governo envolveu a colocação de mais de 1.253 sinais de trânsito, dos quais 151 são de interdição e 1.102 de sinalização não especificada.

Governo apresenta queixa contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que o levantamento feito pelo Governo às pedreiras identificou 21, de um universo de 185, em incumprimento por falta de vedações.

Um ano depois, a estrada 255 continua cortada

Um ano depois do colapso provocado por pedreiras em Borda, a estrada municipal 255 continua cortada. Investigação judicial tem nove arguidos, mas ainda não há acusação.
Pedreiras

Há mais procura, mas passeios estão mais limitados

Há mais pessoas interessadas em fazer passeios em pedreiras, mas as medidas para aumentar segurança após colapso de estrada em Borba estão a limitar os acessos destes "turistas".

Portugueses "redescobrem" importante dinossauro

Paleontólogos portugueses "redescobriram" fóssil de importante dinossauro num laboratório do LNEG. Descoberto há 6 décadas por um russo, é, afinal, o mais completo estegossauro da Europa.

Paleontólogos portugueses reclassificam dinossauro

O dinossauro encontrado no Wyoming, nos Estados Unidos, foi reclassificado por uma equipa de paleontólogos da Universidade de Lisboa e do Museu da Lourinhã com base num espécimen americano.
Évora

Vila Viçosa. Ministro do Ambiente lamenta acidente

O ministro do Ambiente lamentou a morte de um homem numa pedreira em Vila Viçosa, garantidno que foi "um acidente de trabalho que não tem nada a ver com as condições de segurança da pedreira".

Inquérito a queda de estrada em Borba. 9 arguidos

Quase um ano após a queda de troço da estrada municipal 255, que causou cinco mortes, a PJ concluiu a investigação e sugere ao Ministério Público que acuse. Procurador pede mais tempo para concluir.
Geologia

Adria, o continente perdido debaixo de Portugal

Está enterrada há 120 milhões de anos a 1.500 quilómetros de profundidade. Só sabemos que existe porque deixou para trás umas rochas com "mapas do tesouro". E está debaixo dos seus pés.
Dinossauros

O que aconteceu no dia que mudou a Terra

Há 66 milhões de anos, caiu no México o asteróide que extinguiu os dinossauros. Um estudo permite agora saber o que aconteceu nas 24 horas após o impacto. Mas o problema foram os 30 anos seguintes.

Descoberto novo dinossauro no Japão

O conjunto de ossos com 72 milhões de anos levou a equipa de investigadores da universidade de Hokkaido a concluir que o esqueleto pertence a uma nova espécie na família dos hadrossáurios.
Escócia

Será o monstro de Loch Ness uma enguia gigante?

Uma equipa de investigadores analisou cerca de 500 milhões de sequências de ADN para fazer um catálogo das espécies existentes no lago Ness e não encontrou nenhuma criatura gigante ou pré-histórica.
Fósseis

Descoberto fóssil de antepassado do homem

O fóssil de um crânio de um antepassado do Homem com 3,8 milhões de anos é mais antigo do que o popular fóssil "Lucy", encontrado na década de 1970 também na Etiópia.

A1. Pedreira não tem risco, mas tem de ser tapada /premium

Estudo pedido pela Brisa conclui que não há risco para a A1, mas recomenda que zona de segurança seja reposta, como o Governo já tinha ordenado. Dono diz que precisa de mais de 6 anos para o fazer.
Ministério do Ambiente

Pedreiras. Governo elogia plano de intervenção

Uma investigação do Observador mostrou que o plano do Governo é insuficiente para dar resposta à situação das pedreiras. O Ministério do Ambiente destaca que foram colocados sinais e cercas.

Pedreiras. As falhas da "lista negra" do Governo /premium

As empresas receberam ordens diferentes, e incompatíveis, de dois organismos do Estado. As indicações são incongruentes e a fiscalização foi feita por amostra. Há casos de risco óbvio fora da lista.
Atualidade

As pedreiras e os precipícios vistos do ar

1972
De Marco de Canaveses a Vila Viçosa, o Observador usou um drone para filmar algumas das 191 pedreiras de risco. As imagens mostram casas e estradas à beira do precipício.

Pedreiras. Casas no precipício e buraco junto à A1 /premium

Especial. Depois de Borba, o Governo apontou 191 pedreiras críticas. Mas há mais: cemitérios, casas e estradas coladas ao risco — até mesmo a A1. Veja os vídeos impressionantes feitos por drone.
Fósseis

Descoberto fóssil de pinguim gigante

Cientistas neozelandeses anunciaram a descoberta de ossos fossilizados de um pinguim gigante, o Crossvallia waiparensis. Terá tido o tamanho de um homem e viveu há 60 milhões de anos.

África do Sul. Descoberta espécie de dinossauro

A espécie foi batizada com o nome de "Ngwevu intloko" (caveira cinzenta) e pertence ao grupo dos sauropodomorfos, dinossauros herbívoros que tinham um pescoço longo e uma cabeça pequena.
Fósseis

Criança encontra fóssil de réptil gigante

Fóssil é de um réptil que se assemelha aos crocodilos de hoje e que viveu na Amazónia há oito milhões de anos. Robson Cavalcante descobriu o purussaurus enquanto pescava com o pai no rio Acre.

Borba. Familiares já receberam 1,6 milhões

As ordens de transferência das indemnizações aos 19 familiares e herdeiros das cinco vítimas mortais foram concluídas no final de junho e os montantes já estão disponíveis nas respetivas contas.
Fósseis

Quando o Saara tinha cobras e peixes gigantes

Peixes com 1.6 metros e cobras com mais de 12 metros de comprimento: assim era o "deserto" do Saara. Cientistas estudaram fósseis ao longo de 20 anos e reconstruíram o mar com 100 milhões de anos.
Antártida

Antártida. Cientistas descobrem lago de lava raro

É enorme, raro, composto por lava e fica dentro de um vulcão: imagens satélite revelaram um lago de lava numa remota ilha da Antártida. E é apenas o oitavo detetado no mundo.
Vulcões

Erupção em vulcão italiano faz um morto

O vulcão Stromboli entrou em erupção de forma inesperada. A única vítima mortal encontrava-se a fazer uma caminhada e estava perto do cume. A pequena ilha do Mediterrâneo está coberta por cinzas.
Vulcões

NASA vai fazer estudos em vulcão dos Açores

O vulcão da Ilha do Faial apresenta condições muito semelhantes às que se terão verificado em Marte "há mil milhões de anos". Os Açores são "um laboratório especial" e o estudo vai começar brevemente.
Geologia

Encontram reservatório de água doce no Atlântico

Os investigadores acreditam que esta reserva pode ser um recurso para as áreas mais secas e que este estudo indica a possibilidade da existência destas formações em outras partes do mundo.
Fósseis

Descoberta nova espécie de planta em Gondomar

"Annularia noronhai" foi encontrada no meio da cidade, num lote para construção, em Gondomar. Tem 300 milhões de anos, é um parente muito afastado da cavalinha e diz muito sobre o clima da época.
Dinossauros

Antártida revela fóssil de "monstro marinho"

O fóssil foi descoberto em 1989 e as escavações duraram vários anos. O animal tinha 12 metros e terá pesado quase 15 toneladas. Viveu ao largo de uma ilha remota da Antárctida.

Borba: Famílias indemnizadas com 1,6 milhões

Os 19 familiares e herdeiros das vítimas mortais da derrocada em Borba aceitaram receber 1,6 milhões de euros, propostos por Maria Lúcia Amaral.
Justiça

Borba: 6 meses depois, ainda não há indemnizações

O acidente causou a morte de dois operários de uma empresa de extração de mármore na pedreira ativa e de outros três homens, ocupantes de duas viaturas que seguiam no troço da estrada que ruiu.
Exploração Espacial

Missões Apollo captaram sismos na Lua

Os "tremores de lua" registados por quatro das missões Apollo foram provocados por falhas tectónicas. A Lua tem atividade sísmica e é um corpo celeste mais vivo do que se julgava.
Dinossauros

Espécie anã de Tyrannosaurus rex descoberta

Cientista americano conclui que ossadas guardadas no Museu de História Natural de Mesa são de um dinossauro anão, de uma espécie próxima do Tyrannosaurus rex.
País

Vítimas de explosão transportadas para Coimbra

A explosão envolveu um acidente com pólvora numa pedreira em Alpendurada e dois trabalhadores ficaram gravemente feridos. As vítimas foram transportadas de helicóptero para o hospital de Coimbra.
Acidentes e Desastres

Explosão em pedreira faz dois feridos graves

Uma explosão numa pedreira em Marco de Canaveses fez dois feridos graves esta manhã que foram transportados de helicóptero para o hospital de Coimbra.
Dinossauros

Vítimas do meteorito que extinguiu os dinossauros

Cientistas e paleontólogos descobriram os fósseis das primeiras vítimas do meteorito que levou à extinção dos dinossauros e defendem que morreram todos no mesmo dia.

Pedreiras têm 45 dias para repor limites à estrada

As pedreiras em situação crítica estão a ser notificadas pelo Ministério do Ambiente. Algumas delas estão também a receber notificações da Infraestruturas de Portugal. Governo nega descoordenação.
Manifestações

Pedreiras. Trabalhadores exigem reforma antecipada

Cerca de 70 trabalhadores e dirigentes sindicais participaram esta manhã, em Lisboa, numa marcha de protesto, reivindicando a publicação da portaria que permite a reforma antecipada sem penalização.
Acidentes e Desastres

Acidente de trabalho faz ferido grave em pedreira

O homem de 55 ficou ferido com gravidade quando "o trabalhador se encontrava a furar uma pedra com uma broca de três metros", referiu a GNR. O homem foi transportado para de Santa Luzia.

Alenquer. Um morto em acidente em pedreira na Ota

A vítima mortal tinha 33 anos e será o dono de uma pedreira na Ota, em Alenquer e estava a manobrar uma máquina escavadora quando o veículo deslizou e caiu num fosso de 20 metros de profundidade.

Derrocada em Borba. Há 19 pedidos de indemnização

A provedora de Justiça vai analisar os pedidos e calcular e propor o valor da indemnização a pagar em cada caso. Se o requerente aceitar, a ordem de pagamento segue para o primeiro-ministro.
Mediterrâneo

Mediterrâneo em zona de risco de tsunamis

O vulcão da ilha de Stromboli no Mar Mediterrâneo pode voltar a provocar estragos depois de ter sido o responsável por três tsunamis na Idade Média.
Geologia

LNEG nega intervenção na fiscalização de pedreiras

A presidente do LNEG afirma que a tarefa da entidade é "apenas ajudar as empresas na identificação dos recursos minerais" e que não tem competência de fiscalização ou geotécnica.
Dinossauros

Mongólia. Descoberta nova espécie de dinossauro

Os vestígios da nova espécie foram descobertos no deserto Gobi. A morfologia deste dinossauro suporta a tese de que os ovirraptossauros comiam ovos, sementes ou moluscos de casca dura.

Dino Parque da Lourinhã excede 350 mil visitantes

Para o seu segundo ano de portas abertas, o Dino Parque anunciou novos investimentos. Aos 120 modelos de dinossauros à escala real o parque vai juntar mais 30, que vão integrar um novo percurso.
Dinossauros

Nova espécie de dinossauros com espinhos ósseos

Paleontólogos descobriram na Patagónia fósseis de uma espécie desconhecida de dinossauros que se caracteriza por grandes ossos em forma de espinhos a cobrirem o dorso e o pescoço,
Indemnizações

Borba. Pedidos de indemnização até 28 de fevereiro

Provedora de Justiça diz que montantes serão calculadas seguindo os "critérios fixados aquando do recente processo de indemnização dos familiares das vítimas dos grandes incêndios de 2017".
Dinossauros

Descoberto o fóssil "Rei da Antártida"

O esqueleto foi encontrado incompleto, mas os paleontólogos têm uma ideia aproximada do animal, classificado como “Antarctanax Shackletoni”, que provavelmente era um carnívoro.
Paleontologia

Portugueses financiam pesquisas sobre dinossauros

Projetos científicos de paleontologia são financiados em quase 30 mil euros e vão decorrer durante um ano na Lourinhã. O mote dos três projetos é o estudo de diferentes espécies de dinossauros.
Governo

Governo: 191 pedreiras em situação crítica

Relatório divulgado pelo Expresso dá conta de "situações críticas" em 13% das pedreiras que dependem do Estado central. Dados serão base de Resolução do Conselho de Ministros

Borba. Autarca orgulhoso do Estado

António Anselmo afirma-se "contente" com o pagamento de indemnizações às vítimas da derrocada da estrada em Borba. Governo diz que Câmara pode vir a ter de devolver o dinheiro.
Acidentes e Desastres

Estado só assume responsabilidade por indemnização

Ministro do Ambiente diz que o Estado "não assume qualquer responsabilidade pelo acidente" de Borba, apenas "pela indemnização das famílias das vítimas".
Acidentes e Desastres

Borba. Governo admite falhas e vai indemnizar

Relatório preliminar pedido por Governo indicia que Estado não terá sido diligente a fiscalizar pedreiras que causaram queda de estrada em Borba. Governo aprovou resolução para indemnizar vítimas.
Atualidade

Indonésia. A dimensão da catástrofe vista de cima

As ondas do tsunami chegaram a ter 3 metros de altura. Imagens aéreas mostram a devastação na Indonésia: mais de 800 casas destruídas, 22 mil desalojados e mais de 400 mortos. O perigo não acabou
Itália

Vulcão Etna entra em erupção

Vulcão Etna na ilha italiana da Sicília entrou em erupção. Foram registados mais de 100 sismos esta segunda-feira. Aeroporto de Catania esteve fechado e reabriu com limites. Não há registo de feridos.
Indonésia

A erupção que mudou o mundo: a do pai do Krakatoa

Anak Krakatoa, filho de Krakatoa, é o vulcão que está na origem do sismo da Indonésia. Em 1883 o seu pai explodiu e a Terra esteve meio às escuras 18 meses. O descendente pode ser ainda mais perigoso.
PSD

Borba e INEM: Rui Rio culpa Estado

Presidente do PSD responsabiliza o Estado pelo caso de Borba e diz que os portugueses se sentem inseguros com as últimas falhas das instituições, como o foi o caso de Tancos e do helicóptero do INEM.
Estradas

Vila Viçosa. Condicionado trânsito em 2 nacionais

O trânsito encontra-se condicionado em dois locais da EN254 e numa zona da EN255, perto de Vila Viçosa, devido a um conjunto de inspeções que estão a ser realizadas pelas Infraestruturas de Portugal.
Obras Públicas

Borba. Acidente impõe reflexão sobre planeamento

Após o deslizamento de um grande volume de rochas, pensar a forma como o setor dos mármores está organizado é uma prioridade, obrigando a refletir sobre planeamento das explorações e sua envolvência.
Estradas

Marcelo pressiona Governo com solução para Borba

Presidente da República reuniu-se com familiares das vítimas do acidente de Borba e diz-se "convencido" de que o Governo vai encontrar uma solução para "não fazer esperar" aqueles que estão a sofrer.
Paleontologia

Portugueses descobrem mais antigo crocodilo fóssil

Uma nova espécie de crocodilo descoberta em Tentúgal desvenda que, afinal, esses animais são 20 milhões de anos mais antigos do que se julgava. É o fóssil de crocodilo mais antigo do mundo.

Resgate em Borba mobilizou 651 operacionais

Perigo, complexidade e exigência técnica. Foram 13 dias de operações que permitiram resgatar cinco vítimas mortais. A ANPC sublinha "o facto de não se ter registado qualquer acidente".

Muita gente sabia "há muitos anos". O que falhou? /premium

Estudos e memorandos mostram que Câmara, empresários, direções regionais e Governo sabiam do perigo, mas não cortaram a estrada. Com as cinco vítimas já resgatadas, é tempo de apurar o que correu mal.

Proteção Civil termina operações em Borba

O presidente da ANPC considerou que as operações estão encerradas e diz que é "praticamente impossível" haver mais vítimas. Mourato Nunes ressalva, no entanto, que "garantias absolutas não existem".
Acidentes e Desastres

Resgatado o corpo da quinta vítima da derrocada

Operações deste sábado permitiram retirar o segundo carro que estava submerso na pedreira. Lá dentro estava a quinta vítima da derrocada. Será um homem de 85 anos, morador de Alandroal.
Acidentes e Desastres

PJ investiga explosões na pedreira de Borba

Várias pessoas garantem ter ouvido pelo menos duas detonações no dia do desabamento da EM255. A Polícia Judiciária admite que a utilização de pólvora explosiva pode ter contribuído para o aluimento.

Borba: "Eu fugi. Ele não teve tempo" /premium

Joaquim estava na pedreira quando a estrada ruiu, há mais de uma semana. Ao Observador, conta como foi e diz que "há muito tempo" falou-se no risco, mas "ficou-se sem saber nada".

Borba. Governo recebeu email com alerta em 2014 /premium

Em dezembro de 2014, o gabinete do secretário de Estado da Energia e a DGEG receberam por mail um dossiê da Direção-Regional de Economia sobre falta de segurança da estrada municipal 255.
Dinossauros

Réptil primo de mamíferos conviveu com dinossauros

Os dicinodontes pertencem a um grupo de répteis que viria a originar os mamíferos. O exemplar maior e mais recente foi encontrado na Polónia e viveu no tempo dos dinossauros.

Ninguém quer acreditar que Fortunato também morreu /premium

Todos os dias, Fortunato ia ao café do Sr. Silva. Na 2ª feira, estava fechado e decidiu ir a Vila Viçosa pela estrada que ruiu para a pedreira. Os vizinhos recusam acreditar que é uma das vítimas.

Documento estatal de 2014 anteviu queda da estrada /premium

Direção Regional da Economia do Alentejo alertou em junho de 2014, em memorando obtido pelo Observador, para o “arrastamento de parte da estrada" de Borba. Resta saber a quem foi enviado o documento.

Borba. Ata mostra que câmara desvalorizou perigo /premium

Documento a que o Observador teve acesso mostra que os alertas foram desvalorizados por vários responsáveis, numa reunião da autarquia. Discussão foi adiada para uma conferência que nunca aconteceu.
Acidentes e Desastres

Os responsáveis, os avisos e as perguntas  /premium

Derrocada da antiga estrada nacional 255 em Borba deixa muitas perguntas ainda sem resposta. Houve avisos e as imagens parecem apontar para uma tragédia anunciada. Quem são os responsáveis?
Acidentes e Desastres

A história dos cunhados arrastados pela derrocada /premium

José e Carlos não conseguiram parar a carrinha a tempo. O condutor que seguia atrás deles ficou a 7 metros da queda. Só percebeu depois que os conhecia: "Ia lá um colega meu que entrava hoje às 7h".
Acidentes e Desastres

Borba, a cidade em silêncio que espera um milagre /premium

O Observador passou a noite em Borba, onde o silêncio só é interrompido por dois sons: as pedras que continuam a cair na pedreira e o choro dos familiares das vítimas que lá ficaram soterradas.
Paleontologia

Descoberto animal mais antigo do mundo

Vestígios moleculares de colesterol descobertos num fóssil revelaram a cientistas australianos o animal mais antigo já descoberto, que terá vivido há 558 milhões de anos.
Dinossauros

Novo dinossauro carnívoro em Torres Vedras?

Paleontólogos portugueses dizem ter descoberto uma nova espécie de dinossauro carnívoro em Torres Vedras. Será o primeiro desta espécie em Portugal e um dos mais antigos do mundo.
Aquecimento Global

Geologia ajuda a explicar aquecimento global

Os registos geológicos das mudanças ocorridas na Terra há 182 milhões de anos ajudam a compreender a evolução da natureza associada ao aquecimento global contemporâneo.
Austrália

Encontrados dentes de tubarão gigante extinto

São um dos três conjuntos de dentes do tubarão branco gigante existentes no mundo, explicou o paleontólogo que liderou as escavações. A espécie habitou os mares da Austrália há 25 milhões de anos.
Sismo

Sismo na Indonésia faz 16 mortos e 330 feridos

820 pessoas estavam no vulcão Rinjani, o segundo maior da Indonésia, no momento em que foi atingido por um terramoto de magnitude 6.4. Muitas ficaram encurraladas devido aos deslizamentos de terra.
Atualidade

Explosão de lava do Kilauea atinge barco

Uma embarcação envolvida numa nuvem de fumo gigante e atingida pela lava do Kilauea. As imagens de vídeo amador mostram um cenário de gritos e de pânico entre os turistas que estavam no barco.
Guatemala

Voluntários falam em 2900 mortos na Guatemala

Um grupo de voluntários que resgata vítimas da erupção do vulcão do Fogo, na Guatemala, afirmam que há pelo menos 2.900 mortos, um número muito acima dos 113 admitidos oficialmente pelas autoridades.
Atualidade

Kilauea, o vulcão que está a transformar uma ilha

O vulcão Kilauea, no Havai, tem consumido centenas de propriedades e está a tornar a ilha num território irreconhecível. Mas há mais atividades vulcânicas que têm sido devastadoras nos últimos anos.
A página está a demorar muito tempo.