910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Pedro Marques

Convidado

Artigos publicados

Polémica

À espera de Godot

Tenho uma posição construtiva, mas tento construir uma coisa muito diferente da dos activistas woke. É assim que entendo a História e a minha responsabilidade cívica face a ela e aos meus concidadãos.
História

Reparações nunca! Seriam um nó cego

Ajudar os nossos concidadãos afrodescendentes que disso necessitam, e lutar para que existam condições de igualdade e de justiça na sociedade? Claro que sim. Reparações pelo passado remoto? Nunca!
Extremismo

Oh, como os woke são virtuosos!

O Grupo de Acção Conjunta Contra o Racismo e a Xenofobia leva à AR um requerimento dito para criminalização de todas as práticas racistas. Quem ainda preza a liberdade deve analisá-lo com cuidado.
Racismo

Reverter o tempo

“Se não foste tu, foi o teu pai”. Sim, os activistas woke são o lobo dessa fábula. Não estão cheios de amor, compreensão e desejo de bem fazer; estão cheios de ódio e de vontade punitiva e revanchista
Descobrimentos

Desaparecido em combate

Já lá vão dez anos em que pessoas de boa vontade andam a tentar impulsionar uma estrutura que evoque, mostre e explique o que foram os Descobrimentos dos portugueses nos séculos XV e XVI.
wokismo

Sacudir a água do capote

Não se trata de pânico, nem sequer de medo. Trata-se de rejeição, de enfado. Portugal e o resto do mundo ocidental, parece-me, estão fartos, fartíssimos, das infantilidades e exageros do wokismo.
Escravatura

Os negros e o trabalho forçado de outros negros

Muitas pessoas de esquerda acusam os portugueses de terem sofismado o tema da emancipação dos escravos ou sido falsos abolicionistas, mas enaltecem Toussaint Louverture e a catástrofe que foi o Haiti.
Livros

Trazer água no bico

Tal texto não será só uma inocente crítica literária, antes um disfarçado ataque ad hominem explicável no âmbito das guerras culturais e debates sobre memória e passado colonial que marcam estes dias.
PS

O mal e a caramunha

Que o PS, um grande partido político do centro-esquerda, seja, hoje em dia, liderado por radicais como Santos, Leitão & Companhia é, de facto, bem inquietante.
História

Não quero que se ensine esta História

Não é compreensível nem aceitável que se queira instilar nas escolas visões da História deformadas, militantes e ignorantes.
Automobilismo

O Clube dos Pilotos Mortos

A F1, cada vez mais artificial e artificiosa, plastificada, robotizada, cheia de regrazinhas castradoras e idiotas, segue um rumo que espelha fielmente o rumo seguido pelas sociedades ocidentais.
Escravatura

A Igreja católica permitiu a escravatura?

A verdadeira questão, como facilmente se percebe, não é saber quem permitiu a escravatura — toda a gente o fez, tratou-se de uma permissão universal e com duração de milénios — mas sim quem a proibiu.
PSD

Estará o PSD a abarrotar de wokes?

Seria importante que alguém com posição cimeira no Governo e no PSD — eventualmente, o próprio Luís Montenegro —, viesse dizer aos portugueses o que pensam os seus líderes a respeito do wokismo.
Escravatura

A redenção de Catarina Demony

Catarina Demony e o resto dos woke julgam que descobriram algo no campo do humanitarismo, da justiça social e dos direitos humanos que está descoberto e posto em prática há mais de 200 anos.
História

Ainda não basta?

Que mais exigem os woke? Ainda não lhes bastam 60 e tal páginas sobre a antiga escravatura dos africanos nos 7.º e 8.º anos do ensino básico? E que pensarão os responsáveis do Ministério da Educação?
Escravatura

Convinha ler mais

Raquel Machaqueiro revelou-nos as suas convicções sobre o tráfico de escravos. E deixou-nos boquiabertos, tal é o fosso entre essas convicções e o conhecimento em que se suportam.
Fundação Calouste Gulbenkian

O ponto vulnerável é o ensino da História

É muito positivo que toda a gente fale sobre a história da escravatura e não haja feudos reservados a alguns. Dito isso, esta escolha de formadores tem um significado e é sobre isso que quero falar.
Bloco de Esquerda

A cartilha do Bloco

Mariana Mortágua mistura verdades com mentiras, factos provados com conjecturas, coisas acertadas com falsas teorias. Não tem consciência disso; está apenas a reproduzir um mantra ideológico.

O dia seguinte (sequela de “Joacine e a coleira”)

Diz Joacine que “a ideia de objectividade, imparcialidade e neutralidade do conhecimento científico são falácias totais — e precisam ser combatidas”. Não há melhor cartão de visita do wokismo.
Escravatura

Joacine e a coleira

Joacine quer, à boa maneira woke, que em vez da descrição do que era aquela coleira e qual a sua finalidade, se faça uma legenda que difunda uma censura moral, um juízo de valor, e puxe ao sentimento.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.