Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia.

    Encerramos por aqui o nosso liveblog desta segunda-feira. Pode continuar a acompanhar-nos aqui.

    Portugal é o 4.º país da UE com a vacinação mais avançada. Maior subida entre jovens dos 18 aos 24 anos

  • Cabo Verde deteta quatro casos da variante Delta e pede reforço da prevenção

    Após análises no Senegal, Cabo Verde detetou quatro casos da variante Delta e desta forma pediu o reforço das medidas de prevenção para evitar contágio.

    Cabo Verde deteta quatro casos da variante Delta e pede reforço da prevenção

  • Rotura em tubagem de oxigénio provoca nove mortes em hospital russo

    Rotura na tubagem de fornecimento de oxigénio num hospital na Rússia provocou a morte de pelo menos nove pacientes, que já se encontravam em estado grave.

    Rotura em tubagem de oxigénio provoca nove mortes em hospital russo

  • Atualizada lista de farmácias que fazem testes comparticipados

    A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) divulgou hoje uma nova atualização da lista de locais que realizam testes rápidos antigénio com comparticipação.

    Há, neste momento, 489 farmácias e 107 laboratórios a realizar testes comparticipados.

  • Confrontos em arquipélago francês de Guadalupe devido a novo confinamento

    A noite desta segunda-feira no arquipélago de Guadalupe, nas Antilhas francesas, foi marcada por intervenções das forças policiais em diversos pontos da ilha devido a um novo confinamento.

    Confrontos em arquipélago francês de Guadalupe devido a novo confinamento

  • Decisão sobre terceira dose de vacina precisa de "maior robustez científica"

    António Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, admite que “é necessário haver consolidação dos dados científicos e uma maior robustez científica”.

    Decisão sobre terceira dose de vacina precisa de “maior robustez científica”

  • Um em cada quatro jovens no mundo tem sintomas de depressão elevados

    Devido à pandemia, um em cada quatro jovens tem sintomas de depressão e um e cada cinco apresenta sintomas de ansiedade, estima estudo de análise à escala global.

    Um em cada quatro jovens no mundo tem sintomas de depressão elevados

  • Angola com mais 85 casos e quatro óbitos nas últimas 24 horas

    Angola registou 85 novos casos de Covid-19, quatro mortes e 445 recuperações da doença, nas últimas 24 horas, informou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

    Os casos confirmados foram reportados nas províncias de Cunene (29), Luanda (21), Moxico (oito), Cuando Cubango (seis), Huambo (seis), Bié (cinco), Cuanza Sul (três), Lunda Norte, Lunda Sul, Zaire (dois cada) e Benguela (um), cujas idades variam entre 1 mês e 97 anos, sendo 44 do sexo masculino e 41 do feminino.

  • Portugal regista 56 surtos em lares de idosos e 1.192 casos resultantes destes surtos

    A Direção-Geral da Saúde (DGS) indicou ao Observador que, à data de hoje, existem 56 surtos em lares de idosos e 1.192 casos de Covid-19 resultantes destes surtos.

    Este é um aumento face à semana passada, em que se reportaram 53 surtos e 829 infeções em lares.

    A DGS frisa ainda que “em fevereiro Portugal registou o maior número de surtos ativos em lares de idosos (ERPI): 405, correspondendo a cerca de 12 mil infetados”.

    “A diminuição drástica neste contexto demonstra a importância que a vacinação tem tido no controlo da pandemia e na proteção da população mais vulnerável”, assinala a DGS.

  • Vacinação aberta para maiores de 30 anos com adesão "satisfatória" na Terceira

    A Ilha Terceira, nos Açores, tem tido uma adesão satisfatória na vacinação “Casa aberta” contra a Covid-19 para os maiores de 30 anos, que começou esta segunda-feira.

    Vacinação aberta para maiores de 30 anos com adesão “satisfatória” na Terceira

  • Governo moçambicano recebe mais 500 mil doses de vacinas

    Governo moçambicano recebeu mais 500 mil doses de vacinas de um total de 11 milhões de doses que espera receber este semestre. Até ao final de 2021, o país espera inocular mais de metade da população.

    Governo moçambicano recebe mais 500 mil doses de vacinas

  • Cabo Verde regista 26 novos casos positivos e leva 15 dias sem mortes

    Cabo Verde registou 26 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e leva 15 dias sem registo de óbitos, o que deixa as autoridades de saúde “bastante satisfeitas”, acreditando já ser efeitos da vacinação.

    Os dados foram avançados em conferência de imprensa pelo diretor nacional de saúde, Jorge Noel Barreto, indicando que do total de 1.032 amostras analisadas nas últimas 24 horas, foram detetados mais 26 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 2,5%.

  • Governo da Guiné-Bissau declara estado de calamidade após aumento de casos

    O Governo da Guiné-Bissau decidiu declarar o estado de calamidade nos próximos 30 dias, devido ao aumento de casos de Covid-19 e de vítimas mortais no país, refere um decreto hoje divulgado.

    “O presente diploma declara o estado de calamidade na saúde pública causado pelo novo coronavírus, conhecido por SARS-CoV-2, e estabelece, em consequência, medidas excecionais, temporárias e restritivas de alguns direitos, liberdade e garantias e as regras de funcionamento de serviços públicos e privados, no âmbito da prevenção e combate à pandemia”, refere o decreto.

  • Pressão nas UCI aumenta em Espanha para 22%, com mais de 2.000 internados

    A transmissão de Covid-19 em Espanha baixou 42 pontos desde sexta-feira apesar de não se refletir nos internamentos, com 2.032 doentes nos cuidados intensivos e com uma ocupação até 22%, e ainda 10.441 pessoas hospitalizadas (mais 396 e 88,8%).

    De acordo com os dados esta segunda-feira divulgados pelo Ministério da Saúde, a Catalunha regista a situação mais preocupante nas unidades de cuidados intensivos (UCI), com 49,7% de ocupação seguida por Madrid com 31,3% e Aragão com 22,5%. No total, foram internados nestas unidades mais 103 pessoas em relação a sexta-feira.

  • Itália soma 4.200 novos casos com ritmo de contágios a dar sinais de abrandamento

    A Itália registou 4.200 infeções pelo novo coronavírus e 22 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados oficiais italianos esta segunda-feira divulgados, apontando igualmente que o ritmo de contágios no país está a dar sinais de abrandamento.

    Embora o número de novos casos esta segunda-feira divulgado seja maior quando comparado com os indicadores da passada segunda-feira (mais cerca de 1.000 novos casos), a disseminação do vírus entre semanas apresenta sinais de um ligeiro abrandamento.

    Na semana entre 26 de julho e 01 de agosto, o país contabilizou quase 38 mil novos casos (mais oito mil casos face à semana anterior), enquanto na última semana, de 02 de agosto a 08 de agosto, a progressão entre semanas foi menor, com as novas infeções a rondaram os 41.100, um aumento na ordem das três mil infeções, de acordo com os dados, citados pela agência espanhola EFE.

    Com a contabilização dos novos contágios, o país totaliza, até à data, 4.400.617 casos de pessoas que ficaram infetadas com o novo coronavírus, de acordo com o boletim informativo do Ministério da Saúde italiano.

  • São Tomé e Príncipe regista cinco novos casos em 24 horas

    São Tomé e Príncipe registou cinco novos casos de Covid-19, elevando o total acumulado para 2.475, informaram esta segunda-feira as autoridades de saúde.

    O boletim diário da Covid-19 divulgado pelas autoridades locais, revela que no país há 66 pessoas sob vigilância, enquanto 2.372 foram consideradas recuperadas da doença desde o início da pandemia.

    As cinco novas infeções foram registadas na ilha de São Tomé onde também há 64 pessoas em isolamento domiciliar e duas internadas na unidade de sintomático respiratório do Hospital Central de São Tomé, perfazendo um total de 66 casos ativos sob vigilância no arquipélago.

    Em finais de julho, o ministro são-tomense da Saúde, Edgar Neves, anunciou “com preocupação” o registo da variante Delta da Covid-19 em São Tomé e Príncipe.

    Nós já não estamos a apelar, mas sim exigimos a toda a população para aderir às medidas de prevenção e a vacinação, tendo em conta a alta taxa de contagiosidade e a rapidez na transmissão desta variante, ou seja, a variante Delta”, referiu o ministro.

  • África com mais de sete milhões de casos e 177 mil mortos desde início da pandemia

    África conta mais de sete milhões de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com o mais recente balanço oficial a contabilizar 7.045.355 casos e 177.545 mortes, assim como 6.145.830 recuperações da doença.

    Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), a África Austral continua a ser a região mais afetada do continente, com 3.371.433 infetados e 92.54 mortes associadas à Covid-19.

    Em relação aos países de língua oficial portuguesa, Moçambique regista 1.628 óbitos e 133.177 casos de infeção acumulados desde o início da pandemia e Angola contabiliza 1.049 mortes associadas à doença e 43.662 infetados acumulados.

    Cabo Verde regista 298 mortes associadas à doença e 34.052 infeções, a Guiné Equatorial 123 óbitos e 8.951 casos, a Guiné-Bissau contabiliza 79 mortos e 4.788 infetados e São Tomé e Príncipe 37 óbitos e 2.475 infeções.

  • Vacinação aberta para maiores de 30 anos com adesão "satisfatória" na Terceira

    A vacinação contra a Covid-19 na modalidade de “Casa Aberta”, sem marcação, que esta segunda-feira teve início na Ilha Terceira, nos Açores, tem registado uma “adesão satisfatória” por parte da população local.

    Tem havido uma adesão satisfatória até agora“, disse à Agência Lusa, José Barbeito, presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT), adiantando que só no final do dia será possível saber o número exato de cidadãos que aderiram à iniciativa.

    O modelo de vacinação contra a Covid-19, na modalidade de Casa Aberta, já estava disponível na ilha de São Miguel, desde a passada semana, e a partir desta segunda-feira o mesmo acontece na ilha Terceira, a segunda mais populosa do arquipélago dos Açores, para maiores de 30 anos.

    No caso da ilha Terceira, a vacinação abrange todos os cidadãos com mais de 30 anos de idade que não tenham ainda sido vacinados contra a Covid-19, desde que estejam inscritos na USIT e não tenham sido infetados nos últimos seis meses.

  • Polícia italiana bloqueou grupos de Telegram que vendiam certificados digitais de vacinação falsos

    Os utilizadores pagavam o certificado com criptomoedas ou através de vouchers de compras online. Cerca de quatro pessoas já estão sob investigação.

    Polícia italiana bloqueou grupos de Telegram que vendiam certificados digitais de vacinação falsos

  • PCP explica prejuízo da Festa do Avante com a pandemia e "campanha desferida"

    PCP afirma que os prejuízos de 930 mil euros da Festa do Avante de 2020 estão relacionados com a campanha que contra ela foi desferida e com a exigência em termos de condições sanitárias.

    PCP explica prejuízo da Festa do Avante com a pandemia e “campanha desferida”

1 de 3