Várias cidades entraram na corrida, mas a escolha recaiu sobre a capital. O Festival Eurovisão da Canção em 2018 terá lugar em Lisboa, na Meo Arena, situada no Parque das Nações.

A informação será confirmada oficialmente na terça-feira, ao fim da tarde, em conferência de imprensa na RTP, na qual vão estar representantes da União Europeia de Radiodifusão, entidade com sede em Genebra, na Suíça, que supervisiona a organização do evento.

Preparem o MEO Arena. E 30 milhões. Vem aí a Eurovisão

Outra novidade, já confirmada pelo Observador junto de fontes próximas da organização do evento, diz respeito a datas. O festival acontecerá entre os últimos dias de abril e os primeiros dias de maio, o que corresponde a duas semifinais e uma final.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Espinho, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Guimarães, Lisboa e Portimão eram até agora as cidades apontadas como possíveis anfitriãs da Eurovisão em 2018. A escolha da Meo Arena não constitui surpresa. É o espaço de que mais se fala desde há alguns meses e o preferido da União Europeia de Radiodifusão, como em maio revelou ao Observador Nuno Artur Silva, vogal do conselho de administração da RTP.

Eurovisão 2018 em Portugal? Peçam fatura de tudo

O diretor de programas da RTP 1, Daniel Deusdado, não quer adiantar quaisquer detalhes antes da conferência de imprensa de terça-feira, mas o Observador sabe que a estação pública já pediu para reservar a Meo Arena. O acordo está praticamente fechado. Os custos da operação ainda não foram divulgados, mas a média das últimas cinco edições do festival ronda os 28 milhões de euros.

Nos últimos dias, o organização do festival fez uma visita técnica à Meo Arena e considerou que o espaço reúne as condições técnicas necessárias. Prevê-se a utilização de equipamento com um peso total de 800 toneladas, o que desde logo deu vantagem à sala do Parque das Nações, por presumivelmente ser a única em Portugal que suporta uma montagem tão pesada.

A Meo Arena, antigo Pavilhão Atlântico, propriedade do consórcio Arena Atlântico desde 2013, comporta até 20 mil pessoas em pé e no caso da Eurovisão o número depende da localização e do formato do palco, aspeto que ainda está em aberto.

Salvador Sobral ganhou a Eurovisão. Reveja a final

A RTP é responsável pelo festival em 2018 como resultado da vitória de Salvador Sobral na mais recente edição do concurso, cuja final teve lugar a 13 de maio em Kiev, na Ucrânia.

A canção “Amar pelos Dois” obteve uns históricos 758 pontos e garantiu a Portugal a primeira vitória de sempre no Festival Eurovisão da Canção, no qual o país participou pela primeira vez em 1964, com o tema “Oração”, de António Calvário.