agenda-fimVerao-norte

A Braga Music Week começa na sexta-feira em vários espaços da cidade. O ponto de partida acontece às 22h30, no Theatro Circo, com a dupla Sérgio Godinho e Jorge Palma, continua com Ermo na GNRation e segue sem parar com mais de uma dúzia de concertos até à madrugada de sábado para domingo. O melhor é consultar o programa e traçar um roteiro desta injeção de música portuguesa.

Os Encontros da Imagem estão a comemorar 25 anos da melhor forma possível: inaugurando exposições de fotografia, tendo como inspiração a relação entre poder e ilusão. São 25 ao todo, de 25 artistas nacionais e internacionais, como Phil Toledano, Carlos Spottorno e Cristina de Middel, espalhadas por 15 locais de Braga. Vale a pena agarrar no mapa e fazer uma viagem pelo melhor da fotografia.

Entre 26 de setembro e 3 de outubro, Vila do Conde volta a receber mais uma edição do Circular Festival de Artes Performativas, com direito a uma extensão ao Porto. O primeiro espetáculo está marcado para as 18h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, e é um solo chamado “Inês”, do coreógrafo brasileiro Volmir Cordeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda não se veem quase folhas castanhas caídas pelo chão, mas o outono chegou. Para comemorar, a Fundação de Serralves, no Porto, organiza a já habitual Festa do Outono, com entrada gratuita,domingo entre as 10h00 e as 19h00. O prado e a quinta são o palco privilegiado para toda a animação, que inclui música, teatro, jogos e percursos. O jardim Maria Nordman é o local ideal para trazer o tradicional cesto e ‘piquenicar’ durante o dia.

O festival Noites Ritual já é isso mesmo para os portuenses, um ritual anual de boa música ao ar livre. Esta sexta-feira está de regresso aos Jardins do Palácio de Cristal, com concertos de PZ e de Capicua no palco principal. No sábado, atuam Rita Redshoes e os Diabo na Cruz. Mas há mais música para descobrir. Tudo com entrada gratuita.

A entrada no Plano B esta sexta-feira à noite não será gratuita, mas vale o investimento de 7,50 euros. A festa mensal Heineken Starlight traz pela primeira vez a Portugal Kris Wadsworth, o norte-americano sobre o qual a revista alemã De:Bug escreveu: “Podemos comprar praticamente qualquer coisa dele de olhos vendados”. Pixel82 e Back 2 Future completam o cartaz.

Quem quiser brindar ao fim do verão pode fazê-lo em grande com uma caneca de cerveja. É que, 10 anos depois da última edição, o Festival da Cerveja está de volta ao Passeio Alegre, no Porto, mais concretamente ao Largo do Castelo. Até domingo, entre as 12h00 e a meia-noite, erguem-se os copos, aproveita-se a música, a animação e um parque com diversões infantis e provam-se os petiscos, os doces e os licores.

orquestra sinfonica do porto casa da música

O concerto de sábado da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música é imperdível. ©Casa da Música

Não é fácil destacar um só concerto da nova temporada da Casa da Música. Mas se só puder ir a um, marque na agenda a noite de sábado. A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música vai começar por lembrar o universo de Mozart através do compositor nova-iorquino Charles Wuorinen (vencedor de um Pulitzer aos 32 anos de idade). Dele chega a peça “Divertimento das Musas”, um encontro de sonatas para piano da juventude de Mozart e da ópera “Don Giovanni”. Segue-se “Schumann-Phantasie”, uma peça de Hans Zender que parte da célebre “Fantasia” para piano de Schumann. O bilhete custa 17 euros, sujeito aos habituais descontos.

Numa Pequim de sonho ou fantasia, mas “onde as crueldades mais incríveis desfilam aos nossos olhos”, imperadores, príncipes e princesas convivem com as máscaras da commedia dell’arte. Eis a sinopse de “Turandot“, peça do século XVIII do dramaturgo veneziano Carlo Gozzi, e que serviu de inspiração a Puccini para criar a ópera com o mesmo nome. Com encenação de João Cardoso, a peça estreia no Teatro Nacional de São João, no Porto, esta quinta-feira, e pode ser vista quartas-feiras às 19h00, de quinta a sábado às 21h00 e aos domingos às 16h00. Bilhetes a partir de 7,50 euros.

agenda-fimVerao-centro

Uma vez por ano, as Jornadas Europeias do Património organizam visitas a inúmeros locais para lembrar que há muitas coisas boas para ver aqui bem perto. Subordinadas ao tema da indústria, há 655 atividades para aproveitar, quase todas gratuitas. Sábado às 9h30, por exemplo, pode fazer uma visita guiada ao sistema hidráulico do Mosteiro de Alcobaça pelo investigador Virgolino Ferreira Jorge (inscrições para o 262 505 120, ou visitas@malcobaca.dgpc.pt). Em Aveiro há uma visita guiada à antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos, sábado às 10h00, para conhecer este exemplar de arquitetura industrial (inscrições para o 234 406 485, ou museucidade@cmaveiro.pt).

Cuca Roseta vai actuar no Centro Cultural de Ílhavo. Às canções do novo Riû vão juntar-se os fados que conquistaram o público com o disco homónimo, de 2011, e também os de Raiz, lançado em 2013. Os bilhetes custam 13 euros.

Em Estarreja, o “Festarreja” despede-se com dois concertos, primeiro com Minta & The Brook Trout, sexta-feira às 22h00, e no sábado à mesma hora com Samuel Úria e os convidados de luxo Manel Cruz e Ana Bacalhau. O primeiro concerto custa três euros, o segundo sobe para os oito.

Sabia que Vissaium era o nome da cidade de Viseu antes e durante o tempo dos romanos? Inspirado pelos conhecimentos arqueológicos desses tempos, o Teatro Viriato produziu “Vissaium“, um espetáculo de artes performativas onde o espectador não fica sentado na cadeira: há um percurso para conhecer a memória e a importância da cidade na construção da identidade nacional, por isso o melhor é levar calçado confortável. Ainda pode aproveitar no sábado, às 17h00, e no domingo, às 18h30, por quatro euros. Mas o melhor é comprar rápido, porque há um número muito limitado de lugares.

agenda-fimVerao-sul

Aulas curtas de oito línguas, petiscos, filmes, exposições, dança, música e oficinas de diferentes culturas. É assim que vai poder celebrar o Dia Europeu das Línguas, sábado, entre as 14h00 e as 19h30, no Palácio da Juventude da Galiza, em Lisboa. O evento tem entrada gratuita e vão estar presentes vários institutos culturais e embaixadas.

Cinco anos depois de “Um Elétrico Chamado Desejo”, Alexandra Lencastre está de volta ao teatro, desta vez ao lado de Diogo Infante. Estreou esta semana “Plaza Suite“, comédia escrita por Neil Simon (com tradução de Luísa Costa Gomes) sobre dois casais que enfrentam momentos cruciais nas suas vidas, entre os quais o risco de o amor se perder. A encenação de Adriano Luz está no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, de quinta a sábado às 21h30, domingos às 17h00. E coincide com o 50.º aniversário de Alexandra Lencastre, que em simultâneo celebra 30 anos de carreira. Bilhetes entre os 12 e os 18 euros.

Há uma sessão especial nos cinemas UCI de Lisboa e Porto que os fãs dos Arcade Fire não vão querer perder. A banda canadiana gravou todo o processo que envolveu o mais recente álbum, desde o início do processo criativo na Jamaica até ao primeiro concerto numa noite de Carnaval num hotel do Haiti. “Arcade Fire – The Reflektor Tapes” mostra tudo sobre um álbum pouco consensual, incluindo entrevistas exclusivas. Para ver entre quinta-feira e domingo, sempre às 21h30. Os bilhetes custam 9,70 euros.

O The Famous Fest deixou cair o Humour do nome. Mas não perdeu a piada. Basta olhar para o cartaz para encontrar nomes como Ricardo Araújo Pereira, António Tabet (sim, o do Porta dos Fundos), Nuno Markl ou Manuel João Vieira. O candidato Vieira será, por exemplo, um dos protagonistas do espetáculo “Boleros Sinceros” (sábado às 23h00), onde vai misturar a sua música com a voz da fadista Gisela João e o piano de Filipe Melo. Há também “cantadores” de histórias (sexta-feira às 23h00), num espetáculo de troca de canções, mistura de repertórios e conversas com Tantanka, dos The Black Mamba, Luísa Sobral e Miguel Araújo. Nos dois dias do evento, a artista portuguesa Wasted Rita vai estar em live painting a mostrar porque é que até Banksy reparou nela. Tudo isto estará na Lx Factory, em Lisboa.

Os Jardins de Belém, em Lisboa, vão ser palco de um festival no sábado e no domingo. O Str.Eat Fest não vai ter estrelas rock a alternar entre palcos, mas sim cerca de 50 carrinhas de comida e bebida estacionadas. Há hambúrguers e cachorros, choco frito e comida mexicana, doces, cocktails e muito mais. E há também boas notícias: aqui não haverá o sistema de troca de dinheiro por senhas. Só tem de se dirigir à sua carrinha preferida e pagar normalmente, sem complicações.

Se no Porto há um Festival da Cerveja, no Mercado da Vila, em Cascais, há um Mercado da Cerveja e dos Petiscos. Entre quinta-feira e domingo vão estar presentes mestres da cerveja artesanal para explicar como é feita a bebida. Para frequentar os workshops e provas comentadas é necessária inscrição. Custa cinco euros e dá direito a uma caneca especial do evento. Quem prefere beber a aprender não terá falta de oferta. Petiscos incluídos.

De Cacilhas a Lisboa é um pulo. Mas a viagem inversa parece ser muito mais difícil de fazer, a julgar pelas poucas vezes que os lisboetas escolhem a zona histórica de Cacilhas para ir jantar ou beber um copo. Que tal redimir-se no domingo? Entre as 10h00 e as 19h00, a Rua Cândido dos Reis vai estar em festa com a 10.ª edição do evento “Tasquinhas e Burricadas“. Por lá não vai faltar música, teatro de fantoches, artesanato, jogos tradicionais e, claro, passeios de burro e a tradicional corrida de burros às 15h30.

Quem estiver em Évora no domingo vai poder aproveitar três visitas guiadas, todas elas imperdíveis. A primeira, às 14h30, vai levar habitantes e turistas ao centro histórico, com explicações em português e inglês. Às 15h00 é hora de ver a exposição “O Paço e a Cidade – cinco séculos, uma memória”, guiada por Cármen Almeida, chefe da Divisão de Cultura e Património de Évora. Mais tarde, às 17h00, será possível visitar a Évora Islâmica e ver as heranças que os mouros deixaram a sul.

Também nas Jornadas Europeias do Património, mas agora no Algarve, há locais fascinantes relacionados com a indústria que pode visitar. No sábado, por exemplo, entre as 14h00 e as 18h00, quem tiver feito inscrição gratuita para o 289 599 508 vai participar num passeio pela zona antiga de Albufeira, nos locais onde antes existiam fábricas ou edifícios de património industrial. Para a reconstituição ser mais fácil, serão mostradas imagens do passado.

agenda-fimVerao-ilhas

A partir desta sexta-feira os livros estão em destaque na Madeira, com a 41.ª Feira do Livro do Funchal. Francisco Moita Flores, Inês Pedrosa e Afonso Cabral são alguns dos escritores que vão passar pela Avenida Arriaga, onde, para além da venda de livros, haverá apresentações editoriais e espetáculos ao ar livre.