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Lidl Portugal: o impacto das marcas próprias no país, em 2023

As marcas próprias do Lidl contribuíram positivamente para a geração de riqueza e de emprego no país. Em 2023 as mesmas contribuíram com quase mil milhões de euros para a economia nacional.

Apostar em marcas próprias é, desde sempre, parte da estratégia e do modelo de Negócios do Lidl. Estas representam cerca de 80% do seu sortido e o investimento é constante para que a sua qualidade nunca seja posta em causa – tendo sempre em consideração as tendências de mercado e a certificação de todos os seus artigos. A par com esta preocupação surge, ainda, a procura pelo destaque aos produtos e produtores locais: em 2023, cerca de metade dos produtos destas marcas, no seu sortido permanente, provieram de fornecedores nacionais.

Este e outros valores foram fornecidos pelo Estudo de Impacto Socioeconómico, realizado pela consultora Forvis Mazars, no ano de 2023. Graças a ele, foi possível chegar à conclusão de que, no ano passado, as marcas próprias do Lidl geraram de forma direta e indireta, quase mil milhões de euros para Portugal, fomentando também a criação de emprego – contribuindo de forma direta, indireta e induzida, para a geração de quase 24.000 empregos no país. Por cada euro investido na cadeia de abastecimento de parceiros de marca própria do Lidl, foram gerados na economia portuguesa 1,84 euros. Dentro destas duas áreas, os setores produtivos mais impactados pelas marcas próprias foram: Produtos da Agricultura; Caça e Serviços relacionados; Produtos Alimentares; e Produtos de Pesca.

Já de uma forma total, de forma direta, indireta e induzida, a contribuição económica do Lidl para o país, em 2023, traduziu-se em números como:

3078

milhões de euros

1,2

pontos percentuais do PIB nacional

84136

postos de trabalho gerados e renovados

10,4

novos empregos no país criados ou mantidos por cada posto de trabalho gerado pelo Lidl

Os números falam por si e são um reflexo do trabalho desenvolvido pela marca neste sentido, há quase 30 anos. “Os resultados deste estudo refletem, para além do contributo significativo da nossa atividade global para o país no ano de 2023, o importante impacto das nossas marcas próprias na economia nacional”, palavras de Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal, que não hesita em partilhar o entusiasmo pelo sucesso alcançado: “Ficamos muito satisfeitos por poder contribuir quer para o estímulo à produção nacional e promoção dos produtos portugueses, quer para a criação de emprego, afirmando o nosso compromisso com Portugal”.

Já Pedro Silva, Head of Consulting da Forvis Mazars, partilha que foi “com grande entusiasmo que colaborámos com o Lidl no desenvolvimento do Estudo de Impacto Socioeconómico em 2023. O Lidl demonstrou uma vez mais a sua importância em Portugal na criação de riqueza e na geração e manutenção de emprego, através do impacto direto da sua atividade, mas também por via do impacto indireto e induzido nos diversos setores de atividade”. Partilha ainda que a atividade da marca própria do Lidl, direta e indiretamente, “foi responsável por mais de 30% dos resultados alcançados”.

Este foi mais um Estudo que veio demonstrar o impacto real do trabalho desenvolvido pela marca aos longo dos tempos. Com a certeza de que este é o caminho a seguir, fica a vontade de, não só manter os resultados, como de os melhorar, a cada edição.

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