Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia!

    Obrigada por nos ter acompanhado neste liveblog.

    Esta terça-feira, poderá encontrar aqui os desenvolvimentos sobre a Covid-19.

    Wuhan. Equipa da OMS que investiga origem do surto revela primeiras conclusões

  • Ministro da Educação reitera importância das aulas na TV, que são "legado" para o futuro

    O ministro da Educação reiterou a importância da transmissão televisiva das aulas do programa #EstudoEmCasa, alargadas a partir de ao secundário, afirmando que ficam para o futuro.

    Ministro da Educação destaca “legado” para o futuro das aulas na TV

  • Covid-19. Portugal defende que União Europeia deve doar vacinas a países africanos

    Portugal defende que uma parte das 2,3 mil milhões de doses de vacinas encomendadas pela União Europeia seja doada a países africanos.

    Covid-19. Portugal defende que União Europeia deve doar vacinas a países africanos

  • Covid-19. Felgueiras ajuda nos inquéritos epidemiológicos em Almada/Seixal

    No distrito do Porto estão a ser realizados inquéritos epidemiológicos para a Unidade de Saúde Pública de Almada-Seixal. A colaboração ocorre depois de Felgueiras se ter disponibilizado para ajudar.

    Covid-19. Felgueiras ajuda nos inquéritos epidemiológicos em Almada/Seixal

  • Covid-19. Amnistia denuncia que confinamento agravou violência de género em Moçambique

    A aplicação de medidas de confinamento para o combate à Covid-19 em Moçambique agravou a violência de género no país, assim como no resto da África Austral.

    Covid-19. Amnistia denuncia que confinamento agravou violência de género em Moçambique

  • Covid-19. Câmara de Mira disponibiliza equipamentos informáticos e refeições aos alunos

    A Câmara de Mira está a garantir refeições e equipamentos aos alunos mais vulneráveis do concelho, disse hoje este município do litoral do distrito de Coimbra.

    Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, o município presidido por Raul Almeida, diz que, “perante a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, a Câmara Municipal de Mira garantiu, desde logo, a distribuição das refeições escolares aos alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar, cujos encarregados de educação tenham solicitado o serviço”.

  • Covid-19. PSD/Açores quer programa para zonas sujeitas a cercas sanitárias

    Os deputados do PSD/Açores entregaram hoje no parlamento regional uma iniciativa a propor um programa de recuperação económica e social para Ponta Garça e Rabo de Peixe, freguesias sujeitas a cercas sanitárias devido à Covid-19.

    Os parlamentares sociais-democratas Sabrina Furtado e Jaime Vieira, citados em nota de imprensa, recordam que naquelas duas freguesias da ilha de São Miguel, sujeitas a cerca sanitária devido à pandemia da Covid-19, os empresários tiveram de encerrar as suas atividades.

  • Covid-19. Espanha com quase três milhões de infetados até esta segunda-feira

    Espanha registou desde sexta-feira 47.095 casos de Covid-19, mantendo a tendência descendente de novos contágios e elevando para 2.989.085 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

    As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 909 mortes durante o fim de semana atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 62.295.

    O número de novos casos do fim de semana anterior para este baixou de 79.686 para 47.095 e o de mortes subiu de 762 para 909.

  • Covid-19. Empresários do Brasil unem-se para levar vacinas a todo o país até setembro

    “O nosso objetivo é vacinar todos os brasileiros até setembro deste ano” diz a líder do grupo de empresários brasileiros, Luiza Helena Trajano, que anuncia o movimento “Unidos pela Vacina”.

    Covid-19. Empresários do Brasil unem-se para levar vacinas a todo o país até setembro

  • Covid-19. Surto em lar residência da Cerciestremoz com 17 infetados

    Um surto de Covid-19 no lar residência da Cerciestremoz, em Estremoz (Évora), já infetou 17 pessoas, entre utentes e funcionárias, disse hoje à agência Lusa o presidente da direção, Joaquim Cardoso.

    O responsável indicou que o novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, infetou 13 dos 14 utentes que estão na residência (só um teve resultado negativo) e quatro funcionárias.

    Só “alguns” dos infetados é que “têm sintomas ligeiros”, mas “não há casos graves e a situação é estável”, adiantou o presidente da Cerciestremoz – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados.

  • Covid-19. Aulas presenciais voltam em São Paulo após quase um ano

    Em São Paulo, no Brasil, voltaram as aulas presenciais o que permitiu o regresso de cerca de três milhões de alunos às escolas.

    Covid-19. Aulas presenciais voltam em São Paulo após quase um ano

  • Covid-19. Felgueiras ajuda nos inquéritos epidemiológicos na zona de Almada/Seixal

    A Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Utente com Covid-19 de Felgueiras, no distrito do Porto, está a realizar inquéritos epidemiológicos para a Unidade de Saúde Pública (USP) de Almada-Seixal, informou hoje a autarquia.

    A colaboração ocorre depois de Felgueiras se ter disponibilizado, junto das autoridades nacionais de saúde, para apoiar as zonas atualmente mais afetadas pela pandemia.

    No dia seguinte, fomos contactados pela Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo. Encetámos logo todas as formas de articulação que nos permitem estar, neste momento, a realizar inquéritos epidemiológicos para a USP de Almada-Seixal”, explicou à Lusa Nuno Fonseca, presidente da Câmara de Felgueiras.

  • Covid-19. Oposição na Câmara do Porto diz que contas permitiam mais apoios

    PSD, PS e CDU abstiveram-se hoje na votação da revisão orçamental de 2021, de 51,7 milhões de euros, defendendo que a Câmara do Porto podia ter ido mais além no apoio às famílias e empresas durante a pandemia.

    O executivo aprovou esta manhã, em reunião privada por videoconferência, a primeira revisão orçamental de 2021, no valor de 51,7 milhões de euros, destacando como prioridades as medidas de curto prazo de mitigação da crise sanitária, o reforço do programa de apoio à renda, Porto Solidário, e o relançamento e incremento da linha de emergência de apoio ao associativismo, entre outras.

    PSD, PS e CDU abstiveram-se na votação daquela proposta da maioria liderada pelo independente Rui Moreira, deixando críticas ao documento.

  • Covid-19. Hospital Santo António no Porto com situação “estável” mas “difícil” em UCI

    O Hospital de Santo António, no Porto, que recebeu cerca de 30 doentes Covid-19 de Lisboa e Vale do Tejo nas últimas semanas, regista uma situação “estável”, embora “difícil” na unidade de cuidados intensivos, descreveu hoje o diretor clínico.

    Temos estado relativamente estáveis [quanto a ocupação de camas] e a receber doentes de outros centros hospitalares do sul do país. Em cuidados intensivos tem sido mais difícil, até pela nossa abertura a doentes de outros hospitais e pelo trabalho em rede”, disse o diretor clínico do Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP), onde se inclui o Hospital de Santo António, José Barros.

    Atualmente, estão internados neste hospital do Porto em enfermaria 122 doentes com o novo coronavírus e 50 em cuidados intensivos.

  • Covid-19. Coimbra prolonga isenção do pagamento de rendas e concessões municipais

    Está prolongada até ao final de março a isenção de pagamento de rendas e concessões municipais em Coimbra. “A medida transmite uma mensagem de esperança e de motivação para os comerciantes”.

    Covid-19. Coimbra prolonga isenção do pagamento de rendas e concessões municipais

  • Covid-19. BE/Açores pede auditoria da Inspeção Regional da Saúde à vacinação

    O BE/Açores defendeu hoje uma auditoria da Inspeção Regional da Saúde ao cumprimento do plano de vacinação contra a Covid-19 na região, na sequência de notícias que dão conta de alegadas irregularidades.

    As suspeitas que têm vindo a público devem ser esclarecidas para que se averiguem eventuais irregularidades de modo a reforçar a confiança no processo de vacinação”, refere o partido, em comunicado de imprensa.

    A TVI divulgou, na semana passada, listas para vacinação contra a covid-19 da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH), na ilha Terceira, em que eram incluídos os nomes de quatro pessoas da mesa da instituição, incluindo o provedor, e uma declaração de consentimento assinada pela vice-provedora, que entretanto foi nomeada diretora regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social.

  • Covid-19. Baixo Vouga com 117 doentes em enfermaria e 9 em cuidados intensivos

    O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), constituído pelos hospitais de Aveiro Águeda e Estarreja, informou hoje que tem 117 doentes internados em enfermaria e nove na Unidade de Cuidados Intensivos.

    De acordo com o ponto de situação daquele Centro Hospitalar, dos nove doentes internados em Cuidados Intensivos, cinco têm entre os 60 e os 69 anos e quatro são do sexo masculino.

    No que respeita à testagem, o CHBV informa que, reportando dados de domingo, foram realizados 84 testes à Covid-19, dos quais 6% tivera um resultado positivo.

  • Covid-19. Número de óbitos no surto em lar de Estremoz sobe para oito

    O número de mortes no surto de Covid-19 no Lar Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires, em Estremoz (Évora, subiu de cinco para oito, estando quatro utentes hospitalizados, revelou hoje à agência Lusa fonte da instituição.

    A mesma fonte indicou que três homens, utentes do lar, morreram no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), desde quinta-feira, pelo que o total de vítimas mortais passou a ser de oito idosos, cinco homens e três mulheres.

    O total de óbitos foi registado desde o dia 30 de janeiro, um no lar e sete no HESE, explicou a fonte.

  • Covid-19. Tavira prorroga apoios e isenções para ajudar economia e desfavorecidos

    A Câmara de Tavira vai prorrogar apoios e isenções para mitigar os efeitos da pandemia na população desfavorecida e na economia, como a isenção de taxas para os estabelecimentos das zonas balneares.

    Covid-19. Tavira prorroga apoios e isenções para ajudar economia e desfavorecidos

  • Covid-19. Lagarde avisa que novas restrições e variantes do vírus criam riscos à economia do euro

    A líder do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, entende que a vacinação “proporciona a luz ansiosamente esperada no final do túnel”, mas avisa que são ainda muitos os riscos à economia.

    Covid-19. Lagarde avisa que novas restrições e variantes do vírus criam riscos à economia do euro

1 de 6