824kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

João Pedro Marques

Convidado

Artigos publicados

Bloco de Esquerda

A cartilha do Bloco

Mariana Mortágua mistura verdades com mentiras, factos provados com conjecturas, coisas acertadas com falsas teorias. Não tem consciência disso; está apenas a reproduzir um mantra ideológico.

O dia seguinte (sequela de “Joacine e a coleira”)

Diz Joacine que “a ideia de objectividade, imparcialidade e neutralidade do conhecimento científico são falácias totais — e precisam ser combatidas”. Não há melhor cartão de visita do wokismo.
Escravatura

Joacine e a coleira

Joacine quer, à boa maneira woke, que em vez da descrição do que era aquela coleira e qual a sua finalidade, se faça uma legenda que difunda uma censura moral, um juízo de valor, e puxe ao sentimento.
História

Carmo Afonso e o ensino da História

Os/as professores/as e os manuais não devem inverter aquele que tem sido o seu foco. Estão a ensinar História de Portugal, não a História woke de Portugal.
Política

Não, não estamos atrasados nem orgulhosamente sós

Quando falam em debate que urgiria fazer, o que querem dizer é que a parte contrária aceite como boa a posição que defendem. Não querem um debate, querem uma anuência às suas teses e metas políticas.
História

O segredo dos seus olhos

Não podemos — ou não devemos — olhar o passado com os olhos do presente porque no passado faziam-se e pensavam-se as coisas de forma diferente.
Tráfico Humano

Repitam comigo: o tráfico foi uma parceria

É moral e intelectualmente escabroso querer atirar a responsabilidade do horrível tráfico transatlântico de escravos apenas para as costas dos portugueses e de outros europeus ou americanos.
Escravatura

Mais um engano, mais uma mentira

A versão woke da história da escravatura e da sua abolição assenta numa série de apagamentos selectivos, em premissas falsas (ou não verificáveis) e numa teoria de raiz marxista.
Escravatura

Tráfico de escravos: má ou boa consciência?

Entre 1840 e 1867, ano em que o tráfico transatlântico de escravos terminou, Portugal redimiu-se do que até aí fizera ou deixara fazer.
Escravatura

Desta discussão não nasce a luz

Desta discussão não nasce a luz pois nenhuma pessoa woke abrirá mão da sua cartilha destinada a fazer do tráfico de escravos levado a cabo pelos países ocidentais o supra-sumo da crueldade.
Colonialismo

Parabéns ao governo

O governo foi claro, sensato, firme e cortou este disparate a tempo. Terá cortado este mal — isto é, esta doença woke — pela raiz? Talvez não totalmente, mas pelo menos pôs muita água na fervura.
Marcelo Rebelo de Sousa

Um presidente woke ou apenas falador?

Esta foi a batata quente que Marcelo decidiu atirar para as mãos de Montenegro e de todos nós. Sem especificar a que se referia, sem fundamentar o que quer que fosse, dando azo a todas as especulações
Novo Governo

A esquerda e o logótipo

O que ressalta da campanha de contestação ao logótipo é que a esquerda gosta de se ver a si própria como progressista, moderna e saudável, e de ver a direita como reaccionária, obscurantista e malsã.
Novo Governo

Atracção fatal

Casar com o Chega, ir atrás dos cantos de sereia de André Ventura, ou ceder, por receio, às suas ameaças, seria, para os eleitores e simpatizantes do PSD, ceder a uma atracção fatal.
Legislativas 2024

O talentoso Senhor Tavares

Estribado na treta dos "três blocos", Rui Tavares quer que seja o "bloco" de esquerda a governar. Porquê? Porque é mais numeroso do que os outros dois “blocos” — direita moderada e extrema-direita.
Politicamente Correto

Vergonha de ser branco

Nas nossas sociedades abertas e democráticas não existem a não ser pontual e transitoriamente situações de regalia. Elas regem-se não pela epiderme ou pelo nascimento, mas pelo mérito que não tem cor.
Sociedade

Os encolhidos

Devido à carapuça que facilmente enfia, a direita no Ocidente sente a estranha necessidade de pedir desculpa ao mundo, uma necessidade que não é simétrica pois o mundo não pede desculpa aos europeus.
Politicamente Correto

Pela porta das traseiras

Após décadas de constantes campanhas de culpabilização do homem branco, muitos ingleses, escoceses, galeses abrem os cordões às bolsas para comprar indulgências por pecados que não cometeram.
Politicamente Correto

Será que pega de empurrão?

É inquietante que haja sectores do governo que adoptam a terminologia e a agenda do wokismo, que o PS esteja muito infiltrado por gente woke, e que, à socapa, essa gente esteja a aplicar a sua agenda
Brasil

Verdadeiramente imbecil

Quanto mais os woke prevalecerem mais irão fazer coisas “verdadeiramente imbecis”, como diria o Presidente Marcelo, e como se vê neste caso da lei carioca que leva à remoção do busto do padre Vieira.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas