803kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fundação Calouste Gulbenkian

Exposições

Um "atlas de Siza" para descobrir na Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, inaugura "Siza", exposição sobre o primeiro Pritzker português tendo como centro da reflexão o papel do desenho e revelando o lado pessoal do arquiteto.
A Descoberta do Som

Martha Argerich e a descoberta do som

A pianista Martha Argerich é a convidada de Filipe Melo neste último episódio. Saiba mais sobre a que é considerada uma das melhores pianistas de sempre.
Cultura

Jazz em Agosto com Brandon Lewis e Bill Orcutt

Com inspirações que abrangem do "heavy metal" ao "kuduro", a organização do 40.º Jazz em Agosto na Gulbenkian considerou as escolhas musicais como as mais "desafiadoras no jazz e na música criativa".
Desporto

Gulbenkian apoia 11 projetos verdes em Portugal

Promover a gestão sustentável de recursos, restaurar rios e estimular a população idosa estão entre os 11 projetos apoiados pela Fundação Gulbenkian para promover o envolvimento dos cidadãos.
A Descoberta do Som

Como os Clã foram à descoberta do seu som

Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, vocalista e compositor dos Clã, foram os convidados deste episódio. Pela voz de Filipe Melo, percorra este caminho connosco e perceba como esta ligação começou.
Fundação Calouste Gulbenkian

Gulbenkian para a Humanidade com 180 nomeações

O prémio conta com um júri independente, presidido por Angela Merkel, que distingue sobretudo contribuições para a ação climática e suas soluções. O prémio tem o valor de um milhão de euros.
A Descoberta do Som

Uma conversa pela memória de João Barradas

João Barradas foi convidado de Filipe Melo no oitavo episódio de “A Descoberta do Som”. Oiça esta conversa sobre música clássica, popular, jazz e fado numa viagem pela memória entre os dois músicos.
Arte

Madrid antecipa reabertura do CAM da Gulbenkian

Exposição é inaugurada na quarta-feira num evento em que os dois ministros da Cultura apresentarão uma programação cultural conjunta para assinalar os 50 anos de democracia na Península Ibérica.
A Descoberta do Som

Conheça Olga Roriz e as suas memórias da dança

A coreógrafa e bailarina portuguesa Olga Roriz foi a convidada do sétimo episódio de “A Descoberta do Som” com Filipe Melo. Acompanhe esta conversa que cruzou a dança e a música.
Fundação Calouste Gulbenkian

CAM da Gulbenkian reabre em setembro

Após uma remodelação da autoria do arquiteto japonês Kengo Kuma, o edifício do CAM, em Lisboa, fechado desde 2020, reabre com várias exposições e um programa de artes performativas.
Música

Obrigada, Gulbenkian!

O que é verdadeiramente extraordinário, no país em que vivemos, não é que haja quem faça algo bem feito, coisa a que a Gulbenkian já nos habituou há décadas: é que se consiga fazer sempre ainda melhor
Cultura

Histórias de Arte com René Lalique

A joalharia foi uma paixão de Calouste Gulbenkian, que se relacionou pessoalmente com um dos grandes mestres franceses do ofício, René Lalique, cujas obras estão expostas no Museu.
Histórias de Arte

René Lalique e a arte para ser usada

A joalharia é uma forma de arte para uso pessoal e Calouste Gulbenkian não lhe ficou indiferente. Que artistas e peças cativaram a atenção do colecionador? Conheça-os no episódio de Histórias de Arte.
Cultura

Histórias de Arte nos livros de Gulbenkian

Ao longo da vida, Calouste Gulbenkian reuniu um acervo extraordinário de livros de arte, que além de serem uma cápsula do seu tempo, ajudam a conhecer melhor o seu perfil de colecionador.
Histórias de Arte

O Livro e a Arte do Livro

Calouste Gulbenkian também foi um colecionador de livros: livros enquanto obras de arte e livros sobre obras de arte. Qual a diferença entre ambos? Descobrimos neste episódio de Histórias de Arte.
Cultura

Histórias da Arte na Europa do início do século XX

A fase em que Calouste Gulbenkian se confronta com os movimentos da arte do seu tempo é também a fase mais intensa da sua vida de colecionador. O seu ecletismo mantém-se, mas aprimora os critérios.
Histórias de Arte

A Europa do princípio do século XX

No princípio do século XX, Gulbenkian confrontou-se com movimentos e tendências artísticas do seu tempo. Terá acompanhado esta mudança de gosto? Fomos descobrir no 10ª episódio de Histórias de Arte.
Cultura

Histórias de Arte na Europa do século XIX

O ecletismo da coleção Gulbenkian permite um olhar transversal sobre a pintura europeia do século XIX e respetivos “ismos”: sobretudo o Romantismo e o Realismo, mas também o Naturalismo e o Simbolismo
Histórias de Arte

A Europa do século XIX e Princípio do Século XX

O século XIX é o século da Revolução Industrial. O que evoluiu no mundo das artes e no gosto do público? O historiador Rui Ramos e João Carvalho Dias falam precisamente sobre isso neste episódio.
Dança

Dança: Gulbenkian cria prémio de 150 mil euros

O Salavisa European Dance Award tem o valor de 150 mil euros, homenageia o bailarino e coreógrafo Jorge Salavisa (1939-2020) e quer distinguir o talento de artistas de dança em todo o mundo.
Exposições

"O Tesouros dos Reis": da Terra Santa à Gulbenkian

Um nova exposição reúne uma centena de doações de monarcas europeus à Terra Santa entre os séculos XV e XIX. A abertura ao público acontece já esta sexta-feira, 10 de novembro.
Cultura

Histórias de Arte na França do século XVIII

No que à arte europeia do século XVIII diz respeito, Calouste Gulbenkian dedicou boa parte da sua atenção e aquisições à produção francesa, da pintura à escultura e da ourivesaria aos têxteis.
Cultura

Exposição faz percurso pela Terra Santa

A exposição "Tesouro dos Reis — Obras-primas do Terra Sancta Museum" vai englobar centenas de obras-primas num percurso milenar pela Terra Santa, com início em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Histórias de Arte

A riqueza artística do Grande Século

O século XVIII foi palco de uma produção artística de excelência. Do mobiliário aos livros, passando pela ourivesaria e os têxteis, conheça neste episódio os objetos que cativaram Gulbenkian.
Cultura

Histórias da Arte na Europa do século XVII e XVIII

Dois séculos de conflitos entre grandes potências e debates sobre diferentes conceções do mundo, resultaram numa Europa mais plural e aberta, o que se reflete na arte produzida durante este período.
Histórias de Arte

A pintura europeia dos séculos XVII e XVIII

No 7º episódio de “Histórias de Arte”, Rui Ramos e João Carvalho Dias regressam à Europa dos séculos XVII e XVIII, período no qual a pintura foi elevada pela mestria de Rubens, Rembrandt e Guardi.
Cultura

Histórias de Arte na China e Japão

No início do século XX, Calouste Gulbenkian deixou-se fascinar pela arte vinda do Extremo Oriente e adquiriu para a sua coleção peças singulares, de diferentes épocas, com origem na China e no Japão.
Histórias de Arte

O interesse de Gulbenkian pela China e pelo Japão

O que teria de tão interessante as artes do Extremo Oriente para Gulbenkian? É o que fomos descobrir neste episódio de Histórias de Arte com a ajuda de João Carvalho Dias e do historiador Rui Ramos.
Cultura

Histórias de Arte no Mundo Islâmico

A coleção do Museu Calouste Gulbenkian reflete a variedade cultural e a abrangência geográfica do Mundo Islâmico, com peças de diversas categorias artísticas, algumas com enorme relevância histórica.
Histórias de Arte

O Mundo Islâmico e as suas influências na arte

A coleção reunida por Calouste Gulbenkian reflete um amplo contexto geográfico e cultural. Rui Ramos e João Carvalho Dias falam das influências do mundo islâmico na arte neste episódio.
Cultura

Histórias de Arte no Renascimento

O Renascimento é unanimemente considerado uma das épocas douradas das artes europeias. No Museu Calouste Gulbenkian encontram-se pinturas, medalhas e até tecidos preciosos produzidos neste período.
Histórias de Arte

O Renascimento e os séculos XV e XVI

O Renascimento foi considerado uma das grandes épocas para as artes europeias. Neste episódio de Histórias de Arte, Rui Ramos e João Carvalho Dias falam sobre esta época histórica.
Cultura

Histórias de Arte na Idade Média

Ainda se associa a Idade Média sobretudo à violência e obscurantismo, mas é injusto reduzi-la a tal: nesse período produziram-se obras preciosas, algumas delas parte da coleção de Calouste Gulbenkian.
Histórias de Arte

A Arte na Idade Média

A Arte na Idade Média é o tema do terceiro episódio de Histórias de Arte. Rui Ramos e João Carvalho Dias debatem a arte nesta época da história. Acompanhe-nos.
Cultura

Histórias de Arte na Grécia e Roma Antigas

Durante mais de mil anos, as civilizações grega e romana representaram o padrão de perfeição nas artes. As obras que nos deixaram, entretanto recuperadas, alimentam ainda hoje a nossa imaginação.
Histórias de Arte

A Arte da Antiguidade Grega e Romana

No segundo episódio de Histórias de Arte, o historiador Rui Ramos e João Carvalho Dias falam sobre um mundo que representou as artes visuais. Viaje pela antiguidade Grega e Romana neste episódio.
Cultura

Histórias de Arte na Mesopotâmia e no Antigo Egito

Duas das mais antigas civilizações sedentárias, a Mesopotâmia e o Antigo Egipto, deixaram manifestações artísticas poderosas que viriam a impactar as culturas subsequentes. Incluindo a contemporânea.
UNESCO

Gulbenkian candidata a património mundial

A Fundação Gulbenkian é uma das candidatas a Património Mundial que a ONU vai avaliar, bem como o alargamento da área já classificada de Guimarães.
Estudantes

Gulbenkian atribui bolsas a 25 alunos de artes

Foram atribuidas bolsas de formação a 10 alunos de música, seis alunos de artes visuais, quatro alunos de cinema, três alunos de dança e dois alunos de teatro, para estudarem fora de Portugal.
Histórias de Arte

A Mesopotâmia e o Egipto Antigo

Que tipo de arte começou na Mesopotâmia? Rui Ramos e João Carvalho Dias dão início a “Histórias de Arte” e falam sobre este e outros temas, onde os protagonistas foram o Egito Antigo e a Mesopotâmia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 99€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa