Publicações nas redes sociais, partilhadas desde, pelo menos, 17 de abril de 2022, asseguram que o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que “a Europa deve estar preparada para aceitar 60 milhões de refugiados da África e do Oriente Médio nos próximos 20 anos”, já que as sanções contra a Rússia irão levar a um colapso económico em África. Essas publicações são acompanhadas de uma captura de ecrã de um tweet atribuído à televisão britânica BBC com as supostas declarações de Macron em inglês. Há mensagens semelhantes a circular em inglês, francês e espanhol.

Estas publicações começaram a circular cerca de uma semana antes da segunda volta das eleições presidenciais francesas, que se realizaram a 24 de abril e que colocaram frente a frente Macron e Marine Le Pen. Mas, às agências de notícias, a emissora britânica assegura que não publicou esse tweet nem tem qualquer registo dele.

“Este não é um artigo da BBC”

Alistair Coleman, membro da equipa que na BBC combate a desinformação nas redes sociais, disse à Agência France Presse a 19 de abril de 2022 que “a BBC não publicou este tweet” e também não “publicou nenhuma história semelhante no site da BBC News”. A mesma fonte admite que “o uso do inglês é bastante parecido com a forma como a BBC publicaria”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À Agência Reuters, um porta-voz da BBC assegurou que “este não é um artigo da BBC”. E tornou pública uma mensagem dirigida aos leitores: “Apelamos aos nossos leitores que visitem o site da BBC quando não estão certos de que uma história seja verdadeira.”

O suposto tweet parece ser de uma conta oficial, já que usa o logótipo, nome e símbolo de verificação da emissora de notícias britânica. Mas, fazendo uma pesquisa no site da BBC, não se encontra qualquer notícia com a citação que aparece nas publicações. No Twitter também não existe qualquer publicação da BBC com esta citação. “Essas afirmações não foram feitas por Emmanuel Macron”

A equipa de campanha do presidente francês assegura que Macron nunca disse estas palavras. À agência France Presse,  a 19 de abril de 2022, uma fonte garantiu que “essas afirmações não foram feitas por Emmanuel Macron”.

Fazendo uma pesquisa, não é possível encontrar qualquer evidência de que Macron tenha proferido essas palavras em resposta às sanções aplicadas a Moscovo desde a invasão da Ucrânia. O presidente francês tem feito declarações a apoiar essas sanções.

Conclusão

A BBC não publicou qualquer artigo ou post em redes sociais a citar declarações do presidente francês a dizer que as sanções à Rússia iriam levar 60 milhões de refugiados a chegar à Europa. A imagem pode ter sido criada digitalmente e não foi publicado pela emissora britânica. Não há também evidências de que o presidente francês tenha feito este tipo de comentário sobre as sanções impostas a Moscovo.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.

IFCN Badge