271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Prisão

Ministério Da Justiça

PSD e CDS querem revogar regime de perdão de penas

PSD e CDS-PP entregaram um projeto-lei que pretende revogar o regime excecional de libertação de presos, após a discussão do diploma no Parlamento com a ministra da Justiça.
Crime

Detido suspeito de sequestrar e roubar prostitutas

O homem contactava previamente as vítimas e dirigia-se às suas casas como se fosse um cliente normal. É reincidente em crimes desta natureza e já tinha sido condenado.
Ministério Da Justiça

Van Dunem admite revogação de perdão de penas

Van Dunem, questionada na comissão parlamentar de direitos, liberdades e garantias, considerou que o regime especial de perdão de penas poderá cessar em breve, assim que o ritmo de vacinação aumente.
Tráfico de Droga

Suspeitos de tráfico de droga detidos na Nazaré

Os suspeitos demonstravam extremo cuidado, adotando procedimentos para iludir a atenção das autoridades e diminuir o risco de uma eventual abordagem, com uso de dispositivos de contra vigilância.
Coronavírus

Prisões sem mortes por Covid-19

Segundo o Ministério da Saúde, Portugal "distingue-se positivamente" por não ter mortes por Covid-19 nas prisões, devido às medidas restritivas impostas para conter a pandemia.
Coronavírus

Já saíram 2.851 reclusos das prisões com perdão

Perdão de penas não foi associado à situação de estado de emergência e já permitiu libertar quase 3.000 reclusos. Ministério da Justiça não dá prazo para revogação do regime excecional.
Migrações

ONG: acolhimento de imigrantes "viola dignidade"

ONG diz que "detenção" de migrantes em prisão é "inaceitável". SEF garantiu que unidade habitacional na prisão de Caxias vai ficar "totalmente independente e autónoma" do estabelecimento prisional.
Nicolas Sarkozy

MP pede seis meses de prisão para Sarkozy

A acusação sublinhou o "descuido total" do ex-chefe de Estado na gestão das finanças de uma campanha que custou quase o dobro do limite autorizado, e exigiu o pagamento de uma multa de 3.750 euros.
Moçambique

Investigada alegada exploração sexual de reclusas

A denúncia partiu da organização não-governamental Centro de Integridade Pública, que alertou para a existência de uma alegada rede de exploração sexual a partir da cadeia.
Tribunal Da Relação De Lisboa

Relação valida penas a alegados jihadistas

Face à decisão agora proferida pela Relação, advogado de Rómulo Costa admitiu já a intenção de recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça, tendo a possibilidade de baixar a pena aplicada.
Direitos Humanos

Tribunal europeu condena Portugal a indeminização

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso que cumpriu pena de prisão quando foi condenado a internamento psiquiátrico.
Moçambique

Maputo. ONG denuncia rede de exploração sexual 

Uma ONG moçambicana denuncia uma rede de exploração sexual em que reclusas, de uma cadeia de Moçambique, são obrigadas, pelos guardas, a sair da prisão para ter relações sexuais com desconhecidos.
Justiça

Sobrinho de Manuel Godinho entregou-se

O arguido Hugo Godinho apresentou-se voluntariamente no Estabelecimento Prisional do Porto no dia 8 de junho, na sequência de um mandado de detenção emitido pela juíza do processo.
Incêndios

Prisão efetiva para homem que ateou vários fogos

O arguido estava acusado de 10 crimes de incêndio florestal, mas o tribunal deu como provados apenas seis e foi condenado a um ano e nove meses de prisão para cada um dos seis crimes.
Crimes Sexuais

Condenado a 15 anos por 452 crimes sexuais

202
O tribunal deu como provado que a principal vítima foi a filha mais velha. Os abusos terão começado quando tinha 13 anos, altura em que o pai lhe terá dito que a ia "preparar para o futuro".
Cascais

Detido por posse de arma de guerra em Cascais

649
A PSP apurou que o detido e a sua companheira se encontram "em situação irregular em território nacional", tendo sido notificados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para sair em 20 dias.
Polícia Judiciária

PJ detém estrangeiro em Lisboa para extradição

O homem de 41 anos é alvo de dois mandados, um emitido pelas autoridades francesas e outro pelas espanholas. É suspeito dos crimes de branqueamento de capitais e associação criminosa.
Polícia Judiciária

Ex-inspetor da PJ condenado a seis anos de prisão

Os juízes entenderam que o ex-coordenador da Unidade de Combate ao Tráfico de Droga violou o dever de fidelidade ao colaborar e fornecer informações a arguidos envolvidos no tráfico de cocaína.
Fraude

Penas suspensas em fraude com cartas de condução

Três médicos passaram quase mil atestados para efeitos de revalidação da carta sem que as pessoas em causa fossem observadas clinicamente. Os outros arguidos geriam agências de documentação automóvel.
Violação

Prisão preventiva para homem que violou mulher

Mulher foi raptada e levada para a barraca onde o detido pernoitava, onde foi despida da cintura para baixo, mas conseguiu fugir, tendo percorrido várias ruas sem roupa até encontrar auxílio.
Violência Doméstica

Prisão preventiva por ameaçar e agredir mulher

O suspeito, de 47 anos, habitual consumidor de bebidas alcoólicas e com antecedentes criminais por ofensas à integridade, terá agredido e ameaçado de morte a esposa de 45 anos, com quem vivia há 23.
Crime Organizado

Agressor de advogado português em Macau condenado

Jorge Menezes disse que foi preciso interpor 4 recursos e esperar 8 anos para conseguir reverter decisões do tribunal. O advogado português lamenta não ter sido investigado quem era o mandante.
Justiça

25 anos de prisão para acusado de duplo homicídio

O arguido, que tem agora 18 anos, foi considerado culpado de dois crimes de homicídio, um qualificado e outro simples. Terá cometido ainda um crime de profanação de cadáver.
Taça de Portugal

Detidos com material pirotécnico nos festejos

Uma pessoa de 26 anos foi detida por posse e deflagração de um petardo e os agentes detiveram outra, de 32 anos, por arremessar contra uma mota policial um engenho pirotécnico.
Noticiário

5h.APAR pede vacinação "de uma só vez" nas prisões

O processo de vacinação nos estabelecimentos prisionais começa a 31 de maio. A Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso pede que o processo tenha os mesmos critérios da vacinação aos professores.
Moçambique

Homicidas de portuguesa condenados à pena máxima

O juiz referiu que foi subscrito o pedido do MP em aplicar a pena máxima e que, "se o código penal nos permitisse aplicar 50 ou 100 anos, nós chegaríamos lá sem hesitar, pela gravidade do crime".
Hong Kong

Hong Kong. Ativista Wong condenado a mais 10 meses

Além de Wong, três outros ativistas, eleitos como conselheiros distritais no escrutínio de novembro de 2019, vão cumprir penas entre quatro e seis meses de prisão, com as mesmas acusações.
Myanmar

Myanmar. Militares proíbem televisão por satélite

Esta proibição junta-se ao corte progressivo das comunicações via internet desde o golpe de fevereiro, primeiro com o bloqueio de redes sociais e depois com os "apagões" noturnos do sinal da internet.
Dinamarca

Dinamarca endurece regras para a naturalização

3548
Para os candidatos, será necessário provar que se tem cadastro limpo: nenhuma pena, mesmo suspensa, tendo assegurado a sua subsistência durante pelo menos três anos e meio nos últimos quatro anos.
Rússia

Navalny foi transferido para hospital-prisão

O opositor russo foi transferido para uma enfermaria que servirá para tratar doentes com tuberculose grave. Autoridades russas dizem que Navalny está bem. Médicos do ativista receiam pela sua vida.
Crime

Oeiras. Apanhado preso em fuga de hospital-prisão

O homem, doente do foro psiquiátrico, foi recapturado esta sexta nas imediações do hospital prisional, na zona de Caxias, na sequência de uma operação do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional.
Prisão

Preso, com doença psiquiátrica, foge em Oeiras

Um homem inimputável que estava internado no Hospital Prisional de São João de Deus, fugiu na zona de Caxias, em Oeiras, às 15h50 desta quinta-feira. Autoridades tentam encontrá-lo.
Comentário

Madoff: "Conhecido, não pelas melhores razões"

Bernie Madoff foi autor de uma das maiores fraudes fiscais de sempre. Foi condenado a 150 anos de prisão. A análise de Paulo Ferreira: "Com a crise de 2008, caiu tudo".
Violência Doméstica

Violência doméstica. Suspeito em prisão preventiva

Apesar de já se encontrar separado da vítima há um mês, intensificou os maus-tratos, perseguindo-a e impedindo-a de fazer a sua vida normal. Chegou a atropelar a mulher, causando-lhe ferimentos.
Rússia

Navalny estará a ser privado do sono pelos guardas

Alexei Navalny fez uma queixa aos serviços de segurança onde indica que os guardas da penitenciária onde se encontra detido o privam de dormir. O opositor russo solicita ainda cuidados médicos.
Incêndios

Anulado acórdão que condenou incendiário a prisão

A Relação do Porto anulou o acórdão que condenou um homem por ter ateado um incêndio florestal em Ovar, e determinou a reabertura do julgamento. Tinha sinais de estar alcoolizado quando ateou o fogo.
Crime

Supremo decide sobre recursos de Rosa Grilo

O Supremo Tribunal de Justiça decide sobre os recursos interpostos pelas defesas de Rosa e de António, condenados à pena máxima de 25 anos de prisão pelo homicídio de Luís Grilo, marido da arguida.
Sociedade

Paços de Ferreira. Três reclusos em greve de fome

Três reclusos da cadeia de Paços de Ferreira estão em greve de fome e um deles foi transportado para o hospital. Reivindicam a passagem do regime isolado para o comum, onde estão outros presos.
Tráfico de Droga

Prisão preventiva para família por tráfico

Dos oito membros da família detidos na quarta-feira, seis estão em prisão preventiva, um está proibido de sair da zona de residência e um outro ficará com Termo de Identidade e Residência.
Crime

Algarve. Carrinha celular avariada adia julgamento

O Tribunal de Portimão adiou a sessão do julgamento das duas mulheres acusadas pela morte de um homem em 2020 no Algarve, devido a uma avaria da carrinha dos serviços prisionais.
Operação Fizz

Recurso de procurador na Relação dois anos depois

O recurso do procurador do Ministério Público Orlando Figueira condenado há mais de dois anos no âmbito da Operação Fizz foi distribuído no Tribunal da Relação de Lisboa na passada sexta-feira.
Casas Reais

ONU ainda não recebeu provas de vida de Latifa 

"Não, ainda não". Porta-voz revela que ocorreram contactos entre o Alto-Comissariado da ONU para os Direitos Humanos e representantes dos Emirados Árabes Unidos mas sem resultados à vista.
Nicolas Sarkozy

Sarkozy admite recorrer de condenação

Ex-Presidente francês critica a "profunda e chocante injustiça do processo iniciado" contra si na Justiça, mantendo "a determinação para que triunfe o Direito e a Justiça".
Prisão

População prisional reduziu 18% nos últimos 4 anos

A população prisional baixou de 13.779, no final de 2016, para 11.300 no final de 2020. Neste período foram ainda introduzidos no sistema prisional mais de 400 efetivos.
Venezuela

Direitos humanos. Agentes venezuelanos acusados

Entre 2017 e 2020 "imputámos a 677 funcionários de segurança do Estado e 39 civis alegados crimes de violações dos direitos humanos", disse o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab.
Rússia

Navalyn transferido para local desconhecido

O opositor ao regime russo Alexei Navalny foi transferido da prisão onde estava para um local desconhecido, revelou Olga Mikhailova, advogada. Família não foi informada.
Angola

Standard Bank convoca AG para renovar destituições

Banco quer renovar a destituição com justa causa invocando "incapacidade por impedimento e por falta de idoneidade". São Vicente está preso preventivamente devido a uma investigação sobre corrupção.
Equador

Motins em prisões do Equador fazem 50 mortos

São mais de 50 os detidos que morreram em vários motins ocorridos em três prisões prisões equatorianas. A Polícia está agora a "gerir o controlo daqueles estabelecimentos prisionais".
Crime

Porto: 17 anos de prisão para homicida 

Um homem foi condenado a 17 anos de prisão por asfixiar até à morte outro homem de nacionalidade brasileira que lhe pediu ajuda para se abastecer de drogas, no Porto.
Espanha

Pablo Hasél não quer compartilhar cela, nem limpar

1392
A advogada de Pablo Hasél veio revelar mais detalhes sobre a prisão do rapper, que estabeleceu “linhas vermelhas” — não quer dividir cela, nem colaborar com os trabalhos de manutenção de prisão.
Crime

Prisão para ciclista com 3,80 gramas de álcool 

O Tribunal da Relação do Porto deu azo à decisão do tribunal da Anadia, que condenou um ciclista a 7 de meses de prisão por conduzir embriagado. Esta foi a 12.ª vez que foi apanhado bêbado ao volante.
Pornografia Infantil

CDS-PP agravar penas para crimes de pornografia 

123
O CDS propôs um projeto de lei no parlamento com o objetivo de agravar as penas para os crimes de pornografia infantil e aumentar de dois para cinco anos a pena máxima de prisão.
Crime

Chefe prisional passava droga pelo bar da cadeia

171
Em Paços de Ferreira, um chefe prisional passava droga a reclusos por postigo no bar da cadeira. Chegou a receber cinco mil euros para entregar um quilograma de heroína.
Crime

Arguido diz que guarda metia droga na cadeia 

146
Horácio Almeida revelou que o chefe prisional José Coelho pertencia a uma rede criminosa que traficava estupefacientes e telemóveis. O arguido relatou histórias do guarda e do sistema no qual atuava.
Relações Internacionais

Primeiro-ministro da Geórgia demitiu-se 

A demissão de Gakharia surgiu após uma reunião retransmitida na televisão, em que criticou uma decisão do tribunal que ordenou a prisão preventiva do líder da oposição (e possíveis 9 anos de cadeia).
África do sul

Comissão de inquérito pede prisão de ex-presidente

A "era corrupta" de Jacob Zuma, que governou a África do Sul entre 2009 e 2018, está a ser investigada por uma comissão de inquérito que considerou o caso "muito grave" e ordenou a prisão do ex-líder.
Brasil

Eike Batista condenado a mais 11 anos de prisão 

Antigo homem mais rico do Brasil é acusado de uso de informação privilegiada e manipulação dos mercados financeiros. Batista, que está em prisão domiciliária, vê a sua pena ascender aos 58 anos.
Coronavírus

Há 252 reclusos com Covid e há um surto em Lisboa

308
Segundo dados da DGRSP, há 252 reclusos com Covid-19. 72 estão na Ala E do Estabelecimento Prisional de Lisboa. Maioria está assintomática. Há ainda 788 reclusos recuperados da doença.
Prisão

Condenado suspeito do assalto a cemitério de Vagos

Um homem de 30 anos que assaltou o cemitério de Fonte Angeão, em Vagos em 2017, e que roubou dezenas de artigos religiosos de mais de 21 sepulturas, foi condenado a seis anos e meio de prisão.
Polícia Judiciária

PJ detém mulher que estava em fuga há quatro anos

Uma mulher que estava em fuga às autoridades desde 2017 foi localizada e conduzida à cadeia. Condenada por burla, nunca se entregou, tendo nestes anos mudado de residência frequentemente.
China

China. Jornalista australiana formalmente presa

453
Cheng Lei foi detida a 14 de agosto depois da tensão entre China e Austrália ter escalado quando Camberra iniciou uma investigação sobre a pandemia da Covid-19.
Justiça

Estado tem de indemnizar inocente preso 914 dias

O Estado português foi condenado a pagar 62 mil euros a um homem que cumpriu 914 dias de prisão pelo alegado homicídio da tia, e que acabou por ser declarado inocente.
Rússia

Navalny condenado a dois anos e 6 meses de prisão

O Tribunal de Moscovo condenou Alexey Navalny a 2 anos e seis meses de prisão. EUA, Reino Unido, França, Alemanha pedem libertação imediata. Rússia diz que o Ocidente está “desligado da realidade”.
Manuel Godinho

Godinho condenado a mais dois anos de prisão 

143
Principal arguido no caso Face Oculta, o empresário Manuel Godinho foi esta quarta-feira condenado a dois anos de prisão suspensa, no processo por fraude fiscal. O filho recebeu a mesma pena.
Violência Doméstica

Homem obrigado a permanecer em casa foi detido

Um homem de 28 anos obrigado a ficar na habitação pelo crime de violência doméstica saiu da residência para ameaçar a ex-companheira. Agressor está agora em prisão preventiva.
Coronavírus

Vacinação nas prisões começa na quarta-feira

585
A vacinação do universo prisional começa pelos profissionais de saúde do hospital prisional de Caxias. Guardas, funcionários e reclusos são vacinados em fases posteriores.
Crime

Recluso condenado por violação foge da cadeia

Pouco mais de quinze depois de ter sido condenado pelo tribunal com pena de treze anos de prisão, por violação, homem fugiu esta sexta-feira do Estabelecimento Prisional de Bragança.
Rússia

Navalny volta à Rússia e acusa Putin de assassínio

Alexei Navalny, opositor de Putin e que terá sido alegadamente envenenado, anunciou que vai voltar à Rússia no domingo, apesar de estar ameaçado com uma pena de prisão.
Prisão

18 anos de prisão para homem que matou mulher

Um homem que matou uma mulher e feriu mais três pessoas, num café, no concelho de Guimarães, em abril de 2019, foi condenado a 18 anos de prisão. O Supremo Tribunal de Justiça confirmou a pena.
Morte

Português condenado a prisão perpétua

198
O português, Marco Silva, acusado de assassinar a antiga companheira, vai ser punido com pena de prisão perpétua, no Luxemburgo, afirma o Ministério luxemburguês.
Comentário

Primeira condenação por mutilação genital feminina

275
Tribunal de Sintra condena mulher a três anos de prisão pela mutilação genital da filha. Criança será indemnizada em 10 mil euros. Ouça aqui a jornalista Carolina Branco, que acompanhou o julgamento.
Fact Check

Libertação de presos não aumentou criminalidade?

135
Marcelo disse a Ventura que criminalidade não aumentou com medida de combate à pandemia que permitiu libertar presos. Houve alguns crimes menores, estatisticamente irrelevantes para os números globais
Crimes Sexuais

Acusado de abuso sexual de filha de 12 anos 

Um homem foi esta segunda-feira acusado de cincos crimes de abuso sexual agravado, praticados sobre a filha de 12 anos. A medida de coação aplicada é a mais grave: prisão preventiva.
México

México. Mulher condenada por incitar linchamento

Uma mulher foi condenada a 22 anos de prisão no México após incitar o linchamento de dois homens que foram espancados e queimados por populares. Mulher alugou veículo com altifalante para o efeito.
Roubo

Jovem preso por roubo e venda de objetos 

O jovem tinha um esquema que combinava a compra de objetos anunciados na internet e que acabava por roubar aos vendedores. Foi preso por crime de roubo agravado na forma tentada e crime de violência.
Jornalismo

Juíz ordena prisão de jornalista etíope da Reuters

Sem dar confirmação, a Reuters adianta que a a detenção do repórter poderá estar ligada à sua cobertura do recente conflito na região etíope de Tigray.
Sequestro

Sequestradores de taxista em prisão preventiva

617
Uma criança de 2 anos estava com os detidos, dois homens de 19 e 23 anos e uma mulher de 20 anos. Foi entregue a um familiar e sinalizada para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Crime

Atacante de Halle condenado a prisão perpétua

495
O atacante foi acusado da morte de duas pessoas e de tentar matar muitas mais. Durante o julgamento, Balliet admitiu que queria entrar na sinagoga e matar os 51 judeus que se encontravam no templo.
Prisão

2.200 reclusos libertados por conta da pandemia 

Um dos objetivos primordiais desta medida, como dito pela ministra da justiça, é "evitar uma catástrofe". Dos 2.200 reclusos, 11 pediram para regressar às instalações por falta de condições.
Crime

Condenando a 21 anos de prisão por sufocar mulher 

O Tribunal da Madeira condenou a 21 anos de prisão um homem de 40 anos por ter sufocado a companheira com uma camisa de dormir. Também foi condenado por profanação de cadáver.
Coimbra

Projeto dá voz a crianças com pais presos 

A exposição "Reclus@ 008" mostra fotografias de oito crianças e jovens com pais presos, onde retratam a ausência, a saudade, mas também um sistema pouco adaptado aos seus direitos.
Tribunal

Face Oculta. Paulo Penedos entrega-se na prisão

369
Tribunal de Aveiro ordenou a execução das penas de prisão de José e Paulo Penedos e de Paiva Nunes. Acórdãos condenatórios tinham transitado em julgado há um ano.
Violência Doméstica

Violência doméstica. Suspeito em prisão preventiva

Um homem de 28 anos de Leiria vai aguardar julgamento em prisão preventiva pela alegada prática do crime de violência doméstica agravada. O agressor perseguia e molestou fisicamente a vítima.
Coronavírus

Casos entre reclusos baixam para 184

Registam-se 184 casos ativos entre 11.226 reclusos, depois de, na véspera, esse número ter atingido os 259. Quanto aos casos clinicamente recuperados entre reclusos, o número avançado é 295.
Coronavírus

Há 336 casos ativos nas prisões portuguesas

O Estabelecimento Prisional de Tires "foi desconfinado", após 110 reclusas recuperarem do novo coronavírus. Os serviços prisionais contabilizam 336 casos ativos, 295 são reclusos.
Coronavírus

Associação teme situação explosiva nas prisões

"É impossível estarem todos assintomáticos, entre reclusos e guardas. Tememos que a situação seja mais grave do que aquilo que passa para a opinião pública", afirmou o presidente da APAR.
Coronavírus

PSD critica ação do Governo em surtos nas prisões

O PSD apontou um "descambar" de casos de Covid-19 nas prisões e atribuiu este aumento à falta de eficácia do plano de contingência do Governo para os estabelecimentos prisionais.
Prisão

Serviços prisionais com 435 casos positivos

DGRSP contabiliza 435 casos positivos de Covid-19 entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em Centros Educativos. Em Tires, há duas crianças infetadas.
Crime

Guarda prisional faz ameaças com arma em hospital

656
O homem deslocou-se ao hospital com o intuito de visitar a mãe. Por não lhe ter sido permitida a visita, sacou a arma de serviço e ameaçou de morte as pessoas que se encontravam no local.
Tráfico de Droga

Três detidos por tráfico de droga em Aveiro

A GNR refere que os suspeitos foram presentes na quinta-feira a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal da Feira, tendo sido aplicada a medida de coação mais gravosa a três deles.
Prisão

Uso de máscara não recomendado nas prisões

Sobre a não utilização generalizada de máscaras pelos reclusos, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) disse à agência Lusa que em apenas alguns casos estas são recomendadas.
Greve

Chefes da guarda prisional iniciam greve

Cerca de 300 profissionais planeiam aderir à greve, naquele que é o primeiro protesto promovido por chefes da guarda prisional. O período de greve abrange quatro turnos e dura 16 horas.
Ordem dos Advogados

Ordem preocupada com relatório sobre presos

O Comité Anti-Tortura do Conselho da Europa recomendou às autoridades portuguesas a adoção de medidas firmes para prevenir maus-tratos policiais e garantir que os alegados casos sejam investigados.
Inglaterra

"Estripador de Yorkshire" morre aos 74 anos

O Serviço Prisional da Grã-Bretanha anunciou que o assassino em série Peter Sutcliffe, também conhecido pelo "estripador de Yorkshire", morreu aos 74 anos. Estava condenado à prisão perpétua.
Coronavírus

60 infeções no Estabelecimento Prisional de Lisboa

A direção-geral dos serviços prisionais já anunciou que vai testar todos os 900 detidos naquela prisão, bem como os 240 funcionários. Todas as visitas estão suspensas, à exceção das dos advogados.
Coronavírus

Há seis infetados na prisão de Lisboa

Na sequência de testes efetuados aos reclusos colocados nos serviços clínicos do Estabelecimento Prisional de Lisboa, foram identificados seis casos positivos. Há 200 reclusos em quarentena.
Coronavírus

Advogados denunciam "grave situação" em Tires

Falta de produtos de higiene, falta de assistência médica e falta de medidas de restrição são alguns dos "relatos de violação dos mais elementares direitos fundamentais" que a Ordem denuncia.
Coronavírus

Número de infetados em Tires sobe para 158

Dos 158 infetados, 148 são reclusas. A formação escolar e profissional, o trabalho e as visitas estão suspensos. O "tempo de recreio" é organizado em grupos para evitar contágios.
Orçamento do Estado

Justiça descarta nova libertação de reclusos

125
Francisca Van Dunem recordou que os estabelecimentos prisionais estiveram quase sete meses sem surtos e que os planos de contigência nas prisões são muito rigorosos.
Coronavírus

Prisão de Tires nega falta de material de higiene

A Direção-Geral dos Serviços Prisionais negou que haja falta de material de higiene e limpeza na prisão de Tires, sustentando que estão a ser respeitados os direitos das reclusas
Prisão

Sintra. Autoridades em alerta após fuga de recluso

Recluso terá saltado a barreira que separa os presos das visitas, avança Correio da Manhã. Incidente ocorreu esta manhã e autoridades já lançaram alerta.
Coronavírus

Covid-19. Prisões portuguesas têm 55 casos ativos

A maioria dos infetados são trabalhadores. Dos 55 casos ativos, só 19 são reclusos de prisões ou centros educativos. Desde março, já recuperaram da doença, tendo testado negativo, 112 pessoas.
Coronavírus

Matosinhos. Seis funcionários infetados na cadeia

Segundo a Direção Geral dos Serviços Prisioanais, o contágio terá decorrido no contexto privado dos infetados. Custóias tem também uma ala que recebe reclusos infetados de outras cadeias.
Justiça

Homem que inspira "Hotel Ruanda" ainda na prisão

Um tribunal do Ruanda prolongou por 30 dias a prisão preventiva para Paul Rusesabagina, que inspirou o argumento do filme "Hotel Ruanda", acusado de vários crimes de terrorismo.
Provedor de Justiça

Provedora de Justiça retomou visitas a prisões

O Mecanismo Nacional de Prevenção decidiu retomar as visitar a prisões e outros centros de detenção "após a suspensão de atividade presencial decidida em março na sequência da pandemia de Covid-19".
Prisão

Bispo reclama mudanças no sistema prisional

Depois do Estado ser condenado a pagar uma indeminização a um detido, o bispo do Porto pediu que se repense se a sociedade portuguesa quer um sistema penal "vindicativo ou regenerador e reeducativo".
Prisão

Chefias da guarda prisional em vigília e greve

Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional agendou para o dia 30 uma vigília à porta do Ministério das Finanças. Greve vai ter início a 16 de novembro e será por tempo indeterminado.
PSP

Nove anos de prisão para ex-PSP que furtou armas

O antigo armeiro da PSP foi absolvido do crime de associação criminosa, mas condenado por tráfico e mediação de armas, branqueamento de capitais, peculato e detenção de arma proibida.
Bielorrússia

713 detidos na Bielorrússia depois de protestos

713 pessoas foram detidas, na Bielorrússia, depois de protestos para contestar a reeleição de Alexander Lukashenko. 570 pessoas ainda estão sob custódia prisional e 40 jornalistas foram detidos.
Polícia Judiciária

Prisão preventiva para suspeito de abuso sexual

Um homem de 43 anos vai ficar em prisão preventiva depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária por suspeita de múltiplos crimes de abuso sexual de crianças e de pornografia de menores.
Prisão

Filho de Sousa Cintra preso por fogo posto

147
Eram cerca de 00h30 quando Miguel Sousa Cintra foi visto "a fumar e a lançar um depósito de gasolina". Família pede internamento compulsivo. Homem já tinha sido detido por disparar contra máquina.
Fact Check

Mortágua criticou menor atenção com os presos?

Publicação viral atribui a Mariana Mortágua frase em que compara preocupação com idosos a preocupação com reclusos e onde sugere nacionalização de hospitais para cuidar dos presos. É falsa.
Corrupção

Corrupção. Ex-líder do atletismo mundial condenado

O senegalês Lamine Diack foi esta quarta-feira condenado a quatro anos de prisão, dois dos quais efetivos, por corrupção à frente do organismo.
Prisão

GNR captura recluso evadido de Pinheiro da Cruz

Homem de 36 anos foi capturado depois de ter fugido do Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz, em Grândola, na noite de segunda-feira. Recluso já tinha cumprido quatro anos de uma pena de seis.
Terrorismo

Irmão do autor do atentado de Manchester condenado

O irmão do autor de um atentado em 2017, em Manchester, Reino Unido, Hashem Abedi, foi condenado a um mínimo de 55 anos de prisão pela morte de 22 pessoas que saíam de um concerto de música.
Bielorrússia

Centenas manifestam-se em frente a prisão em Minsk

Cerca de 200 apoiantes da oposição na Bielorrússia reuniram-se diante da prisão onde está detido o marido da líder oposicionista Svetlana Tikhanovskaya.
Crime

Condenado por abuso sexual de crianças extraditado

Um homem de 45 anos, condenado a seis anos de prisão por abuso sexual de crianças e atos sexuais com adolescentes, foi extraditado de França para Portugal para cumprir a pena.
PSP

Agentes da PSP em preventiva por tráfico de droga

528
Agentes foram detidos em flagrante numa operação de combate ao tráfico de droga. São suspeitos de ajudar centenas de quilos de cocaína a entrar em Portugal em caixas de banana.
Incêndios

Suspeito de atear fogo em Mirandela fica na prisão

106
Um homem de 30 anos, suspeito de ser responsável pelo incêndio de sexta-feira em Mirandela fica em prisão preventiva. Incêndio foi dominado por bombeiros que vigiavam outro incêndio.
Prisão

Preventiva para cinco detidos por furto de cortiça

"Os suspeitos usavam os furtos de cortiça e de máquinas agrícolas como modo de vida, causando grandes danos para os produtores agrícolas", destacou a GNR.
Vila Nova de Gaia

Reclusos desafiados a cuidar de cães sem família

5179
O projeto "Pelos Dois" propõe reabilitar os reclusos dos estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo, Izeda e Vale do Sousa, dando-lhes a responsabilidade de cuidar, educar e treinar cães.
Prisão

Preventiva para homem acusado de homicídio em fuga

Um homem ficou em prisão preventiva por suspeita de homicídio qualificado e um crime de ofensa à integridade física qualificada, após sete anos em fuga. O alegado homicida chama-se Valdemar Silva.
Incêndios

Sertâ. Incendiário fica em prisão preventiva

Um homem de 64 anos, com antecedentes criminais por fogo posto, ficou em prisão preventiva após ter sido detido na quarta-feira pela Polícia Judiciária na Sertã.
Tráfico de Droga

Operação Azimute: prisão preventiva para suspeitos

Os nove cidadãos estrangeiros que foram detidos numa operação de combate ao tráfico internacional de droga, ficaram em prisão preventiva, a medida mais gravosa, após interrogatório.
Tráfico de Droga

Tráfico de droga. Preventiva para cinco suspeitos

GNR deu cumprimento a sete mandados de detenção fora de flagrante delito e um em flagrante delito, por posse de estupefacientes e posse de armas ilegais.
Prisão

Preventiva para suspeito de violência doméstica

106
Na sequência de uma denúncia, os militares da GNR "deslocaram-se à morada da vítima, uma mulher de 53 anos, e verificaram que o agressor se encontrava à porta".
Prisão

Preventiva para homem que feriu a mulher com faca

Um homem de 34 anos feriu a mulher com uma faca de cozinha, em Paredes. Trabalhava no estrangeiro e regressou a Portugal para tentar surpreender a vítima, de 27 anos.
Porto

25 anos de prisão por duplo homicídio 

O arguido, de 48 anos, que se encontra em prisão preventiva, foi também condenado a pagar, a título de indemnização cível, dezenas de milhares de euros aos familiares das duas vítimas mortais.
Crimes Sexuais

Aveiro. Homem condenado por violar adolescente

O Tribunal de Aveiro condenou a seis anos e meio de prisão um homem, de 46 anos, suspeito de ter violado e sequestrado um adolescente de 15 anos, em Oliveira do Bairro.
Violência Doméstica

Valença. Homem é condenado por agredir mulher

Um homem detido por violência doméstica em Valença, foi condenado a uma pena efetiva de prisão de três anos e dois meses, aguardando o cumprimento da mesma em prisão preventiva.
Incêndios

Preventiva para 2 homens que provocaram fogo

Segundo a GNR, os suspeitos confessaram que, desde 2018, "recorriam a acendalhas que atiravam para zonas de floresta", provocando vários incêndios nos concelhos de Penafiel e Paredes.
Prisão

17 anos de prisão para jovem que matou o pai

Tribunal de Braga condenou a 17 anos de prisão um jovem que, em julho de 2019, matou o pai à machadada em Barcelos. Arguido sentia-se intimidado pelo pai e quis acabar com o "inferno" que vivia.
Prisão Domiciliária

Burla. Profissional de saúde em prisão preventiva

Um dos cinco profissionais ligados ao ramo da saúde detidos na quinta-feira pela PJ ficou em prisão domiciliária e está obrigado ao pagamento de uma caução de 10 mil euros.
Greve

Guardas prisionais iniciam dois dias de greve

615
O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional inicia greve de dois dias para alertar novamente para os problemas da classe e o que considera ser a inatividade da ministra da Justiça.
Prisão

Guardas prisionais. Não há alternativa à greve

204
Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional marcou uma greve para 15 e 16 de julho para alertar novamente para os problemas da classe. A greve é única solução, porque a "paciência tem limites".
Justiça

Suspeitos de traficar droga com prisão preventiva

Uma operação de combate ao tráfico de droga no Porto acabou com 30 detidos. O Tribunal de Instrução Criminal decretou que 17 desses suspeitos fiquem em prisão preventiva.
Crime

Lourinhã. 25 anos de prisão para dois homens

Tribunal de Loures condenou dois homens a 25 de prisão pelos crimes de homicídio, sequestro e roubo agravados, violação e detenção de arma proibida. Arguidos têm 41 e 22 anos de idade.
Crimes Sexuais

Homem de 60 anos preso por engravidar menor de 13

Um homem, de 60 anos, ficou em prisão preventiva pela suspeita de crimes sexuais a crianças, dos quais resultou a gravidez de uma menor de 13 anos. Detido já tinha cumprido 2 penas de prisão efetiva.
Donald Trump

Michael Cohen regressa à prisão

Antigo advogado pessoal do Presidente norte-americano e a pessoa que lhe resolvia os problemas, Michael Cohen, regressou à prisão federal, semanas depois de ser colocado em casa.
Coimbra

Recluso mata duas pessoas em saída precária

130
Em causa está um recluso da cadeia de Coimbra que durante uma saída precária matou dois homens "seus conhecidos do ambiente prisional". Os corpos ainda não foram encontrados.
Porto

Prisão para 3 detentores de megaestufa de canábis

Três pessoas que exploraram uma megaestufa de canábis na Maia, em 2018 e 2019, gerando lucros milionários, foram condenadas a penas entre seis e sete anos de prisão.
GNR

GNR. Abuso de autoridade em Odemira

2952
Beja: Condenado a 6 anos de prisão efetiva um dos 5 militares da GNR acusados de sequestro, violação de domicílio e agressões a imigrantes em Odemira. Juíz fala em "manifesto abuso de autoridade".
Incêndios

Cantanhede. Suspeito de fogo posto fica em prisão 

O homem de 55 anos detido na quarta-feira em Cantanhede por suspeita de fogo posto vai ficar em prisão preventiva.
Resposta Pronta

Prisões. "Se isto se alastra, ficamos sem guardas"

170
Mais um recluso com Covid-19. Jorge Alves, presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, pede mais equipamentos de proteção e alerta: "Se isto se alastra, vai ser grave."
Turquia

Prisão perpétua na Turquia para 121 suspeitos

121 pessoas foram condenadas a prisão perpétua após serem considerados culpados de "tentativa de derrube da ordem constitucional" no fracassado golpe de 2016 que implicou purgas.
Açores

13 anos de prisão para advogado de São Miguel

O Tribunal Judicial de Ponta Delgada, condenou a 13 anos de prisão, um advogado de São Miguel, pelos crimes de abuso de confiança agravado, burla qualificada e falsificação agravada de documento.
Angola

Prisões. Angola perspetiva reduzir sobrelotação

As seis unidades prisionais em construção nas províncias de Luanda, Cuanza Sul, Malanje e Huambo, vão permitir o descongestionamento dos estabelecimentos penitenciários.
Violência

Guarda. Prisão para suspeito de violência

Um homem de 33 anos ficou em prisão preventiva pela alegada prática do crime de violência doméstica sobre a ex-companheira, de 30 anos, no concelho da Guarda.
Coronavírus

Três infetadas no Hospital Prisional de Caxias

Trabalhadores que contactaram com as três funcionárias estão a ser testados e até ao momento os resultados deram negativo. Funcionárias estão assintomáticas e em isolamento domiciliário.
Noticiário

8h. Hospital Prisional de Caxias com 3 infetados

"Duas cozinheiras e uma funcionária" testaram positivo, avança o presidente do Sindicato do Corpo da Guarda Prisional. "Preocupa-nos porque houve reclusos transferidos para o hospital de Caxias".
Prisão

Ex-Presidente do Quirguistão condenado a prisão

O ex-Presidente do Quirguistão, Almazbek Atambaiev, julgado pelo seu papel na libertação de um chefe da máfia checheno, foi condenado esta terça-feira pela justiça do país a mais de 11 anos de prisão.
Serviços prisionais

Prisões estão preparadas para receber visitas 

117
Quase todos os estabelecimentos prisionais do país estão preparados para receber visitas. Situação será reponderada caso se chegue à conclusão de que há um aumento do risco em função das visitas.
Crime

Vila do Conde: Detido por violência doméstica

169
A GNR do Porto anunciou a detenção de um homem de 52 anos por suspeita de violência doméstica sobre a mãe e a tia, ambas idosas, no concelho de Vila do Conde.
Coronavírus

Portugal entre países com mais presos libertados

177
Portugal foi o 4.º país europeu com maior percentagem (15%) e número (1.874) de reclusos libertados como medida para evitar a propagação da Covid-19. Mais de 122.000 presos foram libertados na Europa.
Prisão

Guardas pedem sanções para reclusos com lâminas

111
O sindicato dos guardas prisionais denuncia casos de agressões dos reclusos com lâminas e pede sanções. Em Coimbra, "um recluso encostou uma lâmina dessas ao pescoço de uma chefe para tentar fugir".
Coronavírus

Recluso que foi libertado em prisão preventiva

173
Um homem de 21 anos, libertado recentemente ao abrigo do regime excecional de flexibilização de penas, devido à pandemia, foi novamente detido por suspeitas de roubo.
Coronavírus

Cinco dos 2000 presos libertados reincidiram

169
Apenas cinco dos 1.929 reclusos libertados regressaram à prisão, depois de terem cometido crimes de roubo e furto. Outros 34 infringiram as regras de saída precária. Três voltaram de forma voluntária.
Coronavírus

Peru. 14 feridos em motim em prisão devido ao medo

O motim numa prisão no sul do Peru, que provocou 14 feridos entre prisioneiros e guardas prisionais, foi provocado pelo medo da disseminação do novo coronavírus.
Coronavírus

Sindicato teme retoma das visitas nas cadeias

O sindicato dos guardas prisionais está preocupado com a proteção dos profissionais quando forem retomadas as visitas dos familiares aos presos, suspensas devido à pandemia.
Coronavírus

EUA. Preso injustamente está agora em quarentena /premium

Após 17 anos, Kevin Harrington, de 37, foi libertado depois de o caso ser anulado, mas ainda lhe faltam 14 dias para gozar a liberdade, devido aos casos de Covid-19 na prisão onde estava.
A página está a demorar muito tempo.